Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 19/May/2014 às 17:37
47
Comentários

A novela, as lésbicas, a família e o machismo

Após superar o tabu do beijo entre homossexuais, a telenovela encontra um novo: a rejeição aos casais gays que vivem iguais aos heterossexuais

novela em família lésbicas beijo

Sempre que o ibope de uma novela da Rede Globo não decola é de praxe que a emissora coloque nas ruas uma equipe para dialogar com a população e buscar entender o que está dando certo e o que está dando errado. É o caso da atual produção exibida na faixa das 21h, “Em Família”, de autoria de Manoel Carlos. Entre as várias questões tratadas na pesquisa, destaque para a trama de Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Muller), pois, pra quem não sabe, estão em vias de engatar uma relação, porém, Clara é casada com Cadu (Reynaldo Gianecchini). E o resultado do levantamento é bem paradoxal e revelador ao mesmo tempo.

De acordo com a pesquisa descobriu-se que a maioria do público aprova a relação entre Clara e Marina, porém, não querem que as duas vivam como um casal heterossexual, ou seja, não querem vê-las acordando juntas, se beijando e trocando afeto, daí que podemos induzir um forte grau de repulsa por parte do telespectador naquilo que diz respeito a outras sexualidades possíveis, bem como um forte grau de machismo e conservadorismo. Por mais que se higienizem os corpos abjetos, a rejeição ao afeto homossexual ainda é muito forte. Tudo bem duas mulheres da classe média, brancas, magras, femininas serem amigas, daí querer viver como “heterossexuais”, não pode.

O lado bom da pesquisa é que o autor poderá dar um final feliz ao casal, visto que a história delas é melhor avaliada do que o núcleo central. Ainda assim, o autor deverá pisar em ovos no conduzir da trama lésbica, pois a pesquisa indica um forte apoio, mas, se elas resolverem “viver” como os outros casais podem adquirir rejeição do público e isso pode afetar o ibope do produto e fazer com que a história seja eliminada.

A pesquisa revela algo muito importante: superado o tabu do beijo, entra-se na fase do “viver como”, é como se as pessoas que se entendem como heterossexuais dissessem: este tipo de vida não é pra vocês. O que também denota um forte conservadorismo contraditório. Parte dos sujeitos que vive dentro da norma sexual aponta aqueles fora da norma como pessoas “imorais”, “promíscuas” e por aí abaixo, mas, quando uma telenovela resolve tratar de um casal lésbico que vive no padrão heteronormativo, causa rejeição. Porém, esta rejeição tem endereço e gênero.

Em 1998 a novela “Torre de Babel”, de Silvio de Abreu, passou por um drama parecido, mas com desfecho trágico. O casal formado por Silvia Pfeifer e Christiane Torloni, que vivia um cotidiano dentro da norma sexual gerou forte reação negativa e o autor não teve dúvida: na explosão do shopping eliminou as duas. De lá pra cá se passaram 16 anos e sabemos que Clara e Marina muito provavelmente vão terminar juntas e talvez com um beijo no último capítulo.

Agora chama a atenção que casais homossexuais masculinos não causem tal rejeição, isso se tratando de casais que vivem juntos e tomam café da manhã. Lembremos de “Paraíso Tropical”, de Gilberto Braga, com o casal Rodrigo e Tiago que, mesmo masculinizados levavam um cotidiano normativo com direito a troca de carinhos e discussão na cama. E mais recentemente Felix e Niko, não moravam juntos, mas as cenas entre os dois eram pra lá de íntimas e afetivas. E conquistaram todo o público.

O que Marina e Clara deixam claro é que, nem na novela o destino da mulher pode ser autônomo e muito menos fora do esquadro da família margarina. E o público só passou a apoiar Clara porque o seu marido está em um flerte com a médica que fez o transplante de seu coração. Ou seja, agora que ele encontrou outra mulher, Clara pode se jogar no romance com Marina. Não há exemplo mais objetivo do que este para entender do que se trata a estrutura heteronormativa. Homens vivendo juntos pode, mulheres não. Aqui o machismo não é latente, é evidente. Homens vivendo juntos pode, mulheres não.

É neste sentido que a subversão do sistema heteronormativo é tão importante, pois, a rejeição ao “viver como” não é diretamente ao fato de Clara e Marina serem lésbicas e isso a pesquisa revelou. Trata-se da ideia enraizada de que os corpos femininos não podem se deslocar dos espaços de gênero que lhes foram arquitetonicamente destinados, pois, isso é subverter a ordem… Talvez em algum produto que seja exibido por volta das 23h ou na TV à cabo rompa-se (o que já acontece), mas a telenovela não pode incentivar tais ideias, pois, como “programa da família”, estes corpos esquisitos não podem povoar… Na verdade podem, até a página cinco.

Marcelo Hailer, Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 19/May/2014 às 17:41

    Vamos fazer o que marx disse : Vamos acabar com esse modelo de família "opressor" que o cristianismo disse que era certo, assim a gente alimenta a nossa utopia de destruir a propriedade privada, que é oriunda desse modelo "patriarcal" que nos foi imposto pelos padrecos. Ora vão achar o que fazer.

    • Pereira Postado em 19/May/2014 às 17:44

      E tem homossexual que acha que esta lutando por "direitos" quando na verdade é usado como massa de manobra dos cabeças do movimento comunista que querem liquidar com a família. Pena e vergonha alheia !!!

      • Eduardo Abreu Postado em 20/May/2014 às 00:03

        então a Globo é ferramenta do movimento comunista???? Bonita afirmação, visto que ela é que tem usado estes temas para despertar estas discussões que antes só ficavam nas ruas e entre quatro paredes.... Gostei, pelo seu comentário os cabeças do movimento comunista são apoiados pela Globo.... não tem nada a ver... liberdade é uma coisa plena, e dentro dela está inserido o direito de amar quem quiser, seja do sexo oposto ou do mesmo sexo, ou os dois, ou nenhum.... entendeu... Ser livre significa ser LiVRE.

