Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 21/May/2014 às 11:18
24
Comentários

Caetano Veloso: "Dilma enfrenta mundo mais difícil que Lula e FHC"

Caetano Veloso acredita na vitória de Dilma, mas reconhece cenário mais complicado para a atual presidente do que na época de Lula. “Vivemos agora, em todo o mundo, um período de profunda instabilidade. Dilma encontra um mundo mil vezes mais difícil”

caetano veloso dilma lula eleições 2014
Caetano Veloso afirmou que o Brasil melhorou muito nos períodos Lula e FHC (Foto: Agência Estado)

O compositor Caetano Veloso diz que aposta em vitória da presidente Dilma Rousseff em primeiro turno. No entanto, reconhece que o mundo está mais hostil na atual conjuntura do que na época do presidente Lula.

Em entrevista a revista “El Cultural”, do jornal “El Mundo”, ele faz uma análise positiva dos governos de FHC e Lula: “O Brasil mudou muito e para melhor, com Fernando Henrique Cardoso e Lula. O primeiro, freou a inflação e a lei de responsabilidade fiscal. Lula teve a coragem de aumentar o salário mínimo e, talvez mais importante, criou o Bolsa Família. Lula é adorado pelo povo, por isso que pode eleger Dilma, que ainda é amada pelo povo como uma representante das políticas públicas de Lula. Ela enfrenta desafios, mas se a eleição fosse hoje, ela seria vitoriosa no primeiro turno”.

Segundo ele, a economia mundial era favorável nas gestões Lulas e vê um cenário diferente para sua sucessora: “Dilma encontra um mundo mil vezes mais difícil. Mas o Brasil que saiu dos governos FHC e Lula é menos vulnerável. Vivemos agora, em todo o mundo, um período de profunda instabilidade. Entretanto, o Brasil, que enfrenta seus velhos problemas com novas cores, agora é mais capaz de resolvê-los”

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 21/May/2014 às 11:32

    Caetano fica recebendo sua pensão do governo e só canta por favor, Porque feio falar enquanto enquanto puxa o saco.

    • Farley Postado em 21/May/2014 às 15:02

      E o Roger do ultraje ?

  2. Bruno Postado em 21/May/2014 às 11:36

    Lula: Crise econômica nos EUA das subprimes em 2008. FHC: Crise do México (1994), Argentina (2000), Tigres Asiáticos (1997), Russa (1998), Bolha da Internet (2000) e 11 de Setembro (2001). Dilma: Crise Européia O Lula teve um caminho muito limpo pra ele trabalhar. As novas medidas para contenção fiscal e monetária estavam tomadas já, pegou um momento cíclico favorável para conduzir o país, com a forte expansão Chinesa puxando o mundo. Os preços das commodities explodindo e vários países comprando muito. Hoje a Dilma sente o contra ciclo da situação, com a crise europeia e a desaceleração da China, os preços das commodities vem caindo e as exportações também. Embora o mercado brasileiro seja bastante dinâmico, nossas contas vem se deteriorando.

    • Leandro Postado em 21/May/2014 às 14:24

      FHC quebrou o Brasil três vezes...

      • Roberto Postado em 22/May/2014 às 02:26

        E na crise de 2008, o Brasil NÃO quebrou... Com FHC, o Brasil não precisava de crise externa para quebrar. Lula é o cara.

    • Leandro Postado em 21/May/2014 às 14:58

      A Crise de 2008 foi uma das maiores da história do capitalismo. Muito pior que as outras juntas.

  3. Deisi Postado em 21/May/2014 às 12:07

    É pra você Rodrigo,só Ney Matogrosso , Roger, Lobão,podem expressar suas opiniões, já o Caetano não pode.

  4. Edson Postado em 21/May/2014 às 12:09

    O Bruno é funcionário do Aécio?

    • Yohan Postado em 21/May/2014 às 14:49

      O cara colocou dados e está expondo a opinião dele. Qual o problema ?

    • Eduardo Postado em 21/May/2014 às 14:51

      È apenas alguém que sabe entender a realidade econômica melhor do que você.

    • Eduardo Postado em 21/May/2014 às 14:54

      E complementando: a crise dos subprimes que Lula enfrentou foi a mais grave de todas e crise europeia de hoje é um reflexo direto dela. Mas FHC teve que lidar com um país em situação muito pior (Sarney, Collor e Itamar o antecederam) do que Lula.

  5. Thiago Postado em 21/May/2014 às 12:37

    Parei quando ele disse que dizer que a "Lei de responsabilidade fiscal foi boa para o Brasil". Foi zueira isso? Uma lei em que o estado de responsabiliza por dívidas privadas não pode nunca ser boa. Nossa dívida pública hoje, graças a leis como essa, consume quase 50% de tudo que se arrecada

    • Eduardo Postado em 21/May/2014 às 14:52

      Se responsabiliza por dívidas privadas? Onde isso? A LRF apenas determina que o governo não pode gastar mais do que arrecada. Como qualquer pessoa.

