Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 08/Apr/2014 às 17:26
96
Comentários

Manual homofóbico e machista é distribuído em Fórum de Ensino Religioso

Manual machista e homofóbico é distribuído pela Secretaria de Estado de Educação do Rio em encontro de professores de Ensino Religioso

Stela Guedes Caputo*

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) realizou em seu auditório, no último mês, o X Fórum de Ensino Religioso (ER). Essa atividade, que acontece anualmente e reúne professores de religião, teve um caráter especial para seus organizadores pois comemorou os 10 anos de Ensino Religioso no Rio.

Na verdade, o ER já existia com centenas de docentes de outras áreas desviados para esta disciplina. A comemoração marcou então os 10 anos do concurso na modalidade confessional, realizado em 2004, e que colocou mais 500 professores, sendo a imensa maioria católica seguida pelos evangélicos e alguns poucos de “outras religiões” nas escolas. De lá para cá outros 140 professores foram chamados e, em 2013, novo concurso acrescentou 450 professores de religião à rede pública estadual.

Deixaremos de lado, neste texto, todas as críticas que fazemos ao longo de muitos anos, tais como a total ausência de laicidade na escola pública, a falta de pudor de todos os 10 fóruns de ER que assumem publicamente seu objetivo de organizar a Campanha da Fraternidade nas escolas, os gastos anuais que chegam a quase R$ 16 milhões com esta disciplina, enquanto a gigantesca demanda de professores de todas as áreas só cresce, a discriminação de religiões afrodescendentes que o ER legitima.

Faremos isso por um momento apenas para nos concentrarmos no que consideramos um ato criminoso: durante o X Fórum, a Secretaria Estadual de Educação distribuiu a todos os participantes um material chamado “Keys to Bioethics” (Chaves para a Bioética), também denominado “Manual de Bioética”. São 80 páginas de puro conservadorismo em diversos aspectos, mas também será no seu conteúdo homofóbico e machista que focaremos aqui.

Com ilustrações perversas e debochadas, a página 68 do manual, por exemplo, diz que “a teoria do gênero supervaloriza a construção sociocultural da identidade sexual, opondo-se à natureza, gerando um novo modelo familiar e uma nova organização da sociedade”.

Diz o material em sua página 69: “Apesar de tudo, a união entre um homem e uma mulher é a única possível para gerar um filho e inscrevê-lo na continuidade das gerações”. O texto segue condenando além da homossexualidade, a adoção de crianças por casais do mesmo sexo e a transexualidade. Tudo baseado em supostos estudos científicos e na Bíblia.

Assim como a coleção de livros católicos, publicada em 2007, para a utilização dos professores católicos na rede pública, este novo manual, entregue a todos os professores presentes no fórum, independente de seu credo, é ultra conservador e machista porque afirma que maternidade é parte constitutiva de uma “identidade feminina”, condena a utilização de métodos contraceptivos e o aborto, mesmo em casos de estupro.

Indica citações do Gênesis para dizer que Deus fez a mulher para ser “auxiliar do homem”. É mais um material que vai na contramão de estudos de educadores que, com suas pesquisas e ativismo cotidianos buscam desconstruir a ideia de que as identidades sexuais são determinadas por estruturas biológicas, neurais e hormonais, o que serve somente para a patologização das inúmeras maneiras de se viver as sexualidades. Estudos, chamados de “transviados”, ou mesmo “queer”, desenvolvidos, por exemplo, pela professora Berenice Bento, da UFRN, autora de “A (re) invenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual” (2006) e “O que é transexualidade?” (2008).

Bento defende que os estudos transviados não perguntam “o que é um homem?” ou “o que é uma mulher?” tampouco “Qual é a diferença entre um homem e uma mulher?” Mas sim, “para que serve esse lugar de homem e de mulher na nossa sociedade?” e, ainda: “Quem disse que a prerrogativa da feminilidade está na presença do útero?” Exatamente porque gênero e estrutura biológica não definem o que é um ser humano é que os estudos transviados sugerem a desconstrução de gêneros na perspectiva de uma sociedade e de uma educação mais inclusiva em todos os seus níveis.

Essa difícil luta que vem sendo travada há longos anos por milhares de organizações, ativistas e Grupos de Trabalhos nas Universidades têm alcançado conquistas importantes. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que casais do mesmo sexo têm o direito legal a essas uniões, o que já foi decisivo para direitos como pensão, herança e adoção. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça aprovou uma resolução que obriga todos os cartórios do país a celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

cartilha homofobia

Há mais avanços necessários. Atualmente, proposto pelos deputados federais Jean Wyllys (PSOL) e Érika Kokay (PT), tramita no Congresso Nacional o “Projeto de Lei da Identidade de Gênero” que, seguindo o exemplo da Argentina e de outros países, garante que toda pessoa poderá solicitar a retificação registral de sexo e a mudança do prenome e de imagem registradas na documentação pessoal, sempre que não coincida com sua identidade de gênero auto-percebida. Isso sem a necessidade do trâmite médico.

É contra toda essa vigorosa afirmação da vida e de sua pluralidade que o “Manual da Bioética” se coloca. Produzido pela Pastoral Familiar do Brasil, pela Foudation Jérôme Lejeune e pela Jérôme Lejeune Catédra de Bioética, foi distribuído massivamente na Jornada Mundial da Juventude, que reuniu, em 2013, milhares de católicos no Rio. Em que pese seu absurdo conteúdo, o máximo que podíamos fazer era denunciar, criticar sua circulação e lutar cotidianamente por uma outra educação em todos os espaços possíveis.

Mas quando a Secretaria Estadual de Educação distribui o manual para professores de Ensino Religioso, em uma atividade de formação da educação pública, em dependências públicas, onde foi informado que existem milhares de exemplares disponíveis em uma igreja no Rio, revela o que já sabemos: o governo do estado concorda com seu conteúdo. Afirma que é legítimo, correto e parte da função dos professores apresentar estas questões em sala de aula a partir da visão unilateral, conservadora e homofóbica da Igreja Católica.

Ignora todo o constrangimento que este material certamente causará a alunos e alunas, professores e professoras, funcionários e funcionárias, que escapam à normatização e aos seus imperativos de comportamento. São lésbicas, gays, bissexuais, transexuais que, todos os dias, enfrentam preconceitos que chegam, não raramente, à violência física, inclusive, na escola. Como se sentirão também os filhos e filhas de casais com diferentes orientações sexuais? Ou alunas que já tenham interrompido a gravidez e mesmo as que não queiram ter filhos?

cartilha homofobia rio de janeiro

“A distribuição desse manual pela SEEDUC não cabe num processo pedagógico e curricular, quando estamos justamente repensando continuamente modos de romper com a invisibilidade dos alunos e alunas, lutando para que apareçam no seu modo de ser, na sua integralidade. Porém não é de estranhar tal postura. Atualmente a política de educação do Estado vem impondo metas, com isso gera mais um controle e engessamento do currículo e mais pressão sobre os cotidianos da sala de aula. A formação de um pensamento crítico, da cidadania e o respeito pelas particularidades de cada pessoa é deixada de lado”, diz Antônio Pinheiro, professor do Instituto de Educação Sarah Kubitschek e do Instituto de Educação Superior do Rio de Janeiro, ativista do movimento LGBT.

Na segunda-feira, 31 de março, uma integrante do Ilé Oba Òyó, nosso Grupo de Pesquisa, e professora da rede estadual, esteve na paróquia indicada e retirou uma caixa com 100 exemplares do manual. Outro ligou e foi informado que 20 caixas com o mesmo conteúdo foram retiradas por professores só nesse dia.

O lamentável ocorrido exige mais do que a simples crítica e podemos fazer mais. Podemos exigir que sejam recolhidos todos os manuais que já chegaram às escolas e impedir que cheguem mais. Podemos denunciar a SEEDUC por homofobia ao Ministério Público (e vamos fazer). Podemos chamar ativistas, sindicatos, associações, universidades, parlamentares, estudantes, funcionários e docentes que apostam no avanço das conquistas que fizemos e não em seu contrário. É o que esperamos com essa nota. O SEPE-RJ já aprovou moção de repúdio contra o manual em congresso, realizado no último fim de semana.

O manual é mais um instrumento não só para os professores de ER, mas para todos os professores e professoras de outras disciplinas que tenham práticas obscurantistas. Ele fere o trabalho dos que apostam, todos os dias, em uma educação libertária, inclusiva e plural e torna a escola ainda mais repressora e excludente. E isso nós não vamos permitir. Quem soma mais?

(*) Stela Guedes Caputo, coordenadora do Grupo de Pesquisa Ilé Oba Òyó, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, com colaboração de: Cristiano Sant’ Anna, Pedro Castanheira de Freitas, Luciana Monsores e Antônio Pinheiro / Fazendo Media

Recomendados para você

Comentários

  1. Júlia Postado em 08/Apr/2014 às 18:34

    Concordo com todo o texto, menos nessa parte: "(...) com suas pesquisas e ativismo cotidianos buscam desconstruir a ideia de que as identidades sexuais são determinadas por estruturas biológicas, neurais e hormonais..." Ué, não compreendi isso. Afinal, os homossexuais não nascem assim? Para mim, deu, mais ou menos, a entender que ser homossexual é como se fosse um comportamento aprendido.

    • Yasmin Postado em 08/Apr/2014 às 18:56

      Julia, o excerto quis dizer que a identidade não é determinada por estruturas biologicas, neurais ou hormonais: exclui exatamente a interpretação de que a opção sexual é um comportamento aprendido, quebrando o padrão cis que nos é imposto.

      • Fábio Postado em 09/Apr/2014 às 12:23

        Pelo contrário, evidências apontam que tanto a identidade de gênero quanto a orientação sexual são definidas neurologicamente... Também há evidências de que essa definição não obedece, necessariamente, fenótipos, genótipos ou biótipos... Possuir cromossomos "XX" não garantirá que o indivíduo nascerá mulher, nem que, nascendo sob o gênero feminino, o seja neurologicamente (se identificando, portanto, como), nem que, sendo neurologicamente, sentirá atração por homens... O mesmo vale para "XY"... O fator cultural em muito influencia, principalmente no que tange aos papéis de gênero, papéis esses que podem, uma vez definidos de forma fixa e inflexível, colocar os que não se adequam neles na marginalidade social...

      • Rodrigo Postado em 10/Apr/2014 às 07:56

        Não é "opção sexual", Yasmin. Essa é exatamente a definição que a igreja usa, para dizer que foi uma escolha (livre arbítrio), logo passível de "punição".

      • ilze papazian Postado em 10/Apr/2014 às 17:15

        Prefiro crianças aprendendo a ordem natural das coisas, que aprendendo a ser antinatural. Se depois disso, elas quiserem ser homossexuais, terá sido por escolha e não forçação de barra de ativistas gays.

