Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 08/May/2014 às 21:12
30
Comentários

Boechat é condenado a 6 meses de prisão por ofensas a Requião

Senador Roberto Requião detonou Ricardo Boechat após vitória em processo que condenou o jornalista a 6 meses e 16 dias de prisão

boechat requião
Ricardo Boechat é condenado a seis meses de prisão por ofensas a Roberto Requião (Pragmatismo Político)

Conhecido por suas polêmicas, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) soltou os cachorros para cima do jornalista Ricardo Boechat, da Rede Bandeirantes, nesta quinta-feira (8). O motivo: a condenação do apresentador do Jornal da Band a seis meses e 16 dias de prisão, por ofensas e calúnias contra o senador paranaense. Cabe recurso à decisão.

A origem da ação repousa em abril de 2011, quando o senador peemedebista se envolveu em uma polêmica com um repórter da Rádio Bandeirantes. Ao não gostar de uma pergunta sobre a aposentadoria que recebe como ex-governador do Estado do Paraná, Requião tomou o gravador do jornalista, ironizou a própria atitude em uma rede social, e só devolveu o equipamento com a entrevista devidamente apagada. Acabou criticado por Boechat e pelo jornalista Joelmir Beting, já falecido e que integrava a bancada do Jornal da Band.

Em entrevista ao Portal Imprensa, Ricardo Boechat minimizou a condenação, em primeira instância. “Ontem me avisaram que tinha uma condenação e o jurídico da Band vai recorrer. Não tem muito o que comentar, mas não mudo uma vírgula daquilo que eu disse”, declarou o jornalista. É a segunda vez que o nome de Boechat ganha destaque na semana. A primeira foi o seu comentário contra a jornalista Rachel Sheherazade (veja aqui), após o linchamento de uma dona de casa no Guarujá (SP) no fim de semana.

Levando em conta as muitas instâncias da Justiça no Brasil, o caso está longe do fim, ao que parece.

com informações de BrasilPost

Recomendados para você

Comentários

  1. Max Demian Postado em 08/May/2014 às 22:03

    Boechat, aquele que ganhava dinheiro vendendo informações privilegiadas como jornalista do "O Globo".

    • OSVALDO BEZERRA Postado em 09/May/2014 às 11:01

      SÓ CRITICA O PT E SEUS ALIADOS.....A SERVIÇOS DO PSDB.....NENHUMA CRITICA A BETO RICHA....ALVARO DIAS....ESSES ELE BLINDOU.....KKKKKK

      • Alexandre Postado em 09/May/2014 às 11:23

        Meus amigos, é por isso que a esquerda no brasil vai de mal a pior. Concentra seus esforços em atitudes pífias sobre assuntos irrelevantes. Qual é o problema do Boechat criticar aliados, quando na verdade o assunto é uma aposentadoria irregular, da qual sai do meu bolso também? Ou vc acha que Alvaro dias e outros ex-governadores do Paraná não serão atingidos pelos comentários, já que recebem tal aposentadoria? OU ainda, será que a partir desta discussão novos pedidos de aposentadorias poderiam ser negados? O que atingiria o atual Beto Richa?

    • enganado Postado em 11/Oct/2016 às 00:41

      O "" oGeniUS boechatô "" = falso moralista = trouxinha disfarçado de bom moço = tão safado qto o FHC=AÓPIO=RATAZANA=Aloysio 300 MIL=Monica BERGAMO=igual a qq macaco(a) da rede gRoubo=pior disto tudo, metido a criticar os generalecos, qdo não de ser um dos seus, APÁTRIDAS= ... etc. Será que alguém tem mais elogios a este porco????

  2. Atila José Postado em 08/May/2014 às 23:15

    Não sabemos o porque da polêmica com a Shereazeda... ele tem um histórico de jornalista coxinha, cheio de altos e baixos...

  3. Antonio Postado em 09/May/2014 às 06:27

    Eu nao vi absolutamente nada demais na pergunta, ate queria tambem saber a resposta do Senador, e ai Senador vc recebe ou nao essa grana?????? Vai me processar tambem por isso???

