Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 02/Apr/2014 às 19:06
15
Comentários

Mujica elogia Lula e fala sobre Brasil, Uruguai, EUA e maconha

Em entrevista ao Canal Livre, Mujica fala sobre Brasil, legalização da maconha e classifica Lula como um "personagem fora de série"

mujica lula
Mujica: muitos brasileiros não se dão contam da importância de Lula (Reprodução)

O presidente do Uruguai, José Mujica, foi o entrevistado Canal Livre, programa exibido pela TV Band no último domingo (30). Com a simpatia e franqueza que o transformaram no líder político mais querido das redes sociais, Mujica falou sobre diversos temas – todos com a abordagem original que se tornou sua sua marca registrada.

Nenhum assunto polêmico ficou de fora: legalização da maconha, ditadura, futebol, política externa. Sobre todos, Mujica respondeu com segurança. O ex-guerrilheiro tupamaro, grupo de esquerda que enfrentou a ditadura militar uruguaia e passou 16 anos preso em condições miseráveis, hoje é mais do que uma personalidade política original que doa 90% de seu salário para causas populares, dirige seu próprio fusca ano 60 e é visto pelos bairros dividindo uma pizza com seus eleitores. Mujica conseguiu colocar o Uruguai, um dos menores países do mundo, o “paysito”, como dizem os próprios uruguaios, com apenas 3 milhões de habitantes, no mapa global.

Uma das respostas às indagações dos entrevistadores não passou em branco. “Lula tem sido um grande amigo, uma figura fora de série. Vocês, brasileiros, por tê-lo todos os dias, não se dão conta disso”,

A citação a Lula foi espontânea, em reposta a uma pergunta do diretor de Jornalismo da emissora paulista, Fernando Mitre, que quis saber sobre as relações diplomáticas entre o Brasil e o Uruguai, tendo governantes do campo da esquerda nos dois países,

Mujica destacou, principalmente, o empenho do ex-presidente brasileiro em administrar as preocupações e os interesses da América Latina. Ele foi taxativo: cabe a Lula ao novo patamar alcançado pelo Brasil no contexto internacional. “Eu acredito que o Brasil nunca teve um presidente que desse o prestígio mundial que deu Lula na política exterior, na África, no mundo”, acrescentou Mujica.

Vídeo:

Para assistir a íntegra do Canal Livre com Mujica clique aqui

Leia abaixo a transcrição do vídeo.

Fernando Mitre – Quais são as relações do Uruguai com o Brasil?

Pepe: Excelente.

Mitre – E do senhor com Lula e Dilma?

Pepe: Lula tem sido um amigo e tem uma grande preocupação pela América. Lula é uma figura fora de série. Vocês, os brasileiros, como o têm cotidianamente, não se dão conta. Eu acredito que o Brasil nunca teve um presidente que chegou, que lhe dera um prestígio mundial como deu Lula ao Brasil. Na política exterior, na África, no mundo.

Agora… A relação com o Brasil é excelente. E acredito que é uma relação de integração verdadeira. Estamos resolvendo alguns problemas importantes. Eu opino que em pouco tempo, a fronteira será uma coisa aberta para ir e vir. E demos passos muito fortes na integração e tenho a certeza de que Brasil vai ajudar no porto de construção de água profunda, que vai ser um porto da região, também brasileiro.

O Paraná também tem que ser um rio brasileiro. Para sair de Mato grosso, do Porto de Cáceres. Já Portugal pensava nisso. Se não integrarmos a região e o Brasil tem clara essa política de ajuda. É um país muito grande, tem muitas preocupações, mas também é lento. Como dizem eles: a burocracia.

Catharine Rocha

Recomendados para você

Comentários

  1. Douglas Postado em 02/Apr/2014 às 20:49

    pois se o sr. pepe tambem faz parte do "FORO DE SÃO PAULO". Apesar de manter-se com 10% de seu salário não é motivo pra dizer que esse estrume é boa gente...

    • Paulo Silva Postado em 03/Apr/2014 às 15:44

      Douglas, e com qual embasamento você pode chamar o Mujica de estrume?