    • Vinicius Postado em 08/Apr/2014 às 19:41

      Eu acho que tanto a heterossexualidade quanto a homossexualidade são "comportamentos aprendidos". Não gosto da ideia de que somos predestinados a algo, apesar da genética ser um fator importante, já que a síntese de hormônios femininos pode ser maior em pessoas do sexo masculino e vice-versa, reforçando algumas características do sexo oposto nestas. Talvez seja uma junção dos dois, mas ignorar um em detrimento do outro é limitar muito um assunto tão amplo. Recomendo a leitura: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/causas-da-homossexualidade/

    • Juliana Postado em 08/Apr/2014 às 22:07

      Pode ser inclusive um comportamento escolhido livre e espontaneamente, por prazer, por desejo. Não, um homossexual, um heterosexual não necessariamente nascem assim, mas podem escolher ser ou estar assim.

      • Natália Postado em 09/Apr/2014 às 17:53

        Se fosse assim você acha que as pessoas que sofrem em suas casas e não são aceitas por serem homossexuais, escolheriam ser assim? Não facilitariam as coisas e suas próprias vidas escolhendo simplesmente ser hétero? Como você pode ver, esse seu argumento não tem fundamento.

      • Souza Postado em 10/Apr/2014 às 00:30

        Tem fundamento sim; alguns casos podem ser genéticos, outros aprendidos, como alguém que tem problemas com a bebida; o cara sabe que é ruim, mas o álcool faz parte de sua vida. Respeito aos homossexuais, mas repúdio à militância gay.

      • Rodrigo Postado em 10/Apr/2014 às 07:58

        A Natália está certíssima. A diversidade é a regra da Natureza. Talvez alguns tenham escolha (os bissexuais, provavelmente). Mas não todos. E pelo visto, a maioria não.

      • Joelson Postado em 09/May/2014 às 20:07

        Justamente por ser da ordem do DESEJO, não é uma escolha (na grande maioria das vezes); você é impulsionado, levado pelo desejo em direção a pessoas do mesmo sexo, é isso o que te ATRAI. Simples assim. Não se trata, portanto, de opção pensada, e penso que fica muito mais no âmbito do instinto mesmo, e nesse sentido não é aprendida. Assumir-se gay ou não, curtir ou não a cultura lgbt, isso são escolhas, decisões. A orientação sexual é condição (me refiro aos que, como eu, se conhecem como gays desde cedo, no mesmo tempo que outros meninos se descobriam como héteros - digo isso porque sei de casos que são diferentes). Eu particularmente não tenho ideia "do que fez" eu ser homossexual, não sei mesmo, mas acho que é bem simples, simplesmente sou, deu. O preconceito, o entendimento que vê como errado esse "comportamento", isso tudo é social, cultural, porque no fundo não tem mistério. Outro ponto: não, não se "nasce" homossexual, como não se nasce heterossexual. A sexualidade, tanto em gays como em todo mundo, é desenvolvida na infância (normalmente pelos 7, 8 anos), o pessoal muitas vezes costuma não se ligar nisso. E falar em "imposição" de um "modo de vida" é ao mesmo tempo burrice e verdade. Sim, estamos reconhecendo o nosso direito de existir no mundo, como qualquer outra pessoa, e queremos portanto os direitos que até hoje nos são recusados.

    • Grau Postado em 09/Apr/2014 às 05:45

      Ficou estranho mesmo. Mas acho que o que ele quis dizer, resumindo, é que ter um bilau não quer dizer que vc tenha que sentir atração por mulher (como se ser hétero fosse a única possibilidade). Eu teria escrito que não são determinadas por estruturas biológicas, neurais e hormonais DE DETERMINAÇÃO GENÉTICA (herdáveis). Eu particularmente acho possível que a sexualidade seja sim determinada, ou pelo menos fortemente influenciada, por estruturas neurais ainda não compreendidas. Por exemplo, existem estudos, ainda em fase inicial, que estão suspeitando que a liberação de hormônios de stress produzidos pela mãe durante certa fase da gravidez poderiam influenciar na orientação sexual dos filhos. Aparentemente existe uma incidência significativamente maior de filhos homens gays gestados em gravidezes conturbadas. Se isso for verdade, a homossexualidade não seria genética (não está nos genes e não é herdada automaticamente), mas também seria difícil considerar isso um "comportamento aprendido" já que a origem seria hormonal. Nesse caso seria inato, pois o indivíduo nasce com isso, mas ao invés de genético é EPIGENÉTICO, ou seja, decorre de estímulos bioquímicos durante a gravidez. Mas repito, esses estudos ainda estão engatinhando, em fase inicial, e não podem ser tomados como verdade ainda, e mesmo que se mostrem verdadeiros, dificilmente irão explicar todos os casos (até porque essa correlação diz respeitos aos gays mas não às lésbicas), mas já é uma possibilidade que me parece bastante plausível.

    • DANIEL Postado em 10/Apr/2014 às 20:34

      JESUS estar voltando. Tudo que o que a bíblia sagrada diz já se cumpriu a unica coisa que ela (biblia) não se cumpriu foi a vinda de DEUS mais ele já estar as portas ele pode voltar a qualquer momento pode se agora ou amanhã ou daqui a alguns minutinhos nunca se sabe mais devemos ficar preparados porque JESUS ESTA VOLTANDO e eu NÃO quero ficar aqui eu quero ir na primeira vinda de JESUS EU SEI QUE POUCOS VÃO LER MAIS EU TENHO CERTEZA QUE ESSA PALAVRA VAI FICAR NO CORAÇÃO DE VOCêS FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO

    • Pedro Postado em 11/Apr/2014 às 01:29

      é impressionante como as pessoas não lidam bem com a liberdade dos outros, e mesmo que a a orientação sexual não tivesse nenhuma ligação com fatores biológicos, e fosse apenas por vontade existiria algum problema ? o preconceito teria agora justificativa plausível, se tornaria aceitável ? espero que não.

      • Raíssa Postado em 23/Apr/2014 às 10:54

        É exatamente o que pensei Pedro. Qual a importância de se descobrir qual o motivo da pessoal ser homossexual? Ela é e ponto, independente se for por questões genéticas, hormonais, sociais, escolha etc. O mais importante é respeita-los como ser humanos que são, é acabar com esse preconceito.

    • REMIDIO PEREIRA Postado em 11/Sep/2014 às 20:56

      mas,é aprendido! por isso,que eles(o lgbteismo), estão ensinando,nas novelas,filmes e agora, até nos poderes(leg e jud) DEUS criou o homem,depois viu,que era bom ele ter uma companheira,a mulher! a familia,é formada à partir dos dois. gêneros diferentes,familia! iguais: ABERRAÇÃO!!!

  2. valdir Postado em 08/Apr/2014 às 19:10

    "“Projeto de Lei da Identidade de Gênero” que, seguindo o exemplo da Argentina e de outros países, garante que toda pessoa poderá solicitar a retificação registral de sexo e a mudança do prenome e de imagem registradas na documentação pessoal, sempre que não coincida com sua identidade de gênero auto-percebida. Isso sem a necessidade do trâmite médico". Como assim cara? cada um escolhe o seu sexo? Tipo, vou poder escolher ser mulher e frequentar o banheiro feminino?

    • Igor Postado em 08/Apr/2014 às 22:13

      antes de mais nada, quem decidirá isso é um juiz, que claramente tem o discernimento de saber se a pessoa quer ser tratada de outra forma por se sentir assim ou se é só um idiota fanfarrão querendo frequentar banheiros e ver peitinhos.

      • Valdir Postado em 08/Apr/2014 às 23:48

        Juíz faz juízo moral agora? Que eu saiba o cara apenas julga leis, quais são os parâmetros para ele decidir quem quer ser espertinho ou quem se sente realmente "em outro corpo"? Trejeitos? Por favor né!!

  3. Thiago Teixeira Postado em 08/Apr/2014 às 19:13

    Tive Ensino Religioso em minha escola do ensino fundamental (anos 80), não me lembro deles citarem homossexualismo, machismo ... muito pelo contrário. Frequentei igreja na minha infância e adolescência, mesma coisa, nunca vi os pastores tocarem no assunto. Mas 15 anos depois voltei um dia na mesma igreja que frequentava e presenciei isso, o pastor falando que numa família deve ser composta por Homem e Mulher ... Parece que virou assunto predileto. Me afastei da igreja naquela época quando percebi que Jesus passou a ser posto de lado e as pregações serem atacando outras religiões. Não fui o único que saiu, muitos dos "antigos" deixaram de frequentar partindo para igrejas mais rígidas como a Congregação. Neste dia que retornei nenhum cara conhecida, apenas os recém batizados. Estes são os piores, os mais ignorantes e radicais, nasceram sem fundamento da escola dominical e do dia pra noite se acham mais evangélicos que os demais, querem cantar mais alto que todos, choram, fazem escanda-lo ... lastimável.

    • Ana Paula Postado em 09/Apr/2014 às 05:00

      Thiago, eu também tive aula de religião na escola, e ninguém falava em homossexualidade. Na verdade, lembro que eu gostava muito da aula, a gente falava muito sobre fraternidade, convivência, cantava.... não dá nem pra dizer se era religião evangélica ou católica. A Igreja está obcecada com este tema.

      • Augusto Postado em 09/Apr/2014 às 22:19

        Ana, não é a igreja que está obcecada com isso. Homossexualismo é tão pecado quanto masturbação, zoofilia, pedofilia, traição e promiscuidade. MAS existe um movimento político para colocar o homossexualismo como algo normal e bonito nas escolas e na sociedade como um todo. É a modernidade que está obcecada com sexo e com homossexualismo.

    • José Ferreira Postado em 09/Apr/2014 às 09:09

      É que antigamente não existia tanta propaganda homossexual, hoje você vê as sapatas e as bichas a se agarrar nos metrôs, inclusive na frente de crianças, e não se pode falar nada. Qualquer coisa virou motivo para chamar de homofóbico, ainda que a intenção fosse defender algo que é natural (o relacionamento entre um homem e uma mulher). A Rússia tem mostrado progressos em relação ao combate a propaganda homossexual, só o Brasil, que vive nesse atraso, que quer impor a força o "casamento" homossexual, e desvirtuar o único casamento possível, que é o do homem e da mulher.

      • Daniel Postado em 09/Apr/2014 às 09:20

        "impor a força o casamento homossexual". Poderia ser mais específico?

      • José Ferreira Postado em 09/Apr/2014 às 09:24

        A maioria da sociedade é contra o "casamento" homossexual, por motivos óbvios. E uma meia dúzia de pessoas, que acham que são seres iluminados, querem impor algo não natural.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Apr/2014 às 12:02

        Deixa a meia dúzia ser feliz cara!!!! Eles estão lutando pelo direito deles. E se um casal homossexual começar a se agarrar no metro, pegue uma garota se senta um beijo de língua na frente deles (as)!

