Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 29/May/2014 às 15:49
14
Comentários

Kennedy Alencar sobre aposentadoria de Barbosa: "Hoje nasce um político"

Kennedy Alencar afirma que Joaquim Barbosa, que anunciou hoje sua aposentadoria, "vive isolamento no Supremo e deverá, no médio prazo, seguir carreira política"

aposentadoria joaquim barbosa
Joaquim Barbosa deixa o STF em junho (Reprodução)

“Hoje nasce um político”, avalia o jornalista Kennedy Alencar em seu blog, sobre o anúncio da aposentadoria de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal. Kennedy afirma que Barbosa “vive isolamento no Supremo e deverá, no médio prazo, seguir carreira política”. Para as eleições de outubro, no entanto, o ministro já perdeu o prazo. Leia abaixo o comentário:

Aposentadoria de Barbosa: hoje nasce um político

O anúncio da aposentadoria do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, significa que hoje nasce um político. Barbosa tem dito que vai se aposentar devido ao cansaço e da necessidade de cuidar da saúde. Mas ele vive isolamento no Supremo e deverá, no médio prazo, seguir carreira política. No início do ano, em encontro com a presidente Dilma Rousseff, Barbosa disse a ela que pensava em se aposentar em junho. Também relatou que cogitava criar uma fundação.

Barbosa fez bem ao ficar fora da eleição de 2014, mas, no médio prazo, poderá ser candidato a senador pelo Rio ou até a presidente. Ele tem capital político para um voo solo. Com 59 anos, poderia ficar mais 11 anos no Supremo. Mas, livre de um cargo que o limita politicamente, abrirá seu leque de opções eleitorais. Barbosa foi o presidente mais forte da história do Supremo. Colocou o combate à corrupção no topo da sua gestão. Ele vai deixar o tribunal num momento em que perdeu sustentação interna. A decisão de negar trabalho externo ao ex-ministro José Dirceu deverá ser derrubada pelos colegas em plenário.

com 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Elias JOsé Postado em 29/May/2014 às 16:30

    Nem para vereador eu voto nesse tirano!

  2. Thiago M. Postado em 29/May/2014 às 17:23

    Marionete da direita com alta influência e chances de ganhar cargo presidencial? FUDEU!

  3. Deisi Postado em 29/May/2014 às 18:09

    A antecipação de sua aposentadoria, é o medo de ser desmascarado, com varias irregularidades cometidas no processo do mensalão, sendo a última impedir o José Dirceu que foi condenado ao regime semi - aberto de trabalhar, é de conhecimento de todos que conhece leis, OAB, Ministério Público e também de leigos como cometeu erros jurídicos. Agora que sua batata está assando, sai de fininho, como grande herói, paladino da justiça, e dirá a todos, eu tentei limpar o Brasil, mas o presidente posterior a mim, liquidou com todo bem que eu fiz , jogou por terra todo meu trabalho; Batman covarde, com certeza nasceu um politico. Com isso Tucanalha coloquem as barbas de molho, o santo protetor de vocês, fugiu da raia. mídia golpista encerra ai o B.B, que chegou ao fim.Fico com a certeza que sua maior frustração e não ter conseguido prender o Lula, fiquei feliz com sua aposentadoria, prefiro o Batman da ficção.

    • Thiago Teixeira Postado em 29/May/2014 às 22:23

      E se tivesse prendido, tramitaria uma estreia na aplicação da pena de morte. Após a morte, confiscaria o corpo. Após confiscar o corpo multaria a família do Lula por ter velado um pôster. Não basta prender, tem que humilhar ...

  4. Rodrigo Postado em 29/May/2014 às 23:49

    Todos somos políticos, como assim nasce cara pálida? O PT está em festa agora, mas esquece que TODOS condenaram, não foi o voto só de um, mas o PT pegou para Judas. Afinal Dirceu renunciou porque era inocente não? Sabemos que no Brasil ou qualquer lugar do mundo renúncia em meio ao escândalo é prova que é culpado.

