Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 07/Mar/2014 às 11:47
26
Comentários

As semelhanças entre Joaquim Barbosa e Rachel Sheherazade

Discursos de Joaquim Barbosa e Rachel Sheherazade carregam uma vontade de espalhar o pânico e o desejo de fazer justiça com as próprias mãos

Qual a diferença, na essência, entre o último discurso de Joaquim Barbosa no STF e a clássica defesa dos justiceiros proclamada por Rachel Scheherazade?

Bem pouca. Em ambos os casos está embutido um descrédito nas instituições, uma vontade de espalhar o pânico e a vontade de fazer justiça com as próprias mãos.

Barbosa se sentiu no dever de informar os brasileiros de que corremos perigo. “Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que este é apenas o primeiro passo. Esta maioria de circunstância tem todo tempo a seu favor para continuar nessa sua sanha reformadora. Essa maioria de circunstância formada sob medida para lançar por terra todo um trabalho primoroso, levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012″, declarou.

Alerta? Primeiro passo para o quê? O bolchevismo? O aparelhamento do Supremo pelo PT? Ele sugere uma mudança na forma como os ministros do Supremo são indicados? Vale para ele, que foi indicação de Lula?

“Ouvi argumentos tão espantosos como aqueles que se basearam simplesmente em cálculos aritméticos e em estatísticas totalmente divorciadas da prova dos autos, da gravidade dos crimes praticados e documentados nos autos dessa ação penal”, disse.

“Ouvi até mesmo a seguinte alegação: ‘Eu não acredito que esses réus tenham se reunido para a prática de crimes’. Há duvidas de que eles se reuniram? De que se associaram? E de que essa associação perdurou por mais três anos? E o que dizer dos crimes que eles praticaram e pelos quais cumprem pena?”

Terminou com um lamento teatral: “Esta é uma tarde triste para o STF. Com argumentos pífios, foi reformada, jogada por terra, extirpada do mundo jurídico uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012.”

De alguma maneira, JB está em sintonia com os novos tempos, em que criminosos ou supostos criminosos são presos a postes por uma multidão inconformada com o estado das coisas. Ele berra, ele ofende, ele quer resolver na porrada, no grito.

Agora, como é um perdedor, o próprio Jornal Nacional destacou apenas a “tarde triste” de sua diatribe. JB decepcionou seus patrocinadores na Globo e os patrocinadores não têm espaço para cavalos mancos.

Deixando o STF, seu lugar pode ser numa bancada do SBT, alertando a nação sobre seja lá o que se passar por sua mente delirante, alimentado pela intolerância e a raiva eterna de tudo que não pode controlar. Uma Sheherazade um pouco mais fofa.

Kiko Nogueira, DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2014 às 12:26

    Acho louvável a vontade do presidente do Supremo em fazer "justiça" baseado no "diz que me disse que outro disse". Então meus caros do STF e Rachel Sherechata ... vamos aloprar TODOS, independente da legenda partidária.

  2. José Ferreira Postado em 07/Mar/2014 às 14:29

    Precisa fazer tanta propaganda contra o ministro?

  3. Alexandre Lopes Postado em 07/Mar/2014 às 15:13

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA... esse Joaquinzão é bizonho !! Estou sentindo no ar um clima meio neo-bolchevique. Porém, sinto , com mais intensidade , um clima meio Mussolini . Toda a verdade nele , nenhuma verdade fora dele . O Joaquinzão é praticamente o Mussolini do judiciário . rsrsrs...

    • Liliane Postado em 12/Mar/2014 às 20:26

      Porque voce não ri da sua desgraça.. porque acredito que voce viva no Brasil onde todos estamos sendo ultrajados em nossos direitos, como pode o próprio STF que deveria nos proteger, ter integrantes que votam a favor de bandidos e absolvem os mesmos. Bizonho com certeza é voce neste comentário infeliz... ou talvez voce viva em outro planeta..!!!

  4. Kleber Leão Postado em 07/Mar/2014 às 17:10

    "um descrédito nas instituições" não significa uma vontade de espalha o pânico como afirma no texto.