      • Bruno Postado em 20/May/2014 às 09:25

        Vá estudar de verdade o que é o comunismo e pare de repetir essas baboseiras que lhe contavam no tempo da ditadura que comunista come criancinha.E desde quando o que o cristianismo prega é o certo?

      • Juliana Postado em 20/May/2014 às 10:26

        Essa que você fumou é das boas...

    • Achando Postado em 19/May/2014 às 17:47

      Vce comenta em todo artigo opiniões absolutamente estúpidas. Realmente acho que é vc q tm q achar o que fazer.

    • Tiago Postado em 19/May/2014 às 19:11

      Hahahaha malditos gays comunistas !

      • ANDRE FLN Postado em 19/May/2014 às 20:38

        Pereira e Tiago que dupla heim Sai do armáriooo, quem tem muita raivinha, quer se afastar a todo custo, eliminar tudo que é diferente, no fundo é porque não tem segurança de sí mesmo e das escolhas que fez... quem não deve não teme!!!

    • Luis Postado em 19/May/2014 às 23:18

      É verdade! Quem inventou o heterossexualismo foi a igreja católica para oprimir a homossexualidade natural do ser humano. Antes eram todos gays e as crianças eram trazidas pelas cegonhas.

      • Eduardo Abreu Postado em 20/May/2014 às 00:06

        não era só a cegonha não, a gente pedia para o avião trazer um nenem pra nóis, aqui no interior de MG..... é uma turma que tem que procurar no dicionário o significado da palavra liberdade.....e seu sentido.

      • Juliana Postado em 20/May/2014 às 10:27

        Se for pra criar filho preconceituoso, seria melhor se não procriasse mesmo.

      • THIAGO SANTOS DO NASCIMEN Postado em 20/May/2014 às 12:54

        hahaha. Foia melhor resposta que eu li. Muito boa colocação. Aqui, aonde eu moro, até hoje tem gente que acredita na estória Maria deu a luz ao menino Jesus cristo e jamais praticou quaisquer atos sexuais, foi mera obra do poder divino. Dá pra aguentar? E olha que eu não sou ateu, mas a distorção, movida de fanatismo, eu não tolero.

  2. Thiago Teixeira Postado em 19/May/2014 às 17:55

    Como eu queria estar no meio das duas! Mulher se beijando é bom demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Angela Postado em 19/May/2014 às 19:30

      Homem adora isso q to ligada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Gostei da sinceridade, pelo menos não fica querendo pagar de intelectual kkkkkkkkkkkkk

      • Eduardo Abreu Postado em 20/May/2014 às 00:09

        é tudo hipocrisia pura, ou não gostar da fruta..... a humanidade existe porque existe o sexo, e mesmo os homo, tem em si o desejo de perpetuação da espécie, através da adoção de crianças geradas por heteros muitas vezes irresponsáveis....

    • Eduardo Abreu Postado em 20/May/2014 às 00:14

      concordar com você é o melhor comentário a fazer nesta matéria......Quando Deus fez a Mulher, Ele estava inspirado, usou como matéria prima um pedaço da Sua melhor criação até então, e fez a primeira.

  3. André Postado em 19/May/2014 às 18:23

    Qdo eu disse q a globo eh aliada da esquerda em relação a homossexualismo, teve uma moça aqui q debochou de mim. Tá aí a prova d q eu não falei besteira.

    • Clarissa Peixoto Postado em 19/May/2014 às 19:17

      Olha, sou a favor e aplaudo todas as relações homossexuais. Agora, esse casal em específico da novela não está de agrado do povo, porque a Clara tem uma relação legal com o marido. O povo pede relações dialéticas na novela: o bem e o mal. Ela deixar o marido super gente boa para assumir outra relação mesmo que hetero, seria rejeitada (apesar de sabermos que na vida isso acontece). Estou considerando que nesse caso o personagem ou foi mal construído ou foi mal interpretado. Espero realmente que não seja exemplo e que outros Felix e Nikos venham por aí.

      • Angela Postado em 19/May/2014 às 19:26

        Onde eu assino, Clarissa, você expressou exatamente o que penso. O problema não é ser duas mulheres, sou a favor d todas as formas de amor e torci demais por Félix e Niko, mas é a construção das personagens e do casal.

      • Jefferson Postado em 20/May/2014 às 03:19

        Perfeito Clarisse, é isso q tem q ser visto. Exatamente o q vc citou. Sem mais.

      • Juliana Postado em 20/May/2014 às 10:28

        Mas daí se ela não está feliz, ela tem que continuar na relação porque o cara é gente boa? Homens vivem traindo quando não estão satisfeitos com a relação e mulher tem que ficar com o cara, é isso?

      • Clarissa Peixoto Postado em 26/May/2014 às 21:54

        Juliana, a novela passa que ela está sim feliz com o marido. A personagem relata isso o tempo todo. Agora, caso não esteja, que separe mesmo! E que fique com quem quiser!

    • Clarissa Peixoto Postado em 19/May/2014 às 19:18

      Fique tranquilo. A Globo está longe de ser de esquerda. E opção sexual está longe de ser política!

      • Thiago Teixeira Postado em 20/May/2014 às 07:31

        Falou tudo Clarissa. As pessoas querem criar um estereótipo do esquerdista: Ateu, militante do PSTU, gay, classe média baixa, anti-policial, anti-sheranazi, vegetariano, maconheiro, anti-Barbosa, anti-evangélicos (só os evangélicos, macumba, islamismo, budismo ... pode) e anti-meritocracia.

    • Rubens Postado em 19/May/2014 às 19:18

      Essa defesa não é exclusiva da esquerda. Nos EUA, são os Liberais que são o bastião da igualdade.

      • Eduardo Abreu Postado em 20/May/2014 às 00:19

        essa de esquerda e direita me fez lembrar quando vesti cueca pela primeira vez, meu pequeno tinha que ficar de um lado, minha mãe me disse que tinha que ser para a esquerda pois homem usa ele do lado esquerdo.... entendi agora o porque daquela afirmação.... para ser homem tem que ficar pro lado esquerdo....MÃE SABE TUDO.....RS

  4. Angela Postado em 19/May/2014 às 19:11

    não concordo com a opinião desse artigo. Não gosto delas como casal pq tudo nessa novela é muito mal feito, inclusive elas. Agora, só pq é casal gay eu sou obrigada a gostar, senão to sendo homofóbica e machista? tanto casal hétero mal feito nas novelas q eu critico, mas não, se eu criticar um casal d lésbicas, aí não pode pq sou preconceituosa? Enquanto Amor à Vida avançou 10 passos na questão da homossexualidade, EmComa, ops, Em Família retrocedeu 20.

