Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 20/May/2014 às 23:33
28
Comentários

Bandeira de Cuba em clipe oficial da Copa irrita senador do PSDB

Aparição da bandeira de Cuba no clipe oficial da Copa do Mundo é criticada em página de Álvaro Dias (PSDB-PR). O senador e sua assessoria não teriam algo de mais relevante com o que se preocupar?

clipe oficial da copa 2014
(Clipe oficial da Copa do Mundo 2014)

Rodrigo Borges, Esporte Fino

Deveria ser um evento banal, o lançamento do clipe da música oficial da Copa. Mas, opa!, tem uma bandeira de Cuba ali no vídeo. Pronto, motivo para mais uma tola teoria conspiratória.

Durante o vídeo, a bandeira cubana aparece algumas vezes. Cuba foi uma vez à Copa, em 1938, e não deve voltar a um Mundial tão cedo. Então por que não bolar teoria conspiratória, não é mesmo?

Nesta segunda-feira, na página do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) no Facebook, apareceu um frame do vídeo – onde se vê a bandeira cubana. A foto vem com uma pergunta: “Se Cuba não está na Copa… Porque sua bandeira está no clipe da Copa?”. Há um texto assinado por “Eduardo – Assessoria”:

Cuba, uma das piores seleções nas eliminatórias das Américas do Norte e Central (apenas 1 ponto em seis jogos, eliminada em último em seu grupo), aparece com destaque no clipe oficial da Copa, que conta com a cantora brasileira Claudia Leite, além do rapper Pitbull e da americana Jennifer Lopez. A bandeira cubana aparece sendo agitada por torcedores em quatro momentos do clipe.

Não é preciso muito esforço pra entender a relação que se pretende fazer com a postagem, ainda que não seja dito. Ler alguns dos mais de 21 mil comentários ajuda a entender o recado transmitido. Cuba, governo brasileiro, PT.

Acontece que basta olhar com atenção por poucos segundos para a imagem usada na postagem para ver que a bandeira de Cuba não é a única dentre os países que não jogarão a Copa. Ali, é possível identificar pelo menos mais seis: Bahamas, Dinamarca, Finlândia, Guatemala, Israel e Suécia. Em outros momentos do vídeo, há um grande número de bandeiras de países que não jogarão o Mundial: África do Sul, Bolívia, Djibuti, Escócia, Nicarágua, Omã, Panamá, Peru, República Dominicana, Somália, Trinidad e Tobago e Venezuela são alguns deles. Você pode achar vários outros.

É uma homenagem evidente a países que, na visão da Fifa, disputaram a Copa. As Eliminatórias são parte do Mundial. O que o Brasil receberá a partir do dia 12 de junho são as finais da Copa.

Pitbull, que interpreta a música oficial da Copa ao lado da americana Jennifer Lopez e da brasileira Claudia Leitte, nasceu em Miami, mas tem ascendência cubana. Habitualmente usa a bandeira de Cuba em vídeos e apresentações.

E que tal lembrar que a música oficial da Copa (assim como seu vídeo) não tem qualquer ligação com o governo brasileiro? A relação, no máximo, é com a Fifa. Será, então, que a Fifa está planejando um golpe comunista?

Talvez seja um bom tema para a próxima teoria da conspiração. A Fifa é comunista e, como disse no Facebook Ivan Capelli, o presidente da entidade se chama Joseph numa homenagem a Stallin.

Por favor, parem de falar mer**.

Recomendados para você

Comentários

  1. Matheus B. Postado em 20/May/2014 às 18:18

    Hehehe, porque o site não evoca aquela teoria gestalt aplicada à suposta mensagem subliminar na novela Geração Brasil? Lá havia uma conspiração da Globo, aqui é besteira? Ambas são besteira, obviamente.

    • Paulo Postado em 20/May/2014 às 19:41

      Exatamente, pensei a mesma coisa.

    • imjustastupidguy Postado em 20/May/2014 às 19:59

      O texto explicou a razão.

    • Grey Postado em 20/May/2014 às 22:54

      Pq aparecer a bandeira de Cuba em um clipe, não significa "Vote no partido X!". Se tivesse uma bandeira do PT ou qualquer partido, eu concordaria q esta errado, agora, a bandeira de um país, qualquer q seja, não conta como propaganda politica.

    • Renato Luís Postado em 21/May/2014 às 14:48

      Muito bom companheiro... Resumindo: Onde falta política, sobra imbecilidade ... VLW

    • Renato Luís Postado em 21/May/2014 às 14:50

      Muito bom Matheus ! Resumindo : onde falta política, sobra idiotices... "Em casa que não tem pão, todos gritam mas ninguém tem razão"... vlw

    • Daniela Dias Postado em 21/May/2014 às 15:18

      A diferença que a globo é emissora brasileira e a FIFA ( além de tendência capitalista) é uma FEDERAÇÃO INTERNACIONAL... sabe nada!!! SQN

  2. Andrea Postado em 20/May/2014 às 19:30

    Só rindo mesmo hahaha. Mas acredito que a bandeira de Cuba aparece várias vezes por causa do cantor, o Pitbull é filho de pais cubanos e tem muito orgulho disso. Existe uma outra música "oficial" também, que até então eu só conhecia aquela, e muito melhor que esta, de qualquer forma inventam qualquer coisa pra agredir uns aos outros, incrível o nível de intolerância das pessoas com o oposto. Se alguém tiver interesse em ver a outra música, segue este link: http://www.youtube.com/watch?v=zlbUGfIn0Tw

  3. etutoris Postado em 20/May/2014 às 19:49

    Eu estou revoltado.... Tire esse vídeo do ar. Aos 2:46 aparece a bandeira mais colorida de um time de futebol... Fortaleza Esporte Clube... Arriégua... se fosse pelo enos do Ceará, ai sim... seria legal...

