Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 22/Apr/2014 às 10:53
199
Comentários

Faustão, o "cabelo de vassoura de bruxa" de Arielle e o silêncio da mídia

Ativistas cobram retratação pública da Rede Globo após comentário de Faustão sobre cabelo de dançarina e questionam silêncio da mídia

arielle cabelo faustão
Arielle e Fausto Silva (Ilustração: Pragmatismo Político)

Um comentário deselegante de Faustão, em seu programa do último domingo (20), repercutiu mal nas redes sociais. O apresentador se referiu a Arielle Macedo, uma bailarina negra, como aquela que tem “cabelo de vassoura de bruxa”. A qualificação negativa aos cabelos cacheados da jovem nos remete mais uma vez ao racismo cordial dos brasileiros.

O comentário gerou revolta nos movimentos negros. “Diante desse lamentável comentário racista do apresentador Faustão, eu, assim como muitas mulheres negras, não vi como uma brincadeira e não aceito piada com esse teor, ainda mais vindo de uma emissora elitista e racista que é a TV Globo”, afirmou Lilian Araújo, da Frente Pretas, da UNEafro.

Leia também: “Claro que me ofendi”, diz Arielle sobre comentário de Faustão

Maria Rita Casagrande, das Blogueiras Negras, também criticou a piada do apresentador global. “É inaceitável o racismo mascarado de piada, de gracinha, o constrangimento em nome do riso fácil. A mídia de maneira geral desvaloriza a beleza negra, reserva a nós os papeis que nos cabem segundo o senso comum, a empregada, a iletrada, a prostituta, o bandido, algo que naturaliza o preconceito e só traz prejuízos”, lamentou a ativista.

A comunidade do Facebook Cacheando em Salvador, que exalta a beleza negra, fez uma postagem no próprio domingo protestando contra as palavras de Faustão. A mensagem foi direcionada aos 2,8 mil membros do grupo e acabou ganhando as redes sociais.

Não aceitamos mais que nos sejam impostos os padrões eurocêntricos de beleza”, escreveram as líderes da comunidade. “Não iremos tolerar que racismo seja reproduzido em nenhum ambiente e em grande mídia então. Não aceitaremos mais que nos ‘eduquem’ para sermos racistas!

O ativista Romário Régis também comentou o episódio em sua página no Facebook:

Sim, ele falou. Era tom de brincadeira, mas em Rede Nacional. Não saiu em lugar nenhum a não ser em um ou dois sites de notícias que não são os gigantes. Nada de UOL, nada de Jornal O Dia, Terra, TV Fama, Rede Record, nada. Só veículos de comunicação alternativa, blogs e páginas de facebook.

Numa fala completamente despercebida, Faustão soltou naquele tom debochado (nada engraçado) de sempre a frase “Aquela de cabelo de vassoura de bruxa”, ao falar sobre Arielle Macedo, bailarina da Anitta e nossa conterrânea, aqui de São Gonçalo.

O caso é grave (ponto). Não só por se tratar do “black power”, mas vai além, o tom pejorativo da brincadeira consegue ofender diversas pessoas que estão fazendo a transição para o cabelo black ou as pessoas que já o possuem. Uma boa retratação pública, já daria conta num próximo Domingão do Faustão, de no mínimo, respeitar e assumir que falou MERDA. Não podemos ter apresentadores de TV, num domingo (todas as idades em casa) de ibope alto, falando dessa maneira, tendo em vista a representação estética que sua fala possui.

Não vou nem mencionar o fato do pouco número de negras no ballet do Faustão, Dança dos Famosos (atores e bailarinos) ou no arquivo confidencial que de agosto do ano passado até hoje, só teve 2 negros em 18 edições. A disputa vai além, vai na abertura de apresentadores negros e de origem popular, vai na abertura da TV para narrativas de negros e de origem popular e vai no entendimento de que um Black Power não é só um cabelo, mas sim uma representação de identidade coletiva e individual.

Que ele peça desculpas em Rede Nacional e que um dia, todas as pessoas com “Vassoura de Bruxa”, como diz Faustão, tomem ainda mais a TV, para que casos como esse, não sejam motivos de risada e sim de reorganização do conteúdo da TV

A blogueira Ana Eufrázio lembrou do caso de uma escola que ameaçou expulsar uma aluna por usar cabelo black power e publicou em seu blog um texto que trata da estereotipação da beleza feminina.

“A mulher negra, que já sofre a estigmatização por sua cor, por sua condição de mulher, tem sua beleza negada por ter o cabelo crespo e acaba por tornar-se refém do mercado da beleza. O cabelo enrolado é apenas um dos aspectos do negro que “precisa” ser negado ou desconstruído. O mecanismo de supressão de identidade é uma estratégia ideológica que não só tem a finalidade de oprimir, de segregar e dominar, como também impede que o negro dispute em condição de igualdade com branco as oportunidades de ascender socialmente. A imposição do cabelo liso como “referência” ou como “indicativo de zelo/higiene” ajudou a consolidar a indústria da beleza como um dos segmentos mais lucrativos da atualidade. São produtos da indústria do branco, que produz para o branco ter lucro a partir da exploração do trabalho do negro que também consome seus produtos.”

Pragmatismo Político, com Brasil Post e blog da Ana Eufrázio

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Postado em 22/Apr/2014 às 11:07

    Piadinhas "inocentes" carregam em sua maioria uma carga elevada de intolerância e desrespeito. E contribuem muito para estigmatizar as minorias já tão discriminadas na sociedade!

    • Ivone Postado em 22/Apr/2014 às 14:05

      Verdade Educar, Faustão é um idiota!

      • evandro Postado em 23/Apr/2014 às 00:43

        ele é muito mais que um idiota ele é um apresentador de meia tigela,um cara sem brilho proprio

      • Iran dos Santos Postado em 23/Apr/2014 às 10:49

        Ele é um idiota, que faz uma grande massa de idiotas assisti-lo. Ele não é tão idiota assim.

    • mario orlando Postado em 22/Apr/2014 às 16:02

      faustao esta por fora, cada um com seu estilo, ele tem o estilo dele, ninquem fala , eo estilo da dançarina esta em evidencia e sempre esteve no brasil afrodecendente democratico..

    • Eduardo David Postado em 22/Apr/2014 às 20:30

      Mais uma vez esse sujeito bostejou. Racista e preconceituoso.

    • Laura Postado em 22/Apr/2014 às 23:03

      Esse tipo de comentário legitima o tipo de agressão que eu, por exemplo, sofri no colégio quando criança e adolescente. Não sou negra, mas sempre tive o cabelo muito crespo. Me chamavam de "cabelo de vassoura" , "bruxa" e "cabelo ruim". Cabelo crespo algum deve ser associado à nada negativo, e essas ofensas vão além do preconceito de cor, demonstram que o preconceito é contra tudo que seja minimamente diferente. Nós crespas e cacheadas somos lindas e únicas, sejamos negras, brancas ou pardas.

      • Terezinha Bicudo Postado em 23/Apr/2014 às 14:04

        Eu sou branca , já "fui" bonita ,tenho traços europeus , olhos azuis . Digo já fui ,porque essa de ser velhinha bonitinha é hipocrisia . Sofri muito na escola por ser diferente . Me chamavam de vela de cera , nariz de pimentão , cara de salmoura (porque no calor ,exposta ao sol , fico vermelha e transpirando muito )e por ter os cabelos muito escorridos ,me chamavam de Maga Patológica .Cresci me achando horrível , sem vaidades e sem motivação nenhuma pra viver ,cheguei a pensar até em suicídio .Isso não acontece apenas com os negros , ou quem tem cabelos crespos , minhas filhas tbém sofreram muito mas como já havia acontecido comigo foi mais fácil pra elas lidar com isso . Tinha uma menina em minha classe que era linda e ruiva ,ela era chamada de mulher fogo , corriam dela qdo a viam dizendo que iam ser queimados , ela não saia para o recreio entrou em depressão ...Acredito que ficar falando e chamando a atenção sobre isso , só faz piorar a situação e a segregação só vai aumentar . Para viver nesse mundo temos que ser fortes e ensinar nossos filhos a não se abalar , estudar muito e ser feliz essa será nossa vingança ...

      • Dinah Caixeta Guimaraes Postado em 17/Dec/2014 às 01:05

        Eu sou muito branca com o cabelo crespo e sofri muito na escola porque era chamada de urso do cabelo duro,biro biro,e cabelo de vassoura e por ai afora,concordo com vc Laura ,ou brigamos com td mundo ou nos colocamos ,nos impondo e as pessoas terao que aceitar,Minha filha e cabeleleira e ninguem se conforma com isso tipo sua filha e cabeleleira entao porque vc nao arruma esse cabelo?Mas como ja sei o q quero nao aceito mais opinoes nesse sentido,mas qdo jovem era diferente,eu tinha ate dificuldade de ir a escola na quinta serie.

    • nelson aderne filho Postado em 23/Apr/2014 às 11:14

      Para quem gosta de NOVELAS: Iremos ajudar ainda mais deixando de assistir as novelas dessa emissora , DITADORA FASCISTA DIA RAQUE.!!

    • Maria Santos Postado em 23/Apr/2014 às 11:53

      Todo mundo sabe que este Faustão é um grosso e sempre ofendeu as pessoas que vão ao programa dar ibope ... Pode?

    • Dani Postado em 23/Apr/2014 às 13:18

      Concordo com você, mas há uma ressalva... Minorias? O Brasil é misto, o Brasil é negro!

    • Radical-PE Postado em 23/Apr/2014 às 14:32

      Felizmente fico sabendo desses episódios por outros meios, pois "aquele programa" onde só quem se diverte é ele, só quem pergunta e responde é ele... Ele se tornou uma figura carimbada e pra lá de repetitiva, ainda bem que tem anos que não assisto aquilo e evito até assistir programas desta emissora! A verdade é que o ibope alto daquela porcaria não é dado por ele e as baboseiras que ele fala e sim por falta de discernimento das pessoas que assistem.

      • Rita Postado em 24/Apr/2014 às 09:59

        Concordo! É uma pena saber que tantas pessoas ainda assistem a um programa sem conteúdo construtivo como esse . Infelizmente, aquele "apresentador" vai continuar com suas piadinhas discriminatórias.

    • Simone Postado em 23/Apr/2014 às 15:52

      Verdade! !!

    • Gustavo Lisboa Postado em 23/Apr/2014 às 23:37

      O Faustão é um verdadeiro desastre da televisão!

  2. jane Postado em 22/Apr/2014 às 11:08

    Faustão, Faustão....quando aprenderás a fechar o bocão???

  3. Grazi Postado em 22/Apr/2014 às 11:14

    Comentário deselegante deveria ser trocado por "comentário racista".

    • Geiza Postado em 22/Apr/2014 às 13:38

      Com certeza!

    • Guilherme Postado em 22/Apr/2014 às 14:06

      Deselegante é peidar na frente dos outros, isso aí é racismo na sua forma mais pura.

      • maritza Postado em 22/Apr/2014 às 19:47

        sim....