  5. Oraculo Postado em 19/May/2014 às 19:26

    A hipocrisia é cômica... Tanta gente vive como casal heteronormativo e ainda vemos reações animalescas ao fato consumado...família é uma organização de pessoas que vivem sob laços afetivos... Passou disso é fundamentalismo religioso, um mau latente e abominável que em pleno século 21 ainda vemos. E o pior são os comentários toscos e rasos que retratam uma triste realidade: vivemos num país congelado na idade média.

  6. Danilo Postado em 19/May/2014 às 20:37

    Associar homossexualidade, ou sexualidade, com ideologias políticas é patético. Sempre houve "desvios" dos padrões pois estes são frágeis. A existência humana é muito mais complexa que a mera reprodução de cópias comportamentais. Quem exige que o mundo seja igual a si não passa de um covarde agarrado à uma mente infantil. Não preciso nem dizer em qual perfil a grande maioria das pessoas se encaixa.

  7. Sophia Postado em 20/May/2014 às 02:47

    A sociedade moderna vive momentos de inquietações e rompimentos de dogmas antigos. Hoje em dia os casais homossexuais estão conquistando uma liberdade de se expor que antes não era aceita, mas sim, coagida pela sociedade. Mas como todo pré-conceito é historicamente enrraígado, a superação dele também é gradual e lenta. Sabe-se também que a sociedade brasileira é no fundo uma sociedade conservadora. Quanto à questão do pré-conceito contra o homossexualismo, eu particularmente não vejo diferença entre casais formados por mulheres ou casais formados por homens, até porque, quem é contra ao homossexualismo é contra a relação de pessoas do mesmo sexo. Mas penso também, que liberdade é liberdade de ser. Se você é homossexual que seja! Se você é heterossexual que seja! Na verdade, na verdade não deveríamos estar aqui discutindo a sexualidade de ninguém, mas sim a ética nas relações humanas. É isso as novelas da Rede Globo deixa muito a desejar, ou melhor, faz exatamente o contrário. Constrói a liberdade sexual de um lado e do outro destrói o respeito e a lealdade entre os casais, com suas tramas repletas de traições. A tevê deveria ensinar as pessoas a serem sinceras com o próximo, se você está numa relação monogâmica e heterossexual então respeite o seu parceiro. Se você quer viver um poliamor construa isso com pessoas que possuem o mesmo objetivo. Se você quer viver uma relação homossexual não tenha paralelamente uma relação heterossexual só para "posar" para a sociedade, lembre-se alguém está sendo enganado nessa estória, e isso não é legal. Se você não quer ter relacionamentos sérios, apenas relacionamentos casuais deixe isso às claras para as pessoas com as quais você se envolve. Enfim, eu particularmente, questiono não a tua sexualidade, mas a forma como você lida com ela e com o próximo. E as poucas vezes que me sento no sofá para assistir telenovelas muitas delas me enojam.

    • Pereira Postado em 20/May/2014 às 13:36

      Seu raciocínio é bem parecido com o meu. Se quer ser homossexual , pentasexual , transgenero , bissexual e etc. seja nem Deus impede , não há problemas nisso, o problema reside quando essas pessoas querem privilégios. Lembrando que são os gays que querem madar os cristãos para a cadeia e não o contrário. Se há liberdade para ser o que a gente bem entender, qual o problema e por que há tanto ranço de os cristãos dizerem que homossexualismo é pecado ? isso tem uma importância fora de qualquer lógica. Aí dizem : "haa mas isso incita a violência contra a população LGBT" , mentira, todos os segmentos da sociedade são alvos de violência e violência extrema, se eu como cristão estou sujeito a sofrer um latrocínio, por que os gays tem que ter leis específicas antiviolência para eles ? Sendo que leis antiagressões para todos já existem, existe lei que proíbe lesão corporal, sabiam ? Se um homossexual é agredido por seu comportamento ele tem todo o direito de buscar a aplicação dessa lei. Se eu for agredido por pregar a bíblia em público eu também posso buscar resguardo no mesmo lugar. Liberdade minha gente !!!!

  8. Francisco Postado em 20/May/2014 às 07:28

    acho que q rejeição nesse caso não tem a ver com levar um relacionamento 'como os de hétero'...é mais uma desaprovação por (como já comentaram) uma delas ter um relacionamento bacana co um cara (que passa por um período de doença, é isso), e se envolver nesse outro relacionamento nessa fase delicada...pelo que ando ouvindo o casal principal que é hétero e tem consumado esse heterossexualidade com frequência tem sido mais rejeitado quanto o que o texto menciona... há muitos anos, em Mulheres Apaixonadas, do mesmo autor, Aline Moraes fez parte de um casal de adolescentes lésbicas, que viviam uma relação 'bem semelhante à hétero'...e não me lembro dessa rejeição...ou seja...discordo do texto..rs...

  9. Cauê Postado em 20/May/2014 às 08:48

    Não assisto novelas. Nem por causa disso, o que, em verdade, é novidade para mim. Tenho bons livros para ler.

  10. Ligadíssimo Postado em 20/May/2014 às 09:24

    Triste do país que tem como referência cultural as patéticas telenovelas da Globo...

  11. José Ferreira Postado em 20/May/2014 às 09:47

    Infelizmente somos obrigado a achar "bonito" o homossexualismo e outras abobrinhas que as TV's jogam na nossa cara. É a TV a fazer o seu papel de alienamento da população desde sempre.

  12. eu daqui Postado em 20/May/2014 às 13:34

    Não estou vendo homofobia nenhuma naqueles que são contra o casal lésbico em questão: essas pessoas simplesmente acham que Marina deveria procurar uma mulher solteira. Alguém casado torcer por um casamento é homofobia também? Se sim, então o termo nazigayzismo procede.

