Redação Pragmatismo
Compartilhar
Desenvolvimento Brasileiro 24/May/2014 às 11:24
102
Comentários

Jorge Furtado responde Wagner Moura

Jorge Furtado respondeu as declarações de Wagner Moura. Diretor publicou texto lamentando quem só vê as coisas piorando no Brasil. “Fico triste ao ver artistas brasileiros, meus colegas, tão mal informados. Imagino que, com suas agendas cheias, não tenham muito tempo para procurar diferentes fontes para a mesma informação”

jorge furtado wagner moura
Wagner Moura e Jorge Furtado (Pragmatismo Político)

O diretor Jorge Furtado usou seu blog pessoal para rebater as manifestações de artistas brasileiros que criticaram a atual situação social, política e econômica do Brasil. O texto foi publicado um dia após as declarações de Wagner Moura para jornal O Estado de S. Paulo, em que o ator se diz satisfeito em deixar o país por dois anos.

Leia abaixo a íntegra do texto de Furtado:

Jorge Furtado

Fico triste ao ver artistas brasileiros, meus colegas, tão mal informados. Imagino que, com suas agendas cheias, não tenham muito tempo para procurar diferentes fontes para a mesma informação, tempo para ouvir e ler outras versões dos acontecimentos, isso antes de falar sobre eles em entrevistas, amplificando equívocos com leituras rasas e impressionistas das manchetes de telejornais e revistas ou, pior, reproduzindo comentários de colunistas que escrevem suas manchetes em caixa alta, seguidas de ponto de exclamação.

Fico triste ao ler artistas dizendo que não dá mais para viver no Brasil, como se as coisas estivessem piorando, e muito, para a maioria. Dizer que não dá mais para viver no Brasil logo agora, agora que milhões de pessoas conquistaram alguns direitos mínimos, emprego, casa própria, luz elétrica, acesso às universidades e até, muitas vezes, a um prato de comida, não fica bem na boca de um artista, menos ainda de um artista popular, artista que este mesmo povo ama e admira.

Veja também: Rodrigo Constantino leva chinelada de Francisco Bosco

Em que as coisas estão piorando? E piorando para quem? Quem disse? Qual a fonte da sua informação?

Fico triste ao ouvir artistas que parecem sentir orgulho em dizer que odeiam política, que julgam as mudanças que aconteceram no Brasil nos últimos 12 anos insignificantes, ou ainda, ruins, acham que o país mudou sim, mas foi para pior.

Artistas dizendo que pioramos tanto que não há mais jeito da coisa “voltar ao ‘normal ‘”, como se normal talvez fosse ter os pobres desempregados ou abrindo portas pelo salário mínimo de 60 dólares, pobres longe dos aeroportos, das lojas de automóvel e das universidades, se “normal” fosse a casa grande e a senzala, ou a ditadura militar. Quando o Brasil foi normal? Quando o Brasil foi melhor? E melhor para quem?

A mim, não enrolam. Desde que eu nasci (1959) o Brasil não foi melhor do que é que hoje. Há quem fale muito bem dos anos 50, antes da inflação explodir com a construção de Brasília, antes que o golpe civil-militar, adiado em 1954 pelo revólver de Getúlio, se desse em 1964 e nos mergulhasse na mais longa ditadura militar das américas. Pode ser, mas nos anos 50 a população era muito menor, muito mais rural e a pobreza era extrema em muitos lugares. Vivia-se bem na zona sul carioca e nos jardins paulistas, gaúchos e mineiros. No sertão, nas favelas, nos cortiços, vivia-se muito mal.

A desigualdade social brasileira continua um escândalo, a violência é um terror diário, 50 mil mortos a tiros por ano, somos campeões mundiais de assassinatos, sendo a maioria de meninos negros das periferias, nossos hospitais e escolas públicos são para lá de carentes, o Brasil nos dá motivos diários de vergonha e tristeza, quem não sabe? Mas, estamos piorando? Tem certeza? Quem lhe disse? Qual sua fonte? E piorando para quem?”

Leia também: Ator Caio Blat confessa: “esquema de distribuição da Globo me deixou enojado”

Recomendados para você

Comentários

  1. Hudson Postado em 23/May/2014 às 11:39

    Esse tipo de comentário do Wagner Moura é triste, mas é compreensivel. Vou lhe dizer por que. Não é só na carreira artística que vemos esses que se dizem politizados, mas na verdade buscam informação na fonte que está mais próxima. E são ingênuos ao ponto de achar que as grandes mídias realmente estão preocupadas com o povo. E você vê isso não é só no meio artístico, mas no meio da intelectualidade das universidades, onde, a princípio, se acha que existam cabeças pensantes, politicamente. Aqui também tem suas cobranças e as pessoas, muitas vezes, acabam se furtando ao aprofundamento das discussões e ver o quadro como ele realmente é, e dentro de um ambiente que sofreu e muito com as ideologias políticas do estado mínimo, em um tempo em que a educação pública foi considerada um estorvo por quem governava o país. Temos, dentro das universidades muitos, ainda, analfabetos, politicamente, e que acreditam em promessas tanto de direita como da extrema esquerda. Quando sabemos que não vamos comandar nada, podemos prometer o que vem na idéia, não teremos que cumprir mesmo, e muitos ainda compram essas promessas como caminhos alternativos. A obrigação de fazer o Estado funcionar é de quem está no comando e sabe como as cobranças são. O próprio PT já foi assim. Já divagou em idéias mirabolantes de fazer e acontecer e viu que politicamente o mundo não funciona assim, o Brasil não funciona assim. A direita usa as armas que tem e estiveram sempre ao seu serviço, utilizando a grande mídia para mostrar quadros pontuais e oferecem essa informação como se ela se estendesse a todo o Brasil. Nossas elites brigam por telefones exclusivos da apple. O que mais dizer sobre eles. A classe média, não no sentido econômico, mas na ideologia dela, sempre foi o pendão da balança, sem nunca dar a cara pra nada. Hoje tenta se mostrar, mas a face ainda é muito rasa e sem sentido. O Brasil melhorou e muito, mas só não vê a quem não interessa, e a quem interessa, esse tá no batente do dia a dia, senão vem outro e lhe leva o emprego. Esse é o povo.

    • Nilma Postado em 23/May/2014 às 15:58

      Isso aí, Hudson!

      • Luciene de C. Cavalcanti Postado em 25/May/2014 às 10:47

        o texto do diretor e do Hudson devem co -existir...ambos mto importantes. É até confortável ler o Hudson pq eu senti vontade de falar a mesma coisa, mas não teria tanto conteúdo rs. É isso aí, grata!

    • Gustavo Postado em 23/May/2014 às 16:00

      Na verdade não da pra afirmar que o Wagner Moura ou outro artista não busca informação ou só informação rasa. Ninguém aqui conversou com ou leu algum texto em que ele afirma suas convicções políticas e expõe suas ideias, ou seja, muitos aqui criticam sem ao menos conhecer o ator direito sem se informarem adequadamente. No máximo, é possível criticar apenas esse ou aquele comentário dele, e não a pessoa dele como muitos fazem apenas demonstrando ignorância, dizendo-se ainda combatentes da desinformação... Com relação ao texto, na minha opinião não possui nenhum argumento de que Furtado tem mais informação que Moura e que de fato o Brasil está melhorando. Ele termina da seguinte maneira: "A desigualdade social brasileira continua um escândalo, a violência é um terror diário, 50 mil mortos a tiros por ano, somos campeões mundiais de assassinatos, sendo a maioria de meninos negros das periferias, nossos hospitais e escolas públicos são para lá de carentes, o Brasil nos dá motivos diários de vergonha e tristeza, quem não sabe? Mas, estamos piorando? Tem certeza? Quem lhe disse? Qual sua fonte? E piorando para quem?” Posso fazer as mesma perguntas a ele...