      • José Ferreira Postado em 09/Apr/2014 às 13:28

        Eu não fico a beijar a minha namorada no metrô, e se ficasse, seria pelo menos um casal de verdade. Um dia poderei me casar com ela, mas os bi.chas e as sapatas nunca poderão se casar, ainda se um dia for aprovada a tal lei de "casamento" homoafetivo. O Antônio pode transar com uma vaca, mas nunca poderá se casar com ela, da mesma forma que uma mulher pode transar com outra e não será casamento. Logo vão querer aprovar o "casamento" zoófilo e a pedofilia.

      • Rubens Postado em 09/Apr/2014 às 15:03

        Você é português? Se sim, é evidente a herança cultural dogmática que recebeu. Onde foi dito que Homem e mulher é o único relacionamento natural? No mundo animal isso acontece com praticamente todas as espécies. Muitos acreditam que é um recurso da natureza para controle de natalidade, e nada mais natural. A Rússia está fazendo um retrocesso, pois não é uma questão de "barrar a propaganda homossexual", mas ignorar o que acontece aos gays do país, que estão sendo caçados, mortos, humilhados, por não seguirem o culturalmente normal.

      • Rubens Postado em 09/Apr/2014 às 15:05

        E porque teimam em associar a homossexualidade com pedofilia? Esse amor cristão fundamentalista preconceituoso que fazem as pessoas esperarem sempre o mau do outro indivíduo.

      • José Ferreira Postado em 09/Apr/2014 às 15:32

        Eu não sou português, sou apenas tetraneto (pelo menos é o que o meu pai diz), e sou agnóstico. E se há a preocupação com os que tem homossexualismo, é devida também a preocupação com os 50000 cidadãos que morrem de diversas formas aqui no Brasil. Façamos como os Russos, protejam as crianças e a nossa sociedade.

      • Natália Postado em 09/Apr/2014 às 18:00

        Me enoja que ainda existam pessoas que pensem de um modo tão arcaico como você. Graças a Deus, você não tem que apoiar e nem aceitar nada. Porque a opção sexual de alguém não diz respeito a mais ninguém além do mesmo. Cuide do seu, e deixe a felicidade dos outros em paz. Nada vai mudar na sua vida, te garanto. E só pra constar, se não fossem por pessoas assim, você não estaria nesse momento nesse site escrevendo esse monte de asneira. Porque a igreja do século passado (que você pelo visto ainda vive) Não admitia nem que as pessoas além do clero lessem. Essa foi uma de tantas conquistas que conseguimos, não graças a pessoas ignorantes como você. Todos somos iguais, por tanto, temos os mesmos direitos e deveres. Não estamos querendo privilégios nem estamos interferindo na vida de ninguém. Pagamos contas e impostos assim como você.

      • Olivo Postado em 09/Apr/2014 às 22:45

        Noto ser o texto fruto de grupo organizado cuja obsessão libertária não respeita a organização social cristã -- com primazia masculina na família por serem os homens da época mais afeitos a garantirem a segurança do núcleo familiar. Gregos e latinos tinham deuses antagônicos, de Safo a Baco. Obscurantismo? O texto é esclarecedor. Um pega cem opúsculos, outro 20 caixas... Não é nada agradável ser assediado por pederastas... Homens ocupando posições na sociedade protegendo namorados em detrimento dos méritos dos demais...Vi isso na minha prática de magistério, orientadores me acusando de anacrônico, eu não cedia o ensino de Português às tribunas oportunistas que contrariassem minha boa formação moral. Ademais, o recalcitrar, o nhenheém das matérias quase me fazem desistir de continuar recebendo essas matérias. Nada mais velho que essas novidades. Os missionários levaram civilização à África, onde a vida nada valia, o escravizar do semelhante, jovens e mulheres ( eram mais dóceis) para vender ao tráfico negreiro. Pagavam com a vida, muitas vezes... Os bons missionários ajudaram na construção social. Os mais eram os dogmáticos que diziam não haver salvação fora dos cânones da doutrina cristã... Bem, ainda veremos héteros direitos de minorias? Já não podemos viver tranquilos nessa grita infernal.

      • OLIVO Postado em 09/Apr/2014 às 23:08

        Natália o pensamento arcaico nos possibilitou por milhões de anos chegarmos até aqui. Nada mais velho que o novo. Nada mais moderno que o bom e velho arcaísmo. A pederastia sempre foi uma ´praga e concorreu para a decadência dos grandes impérios.

      • Augusto Postado em 10/Apr/2014 às 03:11

        Concordo com sua forma de pensar José. Antigamente havia mais vergonha na cara e não seria tolerado o que se vê hoje, uma clara degeneração sendo imposta. Uma inversão total de valores sem nenhuma base científica. No máximo, os homossexuais utilizam muito os exemplos animais para darem apoio a seus conceitos animais. Eis aí outro tipo de inversão. Os invertidos são invertidos e nem, sequer, se dão conta disto. Utilizar de um exemplo animal, uma classe inferior na cadeia hierárquica biológica para justificar ações do homem? E usar exemplos de uma minoria animal para justificar outros exemplos, também, em minoria de outro animal mais intelectualizado? Convenhamos, vamos usar exemplos superiores e não inferiores pois, senão, estamos indo para um processo involutivo ao invés de evolutivo. Outro dia quis dar minha opinião neste site mas não foi aceita, porque? Me acham homofóbico? Quem concorda com isto? algum heterofóbico? Vi nos relatos uma degenerada sexual dizer que sente "nojo" de sua opinião, José... Mas nojo do que eles praticam entre quatro paredes e que querem expor para a sociedade, eles não sentem. Isto é inversão como eu havia colocado acima, total inversão de valores. Alinhem-se, procurem aprender com os exemplos da vida prática. Reflitam sobre como funciona a vida em todos os seus processos, desde o surgimento até a morte. Aprendam. Toda esta desinformação em defesa do homossexualismo é um grade atestado de burrice. Se não, me respondam: Como se dá continuidade a vida atacando sua fonte natural? Ou seja, vocês, homossexuais, que possuem vossas glândulas criativas estagnadas, degeneradas, incapazes de gerar e dar continuidade a vida, como podem atacar aos heterossexuais, a família, sendo estes a única forma de vocês mesmos darem continuidade a vossa "classe" minoritária? Não vêem, os senhores, protótipos de sapiência absoluta que cuspir no prato em que se alimentam, não só é um ato egoísta em 100% mas também um grande atestado de burrice?

      • Rodrigo Postado em 10/Apr/2014 às 08:00

        José Ferreira, você devia tentar entender o que é o homossexualismo, porque está presente em praticamente todas as culturas humanas, porque as pessoas são homossexuais mesmo quando preferiam não ser, etc. Estude o assunto, antes de falar tanta asneira!

      • Rubens Postado em 10/Apr/2014 às 12:20

        Proteger as crianças de que? Por acaso isso é uma ameaça à sociedade? Não. Nunca foi e nunca será.

      • Rubens Postado em 10/Apr/2014 às 12:25

        Augusto, é claro que há inversão! Mas não significa que é ruim. As pessoas apenas estão abrindo os olhos e percebendo que toda aquela bagagem cultural que receberam não condiz com a realidade, e é por isso que elas lutam. A homossexualidade é algo complexo, envolve de aspectos genéticos à psicológicos, e não pode ser resumida ou refutada em poucas palavras. Sem base científica não são os novos valores, mas sim os ultrapassados, que se usam de dogmas para justificativa. Assim como seu conceito de família.

      • César Postado em 14/Apr/2014 às 00:19

        Olha, vcs. estão de parabéns por ter a maior paciência e educação em argumentar com uma pessoa tão desprezível como o José Ferreira. Só não te chamo de Jumento, porque além de ofender o pobre animal, com certeza ele tem mais neurônios que você. Você não é só um preconceituoso, é alienado, desinformado e desorientado. Que Deus tenha pena da sua pobre vida!

    • Augusto Postado em 09/Apr/2014 às 22:17

      Thiago, as igrejas têm que falar disso porque primeiro é tema bíblico, e segundo porque existe um movimento internacional gayzista que coloca conceitos na cultura do mundo inteiro (heteronormatividade, homofobia, machismo, gênero etc) e quer porque quer acabar com o conceito de família. Afinal se qualquer coisa pode ser família, se qualquer coisa pode ser casamento então nada é. Logo... é dever dos cristãos se defenderem se eles estão sendo atacados.

  4. Augusto Postado em 08/Apr/2014 às 19:38

    Alinhem-se, procurem aprender com os exemplos da vida prática. Reflitam sobre como funciona a vida em todos os seus processos, desde o surgimento até a morte. Aprendam. Toda esta desinformação em defesa do homossexualismo é um grade atestado de burrice. Se não, me respondam: Como se dá continuidade a vida atacando sua fonte natural? Ou seja, vocês, homossexuais, que possuem vossas glândulas criativas estagnadas, degeneradas, incapazes de gerar e dar continuidade a vida, como podem atacar aos heterossexuais, a família, sendo estes a única forma de vocês mesmos darem continuidade a vossa "classe" minoritária? Não vêem, os senhores, protótipos de sapiência absoluta que cuspir no prato em que se alimenta, não só é um ato egoísta em 100% mas também um grande atestado de burrice?

    • Rafael Martini Postado em 08/Apr/2014 às 20:33

      Não conheço ninguém que persiga a "família hétero", "família tradicional", ou coisa que o valha. Esse seu complexo é risível. As pessoas apenas querem ter seus direitos e dignidade respeitados, independente da sexualidade.

      • Augusto Postado em 09/Apr/2014 às 22:21

        Então você não está acompanhando os debates e os projetos de lei que estão rolando. Recomendo você pesquisar no google o que é a "agenda de gênero" ou "ideologia de gênero", que visa destruir o conceito de família.

      • Augusto Postado em 10/Apr/2014 às 03:17

        Então você não deve ter, sequer, lido o título deste post: Manual homofóbico e machista é distribuído em Fórum de Ensino Religioso Manual machista e homofóbico é distribuído pela Secretaria de Estado de Educação do Rio em encontro de professores de Ensino Religioso Se estas cartilhas são vistas como um material homofóbico e machista, como você pode dizer que não conhece ninguém que esteja perseguindo a família hétero?

    • Patrícia Postado em 08/Apr/2014 às 20:42

      Bom, vamos tentar responder, que essa é difícil, hein?! Quem defende o direito à expressão e vivência da homossexualiDADE não espera, nem deseja que toda a sociedade seja homossexual, apesar dos adeptos da teoria da ditadura gay jurarem que é assim. A única coisa que querem é serem respeitados em sua vivência e identidade e não sofrerem discriminação por serem quem são ou dormirem com quem quiserem dormir. Atestado de burrice é vir falar isso aqui, Augusto.

