Redação Pragmatismo
Homofobia 22/Mai/2014 às 11:49 COMENTÁRIOS
Homofobia

Facebook admite erro ao bloquear conta com foto de beijo lésbico

Publicado em 22 Mai, 2014 às 11h49

Facebook diz ter cometido erro ao bloquear conta com foto de beijo lésbico. Após repercussão, rede social liberou acesso à conta novamente

facebook beijo lésbico gay
Foto do beijo que gerou o banimento da conta (Reprodução/Facebook)

O Facebook disse ter cometido “um erro” ao suspender a conta de uma usuária devido à publicação de uma foto com mulheres se beijando. Uma italiana teve sua conta da rede social suspensa após ter publicado a imagem, segundo ela, de uma manifestação a favor dos direitos dos homossexuais.

Carlotta Trevisan, uma mãe de 28 anos, soube que sua conta foi bloqueada porque ela infringiu regras de uso da rede social, mostrando imagens de “nudez e pornografia”, de acordo com a mensagem enviada pelo Facebook.

Veja também: O primeiro comercial com beijo gay da televisão brasileira

“Em uma tentativa de analisar reclamações de modo rápido e eficiente, nossos funcionários avaliam denúncias todas as semanas. Como você deve saber, às vezes cometemos um erro e bloqueamos conteúdo que não deveríamos ter bloqueado. Nós entendemos que as pessoas podem ficar frustradas quando, como nesse caso, um erro acontece”, disse o Facebook, por meio de comunicado.

A mulher publicou a imagem por conta do Dia Internacional Contra a homofobia e Transfobia, comemorado no sábado (17). Após alguns dias, recuperou sua conta e colocou a imagem “proibida” como sua foto de perfil.

No caso de Carlotta, foram denúncias contra a imagem que possivelmente fizeram sua conta do Facebook ser suspensa. Ela contou ao jornal “La Stampa” que um usuário disse que a imagem era “nojenta” e outro disse que “precisava proteger seus filhos pequenos”.

O Facebook entrou em contato com a italiana pedindo para retirar a imagem do ar. Ao recusar, a rede social ameaçou dizendo que suspenderia sua conta.

Carlotta disse ao jornal que a imagem que ela publicou é de um banco de imagens e que ela é popularmente usada para representar a união homossexual. “Qual o dano que essa foto pode trazer, especialmente quando há muitas outras como esta que podem ser encontradas no Google? Como uma imagem pode provocar algo como isto? Quando vejo pessoas do mesmo sexo se beijando eu só vejo amor, nada mais”.

DCM

Recomendações

COMENTÁRIOS