      • testemunha binocular Postado em 23/May/2014 às 17:17

        Mais um cavando espaço na Globo... É a voz do patrão,só isso...

      • Patricia Postado em 23/May/2014 às 20:33

        Entendo a posição de Wagner Moura , pois é triste viver num país tão cheio de "falhas". Além disso, admiro sua carreira e sua personalidade forte. Contudo, gostaria de pontuar que Jorge Furtado possui uma ideia positiva da situação brasileira atual, já que, nos últimos 12 anos, o acesso à Universidades, à cursos técnicos e à empregabilidade tornou-se bem mais possível para as camadas mais pobres. A condição de vida da população melhorou muito. Desde saneamento básico à coisas "fúteis" como viajar, virou parte das classes (não gosto desse termo, mas é o que utilizam) mais baixas. E isso não era comum a pouquíssimo tempo atrás. Por esses e outros motivos, o Brasil está sim melhorando e não piorando como questiona Jorge Furtado. Obviamente, temos muito o que caminhar, a população ainda sofre com diversos fatores e devemos lutar para mudá-los, mas podemos reconhecer que melhoramos sim.

      • Mauro Postado em 24/May/2014 às 23:45

        É claro que há coisas que demoram muito mais a mudar.É como comparar um transatlântico com uma lancha.O Transatlântico são as metrópoles, enquanto os pequenos municípios são como lanchas.O Brasil não se resume a RJ e SP, medir o país pelas grandes cidades é um erro, porque as mudanças são mais difíceis, mais caras e mais difíceis de se ver.É preciso olhar o Brasil como um todo.Se um hospital do RJ ou de SP são um caos é por causa da complexidade da cidade, pelo tamanho da população, por questões estruturais, históricas e culturais.E não é por causa , necessariamente , do Governo federal.Tem que ver de quem é a competência, estadual, municipal, secretaria de saúde, ou até da direção do hospital. Onde é mais fácil fazer uma reforma, num castelo medieval bombardeado durante a guerra, ou num casebre do interior?E onde é mais barato?

      • PEDRO POETA Postado em 25/May/2014 às 14:21

        Você não pode afirmar, mas pode ler o que ele disse. E no mínimo o seu discurso condiz com suas ideias. Concordo com você que não podemos afirmar nada, mas e ai? Minha opinião, a sua, a do João, José, todas são informações manipuladoras?

    • Gilson Giacomelli Postado em 23/May/2014 às 20:15

      Concordo, Hudson. O Brasil está cheio de universitários analfabetos. São cegos que acham que vêem, do pior tipo de cego .

      • Ivonete Postado em 25/May/2014 às 14:07

        Tem certeza? Por serem universitários pobres, são analfabetos? Você, Gilson não passa de um ser preconceituoso.

    • Letícia Postado em 24/May/2014 às 07:57

      Essa declaração foi modificada, vejam uma nota que o ator publicou depois.

    • Maria Rosa Postado em 24/May/2014 às 08:48

      Paparbés pelo texto Hudsom

    • Francisco Postado em 24/May/2014 às 09:06

      Uma visão sensata e coerente, o que falta a muitos!

    • Ivonete Postado em 25/May/2014 às 13:57

      Concordo plenamente!

    • Victor Postado em 25/May/2014 às 14:04

      Não vamos ser hipócritas , houve muuuuuuitas mudanças, porém, da mesma forma nem tudo são flores. Sou maranhense e a realidade aqui é outra. Tanta propaganda do governo iludindo uma classe pobre e miserável, enquanto da região centro oeste pra baixo vejo petista defendendo ferrenhamente esse governo que diz ter trazido desenvolvimento e progresso. Somos excluídos desses programas governamentais pelo fato de que as regiões brasileiras são distintas e há suas particularidades e aqui o circo tá armado. Cansado dessa palhaçada, as pessoas defendendo um governo medíocre que usa números pra dizer que houve melhoras. Não venham me dizer que eu sou um alienado de direita, influenciado pela mídia pois, presencio uma realidade antagônica aos dados. Então, vamos ser realistas.

    • Hiojuma Monteiro Postado em 25/May/2014 às 15:57

      Parabéns pela lucidez Hudson!

    • Graire Agra - Olinda-PE Postado em 27/May/2014 às 12:00

      Acredito que a responsabilidade pelo que falamos, só aumenta a medida em que um número maior de pessoas passa a ouvir; O Wagner Moura passou ater muito mais voz após suas excelentes atuações no cinema; A população adora misturar ficção com realidade, daí a char que o que diz o Wagner é o que pensa o Capitão Nascimento; Precisamos agir com moderação na hora de expormos nossas opiniões; Se estamos falando para uma sala de aula ou no microfone de uma televisão; Os formadores de opinião têm a obrigação de difundir aquilo que acredita, porém, com o cuidado de não influenciar negativamente os seus ouvintes.

    • Ana Cristina Postado em 01/Jul/2014 às 16:53

      Hudson, seu comentário me deixou arrepiada... falou tudo meu querido! Jorge Furtado deu uma resposta com muita classe a Wagner Moura.

    • Kátia Postado em 09/Sep/2014 às 14:58

      Wagner Moura é um artista talentoso, figura pública responsável, passa longe de ser raso, e se tivesse dito o que se divulgou de forma leviana, estaria em seu pleno direito de fazê-lo. É o fim da picada 'neguim' dar crédito a tudo que si diz na imprensa e sair jogando pedra sem se certificar da verdade e, o que é pior, divulga, compartilha nas redes sociais. Lamentável. http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/05/eu-nunca-disse-frase-nao-da-mais-pra-viver-brasil-diz-wagner-moura/

  2. Dirceu Postado em 23/May/2014 às 12:14

    Eu até simpatizava com o Wagner Moura, mas desde o Tropa de Elite 2, produzido pela Globo e lançado bem em época de eleições e com um roteiro bem suspeito, comecei a desconfiar de que lado ele estava. Quanto ao texto do Jorge, poxa, que texto. Perfeitol. Não dá pra mudar uma vírgula do que ele escreve.

    • Max Demian Postado em 23/May/2014 às 12:27

      Para Dirceu entender como funciona o funcionamento da Globofilmes. https://www.youtube.com/watch?v=tNNKfn8TD2M

    • Nestor Postado em 25/May/2014 às 13:25

      Dirceu vc é um bosta. O tropa de elite tem outra dimensão e pra quem nao conhece a realidade brasileira e mais especifica a do Río, é um bosta. Sublinho, até porque o Jorge Furtado tb tem vínculos com a Globo.

      • Luca Postado em 01/Jun/2014 às 10:43

        Quem usa destemperadamente palavreado grosseiro e ofensivo é o que, então?

  3. Denisbaldo Postado em 23/May/2014 às 13:01

    Para eles o Brasil está piorando porque a pobreza saiu do anonimato. Saiu do sertão, saiu das favelas distantes, saiu das prisões e agora está frequentando as telas de seus gadgets. Poxa, por que não voltamos à ditadura quando nada disso existia??? O Brasil é dominado por uma elite pangaré, burra, cega e extremamente preconceituosa, e agora, muito assustada. Tá com medinho Wagner Moura???

    • márcio Postado em 23/May/2014 às 16:01

      Eu tenho outra teoria sobre o assunto. E é claro que eu também acho que sair do país e dizer isso em canais de comunicação, de longe é uma atitude sensata, de longe é algo que contribua com alguma coisa plausível. Acho que o caso é realmente esse: A pobreza está saindo do armário - e com ela uma enxurrada de problemas que antes eram velados (Existentes, mas não conhecidos de modo geral) Então, é realmente de se estranhar, em meio a tantas mudanças, atitudes e opiniões de um povo em ascensão financeira que não acompanha as "novas possibilidades" com o mesmo ritmo em seu intelecto.

