Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 22/Apr/2014 às 12:32
29
Comentários

“Frente Branca” homenageia aniversário de Hitler em Santa Catarina

Cartazes homenageando o aniversário de Hitler são espalhados no centro de Itajaí. Moradores repudiaram o ato

homenagem hitler santa catarina
“Homenagem” em aniversário de Adolf Hitler assusta itajaienses (Divulgação/RBS)

Cartazes homenageando o aniversário de Hitler, ocorrido no último domingo (20), foram espalhados pelo centro da cidade de Itajaí, Santa Catarina no domingo de Páscoa. A informação é do colunista Marcos Espíndola, do Diário Catarinense.

Os escritos “Heróis não morrem. Parabéns Führer” logo abaixo uma foto do ditador teriam sido de autoria de um grupo de apoio ao nazismo chamado White Front — “Frente Branca”, na tradução. Segundo informações da Polícia Militar de Santa Catarina, ainda não foram identificados os autores da homenagem.

Alguns moradores repudiaram o ato

Para o bancário aposentado, Álvaro Augusto Schiefler, a atitude é um absurdo.

“Nunca tinha ouvido falar de nenhum grupo aqui, mas nunca se sabe. Sou contra, como é possível idolatrar um cara desses” questiona.

A operada de call center, Edinéia da Silva Pinotti de Mello, também discorda dos cartazes, que tem a imagem de Hitler junto com a inscrição “Heróis não morrem. Parabéns Führer”. Edinéria diz que Hitler foi um terrorista.

“Isso é coisa de mentes fracas, rebeldes que se revoltam com tudo de maneira errada. Ele não tem nada de heroísmo.”

com Diário Catarinense

Recomendados para você

Comentários

  1. Alexandre Lopes Postado em 22/Apr/2014 às 12:56

    "Frente Branca" ou "frente obscurantista" ?

  2. Walter Postado em 22/Apr/2014 às 13:10

    fuher ist sheiBe

  3. Monteiro Postado em 22/Apr/2014 às 13:44

    Ai, ai... esses catarinas. Acham que estão na Alemanha, ficam usando a calçola de couro da Gestapo, espremem as bolas e a cabeça não funciona direito.

    • Felipe Malagoli Postado em 22/Apr/2014 às 14:49

      Nunca veio a Santa Catarina então. Tas falando besteira. Somos igual a qualquer estado.

    • Fabrício Postado em 22/Apr/2014 às 14:56

      Igualmente cabeça fraca é quem generaliza e regionaliza acontecimentos isolados.

      • Monteiro Postado em 22/Apr/2014 às 16:34

        Respondendo aos dois, eu estava brincando. De fato, agora, relendo minha mensagem, não ficou tão claro. Peço desculpas.

      • Monteiro Postado em 22/Apr/2014 às 16:50

        E mais: admiro vocês, catarinas, afinal, a vida na fronteira Rio Grande do Sul-Brasil não é nada fácil. { http://obairrista.com/politica/2012/04/tarso-confirma-retirada-de-tropas-de-santa-catarina/ }

  4. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 22/Apr/2014 às 13:51

    Para mim são pessoas sem informação e sem noção do que estão fazendo. Porque se lesem seus feitos praticados durante sua vida e principalmente nos anos da segunda guerra mundial, veriam de fato que era um tremendo de um psicopata.

    • Shimmaskedguy Postado em 22/Apr/2014 às 14:47

      Acho que você que não tem acesso as informações amigo.

    • rita Postado em 22/Apr/2014 às 15:21

      Verdade, além de ser um psicopata, era um grande babaca que se achava muita merda.

  5. Leandro Postado em 22/Apr/2014 às 14:22

    Essa galera que o idolatra, seriam os primeiros a serem exterminados. Onde já se viu, brasileiro, o pais onde tem mais miscigenação, vem um acéfalo desses admirando um boçal que crê em "raça pura"...

  6. Luís Fernando Postado em 22/Apr/2014 às 14:51

    Esses pentelhos catarinos... Morei em Itajaí e nunca tinha visto isso lá.

  7. mulatinho mineiro Postado em 22/Apr/2014 às 15:02

    Eu sou a favor de dar Santa Catarina para a Alemanha (ou para a Argentina, que está mais perto). Uma gente que não acrescenta nada, em nenhum aspecto, ao país. Ficam, com a "urticária da impertinência", mergulhados no drama hamletiano de serem gaúchos ou europeus. Fazem mal para o resto do país. Está lançado ( na Argentina e em Berlim) a campanha "ADOTE SANTA CATARINA"

    • Manulba Postado em 22/Apr/2014 às 16:42

      Isso mesmo, você está certíssimo: Vamos combater a ideia de sectarismo étnico, cultural ou regional, fomentando o sectarismo étnico, cultural ou regional. Parabéns ao contrário pra você.

  8. Fabrício Postado em 22/Apr/2014 às 15:21

    Isso se resolve rapidinho, creio que os inteligentes que espalham isso nem se preocupam com as digitais. Enquanto isso segue a lei: LEI Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997. Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa. § 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

  9. deisi Postado em 22/Apr/2014 às 15:50

    Estou em Blumenau colonização alemã e aqui sua grande maioria mantem as tradições ,mas se tem muita vergonha desse psicopata.Acredito mais em ignorância ou vontade de causar ,sua grande maioria não são nada simpáticos mas essa de frente branca já é demais.