      • Augusto Postado em 10/Apr/2014 às 03:30

        Outro atestado Patrícia... Se não faz o certo, fará o errado inevitavelmente. Vamos colocar os devidos sinônimos para que fique mais clara a compreensão: Fazer o certo=agir com inteligência, não precisar se arrepender, não precisar corrigir, seguir em frente, avançar, progredir, colaborar com o fluxo natural da vida. Fazer o errado= Agir com ignorância, agir sem conhecimento de causa, defender o que desconhece, fazer algo que trará consequências danosas, dor e arrependimento, fazer algo ilícito, sujo ou imoral, não colaborar com o fluxo da vida natural. Entendeu agora? Se você não ajunta, você espalha, se você não cria, você destrói. Querendo ou não, o ser humano está sempre coletando consequências pelos seus atos. Defender uma doença, um distúrbio hormonal ao invés de tentar ajudar na cura, no tratamento, no esclarecimento sobre o assunto, não é contribuir com a forma mais inteligente. E não é porque, sob pressão, retiraram o homossexualismo do rol de doenças que ele deixou de ser. Porém, como toda doença, tem cura e basta alguém se dispor a ser curado. Sabemos de muitos casos de cura e quem não sabe, eis a net aí para demonstrar. Porque os homossexuais sofrem discriminação? Porque se expõe abertamente e querem leis que dê maior cobertura, costas largas a estas exposições, é o caso da pl122. Ou seja, homossexuais é claro que sempre existiram e sempre existirão, cada um é livre para ser o que bem entende na vida, como dizem, é uma escolha que se faz, porém as consequências de escolhas equivocadas não é algo que se possa escolher, terá de ser pago inevitavelmente.

    • Rosinha Tricolor Postado em 09/Apr/2014 às 01:34

      Meu caro, homossexualidade não é sinônimo de esterilidade. Aliás, há muitos casais héteros que são estéreis(um dos dois ou mesmo os dois) e muitos que não querem ter filhos. O que dizer deles? Também querem "acabar com a Família"? Estes também são egoístas? No mais, por que a preocupação com a continuidade da espécie, com 7 bilhões de habitantes no Planeta? Você deveria saber, como Cristão, que Deus tudo fez e de forma perfeita. A Natureza é perfeita, sábia. Não se preocupe, pois o mundo não se tornará 100% homossexual, da mesma forma que não se tornará 100% heterossexual.

    • Ana Paula Postado em 09/Apr/2014 às 05:08

      Augusto, não existe defesa do homossexualismo, mas defesa das pessoas. As pessoas e seu bem estar estão acima de qualquer coisa. Eu não sei, nem você (acredito) sabe porque a homossexualidade existe. Muitos dos meus amigos homossexuais já me disseram que prefeririam ser heteros. Ninguém escolhe voluntariamente uma condição que fará a vida dela mais difícil. Estas pessoas passam a vida sendo agredidas, discriminadas, pisoteadas, e a rejeição começa na família. Por outro lado, a família tradicional também tem sido uma perfeita fachada para todo o tipo de violência e perversão. Você sabia que o maior índice de violência contra crianças e adolescentes é praticado na família, pelos seus pais? Papai e mamãe, como Deus fez, que maltratam os seus filhos. Há pouco tempo uma menina de 4 anos foi assassinada pela própria mãe, numa surra corretiva. Outro caso recente foi o do pai que acabou matando o filho de tanto bater, por achar que ele tinha "trejeitos" de homossexual. É essa família preconceituosa, intolerante e violenta que você defende??

      • Augusto Postado em 10/Apr/2014 às 03:44

        Ora Ana Paula, então você não leu o título da matéria? É um claro ataque aos heterossexuais. Ou você prefere achar que é um ataque a qualquer tipo de pessoa? As vezes, o ataque é uma forma de defesa e, neste caso, é a defesa ao homossexualismo e isto é inquestionável pois basta ler a matéria para não se ter a mínima dúvida. Não precisa pesquisar na net nem em livros, basta levantar os olhos alguns centímetros acima e irá ver a defesa do homossexualismo através do uso da palavra homofobia e machismo. Alguns sabem as causas do homossexualismo mas não lhes é dado crédito pois quando se usa um óculos de uma única cor, só se enxerga aquela única cor e isto resulta em uma mente fechada incapaz de ver por outros ângulos. Você diz que ninguém escolhe uma condição voluntariamente, isto está correto, porém mesmo que esta condição seja involuntária, cabe a correção sobre ela e não a justificativa. Pois justificar uma ação involuntária nada mais é do que justificar o injustificável. O homem pode e deve agir com inteligência, buscar a solução prática para os problemas da vida e se está sofrendo, sendo vítima de uma condição involuntária, cabe tomar consciência e corrigir isto através de disciplinas rígidas para consigo mesmo. Todos nós sabemos o grande poder que há dentro de cada ser humano quando quer transformar a si mesmo. Quando toma a decisão de fazer o que é certo, quando para de justificar seus fracassos, suas fraquezas. Olha, isto de papai e mamãe como Deus fez é você que o está dizendo. A meu ver, o atual papai e mamãe não foi feito por Deus e sim pelo diabo pois age totalmente ao contrário dos preceitos divinos. Então estas ações egóicas, estas maldades, estes absurdos não tem nada de Deus no meio. Ora, todos defendem a liberdade, defendem o livre arbítrio, fazem o que bem entendem e querem o direito para continuar fazendo, depois vem as consequências desta falta de conhecimento, desta libertinagem (abuso da liberdade) e querem atribuir a Deus? Santa hipocrisia...

    • Thiago Teixeira Postado em 09/Apr/2014 às 12:09

      Existe diferença entre DEFESA e RESPEITO ao homossexualismo. Respeitar as pessoas como elas são não significa que estamos lutando para todo mundo dar a bunda. O mundo é heterogêneo, todos são diferentes na sua forma de ser e pensar, mas, iguais perante a lei. E desconheço qualquer prática de discriminação a heterossexuais e não vi isso neste post. Se conhecer traga um acontecimento que estarei a disposição para repudiar "heterofobia", se existir.

      • Raíssa Postado em 23/Apr/2014 às 11:07

        Boa Teixeira

    • Rubens Postado em 10/Apr/2014 às 12:33

      Mas se quem definiu o certo e o errado foi um consenso, ele pode ser refeito. O errado é um ponto de vista. Não há distúrbio algum, pois isso é algo natural. Errado seria tentar corrigir a natureza porque nossa cultura não admite algo. Mas é claro que não podemos esperar compreensão plena de quem não vive a mesma coisa. Você apenas tem uma visão repassada culturalmente e mal avaliada, e é claro, não vai mudar. Espero que os jovens de hoje tenham o mínimo de consciência de que algo que foi estabelecido por seres humanos pode facilmente ser alterado por eles, mas as coisas que vem da natureza, isso nunca.

    • Natália Dutra Postado em 11/Apr/2014 às 18:07

      Logo você falando de desinformação? Se há alguém aqui que precisa se informar é você. O que está acontecendo é uma evolução, evolua. As coisas não são mais como antigamente, ainda bem! Se não, como havia dito ali em cima, nem aqui você estaria disseminando essas atrocidades. E você se engana ao dizer que os homossexuais estão querendo impor algo. Eles apenas querem o que é de direito a eles, sem delongas, e não estamos impondo nenhum modelo de vida pra sociedade, quem está impondo aqui é você, seu modelo de família heteronormativa. Nem todos nós somos obrigados a viver dessa forma. Você não pode obrigar alguém a gostar de seja lá o que for. E a "degenerada sexual" aqui em nenhum momento agrediu ou usou de palavras tão deprimentes para se dirigir ao próximo como você o fez, chamando as pessoas de "animais" na falta de um argumento bem formulado. É só isso que você tem em defesa do seu pensamento machista e arcaico não é? Pena! Quanto ao seu dizer de que os homossexuais estão acabando com a procriação, faça-me rir meu caro! Você fala como se fosse uma doença e que todos vão virar homossexuais e a vida na terra vai se extinguir. Não percebe o quanto é engraçado e patético? Os homossexuais farão um bem, tirando crianças das ruas e dos orfanatos que pessoas HETEROSSEXUAIS , e que o seu conceito de FAMILIA, coloca.

  5. Fabiano Postado em 08/Apr/2014 às 20:17

    Há possibilidade de disponibilizar esse manual para darmos uma olhada?

  6. Rafael Martini Postado em 08/Apr/2014 às 20:20

    Quando tive aulas de Ensino Religioso (numa pública estadual em SP, começo dos anos 2000), não havia doutrinação religiosa. Embora o professor não tivesse objeção alguma sobre o tema, lembro-me que ele avisou que não lecionaria sobre isso e afirmava que o nome da matéria era apenas uma questão de formalidade. As aulas ficavam principalmente na área da Sociologia. Portanto, ou o currículo paulista era (ou é) mais flexível ou eu tive sorte por ter aquele professor.

    • Augusto Postado em 09/Apr/2014 às 22:13

      Ou seja, era pra aprender sobre religião e aprendiam sobre marxismo. Futuros leitores de pragmatismo político e futuros eleitores do PT

      • Raíssa Postado em 23/Apr/2014 às 11:17

        kkkkkkkkkkkkk agora sociologia é marxismo Augusto. E só um informação em 2 000 o governador de SP era o MÁRIO COVAS e seu vice era GERALDO ALCKMIN ..... ou seja PSDB só um dica para vc parar de falar asneira e se informar primeiro.

  7. Carlos Wolf Postado em 08/Apr/2014 às 22:49

    Sinceramente, já cansei disso tudo. O ser humano é hetero, é gay, é bi, é trans e é o que quiser ser. Ninguém tem o direito de ditar como alguém deve viver e se comportar quando ninguém está sendo prejudicado por isso. Deixem as pessoas serem felizes, chega de repressão sexual, chega de hipocrisia, vamos adiante. Não existe uma conspiração gay para acabar com a humanidade, não é a diversidade sexual que acabará com a sociedade, é o ódio, é a intolerância. Vamos comparar os países extremamente conservadores com países de pensamento mais liberal: onde as pessoas possuem condições sócio-culturais mais dignas? E outra, se metade da população mundial fosse gay ainda aliviaríamos o problema da sustentabilidade. Vamos acordar, nosso planeta não vai suportar o crescimento populacional por muito tempo. Não haverá, não haverá comida, não haverá espaço, não haverá emprego, não haverá onde despejar tanto lixo. Cansei da visão restrita de certos grupos que só sabem olhar pro seu próprio umbigo, pro seu bem-estar único que é sempre mais importante. Vocês querem cuidar da família? Então vão cuidar da família, muitas delas que no Brasil não possuem acesso ao saneamento básico, à educação, à condições mínimas de subsistência. Quantas crianças nas ruas, se prostituindo, sendo vendidas, sendo mortas e esses certos grupos discutindo se eu posso ou não me relacionar com quem eu quero? Acordem e me poupe.

