Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 09/May/2014 às 15:47
32
Comentários

Morgan Freeman: "Homem criou Deus"

Ator Morgan Freeman diz que não pode acreditar no "deus dos religiosos" porque não há provas científicas de que tal entidade existe

morgan freeman
O ator Morgan Freeman (Divulgação)

O ator americano Morgan Freeman tornou público a sua descrença em Deus em uma entrevista à revista Wrap. Ele disse que quem criou Deus foi o homem. O ser humano, portanto, é o deus de deus. No filme Bruce Almighty (“Todo Poderoso”, no título no Brasil), lançado em 2003, Freeman interpretou Deus.

Morgan Porterfield Freeman Jr nasceu no dia 1º de junho de 1937 em Memphis, Tennessee. É filho de Mayne Edna Revere e Morgan. Tem cinco irmãos. Passou parte de sua infância com a avó em Charleston, Mississippi. Pretendia se tornar piloto das Forças Aéreas, mas só conseguiu ser mecânico de aviões.

A sua formação como ator ocorreu na década de 1960 em palcos de teatro. Fez filmes e novelas para televisão. Em 2005, ganhou o Oscar de “Melhor Ator Coadjuvante” pela interpretação do ex-boxeador Eddie Scrap-Iron Dupris em Million Dollar Baby (“Menina de Ouro”, no Brasil).

De voz marcante, tem sido convidado para narração e apresentação no cinema e TV.

No dia 9 de junho de 2010, a Science Channel começou a apresentar Through the Wormhole with Morgan Freeman. Trata-se de uma série de documentário científico que chegou a quatro temporadas abordando temas como “Existe um criador?”, “O que houve antes do ‘começo’”?, “É possível viajar no tempo?”, “Do que realmente somos feitos?”, “O sexto sentido existe?”, “Como O Universo Funciona?”, “O Que é o Nada?”, “O Que Nos Faz Ser Quem Nós Somos?” e “Podemos Sobreviver à morte do sol?”

A série tem sido reprisada na TV a cabo brasileira com o nome de “Grandes Mistérios do Universo com Morgan Freeman”.

O fato de ser ter lido muita ficção científica, principalmente de Isaac Asimov e Robert A. Heinlein, contribuiu para que aceitasse o convite para apresentar Through the Wormhole. Além disso, explicou, sempre teve interesse em pessoas que são fascinadas “com o que acontece lá fora”.

Na entrevista à Wrap, Freeman não respondeu à pergunta se é ateu ou agnóstico. “É uma pergunta difícil, porque, como disse no início [da entrevista], acho que quem inventou Deus foi o homem. Então, eu acredito em Deus porque eu acho que sou Deus.”

Ele afirmou que não podia acreditar no deus dos religiosos porque não há provas científicas de que tal entidade existe. “O que temos são teorias de profetas da antiguidade que acreditavam que há milhares de anos Deus criou a Terra”, disse. Para ele, isso é apenas uma crença.

Grandes mistérios do universo – com Morgan Freeman

com Paulopes

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 09/May/2014 às 15:57

    Viva a liberdade de expressão. Nada mais legítimo de que uma pessoa expresse sua simples opinião. Morgan Freeman a prícipio merece aplausos, pois apenas expressou sua descrença sem o deboche, escárnio e o desrespeito em quem acredita, como é prática recorrente de políticos engajados em varrer o cristianismo do Brasil.

    • Rafael Martini Postado em 09/May/2014 às 19:16

      Concordo em partes. Ele foi um gentleman em suas declarações, muito diferente do que temos visto por aí, sobretudo em redes sociais. Mas hoje, quem quer varrer o cristianismo do Brasil? Se há alguém, deve algum radical desequilibrado, tal qual os integrantes mais "enérgicos" da bancada evangélica.

    • Felipe Postado em 10/May/2014 às 17:51

      Muito bem colocado. A crença religiosa deve se limitar a vida daqueles que realmente crêem. Ao mesmo tempo, aqueles em que nada crêem não precisam atacar o se sentirem superiores aos demais.

    • Eduardo Abreu Postado em 11/May/2014 às 21:47

      A quem ele credita sua genialidade, sua grandeza enquanto ator, sua existência simplesmente, será que a ele mesmo...... nosso espirito é o Espirito de Deus, o único criador de todas as coisas.....o homem faz de tudo para estar em evidência, todos eles. Até nós aqui, quando comentamos e expomos nossas opiniões, por mais sem sentido que sejam são nossas opiniões.