      • Didila Postado em 23/Apr/2014 às 09:41

        Peidar na frente dos outros é simplesmente a necessidade de soltar o que está preso, tem momento que ele se liberta sozinho mesmo. Agora, o que o Faustão fez foi soltar um peido pela boca, com aquela fala racista, "a boca fala do que está cheio o coração"

  4. jogma Postado em 22/Apr/2014 às 11:15

    como sempre este homem só abre a boca para falar besteiras!!! Meu Deus , que dia essa coisa nos dará o prazer de não ter sua companhia?Grosso, sem educação, inconveniente e acima de tudo preconceituoso.

  5. thiago Postado em 22/Apr/2014 às 11:16

    po nem sabia desse acontecimento, mas achei tanto quanto racista a fala do faustão nesse ultimo domingo, até comentei com ninha noiva que deveria rolar comentários na internet, ao chamar uma jovem negra da plateia para o palco para participar de uma mágica sem graça ele a perguntou de onde ela era, ela falou de itaborai " região pobre do rio de janeiro" e logo ele falou - se vc não der certo aqui arrumo algo para você no esquenta!- Em uma menção clara por a menina ser pobre negra e de black power, logo o lugar dela seria no esquenta.

    • Dan Simonsen Postado em 22/Apr/2014 às 12:04

      Ele fez outra "piadinha" com a mesma participante quando ela tentou por 3 vezes acertar uma bola de sinuca sobre uma carta de baralho, dizendo: _ Essa raça é assim, não facilita nada, vai tentar até amanhã.

      • Maycon Saviole Postado em 22/Apr/2014 às 17:09

        Realmente, por infelicidade do destino neste domingo eu estava a mercê da rede Grobo de Burrice e na casa de minha mãe assisti ao Domingão do Bobão e também comentei com minha esposa o mesmo a respeito destes dois comentários no qual claramente estigmatizou tanto a participante da platéia (Ótima cantora de samba por sinal) como também o programa da Regina Casé que pelo menos apesar de levantar essa bandeira do Pobre e Chique, tem mais originalidade que o Faustão. O problema é que esse cara já passou a ser a Voz do Domingo Brasileiro e a população já está tão habituada com a escrotice natural dele que a incorpora em seu dia a dia sem perceber, muitas vezes até a considerando algo de menor importância ou como sendo parte do senso comum de humor que não deixa de ser racista, preconceituoso, mas que vem do Faustão, dono da tarde de domingo na Grobo e por isso ele pode falar a merda que quiser e passar inocentemente assim como um amigo íntimo nosso que por tal intimidade pode falar o que quiser que vamos relevar em nome da amizade... Problemas e mais problemas e o preconceito se perpetua...

  6. Rodolfo Postado em 22/Apr/2014 às 11:19

    Sim mas essa de falar que o cabelo dela é cacheado e não crespo, hahaha sinceramente mas realmente o comentário foi realmente infeliz....

    • Thiago Postado em 22/Apr/2014 às 16:29

      O adjetivo crespo tomou papel ofensivo devido ao peso que carrega junto ao racismo, seria o mesmo que dizer "cabelo ruim". É certo dizer cacheado ou enrolado pois tais palavras carregam caráter qualitativo. Mesmo você defendendo a posição do texto, com este comentário, desqualificando a afirmação do redator ao considerar como cacheado os cabelos da dançarina, você revelou um certo desprezo em suas palavras, não deixa de ser negligente.

      • Laila Postado em 22/Apr/2014 às 17:26

        Discordo. Cabelos crespos e cabelos cacheados divergem sim no tipo de cabelo... e é um termo usado cotidianamente pelas pessoas que os tem e pelos que trabalham com cabelos crespos e cacheados. Não tem nenhum problema dizer que é cabelo crespo. Se você acha que cabelo crespo é sinônimo de cabelo ruim, você deveria rever seus conceitos ao invés de generaliza-lo.

      • Marco Postado em 22/Apr/2014 às 19:42

        O cabelo dela não é cacheado e nem crespo. É PIXAIM. Qual é o problema de dizer que é pixaim ? Preconceito e burrice é falar em cabelo ruim, isso sim. Cabelo pixaim é que é o BOM num clima quente e de sol forte.

      • conceicao Maria Correa Postado em 22/Apr/2014 às 19:48

        quem deveria ficar incomodada com o cometário, nem ligou.Que seria a bailarina!!!... esse povo leva tudo ao pé da letra......

      • Sheila Postado em 23/Apr/2014 às 10:55

        Conceição Maria Correa, como você sabe que ela não se incomodou?? Só porque ela não disse nada, não quer dizer que ela aceitou o comentário. É preconceituoso sim. E as pessoas acham "normal" e que levamos tudo ao "pé da letra" justamente porque o preconceito é velado e está disseminado na cultura. Uma lástima você não abrir a questão nem pra discussão.

  7. Nina Postado em 22/Apr/2014 às 11:20

    E no dia 20/04 não foi só isso que ele disse, falou mais asneira quando uma participante negra foi ao palco participar do quadro humorístico, disse que era cantora, cantou bem e ele disse:" essa raça quando se propõe a fazer alguma coisa, faz bem feito". Quer discriminação, racismo maior?

  8. Janine Castro Barboza Postado em 22/Apr/2014 às 11:21

    e o pior de tudo que os brasileiros ainda perdem seu tempo e deixam lavarem seus cérebros com essa rede Globo e esse Faustão ridiculo

  9. Gabriel Postado em 22/Apr/2014 às 11:26

    Faustão cagando pela boca! Coisas como essa não podem passar em despercebidas, uma vez que vivemos em uma sociedade altamente racista/machista/homofóbica, entre outros adjetivos, mas que se não problematizarmos deixaremos nos iludir por essa falsa democracia racial/sexual em que fingimos viver, parabenizo as reflexões feitas acerca desse comentário desrespeitoso/racista, que valeria muito mais que uma retratação pública mas também a aplicação de boicote ao programa que por vezes dissemina racismos/machismos/homofobias e que bombardeiam grande parte da população Brasileira, que tem, muitas vezes, como única alternativa de lazer, assistir a televisão nos dias que as classes abastadas estão se mostrando como "boa sociedade".

  10. Lilana Postado em 22/Apr/2014 às 11:28

    Pior do que a fala dele é ainda ele fazer isso que chamam de programa que nda mais é que uma gritaria histérica com a participação dos artistas da ksa! E ainda tem gente(até normal) que vê!

  11. lindinalda nogueira Postado em 22/Apr/2014 às 11:37

    se existe um ser inútil na mídia,é este cidadão, se é, que possa, ser chamado de cidadão, no dia que este programa sair da mídia, a cultura brasileira vai ganhar muito.outro detalhe, não é só uma retratação que deve ser feita,é um verdadeiro processo, para esta criatura e empresa que ele representa ( ambos inútil)

  12. Mário Márcio Postado em 22/Apr/2014 às 11:38

    Ele é um tipo de ser que nos faria um bem enorme se fizesse uma cirurgia para fechar a boca.

  13. Sonia Kern Postado em 22/Apr/2014 às 11:38

    E a Globo se gaba de incentivar a educação... Esse homem é um mal-educado que ofende as pessoas, indistintamente. Se acha engraçado mas atrapalha, interrompe, ridiculariza os entrevistados.

  14. Alex Sandrelanio Postado em 22/Apr/2014 às 11:38

    Gostaria que a ofensa fosse ajuizada e delitoso fosse processado... os advogados que conhecem sobre essa legislacao emaranhada de dispositivos que nos silenciam poderiam elaborar um modelo especifico da peca juridica para que possamos ingressar na justica federal em todos os estados membros da federacao contra esse criminoso e essa emissora. Nao ao racismo deve ser com justica!

    • jane Postado em 23/Apr/2014 às 09:50

      genteeee...qdo minha filha sai com cabelo aberto depois de trançado, eu pergunto se ela vai vestida de vassoura!! eh uma brincadeira. e ela eh loira. Qdo minha amiga morena solta o cabelo dela assim como esta modelo, eu pergunto se ela vai sair mesmo com esse perucao.. e eu acho lindo.. eh brincadeira...q se faz tanto pra loiras, morenas, japonesas, ruivas, crespas...sei la.. vcs estao transformando isso num "crime"?? vcs sao os racistas!! pra mim, que faço brincadeira com todos, nem vejo se a pessoa com a qual estou brincando eh branca, roxa, preta..pq nao vejo a cor..pq nao importa a cor.

      • Sheila Postado em 23/Apr/2014 às 10:58

        Jane, não querida, você pode achar que é brincadeira, mas isso é perpetuação de racismo sim.

  15. weaver Postado em 22/Apr/2014 às 11:45

    Se fosse um moicano? Possivelmente não haveria tantos defensores... E digo mais! Vai ser branco e morar no subúrbio que você vai ver o que é preconceito! Os negros(grande parte) conseguem ser de racistas à arrogantes..."se o branco soubesse o valor que o preto tem, tomava banho de peixe e ficava preto também"...mas se a música exaltasse os brancos em vez dos "pretos" diriam que é racismo...

    • Mona Postado em 22/Apr/2014 às 12:19

      Outro cagando pelo boca...

    • Paloma Postado em 22/Apr/2014 às 13:51

      Banho de peixe? Pra ficar preto? Não seria piche não?

    • nayane Postado em 22/Apr/2014 às 15:07

      *piche

    • Kelly Postado em 22/Apr/2014 às 15:31

      N confunda exaltação da cultura negra c o racismo contra brancos camarada. Num país onde até hj existe racismo contra negros é fácil um branco se colocar de coitado na história. A questão em voga é sim racismo e é mto feio. "Brancos são tão lindos" e sou a favor da mistura. Eu como uma mulher negra apoio essa mistura e acho q o Brasil é um pais q os brancos pobres são tratados como negros.

    • Vera Alves Postado em 22/Apr/2014 às 19:35

      Weaver, isto é característica de todo ser humano que ainda não cresceu em sua humanidade, sendo branco ou negro.

    • Catapulto Postado em 22/Apr/2014 às 20:18

      O único que não falou merda até agora foi Waver.

