Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 16/May/2014 às 16:22
58
Comentários

10 motivos para amar José Mujica

Entre outras coisas, o ex-guerrilheiro marxista legalizou a maconha, o aborto e rejeita os benefícios da presidência. Em um mundo faminto por alternativas, suas inovações colocaram o Uruguai no mapa como uma das governanças progressistas e criativas mais empolgantes

mujica uruguai
José Pepe Mujica, presidente do Uruguai (Divulgação)

O presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, um ex-guerrilheiro marxista de 78 anos – passando 14 deles na prisão e em sua maioria na solitária, recentemente visitou os EUA para um encontro com o presidente Barack Obama, no qual falaram sobre variados assuntos. Ele disse à Obama que os norte-americanos deveriam fumar menos e aprender mais idiomas. Discursou para uma sala cheia de empresários na Câmara do Comércio dos EUA sobre os benefícios na redistribuição de riqueza e aumento do salário para a classe trabalhadora. Falou aos estudantes da American University que não existem “guerras justas”. Qualquer que fosse a audiência, ele falava espontaneamente e com uma honestidade tão brutal que ficava difícil não amar o cara.

Aqui estão as 10 razões para você também amar o presidente Mujica.

1. Ele vive com simplicidade e rejeita os benefícios da presidência: Mujica se recusou a viver no Palácio Presidencial ou ter um “cortejo motorizado”. Ele vive em uma casa de apenas um quarto na fazenda de sua esposa e dirige um fusca de 1978. “Houve muitos anos em que eu ficaria feliz em apenas ter um colchão”, disse Mujica, se referindo a seu tempo na prisão. Ele doa mais de 90% de seu salário de 12 mil dólares à caridade – o que o coloca no mesmo patamar de renda de um cidadão uruguaio comum. Quando o taxaram de “o presidente mais pobre do mundo”, ele também refutou o rótulo: “Uma pessoa pobre não é aquela que tem pouco, mas aquela que precisa sempre de mais e mais e mais. Eu não vivo na pobreza, vivo com simplicidade. Necessito de poucas coisas para viver”.

2. Ele apoiou a pioneira legalização da maconha em seu país: “Em nenhuma parte do mundo a repressão ao consumo de drogas trouxe resultados. É hora de tentar algo diferente”, disse Mujica, na época. Então, nesse ano, o Uruguai se tornou o primeiro país a regular legalmente a produção, venda e consumo de maconha. A lei permite que indivíduos cultivem certo montante por ano e o governo controla o preço da maconha vendido nas farmácias. A lei exige que consumidores, vendedores e distribuidores que tenham uma licença emitida pelo governo. A experiência uruguaia almeja tirar o mercado dos traficantes de drogas e tratar o vício às drogas como um assunto de saúde pública. O experimento promete ainda ecoar por todo o mundo.

3. Em 2013, Mujica assinou a lei que transformou o Uruguai a ser o segundo país da América Latina (depois da Argentina) a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo: Ele disse que legalizar o casamento homossexual é simplesmente reconhecer a realidade: “Não tornar isso legal seria uma tortura desnecessária para algumas pessoas”. Recentemente, o Uruguai também avançou na questão de permitir que homossexuais – até casais – sirvam nas forças armadas.

4. Ele não tem medo de bater de frente com os abusos de grandes corporações, como deixa evidente a batalha épica de seu governo contra o gigante do tabaco norte-americano, Philip Morris: Um ex-fumante, Mujica disse que o tabaco é um matador que deve ser mantido sob controle. Mas a Philip Morris está processando o Uruguai em 25 milhões de dólares no Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos, pois as rígidas leis do país sobre o cigarro proíbem que se fume em espaços públicos fechados e requerem rótulos de advertência – incluindo imagens gráficas sobre os efeitos na saúde (quase igual ao Brasil). A Philip Morris é a maior empresa da indústria do cigarro nos EUA, possui enormes interesses comerciais ao redor do mundo e um muito bem pago exército de advogados. A batalha do Uruguai contra esse Golias norte-americano também terá repercussões globais.