      • Antonio Carlos Postado em 18/May/2015 às 11:49

        A quem você credita a falta de genialidade, a mediocridade de algumas pessoas, a pequenez... a deus também? Se você acha Morgan Freeman tudo isso, e foi deus que lhe deu isso, por que não dá a todos? Ele escolhe alguns filhos em detrimento de outros?

  2. nietzsche Postado em 09/May/2014 às 16:33

    estamos com ele

  3. Alek Postado em 09/May/2014 às 17:36

    O que ele disse, Voltaire já disse lá atrás... "Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo."

  4. Thiago Teixeira Postado em 09/May/2014 às 17:56

    Dificilmente quem tem fama, dinheiro e sucesso tem tempo ou disposição para apegar a uma religião.

  5. Denisbaldo Postado em 09/May/2014 às 19:47

    "O homem criou Deus" - tudo bem até aí, mas o homem então também criou o espírito e a alma? Ou eles também não existem? Se eles existem, quem os criou? Ou eles se auto criaram? E por aí vai, as perguntas são milhares, não é uma frase somente que explica tudo. E vamos combinar, que discussão besta. Deus é algo que cada um tem o direito de nele acreditar ou não, e quem acredita, obviamente o sente. Não é com uma declaração vaga como esta que você muda isso. Não é uma visão política, econômica, social, etc. Achei muito vazio o que o Morgan Freeman falou, aliás como outra frase dele quando disseque para se acabar com o racismo, deve-se não falar mais sobre ele. As coisas são tão simples para esse ator de Hollywood bilionário e excêntrico, pode até se dar ao luxo de tentar se passar por intelectual. Se colar...colou!

    • John Postado em 10/May/2014 às 12:45

      Bom, prove que alma existe e discutiremos sobre quem a criou. Até lá, essa pergunta não faz sentido. As pessoas apenas discutem deus e religiões porque os religiosos insistem em querer dar palpite na vida dos outros e de interferir na criação de leis e normas que devem valer pra todos. Quando pararem de fazer isso, a discussão vai perder o sentido.

      • Denisbaldo Postado em 10/May/2014 às 18:39

        Então ele acredita que alma e espírito também não existem? Ou só Deus não existe? Então ele acredita que somos somente um pedaço de carne com prazo de validade sem sentido algum nessa terra? É nisso que você acredita? Se é isso, a sua vida deve ser tão vazia quanta a frase que ele disse.

    • Vanderlei Postado em 10/May/2014 às 20:05

      DENISBALDO, MI MI MI MI MI para vc também. Deus, alma e espírito estão o mesmo contexto. MITOLOGIA PURA. Lembrando que o "vazio" e melhor que o "cheio" DESTA BABAQUICE religiosa.

    • Antonio Carlos Postado em 18/May/2015 às 11:53

      Você devia aprender a separar as coisas.. pelo jeito, se você não concorda com o que uma pessoa diz, você não concordará mais com nada que ele diga? Eu não concordo com o pensamento dele sobre o racismo, mas quanto a deus, ele foi apenas racional e lógico. Não falou nada que não seja fato: nunca se provou a existência de um deus. Simples assim...

  6. Taylor Postado em 10/May/2014 às 00:01

    Faz sentido, tudo com Deus e tao vago, com respostas vazias que nao definem que voce para pensar e totalmente plausivel que ele nao exista mesmo, e claro que muitos se apegam ao fator "tenha fe" pra justificar todas as perguntas mal respondidas, e pra pender atravez do medo que sua decrenssa seja punida depois eternamente...

  7. leandro Postado em 10/May/2014 às 11:27

    HAHAHA! Olha só vocês esquedistas! Tanto criticam a cultura das celebridades e a futilidade do mundo moderno mas fazem exatamente a mesma coisa, quando lhes convém. Quem é morgam freeman? Porque a opinião dele tem valor , só porque ele é famoso? HAHAHA E a valeska popozuda? se ela disser que che guevara era um assassino? e aí pessoal? como fica?

    • Carlos Prado Postado em 11/May/2014 às 18:26

      A opinião dele tem valor agora, mas quando ele fala sobre racismo os racistas, digo, os esquerdistas o apedrejam.

  8. omas Postado em 10/May/2014 às 12:01

    Ele é um homem como outro qualquer, só um pouco mais famoso e como tal tem direito de se expressar. Ninguém precisa dar atenção ao que ele fala, mas certamente darão mais atenção a ele do que a alguém como você que não está acostumado a aceitar opiniões diferentes da sua.

