Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 29/Apr/2014 às 19:42
18
Comentários

Apresentador que ofereceu banana a internauta negro é absolvido pela justiça

Justiça absolve Danilo Gentili por oferecer banana a homem negro. O juiz Marcelo Matias Pereira entendeu que o apresentador não teve o intuito de ofender a vítima em questão

danilo gentili racismo
Danilo Gentili foi absolvido pelo TJ-SP de uma acusação de ter sido racista (Divulgação / SBT)

Danilo ainda tomou um “puxão de orelha” no processo. “O réu tem que entender que há limites para as brincadeiras, ainda mais quando direcionadas a um indivíduo específico, o que tristemente tem sido feito pelos comediantes para chamar atenção da mídia, gerar lucros com eventual ‘sucesso’ nos meios de comunicação, o que não os isenta da responsabilidade indenizatória, já que aquele que aufere os bônus deve arcar com os ônus de sua conduta”.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) absolveu Danilo Gentili da acusação de ter sido racista em um comentário feito no Twitter, em outubro de 2012. Na ocasião, o humorista ofereceu banana a um internauta negro, mas, para o juiz Marcelo Matias Pereira, da 10ª Vara Criminal, o apresentador do “The Noite” não teve propósito e intenção de ofender a vítima.

Leia também: Maior doadora de leite do Brasil perde mais uma batalha contra Danilo Gentili

“Por mais que a brincadeira tenha sido infeliz e inoportuna, não me parece que tenha restado bem delineado o animus injuriandi, imprescindível à caracterização do crime de injúria qualificada. A piada, ao que tudo indica, se deu pelo fato da vítima ter se intitulado como ‘King Kong’ e não pela cor de pele”, escreveu o juiz na decisão.

No dia 30 de setembro de 2012, Thiago Luís Ribeiro Menezes mandou mensagens no Twitter para Danilo porque estava ofendido com sua suposta postura racista na TV. “Que tal pagar pelos seus crimes perante à Justiça brasileira? Vamos ver agora o que um macaco, preto, neguinho, King Kong é capaz de fazer através da Justiça”, escreveu ele para o humorista.

Leia mais: Faça o “teste do pescoço” e saiba se existe racismo no brasil

Danilo respondeu, então, no dia seguinte, com uma pergunta. “Sério, vamos esquecer isso… Quantas bananas você quer pra deixar essa história para lá?”. Após esse post, Thiago registrou queixa na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

Polêmicas

A decisão acontece em meio a polêmicas de cunho racistas que vêm acontecendo ultimamente na mídia. Na semana passada, Faustão foi acusado de ser preconceituoso ao chamar o cabelo de uma dançarina negra do corpo de balé de Anitta de “vassoura de bruxa”. O apresentador se defendeu das acusações no último “Domingão”.

No mesmo dia, o jogador de futebol Daniel Alves enfrentou uma ofensa racista de um torcedor do Villareal, durante um jogo do Barcelona, válido pelo Campeonato Espanhol. Uma banana foi arremessada no campo para o atleta, mas ele se abaixou e comeu a fruta, minimizando o gesto.

com informações de TNonline e PurePeople

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Benites Postado em 29/Apr/2014 às 20:34

    Definitivamente estamos muito longe de sermos um país sério...!! Enquanto nos EUA, em menos de uma semana (sábado 26/04), após a denúncia (sequer houve ação penal) da prática de racismo pelo proprietário do Los Angeles Clippers, o comissário da NBA, Adam Silver, anunciou nesta tarde (terça-feira 29/04) que Donald Sterling, proprietário do Los Angeles Clippers, está suspenso por racismo pelo resto de sua vida e terá de pagar uma multa de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 5,5 mi), valor máximo para uma punição permitido pela constituição da Liga Americana de Basquete. O dinheiro será doado para organizações que lutam contra o racismo. Sterling foi banido pelo resto da vida de qualquer associação com os Clippers ou com a NBA. Ele não poderá assistir a nenhum jogo ou treino de nenhuma equipe. Ele também não poderá mais participar das decisões da equipe dos Los Angeles Clippers nem participar de qualquer reunião associada à Liga. E o mesmo será obrigado a colocar à venda o time do Los Angeles Clippers. Já em Terra Brasilis...

    • Paulo F Postado em 29/Apr/2014 às 22:58

      Armaram pra ele..

    • Luiz David Postado em 30/Apr/2014 às 00:08

      Desculpa, mas os EUA não são exemplo de nada. Falar de racismo e EUA e não falar que mais de 50% dos presos norte-americanos são negros sendo eles menos de 20% da população, por exemplo, é desconhecer como aquele país é racista. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/obama-se-curvou-a-elite-branca-diz-jornalista.html#comments http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/carta-aberta-a-george-zimmerman-assassino-de-um-jovem-negro.html "Jornalista critica resposta de Obama à absolvição de George Zimmerman, que matou o adolescente Trayvon Martin, e diz que sistema judicial é comprovadamente racista" Há outro caso como este, cuja referência não encontrei, mas me lembro de ter visto, recentemente. Não cair no complexo de vira-lata. Se nós somos assim, é porque adotamos as formulas dos norte-americanos (e seus ditames culturais, ideológicos, políticos, econômicos, etc...)