  4. Maurício Postado em 23/May/2014 às 13:15

    No meio de tantos comentário raivosos e insensatos que vemos por ai, às vezes nos deparamos com alguns lúcidos como o de Hudson.Muito bem posto...parabéns.

  5. luiz carlos ubaldo Postado em 23/May/2014 às 13:53

    Amarelou esse mané. Alguém gritou pede pra sair, ai o galã vai embora com o cú na mão!

  6. Bruno Postado em 23/May/2014 às 13:55

    Sem contar meus queridos, uma lei votada das elites para as elites chamada lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo a Cultura....Os grandes grupos de mídia com sua influência nos governos, conseguem abater dos grandes anunciantes até 4% de IR para financiamento de projetos culturais, ou seja, o Estado deixa de arrecadar, as empresas deixam de pagar e os grandes grupos de mídia embolsam verdadeiras fortunas para o seu bolso...

    • Maria Aparecida Jubé Postado em 23/May/2014 às 20:05

      Resumindo, nós pagamos esses canalhas para avacalhar com o país, aqui dentro e lá fora.

  7. Leandro Postado em 23/May/2014 às 16:19

    Só gostaria de falar que o Wagner Moura não é nenhum Coxinha reaça. Ele apoiou Marcelo Freixo do PSOL aqui no Rio, participando muito da campanha. Acho que ele tá equivocado mesmo em falar isso e também na parte que ele diz simpatizar pela Marina, o achei iludido. Mas ele não é um Lobão ou Regina Duarte.

  8. Cadaviz Postado em 23/May/2014 às 16:21

    E qual a tua fonte? Rebatem o ponto de vista dele com outro ponto de vista? Esperava algo com mais "sustança"

    • Leandro Postado em 23/May/2014 às 16:35

      Mas ele fala, só não dá números. Isso é só pesquisar. Compare no google os números de desemprego, reserva de dólar, PIB, universidades criadas(14), cursos técnicos, valor da Petrobrás, % da desigualdade social, coeficiente de gini, inflação, taxa de juros, salário minimo, dólar, crédito ao agricultor familiar, escolas de tempo integral, 50 milhões atendidos pela mais médicos, o FIES, PROUNI, REUNI, as exportações, etc.

      • Cadaviz Postado em 23/May/2014 às 16:58

        ok, mas tu tá ciente que se fores atrás desses número verás que não avançamos em todos os aspectos. Além disso, valores de empresa, PIB e salário mínimo tendem a ter um aumento com o tempo, independente do governo envolvido.

      • Anderson Postado em 03/Sep/2014 às 02:44

        Cadaviz, o ponto não é se avançamos em todos os aspectos. O ponto é que vivemos hoje em país melhor. Houve melhoras, sim.

    • Mauro Postado em 24/May/2014 às 23:49

      Então procura aqui: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/05/24/depois-da-nortesul-do-sarney-a-hidrovia-que-o-fhc-parou/ http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/05/23/brasil-atinge-metas-do-milenio/ http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/05/22/dilma-realiza-um-sonho-a-norte-sul/ Plano Brasil Maior , Plano Estratégico de Defesa Nacional e PROSUB http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/05/20/aviao-kc-390-defesa-da-um-salto/ http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/05/14/lula-quer-a-ley-de-medios-chora-globo-chora/ http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/05/explicando-o-bolsa-familia-para-ney-matogrosso.html http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/quem-e-contra-o-bolsa-familia-ou-e-mal-informado-ou-mal-intencionado.html http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/05/a-copa-e-boa-para-o-brasil-sim.html#more http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/bolsa-familia/condicionalidades/beneficiario/codicionalidades http://tijolaco.com.br/blog/?p=17140&cpage=1#comment-69802 http://tijolaco.com.br/blog/?p=17135 http://www.viomundo.com.br/denuncias/pre-sal-e-nosso-inflama-turma-de-fhc-diz-deputado-petista-sauer-lamenta-que-debate-nao-inclua-papel-publico-da-petrobras.html http://tijolaco.com.br/blog/?p=11157 http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-batalha-invisivel-de-kecia-que-leva-saude-a-128-familias-pobres-brasileiras/ http://www.maurosantayana.com/2014/03/o-fantasma-do-comunismo-e-o-general-de.html http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/por-que-tornei-favor-das-cotas-para-negros.html http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/03/brasil-conquista-primeira-geracao-de-criancas-sem-fome Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) e Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) http://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais

  9. josemilton Postado em 23/May/2014 às 16:24

    ele falou que piorou, e so olhar qtos filmes ele fez em pouco tempo e qtas pessoas foram assisitr. nunca tivemos um grande de numero de pessoas indo ao cinema ver filme brasileiro como agora. acho que ele quer sair do pais so para ver se consegue sucesso em hollywood.

  10. daniel Postado em 23/May/2014 às 16:45

    Vocês leram a entrevista do Wagner Moura? Ele não falou que o país piorou, ele reclamou de algumas coisas, mas não disse que o país piorou.

  11. Massulo Postado em 23/May/2014 às 16:52

    só nao sei porque sempre esses caras sempre vem com discurso de que somos campeões mundiais de assassinatos, sendo a maioria de meninos negros das periferias.. dando a entender que sao BRANCOS ou RICOS que vao lá e metem tiro neles... há 3 pesquisas relacionadas a isso 2 internacionais e 1 do IPEA que dizem que mais de 90% dos assassinos desses garotos negros são negros tambem... parem com esse vitimismo

    • Anderson Postado em 03/Sep/2014 às 02:47

      Massulo, quando se diz que a maioria dos "meninos" assassinados é de negros da periferia destaca-se apenas o fato de estarem eles entre os mais pobres e mais oprimidos.

  12. Nilvio Postado em 23/May/2014 às 17:08

    O Wagner Moura não disse nada além da verdade. Criticou o governo Dilma como tem que criticar. É um governo voltado para os grandes empresários e para o agronegócio. Criticou Eduardo Paes com sua gestão desastrosa no Rio e criticou o Aécio Neves e o Eduardo Campos. Todo com críticas pontuais e precisas, mostrando que, ao contrário do que o Jorge Furtado falou, ele está sim atento ao cenário político. O Wagner não falou em morar definitivamente fora do país. Falou apenas que está gostando da ideia de passar dois anos fora. E está difícil mesmo de morar no Brasil Morar no Rio nunca foi tão caro. Jorge Furtado falou de direitos. Que direitos? Fala sério! Quem mais lucrou com os governos petistas foram os banqueiros e as empreiteiras.

    • Anderson Postado em 03/Sep/2014 às 02:52

      Nilvio, será isso mesmo? O governo Dilma voltado para os grandes empresários e para o agronegócio? Em primeiro lugar, nenhum governo pode se dar ao luxo de não valorizar as grandes empresas e o agronegócio. Em segundo, a questão abordada aqui é exatamente a melhora que o país experimentou nesses últimos anos, com significativa redução da pobreza, baixo desemprego, aumento da massa salarial, maior acesso às universidades, especialmente pela camada menos favorecida. Se assim for, que continuemos governando para os empresários (de todos os setores)!

  13. Maria auxiliadora Postado em 23/May/2014 às 18:11

    Cadaviz, não fala isso em público! Esse tipo de tese só se defende quando os outros interlocutores forem de um tipo que não le este tipo de artigo. O PIB de um pais oscila de acordo com a política econômica-com a palavra Portugal e EUA, cujos PIBs nunca estiveram tão baixo; o mesmo com as empresas estatais que se não tiverem investimento maciço em tecnologia e novos mercados afunda, aliás foi como o FHC deixou a PETROBRAS, num buraco negro; quanto ao salário mínimo, sua afirmação chega ao absurdo da imprecisão. No governo FHC o salário mínimo teve aumento real de 21% e no de LULA 53%. O SM no mandato de DILMA o ganho real é maior ainda. Quanto às declarações do wagner moura, para quem foi dada a entrevista mesmo? Conveniência e covardia!