    • Denise Postado em 09/Apr/2014 às 00:41

      O comentário mais sensato que eu já li na minha vida. O pensamento que sempre tive e alegro-me em saber que não sou a única criatura nesse mundo que possa ter esse simples discernimento. Obrigada

    • El Raf Postado em 09/Apr/2014 às 11:37

      Parabéns pelo comentário. Estamos em acordo.

  8. Guilherme Nery Postado em 08/Apr/2014 às 23:58

    Olha a minha cara de preocupado com esse material... Cada um sabe o que é, e o que quer... Sentimos vontades incontroláveis sem ao menos querermos aquilo de fato..... Bom, sexualidade é algo pessoal de cada um, e não cabe à igreja decidir isso por mim..

  9. Lucas Postado em 09/Apr/2014 às 04:30

    Vocês do pragmatismo político são doentes mentais, sinceramente. Peço encarecidamente que vocês direcionem este site/ página do facebook para suas pretensões, deixem claro que é uma página de esquerda, petista e adepta de pensamentos genocidas como o marxismo e também amantes de assassinos como che guevara para que pessoas que curtem a página de vocês apenas por achar que é uma página que se trata de política sejam informados antes que conclua tal ação. Grato.

    • Thiago Teixeira Postado em 09/Apr/2014 às 07:35

      Tão doente mental que publica seus comentários. Escreva isso lá no G1, UOL, IG, Veja e espere para ver sua mensagem liberada. Grato.

    • Rafael Martini Postado em 09/Apr/2014 às 10:43

      Rsrsrs... Tadinho do Lucas! Junto ao Olavo, Constatino, Tio Rei, ele curtia o Pragmatismo! Agora que descobriu que somos comunistas comedores de criancinhas, quer que isso fique claro para que ninguém mais se engane. Fuja para as colinas, Lucas!

  10. murilo Postado em 09/Apr/2014 às 09:23

    Não sei porque as secretarias de educação permitem esse tipo de abordagem nas aulas de ER. Meus filhos estudam em escola católica (colégio de irmas) e as aulas de ER abordam os fundamentos e valores dos diversos tipos de Religião sem se ater aos dogmas específicos de nenhuma, isto e´, fazem o aluno entender a diversidade de crenças pelo mundo.

    • Thiago Teixeira Postado em 09/Apr/2014 às 12:16

      Esse seria um sonho. Extrapolar o ensino religioso de maneira mais ampla, com passagens pela história, geografia, formação de povos ... Islamismo precisa ser explicado assim como o espiritismo, Budismo, Candomblé, Umbanda, Quimbanda (tem gente que fala que é tudo igual, macumba, etc.), seria um grande avanço as crianças conhecerem, formar opinião para que futuro possam RESPEITAR todas as crenças.

      • José Ferreira Postado em 09/Apr/2014 às 13:31

        O ideal é não ter ensino religioso, pois a religião é o atraso da sociedade. Se não fosse por elas, as pesquisas com células tronco estariam em um estado mais avançado, por exemplo.

    • Augusto Postado em 09/Apr/2014 às 22:12

      Murilo, isso daí só vai deixar seu filho confuso e ensinar valores MODERNOS e não tradicionais das religiões, pois está no sangue da modernidade afirmar que não existe religião verdadeira e que seus princípios se resumem a ser bonzinho. Ou seja, é a redução da espiritualidade à auto-ajuda.

  11. Dee Nunes Postado em 09/Apr/2014 às 14:35

    Essas brigas entre Direita e Esquerda, PSDB e PT e Hetero e Homo, nunca encontram um ponto de estabilidade ou equilibrio, que não fere nem um dos lados, se tenho religião, sou homofóbico , se apoio o casamento gay logo sou um, não há respeito de nem um dos lados, se tem ensino religioso então não é laico, se não tem é um ateísmo disfarçado, simplesmente dividir para conquistar, quem realmente está por trás disso tudo? como chegar em um consenso? eis as questões.

    • Tchekowski Postado em 14/Apr/2014 às 16:45

      Talvez o Ensino Religioso devesse ter o nome e a didática trocados para "História das Religiões".

  12. Joel Vieira Postado em 09/Apr/2014 às 18:02

    Religião em si não é o atraso da sociedade, mas o que as pessoas fazem com ela, ao achar que são donos de Deus e da verdade absoluta, sim. ER deveria ser uma matéria para acrescentar algo as pessoas e não para impor e tapá-las de que existem outras religiões, outras pessoas, outras culturas, outras formas de se viver a sexualidade... Esse é o maior erro das religiões, o foco não no amor ou caridade, e sim em provar que uma é mais certa q a outra! Eu sou cristão e a favor que tirem o Ensino Religioso das escolas, do jeito que está é um absurdo. Existem outros credos, outras crenças, outros modelos... não existe uma fórmula que se aplique a todo mundo seja em fé ou sexualidade. Não existem gays, lésbicas, travestis ou héteros apenas, existem pessoas que precisam ser compreendidas em sua complexidade e acima de tudo RESPEITADAS. E honestamente, que argumento mais idiota o de que dois homens ou duas mulheres não constituem família pq não podem ter filhos... existem mais de 7 BILHÕES DE PESSOAS no mundo, e boa parte delas me parece que ainda acreditam que as riquezas naturais são eternas pq não se dão conta que o planeta já não consegue produzir mais riquezas para comportar esse tanto de gente... não precisa mais de procriar nesse ritmo absurdo como está. Isso é tão sério que alguns países já controlam a quantidade de filhos que um casal pode ter pq NÃO CABE MAIS GENTE NO MUNDO. Ou seja, família é onde existe amor, cuidado e respeito a pessoa e não um lugar onde um homem e uma mulher tem uma criança, família é muito além disso, muito mesmo.

    • José Ferreira Postado em 10/Apr/2014 às 08:31

      O Estado é laico. A ser atraso da sociedade, ou não, a religião tem que ficar longe das escolas.

  13. Diego Postado em 09/Apr/2014 às 20:59

    Maldito proselitismo religioso. “A cultura cristã mostrou-se absurdamente vazia: nada mais do que um verniz externo, porquanto o homem interior permaneceu intocado, alheio à transformação. Sua alma não corresponde às crenças interiores.” (Carl Jung) “Sabe-se como os exercícios rigorosos e certas prédicas missionárias dos católicos, assim como a educação protestante que sempre fareja o pecado, causam danos psíquicos que não levam ao Reino dos Céus, mas ao consultório médico.” (Carl Jung)

  14. Augusto Postado em 09/Apr/2014 às 22:09

    Ótimo material e iniciativa. Temos que reduzir a pó essa ideologia de gênero. Não há nada de homofóbico e machista, esse texto que vocês fizeram é de uma psicopatia ímpar, que dizer que afirmar que apenas uma mulher pode gerar um filho é machismo? Vocês saíram mesmo da realidade. Ficaram loucos. Olha, vocês têm a liberdade de defender essas maluquices do novo marxismo, mas não venham ensinar para nossos filhos.

    • Raíssa Postado em 23/Apr/2014 às 11:36

      Meu filho vc alguma vez na sua pobre vida leu algo sobre o marxismo? Logicamente escrito por uma pessoa sá não um louco fundamentalista? Leu algum livro de Marx? Ou de qualquer outro autor do socialismo ou comunismo? Pq aparentemente não ... Então vamos fazer assim vc lê e depois vem aqui discutir sobre isso sim. P.S.: pessoas sã são aquelas que não leem Veja, assistem Jornal Nacional, não chamam de comedores de criancinha os comunistas e sabem a diferença entre socialismo e comunismo :) ... hã já ia me esquecendo elas têm que saberem que o capitalismo é uma estrutura recente, pq antes - na Idade Média, por exemplo - havia outros sistemas, mas se ela rebater essa frase assim: é uma comunista !!!!!! Não é uma pessoa sã se afaste com cuidado pq ela pode te morder

  15. Carlos Postado em 09/Apr/2014 às 23:04

    Macho, macho; fêmea, fêmea; Natureza Macho fêmea; fêmea macho; natureza Normal, anormal; natural

  16. Rubem Seabra Postado em 10/Apr/2014 às 03:37

    Este povo diz que amar o semelhante é uma das regras, mas ama com tanto ódio.

  17. ilze papazian Postado em 10/Apr/2014 às 16:25

    Gostei. Prefiro crianças aprendendo a ordem natural das coisas, que aprendendo a ser anti natural. Se depois disso, elas quiserem ser homossexuais, terá sido por escolha e não forçação de barra de ativistas gays.

  18. Marcus Valerio XR Postado em 11/Apr/2014 às 01:00

    Então ofender os menos de 1% da população que porventura não se enquadrem nas tendências da quase totalidade não pode. Mas ofender os demais 99% não só pode como parecem querer tornar obrigatório! Afinal, dizer que “...a teoria do gênero supervaloriza a construção sociocultural da identidade sexual, opondo-se à natureza, gerando um novo modelo familiar e uma nova organização da sociedade”, o que é uma perfeita descrição dessa ideologia, ou que "Apesar de tudo, a união entre um homem e uma mulher é a única possível para gerar um filho e inscrevê-lo na continuidade das gerações”, são consideradas frases machistas e homofóbicas! A pura e simples verdade evidente é ofensiva para quem quer reescrever a realidade e dizer que existem "inúmeras" maneiras de viver a sexualidade. Vamos ver: Hétero, Homo, Bi... Quantas mais?! Ninguém deve ser recriminado por sua preferência sexual e não importa se ela advém de sua constituição física, psíquica, se é aprendida ou escolhida, mas daí a querer proibir a pura e simples expressão da verdade em nome de uma insanidade "politicamente correta" não tem nada a ver com direitos humanos, é querer corromper a mente, destruindo a racionalidade e remover o mais puro senso de realidade. Quer gostem ou não esses apologetas da reengenharia social, a espécie humana depende da heterossexualidade, e se a homossexualidade deixasse de existir teríamos um problema a menos. Mas existe e devemos lidar com isso com respeito. O que deveria incluir respeitar também a simples realidade, e não fingir patifarias que chamam de "construção social normativa e opressiva" as bases naturais sobre as quais existimos. Como muitos disseram aqui, os religiosos não se preocupavam com isso há pouco tempo, até que começou esse levante financiado por iniciativas bilionárias globais que não se limitou a ajudar na redução do preconceito contra os homossexuais, mas quer extrapolar e simplesmente proibir que a sociedade compreenda minimamente a realidade em que vive. Eu mesmo jamais fui religioso, mas iniciativas estúpidas só servem para dar mais razão a reação conservadora. Não é uma mera defesa da religião, da sociedade ou da família. É uma defesa da Sanidade Mental da humanidade. Marcus Valerio XR

  19. RONEY Postado em 11/Apr/2014 às 11:17

    E ABSOLUTAMENTE CLARO QUE HOMOSSESUALISMO É COMPORTAMENTO APRENDIDO, ALIAS É UMA ORIENTAÇÃO QUE O INDIVIDUO RECEBE AINDA NA INFÂNCIA OU ADOLESCENCIA..