    • Liliane Postado em 12/Mar/2014 às 20:04

      O pânico ja se espalhou quando o STF inocentou os quadrilheiros de formação de quadrilha, porque afinal de contas eles so estavam se reunindo para dividir uma pizza de comemoração e deboche da nossa cara...so um detalhe voce vive mesmo aqui no brasil? porque esta bem cego , com relação a situação ou é um deles....

  5. Rafael Postado em 07/Mar/2014 às 17:17

    "uma vontade de espalhar o pânico e a vontade de fazer justiça com as próprias mãos" E vc, Kiko Nogueira, vontade de difamar. Por isso parei de ler nessa linha.

    • Elisabete Postado em 08/Mar/2014 às 19:19

      Uai! Mas não é isso, por que? Se ele fica possesso toda vez que alguém (antes era o Lewandovski) quer "mudar a mão", e não quer justiçar/condenar os réus do mensalão do jeito que ele determinou que deve ser! Se as ordens de prisão mais irregulares, as do 15 de novembro, foram decisão monocrática dele ("com suas próprias mãos"), se ele revogou decisões tomadas por Lewandovski que o substituiu nas férias...

  6. Renata Postado em 07/Mar/2014 às 17:49

    Diante de todos os acontecimentos recentes do Brasil, vc tem coragem de dizer que eles querem espalhar o pânico? Meu amigo, o panico nesse país já estava instaurado a alguns anos, mais ainda estava adormecido. Nada tem a ver com "gigante acordou" e sim em como serão os próximos dias? A sensação que eu tenho todos os dias, é que estamos nos perdendo como cidadãos, quando vejo um ladrão de celular sendo acorrentado a um poste e depois do primeiro episódio, mais de 30 acontecerem por todo o país, do RS ao Pará, caimos na realidade e nos perguntamos, o que esta acontecendo por aqui? É simples, esse fato só demonstra de que a falta de segurança, a falta de saúde, a falta de educação de qualidade, falta de JUSTIÇA, ONDE na semana passada vimos que os mensaleiros, que foram condenados por roubo, quantos mesmo? imagina, não fizeram parte de uma quadrilha, meu senhor se isso não é quadrilha, o que quer dizer quadrilha??? O Brasileiro quer começar a fazer justiça com as próprias mãos, sim. perigoso??? Muito! Mas se o governo não resolve nada, nada mais justo que o cidadão comece a resolver os seus problemas. Para mim a resolução desse probema é só uma, voto consciente. Mas para a população ignorante não!

    • Liliane Postado em 12/Mar/2014 às 20:19

      mas foram anos de criação de cidadaos ignorantes... e a culpa é com certeza desse sistema políco corrupto e de mau caratismo que temos neste país...PRA MIM é JOAQUIM BARBOSA JÁ!!!! se ele é ignorante. me diz qual a sua formação porque o cara é o meu candidato , ele tem uma coisa que a maioria não tem, CORAGEM... e pode devolver um pouco de esperança pra nós Brasileiros o currículo dele foi o melhor por isso foi escolhido entre outros pelo então Líder do PT, mas por competencia..o que a maioria não tem...Me dá muita raiva quando aparece um cidadão bacana , bom caráter, tentando fazer o certo o melhor para o povo e ai apareceu um Zé que quer que o `País se ferre mais, e fala um monte de besteira e ainda quer denegrir a imagem do cara falando que ele está botando pânico no povo.. Voce põe panico com sua ironia e sinismo...meu Deus. espero que sua opnião não seja a mesma da maioria dos leitores aqui..você é uma vergonha....!!! Joaquim Barbosa é um cara digno de ser ouvido, de ser respeitado, porque tem visão do que acontece aqui.....e só uma coisa amigo...o povo já não é mais tão bobo...ninguém se importa com algumas linhas que voce escreveu...o que importa mesmo são os anos de formação e competência do dignissímo Dr. Joaquim Barbosa. Põe sua mão na consciência... o que pretende dizendo asneiras deste tipo de uma pessoa que merece todo respeito do povo Brasileiro...não queremos mais nosso país nas mãos de quem não tem competencia nem caráter, e não merecem o respeito do povo , não podem ser os representantes deste povo já tão sofrido e roubado...

