Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 28/Mar/2014 às 13:08
42
Comentários

"Povo escroto; lugar nojento", diz piloto sobre o Nordeste

“Povo escroto, porco, nojento, relaxado, medíocre” Piloto da Avianca xinga nordestinos e é hostilizado em rede social

piloto avianca nordeste preconceito
Piloto da Avianca destilou preconceito contra nordestinos em sua conta do Facebook. Companhia aérea disse que repudia declarações do funcionário (Reprodução)

Um piloto da Avianca causou polêmica ao colocar em seu perfil no Facebook um texto em que xinga os nordestinos. Tudo porque recebeu um prato diferente do que pediu em um restaurante em João Pessoa, na Paraíba – e com demora excessiva.

Ele escreveu: “Pra manter o padrão porco, nojento, relaxado, medíocre, escroto de tudo no Nordeste como sempre… Depois de 1 hora e 10 esperando um filé de peixe simples sem nada de diferente, eles conseguem errar e fazer outra coisa completamente diferente do cardápio, que já não tem opção nenhuma… Povo escroto do ca@#%¨&! Lugar nojento”.

De acordo com a página do facebook de Eduardo, ele é natural de Blumenau, mas atualmente mora em São Paulo e tem 29 anos.

Quem divulgou o episódio foi o apresentador local Nilvan Ferreira, no ClickPB. A partir daí, a mensagem ganhou repercussão; vários internautas começaram a chamar o piloto de preconceituoso e cobrar uma posição da Avianca –e a demissão do funcionário.

Questionado pelos internautas, o piloto disse que não se tratava de preconceito. “É a opinião de quem acha esse lugar uma merda e pronto!” (…) Os serviços são sujos e em geral é mal-educado e folgado (…)”.

O piloto apagou a mensagem e, aparentemente, seu perfil no Facebook.

Nota da Avianca

No final da tarde, a empresa se manifestou, também pelo Facebook: a companhia disse repudiar “veementemente o comentário atribuído a um funcionário seu (…) de cunho preconceituoso”. A empresa disse desprezar atitudes contrárias à “ética” e afirmou que respeita e admira todos os povos.

piloto-avianca1

ClickPB e Folhapress

Recomendados para você

Comentários

  1. Raquel Postado em 28/Mar/2014 às 13:30

    Demitiram o otário?

    • Lucas Postado em 28/Mar/2014 às 16:12

      demitiram! Está no site do UOL

      • Rafael Postado em 28/Mar/2014 às 16:48

        que bom. criança só aprende assim. castigo.

    • nilce mota Postado em 28/Mar/2014 às 18:12

      é bom qualquer dia desses alguem que pegue o voo dele meta uns bons bufetes na sue cara pra a - prender a respeitar os lugares aonde vai:Se quer seu pedido rápido e na hora que chega obriga a empregada dele(sua mulher)que tá fazendo sei lá o que enquanto ele trabalha ou `se comporta como um certo animal do nordeste:(cavalo e burro)!!!!!!!

  2. pigpig Postado em 28/Mar/2014 às 13:41

    preconceituoso...nojento é tú oh babaca.Devia levar umas porradas....esse pessoal de Blumenau ,sta catarina e paulistas são uns preconceituosos filhos da puta.

    • lili Postado em 28/Mar/2014 às 16:38

      vish... olha, meu amigo, o mesmo tipo de generalização preconceituosa que o cara fez você está fazendo... conheço pessoas preconceituosas de todo o lugar viu, xenofobia não é só nordestino que sofre, não. cuidado para não generalizar.

      • lourenço Postado em 29/Mar/2014 às 13:07

        Corretíssimo. O pigpig só é diferente do piloto porque não postou foto. Não que um seja melhor que o outro.

    • Ernesto de Sousa Postado em 28/Mar/2014 às 17:15

      Eu sou do sul e não preconceituoso igual à este rapaz da reportagem. Não se combate preconceito com MAIS preconceito, né?

    • Luis Postado em 28/Mar/2014 às 17:20

      Você fez o mesmo que ele... julgou todos com base em alguns.

    • Mari Postado em 28/Mar/2014 às 17:27

      Responder preconceito com mais preconceito não é o caminho, fera.

    • Adriano Postado em 28/Mar/2014 às 18:16

      Bem, não parece nem um pouco pré conceito quando você diz que "esse pessoal" e destila veneno logo após...

    • Lourenço Postado em 29/Mar/2014 às 13:05

      E você??? Está sendo o que desfiando estes elogios aqui??? Generalizando (também), né??? Você é igual ao piloto... ou melhor, este é melhor porque tem foto e identificação até de trabalho. Outra: a empresa não tem nada com os comentários de uma pessoa física mesmo porque estes comentários não foram feitos no ambiente de trabalho. Entendeu ou tem que desenhar???

