Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 16/Apr/2014 às 19:47
40
Comentários

Dilma venceria no 1º turno, diz Vox Populi

Pesquisa Vox Populi aponta a presidente Dilma Rousseff liderando a disputa pelo Palácio do Planalto, com 40% das intenções de voto. Adversários do PSDB, Aécio Neves, e do PSB, Eduardo Campos, ficaram estacionados, com 16% e 8%, respectivamente

dilma campos aécio
Em cenário estável, Dilma segue favorita para vencer no 1º turno (Pragmatismo Político)

Levantamento realizado pelo Instituto Vox Populi e divulgado pela revista CartaCapital na tarde desta quarta-feira 16 aponta, mais uma vez, a vitória da presidente Dilma Rousseff já em primeiro turno, com 40% das intenções de voto.

Em relação à pesquisa Vox Populi divulgada em fevereiro, Dilma caiu 1 ponto percentual, o que demonstra estabilidade. Os dois adversários praticamente não avançaram sobre os índices da presidente. Aécio Neves, do PSDB, registrou 16%, e Eduardo Campos, do PSB, 8%.

Já Eduardo Campos, que nesta semana lançou oficialmente sua pré-candidatura com a vice Marina Silva na chapa, ganhou dois pontos. O candidato do PSC, Pastor Everaldo Pereira, foi lembrado por 2% dos eleitores.

Leia também: Ibope ou Datafolha, quem mentiu?

Juntos, todos os opositores têm 14 pontos a menos do que a presidente, restando apenas três meses parao início da campanha. O senador Aécio Neves também oscilou um ponto para baixo, comparado com a mostra de dois meses atrás.

Os pré-candidatos Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não registraram nenhum ponto. Votos brancos ou nulos representam 15% dos entrevistados e percentual que não sabe em quem votar ou não respondeu é de 18%.

O instituto ouviu 2.200 eleitores em 161 municípios para realizar a pesquisa, entre os dias 6 e 8 de abril. Os detalhes da mostra serão divulgados nesta quinta-feira 17.

Recomendados para você

Comentários

  1. Caio Postado em 16/Apr/2014 às 20:01

    Força eduardos campos, vamos baixar esse psdbosta pra sempre!

  2. lucas Postado em 16/Apr/2014 às 20:06

    kkkkkkkk Eduardi se fudeu

  3. Rodrigo Postado em 16/Apr/2014 às 20:20

    40% das intenções de voto não garantem a nenhum candidato vitória em primeiro turno. Para isso acontecer é necessária mais da metade dos votos válidos dos eleitores.

    • Administrador
      Moderação Postado em 16/Apr/2014 às 22:14

      Olá, Rodrigo. Para vencer uma eleição o candidato precisa ter mais votos do que a somatória de todos os votos de seus adversários juntos. A atual líder das pesquisas tem 14% a mais do que todos os seus adversários juntos. Na eleição, brancos e nulos são desconsiderados e apenas computados os votos válidos. Há um acréscimo proporcional, portanto, na porcentagem de todos os candidatos e Dilma Rousseff atingiria algo entre 55% e 60% dos votos válidos. Os institutos de pesquisa costumam divulgar não apenas os dados das intenções de votos, como os que aqui divulgamos, mas também os números referentes aos votos válidos. Assim que obtivermos as informações, acrescentaremos. Boa noite!

      • Tomaz E. Robinson Postado em 16/Apr/2014 às 23:17

        E os 18% dos que não sabem em quem votar ou não responderam, vocês não consideram? Ou então a materia é tendenciosa.Espero que sempre se divulgue dados verdadeiros e materias imparciais, deixem as posições para os comentários.

      • Soraya Auad Postado em 16/Apr/2014 às 23:26

        Um excelente desenho didático. <3

      • Eduardo Abreu Postado em 17/Apr/2014 às 01:11

        os 18 que não sabem, é a margem de brancos e nulos, ou nas eleições não tem estes votos....

      • Thiago Teixeira Postado em 17/Apr/2014 às 09:26

        Todos os 18% vão votar no Aécio. Os Brancos e nulos também, logo Aécio terá 49%. Ficou bom agora?

      • Tomaz Elias Robinson Postado em 17/Apr/2014 às 22:08

        Eduardo Abreu, pelo que consta na matéria o total de brancos e nulos é de 15%, estes não seriam computados como votos validos.

    • pepe Postado em 17/Apr/2014 às 01:13

      Rodrigo, tu é um inocente que não quer aprender nada... só a dizer asneiras. Vai ler.

    • pepe Postado em 17/Apr/2014 às 01:17

      Gente com raciocínio como esse do Tomaz me irrita. É por isso que esse País não avança de vez.

