Redação Pragmatismo
Racismo não 29/Abr/2014 às 19:42 COMENTÁRIOS
Racismo não

Apresentador que ofereceu banana a internauta negro é absolvido pela justiça

Publicado em 29 Abr, 2014 às 19h42

Justiça absolve Danilo Gentili por oferecer banana a homem negro. O juiz Marcelo Matias Pereira entendeu que o apresentador não teve o intuito de ofender a vítima em questão

danilo gentili racismo
Danilo Gentili foi absolvido pelo TJ-SP de uma acusação de ter sido racista (Divulgação / SBT)

Danilo ainda tomou um “puxão de orelha” no processo. “O réu tem que entender que há limites para as brincadeiras, ainda mais quando direcionadas a um indivíduo específico, o que tristemente tem sido feito pelos comediantes para chamar atenção da mídia, gerar lucros com eventual ‘sucesso’ nos meios de comunicação, o que não os isenta da responsabilidade indenizatória, já que aquele que aufere os bônus deve arcar com os ônus de sua conduta”.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) absolveu Danilo Gentili da acusação de ter sido racista em um comentário feito no Twitter, em outubro de 2012. Na ocasião, o humorista ofereceu banana a um internauta negro, mas, para o juiz Marcelo Matias Pereira, da 10ª Vara Criminal, o apresentador do “The Noite” não teve propósito e intenção de ofender a vítima.

Leia também: Maior doadora de leite do Brasil perde mais uma batalha contra Danilo Gentili

“Por mais que a brincadeira tenha sido infeliz e inoportuna, não me parece que tenha restado bem delineado o animus injuriandi, imprescindível à caracterização do crime de injúria qualificada. A piada, ao que tudo indica, se deu pelo fato da vítima ter se intitulado como ‘King Kong’ e não pela cor de pele”, escreveu o juiz na decisão.

No dia 30 de setembro de 2012, Thiago Luís Ribeiro Menezes mandou mensagens no Twitter para Danilo porque estava ofendido com sua suposta postura racista na TV. “Que tal pagar pelos seus crimes perante à Justiça brasileira? Vamos ver agora o que um macaco, preto, neguinho, King Kong é capaz de fazer através da Justiça”, escreveu ele para o humorista.

Leia mais: Faça o “teste do pescoço” e saiba se existe racismo no brasil

Danilo respondeu, então, no dia seguinte, com uma pergunta. “Sério, vamos esquecer isso… Quantas bananas você quer pra deixar essa história para lá?”. Após esse post, Thiago registrou queixa na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

Polêmicas

A decisão acontece em meio a polêmicas de cunho racistas que vêm acontecendo ultimamente na mídia. Na semana passada, Faustão foi acusado de ser preconceituoso ao chamar o cabelo de uma dançarina negra do corpo de balé de Anitta de “vassoura de bruxa”. O apresentador se defendeu das acusações no último “Domingão”.

No mesmo dia, o jogador de futebol Daniel Alves enfrentou uma ofensa racista de um torcedor do Villareal, durante um jogo do Barcelona, válido pelo Campeonato Espanhol. Uma banana foi arremessada no campo para o atleta, mas ele se abaixou e comeu a fruta, minimizando o gesto.

com informações de TNonline e PurePeople

Recomendações

COMENTÁRIOS