  14. sergio lima Postado em 23/May/2014 às 18:19

    " Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira " Tolstoi

  15. Jaqueline Postado em 23/May/2014 às 18:40

    Concordo com o Jorge Furtado e gostei do texto dele. Já tinha lido sobre a declaração do Wagner Moura e, relendo agora não achei assim polêmico e ele não chega a dizer que o país está pior. Talvez eu tenha entendido errado ou perdi algum detalhe...

  16. Ali Al Haram Postado em 23/May/2014 às 18:44

    Bosco, voce é muito tosco!

  17. Vinícius Postado em 23/May/2014 às 19:04

    A situação social do Brasil está menos ruim que antes, mas está longe do necessário. Wagner Moura não falou nenhuma besteira. Governismo é uma cegueira mesmo, uma coisa é admitir que se hoje a situação social do Brasil melhorou em relação às décadas passadas, outra é mascarar a realidade e dizer que a nossa posição não está ruim. e não vai ser a Dilma, Campos e muito menos o Aécio que vai mudar o país do dia para a noite

  18. Vitor Postado em 23/May/2014 às 19:06

    Gostei do texto dele, que é preciso, mas lembro que quando li a declaração do Wagner Moura não fiquei tão indignado. Não porque ache também que o País piorou, mas porque ele falava do medo que tinha de um crescente sentimento conservador, em que se tira onda por ser desagradável, insensível e preconceituoso. Ele tem razão nesse ponto, as mesmas pessoas que dizem que o País piorou são as que cultuam esse comportamento abusivo, que na verdade, nada mais é do que classista. Moura teve toda razão ao criticar isso.

  19. Anderson Postado em 23/May/2014 às 20:11

    Não há de se dispender tempo em discursos da burguesia, oligárquicoa, deve-se sim, dispender tempo nas atitudes, minimizar desigualdade social, o verdadeiro divisor, quem é quem, melhor o que abre a porta, ou, o que lhe permite abrir, quem é um sem outro, quem é a terra sem a água, solo infertíl.... Se no Brasil não se dá para viver, onde dá? Russia, EUA, França, Portugual... A literatura é efemera, retrata sonhos em busca de realidades metafisica do mundo perfeito, ou mesmo a brutalidade de se viver, veja o último filme do Wagner, o que quer relatar, a quem quer convencer, a mim, a vc ou a ele mesmo, talvés a arte tenha acometido a realidade, a criatura sucumbiu o criador, quem é o artista? Quem é o ator? Os maiores filosofos surgiram exatamente dos conflito socio politico, mais não fugiram a luta, Carlos Saldanha, diretor do filma da arara azul, tem orgulho de ser filho da pátria Brasil, apresentando orgulhosamente nosso pais em dois filmes, será que o Brasil não vale mais como antes, e qual era o preço de antes? Pena é o que se deve dispender a estes discursos covardes, de individuos formadores de opinião, que podem, devem fugir, e querem fugir, que fujam sozinhos com suas riqueza, motivadores da desigualdade sócial, quem sabe sem estes, todos seremos o que éramos antes, pobres, indios, pelados e sem fome, sem jornal, sem novela e sem governo. Assim sim, será melhor? Esse é o preço? Descartar o fracos é o custo do bonús?

  20. Márcia Carvalho Postado em 23/May/2014 às 20:37

    Gostava demais de Wagner Moura, mais o problema é: virou estrela demais, e se perdeu, e outra: quem faz sucesso aqui no Brasil é quem está diretamente na TV, pois nós brasileiros só gostamos de ir ao cinema ver filmes qdo se diz a respeito a biografia, o povão mesmo, a massa mesmo gosta é de novela, e se ele não faz novela, não faz sucesso!!!!!

  21. Edson Postado em 23/May/2014 às 20:45

    Verás que um filho teu não foge a luta. Lamento profundamente esse comentário do Wagner Moura, após anos esse Pais foi comandado por coroneis que escravisou o nosso povo, entregando nossas riquezas para outros paises. Estamos em um processo de mudanças e que em curto prazo já é nitida as mudanças e conquistas alcançadas, é lógico que temos muito que fazer e precisamos da participação e colaboração da sociedade e vontade politica para que essas melhorias venham com mais rapidez. Somos um Pais rico e com um potencial que assusta muitos paises que anteriormente se aproveitavam da nossa fraquesa. Viva o Brasil, Viva ao Povo Brasileiro. Não sou sonhador, sou patriota e adoro o meu pais.

  22. marco Postado em 23/May/2014 às 22:41

    Gente....dane-se se Wagner quer ir embora ou ficar. Eu também quero e muita gente quer. Isso aqui tá um lixo mesmo pra todos. O fato dos mais pobres terem acesso a coisas que não tinham está criando uma falsa sensaçao de desenvolvimento e é usado como alicerce de defensores de um governo incompetente e covarde. O anterior também foi mas o PT ficou 12 anos num dos únicos países que tinham chances reais de desenvolver seu povo e iniciar um processo sustentável. Falta educaçao e em 12 anos o PT poderia ter feito muito mais pra evitar essa bomba armada que está espremendo todos. Chega de escritores defendendo bandeiras. Faltou gestão, faltou desenvolvimento humano e sobrou populismo e agenda de poder. Chega disso. O pior é não ter opção....

    • Mauro Postado em 24/May/2014 às 23:52

      Até agora você só fez generalizações e falou achismo!Se informa melhor

    • Maria da Penha Postado em 25/May/2014 às 21:03

      Concordo!Faltou empenho governamental para as verdadeiras mudanças... O pior mesmo é não ter opção! O resto é balela...

  23. José Mario Postado em 24/May/2014 às 01:36

    Aconteceu com ele o que acontece com diversar pessoas que passam um tempo fora do pais (EUA ou europa ocidental), depois que provam como é um pais realmente civilizado não agüentam mais o Brasil. Aqui não se valoriza o trabalho, não há incentivos ao empreendedorismo e há um total desrespeito com entidades privadas. Em qualquer pais de primeiro mundo os serviços funcionam e as pessoas em geral são muito mais educadas e sociáveis. Mas aqui se aceita migalhas como se o governo nos tivesse fazendo um favor. Como se não pagássemos muito caro por essas dádivas. Quem já foi a países onde se respeita o livre comércio sabe o que eu estou falando. Acabei de passar uma semana na suíça, vi pessoas de todas as partes do mundo, principalmente árabes e asiáticos, trabalhando livremente é totalmente integradas a sociedade.

  24. Renato da Costa Postado em 24/May/2014 às 02:19

    Mi-mi-mi do Jorge Furtado. Ponto de vista careta e aparentemente de quem não entendeu o que quis dizer o outro. Tá com raivinha do ator por algum motivo.Deve ser ciúme do Karim.

  25. André Lacerda Postado em 24/May/2014 às 07:44

    Pois, bem. Se O TEMPO PASSA, A RIQUEZA AUMENTA e "a desigualdade social brasileira continua um escândalo...", ESTAMOS PIORANDO SIM!!! Para quem está piorando? Ora, para os familiares e amigos dos 50 mil mortos a tiros por ano; para os meninos negros da periferia; para os milhares que sofrem com o descaso em filas de hospitais e em escolas; para a crescente turba de desvalidos que vagam pelas ruas da cidade; para a população em geral que vive na insegurança, etc. A situação precisa ser analisada à luz dos dados, sim, porém com a devida contextualização, assim como devemos entender que a responsabilidade não é somente de alçada federal - somos uma República Federativa movimentando-se em um mundo globalizado. O problema é complexo e urgente, e por isso demanda atençaõ e seriedade.