  7. Cleiton Postado em 07/Mar/2014 às 18:01

    Ainda que fosse interesse, ele é presidente do STF. É a pessoa mais apropriada para fazer justiça com as próprias mãos. E diga-se de passagem, tá tentando derrubar a "corgia corrupta" que acaba sendo a base para a causa da maioria dos males existentes no país (corrupção).

    • Liliane Postado em 12/Mar/2014 às 20:22

      Com certeza, apropriado e competente, e muito consciente. O Dr. Joaquim esta tão indignado como todos nós povo Brasileiro , massacrado , roubado, violado nossos direitos..pelos então representantes que estão lá para nos representar e no entanto estão nos roubando e levando o país ao buraco profundo!!!

  8. Marcel Postado em 07/Mar/2014 às 18:36

    Eu gosto dos seus posts. Por favor, continue.

  9. Marcel Postado em 07/Mar/2014 às 18:41

    ei Kiko.. quer dizer que você esta de acordo com os ministros de que associação para o crime não é quadrilha ou que a pena já esta muito grande e por isso vou diminuir uma porcentagem? Caso vc seja roubado gostaria de vê-lo defendendo o réu.

    • Liliane Postado em 12/Mar/2014 às 20:30

      kkkkkkk pois é...como pode né.. fico perplexa com estas pessoas tão alienadas. como assim? roubaram milhões, bilhões, zeros que não acabam mais. e tem gente que fala uma asneira dessas , por Deus, só Jesus voltando mesmo...ah !! o que será justiça para essas pessoas? ou será que devemos aplaudir e continuar a deixar impunes esses bandidos que estão massacrando o povo Brasileiro!!!

  10. gueferra Postado em 07/Mar/2014 às 20:04

    Olha o pseudônimo do autor desse texto: Kiko. O Kikinho, perdedor o JB! ? Me faça o favor, não é assim que o passado dele registra. Há momentos em que uma nação carece de alguém, e com poder, jogue a toalha, bata na mesa sim, e este parece ser o melhor momento para esse povo acordar mesmo.

  11. Gabriel Postado em 07/Mar/2014 às 23:13

    Espalhar panico? kkkkkkkkkkkk, policiais no Brasil estão desistindo da profissão depois do contexto atual da geopolítica local, legislação que não serve para nada, falência em todas as áreas da sociedade e por ai vai, a população brasileira não sabe o quão ferrada está se soubesse estariam todos se armando.

  12. Elias Postado em 08/Mar/2014 às 00:18

    O problema do Brasil são vcs não Joaquim Barbosa ele esta muito mais próximo da realidade brasileira do que os políticos atuais, fico impressionado o quão perigosos a militância alienada politica representa. Gostem vcs ou não mas 99% do Brasil apoia a repórter a violência no Brasil é tão grande em algumas cidades a polícia nem pneus possui para patrulhar que justiceiros aparecem, vcs que vivem fora do Brasil e não o contrario.

  13. Laisa Postado em 08/Mar/2014 às 01:30

    Muito sobre o discurso do Joaquim foi sobre os embargos infringentes e também sobre todo o trabalho da corte na tentativa de enquadrar os réus no crime de formação de quadrilha, devido ao teor de inúmeras provas consideradas ilícitas. Só para começar. Apesar do temperamento do Ministro, que devo concordar que se exceda algumas vezes, esse texto simplesmente negligencia sobre todo o teor jurídico na resposta do Joaquim para um discurso ideológico raso e tendencioso.