  4. Keyla Postado em 20/May/2014 às 20:08

    Israel também não vai a copa, por que a bandeira aparece no clipe??????

  5. sergio melo Postado em 20/May/2014 às 20:44

    Carlito Revez e Adriano também não vão à Copa mas aparecem no video

  6. Leonardo Barreto Postado em 20/May/2014 às 22:57

    No mínimo um grande ignorante. Armando Christian Pérez, mais conhecido como Pitbull, possui ascendência cubana e cresceu influenciado por homens como o grande Jose Martí.

  7. wallace Postado em 20/May/2014 às 23:04

    O Povinho medíocre. Tanta coisa mais importante p se preocupar. Deixa cuba p lá. Já se imaginou aw tivesse uma bandeira com a suástica nazista? Ai sim seria o cúmulo.

  8. célio Postado em 20/May/2014 às 23:56

    assim, no bagulho da novela ainda dava p estabelecer uma relação, embora eu tenha achado ridículo chiar por causa daquilo, mas essa da bandeira conseguiu superar

  9. Marcos Pinheiro Postado em 21/May/2014 às 00:03

    Rapaz, essa gente tem uma especie de complexo homossexual Freudiano enrustido do cacete as avessas, os caras vivem num retrocesso como se estivessem no tempo do Macartismo lá nos EUA. Vendo ameça comunista em tudo, somente como afirmação para dizer que não é.

  10. Eduardo Abreu Postado em 21/May/2014 às 00:10

    estão é com medo de perder o restinho de partido que tem, depois desta eleição teremos mais um nanico.... SOMOS UM SÓ......ou seja somos o mundo, somos globalizados, será que tucano não sabe disso.... ou é chilique mesmo....

  11. Thiago Teixeira Postado em 21/May/2014 às 07:40

    Cala a sua boca Senador, e arrume o que fazer.

  12. Tammy Postado em 21/May/2014 às 10:18

    Agora deu... Vão querer riscar cuba do mapa mundi tb para não parecer ameaça socialista?

  13. Marcos Postado em 21/May/2014 às 10:35

    Só falta os coxinhas dizerem que estamos importando cantores cubanos com dinheiro público... kkkk

  14. Márcio Postado em 21/May/2014 às 11:15

    Eleições a vista, tudo passa a ser motivo para criticas. Parece que o Senador Alvaro Dias se equivocou observando apenas a bandeira de Cuba. Nestes momentos tudo é válido para uma oposição desesperada. Estamos ou não estamos em uma democracia? Aqui em nosso pais temos dois partidos comunistas, não entendi o motivo da preocupação do Senador.

  15. Rubia Postado em 21/May/2014 às 13:36

    vi também a bandeira da Argentina algumas vezes... será alguma conspiração para que os brasileiros passem a dançar mais tango que samba? Aff... que senador sem noção!

  16. Eduardo Abreu Postado em 21/May/2014 às 15:30

    OUTRO DIA UM ME MANDOU CONHECER O HOLOCAUSTO DE HODOMODOR, praticado por Stalin no inicio da revolução russa..... tem gente que acha que pobre poder ter oportunidade é coisa do outro mundo.... compara com genocídio contra a humanidade..... chega a beirar o absurdo.... agora deixar pobres a beira da miséria, ao cada um por si e o Estado dando privilégios para alguns isso é regime "legal"... um tal de neo liberalismo(coisa do coisa).

  17. Indignada Postado em 21/May/2014 às 15:33

    Acho melhor contar o tanto de bunda e mulheres semi-nuas que aparecem no clipe reforçando o estereótipo do Brasil como lugar para se fazer turismo sexual. Fica a dica.

  18. Aristóteles Postado em 21/May/2014 às 22:08

    O vídeo ficou uma maravilha. Bonito, mesmo! É o que interessa, acho eu. Quanto ao Senador Álvaro Dias e seu "piá pançudo"; deveriam pendurar melancias nos respectivos pescoços, para aparecer. Trabalhar que é bom, nada! Vivem só de fofoca. Vade retro!!

  19. Francisco Postado em 22/May/2014 às 10:42

    Tudo isso faz parte da nóia, não teve um maluco aí que viu o "45" do PSDB no titulo de uma novela nova da Globo? Maluco nesse pais é que nem gaúcho, tem em todo lugar.

  20. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 22/May/2014 às 14:11

    Eu já suspeitava da imbecilidade desse Alvaro Dias; mas com essa daí eu acabo de ver que o cara é realmente um idiota. Aí então eu fico pensando! Será que o pessoal que o colocou no governo não tem o mesmo perfil?

  21. Elias Postado em 22/May/2014 às 21:27

    Em Cuba não existe ABSOLUTAMENTE NADA, quem defende aquilo lá é maluco, os médicos no Brasil ganham um pouco mais de R$ 1000 e sabem porque vem para cá? Porque isso é uma FORTUNA para eles, conversei com médicos Cubanos por sinal por acaso, em Cuba até mesmo uma cola de sapato é algo raro e extremamente raro, é um país completamente falido e ditatorial, defender Cuba é uma ignorância absurda do que ocorre lá. Semelhante ao fanatismo Islâmico, "nova religião".

  22. Marcus Postado em 24/May/2014 às 10:02

    Eles sabem que falar mal dos programas sociais petistas e da corrupção não funciona mais, daí inventaram essa de tentar associar o PT ao comunismo, mas já devem ter percebido que pessoas bem informadas não compram essa lorota.