    • Dirceu Postado em 09/May/2014 às 11:42

      É que a grande mídia, claro, nem pensou em divulgar o outro lado. Requião tomou o gravador para evitar que editassem o que ele disse. Depois ele publicou o áudio completo, no próprio site, sem edição. procure no google: requião divulga áudio de entrevista. E veja que o repórter foi realmente chato, insistente. A pergunta já estava mais do que respondida. Ele queria insistir até que o Requião tomasse uma atitude drástica ou respondesse algo que pudesse ser editado e manipulado. Seria mais ou menos assim: Pergunta real: "Requião, o senhor acha justo receber pensão como ex-governador?" Resposta real do governador: é meio longa. Leia em algum dos sites que publicou a resposta na íntegra. Agora veja como provavelmente levada ao ar, sendo feitas novas perguntas e utilizando trechos isolados da resposta do Requião: "Requião, com o seu estado sem dinheiro, o senhor acha certo ganhar 24 mil sem trabalhar?" "Por que eu abriria mão?" "E há outros ex-governadores na mesma situação?" "(...) nao...(...) só no meu gabinete acontece isso". E por aí vai. A entrevista só teve duas respostas. Se ela se estendesse por mais tempo, com certeza haveria trechos muito mais interessantes para editar e manipular. Além disso, desde que cortou quase 100% da verba estadual para publicidade em rádio e tv e criou a TV estatal, Requião tem sido alvo de todo tipo de ataque e calúnia por parte da TV e rádio.

      • Pereira Postado em 09/May/2014 às 12:06

        É , foi mais ou menos que o blogueiro de aluguel/assessor demitido pela érica kokay fez com o senador tucano esses dias. Pergunto até irritar, e o ppolitico caiu no truque.

      • Alex Back Postado em 09/May/2014 às 14:20

        É , foi mais ou menos que o blogueiro fez com o senador tucano esses dias. [2]

      • Thiago Postado em 09/May/2014 às 15:00

        Dirceu? HAHAHAHA jura que alguém vai acreditar em você com esse nome?

      • Dirceu Postado em 09/May/2014 às 15:56

        Bom, no caso do Requião, ele publicou o áudio completo da entrevista. Será que o senador tucano, ou a mídia, vai publicar o audio completo? Será que vão mostrar imagens das câmeras de segurança, que comprovem que o senador foi mesmo agredido primeiro? Agora dizem até que o Pilha jogou uma garrafa de água no senador. Se não tiver o que temer, que se mostre tudo. Aliás, qual é a acusação contra o Pilha para justificar sua prisão? E sim, Pereira, me chamo Dirceu. E eu já estou acostumado a ver debates caírem de nível, da discussão do assunto partir para ataques pessoais. É exatamente o tipo de recurso usado por que não tem argumentos: ataque a pessoa, não o argumento. Qual é o próximo passo? Dizer que sou o Zé Dirceu que estou teclando porque tenho privilégio de usar a Internet dentro de um presídio cinco estrelas? Ou dizer que eu sou pago pelo PT para defender a verdade? Ou vai dizer que eu devo ser analfabeto que ganho bolsa-família?

  4. Luiz Carlos Postado em 09/May/2014 às 06:37

    Estamos perdendo a liberdade de expressão, logo seremos obrigado a aceitar político elegido pelos próprios políticos.

  5. Rodrigo Postado em 09/May/2014 às 09:39

    Alguém consegue uma cópia da sentença?

    • Alex Back Postado em 09/May/2014 às 14:21

      Alguém consegue uma cópia da sentença? [2]

  6. alexandre Postado em 09/May/2014 às 10:13

    Boechat é o melhor jornalista, fala as coisas como devem ser ditas, não fica de rodeios ou puxa-saquismos.. Requião é um lixo... Boechat preso por falar as verdades.

  7. eu daqui Postado em 09/May/2014 às 10:35

    Quem lincha deve assumir a própria responsabilidade criminal. Ninguém nunca linchou simplesmente porque jornalista mandou. Culpar uma simples emissão de opinião por um linchamento é somente mais coitadismo.

    • João Postado em 09/May/2014 às 10:59

      uhum... formadores de opinião não têm nada a ver com a opinião formada dos outros, viu... principalmente num país com índices tão invejáveis de educação.

    • André Postado em 09/May/2014 às 13:45

      "eu daqui", se é para falar em responsabilidade criminal, então você tem que levar em conta que de acordo com o nosso Código Penal, incitar ou fazer apologia, publicamente, de fato criminoso ou de autor de crime, também é crime. Sendo assim, uma "simples emissão de opinião" que defenda pública e abertamente o linchamento pode, sim, ser culpada de crime. Ou melhor, a pessoa que emitiu essa "opinão" - no caso, Sherazade - pode ser culpada sem que haja qualquer "coitadismo".