    • Mauro Postado em 24/May/2014 às 23:56

      Nas grandes cidades é claro que vai piorar, 12 anos apenas não são suficientes numa metrópole! Existe uma inércia.Quem tinha 5 anos, hoje tem 17 e não pegou o bonde.Tem que analisar nas pequenas cidades. Vocês pegam RJ e SP como amostragem?O país tem mais de 5.000 municípios! Ponham a cabeça para pensar, não fiquem repetindo asneiras da midia!

      • André Lacerda Postado em 25/May/2014 às 07:47

        Mauro A intolerância é um princípio ruim, negativo, que nega a própria democracia. Portanto, sejamos tolerantes e não tire conclusões precipitadas. Eu fiz observações baseadas em fatos e em experiências vividas. Morei em cidade pequena e em cidade grande e entendo que todas as pessoas, independentes de onde residem, são merecedoras da atenção dos poderes públicos (executivos, legislativos e judiciários federal, estaduais e municipais). Cumpre lembrar ainda que a maior fatia da população brasileira, assim como os maiores problemas, encontram-se nas metrópoles. A meu ver, de um modo geral, o governo do PT foi um passo a frente na história do Brasil, seja pela presença de um operário nordestino na presidência, seja pela implantação de políticas voltadas para a população de baixa renda. Porém, estas últimas, assim como as eleições, e segundo os seus idealizadores, só foram possíveis a partir de uma política nacional de alianças, que garante a maioria no Congresso e em determinados quadrantes do cenário público. Pois bem, são justamente essas políticas que se mostraram totalmente nefastas para o cidadão, principalmente, os pobres, os mais necessitados – e isso não acontece somente nas metrópoles. Veja o caso do estado do Rio de Janeiro, por exemplo, onde o PT ajudou a eleger administradores elitistas, incompetentes, voltados, exclusivamente, para interesses privados. E se essa é a política do possível, houve um erro grave nas previsões...Finalizo, então, com os ensinamentos de Marilena Chauí, que diz que “empregar meios imorais para alcançar fins morais é impossível”.

      • Mauro Postado em 25/May/2014 às 11:10

        Caro André, desculpe-me se não fui bem claro.A asneira a que me refiro é a da midia. As pessoas , às vezes por descuido , outras por ingenuidade , repetem as besteiras que a midia fala sem correr atrás da informação.O que parece-me que foi o seu caso.Você falou sobre um problema que vai piorar , sim , por causa da inércia.É como mudar o curso de um transatlântico, que demora a mudar a rota por causa dessa inércia.Você só olhou os efeitos, sem procurar as causas.O Brasil está no caminho certo, com alguns erros , mas não está melhor por causa dos governos anteriores , eleitos pela manipulação da midia,Por isso eu sou intolerante, sim, com essa midia que desinforma a favor dos seus próprios interesses, contra os nossos. Vou repetir o que escrevi antes "ponham a cabeça para pensar", em vez de ficar repetindo frases sem analisar seu contexto.Sem intolerância não teríamos as revoluções necessários, como a francesa.Sem intolerância não combateremos todos os tipos de violência , como a que a midia impõe à verdade.A campanha , de desinformação,da midia é uma violência contra a própria democracia, citada por você. Sua frase "A intolerância é um princípio ruim, negativo, que nega a própria democracia. " é absolutista, e eu não acredito em absolutismo, até que provem o contrário.A princípio tudo é relativo. Senão você estaria defendendo a tolerância ao racismo, ao preconceito, à fome, à miséria, etc.A intolerância a estas mazelas da sociedade não nega a democracia, ao contrário , é o início da luta para restabelecê-la onde ela não existe. É preciso ter cuidado com as frases feitas..

    • Celiana Maria dos Santos Postado em 25/May/2014 às 01:05

      Tua síntese vem a calhar, André. Como assim "para quem, está piorando"? É preciso utilizar telescópio para alcançar a tremenda panaceia em que se transformou (ou transformamos) o Brasil? Sim, nosso país se constitui de incríveis paradoxos, que por sua vez, requerem uma enorme dose de energia para refletir e propor alternativas a um modelo atroz de neoliberalismo. O individualismo que nos acomete, quase que, de forma generalizada, beira a uma patologia desastrosa. A (res)pública apodreceu e a sociedade inteira é responsável. A esperança precisa arregaçar as mangas e olhar de frente e para todos os lados. Ver as mídias a sinalizar, todos os dias, catástrofes de que não podemos fugir ou sequer, intervir com ações efetivas para a construção de outro Brasil possível, pactua com a sensação de impotência. É doloroso.

  26. Anderson Ribeiro Postado em 24/May/2014 às 08:21

    Jorge Furtado, o seu texto é somente para criticar a opinião do ator. Você não colocou um argumento sequer para explicar porque não concorda com ele. O Brasil está sim, triste de ver, triste de morar e sem nenhuma esperança de melhora. Hoje eu tenho vergonha de dizer que sou brasileiro. Você não precisa ir longe para ver um país onde a população tem orgulho de morar, vá até o Chile e compare os serviços essenciais que um governo tem que dar para a população e compara com o que o nosso governo nos oferece. Depois disso volte aqui e escreva para nos a sua experiência com isso.

  27. Anderson Postado em 24/May/2014 às 10:23

    O negócio é que tá todo mundo de saco cheio dessa política ladra, a gente trabalha, pagamos impostos demais e não temos contra partida, é tudo no nosso..., pode ser que não seja a pior época, mas está longe de ser boa, os preços altíssimos, eu por exemplo estou confinado a pagar aluguel, até quando eu aguentar, se eu não quiser morar num barraco da comunidade, isso porque não entrei na "mesmice" de falar da impunidade. Se eu pudesse, por mais que adore nossa cultura, nossa quentura humana, pegava o mesmo voo que o Wagner.

  28. Luciana Postado em 24/May/2014 às 10:26

    Até onde fiquei sabendo a declaraçao do Jorge Furtado era uma resposta ao Ney Matogrosso que detonou o país numa entrevista, se não me engano, a uma TV Portuguesa. Quanto a Wagner Moura, as críticas foram ao excesso de conservadorismo da política atual, e das alianças entre PT-Bancada evangélica. Ele critica o fato de não termos hoje uma Esquerda atuante, pois o exemplo que tínhamos - PT - virou uma Direita disfarçada. Ele não coloca o Partido dos Trabalhadores como o grande vilão da história, mas também não tira a responsabilidade das políticas que o antecederam. Em momento algum ele fala que o País nunca esteve tão ruim economicamente, por exemplo. O grande problema é que as pessoas dividem a política entre Direita-Esquerda e o cara na verdade esta criticando os 2 lados, como as pessoas tem dificuldade de enxergarem outras opções distorcem a opinião dele. Melhor seria procurar a declaração do Ney e comparar com o texto do Jorge, é uma resposta bem mais coerente.

  29. Luciana Postado em 24/May/2014 às 10:34

    Este texto, com a íntegra do Jorge Furtado explica bem o que aconteceu. http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditorial%2FO-silencio-ao-redor%2F30954

  30. Sandra Maria S. P Novak Postado em 24/May/2014 às 11:02

    Não podemos esperar que ator da Globo vá além do que ele já foi em termos de consciência política. Ele aproveitou o momento da popularidade conseguida às custas do povo. Agora sai desdenhando do país. Hollywood, castelo de sonhos para o rapaz. Infeliz no seu comentário. Que colha os resultados de suas palavras, pois eles fazem eco.