  20. Prof: Ms.João Edesio Postado em 11/Apr/2014 às 14:02

    "Toda defesa e crítica tem como função legitimar a ação" Precisamos respeitar as diferenças da opção sexual, o que não concordo com este artigo feita pela Stela Guedes em querer colocar todas estas temáticas em uma perspectiva "unilateral". Assim como Ela analisa a cartilha de forma unilateral,Stela faz o mesmo. Querer ser homossexual todos tem liberdade, agora, querer que os outros sejam é ilegal e fere a constituição. O ensino religioso, como o próprio nome diz, tem como função trazer o respeito e a liberdade religiosa. Quando Stela critica e diz que é uma atitude homofóbica, quem faz promove o preconceito é a própria autora em taxar ou nomenclatura esse grupo religioso que defendem o bom costume e a ordem social e a preservação da família. Concordo com as atitudes da SEDUC em querer promover essa divisão de gênero a partir das características físicas.

  21. pensador Postado em 11/Apr/2014 às 19:56

    (ego)ismo? (iD)otismo?

  22. Flávio Postado em 11/Apr/2014 às 21:38

    O grande problema é a intolerância politicamente correta :)) destes democratas hehehehehe... Como sempre a patrulha não aceita e se recusa a reconhecer outras possibilidades de valores, conceitos e direitos. Neste visão, a única possibilidade é a gayzista, qualquer outra interpretação é homofóbica... Triste e já esta dando no saco esta intolerância religiosa e tantos comentários preconceituosos...

  23. Augusto Postado em 13/Apr/2014 às 08:25

    Esse material alerta claramente contra essa insanidade imposta nas escolas que é a ideologia de gênero, diferente do aberrante Kit Gay, que quer manietar as pessoas como se elas fossem tábulas rasas e se não houvesse a óbvia condição da natureza. Muito bom trabalho desses religiosos. Isso não prevalecerá, jamais, no Brasil, pois até países da ONU já estão rasgando de uma vez por todas essa doidice de pensadores que não têm o que fazer - e pensar. Que esse trabalho se multiplique cada vez mais. Não à ideologia de gênero!

  24. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 17/Apr/2014 às 12:23

    O LIVRO DA VIDA (ES.12) (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais) (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) - Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora: ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

    • Raíssa Postado em 23/Apr/2014 às 11:44

      Espero que o juízo final que vcs tanto pregam ocorra logo para que Deus mande para o inferno todos os preconceituosos - machistas, homofóbicos, racistas etc - e assim podemos ter um mundo com menos ódio no coração. Espero o juízo e não a vinda Deus, pq com certeza vcs o matariam e ele não precisa viver isso novamente.

  25. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 14/May/2014 às 16:45

    (AT.4.33) COM GRANDE PODER OS APOSTOLOS DAVAM O TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS, E EM TODOS ELES HAVIA ABUNDANTE GRAÇA: (JB.6.40) DE FATO A VONTADE DE MEU PAI É QUE TODO HOMEM QUE VIR O FILHO E NELE CRER, TENHA A VIDA ETERNA, E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA: (2CO.10;7) OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE: (IS.66.5) Ouvi a palavra do Senhor, vós que temeis a palavra do Senhor;(AM.5.4) pois assim diz o Senhor à Casa de Israel: Buscai-me e vivei: (JR.30.24) Nos últimos dias entendereis isto:(AP.9.6) Naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão, também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles: (LC.6.27) Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: (LC.12.32) Não temais, ó pequenino rebanho, porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (JB.10.11) Eu sou o bom Pastor: O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão; (IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel: Enquanto o Brasil dormia o profundo sono da inconsciência DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, o meu povo padecia na BABILÔNIA, vegetando sob o jugo do pecado da MENTIRA, da DESORDEM, e do REGRESSO: Mas, ao acordarmos em JERUSALÉM, irmanados pelo poder do Amor Eterno, eis que deparamo-nos com o caminho da VERDADE, da ORDEM, e do PROGRESSO: E, agora, já podemos cantar que verdadeiramente NÃO TEMEREMOS A PRÓPRIA MORTE: E o pavilhão nacional também já passou a tremular consagrado soberanamente para ostentar os símbolos da vitória da nossa fé: LOUVADO SEJA DEUS; (1CO.15.45) pois assim está escrito: (HB.10.15) Disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto Este diz: (1CO.15.18) Os que dormiram em Cristo, pereceram:(JB.10.10) Eu vim para que tenhais vida, e a tenham em abundância, (HB.2.15) e para livrar a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida: (MT.24.4) Vede que ninguém vos engane, (CL.3.3) porque morrestes, e a vossa vida estava oculta juntamente com Cristo em Deus: (DT.29.4) Porém o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje; (SL.106.33) pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (HB.2.1) Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos: (AT.2.32) A Este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, ó Justos, exultai, todos vós que sois retos de coração: (2PE.1.2) Graça e paz vos sejam multiplicadas , no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Nosso Senhor: Estudai, praticai e divulgai os fundamentos cristãos que temos postado na internet, em particular no BLOG DE ARNALDO RIBEIRO OU ISRAEL : (IS.42.21) Foi do agrado do Senhor, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei, (IS.42.21) Foi do agrado do Senhor, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei, e fazê-la gloriosa e fazê-la gloriosa;(1CO.15.21) visto que a morte veio por um homem, também por um HOMEM veio a ressurreição dos mortos:

  26. Tammy Postado em 19/May/2014 às 15:48

    Caraca... eu já tô cansada dessa pintura que querem fazer de todo heterossexual ser um cretino, malvado, preconceituoso e fdp que quer destruir os homossexuais. Putz... eu tenho gays na minha família, estudei com gays, trabalhei com gays, tenho amigos gays e em respeito a eles procuro não direcionar minha raiva a todos os homossexuais, mas essa glamourização da homossexualidade, essa pintura generalizada que fazem de heterossexuais e religiosos como escrotos preconceituosos já está me cansando. Nem todo gay é um "safado", assim como nem todo cristão é um "preconceituoso". Enquanto se misturarem essas coisas não vamos sair do lugar.

  27. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 11/Jun/2014 às 15:07

    O SÉTIMO DIA (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito: (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6) E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto: SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6) (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado: E agora José? Ou melhor, Chico?...

  28. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 21/Jul/2014 às 16:04

    O SENHOR VIU A NEFASTA LEGALIZAÇÃO DE RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS, E, COM ELA , O RECRUDESCIMENTO DA IMORALIDADE E DA PERDIÇÃO NO MUNDO: (JB.6.65) POR CAUSA DISTO É QUE VOS TENHO DITO: (SL.78.1)- Escutai povo meu, a minha lei, prestai ouvidos às palavras da minha boca:(NE.4.19)–Disse eu aos nobres, aos magistrados, e ao resto do povo:(DT.29.10)–Vós estais hoje perante o Senhor vosso Deus, os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos, todos os Homens de Israel: (LS.6.2/4)–Ouvi, pois, ó reis, e entendei tomai a instrução ò Juízes de toda a terra, aplicai os ouvidos, vós, que governais os povos, e que gloriais de terdes debaixo de vós muitas nações; porque de Deus vos tem sido dado o poder, e do Altíssimo a força, o qual vos perguntará pelas vossas obras, e esquadrinhará os vossos pensamentos: (2CR.19.6) – Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, e sim, da parte do Senhor, e no julgardes Ele está convosco: (CL.3.17) – E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus; dando por ele graças a Deus: (NM.32.23) –Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor, e sabei que o vosso pecado vos há de achar; (DN.9.7) – como hoje se vê: (IS.1.10) – Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma, prestai ouvidos à lei do nosso Deus, povo de Gomorra;(2CO.5.19) – porque importa que compareçamos ao tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo: (1CO.6.18) – Fugi da impureza: Aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo: (EC.10.32) - Quem justificará ao que peca contra a sua alma? (1CO.4.16) – Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores; (1TS.4.4)– e que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra: (MT.26.41) – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o Espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca: (PV.15.3) – Os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons:(LC.6.10)–E, fitando todos ao redor, disse ao homem: (LV.18.22) – Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação: (1CO.6.9/10) Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas; nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus:

  29. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 29/Aug/2014 às 15:09

    SEPARANDO O JOIO DO TRIGO: NA BABILÔNIA HAVIA UMA SENTENÇA PARA CADA CABEÇA: EM JERUSALÉM, NAO! POIS NA ERA DOS CRISTÃOS CONCIENTES JÁ IMPERA ESTA CONSCIÊNCIA CRISTÃ COMO PADRÃO DO PENSAMENTO UNIVERSAL, SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS: (GN.42.14) È COMO JÁ VOS DISSE: (RM.9.1) DIGO A VERDADE EM CRISTO, NÃO MINTO, TESTEMUNHANDO COMIGO, NO ESPÍRITO SANTO, A MINHA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA: (2SML.23.2) O ESPÍRITO DO SENHOR FALA POR MEU INTERMÉDIO, E A SUA PALAVRA ESTA NA MINHA LÌNGUA; (PV1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO:(AT.5.29) ANTES, IMPORTA OBEDECER À DEUS DO QUE AOS HOMENS; (PV.4.17) PORQUE COMEM O PÃO DA IMPIEDADE E BEBEM O VINHO DAS VIOLÊNCIAS: (IS.46.8) LEMBRAI-VOS DISTO E TENDE ÂNIMO, TOMAI-O A SERIO Ò PREVARICADORES: (PV.28.9) O QUE DESVIA OS OUVIDOS DE OUVIR A LEI, ATÉ A SUA ORAÇÃO SERÁ ABOMINÁVEL: (EF.3.14) POR ESTA CAUSA ME PONHO DE JOELHOS DIANTE DO PAI: (JB.12.48/49) QUEM ME REJEITA E NÃO RECEBE AS MINHAS PALAVRAS TEM QUEM O JULGUE, A PRÓPRIA PALAVRA QUE TENHO PROFERIDO, ESSA O JULGARÁ NO ÚLTIMO DIA; PORQUE EU NAO TENHO FALADO POR MIM MESMO, MAS O PAI QUE ME ENVIOU, ESSE ME TEM PRESCRITO O QUE DIZER E O QUE ANUNCIAR: ((JB.15.25) Isto, porém é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: (JB.1.14) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai: 1TS.4.8) DESTARTE, QUEM REJEITA ESTAS COUSAS, NÃO REJEITA AO HOMEM, E, SIM, À DEUS, QUE TAMBÉM VOS DÁ O SEU ESPÍRITO SANTO: (JÓ.21.14) E SÃO ESTES OS QUE DISSERAM À DEUS: RETIRA-TE DE NÓS: NÃO DESEJAMOS CONHECER OS TEUS CAMINHOS; (1PE.4.5) OS QUAIS HÃO DE PRESTAR CONTAS ÀQUELE QUE É COMPETENTE PARA JULGAR VIVOS E MORTOS: (LC.6.27) DIGO-VOS, PORÉM, A VÓS OUTROS QUE ME OUVIS: (1TS.5.18) EM TUDO DAÍ GRAÇAS , PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS EM CRISTO JESUS PARA CONVOSCO; (EF.2.10) POIS SOMOS FEITURA DELE, CRIADOS EM CRISTO JESUS PARA BOAS OBRAS AS QUAIS DE ANTEMÃO PREPAROU PARA QUE ANDASSEMOS NELAS: (GL.1.20) ORA, ACERCA DO QUE VOS ESCREVO, EIS QUE DIANTE DE DEUS TESTIFICO QUE NÃO MINTO.

