Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 15/Apr/2014 às 18:01
11
Comentários

Mujica desafiará Obama em encontro

Mujica diz que mostrará para Obama "erros grosseiros" dos países ricos. Presidente uruguaio será recebido na Casa Branca no mês de maio. Conversa transcorrerá "sem renunciar ao que penso"

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou no último domingo que quando se reunir com o líder americano, Barack Obama, no próximo mês na Casa Branca, assinalará os “erros grosseiros” que os países ricos cometem com os da América Latina.

mujica obama
Mujica mostrará a Obama injustiças dos países ricos contra os países pobres (Ilustração: Pragmatismo Político)

“Humildemente vou marcar os erros muito grosseiros que o mundo rico, começando pelos Estados Unidos, comete conosco”, disse Mujica em declarações exclusivas ao Channel 4 de Montevidéu.

O líder uruguaio acrescentou que dialogará com Obama, que vai recebê-lo em Washington em 12 de maio, “sem ser agressivo, mas sem renunciar ao que penso”.

Mujica, de 78 anos, foi um dos líderes da guerrilha Tupamara e esteve preso durante 13 anos e em duras condições antes e durante a ditadura que governou no Uruguai entre 1973 e 1985.

Os Estados Unidos “devem se dar conta” que os latino-americanos “somos donos de nossa história” e “seja boa ou ruim”, acrescentou.

Na opinião de Mujica, atualmente “vivemos em um mundo muito complexo” que “necessita de tolerância” e isso representa “aprender a conviver com os que pensam diferente”.

“A democracia não pode impor o que pensa cada país”, acrescentou. O líder uruguaio afirmou ainda que “o republicanismo real” é “respeitar a diferença”.

Mujica se encontra entre os candidatos a figurar entre as 100 personalidades mais influentes do mundo, lista que anualmente é organizada pela revista americana TIME.

Antes de definir essa classificação, a revista realiza uma enquete via internet entre seus leitores e Mujica figura nessa lista.

No mês passado, o presidente do Uruguai anunciou que seu país, a pedido expresso de Obama, aceitou acolher seis presos do centro de detenção militar de Guantánamo, situado em Cuba.

Atualmente, a Chancelaria uruguaia e o Departamento de Estado dos Estados Unidos negociam a chegada dos presos que o Uruguai receberá em qualidade de refugiados ou imigrantes, informou recentemente o chanceler Luis Almagro.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. luiz mattos Postado em 15/Apr/2014 às 18:30

    O comandante facundo não tremeu ontem e não tremerá jamais.

  2. Denisbaldo Postado em 15/Apr/2014 às 21:26

    Os EUA sempre tiraram proveito das fraquezas de todos os países, isso faz parte de sua estratégia de crescimento econômico. É aquele corredor que está sempre à frente da corrida jogando óleo na pista. O negócio só é bom pros EUA, se só é bom pros EUA.

  3. Eduardo Abreu Postado em 15/Apr/2014 às 23:51

    "Se for bom para os EUA, faço o que for necessário!!!!" Afirmação de um presidente americano, e o "necessário" aqui é o necessário mesmo até matar.... pelo que entendi....são os HE MANs, globais, eles tem a força, e o resto tem mais é que ceder.....

  4. Pereira Postado em 16/Apr/2014 às 08:22

    Essa foto me lembra qualquer jogo assim : Bayern de munique(obama) X Quinze de Piracicaba. ou então um Leão x ovelinha .

    • Pereira Postado em 16/Apr/2014 às 08:23

      Mas esse senhor mujica é bom, ele criou o turismo da maconha , nas cidades de fronteira do RS com o uruguai.

      • Luiz Postado em 16/Apr/2014 às 09:54

        Cara, a maconha nem começou a ser vendida nas farmácias ainda. Olha o que tu ta falando!!

  5. Pereira Postado em 16/Apr/2014 às 08:26

    Acho que o mujica vai ensinar que com ele o "mercado não faz o que quer" como disse para o ricardo boechat. Imagina as gargalhadas nos bastidores.

  6. Hélio Pires e Albuquerque Postado em 16/Apr/2014 às 09:49

    Troco pela Presidanta de olho fechado!!!

  7. Rafael Teodoro Postado em 16/Apr/2014 às 10:00

    É Isso aí Mujica, ensine um pouco de humanidade a esses gananciosos; homens maquinas, com seus corações robóticos e mentes automáticas.

    • Elias Postado em 17/Apr/2014 às 19:34

      Um pouco de humanidade, compare os índices de violência dos países de esquerda latinos com os do norte, conversa fiada não muda o mundo.

  8. Aristóteles Postado em 17/Apr/2014 às 22:10

    O Presidente Mujica, sim, é um grande homem público; pois, representa com altivez o povo de sua Pátria! É David X Golias; só que esse Golias é extremamente artificial e covarde!