  8. Alexandre Postado em 09/May/2014 às 11:18

    Pouco importa se BOECHAT tem passado coxinha ou NÃO, POUCO ME IMPORTA SE ELE BLINDOU O PSDB OU NÃO, como contribuinte do estado do Paraná e do Brasil, quero SABER A PORRA DA RESPOSTA. Aquela PESSOA INVESTIDA NO CARGO DE SENADOR TRABALHA PARA NÓS. E NO MINIMO, QUEREMOS SABER O QUE SE PASSA COM A CARREIRA PÚBLICA DE QUEM NOS REPRESENTA. ESTE TIPO DE ATITUDE NÃO CONTEMPLA EM NADA O NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E MUITO DESRESPEITA OS CIDÃDÃOS PARA QUEM AQUELE ABODADO TRABALHA.

    • Aristóteles Postado em 10/May/2014 às 10:13

      Pois você, meu caro, e outros adeptos ao tucanato, pode preparar o estoque de raiva, porque, Roberto Requião - se for candidato - será Governador do Paraná e, aí sim, voltaremos a ter gente como a gente a governar o Paraná. Pode espernear, caríssimo, o dia chegará, apesar de você!

  9. Fábio Postado em 09/May/2014 às 13:19

    O Boechat é excelente mas as vezes vai pelo senso comum... O Requião é um dos poucos bons políticos brasileiros e junto com Pedro Simon talvez sejam os ultimos exemplares do velho MDB no atual PMDB. Bobagem esse problema entre os dois...

  10. Eliana Postado em 09/May/2014 às 14:19

    Sim, Pereira. O senador tucano mordeu a isca!!!

  11. Sidney Postado em 09/May/2014 às 14:52

    Esse Ricardo Boechat é um de tantos jornalistas talentosos, que denunciam e fazem críticas desde que seus patrões, nos caso dele os Saad, aprovem, não passa de um amestrado, nunca escutei qualquer menção em seu programa, sobre por exemplo o caso da sonegação fiscal da Globo, ou sobre a os trensaleiros tucanos. O senador Roberto Requiao é um homem honrado, uma raridade no PMDB, quando no Governo do Paraná, atacou de frente a questão dos pedágios caríssimos herança da tucanagem, a Globo não gosta dele, e isso já mostra que ele contraria os piores interesses.

  12. José Silva Postado em 09/May/2014 às 16:15

    O processo é por causa do que foi dito nesse video? Eu não ví nenhuma ofensa. Chamam o Joaquim Barbosa de Capitão do Mato. A Dilma então... já foi chamada de tudo quanto foi nome, mesmo na mídia "Mainstream". Forçou a barra com esse processo.

    • Müller Postado em 10/May/2014 às 06:39

      Pois é, às vezes eu até me surpreendo e aprendo xingamentos novos com os reaças partidários...xingam a Dilma, o PT ou qualquer coisa ligada a cor vermelha dos mais variados termos chulos...é cômico ler a intensidade do desequilíbrio...

  13. Tammy Postado em 09/May/2014 às 17:53

    Cara, eu simpatizo com o Requião mas foi uma idiotice isso que ele fez. Agora o que me deixa intrigada é que Aloysio Nunes deu o mesmo piti com um jornalista essa semana aí "O Cafezinho" fez duras críticas. O pau que bate em Chico, tem que bater em Francisco. Pessoas públicas não podem se esquivar de dar satisfação sobre os recursos públicos. Uma pena esse comportamento, de ambos os lados.

  14. algopi Postado em 09/May/2014 às 23:46

    O Boechat é um dos maiores enganadores do jornalismo brasileiro. Não passa de um playboy bon-vivant que adora as benesses da classe média e pra fazer estilo ataca tudo que diz respeito à politica, fazendo o jogo meritocrático de valorizar os técnicos e desvalorizar políticos. Claro, politico´é escolha de povo e povo não sabe escolher. Quem sabe é ele e sua classe coxinha que abomina a democracia representativa. O Boechat não merece audiência nem consideração porque além de detrator e destruidor de reputação, ele é leviano. Acusa sem prova, fala pelos cotovelos sem levar em conta que está falando para o público. Parece que está sempre dopado, o que não duvido muito pois é da sua turma curtir umas cheiradinhas.

    • nietzsche Postado em 14/May/2014 às 13:09

      disse tudo...

    • enganado Postado em 11/Oct/2016 às 00:49

      Completando . . . . É um grande safado como TODA DIREITA ANGLO-NAZI-SIONISTA-CAFAJESTE_ ... que MANDA e DESMANDA no __braziUS__. O pessoal do Gatilho adora o próprio, pois só falta a MERDALHA igual a do MORO que é da mesma laia.

  15. Leonardo Postado em 10/May/2014 às 15:27

    Só pra queimar ainda mais essa pseudo esquerda nacional kkk