Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 21/May/2014 às 11:49
25
Comentários

Criador de Dilma Bolada: "eles me ofereceram meio milhão"

“Eles me ofereceram meio milhão”, denuncia criador de Dilma Bolada. Autor do perfil que satiriza a presidente Dilma denuncia tentativa de cooptação pelo PSDB para embate eleitoral na internet. E-mails foram divulgados

Destaque na revista Forbes como o personagem fictício mais influente do Facebook, o perfil Dilma Bolada faz crescer os olhos de quem trabalha com redes sociais. A popularidade da página que satiriza a presidenta Dilma Rousseff, com mais de um milhão de seguidores e postagens com alcance de 3,2 milhões de pessoas por semana, desperta o interesse até dos adversários da presidenta. Nesta segunda-feira, o criador do personagem, o estudante de publicidade Jeferson Monteiro, denunciou ter recebido proposta de R$ 500 mil para trabalhar para o PSDB.

Segundo ele, o contato foi intermediado pela Agência Ama de publicidade que pretendia vender a personagem ao PSDB. O objetivo seria fortalecer o jogo do partido nas redes sociais. “Eles me ofereceram meio milhão”.

Por telefone, ele confirmou o relato postado em seu perfil pessoal no Facebook na noite da segunda-feira (19). Ele reafirmou que o primeiro contato com a Ama aconteceu há cerca de 15 dias. Depois disso, o estudante recebeu um e-mail (leia abaixo) do programador Pedro Guadalupe, um dos principais responsáveis pela estratégia tucana na internet.

Jeferson afirma ter estranhado a mensagem enviada por Guadalupe e, como possui um histórico de desentendimentos públicos com ele, inclusive pelo Twitter, decidiu manter a conversa.

O autor da Dilma Bolada conta que Guadalupe já havia tentado tomar-lhe a marca por meio de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o que acabou não acontecendo. Desta vez, entretanto, a conversa ocorreu em tom amistoso.

“Acho que o interesse na Dilma Bolada, vindo de um partido que prega tanto e fala tanto sobre uma guerra limpa na internet, é questionável”, explicou.

Pulo do Gato

A partir de então, segundo contou o estudante de publicidade, ele e Guadalupe trocaram diversos e-mails. Neles, o tucano dá dicas do que pretendia ao tentar cooptá-lo.

Numa das mensagens, o Guadalupe afirma que é preciso definir como aproveitar o personagem para mudar opiniões políticas na rede e que o importante do Dilma Bolada é o “capital político/poder”. “Esse é o pulo do gato”, afirmou em mensagem eletrônica.

Leia também: Fundador do Dilma Bolada denuncia esquema para levá-lo à equipe de Aécio

Com isso, o perfil Dilma Bolada renderia ao publicitário R$ 500 mil. Mas Jeferson não deu sequência à negociação, segundo afirma. Para ele, que garantiu manter com o personagem no Facebook, sua lealdade “não pode ser comprada”.

Por meio de nota à imprensa, os tucanos negaram qualquer envolvimento no caso. “O PSDB Nacional desconhece inteiramente o assunto citado e não mantém qualquer tipo de contrato com o blogueiro Pedro Guadalupe”, afirma o texto.

A Agência Ama não retornou às tentativas de contato. Funcionários da empresa informaram, por telefone, que o diretor identificado apenas por “Zeca” entraria em contato posteriormente, o que não aconteceu.

Jogo sujo

Pedro Guadalupe é um velho conhecido nas redes. Ele trabalhou, em 2012, na campanha do PT em Belo Horizonte, mas no ano seguinte passou a prestar serviços ao PSDB.

Seu trabalho sujo é conhecido. Ele é o autor das paródias de “Faroeste Caboclo” com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Rousseff e até mesmo com o apresentador de tevê Sílvio Santos.

A empresa Legião Urbana Produções Artísticas, do filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, entrou com ação indenizatória por danos materiais e morais contra Guadalupe.

Em mais uma de suas ações, ele criou a página Dilma Bolada Fake, que foi um fracasso na rede. Atualmente, o tucano distorce informações para os sites Dilma Mente, PTBrás e Muda Mesmo.

Guadalupe não foi localizado para comentar a denúncia.

Ama e Guadalupe se pronunciam

A Agência Ama divulgou nota na qual nega trabalhar para partidos políticos e afirma que não ter oferecido qualquer valor ao autor da página Dilma Bolada.

Por sua vez, Pedro Guadalupe se manifestou por meio de seu perfil no Facebook. Ele negou ter contrato com o PSDB e afirmou ter entrado em contato com Jeferson após saber, por meio da Agência Ama, que ele teria interesse em negociar o perfil Dilma Bolada.

dilma bolada email psdb

informações de Folha de S.Paulo, Estadão e Agência PT | Mariana Zoccoli

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 21/May/2014 às 12:04

    Palavra de um Petista contra um Tucano, agora cópias do emails ninguém viu ainda. #AécioBoladao Ainda acho ridículo alguém tão sensacionalista que se levar em conta que é verdade ele tem os emails mas não divulga.