5. Ele apoiou a legalização do aborto no Uruguai (seu antecessor havia vetado a lei): A lei é bem limitada, comparada às dos EUA e da Europa. Ela permite o aborto dentro das 12 primeiras semanas de gestação e exige que a mulher se encontre com uma banca de médicos e assistentes sociais para esclarecer os riscos e possíveis efeitos colaterais de um aborto. Mas essa lei é a mais liberal sobre o aborto na católica e conservadora sociedade latino-americana e é um passo claro na direção certa para os direitos reprodutivos da mulher.

6. Ele é um ambientalista tentando limitar a necessidade do consumo. Na conferência Rio+20, de 2012, ele criticou o modelo de desenvolvimento advogado pelas sociedades ricas: “Nós podemos reciclar praticamente tudo hoje. Se vivêssemos dentro de nossas necessidades –ao ser prudente – as 7 bilhões de pessoas no mundo teriam tudo o que elas precisam. As políticas globais deveriam caminhar nessa direção”, disse ele. Recentemente, Mujica também rejeitou um projeto conjunto com o Brasil que iria fornecer a seu país energia barata vinda do carvão, por conta de seus receios em relação a dano ambiental.

7. Ele tem focado na redistribuição da riqueza nacional, alegando que sua administração reduziu a pobreza de 37% para 11%. “Empresários apenas querem aumentar seus lucros; cabe ao governo garantir que eles distribuam o suficiente desses lucros para que os trabalhadores tenham dinheiro para consumir os bens que produzem”, ele discursou na Câmara do Comércio dos EUA. “Não é mistério algum que menos pobreza, mais comércio. O investimento mais importante que podemos fazer está nos recursos humanos”. As políticas de redistribuição de seu governo incluem estabelecer os preços em bens essenciais como leite, por exemplo, e o fornecimento de computadores e educação para todas as crianças, de graça.

8. Ele se ofereceu para receber os detentos libertados de Guantánamo: Mujica chamou a prisão norte-americana na Baía de Guantánamo, em Cuba, como uma “desgraça” e insistiu que o Uruguai tomasse a responsabilidade em ajudar o fechamento do centro de detenção. A proposta é impopular no Uruguai, mas Mujica, que foi um prisioneiro político por 14 anos, disse que ele “está fazendo isso pela humanidade”.

9. Ele se opõe à guerra e ao militarismo. “O mundo gasta 2 milhões de dólares a cada minuto em recursos militares”, exclamou horrorizado aos estudantes da American University. “Eu costumava pensar que haviam guerras nobres e justas, mas eu não acredito mais nisso”, disse o ex-guerrilheiro. “Hoje, acho que a única solução são negociações. A pior negociação é preferível à melhor guerra, e a única maneira de garantir a paz é cultivar a tolerância”.

10. Ele tem uma adorável cadela de três patas: Manuela perdeu uma pata quando Mujica acidentalmente a atropelou com um trator. Desde então, Mujica e Manuela são praticamente inseparáveis.

A influência de Pepe Mujica vai muito além de ser o líder de um pequeno país de 3 milhões de pessoas. Em um mundo faminto por alternativas, as inovações que ele e seus colegas estão promovendo colocaram o Uruguai no mapa como uma das governanças progressistas e criativas mais empolgantes.

Por Medea Benjamin, em Alternet | Tradução: Vinicius Gomes

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 16/May/2014 às 16:57

    Têm só 2 para criminalizar esse lobo em pele de corderinho : Liberação da matança covarde assassina do aborto e legalização de droga.

    • Sócrates Postado em 16/May/2014 às 17:18

      Depende né cara.. se vc for um "fiel" e "Analfabeto" realmente, vc criminalizaria o cara.. mas entendendo do que se trata tanto a legalização das drogas quanto a legalização do aborto, vc n falaria isso...

    • Diego Postado em 16/May/2014 às 17:24

      Pereira, você é um idiota.

      • Rosana Postado em 17/May/2014 às 01:23

        Pro Pereira chegar a ser um idiota ainda terá que evoluir muito.