  16. Eduardo oliveira Postado em 22/Apr/2014 às 11:46

    Queridos bom dia eu quero aqui poder manifestar minha indignação contra esse fato e outros ,que nós vemos constantemente nos noticiários nas redes sociais e nos demais meios de comunicações isso é um absurdo ou melhor é uma vergonha para toda a nação brasileira,pois pagamos tantos impostos e não vemos o retorno em melhorias nos atendimentos nas áreas da saúde. Na segurança pública e educação e transportes e na justiça o que vemos é se absolver os mensaleiros como resposta a o clamor por justiça da nação brasileira,isso é uma vergonha e por cima ainda tem pessoas que dizem que um governo desse vai bem quando o povo está clamando por justiça social em todas as áreas,pois bem eu pretendo sair pré candidato a deputado pelo o estado da Bahia eu vou lutar para que seja aprovados os projetos que venha trazer maior qualidade de vida para todos os brasileiros em geral.Queridos eu sei que tudo na vida tem o tempo e ó tempo é agora vamos lutar para mudar o nosso país para melhor,pois bem com a ajuda de Deus e de todos vocês que poderem me ajudar me confiando os seus votos de confiança na eleição de outubro de 2014,para que juntos possamos fazer um país melhor para todos com mais justiça social de verdade para todos com leis mais rigorosas para se punir todos os infratores das leis segundo a nossa constituição brasileira.Eu tenho um projeto que vai revolucionar a nação brasileira em relação a corrupção e a todos os infratores das leis no geral,porque não dizer a começar por todos os nossos representantes políticos que são corruptos e estão querendo corromper os demais que não são e não aceitam a corrupção dos que são corruptos,isso é um caso para o ministério público e a policia federal investigar a todos os envolvidos em crimes de corrupção e que querem fazer se calar os que não são corruptos.Pois chega de tantos corruptos governar o nosso país seja em que área for querendo fazer leis que venham destruir as famílias em geral,com projetos que vemos que é uma ação perversa de pessoas que não querem o bem está da nação brasileira que não tem bom senso ou seja não há sensatez alguma por parte deles em geral,pois eu vejo que quando se trata de um emprego de um cidadão comum se pede inúmeros documentos para se saber se aquela pessoa é uma pessoa de bem.Mais no caso de políticos e diferente porque não se pede já de imediato todos os documentos dos mesmos,para podermos saber quem de fato e de verdade vai nos representar na política seja ele um presidente ou governador ou senador ou deputado ou prefeito ou vereador ou ministro,pois bem se ele for uma pessoa de boa conduta o mesmo poderá exercer sua função ou o seu cargo seja em que área for isso deve ser uma regra para todos os candidatos e cargos de confiança nos governos.A minha proposta é essa fazer se um projeto para se tirar todos os corruptos que existir nos governos,seja ele quem for esse é um projeto de minha autoria se vocês quiserem votar em minha pessoa eu agradeço se não muito obrigado também e que o sr;jesus os abençoe também a todos,eu quero ser a voz do povo no governo para todos nós podermos ter um país melhor com mais qualidade de vida para todos com justiça social de verdade para todos.Queridos com boas escolas e faculdades e com professores qualificados e bem remunerados a nossa educação vai melhorar e muito eu creio,mais para isso tudo se tornar uma realidade é preciso que todos nós façamos uma boa escolha pois afinal de contas são nossas escolhas que vai fazer toda diferença em nossas vidas em geral,pare bem para pensar imagine um país com representantes justos aprovando projetos que venha trazer mais qualidade de vida para todos os brasileiros.Queridos imagine todos os políticos corruptos sendo exonerados dos seus cargos políticos e pagando por seus crimes cometidos,isso é sua pena total por lei mais é claro que com provas dos fatos que comprovem que ele cometeu os crimes pelo qual se está pagando,e sem direito de recorrer a qualquer esfera da justiça ele tem que pagar por 100 anos de prisão em regime fechado eu sou contra a pena de morte mais sou a favor de que todos merecem ter uma segunda oportunidade para ser uma nova pessoa e com esse tempo eles vão ser uma nova pessoa.Pois bem todos os crimes hediondo que os infratores cometerem eles vão pagar com essa sentença seja ele quem for,e vamos trabalhar para se fazer ser hediondo outros crimes que ainda não são mais que precisa ser revisto com mais detalhes para passar a ser,pois eu não estou sendo radical estou apenas fazendo com que tenhamos um país melhor com mais segurança para todos em todas as áreas da vida em geral.Queridos com isso não vai se ter rico ou pobre negro ou branco ou pardo ou mais ou menos todos vão ter que pagar pelos seus crimes,por isso o ser humano ele tem livre escolha de escolher o bem ou o mau pois o próprio Deus nos tem dado essa liberdade de fazermos as escolhas,porem sabendo que as consequências ela vai chegar mais cedo ou mais tarde porque se trata da lei da semeadura oque o ser humano plantar ele vai colher por isso você ser humano veja bem a semente que está plantando porque a colheita é certa.

    • Jeronimo Cruz Postado em 23/Apr/2014 às 06:20

      Aproveitador de m****!!!

  17. martha Postado em 22/Apr/2014 às 11:49

    Faustão fausteando....

  18. Eduardo oliveira Postado em 22/Apr/2014 às 12:04

    Queridos no meu ponto de vista ele por ser um comentarista deveria sim ter cuidado no que se diz, mais ele é assim mesmo grosso com as pessoas pensa ser o dono do mundo, pena que é o simples mortal ou melhor graças a Deus por não ter a capacidade de ser igual a Deus imagine um ser humano desse .Ele governando ou tendo um cargo de deputado como o outro que queria estuprar uma jornalista, e mandou os seus capangas fazer isso com a mulher que está gravida e passou mal ele deveria ser preso e pegar pena eterna um monstro desse.Pois a mesma coisa para o faustão ele tem que ser preso ,porque assim todos os demais que agem como ele vai ver e aprender, pois eu quero aqui aproveitar esse espaço para dizer que caso eu seja eleito como deputado federal eu vou lutar para fazer com que as leis sejam mais rigorosas para todos os infratores das mesmas.Se vocês quiserem que isso se realizem por favor me ajudem me dando um voto de confiança,nessa eleição de outubro de 2014 para nós podermos ter um brasil melhor para todos os cidadãos de bem desse país.

    • Jeronimo Cruz Postado em 23/Apr/2014 às 06:22

      A inclusão digital nem sempre é benéfica!!!

  19. Bruna Postado em 22/Apr/2014 às 12:35

    Esse Faustão e seu 'programinha' ruim, com suas piadinhas sem graça já deveria ter perdido espaço para outro programa de qualidade, acho que o Faustão deveria pensar melhor nas piadinhas de mal gosto que ele nunca deixa de fazer.

  20. Alexandre Lopes Postado em 22/Apr/2014 às 12:51

    Homem covarde e nojento ! Sempre tive aversão ao Faustão .

  21. César Postado em 22/Apr/2014 às 12:52

    O que vale mais: o dinheiro ou a dignidade, o respeito próprio? Concordo que o comentário do apresentador em questão não foi adequado (como quase nunca são), mas o que a dançarina Arielle Macedo acha disso? Ela já se pronunciou a respeito? Alguém pode me mostrar um comentário dela sobre o fato em questão? O que vale mais, o dinheiro, a fama, a vaga para aparecer na tv, ou o respeito por ter uma cor tão linda quanto as outras... um estilo de cabelo tão bonito quanto os outros... Gostaria de saber o que ela acha disso tudo !!

    • conceicao Maria Correa Postado em 22/Apr/2014 às 19:51

      concordo com o César

  22. Ronaldo. Postado em 22/Apr/2014 às 12:58

    Sempre idiota...imaginar que ainda da audiência com tanta besteira que sai da boca dele.

  23. Leni Miranda Postado em 22/Apr/2014 às 12:58

    Comentário deselegante??? Esse cara É MAL EDUCADO SEMPRE, NÃO SURPREENDE DE FORMA ALGUMA. Aliás a Rede Globo continua sua saga DE FABRICAR MONSTROS E COLOCAR PROGRAMAS RUINS, QUE NADA ACRESCENTAM. A Globo não tem o menor compromisso com educação, quer apenas vender o que a grande maioria compra, ao invés de investir em programas de qualidade e educativos. .

  24. Ronaldo Postado em 22/Apr/2014 às 12:58

    Um idiota.

  25. Emanuel Postado em 22/Apr/2014 às 12:59

    Esse cara, juntamente com seu programa, é um lixo que deveria ser banido da tv brasileira.

  26. José Rizzo Postado em 22/Apr/2014 às 13:07

    Vá fazer o mesmo com a beoncee! aquela do cabelo trabalhado de pranchinha! Ele deve ganhar o premio nobel da química ! Ele consegue transformar o Domingo da família em uma MERDA!

  27. Dâmocles Postado em 22/Apr/2014 às 13:09

    E tem quem deixe ligado horas a fio esse programa em casa, pagando por isso.

  28. FELIPE Postado em 22/Apr/2014 às 13:17

    Se de fato o apresentador usou, mesmo que em tom de brincadeira, expressão que induza ou tenha caráter discriminatório medidas de fato devem ser tomadas por quem se sentiu prejudicado ou ofendido. Mas convenhamos, quem assiste esse programa?

  29. Nair Postado em 22/Apr/2014 às 13:19

    Um idiota, isso sim ele é. E o povo acha graça naquelas ditas piadinhas deselegantes que ele faz com certas pessoas e principalmente com um câmera, que não lembro o nome dele.Afffffffff, já passou da hora da globo substituir esse programa babaca por outro que leve ao publico melhores informações e conhecimentos.

  30. Maykon Postado em 22/Apr/2014 às 13:23

    Qual a diferenca entre uma piada e bullying??

  31. Mirian Gomes da Silva Postado em 22/Apr/2014 às 13:28

    O pior é ver que ele sendo esta lástima de ser humano,continua tendo "ibope", continua no ar com esse currículo de besteirol durante vários anos,o que poderíamos esperar de tal ser....

  32. eu daqui Postado em 22/Apr/2014 às 13:30

    Cabelo lindo e natural que ela faz muito bem em assumir.

    • Jack Postado em 22/Apr/2014 às 15:10

      Ela é toda linda!

  33. Marih Postado em 22/Apr/2014 às 13:35

    Não vi isso, pois evito pessoas baixas e programas alienados,mas infelizmente esse é o racismo brasileiro de cada dia... Para muitos uma bobagem, particularmente acho um abuso humano praticado muitas vezes por aqueles que deveriam ser as vitimas! Faz parte da manipulação em massa q ocorre no mundo todo.

  34. jeise Postado em 22/Apr/2014 às 13:35

    Então ... acho que o faustao ja deu né, não aguento mais ele todo domingo a tarde, ainda bem que eu tenho tv por assinatura.... Mas o caso é que quando a tatiele polyana ex-bbb falou que se nada desse certo ela se tornaria bailarina, ele criticou um monte, chamou até a garota de burra dizendo que ja que ela tinha aula de dança então só faltou o português.... ela teve que ir a publico ensaiar com as bailarinas e pedir perdão e tudo mais, mas ele nem se discjlpou com ela por chama la de burra, agora chama uma garota linda dessa de cabelo de vassoura e de bruxa ainda, vamos ver se ele vai se desculpar por ter falado demais, como ele fez a poly se desculpar quando ela falou demais, o caso foi o mesmo, falar sem pensar em rede nacional....

  35. Cleber F. Postado em 22/Apr/2014 às 13:43

    Sherazade cometeu crime? Então, Faustão também! Sbt + Sherazade condenandos e ameaçados a perder verba do governo? Globo e Faustão, deveriam também? Vai acontecer isso?

  36. tania Postado em 22/Apr/2014 às 13:46

    A moça deveria se manifestar, mas acho que vai ficar quita como tantas infelizmente, sou negra e se fosse comigo responderia na hora que não gostei do cometário ai sim ele teria que se explicar na hora e que explicação ele daria,?

  37. Daniele Coelho Postado em 22/Apr/2014 às 14:02

    O Faustão é um escroto..o que se esperar dele....sua boca é uma lixeira...pobre de espírito e infeliz....