  13. Rodrigo Postado em 21/May/2014 às 15:49

    Boa Análise. Parabéns.

  14. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 07/Jul/2014 às 14:17

    AQUI ESTÁ A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A CONSEQUENTE CONSUMAÇÃO DA ESPERANÇA: (AT.4.33) COM GRANDE PODER OS APOSTOLOS DAVAM O TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS, E EM TODOS ELES HAVIA ABUNDANTE GRAÇA: (JB.6.40) DE FATO A VONTADE DE MEU PAI É QUE TODO HOMEM QUE VIR O FILHO E NELE CRER, TENHA A VIDA ETERNA, E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA: (2CO.10;7) OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE: (IS.66.5) Ouvi a palavra do Senhor, vós que temeis a palavra do Senhor;(AM.5.4) pois assim diz o Senhor à Casa de Israel: Buscai-me e vivei: (JR.30.24) Nos últimos dias entendereis isto:(AP.9.6) Naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão, também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles; (LC.1.37) porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas: (JÓ.21.14) E são estes os que disseram à Deus: Retira-te de nós! Não desejamos conhecer os teus caminhos: (JR.50.27) Ai deles! Pois é chegado o seu dia, o tempo do seu castigo: (LC.6.27) Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: (LC.12.32) Não temais, ó pequenino rebanho, porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (JB.10.11) Eu sou o bom Pastor: O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão; (IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel: (1CO.12.31) E Eu passo a mostrar-vos um caminho sobremodo excelente: Enquanto o Brasil dormia o profundo sono da inconsciência DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, o meu povo padecia na BABILÔNIA, vegetando sob o jugo do pecado da MENTIRA, da DESORDEM, e do REGRESSO: Mas, ao acordarmos em JERUSALÉM, irmanados pelo poder do Amor Eterno, eis que deparamo-nos com o caminho da VERDADE, da ORDEM, e do PROGRESSO: E, agora, já podemos cantar que verdadeiramente NÃO TEMEREMOS A PRÓPRIA MORTE: E o pavilhão nacional também já passou a tremular consagrado soberanamente para ostentar os símbolos do nosso ideal cristão: E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FULGIDOS, BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE, pela soberana vontade de Deus. (TG.2.8) Se vós, contudo, observais a Lei Régia segundo a escritura:(HB.10.15) Disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto Este diz: (2CO.3.17) Ora, o Senhor é o Espírito, onde está o Espírito do Senhor,aí há liberdade: (1CO.15.18) E os que dormiram em Cristo, pereceram: (IS.16.14) Agora, porém,Ele fala e diz: (AP.22.13) Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (JB.10.30) Eu e o Pai somos Um: MT.12.30) Quem não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha: (2CO.13.1) Esta é a terceira vez que vou ter convosco: (GN.31.11) Eis-me aqui:(AG.2.5) O meu Espírito habita no meio de vós, não temais: (JB.12.45) E quem me vê a mim, vê Aquele que me enviou: (JB.10.10) Eu vim para que tenhais vida, e a tenham em abundância, (HB.2.15) e para livrar a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida: (MT.24.4) Vede que ninguém vos engane, (CL.3.3) porque morrestes, e a vossa vida estava oculta juntamente com Cristo em Deus: (DT.29.4) Porém o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje; (SL.106.33) pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (HB.2.1) Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos: (RM.5.5) Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi outorgado: (RM.10.11) Todo aquele que nele crê não será confundido: (JB.19.30) Está consumado! (AT.2.32) A Este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas: (MT.26.54) Como, pois, se cumpririam as escrituras, segundo as quais assim deve suceder?(RM.8.24) Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que Alguém vê, como o espera? (2SML.22.47) Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o meu Deus, a rocha da minha salvação! (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, ó Justos, exultai, todos vós que sois retos de coração: (2PE.1.2) Graça e paz vos sejam multiplicadas , no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Nosso Senhor: Estudai, praticai e divulgai os fundamentos cristãos que temos postado na internet, em particular no BLOG DE ARNALDO RIBEIRO OU ISRAEL : (JB.19.5) Eis o Homem!(IS.42.21) Foi do agrado do Senhor, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei, e fazê-la gloriosa; (1CO.15.45) pois assim está escrito:O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente, o último Adão, porém, é Espírito vivificante; (1CO.15.21) visto que a morte veio por um homem, também por um Homem veio a ressurreição dos mortos; (1CO.15.22) porque assim como, em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo: (AT.10.36) Esta é a palavra que Deus enviou aos Filhos de Israel, anunciando-lhes o Evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos: (SL.130.8) É Ele quem redime a Israel de todas as suas iniquidades: (IS.5.2) Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas: (JB.4.53) Com isto reconheceu o Pai, ser precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: (JÓ.5.4) Seus Filhos estão longe do socorro, são espezinhados às portas,e não há quem os livre: (LC.20.13) Então disse o dono da vinha: (PV.23.15) Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu: (GN.46.4)Eu descerei contigo para o Egito, e te farei subir, certamente, (1SML.21.18) porque o teu lugar estará vazio: (ÊX.32.7) Agora vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu; (ÊX.3.9) pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo:(FL1.12) Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer , o meu próprio coração: (EZ.30.19) Assim executarei juízo no Egito, e saberão que sou o Senhor;(EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco , em Cristo Jesus: (DN.12.2) Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno: (LE.14.20/21) E toda a obra corruptível virá enfim a perecer, e o seu artífice irá com ela; e toda a obra escolhida será justificada, e o que a executa, nela será honrado:(RM.14.9) Foi precisamente para esse fim, que Cristo morreu e ressurgiu, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos: (PV.1.7) O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino: (HB.1.30) Ora, nós conhecemos Aquele que diz: A mim pertence a vingança: Eu retribuirei; (LS.1.15) porque a justiça é perpetua e imortal: (CT.) C A N T A R E S : D E S A L O M A O (AR.17.2) Por inspiração divina, um brasileiro já cantava assim: VEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER: QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECERR... E para descontrair acatemos a sugestão escondida na parábola acima, qual seja: S E R M Ã O D E S O L A : C A N T A (IL.17.2)