    • Jovem Liberalista Postado em 16/May/2014 às 17:26

      Por quais motivos você é contra a legalização do aborto e da maconha?

      • Real Postado em 17/May/2014 às 13:58

        Tomara que seu vizinho use maconha o suficiente para que o cheiro desta praga vá para dentro de sua casa, e seus filhos sejam obrigados a cheirar isto o dia inteiro... Isto tudo para garantir o direito do seu vizinho fumar um baseado... Não obstante tomara que seu vizinho tenha a necessidade de sair de carro depois de uma boa fumada no baseado, e seus filhos estejam alegres brincando na rua.... Aproveita também eduque muito bem seus filhos pois os filhos do vizinho e o proprio vizinho esta no direito de oferecer maconha para seu filho, já que e uma substancia inofenciva e não traz risco nenhum para a saúde, ou melhor cura cancer, cura aids, acaba com dor, melhora a inteligencia a memoria... e etc...

      • Pereira Postado em 19/May/2014 às 11:05

        Veja esse vídeo e depois conversamos : https://www.youtube.com/watch?v=XjUGoSr4MWE

    • Janaína Postado em 16/May/2014 às 17:59

      aaahhh! Cala a boca!

    • Dhoco Postado em 16/May/2014 às 18:02

      Se você realmente entendesse sobre o assunto, abrisse a sua mente para novas ideias, e saísse dessa sua bolha "mente fechada" em que vive, talvez entendesse qual o melhor caminho. Porém pessoas limitadas, tendem a não absorver novas ideias, acreditando, apenas, naquilo que lhe convém, naquilo que já é sabido, no obvio. Fico feliz por saber que o mundo não é composto somente por pessoas com esse pensamento. Tens todo o direito de pensar o que quiser, e acreditar naquilo que “lhe convém”, porém não queira que todas vivam na sua fantasia.

      • Pereira Postado em 19/May/2014 às 11:04

        Talvez o melhor caminho seja esse : https://www.youtube.com/watch?v=XjUGoSr4MWE

      • Pereira Postado em 19/May/2014 às 11:07

        è por isso que o mundo ta essa "maravilha" cor de rosa , digo vermelha . !!!!

      • Carina Postado em 20/May/2014 às 10:46

        Dhoco, mandou bem heim ! Pessoas refratárias como esse tal Pereira não saem do lugar comum.

    • H Romeu Pinto Postado em 16/May/2014 às 19:27

      Esse Pereira é um medieval, aposto que ele não consegue nem pensar por si proprio.......

    • Alexandre Postado em 17/May/2014 às 04:50

      Pereira, e se eu te disser que o número de abortos no Uruguai, CAIU, desde sua legalização? E se eu te disser que a maconha foi proibida porque era usada na fabricação de tecidos e cordas, e o petróleo, no começo do século XX não podia ter concorrentes (para o nylon, no caso)? Procure se informar cara.

    • Luiz Fernando Postado em 17/May/2014 às 14:29

      Como se Mujica fosse brasileiro (apesar que eu queria ter alguém como ele por aqui...de qualquer forma, não fico surpreso em ler isso de você. Analfabetos funcionais como você gritam pela criminalização de qualquer linha de pensamento fora do senso comum, inclusive extrapolando limites ao ponto de acharem que podem mandar em outro país.

    • andre nivaldo Postado em 17/May/2014 às 16:42

      Procura evoluir cara

    • Lucas Postado em 17/May/2014 às 21:11

      Pereira, acho que você deveria pensar melhor essas suas concepções.

    • Elias Postado em 18/May/2014 às 15:17

      Exatamente, amar que apoia o genocídio de crianças e drogas? O demônio lembra um anjo e é vermelho.

      • Bruno Postado em 20/May/2014 às 11:45

        Só tenho uma palavra pra você:COXINHA!!!!!!!!!!!1

    • Thiago Postado em 19/May/2014 às 21:38

      Pereira, você é um idiota mesmo. puta merda

    • RaoNeo Postado em 20/May/2014 às 10:33

      Falácia do apelo à piedade.