    • Italo Mora Postado em 30/Apr/2014 às 20:12

      Sem ação penal? Não teve nem chance de se defender das acusações? ISSO pra mim que não soa um país sério. Um país que inclusive admite a pena de morte não pode ser sério.

    • Flávio Loureiro Postado em 01/May/2014 às 21:38

      O Maluf, o Sarney, o Lula (e seu lulinha milionário) e o Collor estão soltos. Você realmente esperava que prendessem alguém por uma piada? Ingenuidade...

  2. Daniel Rosa Postado em 29/Apr/2014 às 21:13

    Claro que o pseudo-apresentador foi absolvido, afinal, agredido não é nenhum Daniel Alves e não tem a mídia toda a seu favor... As pessoas são hipócritas, a Justiça - sobretudo a brasileira - é hipócrita. Assim sendo, o desfecho dessa história não poderia ser outro. Simples assim.

    • Thiago Teixeira Postado em 29/Apr/2014 às 22:35

      A justiça brasileira é e sempre foi branca e elitizada, não podemos esquecer disso. Façam um bronzeamento extremo e roube um pacote de mijo no mercado para ver se o Juiz vai entender que você só teve a intensão de alimentar seu filho.

      • Daniel Rosa Postado em 29/Apr/2014 às 22:37

        Thiago, eu acho que não vou precisar fazer esse bronzeamento kkk...

      • Irwin Almeida Postado em 30/Apr/2014 às 22:27

        MIJO?

      • Flávio Loureiro Postado em 01/May/2014 às 21:40

        "Branca e elitizada"... *cof cof* Barboooo *cof cof* sa (se for responder que é "só 1", entre no site do IBGE e veja o percentual de negros no país)

  3. Luan Postado em 29/Apr/2014 às 22:02

    Quando estava me formando em direito, a discussão era um pouco mais complexa: o judiciário é ou não racista? será que conhecimento teórico dá isenção? Claro que não. Até quando? até que haja justiça social. E justiça social é o poder sendo exercido em toda a sociedade em igual proporção étnica e de gênero. Ou melhor ainda (que tal darmos uma achatada na pirâmide de 1 mil anos luz de altura?

  4. Ariadne Postado em 29/Apr/2014 às 22:39

    gentili cospe na cara da justiça desse país, que a cada dia se mostra (esta sim) tragicômica. Foi o mesmo que ocorreu com a doadora de leite materno. Achava que não tínhamos direito apenas a transporte, educação, saúde, lazer,moradia e salário digno, mas agora também não temos direito a dignidade em si! nada que imunidade diplomática para humilhar. Fico em duvida do que pensar de uma emissora que pregava a justiça com as próprias mãos, dar abrigo a esse edema social de baixo calão. Será que um juiz negro faria diferença nesse caso? Alguém ainda tem estômago para dar audiência a um cancro midiático como ele?

  5. Rodrigo Postado em 29/Apr/2014 às 22:53

    Ainda quero entender o "relaxe, primo, tudo correndo conforme o plano" e "consegui atingir Danilo Gentili. Agora só falta derrubar". Será que esqueceu não ter "combinação" com o juiz? Será que tais frases da "vítima", tão inquietantes, quiçá reveladoras, merecem um tratamento "ricuperiano", sem qualquer esclarecimento, ao menos? Ou é mais fácil ser mais uma onda no mar ruidoso, ao sabor dos ventos?

  6. anderson oliveira Postado em 29/Apr/2014 às 23:04

    Vocês infelizmente não entenderam nada. Que me perdoe o Pragmatismo, os leitores, os que estão comentando aqui e todos aqueles que estão repercutindo essas asneiras de "danilo gentili racista", mas entendam que apesar de vossas ótimas intenções (combater a discriminação), se comportam como hordas acéfalas linchadoras. É absurdo achar que danilo estava realmente, de fato, fazendo um comentário racista, e não uma ironia com a acusação de ser racista quando não foi. Esse fenômeno de perseguir sem pensar, de linchar por frase descontextualizada, de se comportar como bestas irracionais, infelizmente se intensificaem redes sociais. Estou pronto a debater com quem quiser e o quanto quiser, mas por favor peço que façam uma reflexão sobre isso com bom senso.

  7. Eduardo Postado em 30/Apr/2014 às 11:11

    Nesse caso sou absolutamente contra o Gentili. Deveria ser processado...

  8. Selton Postado em 02/May/2014 às 15:59

    É praticamente o que as pessoas riem hoje: escárnio e preconceito( não somente com os negros). Já escrevi um opúsculo que discorro sobre isso.

  9. allan jose Postado em 05/May/2014 às 19:11

    lugar desse racista na cadeia,cadeia de verdade

  10. Magda Santos Postado em 03/Apr/2015 às 15:36

    Ficando por muito tempo vendo o sol nascer quadrado ou nem vendo o sol, talvez tenha uma iluminação divina para ser menos preconceituoso e imbecil/!!