  15. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 17/Aug/2014 às 11:45

    O LIVRO DA VIDA (ES.12) (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais) (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) - Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora: ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8) A Bibliogênese de Israel S I N O P S E Desde o inicio dos tempos proféticos, muito já se cogi-tou e muito já se escreveu à respeito da Escritura Sagrada; na tentativa de se alcançar os fundamentos da criação divina e das próprias Criaturas; porque é para essa finalidade maior que a mesma existe entre nós, como sendo a única e inesgo-tável fonte do verdadeiro conhecimento. Todavia, jamais houve consenso sobre o Legado Bíblico; porque o Espírito de Deus escondia a sua verdade entre os seus símbolos; e também porque os descendentes de Adão e Eva viviam cultuando a esperança pela volta de Cristo, pois não havia ninguém que soubesse fazer a vontade do Senhor na terra. Na verdade, esse Livro Sagrado permanecia selado e lacrado hermeticamente, impedindo que os olhos da carne pudessem vislumbrar o seu conteúdo objeto, ou a herança espiritual que o Criador de todas as cousas legou às nossas almas; porque todos dormiam o profundo sono da inconsciên-cia, e não havia quem pudesse tirar os seus selos. Por isso mesmo, até o dia 30.09.1985, havia tempo e modo para todo propósito debaixo do céu; até mesmo para que matássemos a esperança vã dos Homens e das Mulheres de boa fé, que esperavam pela volta de Jesus Cristo; porquan to naquele dia o Filho o amor se agiu, e desceu como Autor desse trabalho singular; porque Cristo já esperava por essa Providência Divina, a fim de consumarmos as profecias de conformidade com os Santos ensinamentos que os Leitores já passam a receber do próprio Rei de Israel. Espero que o mundo faça bom proveito da loucura divi-na, na certeza de que esta é mais poderosa do que a sabedo- ria humana. O Autor

  16. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 19/Aug/2014 às 16:23

    O SENHOR VIU A NEFASTA LEGALIZAÇÃO DE RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS, E, COM ELA , O RECRUDESCIMENTO DA IMORALIDADE E DA PERDIÇÃO NO MUNDO: (JB.6.65) POR CAUSA DISTO É QUE VOS TENHO DITO: (SL.78.1)- Escutai povo meu, a minha lei, prestai ouvidos às palavras da minha boca:(NE.4.19)–Disse eu aos nobres, aos magistrados, e ao resto do povo:(DT.29.10)–Vós estais hoje perante o Senhor vosso Deus, os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos, todos os Homens de Israel: (LS.6.2/4)–Ouvi, pois, ó reis, e entendei tomai a instrução ò Juízes de toda a terra, aplicai os ouvidos, vós, que governais os povos, e que gloriais de terdes debaixo de vós muitas nações; porque de Deus vos tem sido dado o poder, e do Altíssimo a força, o qual vos perguntará pelas vossas obras, e esquadrinhará os vossos pensamentos: (2CR.19.6) – Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, e sim, da parte do Senhor, e no julgardes Ele está convosco: (CL.3.17) – E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus; dando por ele graças a Deus: (NM.32.23) –Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor, e sabei que o vosso pecado vos há de achar; (DN.9.7) – como hoje se vê: (IS.1.10) – Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma, prestai ouvidos à lei do nosso Deus, povo de Gomorra;(2CO.5.19) – porque importa que compareçamos ao tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo: (1CO.6.18) – Fugi da impureza: Aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo: (EC.10.32) - Quem justificará ao que peca contra a sua alma? (1CO.4.16) – Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores; (1TS.4.4)– e que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra: (MT.26.41) – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o Espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca: (PV.15.3) – Os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons:(LC.6.10)–E, fitando todos ao redor, disse ao homem: (LV.18.22) – Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação: (1CO.6.9/10) Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas; nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus:

  17. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 01/Oct/2014 às 17:11

    (RM.9.1) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Sant, a minha própria consciência: (1CO.9.3) E a minha defesa perante os que me interpelam é esta: (DN.9.13) Como está escrito:(EF.4/4/6) Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados, numa só esperança da vossa vocação; há somente um Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, e Pai de todos, o qual é Senhor de todos, age por meio de todos, e está em todos: (TG.4.12) Há um só legislador e Juiz; (TG.2.4) porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os Homens, Cristo Jesus, Homem: (IS.46.5) A quem me comparareis para qu Eu seja seu semelhante?(JÓ.6.28) Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim e vede que não minto na vossa cara: (GL.1.20) Ora, acerca do que vos escrevo eis que diante de Deus testifico que não minto:

  18. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 06/Oct/2014 às 16:58

    A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÂO2 (LC.6.45) (EC.51.33) Eu abri a minha boca e disse: (IS.66.5) Ouví a palavra do Senhor, vós que a temeis; (IS.30.15) porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: (JB.3.27) O homem não pode receber cousa alguma, se do céu não lhe for dada: (1CO.14.18) Dou graças à Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós; (EF.3.16) para que, segundo a riqueza da sua sabedoria, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no Homem interior; (2TS.3.2) e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos: (IS.22.4) Portanto digo: (EF.3.8) A mim, o menor de todos os Santos, me foi dada a graça de pregar aos gentios o Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo; (RM.7.22) porque no tocante ao Homem Interior, tenho prazer na Lei de Deus: (RM.9.1) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: (1CO.9.3) E a minha defesa perante os que me interpelam é esta: (DT.4.20) Como hoje se vê: (EF.4/4/6) Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados, numa só esperança da vossa vocação; há somente um Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, e Pai de todos, o qual é Senhor de todos, age por meio de todos, e está em todos: (TG.4.12) Há um só legislador e Juiz; (TM.2.5) porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os Homens, Cristo Jesus, Homem: (IS.46.5) A quem me comparareis para que Eu seja seu semelhante? (JÓ.6.28) Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim e vede que não minto na vossa cara: (JÓ.33.3) As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (GL.1.20) Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto; (1PE.2.6) pois isso está na Escritura:

  19. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 02/Nov/2014 às 18:12

    D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL: Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com o Criador do Reino dos céus na terra: (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA: (JB.5.45) E SERÃO TODOS ENSINADOS POR DEUS: (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

  20. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 22/Mar/2015 às 17:05

    ALERTA AOS LEGISLADORES INFIÉIS QUE COGITAM DE REDUZIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL E NO MUNDO, SEM CONHECER OS ENSINAMENTOS CRISTAOS: Senhores Deputados e Senadores: Não podemos permitir a DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA TRADICIONAL, pela queima irresponsável dos valores éticos e morais que devem formar o caráter e o ideal cristão de cada família humana, constituindo-as em células estruturais de toda sociedade civilizada: É preciso silenciar quem pensa e age com tamanho despropósito, porque demonstra claramente ser inimigo(a) de Deus e do seu povo: A formação da Família Cristã começa na infância, que deve merecer cuidados especiais à partir deste dia, pelo que Eu vos peço: Entendei que a intenção de diminuir a maioridade penal, visando combater o mal, não passa de mais uma ideia insensata, iníqua e nefasta; porque visa combater apenas o EFEITO DELINQUENTE, enquanto que se perpetua e se fortalece a CAUSA DA DELINQUENCIA, que a cada dia se torna mais potente para causar o descaminho, a perdição, o erro, a prisão, o sofrimento e a morte prematura de muita gente inocente, que não sabe o que faz: Porventura ignorais que já há crianças de 10 anos delinquindo, praticando toda sorte de delitos ou pecados Inconscientes? Nessa escala logo teremos que transferir a criança do berço diretamente para a cadeia, ou não? Na verdade, a nossa juventude tem sido arruinada na vida, como vitima ingênua da insanidade espiritual do meio em que se acha relegada; onde impera a mentira, aincredulidade, a ignorância e a maldade; porquanto não há conhecimento e nem temor de Deus. Até quando marginais inconsequentes e outros pecadores mentirosos, substituirão Professores Ajuizados na formação dos jovens? Até quando as Escolas Cristãs serão substituídas por presídios desumanos, por universidades do crime? Até quando dormireis o sono da inconsciência, deitados em berço esplêndido? Rogo-vos, pois, pelo bem comum, que: Refleti sobre os ensinamentos de Cristo, que sintetiza toda a questão no seguinte texto bíblico: (MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, dizendo: (1CO.16.24) O meu amor seja convosco em Cristo Jesus: (RM.15.33) E o Deus da paz seja com todos vós: (LV.6.31) Como quereis que os Homens vos façam; assim fazei-o vós também a eles: (JZ.7.17) Olhai para mim e fazei como eu fizer, (JB.15.5) porque sem mim nada podeis fazer: (JB.13.34) Amai-vos uns aos outros como eu vos amei: (IS.1.17) Aprendei a fazer o bem, atendei a justiça, repreendei ao opressor, defendei o direito do orfão, pleiteai a causa das viúvas: (SL.82.4) Socorrei o fraco e o necessitado, tirai-os das mãos dos ímpios: (DT.3.22) Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós: (PV.22.6) Ensinai a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução, a esperança dele é vã, e os trabalhos sem frutos, e inúteis as suas obras: (JB.8.25) Que é que desde o principio vos tenho dito? (JB.14.6) Eu sou o caminho, a verdade, e a vida: Ninguém vem ao Pai senão por mim: (MT.11.28) Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei: (AM.5.4) Buscai-me e vivei: (LV.18.2) Eu sou o Senhor vosso Deus: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem fareis deuses de fundição; (LS.14.27) porque o culto dos ídolos é a causa e o princípio de todo o mal: (JS.23.14) Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (AT.13.34) e cumprirei a vosso favor as santas promessas feitas a Davi, (LC.12.32) porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais! Basta! (CJ.) Despertai-vos, levantai e apressai em interagir conosco; (EF.5.16) remindo o tempo, porque os dias são maus; (DT.4.20) como hoje se vê.

  21. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 25/May/2015 às 17:52

    D E U S É A M O R : QIEM EXERCE O PODER DESTE AMOR ETERNO EM PROL DO BEM COMUM PROVA A EXISTÊNCIA DE DEUS EM SI: (JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porque Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos: (HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo: (JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas: (HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não para homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão: (AP..21.8) Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber; a segunda morte: (LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida: (AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma: PAUSA PARA UM ALERTA GERAL: (AP.2.12) ESTAS COUSAS DIZ AQUELE QUE TEM A FACA AFIADA DE DOIS GUMES: O mundo já viu e já sabe que: (JZ.6.8) EU É QUE VOS FIZ SUBIR DO EGITO E VOS TIREI DA CASA DA SERVIDÃO, (SL.33.19) PARA LIVRAR-LHES A ALMA DA MORTE, E, NO TEMPO DA FOME, CONSERVAR-LHES A VIDA: (PV.8.’4) MEU É O CONSELHO E A VERDADEIRA SABEDORIA, EU SOU O ENTENDIMENTO, E MINHA É A FORTALEZA: Agora, porém, cumpre-me alertar à todos os povos que: (1JB.3.10) NISTO SÃO MANIFESTOS OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO: Caso os manipuladores da mídia mundial à partir do Brasil; persistam em ignorar a Augusta Presença de Deus entre nós, em esconder e boicotar a Santa Obra da criação do seu reino na terra; eis que, simplesmente, EU ME CALAREI! (PV.1.31) PORTANTO, cOMERÃO DO FRUTO DO SEU PROCEDIMENTO, E DOS SEUS PRÓPRIOS CONSELHOS SE FARTARÃO: (MT.23.13) AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS HIPÓCRITAS, PORQUE FECHAIS O REINO DOS CÉUS DIANTE DOS HOMENS, POIS VÓS MESMOS NÃO ENTRAIS, NEM DEIXAIS ENTRAR OS QUE ESTÃO ENTRANDO! (MT.23.33) SERPENTES, RAÇA DE VÍBORAS! COMO ESCAPAREIS DA CONDENAÇÃO DO INFERNO? (ÊX.16.28) ATÉ QUANDO RECUSAREIS GUARDAR OS MEUS MANDAMENTOS E AS MINHAS LEIS? (LC.6.25) AI DE VÓS, OS QUE AGORA RIDES; PPORQUE HAVEIS DE LAMENTAR E CHORAR: (EZ.18.4) EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS, COMO A ALMA DO PAI, TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA; A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ! (MT.20.15) PORVENTURA, NÃO ME É LICITO FAZER O QUE QUERO COM O QIE É MEU? (LC.21.19) È NA VOSSA PERSEVERANÇA QUE GANHAREIS A VOSSA ALMA! Arnaldo ou Israel