  38. HELIO LUCIO DE CARVALHO Postado em 22/Apr/2014 às 14:07

    todo mundo é igual vem do mesmo lugar e vamos para o mesmo,pode ser NEGRO, BRANCO,MULATO,INDIO,RICO POBRE,FEIO,LOURO,MORENO,MAGRO,GORDO, todos vamos pra debaixo da terra, e esses comentarios são de pessoas que não têm nada no cerebro a não ser merda,e o Faustão se julga melhor do que os outros só porque tem um programa que ja deu audiencia,fica querendo humilhar e maltratar os outros,deveria sim pedir desculpas em rede nacional,na frente dela, RACISMO UNCA,JESUS CRISTO NUNCA REJEITOU NINGUEM PELA MANEIRA DE SER OU DE SE VESTIR,não vi o programa porque não gosto,acho horrivel

  39. Falo mesmo Postado em 22/Apr/2014 às 14:13

    Que infeliz! Outro dia,eu estava assistindo o programa daquele moço, que diz: "corta pra mim' e ele fez um comentário muito preconceituoso sobre a globeleza. Parece que a reportagem era sobre uma clínica de bronzeamento que usou produtos que causou queimaduras nas pessoas .. Daí ele disse mais ou menos assim: As pessoas foram se bronzear e voltaram TOSTADINHAS como a globeleza. Me deu nojo dele.

  40. Ana Eufrázio Postado em 22/Apr/2014 às 14:15

    Acho que a galera reaça não se sentiu muito confortável em expressar sua conivência com as "brincadeiras" racistas aqui nesta página, resolveu ir na minha naturalizar o racismo por lá e me xingar. Ma tá valendo, desconstruir uma cultura de opressão incomoda mesmo.

  41. Erika Postado em 22/Apr/2014 às 14:19

    Não vi preconceito no que ele disse, ele faz piadas infelizes com todos independente da cor, do cabelo, do estilo, não acredito que ele tenha esse tipo de preconceito com raças. Quando ele humilhou a ex bbb Tatiele Polyana (branca e loira por sinal) não houve esse tipo de repercussão, ninguém falou "ah, ele humilhou ela pq é branca". Ele já havia feito outras piadas infelizes antes e não foi com mulheres negras como nós. Se ela fosse branca ninguém ia dizer que é preconceito, isso me leva a crer que o preconceito está nas nossas próprias cabeças!!

    • Catapulta Postado em 22/Apr/2014 às 20:20

      Finalmente um pouco de bom senso!

    • Laura Postado em 22/Apr/2014 às 21:00

      Concordo com vc

    • jane Postado em 23/Apr/2014 às 09:52

      concordo plenamente com vc Erika. o preconceito muitas vezes esta na cabela de quem escuta e nao de quem fala.

    • Maurício Postado em 23/Apr/2014 às 10:23

      Erika, sabe por que ninguém, no episódio de Tatiele Polyana, disse "ah, ele humilhou ela pq é branca"?? simples, por que isso não vai interferir em nada na vida dela ou pessoas que tenham o mesmo estilo dela. Eu não conheço ninguém que deixou de conseguir um emprego por ser branca, não conheço ninguém que foi proibida de entrar em algum lugar por ser branca nem que foi olhada de cima a baixo pelo segurança por ser branca... tá entendendo?? a questão de ser menosprezada por um idiota feito o faustão não acaba ali naquele momento, isso se exterioriza no dia-a-dia com coisas simples que lhe são negadas. Aí vem um pseudoformador de opiniões e diz que o cabelo afro é um cabelo de "vassoura de bruxa", como se essa afirmação não fosse repercutir, não fosse rebaixar milhares de pessoas que adotam esse estilo, como se fosse ficar apenas em palavras. então dizer que o preconceito estar na cabeça das próprias pessoas é uma ideia muito perigosa já que o tratamento que elas recebem NÃO está na cabeça delas.

    • amanda Postado em 23/Apr/2014 às 15:36

      O Racismo está em todos os lugares, na mídia, nas ruas, na cabeça, em tudo e em todos as vezes velados , escancarados ou em forma de piada como essa infame, enfim foi racismo sim porque já remetido cabelo crespo em "ruim" devido ao estereotipo também mostrado por esse mesmo canal, afinal foi um comentário com sentido negativo, porque cabelo de bruxa por ser exatamente crespo "ruim" , só não vê quem não quer.

    • Gisele Postado em 23/Apr/2014 às 16:59

      Até que enfim um comentário com lucidez.

    • saci Postado em 23/Apr/2014 às 19:57

      Aleluia!!!!!Parabéns Érika! E com os baixinhos, e com os nordestinos, e com os gaúchos, e com os cariocas, e com os paulistas, e com os carecas, e com os orelhudos, e com os narigudos...Vive-se tão feliz, não vendo preconceito em tudo! Abomino preconceito, mas tenho temor a esta "preconceitização" de tudo.

  42. Janaina Postado em 22/Apr/2014 às 14:24

    Na boa, não sou racista e nem tolero que se achem melhores que os outros, Deus criou vidas e não raças, mas venhamos e convenhamos, quem é que em sã conciencia usaria um cabelo desses ainda mais sendo mulher, acho que uma boa aparencia não faz e nunca fez mal a ninguém, parem de achar que tudo é racismo, me poupem!! Faustão ta errado, teria que ter guardado a opinião só para si!!

    • Karen Postado em 22/Apr/2014 às 23:35

      Digamos que você Janaina nasceu com o cabelo liso, numa sociedade que diz que mulheres com boa aparência são apenas mulheres de cabelo crespo... Você faria permanente afro para se encaixar?? Ela nasceu com esse cabelo. Pq mulheres negras têm que passar por processos químicos, dolorosos e perigosos, para ficarem com o cabelo liso e a "boa aparência" de mulheres brancas? É o nosso cabelo, assim como é a nossa cor, não temos que mudar nada para agradar os olhos de gente que acha que nosso cabelo é feio, sujo, bagunçado, pq simplesmente ele não é! É lindo, cheiroso, macio, puro cabelo bom. Sinto informar, mas você é racista moça e do pior tipo!!

    • Alieza Froes Postado em 23/Apr/2014 às 01:20

      Qual o problema do cabelo dela? pra mim é um cabelo lindo! É um cabelo natural à raça negra e esse teu comentário já mostra o racismo enterrado no consciente coletivo do brasileiro comum. Quem foi que disse pra ti que pra ter um cabelo bonito e bem arrumado ele deve ser alisado? Que a mulher negra deve passar química no seu cabelo fazendo-o semelhante ao cabelo de branca pra estar bem apresentável? Tu seriamente não nota o racismo intrínseco nessa tua observação? Enquanto não negarmos este padrão de beleza da loira, lisa, alta e magra em um país de mestiços como o nosso, não nos livraremos deste racismo pq nós nem ao menos nos damos conta que ele existe!

      • amanda Postado em 23/Apr/2014 às 15:39

        falo tudo gata

    • Bruno Postado em 23/Apr/2014 às 16:04

      Não é o que o seu discurso diz.Além disso é hipócrita.Na minha concepção deus não criou nada porque não existe.Pare de falar como se suas crenças fossem verdades absolutas

  43. J.Oliveira Postado em 22/Apr/2014 às 14:43

    Midia estragada,modelo estragado,apresentadores fantoches,conteúdo fantasia,desenvolvimento social zero,cultura nula,alienação publicitaria,alvo "Idiocracy" e lucros milionários,eis a cara da midia dominante!

  44. Maria Ines Postado em 22/Apr/2014 às 14:49

    Não gosto desse programa, acho que o apresentador tem uma boca porca, é grosso, babaca, mas infelizmente ainda consegue platéia para aplaudir. Ele tem mais é que se retratar mesmo,ou melhor , ele merece um processo para aprender a ser gente!

  45. Carlos Alberto Postado em 22/Apr/2014 às 14:51

    O grande problema é que o Faustão como o Jô também, impedem os seus entrevistados de falarem, interrompem para não dizerem nada que acrescente, só fazem isso para estar sempre em evidência. Talvez a intenção não tenha sido de racismo, mas que o cara para ter audiência nem pensa no que está falando, isso tudo é por falta de assunto para enrolar a programação. Faustão, Jô e Galvão Bueno, calem a boca, já enjoou

  46. Gean Postado em 22/Apr/2014 às 14:54

    Quanta ignorância por causa de uma brincadeira com uma pessoa que ele tem intimidade, e que certamente deve chamá-lo de rolha de poço, chupeta de baleia, etc. É essa gente medíocre e oportunista, que enxerga coisa onde não existe , que alimenta o racismo e a intolerância. Isso não passa de sensacionalismo barato, não são ativistas, são inoportunistas, ás custas de 15 minutos de fama. Na boa? a pia deve estar cheia de louça para lavar, mãos à obra aí bando de à toa.

    • ana karolina Postado em 22/Apr/2014 às 15:50

      Mesmo Faustão tendo intimidade com Arielle, esse tipo de "brincadeira" rede nacional pode influénciar muito em brincadeiras do tipo na vida de outras pessoas, e não são brincadeiras inocentes... Mas todos temos o direito de expôr nossas opniões e críticas, desde que não ofenda ninguém. Chamar pessoas de medíocres e/ou oportunistas somente por terem opniões contrárias a sua é pura ignorância.

    • Catapulta Postado em 22/Apr/2014 às 20:21

      Exatamente!

  47. Valter Postado em 22/Apr/2014 às 15:10

    O grande problema é que quando esse apresentadorzinho de merda fala as besteiras que lhe são de praxe falar, na hora todos ali presentes caem no riso, produção, bailarinas, inclusive a platéia. Assim ele se sente à vontade para fazer e falar o que bem quiser a hora que quiser. Mas infelizmente sabem o que irá acontecer? Quando as nossas manifestações aqui apresentadas ganharem força de verdade, repercutirem da forma que esperamos, eles (Faustão/Globo) simplesmente farão um programa em que serão convidadas algumas celebridades Negras, que irão comparecer ao programa com os cabelos Afros (claro que por imposição da emissora). Sendo assim, de alguma forma eles se retratarão (pelo menos pensam que sim) do ocorrido! Mas não podemos deixar de forma alguma que o episódio passe despercebido e muito menos impune! Temos que continuar exigindo sim, que eles se retratem em rede nacional, assim como ele fez com a dançarina, com um pedido de desculpas pelo RACISMO expressado pelo apresentador.

  48. André Campello Postado em 22/Apr/2014 às 15:11

    Muito não-me-toques. Muito blá-blá-blá.

  49. Pereira Postado em 22/Apr/2014 às 15:13

    Olha o coitadismo chegando !!!! #coitadinhodemim

  50. Pereira Postado em 22/Apr/2014 às 15:14

    Se ele falasse para uma branca que pinta os cabelos de loiros de "loira de farmácia" ...seria racismo ?