  14. renato uchoa Postado em 08/Mar/2014 às 07:12

    O supremo na encruzilhada ao som do blues. Lado B Por Renato Uchoa (Educador) Robert Johnson, músico americano do Mississipi, morreu aos 27 anos. Teria feito um pacto com o demônio. Tornar-se o grande guitarrista genial que foi. Uma lenda do blues. O encontro foi na encruzilhada das rodovias 61 e 49, em Clarksdale, Mississipi. Uns tantos, a maternidade do blues. À meia noite... Nem todos os gatos são pardos. E nem os ratos. Pela metade, uma garrafa de whisky, mãos cortadas, cordas gastas e envelhecidas da Dobro 1927. Esperando há décadas para soltar os gritos de revolta e indignação, por séculos da escravidão imposta e da segregação a ser quebrada e abolida. Na verdade o (blues) se originou em outras terras, além do mar. Povo caçado, acorrentado e trazido para trabalhar como escravos nas grandes plantações (algodão, tabaco e milho) do sul, a partir de 1619. Louisiana, Geórgia, Alabama e outros cantos, e deles os cânticos nostálgicos. O blues é a voz que não deixou apodrecer a liberdade perdida e a conquistar. Vem junto com os povos escravizados da África. Instalado e entalado na garganta; saudade da terra, pela supressão da liberdade e a tortura física. Guitarra afinada, Johnson tocava de costas para o público. Escondendo o “olhar do diabo” na ajuda das "notas". Ninguém perceber. Alguns afirmam que as canções Crossroads Blues, Me and the Devil Blues são provas do acordo. E não aplicaram a Teoria do Domínio de Fato. Por não existir. Utilizaram a do “Domínio do Diabo”. Não se sabe se Joaquim gosta de blues, Don José Maria Pires, de Zumbi dos Palmares. Não se sabe se conhece Pedro Osmar, Jackson do Pandeiro, Jaiel de Assis, Paulo Ró, Dida Fialho, Livardo Alves, Cátia de França, Mozart, Bráulio Tavares, Ivan Santos e tantos outros, que nós outros, aprendemos a amar na Paraíba. Nem muito menos que as camadas dominantes assassinaram Margarida Alves, Nêgo Fuba, Pedro Fazendeiro, João Pedro Teixeira. Vítimas do latifúndio. Que Washington Rocha, Sérgio Botelho, Carlos Alberto, Régis Soares, Anísio Maia, Júlio Rafael, Chico Gato, Darlene, Inês Navarro, Eunice, Fred, Luís Silva, Penha, João e José Calistrato, José Maria Gurgel, Ronaldo Barbosa, Valquíria Alencar, Derli Pereira, Genário Macolino, Agamenon Vieira, Wilson Aragão, Irlândio Ribeiro, Chico Lopes, Irene marinheiro, Jaêmio Carneiro, Antônio Arruda, Edivaldo Careca, Leonia Gomes, Sandrinha, Elisa, Zenito, Almir, Ronaldo Rocha, José Neto, Enildo Paixão, Marcos Meireles, Zé Marques, Zuleide, Niete, Sales, Idalmo da Silva, José Alves, Edilson Amorim, Vilma Mendonça, Frances Zenaide, Letícia Braga, Joana, Jussara, Benjamim, Isa Aroxelas, Dôra Limeira, Fátima Cartaxo, Ivaldo Gomes, Damião Lucena, Sônia Lima, Edvam Silva, Lourdes Sarmento, Lúcio Flávio, Américo Gomes, Cláudio, Ricardo Pordeus, Clodoaldo, David Coelho, Assis Almeida, Joais, Iremar Matias, Iranir Medeiros, Edinaldo Barbosa, Ednaldo Alves, Antônio Barbosa, Luiz Junior, Vladimir Brito, Décio Alcântara, seu Manoel de Patos, os dois Albertos, João João Vanildo, Teixerinha, Inaldo, João de Deus, Valter Aguiar, Beto Quirino, Fátima Pessoa, José Cláudio, Fátima Cantalice, Fernando Souza, Socorro, os dois Paulos, os Mários, Giovani, Giovani Lima, João Lucena, Lúcio Lins, Elisa Mineiro, Vilma Maia, Vandinho, Glória Rabay, Lúcia Palhano, Roberto Donato, Lindalva, Avenzoar Arruda, Adelaide Dias, Cristiano Zenaide, Agamenon, Anchieta, Geraldo Diniz, Flávio Moraes, João Pinto, Vasconcelos, Cardoso, Ilka Helena, Isabel Lucena, Chico Anísio, Everaldo Vasconcelos, Pastorinha, Lindalva Sarmento, Valter Dantas, Vladimir Dantas, Renô Macaúba, Adailton, Vanderli Farias, Vanderlei, Carlos Rocha, Edivaldo Rosas, Socorro Rosas, Paulo Coelho, Rosa Godoy, Paulo de Tarso, Milton Ataíde, Maria do Ceu, Tek, Hilton, Joaquim Alencar e o agora Rei Ricardo Coutinho... E muitos mais. Obrigação de lembrar. Com a benção de Don Pelé, Padre Couto, Frei Anastácio, Don Macelo Cavalheira, Vanderlei Caixe e Irmã Marlene, e de Marx, lutaram pela liberdade e pela democracia, que permitiu a Joaquim Barbosa a sua indicação ao Supremo, na cota de Lula. Nenhuma obrigação de saber. Apenas a de defender a Constituição. Deve curtir Lobão, que agora é da banda. Algumas coincidências, não nas contribuições e importância de cada um: Johnson continuará a ser lembrado e reverenciado como um dos mais importantes da música americana. A cidade de Clarksdale também. São milhares do mundo em direção a Encruzilhada. Joaquim trabalha e sonha na outra: Praça dos Três Poderes. É lá que se encontram representadas as camadas dominantes mais retrógadas e reacionárias das Américas. É com elas que Joaquim fez o pacto. Rasgou a Constituição para condenar sem provas. Joaquim começa por J, mas nunca será Johnson. Joaquim no Supremo, toca de costas para a Constituição, esconde provas: Auditorias, Laudos e as “notas” da utilização das verbas privadas da Visanet. Joaquim, Gilmar Mendes na tira-colo, será muito lembrado agora e pelas novas gerações, como o presidente da mais alta Corte de Justiça do país, em pleno regime democrático, pela quebra da legalidade constitucional. Joaquim fez um acordo com os setores mais reacionários das camadas dominantes para destruir o PT. Não foi no Mississipi empoeirado ao som do blues. Provavelmente, em Brasília à meia noite. E na Encruzilhada dos Três Poderes, nós que defendemos a liberdade, ao som do blues, a legalidade vai prevalecer no Supremo. A sociedade brasileira vai aguentar as pontas. A democracia agradece.