  22. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 06/Sep/2015 às 18:04

    Evangelho - bússola de precisão para os dias atuais Todo ser humano, sendo em sua natureza íntima uma centelha ou expressão da própria divindade, tem dentro de si uma programação, um condicionamento que o leva a buscar sua origem de luz. Não seria esse movimento uma busca intuitiva do Reino de Deus, tão citado nos Evangelhos? Outra não tem sido nossa tarefa na vida que não seja percorrer um longo caminho em busca desse Reino, onde pretendemos chegar qualificados e dignos da condição de Filhos da Luz. A divindade propõe aos seus filhos um caminho permeado de experiências diversas (leves, instrutivas, alegres, fortes, dolorosas...) todas elas visando um só alvo: o conhecimento de como funciona o mecanismo evolutivo. Mas onde encontrar os meios facilitadores para essa intensa jornada da alma? Afinal, percorrer os labirintos cósmicos exige habilidades e muita vontade para vencer obstáculos. Entendemos que o "mapa", a "bússola" para nos guiar nessa trajetória é mesmo o Evangelho de Jesus. Não há nenhuma intercorrência durante essa longa viagem que não seja resolvida pelo uso das diretrizes propostas na essência do Cristianismo. O Evangelho é a base do Terceiro Milênio. Os ensinamentos de Jesus são tão importantes para nossos tempos como foram para os cristãos primitivos. Vou mais longe... penso que são até mais importantes atualmente, pelo fato de estar a Terra em mutação, em passagem para outros níveis vibratórios. Dá para percebermos a relevância de estudarmos e meditarmos nos ensinos evangélicos, não é mesmo? Sobretudo quando já se tem uma metodologia lógica, inteligente e simples como é a proposta sugerida pelo saudoso irmão Honório Onofre Abreu, que muito atuou na União Espírita Mineira. Ele propôs um método simples de entendimento das verdades do Evangelho chamado "Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus". E, às vezes, esse minucioso era tão minúsculo que apelidado foi o método, carinhosamente, de "miudinho". Muitas casas espíritas adotam o sistema proposto formando grupos de estudo com bases no crescimento e na expansão da consciência. Necessário se faz compreender que as palavras de Jesus podem ser interpretadas como um ensino moral apenas (fase inicial de nosso crescimento espiritual, de nossa busca pelo Reino) mas também podem, e devem, ser interpretadas a partir do que se esconde por trás das letras, ou seja, o verdadeiro ensino cósmico, válido não apenas para nos comportarmos bem numa existência, mas para fixarmos as lições da Eternidade. Toda história dos Evangelhos revela a longa jornada da alma, desde a criação da centelha divina, sua descida vibratória nos vários níveis dimensionais até seu retorno à "Casa do Pai". Todo esse trabalho divino ou seja, o processo evolutivo, está registrado nos Evangelhos numa simbologia que envolve parábolas, palavras chaves, sinais, comparações. Tudo isso para que compreendamos que, pelo trabalho e registro de experiências, o princípio espiritual vai se qualificando, vencendo os desafios dimensionais do Cosmo e buscando sempre a Luz. Pode-se perceber que retirar apenas o sentido moral dos ensinos de Jesus é fase primária, sobretudo para quem já conhece as verdades espíritas codificadas por Kardec. O que é preciso compreender é que a história revelada nos Evangelhos é aplicável não apenas ao Personagem Divino que viveu durante algum tempo entre os homens, mas que possui significado prático para o home de nossos dias. Em todas as passagens do Evangelho podemos verificar as leis que governam o Universo, e isso nos fornece material para passarmos com proveito pelas experiências terrenas, conquistando valores em favor de nosso crescimento. Cada ensino, cada lição, revela uma lei, que poderíamos chamar de diretriz, regra geral. Estudando as passagens do Evangelho vamos registrando a proposta divina para o ser espiritual e armazenando um conteúdo eterno, o que equivale a dizer que o que rege a vida na Terra em termos espirituais é o que rege a vida em outros planos - a Lei Única. Para compreender esse significado oculto do Evangelho precisamos desenvolver uma faculdade superior - intuição! Há fatores que facilitam esse desabrochar bem como há comportamentos que dificultam seu surgimento. Entre os facilitadores podemos destacar: intelecto livre de dogmas, vida simples no plano físico e emocional, cultivo da fé, hábito da meditação, estudo perseverante. Com a intuição mais dilatada vamos percebendo o verdadeiro sentido do Evangelho para a Terra e para nossas vidas. O Cristo demonstrou aos seres humanos a perfeição da tarefa que cada um deve realizar dentro de si mesmo. Eis o sentido intuitivo de toda a história narrada nos Evangelhos. Vivemos um especial momento para nossas almas. Parece que a ordem planetária sugere muito mais do que esforço no bem, sugere que sejamos bons e, para isso, é preciso compreender nossa história cósmica, as definições do Plano Evolutivo para nossa vida atual e, principalmente, o serviço espiritual que a Divindade delegou a cada um de nós. Assim, o Evangelho de Jesus passará de escritura sagrada com preceitos morais para a categoria de bússola imprescindível para os habitantes da Terra. Isso nos pede entrega, humildade e uso das faculdades superiores. Fonte: NEPE - Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho Artigo de Angélica Maia Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/o-evangelho-segundo-o-espiritismo/evangelho-bussola-de-precisao-para-os-dias-atuais/#ixzz3kxzeFmQ2