    • Souza Postado em 21/May/2014 às 12:15

      Rodrigo, você veio direto aos comentários e provavelmente passou pela matéria inteira, né? Os emails com a conversa entre o mentor da Dilma Bolada com o coxinha estão ali, para quem quis ler.

      • Rafael Postado em 21/May/2014 às 13:31

        A nova tendência é ler o título e comentar/compartilhar. Quem se importa com a matéria? Você acha que reaça precisa realmente de provas? kkk

    • Daniel Postado em 21/May/2014 às 12:42

      Poxa vida... isso é o que dar comentar algo sem ler a matéria completa. Tu é cego é?

    • Ogirdor Postado em 21/May/2014 às 18:12

      Ai, ai, Rodrigo... As vezes é melhor não escrever nada pras pessoas acharem que você é um idiota, do que escrever algo e fazer as pessoas terem certeza.

    • Hudson Postado em 22/May/2014 às 09:37

      Isso é coxinha, e daquela bem gordurosa. Só colesterol. Vai te tratar.

  2. Gabriel Postado em 21/May/2014 às 12:38

    Ele deve ter levado o papo para ver qual seria a proposta do PSDB, levou os e-mails para algum contato que ele tem no PT, o PT cobriu o oferta e mandaram ele levar para a mídia os e-mails para queimar ainda mais a imagem torrada do Aécio. É, meus amigos, esse é apenas um jogo de poder em que vocês servem apenas para elege-los e pagar seus salários, assim como o patrão explora o empregado em uma empresa ou um líder religioso o seu convento. Isso só mostra como o ideal moderno é viciado, tagarela e deplorável quanto qualquer religião.

    • Valbrand Postado em 21/May/2014 às 12:50

      Então não há universo possível onde o que o Jeferson falou é verdade, não é mesmo? O que você falou é possível, mas não é fato pois não ha provas. Então ao invés de afirmar com a certeza ferrenha que você fez, faca um comentário um pouco menos tendencioso e idiota, que traga esclarecimento ao invés de uma certeza vazia. é a mania de todo comentarista da internet, enviesar o mundo rumo a estupidez?

      • Gabriel Postado em 21/May/2014 às 16:12

        Claro que há, apenas expressei a minha interpretação de um fato. Em nenhum momento afirmei que ele realmente fez. Desde o inicio já deixei claro que é UMA hipótese possível. Contudo, não sei o quão estupido é um comentário no qual visa a possibilidade de um partido estar financiando a opinião de uma mídia secundária. Até mesmo porque este é o assunto da reportagem. Teu comentário arrogante é típico de um partidarismo fanático.

      • Valbrand Postado em 21/May/2014 às 21:21

        Seu comentário não deixa isso claro em nenhum momento, da mesma forma que meu comentário não foi arrogante. Ele apenas apontou o viés mostrado pela maneira com que você expos sua opinião. Um "Ele pode ter levado [...]" ao invés de "Ele deve ter levado [...]" já teria feito toda a diferença; querendo ou não, comentários são formadores de opinião.

    • Rafael Postado em 21/May/2014 às 13:05

      Deveria ter acontecido isso, deveria ter acontecido aquilo, o PT é um lobo na pele de um cordeiro, bla bla bla... vai falar mais o que, que o PT é comunista também?! A sua noção política é tão grande quanto a de um golfinho...

      • Gabriel Postado em 21/May/2014 às 13:16

        hahahaha, apenas uma hipótese, pouco provável que ele não receba nada do PT. E não, o PT não é comunista, pelo contrário, é tão elitista como qualquer outro partido. A única diferença é a maneira como governa, mais assistencialismo que outros como o PSDB e o DEM. Besta é pensar que o PT é a personificação do bem e que não existe jogo político mais forte que o interesse comum. E só para constar, 6º semestre Ciência Política.

      • Carlos Santos Postado em 21/May/2014 às 22:43

        Prezado Rafael, por favor não ofenda os golfinhos.

  3. B.F.F Postado em 21/May/2014 às 13:21

    Rodrigo, o e-mail está abaixo do texto.

  4. Daniel Postado em 21/May/2014 às 13:28

    Gabriel, você pode provar que o dono do perfil recebe verbas do PT? Cuidado para não levar um processo.

    • Gabriel Postado em 21/May/2014 às 14:10

      Apenas uma hipótese. O Pedro trabalhava para o PT há alguns anos atrás fazendo este trabalho. É muita ingenuidade pensar que sua saída resultou de um processo limpo do partido de não possuir mais veículos de mídia vinculados. Ainda mais quando se visita sites que criticam só o governo, outros criticam apenas a oposição. Porém, se o rapaz dono do perfil for veiculado com o PT, não há problema algum. Isto não fere a sua dignidade moral de maneira alguma. Cada um defende a bandeira que quiser, sendo pago ou não, não há reticencias. É apenas jogo de poder. Abraço.