      • Tomaz Elias Robinson Postado em 17/Apr/2014 às 22:20

        Pepe, poque irita, porque penso, analiso?, não acredito em comentários tendenciosos, no meu ponto de vista precisamos de um amadurecimento politico, não concordo quando vejo que alguns acham que um politico deu alguma coisa, só se pode dar aquilo que é seu, nenhum politico dá nada, quando muito distribui aquilo que foi gerado pelo trabalho de um País. Agora, se apropriar daquilo que não lhe pertence, é roubo, e tentar tirar vantagem com um bem que pertence aos outros é chantagem. Não aceito alianças escusas em nome de uma governabilidade, não abraço aqueles que chamei de safado, desonesto "picareta", para conseguir ter algum poder, se tiver que me aliar com alguém que eu tenha classificado como desonesto, terei primeiro que dizer que estava errado,assumir que me enganei, senão estarei me igualando a ele, serei safado, desonesto e "picareta". Você consegue compreender isto? ou é mais um daqueles que tem "preguiça mental".

    • Eduardo Postado em 17/Apr/2014 às 09:29

      Sabe de nada, inocente!

  4. arão Postado em 16/Apr/2014 às 20:47

    kkkkkkkkkkkkk...DUDU?kkkkkkkkkk

  5. Thiago Teixeira Postado em 16/Apr/2014 às 20:57

    2% de votos a um pastor ... para quem não sabe, é voto pra kcete.

    • Eduardo Abreu Postado em 17/Apr/2014 às 01:14

      Tiago, uma pergunta a Marina não pertence a partido nenhum, como ele será vice? Ela não conseguiu registrar o partido dela, consequentemente não tem partido, como pode ser vice numa chapa? Se é permitido, é mais fácil que estar num partido organizado, basta colocar o nome....

      • Michel Postado em 17/Apr/2014 às 07:34

        Ela e os outros da rede se registraram no PSB, o partido de Eduardo Campos.

      • Denilson Ramirez Postado em 17/Apr/2014 às 09:26

        Ela é filiada ao PSB.

      • Thiago Teixeira Postado em 17/Apr/2014 às 09:35

        Pra começar Eduardo Campos e Aécio neves foram gananciosos de mais, Marina Silva deveria ser a candidata. Em todas as pesquisas ela apareceu na frente dos dois. Se polarizassem Eduardo + Aécio com Marina presidente, fatalmente teria segundo turno. Quanto ao partido da Marina, achei uma pena, tem tanto partido inútil afora escandalosamente utilizados como lavagem de dinheiro, e a REDE não teve tempo hábil para a regulamentação? É minha opinião, sou sempre PT e voto 13, mas que a melhor solução para enfrentar a Dilma em 2014 e garantir 2018, era a Marina.

  6. mauricio augusto martins Postado em 16/Apr/2014 às 21:01

    Por enquanto está dando a lógica, um POVO mais Politizado e INFORMADO, isto Graça a Internet, donde a mentira tem Real perna curta, e a VERDADE chega em segundos, portanto temos um Brasil reconhecidamente Grato aos esforços, quase Hercúleos de se fazer chegar a Cidadania à todos...maumau

  7. Monteiro Postado em 16/Apr/2014 às 21:45

    Venho aqui manifestar minha indignação à lamentável atitude que estão tendo para com o meu candidato, o Excelentíssimo Doutor José Maria Eymael. Pior que o preconceito escancarado é o preconceito velado. Todas as mídias, tanto à neutra quanto à de esquerda, insistem na não divulgação dos décimos de votos recebidos pelo referido candidato. Ora, ao dizer que ele não registrou nenhum ponto subentende-se que o mesmo não receberia nenhum voto, o que não é verdade, tendo em vista que o meu voto e o dele contabilizariam o total de dois, que certamente é maior que zero.

    • Nelson Postado em 17/Apr/2014 às 11:45

      0,1 % ainda é zero

      • Monteiro Postado em 17/Apr/2014 às 16:12

        Na verdade 0,01. Porém ainda maior que zero absoluto, como o site deixou implícito.

  8. Claudia Postado em 16/Apr/2014 às 21:47

    Dilma, o povo é soberano e inteligente, e vai eleger Dilma presidente, ela representa a continuidade do desenvolvimento para TODOS, ao contrario do PSDB e PSB que representa um projeto de FHC neoliberal e da burguesia, nunca fizeram nada para o POVO Brasileiro, vamos eleger Dilma presidente manter essa continuidade do governo LULA.

    • Monteiro Postado em 16/Apr/2014 às 22:52

      Nossa, tem gente que acredita piamente nisto. Até onde vai a ignorância humana...

    • Eduardo Abreu Postado em 17/Apr/2014 às 01:19

      já são 5 votos, quando começar a campanha e assistirmos, mães pobres agradecendo pelos filhos formados em universidades de rico, mães agradecendo o teto sobre as cabeças de seus filhos, empregadas domésticas agradecendo pela regulamentação da profissão, moradores de periferias e de cidades esquecidas a anos agradecendo os médicos do Mais Médicos, e todos reconhecendo o trabalho feito até hoje, não serão apenas 40% serão mais de 50% dos votos válidos. Em outubro o 13 é supremo.

