Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 13/May/2014 às 10:19
14
Comentários

O pecado de Fernanda Colombo é ser bonita?

Os machistas do futebol parecem desejar que a bandeirinha Fernanda Colombo não erre nunca. Porque, a cada erro, sua beleza será invocada contra ela

bandeirinha fernanda colombo
A bandeirinha Fernanda Colombo (Reprodução)

Scott Moore*

Ladies & Gentlemen:

Boss me inteira da polêmica em torno da lineswoman (bandeirinha) Fernanda Colombo.

Vejo os lances pelos quais ela é acusada e chego a uma conclusão: seu pecado é ser bonita.

Porque errar todos erram.

No campeonato brilhantemente ganho pelo meu Man City, quantos pênaltis reais foram marcados erradamente? Muitos. Quantos pênaltis fajutos deixaram de ser marcados? Muitos. E impedimentos assinalados absurdamente? Muitos.

Como sempre, houve reclamações copiosas dos dirigentes, treinadores e jogadores de vários times da Premier League. Mas ninguém invocou o gênero sexual dos juízes e dos linesmen.

Os machistas do futebol parecem desejar o seguinte: que Fernanda não erre nunca. Porque, a cada erro, sua beleza será invocada contra ela.

Ladies and Gentlemen: a melhor história que conheço de bandeiras aconteceu na Copa de 1966, vencida pela melhor seleção de todos os tempos, a nossa.

Na final entre nós e os alemães, o bandeira russo deu como gol inglês uma bola que passou longe da linha. Era a prorrogação, depois de um jogo que no tempo regulamentar terminara 2 a 2.

Nossos inimigos reclamaram. O bandeira russo afirmou convicto que a bola entrara – uma tremenda de uma mentira.

Tempos depois, alguém lhe perguntou: por quê? Por quê aquele gesto? E ele respondeu: “Por Stalingrado”.

Na batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra, milhares de russos morreram nas mãos dos invasores alemães. O bandeira se vingara.

O caso de Fernanda é bem menos pitoresco. E ainda mais chocante na dose ultrajante de machismo que está associada às reclamações.

Um diretor do Cruzeiro chegou a sugerir que ela deveria posar para a revista Playboy.

Bem, aqui haveria consequências. Somos menos condescendentes. Um locutor e um comentarista que fizeram piada sexista de uma bandeirinha foram, simplesmente, banidos da emissora para a qual trabalhavam.

Fernanda Colombo, com erros e acertos como qualquer bandeirinha, traz uma coisa rara no futebol brasileiro destes tempos: beleza e graça.

Os jogos são feios, truncados. Os estádios, vazios, pioram ainda mais a qualidade do espetáculo.

Fernanda é um foco de brilho num quadro desolador.

O mundo masculino do futebol brasileiro erra, erra e ainda erra. Jogadores com salários enormes perdem gols incríveis. Técnicos tomam decisões estapafúrdias. Dirigentes não conseguem administrar decentemente um time.

E só os erros de Fernanda são discutidos?

Daqui de Londres, numa ressaca infernal depois do título épico do meu glorioso Man City, despacho minha completa solidariedade a Fernanda Colombo.

O único pecado dela, repito, é ser bonita.

Sincerely

*Scott Moore é jornalista inglês | DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. Gustavo Postado em 13/May/2014 às 10:26

    O erro dela eh discutido porque a posicao dela nao eh passivel de erros, ao contrario dos jogadores. No caso, argumenta-se do lance do Cruzeiro, mas durante a semana ela tambem cometeu erros capitais pela Copa do Brasil. Nao se discute por ela ser bonita, mas por seus erros decidirem o resultado do placar.

    • Felipe Postado em 13/May/2014 às 11:41

      Exatamente... ela errou já muito, não foi exclusivo desse jogo. Tô achando que ela é muito fraca.

      • Marcelo Postado em 23/May/2014 às 11:16

        Idem. Esse papo de "machismo" já dá no saco. Na verdade toda ideologia feminista é uma forma de religião onde se tenta colocar um sexo no altar e o outro é demonizado.

  2. Pereira Postado em 13/May/2014 às 10:26

    Acho que deveriam por essa moça no lugar do arnaldo cesar coelho , eta juizinho ladrão !!!! , desde que ela nao erre contra o Grêmio ta bom

  3. testemunha binocular Postado em 13/May/2014 às 10:32

    Eu também quero defender a pobrezinha !... Gaaaaaaaaaata !!!

