Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 06/May/2014 às 18:15
14
Comentários

Marido desabafa em enterro de esposa assassinada por "justiceiros"

“Para mim a ficha não caiu. Essas pessoas que agrediram ela e as que assistiram não tiveram a coragem de salvar uma pessoa inocente, não deram nem tempo de defesa para minha esposa. Espero que isso não aconteça com a família deles”

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta terça-feira, o enterro de Fabiane. A cerimônia reuniu familiares e amigos que não se conformam com a crueldade do crime.

O marido, Jaílson Alves das Neves, comentou o caso e diz não sentir ódio dos suspeitos. “Vou chorar. Não vou aguentar. Para mim a ficha não caiu. Apesar da brutalidade, não guardo ódio, não guardo esse sentimento ruim no coração. Espero que não aconteça com mais famílias. Essas pessoas que agrediram ela e as que assistiram não tiveram a coragem de salvar uma pessoa inocente, não deram nem tempo de defesa para minha esposa. Quero que eles reflitam e que isso não aconteça nunca com a família deles”, explica.

Protesto

Após o enterro de Fabiane Maria de Jesus, dezenas de amigos e familiares realizaram uma passeata no bairro Morrinhos. A população não quer que a imagem do local fique manchada por causa do crime brutal.

Os amigos contaram que Fabiane havia emprestado a Bíblia para uma amiga na quarta-feira passada, ocasião do aniversário da amiga. Fabiane recomendou a leitura de um salmo. No sábado, ela foi buscar o livro que havia ficado na igreja. No caminho de volta para casa, a dona de casa parou em um supermercado para depois prosseguir viagem, quando então foi atacada. A Bíblia, que tinha também uma foto das filhas dela, foi rasgada pelos assassinos. O livro, no entanto, foi recuperado e entregue para a mãe de Fabiane.

fabiane maria de jesus morte
Populares protestaram contra a morte brutal e covarde de Fabiane Maria de Jesus (Divulgação)

Maria José Dias era amiga da vitima há 25 anos e foi a última a ver Fabiane ainda com vida. “Ela foi buscar uma bíblia que tinha esquecido na igreja. Tinha pedido para que eu não esquecesse de rezar por ela. Ela estava bonita no sábado, tinha acabado de cortar e pintar o cabelo. Ela se despediu e disse que ia ao médico. A Fabiane nunca fez mal a ninguém. Tiraram o direito de uma bebê crescer ao lado da mãe. Isso não se faz. Essas pessoas chutaram uma mãe indefesa”, comenta.

com agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 06/May/2014 às 18:36

    Se eu fosse ditador, convocaria o Sargento Fahur, o Rambo (Policial) e o General Newton Cruz e daria a seguinte missão: Seek and Destroy a todos que participaram e assistiram esse ato covarde. Mandaria pra vala também todos que discordarem da ação. Chega de democracia, já deu.

    • Adriano Postado em 07/May/2014 às 13:33

      Foram pessoas que pensam exatamente como você que fizeram isto.

    • Renato Zen Postado em 07/May/2014 às 16:26

      É justamente falta de democracia que causou esse estrago. Responder um linchamento com outro linchamento é o mesmo que tentar apagar fogo com gasolina. Pensamentos como esse "mandar pra vala" tão simplista e tão falho é que promovem fatos tão bárbaros como o da Fabiane. Realmente é uma pena tanta ignorância, só me pergunto quantas pessoas devem ser assassinadas para entender que esse não é o caminho.

  2. Willian Postado em 06/May/2014 às 20:02

    Meus parabéns Thiago! Um comentário muito consciente o seu. Uma pena que você ainda não tenha percebido o mais óbivo, que tudo isso que aconteceu, só aconteceu porque todos esses que você chama de criminosos pensam exatamente como você, que qualquer violência deve ser combatida com outra igual ou mais forte, cada um praticando a sua própria justiça e negando ao outro o simples direito de se defender. Para o seu comentário ficar perfeito mesmo, só faltou citar na sua lista de "super-heróis da perfeita justiça" o bola (também policial) e o macarrão. Parabéns novamente! Que enorme orgulho eu tenho de conviver com pessoas que pensam como você. Só que não!

  3. Cristal Postado em 06/May/2014 às 21:22

    Senhor Jesus têm misericordia do seu povo dos Homens Maus. " Julgamento precipitado , fora que ninguém pode tirar a vida das pessoas

  4. Marco Aurelio Postado em 06/May/2014 às 21:51

    As pessoas que cometem este tipo de absurdo tem um pensamento muito parecido com o teu, Tiago Teixeira. Elas também acham que democracia não tá funcionando, que elas é que sabem o que é certo e melhor para todos. Observe os resultados...

    • Thiago Teixeira Postado em 07/May/2014 às 07:51

      Realmente, são bem parecidos comigo. Inclusive não me viu lá meio do linchamento? Linchamento é anarquia, fruto da liberdade de expressão, da desordem, da democracia praticada por pessoas que pensam em benefício próprio, não misture as coisas e não atribua isso governos autoritários. Mate alguém por linchamento sem a ordem expressa de um ditador para ver o que te acontece.

      • Renato Postado em 07/May/2014 às 08:15

        Quer dizer que se um ditador mandar ai o linchamento será válido.