  31. Nilson Paraiso Postado em 24/May/2014 às 12:42

    Ok, então estamos no caminho certo. Também não vejo motivos pra tanta revolta, logo agora que tá tudo bem... O Brasil cresce, a infraestrutura melhora, investimento e bons resultados na saúde e educação, a segurança cada dia melhor, atraímos eventos como o PAN,Copa do Mundo,Olimpíadas etc. #ironia Quem parece buscar informações rasas é você, Jorge Furtado!

  32. Leilah Postado em 24/May/2014 às 15:12

    ainda temos q contar com Governadores Estaduais deixando se instalar o caos nos seus Estados e depois vem culpar o Governo PT... Como assim, né?!?! tem coisas q o Federal não pode intervir nos Estados, a não ser q seja pedido. Aí aparece esses coxinhas falando merda.

  33. Leonardo Mannini Postado em 25/May/2014 às 03:16

    O Brasil está pior sim, mas só para aqueles que estão perdendo suas regalias. Dividir é difícil para alguns.

  34. MARCOS CARNEIRO - RECIFE Postado em 25/May/2014 às 07:50

    O porquê que a Direita quer volta ao poder ! Eles não querem que os pobres, em sua maioria Negros, se quilifiquem estudando e virando engenheiros e Empresarios. Existem pessoas que sempre apostam no quanto pior. melhor ! Quando vejo esse tipo de atitude de certas pessaos falando mau da condução do Brasil, acredito que eles deveriam morara na Europa há 12 anos atrás., Cara, esse país era uma verdadeira vergonha, pobre, em sua maioria Negros, eram apenas 0,2 % nas universidades , hoje milhões de pessoas estão mudando de vida e se qualificando para o mercado de Trabaho, isso realmente deve estar tirando o sono da Direita e dos apoiadores dela ! Pense que você não terá mais mão de obra barata nem vai poderá escravizar as pessaos como faziam antes. Todo homem tem direito de ser feliz. ter filhos, ter direito a lazer, isso ele só vai ter com sua formação e qualificação, são centenas de novas Escolas Técnicas . dezenas de novas Universidades, Hoje quem é servente de pedreiro, quer ser engenheiro, e o encarregado quer ser o dono da sua propria Empresa ! Deve ser muito ruim para a Direita ver esses avanços sem poder fazer nada, mas eles podem melar tudo isso com uma Candidatura muntada cercada de pessoas como Aécio, Eduardo Campo e Bossanaro.

  35. Deisi Postado em 25/May/2014 às 11:05

    O tal ator, está pensando que é Santoro, só que não, bom ator, mas a ser galã está longe, resolveu dar pitacos e falar mal do Brasil, embarcou na onda, dos ditos intelectuais do momento. Mas isso é normal, para dar uma alegria aos reaças, e oposição, porque para os eleitores do PT não faz diferença, a Regina Duarte o maior exemplo. Embora hoje ela reconheceu seu erro, e disse ter grande admiração a presidente Dilma, se foi sincera não sei, mas que tirou lição com certeza, pois ficou quatro anos na geladeira, boa viagem Wagner Moura, fique por lá quem sabe vire ator de no pais do tio Sam.

  36. Zeferino Postado em 25/May/2014 às 11:14

    Não conheço as posições políticas de Wagner Moura nem de Jorge Furtado.. Teria que ler mais ou mesmo ver as declarações deles sobre como pensam o Brasil em cada canto. Talvez seja viável refletir sobre os inúmeros cantos que existem no Brasil para uma compreensão se as coisas melhoraram ou não por aqui. Tudo nesse pais tá muito relativo com relação ao que melhorou ou não melhorou. Se pensarmos em quem vive nas médias e grandes cidades do ponto de vista de segurança, as coisas pioraram muito. Se pensarmos nas pessoas que moram nas zonas rurais do semi-árido brasileiro, muitas coisas melhoraram. A mudança no Brasil ao contrário, que disse Jorge Furtado, não ocorre por pressão popular, sempre é por questões econômicas, de uma lógica da macro política. A Guerra dos Farrapos, Canudos, A Guerra do Índios do Interior Nordestino com os Tupi e Portugueses, o movimento do Cangaço sempre terminaram com muitas derrotas para quem estava do lado oposto ao poder. A quem interessou o Grito (cômico) da independência? A Lei Áurea partiu de uma lógica da dor dos escravos? O fim das Ditaduras no Brasil foi ocasionado mesmo por pressão popular ou de economia mundial que dita a expansão de novos mercados, e o Brasil é um grande celeiro de investimento (regado a roubo) por parte das grandes corporações? Agora, o Brasil tá melhor pra mim? Tá! Nasci no interior nordestino em 1971. Vi escolas públicas sucateadas, uma saúde sem um mínimo de cuidado público, cidades e mais cidades jogadas dentro de esgotos. Agora, o quadro é outro. Por exemplo: a Saúde Básica da Família é uma responsabilidade de todos, os governos já têm passado a bola para a população; as Escolas públicas estão super equipadas com instrumentos didáticos e transportes que a educação privada pouco tem podido acompanhar; nunca tivemos tantos programas culturais como hoje. No entanto, como temos muita coisa sem o empodeiramento social muito ainda estar por fazer, pelo menos para manter algumas conquistas adquiridas no reverberar de uma economia mundial que abre pequenas brechas para que possamos avançar no acesso a uma vida de qualidade.

  37. Camila Postado em 25/May/2014 às 13:03

    O Brasil cresce cada dia mais! Cresce em riquezas e oportunidades! Mas nao cresce em civilidade, compaixao, justiça. Estamos crescendo vazios, o jeitinho brasileiro esta acabando com o Brasil, as pessoas so ficam esperando a sua hora de tirar vantagem, sao poucos os querem mudar e fazer do Brasil um lugar melhor. No mesmo passo que cresce as riquezas e oportunidades cresce tbm a violencia, a crueldade, a injustiça, intolerancia. Eu entendo ele.

  38. Professor Silvio Rodrigue Postado em 25/May/2014 às 13:27

    Eu acredito que o problema de nosso país ainda é a falta de amizade entre as pessoas e a falta de espiritualidade. Na maioria das vezes, quem cria as situações de desespero que enfrentamos somos nós mesmos. Nós é que usamos drogas. Nós é que consumimos coisas, às vezes, sem precisar. Nós é que fazemos dívidas e não vivemos dentro de nossos orçamentos. Nós é que não temos um bom relacionamento no lar, com os vizinhos, com a comunidade, enfim, com o mundo. Se mudarmos tudo isso, independentemente dos cargos que ocupemos em nossas vidas, de nossas profissões, etc, acredito que, em algumas gerações, nossos filhos e/ou netos viverão em um mundo melhor. Somente lembre-se que amigo não fala mal de outro amigo. Irmão não fala mal de outro irmão. Mesmo que você não esteja próximo da pessoa, ela vive no mesmo barco que você. E, no final do jogo, peão e rei vão para a mesma caixa. "Havia um fogo na floresta e o passarinho ia, molhava suas asas no rio, voltava, sacudia as asas sobre o fogo e, fazia isso até exaurir suas forças." Se vivermos nossas vidas "micro", certamente conseguiremos resultados "macro"

  39. Carlos Jorge Postado em 25/May/2014 às 14:37

    Catapulta p/ outro filme, pesquisa, desinformação, sei lá, tudo do mesmo, esses caras não leem nem resumo de jornal, vivem de arrotos..para comentários..

  40. Matheus Postado em 25/May/2014 às 15:24

    Se não está piorando, está melhorando? Sim, está. Está melhorando porque hoje eu posso entrar com smartphone na favela e acessar site lá do Japão. Posso fazer ligação a cobrar pra Rússia de qualquer lugar do Brasil. Posso ler revista de cem anos atrás no tablet. Se não fosse melhorar assim, eu não sei como melhoraria. Mas dizer que as políticas de Estado diminuíram a pobreza geral, a disparidade de renda, o analfabetismo, a falta de educação? Nem fodendo! O Brasil ficou em inércia de 100 anos para cá. O que melhorou foi o mundo.