    • Mary Postado em 22/Apr/2014 às 15:43

      Claro... Sabe qual é o problema do Brasil? É q os brasileiros já acostumaram tanto c essas formas qse imperceptíveis de manifestar o preconceito q acham isso normal e q acham q o negro ta de dodoísmo. Vc já parou p pensar q ao se referir a menina q está lutando p deixar seu cabelo natural pq passou um vida inteira sendo alvo do famoso "padrão de beleza", q deve ter alisado seu cabelo se anulando como pessoa pq ela via seu cabelo natural como uma coisa errada, se sentindo suja e q daí vem um filho da puta dizer q seu cabelo é de vassoura de bruxa? Pra pqp né. Da mesma forma q é racismo com ela q é negra seria tb c uma branca, c um índio, c um judeu, c qlqr pessoa. Isso é intolerável c qlqr q seja q raça. N podemos mais permitir isso.

      • LUIZ Postado em 28/Apr/2014 às 13:33

        concordo plenamente MARY! esse bando de hipócrita fica defendendo esse apresentador racista, que trabalha para essa emissora racista porque eles são um bando de alienados,o negro é atacado a todo tempo por essa mídia racista e nazista desde o " FIM DA ESCRAVIDÃO" a decadas atrás os governos brasileiros davam terras para emigrantes europeus por toda parte do brasil por que não queriam que os descendentes de africanos tivessem acesso a bens,hoje a população afro brasileira em sua maioria vive em becos e favelas sem poder proporcionar aos seus descendentes uma boa expectativa de vida, a sociedade quer que nos acostumamos a viver com migalhas,quando um idiota como o FAUSTÃO ou qualquer outro que seja faz uma piada de carater racista o mesmo esta insentivando a sociedade a produzir pessoas insanas com mentes insanas, ah! antes que alguén diga que nós negros éstamos sempre na defensiva...deixa eu falar uma coisa,todos os homens e mulheres que morreram lutando para que homens, mulheres e crianças negras tivessem o direito de viver livres como todo ser humano deve ter...FORAM NEGROS E NEGRAS !! se o faustão e a globo não são racista, porque que a porcaria da emissora só coloca gente branca com cabelos lisos para aparecer na tela...em um país que a maioria eé descendente de indio e negro? eles negan a nossa cor a todo estante, então que não venha um marionethi do sistema me dizer como agir! no mas :um grande abraço para você MARY e as pessoas que tem a mesma coragem de falar sobre o tema

    • Ricardo Postado em 22/Apr/2014 às 16:08

      Exatamente isso que eu penso. O racismo está mais em quem defende a causa do que em quem "ataca". (até mesmo sem querer ofender)

    • Bruno Postado em 23/Apr/2014 às 16:09

      Seria sim.Só que vc esquece que o padrão dominante é justamente o "loira de farmácia". Então apesar de ser racista perdeu o peso.Mas quando se trata de termos racistas aos negros como "cabelo pixaim","crioulo",etc.adquire um peso maior por que os negros foram inferiorizados.

  51. Maria Aparecida Jubé Postado em 22/Apr/2014 às 15:17

    Não vi isso porque não perco meu tempo assistindo Globo, mas quem está em franca decadência, como Globo e Faustão, apela para todo tipo de grosseria pensando que melhora a audiência.

  52. Renato Postado em 22/Apr/2014 às 15:21

    Tem advogado aí pra isso. Quem se sentir ofendido, entre na justiça contra Globo, Faustão, seja lá que for, e peça uma retratação. O Faustão vai ignorar os "protestos" e a dançarina também não está nem aí. Ela deve ter levado na brincadeira, mas tem gente que se dói por qualquer coisa.

  53. Marcela Postado em 22/Apr/2014 às 15:24

    Só gente retardada assiste ao faustão. Se perde tempo com esse lixo... Bem, sabemos que existe mesmo o "racismo cordial" no Brasil. Sou filha de mulher negra, sou morena clara de cabelos cacheados. Por anos fiz progressiva- todos me diziam que eu ficava mais bonita- mas há alguns meses que parei. Meus cabelos cachearam, e muita gente reclamou, perguntou pq estou fazendo isso, se estou com depressão.... A maioria de fato não aceita esteriótipos fora do europeu.

    • gleiton Postado em 22/Apr/2014 às 15:51

      isso nao sei se repararam nesse ultimo programa a forma com q ele se referiu a a uma negra q cantou durante uma apresentação de um humorista, ele falou "essa raça quando faz faz bem feito" ou seja essa raça quando faz, eu acho que eles se referem a uma pessoa negra como incapaz, que nao e normal um negro ter talento. acho q muita coisa tem q ser mudada a partir dos veiculos de comunicação.

  54. Valter Postado em 22/Apr/2014 às 15:44

    Esses aí de cima que estão defendendo com certeza são os brancos, da esposa branca com os filhos brancos! Não sabem o que é ouvir isso, que por mais que seja dito em tom de brincadeira de uma certa forma fere sim, o ego, a honra. De repente a dançarina pode sim ter levado na brincadeira, mas isso é apologia ao racismo. As crianças assistindo a isso se colocarão no direito de fazer tais brincadeiras com os colegas da escola, do bairro etc. Eu, particularmente, odiaria ver meus filhos fazendo isso com os filhos de outros ou passando por isso! Todos, generalizando sim, todos falam em um mundo melhor, um Brasil melhor, mas para que isso aconteça temos que começar primeiro pensando do jeito certo o qual o faria ser melhor...

    • mari Postado em 23/Apr/2014 às 05:52

      Ta certo ,sim , vc tem toda a razao,nao adianta as pessoas serem hipocritas e taparem o sol com a peneira,ja chega destas piadas com o povo preto.e demais ,ja foi humilhacao de mais ,nao devemos rir com essas piadas maliciosas.so nao acham racismo porque nao estudam o que foi a escratura e o que o povo preto passou e como eram feitos chacota de todo o mundo,se estudassem direito na escola sobre isto se todas as escolas falasem e mostrassem imagens da escravatura e os filmes e fotos da maior barbaridade humana ,hoje as pessoas que realmente tenhem um bom coracao iriam parar de fazer este tipo de brincadeira.fico triste com pessoas que tapam o sol com a peneira para parecerem simpaticos.Vc falo tudo,e mesmo assim.

    • luiz Postado em 28/Apr/2014 às 13:55

      é isso mesmo VALTER, as pessoas agem como se fosse normal porque elas não sabem o quanto o racismo nos exclui e nos impede de ter uma vida mais decente, vivemos em uma sociedade ipocrita que dis sonhar com um BRASIL melhor, mas quando a mesma tem a oportunidade de fazer algo para melhorar o BRASIL ela demonstra que prefere ver uma parcela da população vivendo como coadjuvante, um exemplo claro: a lei trabalhista que deu as empregadas domesticas direitos trabalhistas , virou polemica e muita madame se sentiu prejudicada em ver que milhões de trabalhadoras teriam que receber seus direitos trabalhistas," eu não sou racista, ela criou eu, criou meu filho e agora esta criando meu neto" e por ai vai ! como dizia o lendario marthin luter king "o fato de eu esta na sua sala de jantar com você não faz de mim um homem que esteja jantando tambem"

  55. Bruno Postado em 22/Apr/2014 às 16:03

    Achei interessante o termo "racismo cordial". Por mais que tenha sido sim uma atitude racista, não foi uma declaração carregada de ódio. É como se ele falasse que "preto é feio" (algo que já escutei), mas de uma maneira um pouquinho mais aceitável (e aceitável justamente pelo tom jocoso), mas que no final das contas, quer dizer a mesma coisa.

  56. Ricardo Postado em 22/Apr/2014 às 16:06

    Como outros já falaram: E se fosse uma frase sobre um BRANCO com um cabelo igual ao dela? Ou com um cabelo espetado? E se esse branco fosse pobre e morasse na favela? E se esse branco fosse de classe média? E se fosse rico? Qual a diferença? Podiam chamar o Neymar de cabelo de papagaio? Vi diversas vezes em programas de tv. Porque existe essa diferença quando se trata com uma pessoa da cor preta? A diferença é que a própria sociedade CRIA E ESTIMULA O RACISMO, somente por ela ser da cor preta (lembrando que a raça é só uma, a humana, cores são: brancos, pretos, amarelos e por ai vai). E se o Faustão fosse da cor preta? Ele poderia falar do cabelo dela? E se ele tivesse o mesmo corte de cabelo dela? Poderia falar? O racismo, tanto para os pretos e para os brancos (sim, pq existe racismo para todas as cores) está nos olhos de quem ataca e de quem DEFENDE. Somos todos iguais, sociedade hipócrita.

    • veze Postado em 23/Apr/2014 às 06:05

      Mesmo que o Fastao fosse de cor preta ,nao tinha que fazer aquele comentario porque ,os pretos ja sofreram muita maldade ,as pessoas tenhem que entender que o povo preto reaje asim porque foram os brancos que fizeram escravos ,tirando eles das suas terras para ,escraviza los e por isto esta reacao,tenhem que ver imagen e estudar o que foi a escravatura e facil falar quando nao e vc que sofre os preconceitos,porque que os gays e outros grupos reagem quando as pessoas sao preconceitosas porque sofrem perseguiocoes e maus tratos na sociedade,entao chega uma altura que as pesoas ficam canssadas de tanta maldade em sorrizos , tenhem que reagir sim protestando nas redes sociais e uma forma pacifica e boa.Tem que acabar isto de tarem a fazer gracas com a cor e cabelos das pessoas de cor ,e frequente e comecou no tempo da escravatura.Ja deu mesmo e hora de parar mesmo se uns nao se incomdam outros sim ,quando a midia poe algo que fere a sencibilidade de um grupo de pessoas ,elas reagem e normal.

  57. Adenor Teixeira Postado em 22/Apr/2014 às 16:22

    Olha que curioso... Aqui todo mundo revoltadinho, bravo, querendo a cabeça do Fausto mas na hora que precisa, na hora que precisa mudar a forma como o brasileiro pensa, que é na URNA o que fazem? Votam errado. Na moral... O país que vocês querem está na frente de vocês e ninguém percebe, querem somente remediar um problema PEQUENO (porque sinceramente se preocuparem com ISSO enquanto tem formas de racismo pior ocorrendo por ai e todo mundo fecha a cara é deplorável) enquanto o Grande, o que realmente causa problema está ai fora. HIPOCRITAS... É o que vocês são...

  58. Joane Postado em 22/Apr/2014 às 16:24

    Faustão não sabe fazer outra coisa a não ser defecar pela boca.

  59. Pablo Ichiro Postado em 22/Apr/2014 às 16:29

    Engraçado que só brasileiro se dói com piada sobre diversidade. Em vários países existem humoristas especializados em humor negro, mas aqui não pode, aqui é uma terra santa, lugar de melindrados, de coitadinhos, lugar de anjos acima de qualquer crítica.... Oh tadinho dos negros´... Mas de índio pode, das loiras também, dos gays, dos carecas, dos quatro olhos... Oh povo hipócrita. Piada é uma coisa e deveria ser muito bem aceita, pois cria-se um ambiente descontraído que aproxima as pessoas e permite uma convivência igual, agora esses ataques que criam após um evento que "teoricamente" fere um negro, um gay... ah isso não pode, isso é crime, isso é sei lá o que... pedem a morte dos humoristas.... Mas deixa pra lá, vão me criticar mesmo, tudo bem, desculpem com todo o respeito. E um salve para os meus amigos negros que me trollam e que me permitem que eu os trole (Bando de idiota que vive me sacaneando por eu ser japonês)... Amo vocês.

