Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 02/May/2014 às 18:06
8
Comentários

Agência criadora do #somostodosmacacos comenta campanha polêmica

Agência responsável pela criação da campanha #somostodosmacacos se manifesta sobre a polêmica

campanha somos todos macacos
Campanha #somostodosmacacos gerou polêmica na internet (Reprodução)

A Loducca, responsável pela campanha Somos Todos Macacos, liberou um comunicado oficial sobre a repercussão atingida:

Como toda manifestação, o #somostodosmacacos – mesmo atingindo dimensão mundial e provocando uma discussão honesta sobre um tema, infelizmente, mais atual do que gostaríamos – gerou algumas dúvidas sobre ele mesmo, sobre a forma e também sobre a participação de uma empresa de comunicação nele, nós.

Por isso, estamos nos manifestando oficialmente sobre cada um dos principais temas levantados, alguns bastante pertinentes, outros, nem tanto ao nosso ver.

Felizmente a maioria compreendeu a importância e soube ver a maneira irônica e icônica (banana) que foi usada e, por isso mesmo, fez sucesso tão rápida e espontaneamente.

Segundo o Daniel Alves em entrevista para a revista Placar após o incidente no jogo de 29/3, no jogo contra o Espanyol, onde alguns “torcedores” jogaram bananas no campo para os jogadores brasileiros do Barcelona, mas que tanto o Neymar Jr. quanto o Daniel Alves, não viram na hora só tendo conhecimento do que aconteceu, mais tarde, pela imprensa.

Quando souberam, ainda segundo Daniel Alves, Neymar teria comentado em tom de brincadeira que, “se tivesse visto a banana, teria comido”.

Na volta para Barcelona, depois da derrota para o Granada, torcedores imitaram macacos quando Neymar Jr. estava chegando ao Camp Nou. Nesse momento, Neymar Jr., sabendo da responsabilidade mundial que tem, quis se manifestar contra o racismo e nos pediu, junto com Sr. Neymar e Eduardo Musa, que pensássemos em algo que pudesse ser feito nas redes sociais.

Por que nós? Há anos a Loducca orienta parte das ações de comunicação do Neymar Jr., do Instituto Neymar Jr., etc. O natural seria conversar conosco.

Nos pareceu (e ainda nos parece) que fazer algo bem-humorado, irônico e que ridicularizasse as atitudes racistas teria maior capacidade de levantar a discussão, seria mais eficiente em tocar o coração das pessoas do que algo que reclamasse, chorasse ou ficasse tentando reforçar um papel de vítima (caminhos que já foram seguidos em momentos diferentes, têm seus méritos, mas que não tiveram a mesma repercussão). Ainda mais para uma pessoa com a personalidade alegre, brilhante e divertida como a do Neymar Jr. Tinha que ser algo como ele.

Saiba mais: Acontecendo Aqui

Recomendados para você

Comentários

  1. Peterson Silva Postado em 02/May/2014 às 18:23

    Tornar "popular" = esvaziar de conteúdo. Nesse caso, ao apagar as diferenças mediante recurso da igualdade formal.

  2. Thiago Teixeira Postado em 02/May/2014 às 19:22

    Não estou nem ai se é a Loducca, Neymar, isso é irrelevante. O positivo é a proposta de ridicularizar e ironizar as atitudes racista. Não existe combate mais eficiente contra a mentalidade conservadora do que o desprezo

  3. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 02/May/2014 às 21:42

    Meu esse texto para mim está cheirando hipocrisia, porque voce não como uma atitude dessa de racismo uma "brincadeira" para ridicularizar um ato desses. Esse fato tem que ser discutido mais seriamente entre os clubes e a sociedade, para ver onde está a raiz do fato. E não tomar uma atitude oportunista que teve a ótica para ganhar dinheiro e fazer uma camiseta "banalizando" o fato.

  4. tania Postado em 03/May/2014 às 14:55

    Este texto diz nada com nada sobre o que REALMENTE está causando polêmica. É o fato de terem sido não irônicos, mas maquiavélicos e indecentes ao usar o racismo para vender camisetas. Porque o acontecimento do campo também pode ser visto como algo armado, até se diz que quem jogou a banana era um espanhol amigo do LUciano Hulk que é um dos envolvidos no negócio. Porque ñão haveria como lançar uma campanha dessa magnitude assim, de um dia pra outro, ja tendo as camisetas à venda, isso é mesmo muito cinismo eles darem uma nota dessas que não diz nada com nada e se diz, ainda é que acharam de fazer uma brincadeira com algo tão sério como é o racismo.

  5. Lorene Postado em 03/May/2014 às 15:32

    Campanha pensada por branco coxinha. O movimento negro sempre lutou ao invés de ficar reclamando e vitimizando. Foram calhordas no argumento assim como na campanha. Da próxima vez podiam perguntar a opinião de um preto militante. Neymar sequer se considera negro!

  6. mauricio augusto martins Postado em 03/May/2014 às 15:32

    Nos anos 80 em Publicidade, já utilizávamos a Psicologia Inversa, com bons resultados, o papel de uma Agência de Propaganda é fundamental para Anunciar um produto e fazer a propaganda Patrimonial que ao que parece este é o caso em voga, a continuação do Sucesso, fica por conta da qualidade e atendimento do Produto, nestes novos tempos, onde o Sr. Consumidor passou a ser mais exigente e Politicamente Correto, não existem mais espaços para os que dão "audiência" ao pig principalmente a grobo(segundo seu próprio âncora) para os Homer's Simpsons, o que aconteceu é que "artistas"(é preciso ser artista mesmo) da grobo, e "brogueiros porqueiros" da direitona-furiosa acharam de "embarcar"(como sempre o fazem), num spot-case "polêmico", e ai dá merda mesmo, a muito já tiramos o que era "moda" "pensamentos vazios" "teor de estofo de travesseiros" da própria MODA, desnudados e incultos, tendem a declinar para as melhores criações, como Filosoficamente não sentiram a Valesca pelo "Beijinho no Ombro", terão que engolir a Gretchem #somostodosviados, esta sim poderia ser a Diretora de Criação "Sonho" de qualquer Head Hunter...maumau

  7. Maria Aparecida Jubé Postado em 03/May/2014 às 17:11

    Eu continuo achando absurdo pessoas como Luciano Hulk que não sabe nem de longe o que é racismo, usar uma das maiores desgraças de todos os tempos contra a humanidade para ganhar dinheiro. Parece que para eles racismo é jogar uma banana no campo para um jogador negro, parece que não querem lembrar dos milhões de seres humanos escravizados que sofreram todas as ignomínias possíveis por terem a cor da pele negra, pois tirando a pele o resto é exatamente igual em tudo. Será que essa é a nova forma de se lucrar com a cor da pele de um ser humano?

  8. deisi Postado em 03/May/2014 às 17:29

    Maria seu comentário foi perfeito quanto ao Hulk ele só mostrou a cara sem mascara ,pior é que vai ganhar dinheiro com a venda das camisetas além de hipócrita oportunista lamentável .