      • herbo Postado em 20/May/2014 às 14:37

        discutir falácia num artigo que usa "ter uma cadela de 3 patas" como motivos para se AMAR José Mujica é fogo hein!?

  2. Felipe Postado em 16/May/2014 às 17:10

    Pereira, você é um idiota...

  3. Samira Rodrigues Postado em 16/May/2014 às 17:54

    Por um mundo com políticos menos hipócritas e mais progressistas como Pepe Mujica!

  4. Múcio Postado em 16/May/2014 às 18:57

    Ele se perdeu na questão do aborto. É um absurdo liberar homicídios lefalizados prlo estado.

  5. Dulce Postado em 16/May/2014 às 19:13

    Ai, vamos sonhar: o Pepe se nacionalizar brasileiro e o a Consttituicao Brasileira aceitar brasileiros nacionalizados como Presidentes da Republica. Quando leio sobre o Mijuca, sempre me pergunto como ele conseguiu tanto avanco contra poderes tao enormes e em tao pouco tempo? Sinto que no Brasil, mesmo que tivessemos um lider respeitavel, as forcas ignorante, arrogantes, econimicamente poderosas e corruptas nao deixariam as mudancas acontecerem. Entao concluo que a maioria dos uruguaios deve ter uma mente masi aberta, menos corrupcao, ignorancia e arrogancia, sera? Sendo assim talvez o sonho vai ser me tornar uruguaia porque me identifico muito mais com aqueles valores e cada vez menos com os brasileiros que estao expondo tantos valores conservadores e preconceituosos!

  6. Karlinha Postado em 16/May/2014 às 19:38

    Cale essa boca Pereira! Mujique-se!!!

  7. Saemi Postado em 16/May/2014 às 19:49

    Pereira, abra o site da Veja! Lá você encontra inúmeras pessoas que pensam como você e não precisa passar vergonha aqui. (: Quanto ao post, esse Mujica é sensacional.

  8. tammy Postado em 16/May/2014 às 21:39

    Gosto do Mujica, ele pelo menos não quer ser o dono da verdade. É um cara aberto ao diálogo. Ele tb questiona aspectos radicais da esquerda e gosto de quem consegue se autocriticar. Só acho meio incoerente liberar a maconha de um lado e travar disputas ferrenha com o tabaco de outro.

    • Luiz Mutti Machado Postado em 17/May/2014 às 09:49

      Ele é contra a mistura de um monte de drogas, como é feito no cigarro para provocar a dependência,enquanto que o uso da maconha de forma organizada e controlada, descriminaliza seu uso e para de enriquecer os traficantes, aumentando a possibilidade de recuperar os dependente das drogas, tendo em vista que os mesmos estarão identificados de uma forma civilizada e sem preconceito. Parabéns ao Mujica.

    • Raquel Postado em 17/May/2014 às 13:19

      Não é com o tabaco, é com a indústria do tabaco. . . e a legalização da maconha é também uma luta contra a indústria da distribuição dela (tráfico), de modo que o governo possa regular. É perfeitamente coerente. :)

      • Thiago Teixeira Postado em 17/May/2014 às 17:22

        Será que o fato de nosso políticos não liberarem a maconha e o aborto estão ligados diretamente a princípios espirituais? Vamos crer que sim, pois jamais nossos políticos estariam de beneficiando com o tráfico ou clinicas cladestinas, não é?

  9. Aken Postado em 16/May/2014 às 23:40

    Sem desmerecer, mas a mudança proposta é muito mais palpável no Uruguai. Montevidéu tem metade da população do País. É uma cidade bem grande, mas bem longe da realidade do Brasil. SP é umas 10 vezes maior e aqui a desordem impera. Tanto pela história como pela consequente cultura desordeira.