  10. Marcelo Lucena Postado em 22/Apr/2014 às 16:37

    Sou a favor que todos possam se expressar, por mais estranha que possam ser suas posições. Eu acho que todos deveriam ter a liberdade de dizer o que pensam, isso sim é liberdade de expressão. Uma pessoa que acha o Nazismo certo, não vai deixar de achar só porque ele não pode falar a respeito em publico, isso vale para outras opiniões. Sou mestiço e de forma alguma apoiaria o Nazismo, mas prefiro saber os que concordam, do que apertar mão de um na rua, sem saber que ele me quer morto.

    • Carlos Prado Postado em 22/Apr/2014 às 18:11

      De certa forma é importante saber para poder se preparar para agir corretamente num momento de aperto.

  11. Eduardo Oliveira Postado em 22/Apr/2014 às 16:43

    Isso é coisa de adolescentes skinheads, falta de pica de negão bem parrudo neles. kkkkkkkkk

  12. Luciana Araújo Postado em 22/Apr/2014 às 19:57

    Estas manifestações são o reflexo de uma educação precária! Pois observo a falta de um ensino de história de qualidade. Gostaria de saber se esses indivíduos sabem ao certo o contexto histórico do nazismo? É bem provável que nem saibam a própria história do seu país!!! Por isso é difícil julgar essas ações levando em consideração esses "discursos modinha"!!!!!

  13. alvaci Postado em 22/Apr/2014 às 20:12

    sem comentarios,,,,

  14. Amanda Postado em 22/Apr/2014 às 20:37

    Essas demonstrações de racismo queimam a imagem de Santa Catarina. Eu sou paulista, e fui muito bem recebida aqui. SC é um lugar de pessoas alegres, gentis e educadas, não se deixem levar por uns gatos pingados com complexo de inferioridade.

    • Luciano Postado em 19/May/2014 às 20:48

      Chamar esses neonazistas de gatos pingados é uma ofensa aos gatos.

  15. Maurício Palhano Postado em 22/Apr/2014 às 22:49

    Não adianta tentar passar os estados do Sul de vítimas...Querendo vocês ou não são muito diferentes do resto do país. Não são miscigenados, tem orgulho (até demais) de sua ascendência européia (meus pêsames, a Europa está falida! ). Todos sabem os movimentos separatistas do sul. Conheço os três Estados e não vi nada além de réplicas de cidades européias e sua cultura em geral, sem qualquer criatividade ou relação ao nosso país. Não tenho nada contra e nem a favor destes. Se quiserem se separar, a porta da rua é a serventia da casa. Não fazem a mínima falta como faria o Rio, São Paulo, Bahia, Amazonas e outros. Por trás desse bairrismo, sentimento europeu e separação há muito coisa sinistra. Vira e mexe esses grupos aparecem, quem aqui vai negar que a maioria desses casos de nazismo e xenofobia vem do Sul? Esta ai para quem quiser ver, não foi o primeiro e nem será o último. Mais uma vez repito, se quiserem se anexar a Argentina (meus pêsames mais uma vez! ) ou adquirir independência de facto, vão em frente. Eu estimulo! O Brasil não tem nada a perder, muito pelo contrário, só a ganhar com a diminuição desses casos absurdos...

    • Monteiro Postado em 22/Apr/2014 às 23:17

      Mais uma mentira que vocês "brazileiros" gostam de cuspir por aí, chamando os os estados do sul de "nazistas". Vocês gostam de falar de um tal "sentimento europeu" e associá-lo a uma tal "arrogância" - e são os mesmos que chamam gaúcho de "viado" e mais estereótipos vis. A ignorância não os permite perceber que o separatismo do Rio Grande do Sul é anterior à colonização alemã e italiana. De fato, muitos casos de xenofobia e nazismo vêm do sul, mas vêm de pessoas que não se identificam nem como paranaenses, nem catarinenses, quanto menos gaúchos. Não estudaste história? Durante a Era Vargas existiam pessoas, nas colônias, que simpatizavam com o nazismo e se recusavam a falar português, decerto não eram gaúchos! O próprio presidente teve de proibir idiomas estrangeiros nas colônias. A ignorância também não os permite saber que gaúchos existem no Uruguay, Rio Grande do Sul e uma parte da Argentina, e nem todo o rio-grandense é gaúcho. Se "a porta da rua é a serventia da casa", o sentimento é recíproco, meu amigo, mas não venham com essa de "três estados do Sul"; o Rio Grande do Sul ter alguma semelhança cultural com Santa Catarina e Paraná, só na cabeça de miolo mole de vocês.

    • Alberto Postado em 24/Apr/2014 às 12:46

      Cara, as lutas sociais que realmente mudaram a Nação vieram do sul! Dos estudantes filhos de donos de grandes charqueadas que iam e voltavam da Europa com ideias revolucionários, as manifestações sociais contra o aumento da passagem em 2013 tiveram seu inicio no RS. A cultura gaúcha se estende do RS até o MS um pouco além! Olhe os políticos que nasceram aqui! Enquanto esses estados que tu exalta eram totalmente segregados! Teu comentário foi totalmente ignorante, acho que deveria passar mais tempo aqui para ver que o Sul é tão brasileiro quanto o nordestino!

  16. mulatinho mineiro Postado em 23/Apr/2014 às 15:58

    Continuo doando Santa Catarina para a Argentina (ou Alemanha). Saí pra lá coisa pura.

    • Monteiro Postado em 23/Apr/2014 às 16:20

      Como que vais doar o que não é teu?

  17. Luiggi Postado em 24/Apr/2014 às 13:06

    Afinal, Pragmatismo Político, vcs são de direita, esquerda ou de quem pagar mais? Fiz uma DENÚNCIA GRAVE sobre conspiração em Santa Catarina e não publicam? Tá parecendo mesmo um blog esquerda caviar. Caviar e champagne Vêuve Clicquot. Que vergonha!