    • vilmar Postado em 22/Apr/2014 às 18:22

      seu comentário ficou mais confuso do cego em tiroteio...

    • vilmar Postado em 22/Apr/2014 às 18:22

      seu comentário ficou mais confuso do cego em tiroteio...

    • Agnaldo Postado em 23/Apr/2014 às 13:11

      Pablo Isso não seria nada demais se a nossa sociedade não fosse discriminados e pregasse diariamente o racismo como forma padrão de vida, com a exclusão sendo valor para as todas as gerações. Não sou contra a piada, mas um programa que tem como valor e ideologia contra aqueles que não estão representados em nossa sociedade como referência social não da para achar que é pura piada. Você defende isso porque ignora ou finge que não existe a ideologia da Casa Grande tudo X Senzala nada em nosso nada, tão alimentada pela nossa mídia racista e excludente. Você de ter visto na greve dos garis como isso ficou tão caracterizado. A forma como o prefeito, o presidente da Comlurb e a mídia trataram os trabalhadores por serem de grande maioria negros. Como também estão tratando os moradores das comunidades as forças repressoras do estado. Caso do artista da Globo, a morte de 4 adolescente em janeiro abafado pela mídia, a trabalhadora Claudia morta covardemente e agora o DJ do programa Esquenta, estes divulgado por saírem na mídia.

  60. Marcelino Postado em 22/Apr/2014 às 16:54

    E porque ninguém fala do programa Zorra Total, que é o programa mais racista da tv brasileira?!?!?!?

  61. Nicole Olive Postado em 22/Apr/2014 às 17:45

    Galera ok, ele é um ''mala''. Mas todo mundo faz brincadeiras sem graça, e sempre quando é falando sobre algum negro é preconceito. Será que o preconceito não está em quem insiste tanto em carregar a bandeira de ''não me toque''. Eu tenho várias características que chamam atenção para brincadeiras sem graça : sou baixa, e tenho corpo violão... e sempre tem alguém que faz brincadeiras comigo, apelidinhos como formiga,tanajura e etc. E eu vou fazer o que? Levo na esportiva, claro que quando a brincadeira é com respeito. E sinceramente,a brincadeira dele pode ter sido mal interpretada, o que se tivesse feito pra qualquer uma bailarina e não teria essa repercussão toda. Acessem: http://www.umanoiteemparis.com

  62. Otávio Postado em 22/Apr/2014 às 17:51

    Se ele chamasse uma moça ruiva de "cara de ferrugem" essa história não tinha ganho essas proporções... O racismo existe, e não somos idiotas de acreditar que estamos próximo de seu fim, mas esse tipo de protesto me soa no mínimo idiota e demonstrando a autofragilidade de quem protesta! pow gente, na moral, protestinho sem noção! Não sou negro, não sou branco, não sou indígena, sou um misto de tudo isso e com muito orgulho!

  63. João Coimbr Postado em 22/Apr/2014 às 18:25

    Eu tenho cabelo afro e acho uma frescura. Chamo meus amigos ruivos de cabelo de água de salsicha e os loiros de Xuxa, mas eles não podem fazer o mesmo e dizer que eu tenho cabelo dr bombril?

    • Andréa Postado em 22/Apr/2014 às 22:18

      Boa! Chega de hipocrisia! Somos diferentes, graças a Deus! Viva a diferença e ela é linda!

  64. Ana Cláudia Postado em 22/Apr/2014 às 19:25

    Sou negra, tenho cabelo crespo e acho toda essa "indignação" uma grande frescura. Na verdade sempre há pessoas querendo aparecer, e é exatamente isso que fazem estes que estão criticando uma piada que não teve qualquer intenção racista. É o que sempre digo. Se alguém bate no peito e diz: "Tenho orgulho de ser negro", todos admiram essa pessoa. Agora se alguém bate no peito e diz: "Tenho orgulho de ser branco", todos atiram pedras gritando "Racista!".

    • Jason Postado em 22/Apr/2014 às 20:30

      Bom comentário

    • Rick Postado em 22/Apr/2014 às 23:54

      Parabéns pela sensatez!

  65. cabriel Postado em 22/Apr/2014 às 19:36

    Cuidado Fausto seu ibobe ta caindo

  66. Jason Postado em 22/Apr/2014 às 19:44

    Não assisto e não gosto do programa do Faustão, muito menos dele. Mas eu acho ridículo levantar uma brincadeira desta como algo racista e preconceituoso. Não se pode fazer nenhuma brincadeira com negro que sempre vai ter algum indivíduo pra falar que você é racista. É uma babaquice burra e bizarra que acontece na nossa sociedade. Eu não sou negro, mas tenho amigos negros que achariam até engraçado se eu fizesse brincadeira em tal amplitude, se você não brinca com as pessoas nada há graça, e a amizade se torna algo superficial. Não confundam racismo com humor, não levem a sério algo tão pequeno e inútil, considerando-o como racismo. Para que haja proximidade entre as pessoas, com certeza deve haver senso de humor, e a ausência disso apenas as separa mais ainda. O Faustão fala besteiras de tanta gente, mas só porque ela é negra o negócio repercutiu deste jeito. Por acaso vocês sabem se a Arielle achou ruim?

    • Rick Postado em 22/Apr/2014 às 23:53

      Pois é... engraçado que quando a brincadeira é com os outros... aí pode... Sem falar no fato que todo esse melindre é causado justamente por pessoas complexadas que vêem problema até onde não existe... Nunca vi alguém fazendo críticas desse tipo quando um negro faz piada com alguma coisa... E o mais revoltante de tudo, é que pelo simples fato de você argumentar isso... já te categorizam como racista... você não pode sequer ponderar... daí fica a dúvida... o que é mais ignorante... o racismo ou a falta de bom senso e discernimento?

    • LAURI Postado em 23/Apr/2014 às 05:40

      Jason ,entendo.Se os seus ancestrais fossem 400 e mais anos ridicularizados afastados da sua terra ,mortos pendurados ,cortejados com catanas em frente de filhos esposas,violados ,obrigados a amamentar filho dos outros,fossem dados poucas oportunidades,fossem ridicularizados com fotos na midia ,vc tambem ficaria sencivel a qualquer brincadeirinha.A escravatura deixou muitas magoa e secuelas ,ainda hoje continua muita injustica e por isto e hora de dizer basta ,nao pode haver brincadeiras ridicularizando o petro ,nao mais ,porque ja foi e ja deu ,e mesmo hora de parar,e seja na televisao ou onde for ,e necessario o povo preto reagir sim ,com protestos como este ,escrevendo e dizendo nao.Vc nunca vai entender porque nao foram os teus ancestrais que sofreram e sofrem ate hoje.Basta e basta. Nao devemos tolerar brincadeiras ridicularizando os cabelos de alguem ou cor , a televisao tem o poder subliminar de passar menssagens ,amnha outras pessoas sao discriminadas porque vao associar o que o Fastao falou com o cabelo crespo.Nao e a primeira vez que isto acontece ,ninguem e obrigado a achar graca neste tipo de brincadeira.CHEGA.

  67. igor Postado em 22/Apr/2014 às 19:45

    voces precisam ver quando o mvbill foi na globo

  68. vandimilli Postado em 22/Apr/2014 às 20:27

    E brasil! Pra tras é que se anda! Pelo menos nosso povo agora tem voz pra lutar contra essa hipocrisia!

  69. Martha Postado em 22/Apr/2014 às 21:27

    não vi pq não vejo mais este programa ridículo, esse apresentador só fala m...além de ser mto mal educado pq não deixa ninguém falar. Ao invés de comentar o cabelo da moça, deveria era se olhar no espelho e não usar camisas horrosas.

  70. Manual dos Cachos Postado em 22/Apr/2014 às 21:38

    Uma vez ele defendeu sua bailarina quando uma ex-bbb desmereceu a profissão, a Anita deveria ter feito o mesmo exigindo a retratação dele na hora, como ela não o fez, cabe a nós sociedade exigir, não dá para aceitar um preconceito desse, agora as pessoas vão nos chamar nas ruas de cabelo de vassoura de bruxa e achar que é normal. http://manualdoscachos.blogspot.com.br/

  71. Andréa Postado em 22/Apr/2014 às 22:16

    Não tenho nenhuma simpatia pelo Faustão muito menos pelo seu programa, nem pela Globo ou qualquer outra emissora de TV, mas sinceramente não vejo nada de mais. Quando eu era adolescente, no auge dos anos 80, a moda era estilo Madonna com seus cabelos cacheados e eu era a única na minha turma da escola com cabelo liso e era muito sacaneada por isso. Falavam que era "boi lambeu", "escorrida", etc e eu sempre levei na esportiva porque sabia que era brincadeira. Acho que o dia que as pessoas falarem menos sobre diferença de cor de pele o mundo vai ser bem melhor! Meu Deus, o cabelo da menina é simplesmente lindo! babei!

  72. Rick Postado em 22/Apr/2014 às 23:50

    O "politicamente correto" é a Santa Inquisição do século XXI. E pior, é completamente tendencioso, pois nele só algumas alas são defendidas. Se você for branco, homem, hetero, classe média e magro... amigo, é melhor se suicidar, porque pra eles você é a causa de todos os males do mundo!

  73. evandro Postado em 23/Apr/2014 às 00:38

    eu tenho pena do Fausto acho ele ridiculo ja falei em casa para não verem o programa dele o cara é um infeliz ,uma pessoa oca e vazia ,como muitos da alta sociedade brasileira

  74. Bruno Postado em 23/Apr/2014 às 01:26

    O Zorra Total também sempre tem quadros onde gays são ridicularizados. Sou gay e me sinto constrangido quando meu pai assiste isso, deve achar que da porta de casa pra fora sou um devorador de pênis. Eu entendo perfeitamente como os negros devem se sentir vendo uma coisa assim passar em rede nacional. Desnecessário alimentar o riso de uns humilhando os outras classes.

  75. Roberto Postado em 23/Apr/2014 às 01:36

    Preconceito vindo de qualquer lado é inadmissível. Vindo de um gordo então, é mais inadmissível ainda... se fosse alguém que ao menos se encaixasse no padrão internacional de beleza ditado pela indústria... mas um monte de banha, ainda que reduzida, não tem condições de falar da estética alheia.

  76. Rute Postado em 23/Apr/2014 às 01:48

    Quem espera alguma coisa elegante do Faustão...tá esperando demais né!!!

  77. Titto Zaninne Postado em 23/Apr/2014 às 02:18

    É por estas e outras que eu nunca gostei desse sujeito. Nesse mesmo medíocre programinha, eu o vi fazer piada de mau gosto com uma menina paraibana que fez parte do BBB, e agora essa. Safado, covarde, mau caráter.