  5. igor Postado em 21/May/2014 às 13:32

    "To te avisando pq sou seu amigo" aham, é sim, ok kkkkkk

  6. Rodrigo Postado em 21/May/2014 às 13:54

    Realmente eu admito. Eu li a reportagem, mas as imagens no meu célular não abre. Por isso procurei o pc. Assim dá para acreditar.

  7. Thiago Teixeira Postado em 21/May/2014 às 14:06

    Mercado minha gente! É o mundo dos negócios, acho que a ideologia política pode ficar em segundo plano dependendo da "dinheirinha da Salim".

  8. Alexandre Postado em 21/May/2014 às 14:14

    "Ele trabalhou, em 2012, na campanha do PT em Belo Horizonte, mas no ano seguinte passou a prestar serviços ao PSDB." "Seu trabalho sujo é conhecido." O trabalho sujo começou quando trabalhava para o pt ou só ficou assim quando foi para o psdb?

  9. Deisi Postado em 21/May/2014 às 15:18

    Ainda bem Rodrigo que você leu a reportagem, e acreditou, felizmente,isso é uma qualidade, não como muitos que só leem o titulo, e vem com seus argumentos,sem embasamento algum,só para encher o saco.Eu no UOL , só leio as manchetes, não abro uma notícia,e também não comento,porque não tem nada a ver comigo.

  10. Ruth Postado em 21/May/2014 às 16:06

    Não duvido de ligações políticas do Jefferson com o PT (sejam elas financiadas ou não), mas realmente tb é possível ele ter essa profunda admiração por Dilma, na verdade, ligação política ele já tem (talvez não nos termos de um envolvimento partidário orgânico), pq o Dilma Bolada levanta a bola de Dilma mesmo. Mas o fato é o seguinte, se o PT perder as eleições, mesmo com todas as críticas que possamos fazer ao mesmo, estaremos em apuros, tanto no plano geopolítico (América Latina, relações internacionais) como nas questões econômicas e sociais. Se o nosso país enfrenta inúmeras dificuldades, mesmo com alguns avanços obtidos nos últimos 11 anos, as coisas podem ficar bem pior com um PSDB ou PSB. Como não ainda temos uma força política no plano eleitoral, que tenha um projeto mais avançado que o do PT, vou votar no PT e fazendo campanha, pois ainda estamos construindo essa força no campo político da esquerda. Essa força está se forjando, as lutas estão aumentando, a insatisfação com a política tb, mas dentro do tempo histórico, precisamos ter paciência e não desistir de caminhar pq as dificuldades são imensas, a luta é desleal. Talvez em 2018, ainda estejamos nesse dilema (PT X PSDB), mas isso não significa que estamos inertes. Quanto tempo o PT num passou para chegar ao executivo federal. Para o momento é ruim (nem sempre e em tudo) com ele, pior sem ele. E enquanto for assim, o PT ainda vai ser a melhor opção ou a menos ruim. Não é uma questão de uma escolha emocionada, é uma questão de realidade.

  11. Marcelo Postado em 21/May/2014 às 18:18

    Falando em patrocínio, é de se estranhar que essa página não tenha comentado da ameaça de morte envolvendo o Joaquim Barbosa e o sujeito de comissão de ÉTICA do PT. Just saying...

  12. Adamastor Magalhães Postado em 22/May/2014 às 08:34

    Ruth, interessante essa tendência adotada agora pelo PT: o discurso do medo. Com o fim do governo Fernando Henrique e o clamor inexorável por mudanças, apelou-se para o mesmo discurso, em relação à estabilidade econômica e política. Para um observador desencantado com a representatividade política em nosso rebotalho de democracia, parece-me que os discursos se aproximam. Será que teremos uma nova "Regina Duarte" tremendo os lábios na TV? De qualquer forma, acho inegável que o esgarçamento desse modelo político é irreversível. Bem-vinda a crise, se ela conseguir, finalmente (e com mais dois séculos de atraso em relação a muitos países), retirar do poder, não nomes, mas as famigeradas oligarquias que nunca foram tocadas (que controlam todas as coalizões)

  13. Thaisa Postado em 23/Jul/2014 às 18:29

    Jeferson jogou com toda essa maestria? Manteve essa conversa por e-mail onde claramente ele parece estar negociando e Guadalupe parece querer alertá-lo sobre sua escolha? Daí então Jeferson faz a denúncia, como se o tivessem aliciando? Eu entendi muito bem o que tá escrito e percebi a distorção da matéria. Só eu, caceta? Não é possível. E o povo tudo aí, comentando sem ler direito.....geração do "só a cabeçinha" mesmo.