      • Monteiro Postado em 17/Apr/2014 às 13:36

        De fato, um pequeno número de pessoas agradecerá - com razão - alguns programas universitários, de incentivo à moradia e ao emprego regulamentado. Mas a maioria não agradecerá o péssimo ensino público, a merenda em falta na creche, a saúde horrível, os três meses esperando pelo remédio, o escândalo da Petrobras, o Leilão de Libra, o Mensalão, a péssima condição do Exército, Força Aérea e Marinha, o cartel do transporte rodoviário, a falta de ferrovias, os portos travados, o Apagão, o Estádio de 1 bilhão de reais, a desindustrialização, a obra atrasada da transposição do Rio São Francisco , a falta de vigiamento de fronteiras, enfim.

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Apr/2014 às 09:43

      O dia em que o Brasil tiver mais de 50% da população sócia de clube de golfe, comprando ovo da Cacau Show e assinando a revista Veja, talvez os tucanos tenham chances de retornar ao poder. Mas hoje, com a maioria da população pobre, que mais depende do governo para as suas necessidades básicas estarem reconhecendo o trabalho nas urnas, podem espalhar fakes nas redes, xingar o PT em todos os vídeos do youtube pois terão emprego para vocês até 2026 após 8 anos do governo da Gleisi.

      • Elias Postado em 20/Apr/2014 às 23:57

        Olha que eu concordo em parte, apenas a parcela com maior índice educacional vota em Aécio pois sabe que a esquerda está afundando o país e toda região, pobres mais politizados vc pode ter certeza que também não votarão na Dilma. O problema que para eles se perpetuarem no poder como vc mesmo disse precisam da pobreza intelectual principalmente.

  9. Pedro Postado em 16/Apr/2014 às 22:03

    Voce está errado senhor Monteiro...

  10. NELCI SILVA Postado em 16/Apr/2014 às 22:35

    E as pesquisas para o governo de São Paulo, porque a mídia está escondendo é o Alckimim rolando agua abaixo

  11. deisi Postado em 17/Apr/2014 às 00:30

    Monteiro pare de encher o saco no pragmatismo e vai ler notícias na veja folha é mais o seu perfio cara chato .

    • Monteiro Postado em 17/Apr/2014 às 13:15

      A direita e esquerda não são muito diferentes no Brasil, aliás, a unica diferença é que os bandidos deles usam gravata azul, e os de vocês, vermelha.

    • Tomaz Elias Robinson Postado em 17/Apr/2014 às 22:25

      Não entendi a sua posição deisi, não aceita que discordem do seu pensamento?, isto é atitude ditatorial, é assim que você pensa? ou é falta de argumentação?

  12. Cris Postado em 17/Apr/2014 às 00:48

    Lamentável! Já está na hora de o eleitor basear o seu voto em opinião própria, elegendo o candidato que o represente, independentemente de quem supostamente está a frente de pesquisas...

  13. anderson Postado em 17/Apr/2014 às 08:01

    Meu, pessoas se sentindo orgulhosas do pt e incentivando o voto ao partido... Isso é triste. Típico e praticamente único argumento dos petistas é o lado social. Mas será mesmo que estamos caminhando para igualdade, como eles dizem? É inegável a positividade do impacto que programas como esse aplicam ao povo, no entanto, só quem quer enganar a si mesmo acha que um dia teremos igualdade de oportunidades, um bom sistema de saúde e uma boa infra. Os avanços nessas áreas foi baixo para 12 anos de governo e a economia está estagnada. Me sinto angustiado em ver um povo ignorante, que se vê muito bem representado por um partido que nos próximos anos de governo não acrescentará mais muita coisa...

    • Monteiro Postado em 17/Apr/2014 às 13:13

      Penso o mesmo. Eles sempre falam do "lado social do PT". Até hoje Tarso Genro não elevou o piso do professores como tinha prometido. Assim que foi eleito seu "lado social" sumiu. Onde está o "povo politizado" e "consciente"?

    • Tomaz Elias Robinson Postado em 17/Apr/2014 às 22:32

      Em novembro e dezembro escutei na Voz do Brasil, que aqueles que tinham que renovar o cadastro no Bolsa Familia, tinham que apresentar entre os documentos solicitados o Titulo de Eleitor, questionei o Ministerio, Senadores e Deputados para saber qual o motivo, a unica explicação que recebi foi de um senador dizendo que querem saber se os cidadãos exercem suas obrigações civicas. Sinceramente me parece mais estelionato eleitoral, pois teoricamente os beneficiarios da bolsa são na sua maioria pessoas com pouco conhecimento politico e que naturalmente irão imaginar que sabem onde voto, se os candidatos do governo não vencerem na região que voto, irei perder o direito a bolsa.

  14. Rogerio Postado em 17/Apr/2014 às 13:53

    40% é só o começo. Quando tiver o horário político esse percentual muda. Até lá a oposição+PiG vai pensando em um golpe.

  15. Eduardo Postado em 17/Apr/2014 às 17:09

    Em 2014, Dilma. Em 2018, Haddad. Escrevam.