  9. Célio Postado em 10/May/2014 às 13:02

    Hahahaha o pessoal enfia direita/esquerda onde não existe.

    • Antonio Carlos Postado em 18/May/2015 às 11:53

      Concordo!!

  10. O milagreiro Postado em 10/May/2014 às 16:50

    Vamos parar de discussão. Esse tal de deus não exixste mesmo porque eu estou dizendo e acabou o assunto. Tenho dito.

  11. Guilherme Ferreira Postado em 11/May/2014 às 15:50

    Ele é inteligente, mas o que lhe falta é falta de estudo de raciocínio lógico, pois "A falta de evidências NÃO é uma evidência."

    • Carlos Prado Postado em 11/May/2014 às 18:31

      E também não há provas científicas de que a ciência funciona e não há critérios científicos que define o que é ciência ou não. Mas não por isso desacredito a ciência. Porém sabendo que nem tudo se resume à ciência que posso confiar nem que minimamente na ciência.

    • Carlos Postado em 30/Jul/2014 às 11:35

      Mais um prova de que não há evidências.

  12. Marco Paulo Valeriano de Postado em 12/May/2014 às 09:02

    Há um livro, "O Homem Criou Deus à Sua Imagem e Semelhança", a ciência desvenda Deus, escrito por M. B. Morais, que pode ser visitado e adquirido no Clube dos Autores. M.B. MORAIS Bacharel em Ciências Sociais, formação em Teologia e escritor dos livros: O Homem Criou Deus à Sua Imagem e Semelhança Uma Breve História de Deus Os Jesuses Históricos A Bíblia Revisitada A Origem do Universo, da Vida e do Homem A Suprema Proteção - Pensamento e Ação Correta Acreditando em Deus ou não, tendo religião ou não, sempre é interessante nos aprofundarmos em assuntos relacionados ao que queremos debater. Expressar uma opinião não deve ser apenas um palpite, uma convicção ou suposições, mas deve ser fundamentado em princípios e experimentações que nos apontem ou sugerem credibilidade. Morgan Freeman deu a opinião dele, nós temos as nossas, mas isso não basta... A vida é movida a perguntas e não a respostas. Como disse Sócrates: "Só sei que nada sei".

  13. Pereira Postado em 12/May/2014 às 09:37

    Veja quem realemnte incita a violência no Brasil http://www.youtube.com/watch?v=4Z2V1803xZ8

  14. millôr Postado em 12/May/2014 às 10:58

    Religião é veneno!

  15. Gabriel Postado em 12/May/2014 às 12:55

    As discussões filosóficas do pessoal que comenta esse site é de um senso comum invasivo e presunçoso. Tanto a existência ou não de um criador é plausível, até porque total certeza nem no método científico podemos ter.

  16. Thiago M. Postado em 12/May/2014 às 13:28

    Método científico: duvidoso; Deus: máxima das religiões em geral; Big Bang: máxima da ciência; Ambos o mesmo lado de uma moeda. Simplesmente o entendimento sobre a realidade não foi feitos para nós, humanos, grosseiros e microscópicos. Como disse o mestre: "Não existem verdades finais, apenas interpretações..."

    • Thiago M. Postado em 12/May/2014 às 13:30

      dois lados de uma mesma moeda****

  17. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 12/May/2014 às 21:16

    Toda essa investigação é apenas para encher linguiça; pois, disse um monte de coisas e questionamentos e no fim não disse nada. Para mim toda essa programação não passou de pata quadas; chorumelas e idiotices. Então aí eu grito: Viva a imbecilidade do homem. KKKK... O programinha idiota que esse cara apresentou.

  18. Mauro Postado em 13/May/2014 às 14:17

    Eu acredito em Deus , tenho muita fé. Mas é uma crença.Se eu nunca o vi, e não posso provar que ele existe, é só uma crença. Concordo com ele, se o homem, ainda , não pode provar que Deus existe, então o próprio homem é quem cria Deus em sua mente, na sua fé , na sua crença.

  19. Raíssa Postado em 13/May/2014 às 16:03

    Nada a ver com o assunto, mas é de suma importância para o Brasil: "Ruralistas entram na Justiça contra ‘lista suja’ Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária tenta acabar com cadastro de empregadores flagrados com trabalho escravo" http://www.brasildefato.com.br/node/28486