  41. Matheus Postado em 25/May/2014 às 15:39

    Alguém aqui leu o comentário do Wagner Moura? "Ele reclama do preconceito e do conservadorismo" e da política. Certíssimo! O público brasileiro não é nada sofisticado pra a sétima arte. Não tolera filmes mais agressivos, não se incomoda com os clichês, não se envolve com o filme, e nem mesmo vai ao cinema. Por isso que todos os bons artistas preferem Hollywood. Só dois filmes brasileiros por ano dariam lucro se não houvesse incentivo do governo. Imagina? A reclamação dele é legítima. Nossa política é uma merda. Nossas artes são uma merda (funk, novela, pouco público para literatura nacional) e o gosto de quem compra essas artes também é uma merda. Parabéns ao Wagner Moura por ter coragem de falar e de anunciar sua saída desta porcaria de país! clap clap clap

  42. Luiz Gustavo Postado em 25/May/2014 às 17:31

    Só um cego não vê que o Brasil não tem mais jeito, vide a entrevista que o bandido Marcola deu de dentro da cadeia, pra quem não leu, terá a chance agora: http://www.sinpolgo.org.br/index.php/2013-12-14-23-25-37/12-entrevista-com-marcola

  43. Luciano Postado em 25/May/2014 às 17:48

    O Brasil tá supimpa, daqui oh!

  44. Thiago Postado em 25/May/2014 às 21:12

    Não vi nada demais na declaração do ator. O país vive um ciclo interminável de greves, violência generalizada, educação sucateada, e o PT em 12 anos de governo não fez muita coisa pra mudar isso. Toda crítica que se faz ao PT é imediatamente rebatida com essa conversa "pq há 30 anos era muito pior". Só pq antes era pior nao quer dizer que agora esteja bom. E sempre vêm com essa lenga lenga de complô da grande mídia, ao invés procurar as informações nos "lugares certos" (sites e blogs simpáticos ao governo ou ao esquerdismo em geral). O pragmatismo fala de parcialidade de revistas como a Veja, ou a Época, mas jamais falam deles próprios. Quantas manchetes sensacionalistas já não li aqui, sempre apoiando o governo? A ascensão material de parte da população passou a servir de justificativa pra TODA e qualquer coisa q o governo faça. O Brasil dos coronéis ainda existe, e existe com o apoio do Lula (que ajudou os Sarney a se perpetuar no Maranhão, por exemplo). Deixem de ser tolos , e acreditar nessa retórica populista petista de "nunca antes nesse país".

  45. joao paulo passos Postado em 25/May/2014 às 22:02

    Apenas vou dizer uma coisa: BOLSA CULTURA. Quer mais um motivo?

  46. Moacir Postado em 26/May/2014 às 15:38

    Querem fonte? aqui estão algumas: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/05/26/tem-saudade-do-fantasma-fhc-lembra-do-que-ele-fez/

  47. Renato Lemos Postado em 26/May/2014 às 15:56

    Vocês têm razão, o Brasil é campeão em vários aspectos: na Educação estamos entre os piores do mundo, as Universidades públicas não têm dinheiro pra nada, os hospitais e a Saúde são uma vergonha, a Violência urbana não tem mais limite e chegou até nas pequenas e pobres cidades do interior, os políticos, especialmente a cúpula do governo, são dos mais corruptos do planeta, a nossa Copa do Mundo custa o triplo do preço ou mais, a nossa seleção é praticamente de "estrangeiros", a música popular nunca foi tão medíocre, o Cinema tenta sobreviver e não consegue virar indústria, o teatro está cada vez mais pobre, realmente somos campeões...

  48. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 26/May/2014 às 18:01

    Os pobres hoje que vivem de 1 ou até de de 1,5 salários apenas querem coisas poucas como um tênis que nunca tiveram. E isso para a elite que dominou esse país por 500 anos é um absurdo, pois eles deveriam estar como sempre estiveram é na senzala sem direito a NADA.

    • ANDRE FLN Postado em 27/May/2014 às 23:49

      Falou e disse!

  49. Arnaldo Postado em 26/May/2014 às 18:05

    Que legal poder discutir qualquer assunto, ter opinião e externa-la espero que sempre seja assim, todos tem liberdade de fazer o quer, e como quiser, exceto......, então vamos la, pontuar os positivos e dizer que melhorou não mentira, pontuar os negativos e dizer que piorou não é mentira, Mentira é nossa reforma politica, mentira e falar o que não se pode cumprir, tem alguns que dizem que são cegos em não enxergar esse bando de politicos corruptos e ate defende-los isso não é cegueira isso é mentira, não confundam fazer pro povo com fazer pro povo a qualquer custo, sem ordem sem regra sem etica nenhuma sociedade ira ser soberana, não mude o foco, foram 15 milhões de pessoas nas ruas que não aguentam mais tanto conchavo tanta corrupção, não enxergar isso não é cegueira é mentira, hoje o Brasil é um pais de mentira que cada um tem a liberdade de transforma isso nas palavras que quiser pois somos livres, vamos ter respeito com a verdade não com os pontos que interessam que faz isso com maestria são os politicos covardes que continuam a usurpar os humildes em troca de estar no poder. abç a todos brasileiros.

  50. Paulo Postado em 26/May/2014 às 18:11

    É bem como na Grécia antiga !!! Pão e circo... A classe "d" ir viajar é sinal de crescimento, e um saco de arroz custar 10,00 é normal ... O que fode o Brasil não é o governo e sim o povo.

  51. Maria tereza Postado em 26/May/2014 às 18:32

    É os ricos nao querem que os mais pobres andem de aviao ja ouvi isso de muitos da classe alta, "agora o pessoal viaja de chinelo etc... " Como podemos chamar isso???

  52. Gilberto Postado em 26/May/2014 às 22:29

    Wagner Moura você é um grande artista, o lamentável não o que você diz, mas o que levou a falar o que você pensa, com certeza, sua ingenuidade levou a acreditar no PIG, espero que tenha aprendido com seu ato falho, re-pense, se leu a brilhante crítica de Jorge Furtado aproveite o momento para reavaliar sua posição, quem sabe olhando o Brasil de fora você vai melhor enxergá-lo? CEILÂNDIA - DF

  53. Miles Davis Postado em 27/May/2014 às 09:08

    Pô gente... parem com essa discussão. Se o Jorge que foi furtado a vida inteira tá feliz...deixa ele achar o que quiser...rsrsrsrs... a gente não vota??? Então pronto... cada um expõe todas as suas ideias na urna... quem ganhar, ganhou... e pronto. Nenhum de nós aqui vai vivenciar uma melhora, pois ninguém fica pra semente!!! A gente acabou de nascer...ainda estamos cagando nas fraldas...vai chegar um momento que a gente vai ter que aprender a se limpar!!! Na idade cronológica de uma sociedade, isso leva anos...muitos anos! Algo como, para cada ano da gente, 100 anos pra história!!! Fato...

  54. Rubens Turci Postado em 27/May/2014 às 09:52

    Bater em quem é mais fraco é mole... Aliás, é covardia. No Brasil milhões de pessoas vem conquistando direitos mínimos? Até a nossa nação irmã, Angola, uma nação pobre comparada ao Brasil, já apresenta indicadores melhores que os nossos em termos de reformas nas áreas de saúde, educação, etc. Mais desinformado que o Wilson Moura é o articulista. Pragmatismo político é uma coisa, atitude de hiena alienada e nepotista é outra. Pior que o argumento da falta de informação é a manipulação ideológica da verdade em defesa de interesses escusos que nunca são inclusivos. Pelo contrário, excluem, de forma anti-democrática as pessoas honestas de qualquer possibilidade de participação e representação.