    • Bruno Postado em 20/May/2014 às 11:49

      o VELHO COMPLEXO DE VIRA LATA DE ACHAR QUE MEDIDAS PROGRESSISTAS QUE DERAM CERTO EM OUTROS PAÍSES NÃO VAI DAR NO BRASIL PORQUE BRASILEIRO É INFERIOR AOS ESTRANGEIROS.ENQUANTO OS ESTRANGEIROS SÃO HONESTOS,TRABALHADORES,HONRADOS BRASILEIROS SÃO VAGABUNDOS,DESORDEIROS ,LADRÕES,IGNORANTES,RAÇA INFERIOR.VAI SE FUDER SEU VIRA-LATA DE MERDA

  10. Anders Postado em 17/May/2014 às 08:09

    Acho que o problema com a violencia tb é formentada pela televisão que em qualquer momento do dia só mostra cenas de crimes, mortes, assassinatos, e quando não tem muita morte ou crime eles aumentam situações pequenas para manter a audiência. Essa paranóia da TV Desgraça mantem a população estressada e a ponto de bala para iniciar o caos.

    • herbo Postado em 20/May/2014 às 21:44

      formentada é uma mistura de fomentada e fermentada ? A televisão RETRATA a violência das ruas, não as fomenta. Não é a TV que deixa as pessoas inseguras é a FALTA DE SEGURANÇA!

  11. Thiago Teixeira Postado em 17/May/2014 às 11:36

    10 Motivos para gostarmos do Serra: http://listagram.com.br/personalidades/08/24/10-motivos-para-votar-em-jose-serra/

    • Rafael Martini Postado em 17/May/2014 às 19:03

      Serra, o "malandrão da madrugada"! Huahahahahaha

  12. MOISES LOPES DUTRA Postado em 17/May/2014 às 11:42

    a grande verdade é que todos os que falam do uruguay deveriam conhecer o uruguay falta de cultura e conhecimento dá nisso né perreira......

  13. Real Postado em 17/May/2014 às 14:07

    Motivos que vão fazer vc mudar de ideia depois da liberação da maconha... Quando seu filho morrer atropelado por um maconheiro que acabou de fumar e foi dirigir... Quando um maconheiro mudar para o lado de sua casa, fumar seu baseado e o cheiro for para dentro de sua casa e seus filhos serem obrigados a cheirar tb... Quando seu vizinho resolver plantar alem das plantinhas legalizadas algumas mudinhas para ganhar um trocadinho a mais... Quando o vizinho usar do direito de oferecer e convencer seu filho que maconha e bacana, e ainda fornecer por apenas 10 reais do pezinho que ele tem em casa... Quando você presenciar que mesmo com a legalização da maconha o povo não deixara de pagar pela maconha mais barata... Quando você ver que na lojinha a maconha e 20 reais e no vizinho (sem imposto) e 10 reais.../ Na hora que você levar seu filho na clinica porque ele ta viciado... Na hora que você não poder mais educar seus filhos por você esta viciado... E na hora que você se sentir um trouxa pois teus amigos não ficaram viciados e você foi o unico babaca que se fudeu... Ou Vocês acham que o brasileiro vai comprar maconha por 20 reais e deixar de comprar uma ilegalmente por 10... HAHAHAHAHAHAHAHAHA

  14. Hilton Postado em 17/May/2014 às 14:11

    Pereira, você é um idiota.

  15. Gilberto Bezerra Postado em 17/May/2014 às 17:45

    O Pereira não é um idiota, ele deve ser traficante por esse motivo é contra a legalização da maconha.

  16. Lucas Postado em 17/May/2014 às 19:18

    Gosto muito do jeito aberto dele, ideias novas e nunca conservador. O mundo precisa de mais Mujicas e menos Obamas... No geral, só discordo em relação a legalização do aborto. Muitos me chamam de atrasado por isso, mas realmente me junto com um pessoal que normalmente sou contra, como alguns seguidores da Igreja, quando se fala nisso. Porque, pense comigo: há diferença entre matar uma criança recém nascida ou a mesma há 2 dias atrás quando na barriga da mãe? Para muitos não, ambos seriam absurdos. Então qual seria a grande diferença de se fazer isso quando com 8 meses? E com 7? Quando se pode simplesmente determinar que agora pode ou não? De uma noite pro dia? Por isso acredito que no exato momento em que o gameta masculino se encontra com o feminino há vida e, por isso, não pode ser morto.

