Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 03/Apr/2014 às 17:13
12
Comentários

Lua de mel entre Barbosa e Globo chega ao fim

Presidente do STF rechaça o tratamento VIP que as Organizações Globo lhe destina desde o dia 2 de agosto de 2012, entre o início do julgamento da AP 470 até os choques atuais com jornalistas de O Globo e da revista Época

joaquim barbosa rede globo
Joaquim Barbosa e Rede Globo não vivem mais clima de harmonia (Pragmatismo Político)

O ministro Joaquim Barbosa acaba de romper um casamento tácito entre as Organizações Globo e ele próprio. Uma soma involuntária de interesses que cresceu com o tempo, mais precisamente desde o dia 2 de agosto de 2012. Ali, no primeiro dia do julgamento da AP 470, quando Barbosa era o relator do processo, ficou claro que dois destinos se encontravam. Nos termos da acusação apresentada pelo relator, a Globo encontrou todos os elementos para novelizar seu vasto noticiário impresso e eletrônico a respeito do chamado mensalão e, claro, criar seu herói: o próprio Barbosa.

Leia também: Globo indica que culpará Barbosa caso mensalão seja desmontado

Textos feitos por dois jornalistas da casa global, no entanto, fizeram Barbosa perder sua paciência – que nunca foi grande. O que não se podia prever, especialmente pelos primeiros tempos de doce lua-de-mel, era que a fúria de Barbosa contra o que pode ter considerado ser uma tentativa de submissão seria tão forte.

Em relação ao jornalista Ricardo Noblat, de O Globo, não parece estar, de maneira nenhuma, para brincadeiras. Com todo o peso correspondente a um presidente do Supremo, ele entrou com representação criminal contra o profissional por racismo. As penas são pesadas (veja aqui). Ele pode se contentar com um simples retratação para o artigo , no qual se sentiu atingido, mas, por enquanto, não dá mostras de que pretende deixar barato, como se diz.

Sobre Diego Escosteguy, diretor da revista Época em Brasília, Barbosa lançou uma carta de protesto que mal abriu espaço para o posterior pedido de desculpas feito pelo jornalista. Não satisfeito em apontar erros e corrigir informações, o ministro questionou a ética da publicação.

Com os dois movimentos, o presidente do STF deixou para trás um passado que incluiu o prêmio de Personalidade do Ano de 2012, cujo troféu lhe foi entregue pelo próprio João Roberto Marinho. Além de lembranças sociais, Barbosa sempre foi brindado com o tratamento de herói na cobertura novelizada que a Globo fez do chamado processo do mensalão do PT. Em troca, as Organizações poderiam esperar que ele se submetesse, calado, a um ou outro momento mais baixo da convivência entre seus veículos e o personagem. Mas submissão não faz parte do reportório do ex-herói.

Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 03/Apr/2014 às 17:28

    Valeu a pena Joaquim?

  2. Juniperos Postado em 03/Apr/2014 às 18:58

    Apenas uma troca de interesses. Nada mais impressiona.

  3. Maria Aparecida Jubé Postado em 03/Apr/2014 às 19:13

    A Globo como sempre exercendo seu poder ilimitado, elege é derruba presidente, escolhe e demite ministros,. fabrica e derruba herói.

  4. maria penha da rosa Postado em 03/Apr/2014 às 19:44

    Ele nunca precisou da "grobo", pois tem seus próprios méritos e nunca quis ser herói ,somente faz o seu trabalho que é presidir o STF doa a quem doer e o faz com propriedade e legitimidade, A "grobo" que se cuide e abaixe o facho em relação a ele..................

  5. Adalberto Postado em 03/Apr/2014 às 22:11

    E aquele processo da dívida de 600,00 mihões que a globo mandou roubar do tribunnal?

  6. Monteiro Postado em 03/Apr/2014 às 22:12

    Só um pouquinho? O que é esta tal de "lua-de-mel" que Barbosa teve com a Globo. Parem de dizer asneiras, Barbosa nunca quis aparecer, sempre cumpriu seu trabalho e foi o ÚNICO a votar para que o boçal Azeredo fosse julgado no STF. Essa história de que Barbosa esteve ao lado da Globo nunca procedeu, foi uma coisa inventada por vocês pois ficaram com raiva desse homem ter condenado a corja de punho cerrado do Mensalão.

  7. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 03/Apr/2014 às 22:24

    E la la em Joaquim!!! E agora diretores da Globo? KKKK... qué sabê "tô nem ai" eu quero ver "o oco" de cada um deles. KKKK...

    • José Humberto Postado em 04/Apr/2014 às 11:57

      somos 2 então!!!

  8. julio Postado em 03/Apr/2014 às 22:25

    eu sabia que era uma bos-

  9. Gustavo Postado em 04/Apr/2014 às 11:43

    Único comentário possível para esta matéria seria o meme de um face palm. Tristeza hein!!

  10. Eduardo Abreu Postado em 04/Apr/2014 às 12:46

    A matéria é errada desde seu início, uma vez que um Presidente de uma corte de Justiça, deve ser imparcial e não ter ligações com nenhuma organização, a não ser a sua. Tenho para mim que nunca houve esta ligação, é mais uma urdição para criar alegorias para se mostrarem como poderosos, ligando seus nomes a estes, no caso o presidente do supremo.

  11. Fatima medeiros Postado em 04/Apr/2014 às 14:07

    Previsto a globo nunca gostou de negros e sempre usa um vaidoso para que prevaleca o seu golpe, primeiro Collor, depois JB, quando atinge seu objetivo se livra deles, deixando os a sos na sua miseria. o Collor nao era o cacador de Marajas? Sempre no mesmo refrao do combate a corrupcao da os seus golpes, o Batmam parece que vai ficar de asas quebradas.