  78. Patricia Torga Postado em 23/Apr/2014 às 07:19

    É interessante como somos educados em um ambiente de racismo velado e não nos damos conta de como isto oprime uma raça inteira. Nunca me considerei racista, mas ocorreu um fato comigo uns anos atrás que me fez repensar minha visão sobre a questão. Estava indo de ônibus para Juiz de Fora e gosto das poltronas do meio. Esses ônibus de interior são paradores e vão embarcando pessoas na estrada. Em uma destas paradas, me lembro, entrou um rapaz negro, de boné virado, meio "marrento". Tinha uma mochila que ele segurava de lado e ficava olhando para os lados. Aquilo me assustou e tive medo do rapaz que eu considerei estranho. Pensei: Vai assaltar o ônibus. Fiquei observando o rapaz que resolveu abrir sua mochila, tirou calmamente um fone de ouvido, um livro e passou o resto da viagem na paz. Vou confessar que tive vergonha de mim, passei o resto da viagem pensando em como sempre convivi com negros, amigos, gente que eu adoro, mas que esse racismo velado, passado sutilmente todos os dias na TV em personagens bandidos, marginalizados, fica forte dentro de nós. Jamais pensaria a mesma coisa de um branco, tenho clareza hoje. E penso nisso todos os dias, desde então. Acho que precisamos de mais debates e as Organizações de Defesa do Negro devem fazer o árduo e difícil trabalho de reconstruir esta imagem do negro como igual, como brasileiro, como detentor dos mesmos direitos do branco.

  79. Manuela Postado em 23/Apr/2014 às 07:27

    Penso como Jason. Está ficando complicado se relacionar naturalmente com as pessoas. Pisamos em ovos. Será que a garota se ofendeu com o comentário?! Tenho uma sobrinha que cresceu sendo chamada de "assolan" e hoje é a adolescente mais linda, confiante e inteligente que já conheci. Tudo depende do tom, da situação, de onde parte a brincadeira e da educação de quem a escuta. Vamos procurar saber o que pensa Arielle?!

    • Rodrigo Gonçalves Postado em 23/Apr/2014 às 13:52

      Concordo plenamente com o seu comentário, Manuela. Muito mimimi por nada... Muitos ai que agora estão dizendo que o Faustão foi racista, já deve ter chamado ele de gordo, seria preconceito também ? Existem coisas muito mais importantes para se brigar, lutar, do que isso, sinceramente, esses grupos precisam parar de agir feito crianças mimadas, e fazer alarde por qualquer besteirol.

  80. Jair Postado em 23/Apr/2014 às 07:52

    O Fautão é um racista. Não é a primeira vez que ele faz estas piadinhas imbecis. Em um de seus programas ele falou mal dos nordestinos. É por isto que deixei de assistir o programa dele. Que é um programa igual a ele imbecil.

  81. walter Postado em 23/Apr/2014 às 08:18

    faustão tem que ser preso e processado por racismo.É inadmissível que ainda temos aceitar esse comportamento idiota (sem noção).!!!!!

  82. Maia Postado em 23/Apr/2014 às 08:43

    Faustão chama qualquer criança de `pentelhinho` ... Alguém já perguntou à elas se se divertem com isso? Ou se sentem ofendidas, sem sequer saber o que a expressão significa?

  83. paulo Postado em 23/Apr/2014 às 08:55

    culpado é o povo brasileiro que perde tempo em assistir esse programa de um cara nojento,mal educado e insuportavél que é esse faustão eu pelo menos não gasto meu tempo vendo essa merda na tv..

  84. daya Postado em 23/Apr/2014 às 09:07

    Verdadeiramente um tremendo idiota!!

  85. ROSEANE Postado em 23/Apr/2014 às 09:08

    ESSE FAUTÃO É UM PALHAÇO NÃO É A TOA QUE EU NUNCA ,É NUNCA MESMO VEJO ESSA PORCARIA DE PROGRAMA QUE COMEÇA A NÃO PRESTAR PELA GLOBO

  86. Carlos Machado Postado em 23/Apr/2014 às 09:20

    Se nós negros e negras não se indignar por esta postura nada muda. Fausto Silva devia pedir desculpas em público! Somos a maioria no Brasil e consumimos, movimentando centenas de bilhões de reais/ano. Falar mal do cabelo de uma mulher negra além de manter a hegemonia branca não é inteligente. Somos a origem da humanidade!

  87. Lilia Postado em 23/Apr/2014 às 10:16

    Quanta hipocrisia gente.....quem nuncaaa em algum momento de sua vida nao brincou com seu amigo negro....gordo...muito branco...ele deve ter amizade e intimidade pra isso ...so fou burro pois fez isso ao vivo e o povo que diz odiar a globo estavam la assistindo....pelo amor né. ...agora tudo é racismo....?? Nao vi nada demais... Detalhe:meu filho é negro ta.....bom dia pra vcs....

  88. Paulo Swas Postado em 23/Apr/2014 às 10:35

    “Pastel de Flango” pode né? Eu sou japonês e aturo piadas pessadas a vida inteira, mas ninguém vê isso mal. Porquê japonês não tem passado difícil, não é mesmo? Ser teste de bomba nuclear, tudo bem. O país agora é desenvolvido, pode zuar sem ninguém reclamar. É só fazer uma piada com negros que o todo mundo da uma de hipócrita e vem reclamar. Se não gosta, não de ibope, pare de ver seu futbol na globo. O Brasil é um país de frescuras que não sabe distinguir brincadeiras de preconceito. Alias, o Faustão é um otário, não desmereço isso. Mas por favor, larguem mão de serem menininhas ofendidas, ou pelo menos não façam vista grossa ao resto.

  89. Antonio Postado em 23/Apr/2014 às 11:05

    Eu não concordo com o comentário da besta do Faustão mas Lilian Araújo, da Frente Pretas, da UNEafro também é estranho. Se eu fosse integrante da Frente Brancos, UNEarianos ia com certeza ser tachado de racista. Hoje em dia qualquer comentário que envolva a raça negra é levado como racismo. Gente tem um limite ....

  90. maycon Postado em 23/Apr/2014 às 11:11

    O racismo já começa quando estipularam o sistema de cotas para se prestar vestibular, impedindo que um negro dispute por igual com um branco, deficiente, moreno, índio, amarelo, enfim. Todos somos iguais, não deveria reservar quantidades de vagas destinados para negros, portador de necessidades especiais, todos deveriam ter as mesmas oportunidades e chaces iguais, e que o mérito seja atingido pelo esforço de cada um. Acho ate que não deveria existir aquela famosa perguntas ao preencher algum tipo de fixa," Qual é a sua cor" .

  91. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 23/Apr/2014 às 11:22

    Pessoal eu não assisto ao programa do Faustão há muito tempo, pois o acho uma verdadeira idiotice; alem do mais depois de referir dessa forma a uma pessoa. Então oque estiver ao meu alcance estou junto para tal manifestação. Abraço.

  92. Eliezer Lourinho Postado em 23/Apr/2014 às 11:36

    È um programa que não assisto por causa desse apresentador. Pois ele mesmo se descrimina com ele mesmo, através do seu corpo que ficou pior do que tava, e outra é um apresentador totalmente " Racista deveria era responder um Processo "

  93. Diego Postado em 23/Apr/2014 às 11:42

    Não julgue para não ser julgado, racista ou não, desliguem a televisão e vamos procurar ler um livro, aposto q não terão tempo para ver as crendices de Faustao, que mora nos EUA e vem de jato para fazer o programa, ele está nem aí para nenhum de nós.....VAMOS ESTUDAR QUE GANHAMOS MAIS

  94. Antonio Carlos Postado em 23/Apr/2014 às 11:47

    Eu não assisto esse tipo de programa (Faustão) ele não me agrega nada, na verdade, 99% da programação da TV Globo é de péssiama qualidade, tire como exemplo BBB. Esse Fausto é uma pessoa muito mal educada.

  95. lene almeida Postado em 23/Apr/2014 às 12:32

    Eu. Acho uma falta de educaçao do faustao sera que a mae dele nao deu educaçao a ele de chamar o cabelo da Arielle de cabelo de bruxa. Isso muita falta de educaçao faustao

  96. Walter Postado em 23/Apr/2014 às 12:40

    SOMOS A OITAVA NAÇÃO MAIS ANALFABETA DO PLANETA TERRA TÁ EXPLICADO O PORQUE A SOMOS.

  97. Marli Suncin Postado em 23/Apr/2014 às 13:06

    NA MINHA OPINIAO O FAUSTAO NAO TEM RESPEITO E NEM EDUCAÇAO COM NINGUEM NAO DEIXA NINGUEM FALAR FAZ AS PERGUNTAS E ELE MESMO CORTA A PESSOA E RESPONDEELE E CANSATIVO DEMAIS MAS SE ESTAMOS RECLAMANDO E POR QUE ASSISTIMOS VAMOS DEIXAR DE ASSISTIR E NAO VEREMOS MAIS UM ANALFABETO SEM EDUCAÇAO

  98. Ingrid Postado em 23/Apr/2014 às 13:06

    Nisso tudo o que me deixa mais triste não é a atitude do apresentador e sim saber que o povo desse país ainda da tanto credito e gasta tanto tempo vendo esse tipo de programação.

  99. Patty Nery Postado em 23/Apr/2014 às 13:29

    Ele tem que se retratar. A Globo também!! SUA IGNORÂNCIA é inaceitável.

  100. Mari Postado em 23/Apr/2014 às 13:31

    Acho uma hipocrisia... Se tivessem dito que o cabelo é escorrido que nem um boi lambeu não tinha ninguém pra falar nada.

  101. Luiz Antonio Postado em 23/Apr/2014 às 13:54

    Senhores, vocês me desculpem. O programa do Faustão é um programa idiota, para pessoas idiotas. Agora levantar toda esse polemica por uma piada estupida, para mim já é falta do que fazer. Vamos brigar por melhores escolas, hospitais, menos corrupção e não toda essa movimentação por isso. Se ela não gostou que deixe o programa e explique os motivos. Temos que ter noção das coisas.

  102. Marcos Holanda Postado em 23/Apr/2014 às 13:54

    Hum? quem Faustão? a sim o grosseirão... não é só ele não grande parte da emissora é assim. quer um exemplo: Lima Duarte é um grosseirão( quando filmou o bem Amado Aqui em Sepetiba. e olha que não era de passagem não, a locação onde eles ficavam e comiam era do meu pai. Outro O falecido Carlos Manga que dizia antes da filmagem da cena: Atenção silêncio câmera ação e se escutasse alguém falando dizia manda esses filhos da puta calarem a boca; Jó Soares , Dolabela que tentou agredir meu pai... verdade, lembro que eu e meus irmãos estávamos brincando no local ele mandou a gente calar a boca, no nosso próprio estabelecimento; Chico Anísio que chamou meu pai de nordestino safado ( ele também era nordestino). Muita gente podre , Gente boa: Zilza, Salaberi, Glice M.. Sandra Breia, Cadu moliterno que levou meu irmão ao hsopital Fora a produção da Globo: câmera, auxiliar e outros que roubavam sorvete na frízer que ficava do lado de fora em não pagavam. tem uns que de vez enquanto aparecem manipulando a câmera. Tem muita gente suja na globo....O próprio Jó soares colocou eu e meu irmão para trabalhar com figuração num filme e ate hoje não nos pagou, nem mandou o filme safado. Esse Faustão é ultrapassado ....

