Redação Pragmatismo
Compartilhar
Meio Ambiente 17/Mar/2014 às 18:16
4
Comentários

Rússia constrói aeroporto sustentável

O aeroporto sustentável de Pulkovo, na Rússia

aeroporto1

Enquanto parte da Rússia está imersa em clima de tensão geopolítica, o aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, já recebe passageiros e se destaca por suas alternativas de sustentabilidade. Com capacidade atual para abrigar 12 milhões de pessoas por ano, o aeroporto utiliza estratégias de eficiência energética, reduzindo boa parte do consumo de eletricidade e das emissões de carbono.

O projeto faz parte do novo planejamento da rede de transportes de São Petersburgo, que pretende fazer do aeroporto um novo cartão postal da cidade. Segundo o site InHabitat, as fachadas e janelas do local foram elaboradas com materiais que absorvem e controlam a entrada dos raios de sol, permitindo a iluminação natural, e ainda evitam o superaquecimento durante o verão. Além disso, a parte superior da construção suporta grandes variações de temperatura.

aeroporto2

O aeroporto de Pulkovo foi projetado pelos profissionais do escritório Grimshaw Architects, que uniram a simplicidade dos materiais a vários detalhes de construção, apostando na redução de impactos. Erguida com madeira sustentável, a cobertura do aeroporto tem os traços de um origami, e a parte superior também permite a entrada da luz natural nos amplos espaços do aeroporto.

aeroporto3

Os traços do novo terminal resgatam os formatos das ilhas e das pontes que cortam a cidade, com objetivo de reforçar a identidade do cenário urbano ao aeroporto. O local já está em funcionamento, mas as obras deverão ser concluídas apenas em 2017, fazendo com que a estrutura do aeroporto seja capaz de abrigar mais de 17 milhões de passageiros todos os anos. Veja os idealizadores apresentando o projeto:

CicloVivo

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 17/Mar/2014 às 18:50

    Se fosse construído aqui no Brasil seria retalhado pelo coxinha covarde e oportunista: "Constrói aeroportos e a saúde da população continua precária".

  2. Fernanda Postado em 18/Mar/2014 às 11:32

    Longe da realidade brasileira... infelizmente... um exemplo de projeto!

  3. Nilton Borges Postado em 18/Mar/2014 às 20:06

    Os aeroportos que Dilmão Eistein e luis inacio - nunca li um livro na vida - da silva construíram são muito melhores. Chupa coxinha.

  4. Carlos Prado Postado em 19/Mar/2014 às 11:28

    Enquanto estes projetos não forem feitos com os recursos de seus gestores, nunca teremos nada parecido no Brasil. Um aeroporto público quanto mais gastar melhor. Primeiro que se encaixa na teoria econômica que quase todos os países, fascistas, seguem de que quanto mais gastar mais se tem. Depois porque quanto mais se gasta mais se beneficiam os lobistas e mais oportunidades de desvios aparecem. Só se for feito totalmente por uma forte iniciativa privada que algo assim surgiria aqui, nada de lucros privados e prejuízos socializados como o brasileiro está acostumado. As possibilidades de lucro e economia devem ser várias adotando essas medidas, mas enquanto for feito com dinheiro espoliado público, mesmo que uma obra privada, nunca teremos tais coisas.