Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 25/Mar/2014 às 14:28
18
Comentários

Propaganda incentiva 'xaveco' no metrô de São Paulo

Deputados do PT alegam conteúdo machista e pede suspensão de propaganda do Metrô de SP

Os deputados estaduais do PT Alencar Santana e Luiz Claudio Marcolino protocolaram na promotoria de Justiça de Direitos Humanos de São Paulo uma representação contra o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, diretor presidente da CPTM, Mário Manoel Seabra, e diretor presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, pela veiculação de uma propaganda considerada sexista pelos petistas.

Na propaganda, depois de ressaltar os investimentos do governo do Estado de São Paulo no transporte sobre trilhos, o ator da peça, identificado como “Gavião”, diz que “é normal, nos horários de pico, trem e metrô ficarem lotados”. Em seguida, fala que é até boa a superlotação, pela oportunidade de “xavecar a mulherada”.

“Nos horário de pico é normal trem e Metrô ficá lotado. É assim nas grande metrópole espalhada pelo mundo. Pá falá a verdade eu até gosto do trem lotado é bom pra chavecá a mulherada né mano! Foi assim que eu conheci a Giscreusa. Muito já foi feito e o Governo sabe que ainda tem muito prá fazê (sic)”, diz a propaganda do governo do estado veiculada em uma rádio da capital paulista.

Na representação, os deputados lembram dos casos de assédio sexual contra mulheres que vêm acontecendo nos trens do Metrô e da CPTM na capital (23 ocorrências registradas neste ano na Delegacia do Metropolitano – Delpom)

“Não bastasse o sofrimento vivenciado por homens e mulheres no transporte coletivo oferecido pelo governo do estado, de não assegurar transporte público digno que garanta tranquilidade e preservação do direito básico da mulher de não ter seu corpo usado como instrumento da satisfação da lascívia masculina, ao contrário, o governo do Estado de São Paulo promove uma campanha publicitária que em nada contribui para a mudança desse estado de coisas e reforça a cultura machista”, diz trecho da representação que pede instauração de inquérito civil e imediata suspensão da propaganda.

Poder Online

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Artur Sander Postado em 25/Mar/2014 às 14:33

    Apesar de achar babaca, não vejo grandes problemas. Desde que xavecar se limite a xavecar, e não a esfregar o pau em quem não quer.

    • Paula Postado em 25/Mar/2014 às 15:46

      Pra "xavecar" sem estuprar não precisa do metrô lotado, né, Artur???

      • Artur Sander Postado em 25/Mar/2014 às 16:32

        Paula, me parece que a idéia do rapaz é que com o metrô lotado tem mais gente pra se xavecar/gente para se interessar. Lembra dos rolezinhos? Pois é, muitos dos adolescentes também vão pra se xavecar. Tem que saber diferenciar babaquice de machismo. Não existe machismo em xaveco, ninguém é obrigado a fazer o que não quer.

    • Carol Postado em 26/Mar/2014 às 08:13

      O problema é que, num metrô lotado, você não tem pra onde ir. E se a mulher não quiser ser xavecada? E se ela ficar incomodada e quiser se afastar? E se, como tantas propagandas nos ensinam, a mulher for "pega de jeito" por um cara? O problema não são só os encoxadores. O problema é incentivar as pessoas que um local onde todos são tratados sem dignidade tem mulher à disposição pra quando um cara quiser.

  2. José Ferreira Postado em 25/Mar/2014 às 14:46

    Isso aí é porque é do PSD.B, se fosse de um governo do P.T. ninguém nesse sítio falaria nada. A propaganda é besta, mas não estimula as "encoxadas".

    • Paula Postado em 25/Mar/2014 às 15:47

      Pra "xavecar" sem "encoxar" não precisa do metrô lotado, né, José Ferreira???

      • José Ferreira Postado em 25/Mar/2014 às 21:59

        "Xavecar" não é sair por aí a meter a mão (ou outras coisas) nas mulheres a todo direito. Isso aí é no mínimo uma importunação ofensiva ao pudor, no mínimo...

  3. Grey Postado em 25/Mar/2014 às 15:10

    Caramba já basta propaganda estúpida de cerveja, agora tem q usar a mesma formula para metros?

  4. Paula Postado em 25/Mar/2014 às 15:45

    Duvida??? Tá aqui, ó: http://poderonline.ig.com.br/.../Transamerica_17-02-2014... I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Mar/2014 às 19:39

      Meu Deus, que lixo. É impressionante o quanto o PSDB não sabe lidar com o povo. Colocou um cara com sotaque do interior paulista, além disso com a fala carregada com erros de português (como se a povão fosse retardado em unanimidade) e conseguiram piorar, mudou de interior paulista para "mano" tipo zona leste. Falta de respeito com a população, descaso com a educação e sem contar na instigação do xaveco no transporte público, tudo que população feminina precisava frente aos desrespeitos que vem ocorrendo a longas datas.

      • Allyson Postado em 26/Mar/2014 às 11:17

        É tiração de onda, só pode. "Foi assim que eu conheci a Giscreusa".

  5. Thiago Teixeira Postado em 25/Mar/2014 às 19:30

    Trem lotado não é um bom local para xavecos. Pois 99% das pessoas não estão ali para isso, querem se locomover o mais rápido possível e sair da confusão. Eu conheci uma ex-namorada numa estação vazia, domingo a tarde e com intervalos de 50 minutos. Até que a "ideia" colou!

    • angel fox Postado em 25/Mar/2014 às 23:26

      concordo plenamente Thiago. esses babacas de politicos deveriam colocar a mae, as filhas e netas dentro desses trens pra serem xavecadas!!

  6. jorge Postado em 25/Mar/2014 às 20:11

    https://www.youtube.com/watch?v=L2ppfF1LtlM&feature=youtu.be

  7. angel fox Postado em 25/Mar/2014 às 23:25

    engraçado, esses politicos deviam botar a mae, as filhas e as netas dentro dessas lotaçoes pra serem xavecadas tambem!!! imbecis, isso e falta de respeito com o cidadao brasileiro.

  8. Walter Postado em 26/Mar/2014 às 12:05

    Concordo esses políticos que coloquem as MÃES , AS ESPOSAS , AS FILHAS E AS NETAS delles para serem xavecadas nessas m. que é o transporte público.

  9. Bruno Postado em 26/Mar/2014 às 21:24

    Xavecar não tem nada de mais, desde que com respeito. Ninguem tá encoxando ninguem. Homem xavecando mulher, mulher xavecando homem; isso não é agressão. Esse tipo de matéria tira credibilidade; vamos militar, mas sem exageiros né?

  10. Marco Aurélio Postado em 27/Mar/2014 às 16:34

    Não tem coisa mais inteligente para se dizer numa propaganda governamental ?