  17. Mauro Postado em 17/May/2014 às 19:40

    A esquerda anda tão mal das pernas que passa a "amar" qualquer presidentezinho mais liberal. Claro, todo o apoio à descriminalização do aborto, regulamentação do consumo de maconha, Guantánamo, etc. Mas até quando esse discursinho habermasiano-hippie de "qualquer negociação é melhor que qualquer guerra" vai enganar? Não há paz ou tolerância no chão da fábrica, Mujica! Discurso vazio de um humanismo abstrato, como se espera de um "progressista". Chefe de Estado que anda de sandálias e de fusca, não obstante seus amáveis animais de estimação, ainda é chefe de Estado. E como tal, gestor da miséria e da exploração. "Progressitas", RAUS!

  18. M. Lara Postado em 18/May/2014 às 09:15

    Alguém já esteve no Uruguai?? Não, então vá!!

  19. Ane andrade Postado em 18/May/2014 às 11:11

    PEREIRA você é um trouxa!!

  20. roberto moreira rebello Postado em 18/May/2014 às 17:55

    Respeito muito o Presidente Mujica mas discordo em dois tópicos: Liberação da maconha e legalização do aborto.

  21. Fernando Fernandes Postado em 19/May/2014 às 03:14

    Mujica ja esta entre os 100 mais influentes do mundo. Interessante tb, q cultiva autocritica e debate aberto e c respeito. No brasil, um quer impor seus argumentos no outro, e qdo não o consegue, ja começa agressão verbal p denegrir a pessoa. Quase não ha respeito no debate. Para os q criticam "pais pequeno", o problema é q no brasil tudo depende do governo federal, o chamado "top-down". Se caso as prefeituras locais tivessem mais poder, o tal "botton-up", ja q estão mais presentes no cotidiano do povo, ai seria diferente!

  22. Pereira Postado em 19/May/2014 às 10:56

    "Pereira, você é um idiota..." o que eu devo dizer ???? "obrigado" ?

  23. Pereira Postado em 19/May/2014 às 10:57

    O que eu acho engraçado, é que os caras acham que eu sou religioso.

  24. Pereira Postado em 19/May/2014 às 11:18

    Esta aí o "progresso": https://www.youtube.com/watch?v=XjUGoSr4MWE

  25. Bruno Postado em 19/May/2014 às 14:52

    O que eu acho engraçado é que se você discorda você é: 1) Burro 2) Analfabeto 3) Mente Fechada Masturbação coletiva é permitida, pra quem entende.

  26. Guilherme Postado em 19/May/2014 às 17:12

    Menos Pereiras, mais Mujicas

  27. Nona Postado em 19/May/2014 às 18:01

    Mujica é corajoso e muito moderno.

  28. herbo Postado em 20/May/2014 às 14:35

    haja demagogia num só post.

  29. fernando Postado em 21/May/2014 às 01:44

    Gosto do estilo dele, esta entre as 100 personalidades mais influentes do mundo. Chega de "profissão politico de carteirinha q sugam o $ do contribuinte como acontece no brasil !

  30. Pablo Postado em 21/May/2014 às 11:28

    Não sou usuário de maconha, mas é uma medida coerente passar para o estado e não pros narcotraficantes o controle deste comércio, atue-se na conscientização sobre os efeitos que a droga causa, social e fisicamente. De que adiantou aqueles arrastões na cracolandia se depois todos foram devolvidos para as ruas novamente? Sem um trabalho social bem feito o viciado vai voltar ao uso, até por falta de oportunidade. Quer usar use, só saiba o que está fazendo. Com certeza não vai haver balas perdidas nas guerras entre farmácias pelo dominio de determinados pontos de venda. Assunto polêmico, sempre vai ser assim.

  31. André Postado em 29/May/2014 às 19:26

    Os políticos daqui podiam copiá-lo. Abrirem mão do super salário e viverem como brasileiros comuns. Só que não!