  5. Antonio Carlos Postado em 07/May/2014 às 09:02

    Cada dia perco a fé neste país e em nós mesmos, povo brasileiro. É a mídia manipuladora, povo mal educado (tanto na escola quanto em casa), roubos, sequestros, impunidade, leis que não são cumprem, egoísmo, racismo, pessoas usando a religião em benefício próprio, etc. Alguma coisa tem que ser feita e urgentemente. Estamos a anos-luz de países desenvolvidos. Temo pelo futuro deste país e de meus descendentes.

  6. Olga Lasalvia Postado em 07/May/2014 às 09:10

    O Brasil é um pais muito rico, quiza o mais rico do mundo, muito belo, muito grande. Cheio de recursos naturais, por aqui todo frutifica, cresce e renasce. E todos absolutamente todos os problemas que tem são por causa da ignorância das pessoas... das pessoas que o governam, das pessoas que os elegem, das pessoas que dirigem, julgam, e condenam. Sinto muita pena pelo povo ignorante, cheio de brutalidade e violência. Este vale de Edem esta manchado de sangue, dos inocentes, dos coitados que não acharam assistência médica, dos acidentados, dos mortos pela policia, dos mortos pela delinquência, dos mortos pela brutalidade e ignorância. Linchamento é coisa do passado, linchamento é uma forma bruta e violenta de maldade...vivemos ainda no passado?, não podemos superar a violência? onde estão as autoridades para prever, não somente para punir?... onde esta a inteligência para resolver os crimes? pois a falta dela é uma mensagem super forte de impunidade. Neste caso a vitima é inocente...uma mãe linchada? isso acontece hoje? parece coisa de filme da inquisição, estamos vivendo uma epata sumamente grave e perigosa. Mesmo sendo culpada a vitima, as leis protegem e dão direito de defesa, tem leis para todo...mais cadê quem faz elas cumprir? Assim como todo frutifica e cresce nesta terra, tem crescido a ignorância, a violência, os preconceitos, as agressões baratas, a impunidade, o racismo, o descaso, a intolerância, a ineficiência, o fanatismo, a falta de rumo em todas as áreas da vida. É preciso um mago para resolver tanta coisa negativa que fere fundo as pessoas mais simples e honestas. A vida é sagrada, o direito a vida é sagrado, a família é sagrada. A democracia esta agonizando, em risco eminente, porque este sistema é caduco, podre e ineficiente, não cumpre seu principal rol e não respeita sua própria carta magna. As leis existem, mais quem esta para cumprir-las e faze-las cumprir? Lamento muitíssimo a morte, mais uma, de uma pessoa inocente e seguimos batendo records dos absurdos e da ignorância!!!

  7. Walter Postado em 07/May/2014 às 09:37

    A grande questão é a alta taxa de analfabetos tanto na escrita como funcionais , que estão sendo induzidos por uma mídia racista fascista e com muita xenofobia ai tem os letrados que estão indo no calor da multidão televisiva que defende este tipo de coisa e no final das contas a culpa é sempre da vitima.

  8. Sandro Monteiro Postado em 07/May/2014 às 09:52

    este acontecimento é uma das coisas mais, tristes que vi este ano! Como pode uma agressão assim? quem outorgou o direito aquelas pessoas de julgar e condenar. E depois de um espancamento deste o cara vai embora para casa e segue a vida naturalmente, como se tivesse feito algo bom para a humanidade. As redes sociais são sensacionais, quando usadas para uma coisa que tenha ou siga o minimo de bom senso. A mídia também é culpada. Ela tem que informar o que acontece, mas tem que direcionar para um bom caminho as coisas. E quando digo bom caminho é pela legalidade. Tem muita gente que apoia esse tipo de grupo que fazem justiça com as próprias mãos e isso coisa de filme americano onde o mocinho mata mais que o próprio bandido. Por que nunca é publicado pessoas que conseguem se recuperar e construírem coisas boas no mundo. O linchamento não é fruto da "liberdade de expressão" como foi comentado aqui, e sim da ignorância. A liberdade de um termina quando começa a do outro. É muito triste o que aconteceu.

  9. pessoa sem nome Postado em 07/May/2014 às 10:58

    está melhorando o modo como este site está abordando o tema. linchar a xerazade pelo que está acontecendo só reforça a convicção de que o ódio e a punição violenta são caminhos adequados para lidar com estes conflitos. a meu ver, a única coisa decente a se fazer é produzir solidariedade em torno da vítima e, a despeito das gigantes barreiras que existem, viabilizar que denúncias destes atos sejam atendidas, pois há quem denuncia SIM, no momento em tais práticas estão acontecendo, e NÃO há atendimento por parte da polícia, como de praxe, também em outros tipos de ocorrência. e também não há organizações populares autônomas de base que lidem diretamente com isso (e exijam atendimento decente da ocorrência, e dialoguem com o crime organizado se for o caso, e orientem os familiares das vítimas, e protejam elas de futuros assédios, e acompanhem o inquérito se for o caso.....). vocês que têm um site bastante frequentado poderiam se mover neste sentido. eu me disponho a ajudar se for o caso :)

  10. SILVANA LEITE-BAHIA Postado em 07/May/2014 às 12:22

    sem falar nesta IMPRENSA MALDITA, que não respeita nada.. e fica incitando os cidadãos a fazerem este tipo de BARBÁRIE isto é absurdo! desse jeito onde iremos parar meu Deus? brutalidade não se justifica nunca.