  30. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 08/Oct/2014 às 17:13

    A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÂO (LC.6.45) (EC.51.33) Eu abri a minha boca e disse: (IS.66.5) Ouví a palavra do Senhor, vós que a temeis; (IS.30.15) porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: (JB.3.27) O homem não pode receber cousa alguma, se do céu não lhe for dada: (LS.7.15) Mas Deus me fez a graça de que eu fale segundo o que sinto, e de que presumisse cousas dignas destas que me são dadas; (EF.3.16) para que, segundo a riqueza da sua sabedoria, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no Homem interior; (2TS.3.2) e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos: (IS.22.4) Portanto digo: (AP.2.7) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: AP.13.10) Aqui está a perseverança e a fidelidade dos Santos: (EF.3.8) A mim, o menor de todos os Santos, me foi dada a graça de pregar aos gentios o Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo; (RM.7.22) porque no tocante ao Homem Interior, tenho prazer na Lei de Deus: (RM.9.1) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: (1CO.9.3) E a minha defesa perante os que me interpelam é esta: (DT.4.20) Como hoje se vê: (EF.4/4/6) Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados, numa só esperança da vossa vocação; há somente um Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, e Pai de todos, o qual é Senhor de todos, age por meio de todos, e está em todos: (TG.4.12) Há um só legislador e Juiz; (TM.2.5) porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os Homens, Cristo Jesus, Homem: (IS.46.5) A quem me comparareis para que Eu seja seu semelhante? (JÓ.6.28) Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim e vede que não minto na vossa cara: (JÓ.33.3) As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (GL.1.20) Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto; (1PE.2.6) pois isso está na Escritura:

  31. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 02/Nov/2014 às 18:23

    D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL: Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com o Criador do Reino dos céus na terra: (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA: (JB.5.45) E SERÃO TODOS ENSINADOS POR DEUS: (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

  32. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 24/Nov/2014 às 16:04

    A CRIAÇÃO DO REINO DE DEUS NA TERRA JESUS CRISTO DESCE CRIANDO O REINO DOS CÉUS E A NOVA ORDEM MUNDIAL POR MEIO DE CRISTO JESUS: 1. (EC.51.33) Eu abri a minha boca e disse: (LC.2.23) Conforme o que está escrito na lei do Senhor: (LE.1.12) Ei, o Pregador, venho sendo Rei de Israel em Jerusalém, (JÓ34.30) para que o ímpio não reine e não haja quem iluda o povo, (PV.1.4) para dar aos simples prudência e aos jovens conhecimento e bom siso; (1PE.4.17) porque a ocasião de começar o juizo pela casa de Deus é chegada: (2TS.1.5) Sinal evidente do justo juízo de Deus para que sejais considerados dignos do Reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo:(SL.78.1) Escutai, povo meu, a minha lei, prestai ouvidos as palavras da minha boca; (RM.8.22) porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme e suporta angustias até agora: (DT.29.4) Porém, o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje; (RM.11.32) porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos: (JB.6.65) Por causa disto é que vos tenho dito: (AT.5.29) Antes, importa obedecer à Deus, do que aos homens; (1PE.4.3) porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices, e em detestáveis idolatrias: (OS.4.2) O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, ,furtar e adulterar, e há homicídios sobre homicídios: (RM.1.20) Tais homens são, por isso, indesculpáveis: (SL.16.4) Muitas serão as penas dos que trocam o Senhor por outros deuses: (SL.82.5) Eles nada sabem nem entendem: (JÓ.12.25) Nas trevas andam às apalpadelas, sem terem luz, e os faz cambalear como ébrios: (JR.8.11) Curam superficialmente as feridas do meu povo, dizendo: Paz, paz, quando não há paz: (TT.1.11) É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem por torpe ganância: (SL.124.8) O nosso socorro está em o nome do Senhor, Criador do céu e da terra: (2SML.22.7) Na minha angustia, invoquei o Senhor , clamei a meu Deus; Ele, do seu templo, ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos: (MT.9.36) Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas, como ovelhas que não têm Pastor: (1CR.16.14) Ele é o Senhor nosso Deus, (RM.2.6) que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento; (LS.1.15) porque a justiça é perpetua e imortal: (SL.56.11) Neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei; (IS.33.22) porque o Senhor é o nosso Juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso Rei; Ele nos salvará: (1CO.4.3) Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por tribunal humano, nem eu também julgo a mim mesmo;(2CO.5.10) porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo: (JÓ.13.17) Atentai para as minhas razões, e daí ouvidos à minha exposição; (LC.6.45) porque a boca fala do que está cheio o coração: (EF.5.12) Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor; (JÓ.36.4) porque, na verdade, as minhas palavras não são falsas, comigo está quem é Senhor do assunto: (RM.11.13) Dirijo-me a vós outros que sois gentios! (IS.42.18) Surdos, ouvi. e vós, cegos, olhai para que possais ver; (LC.4.10) porque está escrito: (ML.3.7) Desde os dias de vossos pais, desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim,e eu me tornarei para vós outros; (JB.15.5) porque sem mim nada podeis fazer:(EC.2.18) Os que temem ao Senhor, não serão incrédulos à sua palavra; e os que o amam conservarão o seu caminho: (LV.20.24) Mas, a vós outros, vos tenho dito:(IS.66.5) Ouví a palavra do Senhor, vós que a temeis; (IS.30.15) porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: (JB.3.27) O homem não pode receber cousa alguma, se do céu não lhe for dada: (MT.11.12) Desde os dias de João Batista, até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele: (AT.24.16) Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos Homens: (LS.7.15) Mas Deus me fez a graça de que eu fale segundo o que sinto, e de que presumisse cousas dignas destas que me são dadas; (EF.3.16) para que, segundo a riqueza da sua sabedoria, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no Homem interior; (2TS.3.2) e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos: (MC.13.5) Vede que ninguém vos engane: (AP.14.12) Aqui está a perseverança dos Santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus Cristo: (EF.3.8) A mim, o menor de todos os Santos, me foi dada a graça de pregar aos gentios o Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo: (ML.3.18) Então vereis outra vez a diferença entre o justo que serve à Deus e o que não o serve;(LE.2.26) porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao Homem que lhe agrada, mas ao pecador dá trabalho para que ele ajunte e amontoe, para dar Àquele que agrada a Deus: (GN.45.7) Deus me enviou adiante de vós para conservar vossa sucessão na terra, e para preservar-vos a vida por um grande livramento: (IS.48.16) Agora o Senhor Deus enviou a mim e o seu Espírito, (SL.33.19) para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida: (GN.22.1) Eis-me aqui, (HB.2.15) para livrar a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida: (JB.11.25) Quem crê em mim, ainda que morra viverá; (1CO.15.22) porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo: (LS.6.24) E Eu vos relatarei que cousa é a sabedoria, e qual foi a sua origem; e não vos ocultarei os segredos de Deus;(RM.7.22) porque no tocante ao Homem Interior, tenho prazer na Lei de Deus: (JB.14.1) Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (LE.12.14) porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más: 2. Na verdade, (LC.8.17) nada há oculto que não haja de manifestar-se, nem escondido que não venha a ser conhecido e revelado:: (RM.9.1) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a serminha própria consciência; (1CO.15.45) pois assim está escrito:(2.SML.23.2) O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua; (2SML.22.23) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei: (1CO.9.3) E a minha defesa perante os que me interpelam é esta: (DT.4.20) Como hoje se vê: (EF.4/4/6) Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados, numa só esperança da vossa vocação; há somente um Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, e Pai de todos, o qual é Senhor de todos, age por meio de todos, e está em todos: (TG.4.12) Há um só legislador e Juiz; (TM.2.5) porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os Homens, Cristo Jesus, Homem: (IS.46.5) A quem me comparareis para que Eu seja seu semelhante? (1CO.11.1) Sede meus imitadores, como também sou de Cristo; (LE.6.12) pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao Homem o que será depois dele debaixo do sol? (EF.4.11) E Ele mesmo concede uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres: (LS.2.25) E a Ele imitam os que são do seu partido: (1CO.12.4) Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo: (MT.26.54) Como, pois, se cumpririam as escrituras, segundo as quais assim deve suceder? (LS.1.12) Não queirais buscar ansiosos a morte no descaminho da vossa vida e nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos: 3. (JÓ.6.28) Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim e vede que não minto na vossa cara; (TT.2.11) porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os Homens: (JÓ.33.3) As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber; (LS.7.28) porque Deus a ninguém ama, senão ao que habita com a sabedoria: (LS.11.1) Ela é a que dirigiu as suas obras, por mãos do Santo Profeta: (SL.94.16) Quem se levantará a meu favor contra os perversos? Quem estará comigo contra os que praticam a iniquidade? (1PE.4.5) Os quais hão de prestar contas Àquele que é competente para julgar vivos e mortos: (LC.10.29) Quem é o meu próximo? (MT.16.24)Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me; (2PE.1.20) sabendo primeiramente isto: (JB.8.12) Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida: (ÊX.35.10) Venham todos os Homens hábeis entre vós, e façam tudo o que o Senhor ordenou,, (EF.5.16) remindo o tempo, porque os dias são maus: (EZ.24.22) Fareis como eu fiz, (JB.13.15) porque eu vos dou o exemplo, para que, assim como eu vos fiz, façais vós também: (ÊX.18.24) Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre; (EC.28.7) porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: 4. BRASIL – SÍMBOLO DA TERRA PROMETIDA (Sequência no Site: ArnaldoouIsrael)

  33. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 11/Feb/2015 às 15:18

    DEUS É AMOR: E É O EXERCÍCIO DESTE AMOR QUE PROVA A SUA EXISTÊNCIA: (JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porque Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos: (HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo: (JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas: (HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não parta homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão: (AP..21.8) Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber; a segunda morte: (LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida: (AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma: PAUSA PARA UM ALERTA GERAL (JZ.6.8) EU É QUE VOS FIZ SUBIR DO EGITO E VOS TIREI DA CASA DA SERVIDÃO: Agora, porém, cumpre-me alertar à todos os povos que: Caso a mídia mundial à partir do Brasil, persista em ignorar a Augusta Presença de Deus entre nós; em esconder e boicotar a Santa Obra da criação do seu reino na terra; eis que, simplesmente, EU me calarei! (MT.20.15) PORVENTURA, NÃO ME É LICITO FAZER O QUE QIERO COM O QIE É MEU? Arnaldo ou Israel