    • Elias Postado em 09/Mar/2014 às 22:55

      Não foi ele apenas foram vários ministros, sendo que esses tem mais horas de estudo em direito do que vc de vida provavelmente.

      • Liliane Postado em 12/Mar/2014 às 20:37

        prá mim voce so esta defendendo a impunidade, precisamos de leis de verdade que funcionem ....estamos cansados de tanta violencia e de tanta incompetencia dos nossos governantes..pagamos os impostos mais caros do mundo... não temos uma saúde nem educação, descentes..nós pagamos pelo pior serviço , e pagamos muito muito caro...para finalizar, respeito esse cara. Joaquim Barbosa, porque ele teve coragem , e ele tem um currículo que faz inveja a qualquer um....por favor nós precisamos de alguém com punhos fortes e sem mais covardia com nosso povo!! chega!!! estamos a beira de um colapso...só não vê quem não quer....

    • Eduardo Postado em 10/Mar/2014 às 09:13

      "Joaquim fez um acordo com os setores mais reacionários das camadas dominantes para destruir o PT", isso porque ele foi nomeado pelo ex-presidente LULA. Agora deixa de infantilidade e vamos usar o bom senso.

  15. Alexandre Lopes Postado em 08/Mar/2014 às 08:45

    Provas ???? Teoria do domínio do fato criada na Alemanha nazista é prova de quê ? Criticar sem fundamentar é fácil . É muito fácil sair falando mal dos outros sem fundamentar .

  16. Pereira Postado em 10/Mar/2014 às 17:04

    "Agora, como é um perdedor, o próprio Jornal Nacional destacou apenas a “tarde triste” de sua diatribe. JB decepcionou seus patrocinadores na Globo e os patrocinadores não têm espaço para cavalos mancos." Pô o cara é ministro do STF ...perdedor ????

    • Liliane Postado em 12/Mar/2014 às 20:41

      A globo é que esta próxima a perder e muito....quando o PT sair vamos ver se eles vão pagar o que o governo emprestou para eles não falirem...cavalo manco com certeza é a mente de todos que estão alienados a esses corruptos e ainda fazem apologia a esse sistema já falido que temos aqui no Brasil !!