  103. thiago ferraz Postado em 23/Apr/2014 às 14:15

    onde esta o racismo???? mulher branca nao tem cabelo cacheado??? não confundam as coisas..... tentar ser engraçadinho com racismo......

  104. Fabrício Postado em 23/Apr/2014 às 17:09

    E quando alguém chama o Faustão de gordo (hoje não mais hehehe)? Aí pode? Por que ninguém fica falando em ferir a honra? Por que ninguém fala em retratação? Não estou defendendo-o por fazer tal comentário, mas às vezes acho desvirtuam um comentário e levam uma piada tão a sério que esquecem que é apenas isso, uma piada.

  105. Gloria Postado em 23/Apr/2014 às 17:27

    Gente esse homem é um grosseiro, não so pelo fato de ter falado do cabelo dela, ele é um poço de ignorancia com várias pessoas. Eu não suporto ele e não assisto esse programa!

  106. gustavo Postado em 23/Apr/2014 às 17:40

    Não gosto do fastao , mais vamos parar de viadagem

  107. gustavo Postado em 23/Apr/2014 às 17:40

    Não gosto do Faustão, mais vamos parar de veadagem , de não poder falar nada , viva sem frescuras , sem se fazer de vitima , pois é normal adjetivos para todos os lados . quem nunca colocou um apelido em um amigo etc . pelo mundo mais humano e sem frescura

  108. carlos Postado em 23/Apr/2014 às 17:42

    Porra ta de sacanagem esse carnaval todo por causa do idiota do Faustão, por mais uma asneira que ele falou ele fala a anos merda e isso que ele falou da mina. Quando e para se expressar no momento certo ninguem fala , essa força que temos que mostrar e quando as coisas forem grande ninguem vem aqui ou abre uma enquete para comentarios quando o BBB começa e sobtem um neguinho na quela porra quando uma novela das 7 ou das 8 so colica 2 ou 3 negros a cota para representar agora falar de um comentario babaca que não vai mudar em nada ou falar da Globeleza nego vem falar . cala a boca !

  109. Janaina Postado em 23/Apr/2014 às 17:49

    Não achei a menor graça!!!!!!! Se eu fosse a ofendida, não teria duvida, de entrar com processo! Uma reiteração da parte deste sujeito e de sua emissora eh muito pouco. Crime de racismo é inafiançavel e imprescritivel.

  110. Gabriela Moura Postado em 23/Apr/2014 às 18:10

    Mesma coisa que chamar ele de: Aquele gordo, com aquela blusa ridicula, parece um rolha de poço, porco, baleia. Aquele ali, que se cair sai rolando... Babaquice sem fim! Certamente ele não gostaria de ser chamado dessas formas, um pouco de respeito gera respeito.

  111. Vivian Postado em 23/Apr/2014 às 18:16

    eu sou branca, descendente de pai negro, com o cabelo cacheado e armado. sempre sofri gozação por causa do meu cabelo, na escola, na rua, até dentro da minha própria casa me chamavam de Beakman, de BomBril, de Assolan, falavam que meu cabelo sumia as coisas, que não passava um pente.....enfim....hoje ainda tenho complexo, e mesmo que digam que meu cabelo está lindo, se ele não estiver extremamente liso e "mucho" não me sinto confortavel e prendo um coque. Acho que o pior preconceito e racismo, sem diminuir a gravidade do que disse por esse pseudo- apresentador, é aquele que é enraizado no coração das famílias. Bjao a todos

  112. JAYME LOPES Postado em 23/Apr/2014 às 19:35

    EU NÃO VI O COMENTÁRIO POR SEMPRE ME NEGAR A ASSISTIR O PROGRAMA DESSE IMBECIL, E AINDA ME PERGUNTO COMO TEM PESSOAS QUE SE DEDICAM A UMA TARDE TODA TRAZENDO ESSE ASNO (sem adestramento), PARA DENTRO DE SUA SALA. SEM MAIS COMENTÁRIOS.

  113. Claudia Postado em 23/Apr/2014 às 19:48

    De tudo isso, comentários sobre a infelicidade desse apresentador que ainda continua na mídia ofendendo, atropelando suas visitas com sua fala antecipada...só tenho a dizer: DEUS tenha piedade de vc sr.Fausto (e incauto) Silva.

  114. Edson Postado em 23/Apr/2014 às 19:59

    Adora fazer piada com o ser humano este otário.........

  115. Natália Postado em 23/Apr/2014 às 20:32

    Que vergonha... relembrando e fortalecendo que o negro não pode sequer ter uma de suas características, o cabelo, sem ser taxado de inadequado, feio, sujo, desleixado. Isso os prejudica todos os dias. Isso sem contar nas inúmeras vezes esse desagradável senhor que ele se refere com desprezo e xingamentos às pessoas gordas. Isso também é discriminação. O que ainda faz apresentando um programa de TV? Apenas compartilhando com pessoas tão superficiais, e desagradáveis e discriminadoras quanto ele?

  116. Alessandro Amorim Postado em 23/Apr/2014 às 21:23

    Faustão é um completo imbecil, não assisto !

  117. Erika oliveira Postado em 23/Apr/2014 às 21:35

    Se ele soubesse como ele é feio com essas pernas secas e essa barrigão ele nunca ia falar dela, meu cabelo é cacheado e cheio e eu amo, odeio esse povo racista -_-

  118. Lenon F. Postado em 23/Apr/2014 às 22:32

    Acho que se fosse uma loira de olhos azuis com o cabelo arrepiado ele falaria a mesma coisa, porém falar sem pensar é uma burrice que um apresentador de tv não deveria fazer, agora que ele fez eu pessoalmente nem o condeno pelo comentário, mas sim pela burrice, óbvio que muita gente vai se sentir ofendida e muitas outras vai ajudar a apedrejar o "judas"... Eu só observo, rs.

  119. reyna Postado em 23/Apr/2014 às 22:34

    sera se esse babaca percebeu q foi eleita a mulher mais bonita (foi uma negra)

  120. Arialdo Postado em 23/Apr/2014 às 22:47

    A grosseria e a falta de educação são realmente as marcas desse apresentador(??) de TV. O que mais espanta é que são palavras vindas de um "quase" ex-obeso (que também são vítimas de preconceito e piadinhas de gosto pra lá de duvidoso) e proferidas num horário dito "nobre". Não dá pra se tolerar comportamentos preconceituosos numa sociedade miscigenada como é a nossa, onde não existe a tal pureza de raça, tão desejada por uma minoria ignorante. Esperamos uma manifestação pública dos diretores da tão conceituada rede de tv(????) e que segundo ela mesma diz ter um padrão de qualidade. Que padrão é esse???? O do desrespeito e da intolerância? Da divulgação e propagação do preconceito? Da humilhação e menosprezo? Acredito numa sociedade mais justa com, no mínimo, o respeito pelo ser humano e igualdade de direitos. Sr. Faustão: estamos no século XXI e o senhor precisa acordar e ver que está tudo mudado e que seus conceitos e valores acerca da sociedade estão bem diferentes.

  121. Nara Postado em 23/Apr/2014 às 22:52

    Por estas e -por outras que não assisto Faustão, Rede Globo não tem vez aqui em casa, só programas de mau gosto, novelas, BBBs tentando passar idéias erradas. Todos deveriam boicotar Globo com seus programas idiotas.....

  122. Aparício Fernando Postado em 25/Apr/2014 às 14:34

    "O pau que dá em Chico dá em Francisco." Quando aquela BBBosta foi lá e chamou as bailarinas de 'quengas' o 'Fausão' ficou todo nervosinho.

  123. José Ferreira Postado em 26/Apr/2014 às 10:28

    Se essa brincadeira fosse feita com o cabelo do David Luiz (o zagueiro) - como feita pelo comercial da P.epsi ninguém falaria nada. Esses grupos afrorracistas só se importam com eles mesmos.

  124. ubirajara santos de souza Postado em 28/Apr/2014 às 17:00

    quem é ele pra ter racismo de alguem com todo dinheiro e fama não passa de um apresentedor sem classe que a maioria das pessoas que eu converso acha ele sem graça sem prestigio antipatico e acima de tudo ja esta saturado domingão do chatão.

  125. Kaki Postado em 17/Dec/2014 às 12:21

    Alguém consegue enxergar alguma coisa que preste, fora o Jô Soares( que está tendo um surto de lucidez), durante toda a programação da globo ? ...a propósito, a modelo ofendida é linda!

  126. marcus Postado em 18/Dec/2014 às 09:02

    so uma Kaki o jogo do corinthians

  127. Luciano Postado em 18/Dec/2014 às 10:56

    Alé de grosseiro, o comentário do apresentador é totalmente dasarrazoado, já que o cabelo da guria é lindo. Ela, então, nem se fala!!

  128. Paola Postado em 18/Dec/2014 às 11:20

    Ele não é só racista. Faustão adora bater nas mesmas teclas da humilhação da mulher através de sua aparência. Basta assistir uma edição das tais videocassetadas para ouvir absurdos sobre mulheres gordas, mais velhas ou qualquer coisa que não atenda ao ideal que ele definiu. Curioso até como só agora ele foi alvo de críticas por aqui, quando ele falou do cabelo dessa moça. A propósito, é lindo. E, mesmo se não fosse (por questões estéticas, não apenas raciais), ele não tem esse direito. Inclusive alguns comentários aqui reforçam isso, ao falar que ela não merecia o comentário por ser linda. Eles reforçam o preconceito e legitimiza a objetificação da mulher. Só merecemos respeito, só somos seres humanos, se atendermos aos padrões estéticos impostos? Se fosse uma negra de meia idade com cabelo maltratado, mereceria a chacota? Não. Se fosse uma loira obesa, de cabelo malcuidado, mereceria? Também não. Pensemos também a que ponto não estamos cometendo os mesmos erros do Faustão, que se acha acima do bem e do mal, que não sabe fazer piada sem diminuir o outro.

  129. elaine savian Postado em 25/Dec/2014 às 23:45

    A anos não vejo a Globo fico sabendo pela internet acontecimentos como esse do Faustão, por mais que me esforce não consigo entender que ele esteja no ar e ainda tenha audiência. Ele é uma pessoa que sempre esculacha, ofende todo mundo, ele deveria se olhar e se perguntar: quem eu penso que sou sou??? Ele parece um adolescente idiota que fica o tempo todo saliente e praticando bullying com todos os colegas que não seguem o padrão Globo de ser...Abandonem esse programa por favor, procurem coisa melhor para fazer na vida e parem de dar audiência para esse ser de mau gosto,sem educação e completamente demodê.

  130. Lidia Postado em 28/Dec/2014 às 23:41

    Ele sempre faz esses comentários escrotos. Acaba com gordos e agora resolveu estender sua lista de grosserias com os negros...aff

  131. Marcos Elias Postado em 29/Dec/2014 às 16:16

    Esse tal de Faustão sempre foi riticulo com seus comentarios e sem falar que esse programa e muito mais ridiculo do que ele.......