    • Silva Postado em 30/May/2014 às 10:34

      É de causar admiração Rodrigo, questionar que nasceu um politico, concordo que todos nós somos políticos, mas com diferenças, no trabalho, na escola, na fila do supermercado, na convivência com amigos, em casa com à família, na fila do banco, só que a ironia do Kennedy, foi que sua atuação no STF, foi carregada de uma figura do político oportunista. o José Dirceu foi condenado a semi aberto e por lei teria direito de sair para trabalhar. Você como advogado sabe disso, e também tem conhecimento do destempero do J.B quando um de seus pares ousava discordar de sua opinião, O julgamento do PT e o não do PSDB, prova a diferença de todo seu oportunismo, já no caso que todos somos políticos à de se considerar honesto, quem não fura fila, quem não usa sua posição para dar carteirada em seus subordinados, quem respeita as pessoas e suas diferenças, procura crescer em todos aspectos sem puxar o tapete do outro, não estacionar na vaga destinada ao idoso e deficiente nem por minutos, ai está a diferença de exercer a política, de forma honesta ou não.

  5. Odair Fernandes Postado em 30/May/2014 às 00:03

    Joaquim Barbosa se aposentou. Já começaram as teorias de conspiração: o PT derrubou Barbosa, Dilma fez pressão para a saída de Barbosa etc. Inocente quem pensa que isso é manobra do PT ou das dores nas costas do Barbosa. A oposição, de maneira muito esperta, temos que reconhecer, vai ter um "paladino defensor da justiça" no seu palanque. Pegaria muito mal o Barbosa apoiando Aécio após condenar os Petistas do Mensalão. Manobra esperta para angariar votos...pelo visto muitos para o Tucano. Seu cargo estará garantido...se o PSDB ganhar, aposto que o Barbosa será nosso próximo Ministro da Justiça.

    • Deisi Postado em 30/May/2014 às 09:52

      Tenho a impressão que o apoio dele não mudará muito na eleição, pele simples motivo, todos que tem ele como ídolo em sua grande maioria, não vota jamais no PT, provavelmente apoiará ou Aécio ou Dudu, porque o que ele mais gosta é de aparecer e não aguentaria viver no ostracismo, mas tenham cuidado, porque podem estar criando cobra para matar devido ao seu ego e autoritarismo, considerando que ele foi indicado pelo Lula, e admitiu ter votado no Lula e Dilma, não se pode confiar que ficará livre de uma rasteira.

  6. ELIAS SILVA Postado em 30/May/2014 às 07:07

    PODE ATÉ NASCER MAS QUE SEJA HONESTO,POIS DE POLÍTICOS LADRÕES ESTAMOS SATURADOS.

  7. Maria Maria Postado em 30/May/2014 às 10:10

    JB vai se candidatar a ditador.

  8. Elias José Postado em 30/May/2014 às 10:35

    E renasce um puxa-saco!

  9. vilmar calisto da silva Postado em 30/May/2014 às 14:21

    eu votaria pra presidente no Joaquim barbosa se um dia ele se candidatasse, pos estou cansado de ver ladrão no poder

  10. Aristóteles Postado em 30/May/2014 às 23:19

    A única passagem dígna de elogios foi quando JB passou uma carraspana do tal de Gilmar Mendes. Ah, aquela vai ficar na história! Fora isso, já vai tarde!

  11. Roberto Postado em 06/Jun/2014 às 12:03

    Nem isso, por mais que o Gilmar Mendes merecesse. Só mostrou o habitual desequilíbrio, a absoluta falta de decoro, tradicional arrogância e o lamentável autoritarismo. JB causou um mal imenso ao Judiciário. E os inocentes uteis da extrema direita acham que as críticas derivam das condenações na AP 470. Não conseguem compreender que não se pode atropelar as leis, não ha fins que justifiquem as barbaridades jurídicas como as perpetradas por JB, razão pela qual foi condenado por associações de magistrados, OAB e até mesmo por Roberto Jefferson.