  23. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 07/Sep/2015 às 14:12

    (JÓ.21.22) ALGUÉM ENSINARIA CIÊNCIA A DEUS...? SINAIS PROFETICOS A DEGENERAÇÃO DO GÊNERO HUMANO – O CLAMOR DA TERRA – O AQUECIMENTO GLOBAL – A CRISE HIDRIA – A ADVERTÊNCIA DIVINA - E OUTROS SINAIS... (JR.33.2) Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (SENHOR é o seu nome) (GN.5.1) No dia em que Deus criou o Homem à sua semelhança; (GN.6.12) viu Deus a terra, e eis que estava corrompida, porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra: (SL.82.5) Eles nada sabem, e nem entendem; (IS.9.16) porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos, são devorados; (SL.106.33) pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (MT.15.14) Deixai-os; são cegos, guias de cegos: (JR.6.14) Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz! Paz, quando não há paz: (OS.4.2) O que prevalece é só perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios: (IS.59.15) O Senhor viu isso, e desaprovou o não haver juízo; (EC.28.7) porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor; (RM.10.30) porquanto, desconhecendo a Justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram a que vem de Deus: (JB.19.37) Eles verão Aquele a quem traspassaram: (JR.50.37) Ai deles! Pois é chegado o dia do seu castigo, (JÓ.19.25) porque eu sei que o meu redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra: (RM.9.’) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (2SML.22.23) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei: (SL.94.9) O que fez o ouvido será que não ouve? E o que formou os olhos, será que não enxerga? (MT.8.10) Ouvindo isso, admirou-se Jesus e disse aos que lhe seguiam: (GN.22.1) Eis-me aqui: (AG.2.5) O meu Espírito habita no meio de vós, (LE.2.21) porque há Homem cujo trabalho é feito com sabedoria, ciência e destreza; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina:(JB.8.17) Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é valido: (LV.17.12) Portanto, tenho dito aos Filhos de Israel: (IS.24.5) Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna: (SL.82.5) Eles nada sabem nem entendem, vagueiam em trevas, vacilam todos os fundamentos da terra; (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (1CO.11.30) Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes, e não poucos os que dormem: (GL.1.9) Assim como já dissemos, agora repito: (JR.5.21) Ouvi agora isso, ó povo insensato e sem entendimento, que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (TS.4.3) pois a vontade de Deus é esta: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição: (MT.5.21) Ouvistes o que foi dito aos antigos? (1TS.4.4) Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo, em santificação e honra: (1CO.6.18) Fugi da impureza: Qualquer pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo, mas aquele que pratica a imoralidade, peca contra o próprio corpo: (MT.26.41) Vigiai e orai para que não entreis em tentação; (GL.5.17) porque a carne milita contra o espírito, e o espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura seja do vosso querer: (1CO.6.9/10) Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores, herdarão o reino de Deus: (AP.22.12) Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras: (IS.16.14) Agora, porém, o Senhor fala e diz: (RM.8.11) A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela mentira: (IS.13.11) Castigarei o mundo por causa da sua maldade, os perversos por causa da sua iniquidade, farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos violentos; (1TM.4.2) pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem a consciência cauterizada: (1RS.9.9) porque deixaram o Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito seus pais. E se apegaram a outros deuses e os serviram: (JÓ.2114) E são estes os homens que disseram a Deus: Retira-te de nós! Não desejamos conhecer os teus caminhos: (JÓ.21.15) Que é o Todo-Poderoso para que o sirvamos? (IS.29.15) Quem nos vê? Quem nos conhece? (2CO.7.22) Por isso trouxe o Senhor sobre eles todo esse mal: (RM.1.22/)Inculcando-se por sábios se tornaram loucos, (RM.1.25) pois eles mudaram a verdade de Deus pela mentira, servindo e adorando a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente: (RM.1.26) Por causa disto os entregou Deus à paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de sua relação intima, por outro contrário à natureza: Semelhantemente os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro: (RM.1.28) E por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável para praticarem cousas inconvenientes; cheios de toda injustiça, malicia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade, e sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais: (IS.29.15) Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, as suas obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece? (MT.23.24) Guias cegos que coais o mosquito e engolis o camelo (EC.10.32) Quem justificará a alma que peca contra o seu próprio corpo? (OS.7.13.) Ai deles! Eu os remiria, mas eles falaram mentiras contra mim: (IS.1.4) Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptos; abandonaram o Senhor, blasfemaram do Santo de Israel: (LC.8.25) Onde está a vossa fé? (JR.14.22) Acaso, haverá entre os ídolos dos gentios, algum que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas de si mesmos? (IS.19.21) Onde estão os vossos sábios? (JB.15.22) Se Eu não viera nem houvesse lhes falado, pecado não teriam, mas agora não há desculpa do seu pecado: (IS.1.10) Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do Senhor, vós, povo de Gomorra; (JR.4.27) pois assim diz o Senhor: (MC.12.24) Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? (ÊX.16.28) Até quando recusareis a guardar os meus mandamentos e as minhas leis? (AT.3.19) Arrependei-vos, pois e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados; (1PE.4.3) porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias: (MC.12.27) Laborais em grande erro: (LV.18.27/28) Não suceda que a terra vos vomite havendo vós a contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós, e a terra se contaminou: (IS.55.11) Assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para o que a designei: (NM.24.4) Palavra Daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prosta-se, porém, de olhos abertos:(EZ.12.11) Eu sou o vosso sinal: Arnaldo ou Israel Tudo o que damos ao mundo retorna e ressoa. O mundo é um lugar que faz eco. Se atirarmos raiva, a raiva voltará; se dermos amor, o amor voltará. Mas esse é um fenômeno natural, e não precisamos pensar sobre ele. Podemos confiar: isso acontece por si mesmo. Esta é a lei do carma: tudo o que você semeia, você colhe; tudo o que você dá, você recebe, portanto plante o bem e colherás as flores do amor. Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/tudo-tem-seu-retorno/#ixzz3jGp7OvRn