      • Thiago Postado em 21/May/2014 às 16:14

        "estatização de dívidas privadas"

  6. Thiago Teixeira Postado em 21/May/2014 às 13:18

    Eu acho que 98 a 2001 estava pior.

    • Daniel Postado em 21/May/2014 às 13:33

      Então procure se informar sobre a crise do subprime.

  7. mauricio augusto martins Postado em 21/May/2014 às 14:36

    "Fhh, freou a inflação"(?), realmente estávamos com uma falta Danada de "Cientistas Políticos", e também "comediantes"(de direitona-furiosa), e continuaremos a Sentir Falta, "Você já está pra lá de Marrakesh..."...maumau

  8. Bruno Postado em 21/May/2014 às 15:49

    Caetano é tampa, tira-se pelas suas músicas! O cara poderia ir na onda de todos os outros artistas que preferem se manter calados ou falar mal que a Copa no Brasil é isso ou aquilo para não serem massificados pela intolerância da mídia comprada (VEJA, GLOBO e UOL/FOLHA) e pela reacionarismo daqueles que a consomem. Mais fã ainda do cara, porque artista sobretudo tem que ter coragem, principalmente ao emitir uma opinião contrária da "maioria", sendo certa ou errada.

  9. Ricardo Postado em 21/May/2014 às 16:27

    Finalmente alguém que falou algo lúcido... enquanto ficam tudo se degladiando se o FHC ou Lula foi melhor, pouca gente enxerga que foi uma combinação dos dois que tornou o Brasil o que ele é (para o bem e para o mal....)

  10. Walter Postado em 21/May/2014 às 16:34

    Caetano cantava que o HAITI era aqui na década de 90 , hoje com o governo popular do PT os HAITIANOS e outros povos estão aqui esta é diferença viva o BRASIL.

  11. ALGOPI Postado em 22/May/2014 às 00:20

    Todo mundo sabe que o Caetano é um dos caras mais críticos do PT. A não ser é claro os 9 mil ativistas digitais pagos pelo Aécio para comentar aqui na internet. Fala sério. Se o Caetano reconhece é melhor os 9 mil ativistas botarem a viola no saco e encher os saco e e outra noticia. Vocês não foram treinados pelo Aécio?

  12. Roberto Postado em 22/May/2014 às 02:32

    O que me importa a opinião do Caetano sobre FHC e Lula? O que o credencia para dar opiniões? Já não basta que as opiniões dele sejam publicadas em O Globo? Não é o que eu espero ler no Pragmatismo Político.

  13. Deisi Postado em 22/May/2014 às 14:52

    É tem muitos aqui que preferem ler as do Lobão, Roger, Ney Matogrosso, no meu caso gostei mais da opinião do Caetano nesse caso, porque também já fez muitas criticas ao Lula na mídia, inclusive em um show em Presidente Prudente, onde foi muito aplaudido. Uma vez a saudosa Dona Canô , ficou tão brava com ele, que teve que ligar para o Lula e pedir desculpas. É bom também ler opiniões contrárias aos reças que querem aparecer como os roqueiros da década de 80.

  14. edson tadeu Postado em 19/Jun/2014 às 22:26

    Caetano veloso voce é apagadao, quando voce era jovem tinha mais cabeça o tempo passou e ficou ficou bau bau. debiloide. ONDE FOI QUE FHC FREIOU A INFLAÇAO. voce ta maluco? OLHE tomara que alguem mande isso para voce. OLHE DA UMA COLHADA NO YOUTUB veja o vedeo FHC DÁ VEXAME INTERNACIONAL E LEVA BRONCA DE CLINTO. talvez assim voce pare de dizer tantas asneiras. E voce fala so de bolsa familia. nao fala das inueras universidades que voce mesmo nao teve muita chance de fazer quando jovem pois eram caras, das reformas da previdencia, PROUNI, SISU. PRONATEC. de ter tirado 33 milhoes de pessoas da extrema pobreza. Voce esta igualzinho a Ney matogrosso. so que ele esta em portugal e voce aqui nao tem justificativa para ser tao apagado. FERNANDO HENRIQUE SR CAETANO QUEBROU O MONOPOLIO DA PETROBRAS, VENDEU AS AÇOES EM NY, destuiu um patrimonio dos braisleiros e depois saiu dizendo que seria dificil vender a petrobras, isso porque ja estava tudo planejado com os EUA para abocanhar nossa petrobras. Eu que vi o jovem Caetano Veloso contra os miliares, contra a opressao, um Caetano combativo fico hoje envergonhado de voce ser Baiano.