  55. Edilson Postado em 27/May/2014 às 11:15

    Falando nisto, estava eu aqui pensando com o meu pobre analfabetismo, será que a matéria do Fantástico sobre o caos na saúde do nosso País também foi comprada? Você já precisou enfrentar uma fila de posto de saúde? Ver gente morrendo ao seu lado ou seu filho contaminado por uma bactéria qualquer? Vivemos num País onde o empresário é esperto, o gestor é malandro, passa o povo para trás, rico, pobre, adultera a gasolina para se dar bem, adultera o Leite que nossos filhos consomem. Mas acho que nossos empresários também são analfabetos, pois eles se espelham nos políticos que tiram vantagem de tudo. E para nós? Sobra o que? Na verdade estamos numa zona de conforto, o dia que tu precisar, vai entender que para melhorar, vai demorar muito. Enquanto isto, segundo o Zeca pagodinho.... Deixa a vida me levar.... Só por deus mesmo.

  56. Jair Romão Postado em 27/May/2014 às 12:22

    "Wagner Moura, na minha opinião a fama que um artista ganha, e o reconhecimento pelo trabalho não é somente pela elite culta que os bajula, e sim também pelo povo humilde do do campo e da cidade que através das telas escolhem suas preferencia artísticas, mais antes de falar que o Brasil ta ruim, leia um pouco mais, ande um pouco mais pelo Brasil, se informa um pouco mais das mudas positivas que tivemos, quem sabe aí você vai intender um pouco mais sobre o Brasil de hoje, e deixar de ser esse burgues que pensa só no próprio umbigo"

  57. Ivone Postado em 27/May/2014 às 13:24

    Em respeito a todas opiniões contrarias a de Wagner e em apoio a Furtado, sugiro que olhem bem alem do umbigo, e percebam o qto o Brasil está falido e cheio de injustiças sociais, saúde pe educação precárias, pessoas vivendo na miséria, e tudo isso graças ao Desgoverno de uma facção criminosa.

  58. Carla Postado em 27/May/2014 às 23:00

    Você sai na rua com menos ou mais medo do que na década de 50? Entendo a posição de Wagner Moura... A desigualdade é gritante há muitos anos, e qual a melhora que está havendo nisso?

  59. Joao Postado em 28/May/2014 às 02:24

    A qualidade da educação e salários de professores pioraram. Piorou a segurança pública. Infra estruturas. Na década de 80, por exemplo havia mais linhas férreas de transporte de gente do q hoje. O transito piorou uns 14000 mil porcento. Algumas coisas continuaram as mesmas, tipo a CLT (leis trabalhistas) q completaram 80 anos. A poluiçao tb piorou. A população aumentou, a arrecadação de impostos aumentou e certamente a incompetência atrelada a corrupção administrativa publica pioraram, pois simplesmente não há infra estrutura no Brasil. Mas concordo com o senhor qnd de certa forma fiz q a autoestima nao deve piorar. Ela sempre foi muito baixa no Brasil

  60. Rodrigo Oliveira Postado em 28/May/2014 às 08:32

    Parabéns ao Furtado e a você Hudson, pela retórica aqui dispensadas! Durante muito tempo pessoas enchiam o peito e falavam: "sou critico(a)"! Muitas vezes desconhecendo o sentido de tal afirmação, pois, não sabiam apresentar soluções para as demandas. Eu vejo um Brasil diferente nos últimos 12 anos, pois, principalmente no nordeste famílias estão tendo a possibilidade de oferecer aos seus filhos oportunidade de frequentar a ESCOLA, o que anteriormente era quase impossível, pois, eram levados para a lavoura para ajudarem a melhorar a pouca renda que ganhavam. Em relação a mazelas como narcotráfico, prostituição infantil, avanço exacerbado das drogas isso sempre existiu a diferença é que antigamente ficava escondido, guardado e hoje vem à tona. As pessoas buscam tratamento, resolver o problema. Num país das proporções do Brasil tudo fica mais difícil de ser resolvido, combatido. Eu vejo um Brasil melhor e que com certeza num espaço médio de tempo corrigirá uma distorção de pelo menos 500 anos de história. Rodrigo.

  61. Luciana Ferreira Postado em 28/May/2014 às 08:42

    Acho q o Brasil está precisando e muito é de "patriotas" ...O brasileiro não valoriza o q tem e olha sempre pro quintal do vizinho com recalque...Não estou falando de se contentar com o q temos mas, de enxergar um pouco além dos próprios interesses e ver que tem muita coisa que funciona sim...Muitos que falam mal são os mesmos que amanhã estarão em um cargo público talvez e vai estar com os pés em cima da mesa também...Falar mal é fácil...descruzar os braços e fechar a boca é que é difícil...

  62. Cláudio B.R.A Postado em 28/May/2014 às 20:46

    Respeito à opinião de quem pensa contrario, mais o Brasil mudou sim e pra melhor

  63. Claudio Murilo Postado em 29/May/2014 às 12:39

    Eu tenho vergonha da Presidente Dilma Roussef, ela não me representa, eu tenho vergonha de Luiz Inácio Lula da Silva, ele não me representa, eu tenho vergonha do Partido dos Trabalhadores (PT) deste País, este partido não representa os trabalhadores e muito menos o povo Brasileiro, eu tenho vergonha dos artistas que ganham fortunas para subir aos palcos e se manterem calados e aceitam tal suborno a preferir falar a verdade aos seus telespectadores, eu tenho vergonha das emissoras de TV (Como a Rede Globo) que colocam senas de sexo as 14:00h da tarde incentivando o absurdo abuso de poder e revelando a hipocrisia a toda uma nação juvenil, eu tenho vergonha de saber que homens policiais que arriscam suas vidas combatendo a criminalidade são tidos como marginais (sem treinamentos e sem respeito do governo que deveria objetivar tais instruções), eu tenho vergonha pelo abuso e descriminação que passam os professores deste País que recebem um mísero salário para educar o meu filho, o seu filho e ganham menos que a Puta que tem direito a uma bolsa de R$ 2.000,00, eu tenho vergonha do atendimento médico no Brasil, uma profissão tão especial (cuidar da saúde), sem direcionamento e perdida pelo descaso do Presidente do País. Eu tenho vergonha de acordar todos os dias e saber que só não pagamos a luz do sol e o ar que respiramos por que o PT não nos tem como cobrar. Por um momento eu penso. Deus, me conduz e conduz a todo povo Brasileiro, que nas próximas eleições tirem essa mulher do Poder. Um Brasileiro, Baiano, Soteropolitano: CMNS - e-mail [email protected]

  64. Sander Postado em 06/Jun/2014 às 02:21

    http://www.brasil247.com/pt/247/cultura/141279/Wagner-Moura-nega-que-vai-deixar-o-Brasil-como-publicou-Estad%C3%A3o.htm

  65. Gustavo Postado em 01/Sep/2014 às 21:38

    A desigualdade social brasileira continua um escândalo, a violência é um terror diário, 50 mil mortos a tiros por ano, somos campeões mundiais de assassinatos, sendo a maioria de meninos negros das periferias, nossos hospitais e escolas públicos são para lá de carentes, o Brasil nos dá motivos diários de vergonha e tristeza, quem não sabe? CARO SENHOR, o senhor lança todos esses dados atuais e vem dizer que os 12 últimos anos são de conquistas? Poderia explicar-me sua lógica?

  66. marcio ramos Postado em 07/Sep/2014 às 18:51

    Entendo a posição de Wagner Moura, afinal de contas não foi ele quem fez Tropa de Elite???? Entendo a posiçãso de Furtado, pois não foi ele quem fez o Ilha das Flores? Tem muito a se fazer no Brasil e o PT de LULA começou a obra e não vamos parar.