Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 29/Mar/2014 às 21:28
12
Comentários

Torcedores imitam macaco e atiram banana para Neymar e Daniel Alves

Imprensa internacional noticia que Neymar e Daniel Alves foram vítimas de racismo na Espanha. Além de imitar som de macaco, torcedores do Espanyol jogaram uma casca de banana no gramado

neymar racismo espanha banana
Neymar sofreu racismo em jogo realizado neste sábado (Pragmatismo Político)

Torcedores do Espanyol imitaram sons de macacos para provocar os brasileiros Neymar e Daniel Alves na partida contra o Barcelona, neste sábado, no Estádio Cornellà-El Prat. O racismo da torcida da casa também envolveu uma banana que foi atirada no gramado. Os principais jornais espanhóis não noticiaram os atos racistas. A informação com a foto da banana no gramado foi divulgada no site Sphera Sports Channel. O Barcelona venceu o jogo por 1 a 0.

O futebol espanhol tem um vasto histórico recente de atitudes racistas contra jogadores. O lateral direito Daniel Alves já sofreu com gritos preconceituosos em outros momentos, o que chamou de “guerra perdida”. Já o zagueiro Paulão, do Betis, ouviu sons de macacos de sua própria torcida e foi aos vestiários chorando.

Racismo no Brasil

Recentemente, o futebol brasileiro teve três casos de racismo. No Peru, os torcedores do Real Garcilaso também imitaram som de macaco nas arquibancadas. A vítima na ocasião foi o volante Tinga, do Cruzeiro. Já no Rio Grande so Sul, o árbitro Márcio Chagas teve seu carro riscado na saída do Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Torcedores do Esportivo também colocaram bananas no teto e no cano de escapamento do automóvel de Chagas. Arouca, do Santos, também sofreu com o preconceito ao ser xingado por torcedores do Mogi Mirim após um jogo do Paulistão.

com agências internacionais

Recomendados para você

Comentários

  1. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 29/Mar/2014 às 23:01

    Isso porque ainda falam que os europeus são muito educados. Não passam de um bando de hipócritas. Essas atitudes racistas para mim é uma vergonha sem fundamento algum.

    • Eduardo Abreu Postado em 30/Mar/2014 às 13:34

      Eles estavam acostumados com o Brasil Colônia que havia até 2002, agora estamos tomando espaço deles.

  2. José Ferreira Postado em 30/Mar/2014 às 00:14

    Não é a toa que os espanhóis são burros: Roubaram a América e nunca foram potência e em pleno século XVIII o maior investimento era em agricultura, apesar da Revolução Industrial em curso. Eles parecem aqueles grupos afrorracistas que chamam de negro quem tem qualquer meia dúzia de genes negros. Joguem banana pro Marcos Senna (um ex-brasileiro, negro por completo, que se naturalizou espanhol.

    • José Ferreira Postado em 30/Mar/2014 às 10:03

      E antes que falem alguma coisa. A minha crítica é aos espanhóis e aos ex-brasileiros que se naturalizaram espanhóis. O Diego Costa, por exemplo, merece ter uma melancia jogada em sua cabeça. E o Marcos Senna é outro traíra, que inclusive já jogou pelo Corinthians, e desde um bom tempo "virou espanhol".

  3. Thiago Teixeira Postado em 30/Mar/2014 às 10:20

    O eu me deixa mais contrariado é o fato de ter tantos brasileiros, afrodescendentes, que babam ovo para estes lugares onde está escrito na testa: "Eu não gosto de você, tenho nojo de você, não aceito você aqui". Gastam pacotes de viagens, despejam todo seus dinheiros nessas drogas de países racistas, xenófobos, são mal tratados, humilhados, e na volta postam fotos na net, com a expressão de felicidade disfarçada. Bando de trouxa.

    • Adilson Postado em 30/Mar/2014 às 11:57

      Concordo contigo. O que tem de brasileiro baba ovo de gringo. Um povo só será respeitado quando ele próprio se respeitar. Tem brasileiro que vai lá pra fora encher as turras desses países xenófobos, são maltratados e voltam achando o máximo.

  4. José Ferreira Postado em 30/Mar/2014 às 15:36

    A reportagem não disse, mas o Messi foi chamado de "retardado" e a Shakira (esposa de Piqué) foi chamada de P.uta.

    • Fernando Garcia, Sagatiba Postado em 02/Apr/2014 às 11:27

      O racismo não é questão de xingamento por cor de pele apenas, é um sistema de inferiorização do negro, coisa que a sociedade massivamente apoiou e usufruiu por séculos. Não tente também desqualificar o assunto como 'só mais uma coisa aí', é por isso que ele se perpetua, muita gente acha que não é pra tanto, que é drama à toa.

  5. luiz carlos ubaldo Postado em 31/Mar/2014 às 11:53

    detestavel o que esses caras fazem com outro ser humano. Mas pior mesmo são os nossos jogadores que se sujeitam a isso em troca de DINHIERO, não teem a minima conciência humana-social, se deixam ofender, porque também ofendem outras pessoas, não se deram conta de que mesmo com toda grana do mundo, vão continuar a serem tratdos como sub-raça por esses europeus de merda!

  6. leandro Postado em 01/Apr/2014 às 00:08

    francamente, o que esse tipo de gente vai fazer num estádio de futebol? porquê não vão numa rave nazi, ou nessas reuniões da Klu Klux Klan...rrsrsrs... são controversos, futebol é alregria e interação entre pessoas, que diabos esses caras querem afinal?

  7. Beira-Mar Postado em 02/Apr/2014 às 10:53

    Tem gente que generaliza muito.Não são todos espanhóis que praticam racismo, mas meia dúzia de gato pingado que só tem fezes na cabeça.

  8. eu daqui Postado em 27/May/2014 às 11:41

    Ve se não vai comer a banana atirada pelo inimigo e morrer envenenado, hein?