  4. Rafael Postado em 13/May/2014 às 11:12

    Se for nervosismo dela, tudo bem, eu mais que entendo-a, agora se for falta de habilidade mesmo, aí fica a questão: ela realmente tá ali porque quer ser uma bandeirinha, ou a CBF colocou-a ali para mostrar à FIFA nossas "belezas naturais"? Afinal de contas ela mal começou a bandeirar na 1º divisão e já há boatos de que é candidata a atuar pela FIFA...

  5. Lopes Postado em 13/May/2014 às 11:19

    Ela tem salvo conduto!

  6. Gleidson Postado em 13/May/2014 às 11:32

    Comentei sobre isso na Carta Capital e volto a falar aqui. Quem explora a beleza da bandeira é a mídia e não o futebol em si. Ela foi recentemente descoberta e ganhou os holofotes da imprensa por ser bonita (veja bem, ela é uma profissional e, como tal, deve exercer o seu trabalho da melhor forma). Com o devido destaque dado a ela, foi premiada para atuar em um grande clássico do futebol brasileiro. Suas atuações anteriores a credenciaram para isto? Não! Isto é fato. Ela (profissionalmente falando) não poderia atuar em um clássico, onde a repercussão por erro ganha uma dimensão muito grande na mídia. Outra da imprensa. Todas as perguntas relacionadas a ela feitas a dirigentes e jogadores são sempre colocadas com relação a sua beleza. Isso é coincidência ou estão apenas jogando gasolina no meio do fogareiro? Uma hora, em um país comprovadamente machista como o Brasil, uma pérola como a do dirigente do Cruzeiro vai sair, e então, virão vário debates subsequentes sobre o machismo no Brasil. Ela errou. Ponto. Não se deve julgá-la pela beleza, mas pelos seus erros. Assim como não deve se isentar de culpa a CBF que a escalou para a partida e a imprensa que vai acompanhar todas as partidas da "nova musa da arbitragem", rótulo "nem um pouco machista" atribuída para a bandeirinha em diversos meios esportivos.

  7. Thiago Teixeira Postado em 13/May/2014 às 12:11

    Quando uma pessoa erra, os corneteiros de plantão procuram atingir o ponto "diferente" da pessoa (lembrando que o padrão coxinha brasileiro é ser homem, branco, hetero, tucano, morador da capital, magro, católico, conservador, nível superior, ter uma foto em frente a torre Eiffel, cabelo curto, jovem e sem nenhuma necessidade especial).

    • Flávio Loureiro Postado em 14/May/2014 às 18:01

      Obrigado por demonstrar que não sabe o que é um "coxinha". Ah, e ao padronizar um grupo de pessoas com base em uma suposta opinião, você está agindo com preconceito. De nada.

  8. Flávio Loureiro Postado em 13/May/2014 às 12:15

    OK OK, então a culpa dos erros que ela cometeu são do machismo agora? Fala sério...

  9. rodrigo Postado em 13/May/2014 às 15:02

    Thiago quem lhe ensinou o que é coxinha? Foi essa imprensa da internet que tanto defende o PT? Me diz qual é a diferença para o lixo da globo que ensina também outras coisas? Tanto quem assiste a globo e tanto quem acessa esses sites, que não tem uma opinião formada e sim algo que viram em algum lugar são vítimas do ufanismo. E voltando q moça, tantos bandeirinhas erraram e foram punidos, porque ela não deve ser punida também? Machista é o escritor que defende tratamento diferente a moça.

  10. Bruno R. Postado em 13/May/2014 às 16:21

    " Fernanda Colombo, com erros e acertos como qualquer bandeirinha, traz uma coisa rara no futebol brasileiro destes tempos: beleza e graça. Fernanda é um foco de brilho num quadro desolador." Oras, se ela está ali para trazer beleza e graça, ser um foco de brilho, então ser bonita tem sido determinante na rápida ascensão de sua carreira. De que lado está o machismo mesmo? Fato é que ele tem apenas 23 anos, 1 ano de carreira e já está escalada em jogos importantes, como um classico regional na série A. Para isso, ele teria de ser excepcional, fora de série e extremamente preparada, o que não parece ser o caso (ainda). Claro que o país é machista e o futebol, como amplificador de nossos sentimentos, é ainda mais machista. A mídia esportiva também não ajuda, ao referir-se à Fernanda como "musa".

    • Thiago Teixeira Postado em 13/May/2014 às 18:01

      "Mídia Esportiva" ... Minha vontade era de criar um blog só para discutir o assunto. Há tanta patifaria, muitas coisas escrotas a serem observadas. Um fato que me preocupa a anos se refere ao esvaziamento progressivo dos estádios. Acho preocupante e tudo tem a ver com a má influencia da mídia, principalmente dos clubes do interior, os campeonatos da segundona que contagiavam as cidades, sendo futebol, basquete, vôlei, salão e que estão liquidados.