  34. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 25/Jun/2015 às 15:58

    SINAIS PROFETICOS: AQUECIMENTO GLOBA-CRISE HIDRICA–ADVERTÊNCIA DIVINA-E OUTROS SINAIS... (MC.12.10) Ainda não lestes esta Escritura: (GN.5.1) No dia em que Deus criou o Homem à sua semelhança; (GN.6.12) viu Deus a terra, e eis que estava corrompida, porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra: (IS.59.15) O Senhor viu isso, e desaprovou o não haver juízo: (RM.9.’) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (2SML.22.23) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei: (IS.24.5) Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna: (SL.82.5) Eles nada sabem nem entendem, vagueiam em trevas, vacilam todos os fundamentos da terra; (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (1CO.11.30) Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes, e não poucos os que dormem: (IS.19.21) Onde estão os vossos sábios? (LC.8.25) Onde está a vossa fé? (JR.14.22) Acaso, haverá entre os ídolos dos gentios, algum que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas de si mesmos? (MC.12.27) Laborais em grande erro: (LV.18.27/28) Não suceda que a terra vos vomite havendo vós a contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós, e a terra se contaminou: (IS.55.11) Assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para o que a designei: (NM.24.4) Palavra Daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prosta-se, porém, de olhos abertos:(EZ.12.11) Eu sou o vosso sinal: Arnaldo ou Israel

  35. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 29/Sep/2015 às 16:00

    ENCARNAÇÃO DO ESPÍRITO DA VERDADE (GL.1.9) ASSIM JÁ DISSEMOS, E AGORA REPITO: (AP.22.18) EU, A TODO AQUELE QUE OUVE AS PALAVRAS DA PROFECIA DETE LIVRO, TESTIFICO: (JB.14.17) O ESPÍRITO DA VERDADE QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NÃO NO VÊ NEM O CONHECE, VÓS O CONHECEIS; PORQUE ELE HABITA CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS, (SL.33.19) PARA LIVRAR-LHES A ALMA DA MORTE, E NO TEMPO DA FOME CONSERVAR-LHES A VIDA: (MC.15.28) E CUMPRIU-SE A ESCRITURA QUE DIZ: (MT.1.23) EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ A LUZ UM FILHO, E ELE SERÁ CHAMADO PELO NOME DE EMANUEL (QUE QUER DIZER: DEUS CONOSCO: ATÉ QUE ENFIM... AGORA, OS IDOLATRAS JÁ NAO PODERAO CONTINUAR AFASTANDO A ALMA HUMANA DO ESPÍRITO DE DEUS IMPUNIMENTE; PORQUE JÁ SÃO PECADORES CONSCIENTES: JÁ NAO PODERÃO CONTINUAR PERPETUANDO A IGNORÂNCIA NA TERRA, CAUSANDO O SOFRIMENTO DO MEU POVO, E A DESTRUIÇÃO DO NOSSO PLANETA; PORQUE A MENTIRA JÁ NÃO PODE PREVALECER CONTRA A VERDADE ETERNA DOS MEUS TESTEMUNHOS ESPIRITUAIS, ASSIM SINTETIZADA: Paz à todos! Este tópico tem a finalidade de reunir algumas referências a respeito da encarnação do Espírito da Verdade para o período atual de transição planetária. Não serão mostradas as mensagens na íntegra, mas serão mencionadas as obras das quais os trechos foram extraídos, para quem quiser conferir posteriormente. Muitos estudiosos espíritas, para não dizer todos, fazem uma vista grossa para este magno acontecimento. Sendo assim, fazendo menção à parábola evangélica As Dez Virgens, perguntamos: estamos nos assemelhando às virgens loucas ou às virgens prudentes, quando o Noivo divino já está chegando? O real preparo está sendo realizado para receber Ensinamentos de ordem mais elevada, pelo novo Enviado de Deus à face da Terra? Quando uma nova luz iluminar o entendimento humano a respeito da Verdade Eterna através do Espírito da Verdade encarnado, estaremos preparados para recebê-la, ainda mais se estiver fora das nossas expectativas? Receberemos o Enviado mesmo se ele não estiver vinculado diretamente e atuante no Espiritismo? É, no mínimo, para refletir sobre o assunto. 1 - "Vimos preparar os caminhos para que as profecias se cumpram. Quando o Senhor vos der uma manifestação mais retumbante da sua clemência, que o enviado celeste já vos encontre formando uma grande família; que os vossos corações, mansos e humildes, sejam dignos de ouvir a palavra divina que Ele vos vem trazer; que ao eleito somente se deparem em seu caminho as palmas que aí tenhais deposto, volvendo ao bem, à caridade, à fraternidade." (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VII, Instruções do Espíritos, mensagem O Orgulho e a Humildade, 12º parágrafo, pelo espírito Lacordaire) 2. - "(...) mas há outros [seres] cuja missão é agir sobre a Humanidade inteira, que não aparecem senão nas épocas mais raras, que marcam a era das transformações gerais. Jesus-Cristo foi um destes enviados excepcionais; do mesmo modo tereis, para os tempos chegados, um Espírito superior que dirigirá o movimento de conjunto e dará uma coesão poderosa às forças esparsas do Espiritismo. (...) Limito-me a dizer-vos: Esperai e orai., porque o tempo é chegado e o novo Messias não vos faltará: Deus saberá designá-lo a seu tempo. E, aliás, é por suas obras que ele se afirmará." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 3ª mensagem, Os Messias do Espiritismo, pelo espírito Baluze) 3 - "(...) Não fiqueis, pois, admirados de todas as comunicações que vos anunciam a vinda de um Espírito poderoso sob o nome do Cristo; (...) Se o Messias de que falam essas comunicações não é a personalidade de Jesus, é o mesmo pensamento. É aquele que Jesus anunciou, quando disse: 'Eu vos enviarei oEspírito de Verdade, que deve restabelecer todas as coisas', isto é, reconduzir os homens à sã interpretação de seus ensinamentos, porque ele previa que os homens se desviariam do caminho que lhes havia traçado. (...) Quando todas as bases estiverem postas, então virá o Messias, que deve coroar o edifício e presidir à reorganização, auxiliado pelos elementos que tiverem sido preparados" (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 4ª mensagem, Os Messias do Espiritismo, pelo espírito Lacordaire) 4 - "(...) Esse glorioso futuro que vos anunciamos será realizado pela vinda de um Espírito superior, que resumirá, na essência de sua perfeição, todas as doutrinas antigas e novas, e que, pela autoridade de sua palavra, ligará os homens às crenças novas. (...) Perguntais se esse novo Messias é a pessoa mesma de Jesus de Nazaré? Que vos importa, se é o mesmo pensamento que os anima a ambos? (...) Espíritas! Compreendei a gravidade de vossas missão; estremecei de alegria, porque não está longe a hora em que o divino enviado alegrará o mundo. (...) A ignorância e a perturbação ainda vos ocultam uma parte da verdade que só o celeste Mensageiro vos pode revelar inteiramente." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 6ª mensagem, Os Espíritos Marcados, pelo espírito São Luís) 5 - "(...) Sim, meus filhos, o povo se comprimirá sobre os passos do novo mensageiro anunciado pelo próprio Cristo, e todos virão escutar essa divina palavra, porque nela reconhecerão a linguagem da verdade e o caminho da salvação." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 7ª mensagem, Os Espíritos Marcados, pelo espírito Lamennais) 6 - "(...) Novas raças saídas das altas esferas vêm rodopiar em torno de vós, esperando a hora de sua encarnação messiânica (...). Estamos e ficaremos convosco, sob a égide do Espírito de Verdade, meu e vosso mestre." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 8ª mensagem, Futuro do Espiritismo, pelo espírito Erasto) 7 - "(...) as virtudes dos céus já se abalam e as estrelas caem de sua abóbada, mas transformadas em Espíritos puros, que vêm, como anuncia a Escritura em linguagem figurada, proclamar sobre as ruínas do velho mundo, o advento do Filho do Homem." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 10ª mensagem, As Estrelas Cairão do Céu, pelo espírito Dupuch) 8. - "Povos, escutai!... Uma voz se faz ouvir de um extremo ao outro do mundo: é a do precursor anunciando a vinda do Espírito de Verdade, que vem endireitar os caminhos tortuosos por onde o espírito humano se desgarrava em falsos sofismas. (...) O Espiritismo é essa voz poderosa que já repercute até os confins da Terra; todos a ouvirão." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 11ª mensagem, Os Mortos Sairão de Seus Túmulos, pelo espírito João Evangelista) 9 - "(...) A vinda do Messias, como fato geral, está anunciada, porque era útil que dela se estivesse prevenido; é uma garantia do futuro e um motivo de tranquilidade, mas as individualidades não devem revelar-se senão por seus atos. (...)" (Revista Espírita, ano 1868, mês Março, Comentários Sobre os Messias do Espiritismo, 4º tópico, 8º parágrafo, por Allan Kardec) 10 - "(...) Moisés é o tempo passado; o Cristo, o tempo presente; o Messias a vir, que é o amanhã, ainda não apareceu... Moisés tinha que combater a idolatria; o Cristo, os fariseus; o Messias a vir terá também os seus adversários: a incredulidade, o cepticismo, o materialismo, o ateísmo e todos os vícios que acabrunham o gênero humano... (...) Mas esse Messias que deve vir é o próprio Cristo? questão difícil de compreender no tempo presente, e que amanhã será esclarecida. (...) É o Espiritismo que deve remover as grandes pedras que poderiam dificultar a passagem daquele que deve vir. Esse homem será poderoso e forte, e numerosos Espíritos estão na Terra para aplanar o caminho e fazer cumprir o que foi predito. (...) Esse novo Messias será chamado o Cristo? É uma pergunta que não posso responder; esperai o amanhã. (...) trabalhai sobre vós mesmos para vos regenerardes, a fim de que o Mestre vos encontre preparados." (Revista Espírita, ano 1868, mês Maio, Dissertação dos Espíritos, mensagem Ontem, Hoje e Amanhã, pelo Espírito da Fé) 11. - - "(...) Todos somos chamados ao grande labor e o nosso mais sublime dever é responder aos apelos do Escolhido. (A Caminho da Luz, cap. XXV, O Evangelho e o Futuro, 24ª parágrafo, pelo espírito Emmanuel) Setembro/2015 Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/encarnacao-do-espirito-da-verdade/#ixzz3mTdR8eBO