      • Luiz Postado em 16/Apr/2014 às 10:04

        Cara, tem cada um comentando aqui que é assustador. Se o Pepe é estrume, eu rezo pra que o Brasil tenha em seu governo uma pilha de esterco imensa. Sou mais um estrume do que 100 mil coxinhas;

  2. Thiago Teixeira Postado em 02/Apr/2014 às 23:48

    Seria um sonho esses dois "véio" na ONU.

  3. Fabio Cristovam Postado em 03/Apr/2014 às 01:10

    Não podemos aceitar de braços abertos....pois um presidente sempre vai ser presidente, e vai exercer o lodo negativo da politica, ou seja, impor a vontade de seres humanos, sobre seres humanos. Ainda mais que ele apoia Lula, um presidente de pseudo-esquerda, qualquer PRESIDENTE é usurpador do poder e é no Estado sempre classista, representante do interesse da burguesia. Não adianta nada, legalizar a maconha, sem acabar com o trabalho assalariado e a propriedade privada. Esta na essência da politica de estado (politica burguesa), só reproduzir as relações capitalistas que de tantas contradições só resultam na barbárie que convivemos hoje.

  4. Ricardo Postado em 03/Apr/2014 às 10:53

    Estrume,Veio,pseudo-esquerda,convenhamos,o LULA ,foi o único presidente da classe trabalhadora,eleito pelo povo,que pôs o Brasil no cenário internacional,o brasileiro que tem costume de viver na vida "ruim",acostumou a viver assim,não consegue enxergar ,em uma visão global que seu País ,está no mundo , e agora tem poder de influenciar e mudar políticas, e não mais, aceitar as imposições de outros países ricos.Não é difícil enxergar isso,ou se você gosta de viver na inflação,na sombra de países ricos e sem emprego"entenda como quiser".você é manipulado,mesmo tendo conhecimento cientifico seja mais crítico no que fala,enxergue além do obvio,ou você ,será manipulado para sempre.

  5. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 03/Apr/2014 às 11:22

    Figuraça carismática que só; este Pepe Mujica. Saudações a voce vizinho Companheiro.

  6. André Heczler Postado em 03/Apr/2014 às 12:04

    O Brasil necessita urgente de seres humanos honestos que faça uma política honesta. O que temos hoje no Brasil, em sua totalidade, são políticos e políticas de corrupção, de levar vantagem, de dar vantagem a seu favor e aos seus e a grande maioria da população, que paga seus impostos altos, ficam a espera de um milagre. Mesmo em um país democrático e com direito a eleições diretas.

  7. Alberto Postado em 03/Apr/2014 às 12:29

    O Mujica pode ser um grande líder, de esquerda é claro, mas em relação ao desenvolvimento econômico da nação faz pouco, não considero isso uma crítica. Em um país dependente de sua industria, como o Brasil é, um governo similar ao uruguayo(populista, que se diz de esquerda e dependente do capital privado) permitiu a decadência da maior empresa estatal. E ainda falam mal da privatização da Vale....

  8. Elias Postado em 03/Apr/2014 às 13:50

    De boas intenções o inferno está cheio, as crianças mortas com o aval deste senhor serão lembradas.

    • Dhoco Postado em 03/Apr/2014 às 17:58

      Oi? De que você esta falando?

    • suelen Postado em 03/Apr/2014 às 22:23

      crianças mortas??seja coerente por favor...

  9. pablo thiago Postado em 03/Apr/2014 às 14:44

    o que tá acontecendo com os comentários do saite? povinho falando do foro de sp, a favor do aborto. pelo jeito o sitio tá crescendo até reacionários estão lendo o pragmatismo politico

  10. Pereira Postado em 04/Apr/2014 às 15:52

    Mais um lobo em pele de cordeirinho ... esse veio disfarçado de velinho bonachão.

  11. Pereira Postado em 04/Apr/2014 às 15:53

    Eu vi esse estrevista. Ele disse que o mercado faz o que ele manda. claro num paiseco com 3 milhoes de habitantes é fácil. E ele se gaba de ter 50 % dos bancos como estatal , quero ver quando os banqueiros privados começarem a reclamar e demitir gente, até o velinho bonachão ver que com o mercado não se brinca.