    • Dhoco Postado em 31/Mar/2014 às 11:43

      e o porco estã sendo tão porco quanto....lindo**

  3. Nina Postado em 28/Mar/2014 às 13:41

    Gostaria que a Avianca revelasse periodicamente todos os voos deste sujeito, pois viajo muito e sempre que tiver a informação que de o piloto é ele, vou preferir outras companhias aéreas, ainda que isto me custe mais caro ou seja mais trabalhoso/incômodo. A propósito, João Pessoa é uma das poucas capitais do nordeste que ainda não conheço e depois de ler, por acaso, esta nota sobre a opinião formada deste moço de Blumenau (meu conterrâneo, infelizmente), fiquei com uma vontade imensa de ir muito em breve desfrutar das belezas da capital paraibana, já descrita por muitos amigos como um lugar lindíssimo e de gente muito acolhedora. Mas não vou no mesmo voo deste Eduardo. Nem à força. Tenho medo dele. Avianca, por favor, atenda ao meu singelo pedido!

  4. Antonio Carlos Bueno Postado em 28/Mar/2014 às 13:49

    -- Eis o exemplo de um indivíduo ignorante pobre de espírito e preconceituoso, cujos pais não souberam educar.

  5. nordestina de coração !!! Postado em 28/Mar/2014 às 13:56

    Acho que ele estava se olhando no espelho quando escreveu isso !!!!!!! Não consigo acreditar que uma pessoa com esse grau de instrução , possa fazer uma coisa dessa !!!!!!!

  6. Braz valentim Postado em 28/Mar/2014 às 14:05

    Partindo de uma lógica,devo admitir que este ¨senhor¨ apesar de exercer função que obrigatòriamente lida com o povo brasileiros em geral, não está capacitado por motivos óbvios a exercer tal função viajando pelo nosso País e desmerecendo um povo que como outro qualquer tem coisas boas e ruins e quem avalia só as ruins está bem assissiado com elas por algum motivo em comum

  7. ivan neri dos reis Postado em 28/Mar/2014 às 14:09

    Este cara deve ter sido educado em uma família de nazistas preconceituosos,va se tratar,eu moro no Nordeste,não tem povo melhor para se conviver,e problemas de atendimento eu tive ate em Santa Catarina,nem por isto sai xingando quem esta trabalhando ou o dono do estabelecimento.

  8. jean Postado em 28/Mar/2014 às 14:12

    O pessoal do Sul é conhecido pelo seu natural racismo, prepotência e um uma velho e frustrado desejo de se separar do resto do País. Alguns espertinhos me dirão : Blumenau não é Porto Alegre!!! rs....... è..... deve ser a mesma diferença entre chimarão e terere....

  9. Ronaldo Postado em 28/Mar/2014 às 14:13

    Só as pessoas vis agem assim. O fato de o restaurante ter errado não o autoriza a xingar os nordestinos. Ele só espelhou o que ele é.

    • José Geraldo Gouvêa Postado em 28/Mar/2014 às 20:47

      Restaurante ruim tem em qualquer lugar. Falar mal do restaurante é aceitável, falar mal de cada paraibano por causa de um restaurante é uma criancice imensa. Esse sujeito tem sérios problemas para entender o mundo. Sua atitude parece pirraça de criança que pediu bonequinho do homem aranha e ganhou batman e por isso chamou o papi de feio. P.S. Conheço muitas pessoas adoráveis vindas do sul. Não acredito que lá haja mais preconceituosos do que em outros lugares.

  10. Francisco Rego Filho Postado em 28/Mar/2014 às 14:22

    Exemplo clássico de burrice em que um ser humano generaliza um comportamento por não enxergar as diferenças dentro de um grupo social. A generalização como ferramenta de simplificação, para que ele, no auge da sua ignorância, consiga raciocinar sobre algo. Tsc tsc tsc...

  11. Noro Salbo Postado em 28/Mar/2014 às 14:23

    Ele foi mal educado, ignorante e prepotente. No entanto, seu maior erro foi ter se referido unicamente ao povo do nordeste, já que esses predicados deveriam ser atribuídos a TODOS os brasileiros.

  12. Lima Postado em 28/Mar/2014 às 14:29

    Excrementos como esses deveriam ser convidados a se retirar deste país q ele tanto odeia e q é uma merda.

  13. Guilherme Postado em 28/Mar/2014 às 14:37

    Esse cara é um babaca ignorante sem educação. Mas agora o que que tem a ver pedir demissão dele? Apesar de discordar dessas merdas que esse imbecil falou, acho que ele tem que responder por ele ser uma pessoa preconceituosa e não como um empregado da avianca

  14. Josmadelmo Davi Postado em 28/Mar/2014 às 15:00

    Eis o pedido de desculpas do tal comandante: https://www.facebook.com/eduardopfiffer/posts/680400742018352

  15. RMC- João Pessoa-PB Postado em 28/Mar/2014 às 15:12

    Inacreditável ainda existir nos dias de hoje um ser humano com opiniões tão mesquinhas e preconceituosas contra um povo lutador, trabalhador e acima de tudo simples no modo de vida. Esquece ( talvez nem saiba) esse cidadão que o nordeste é terra de grandes escritores, poetas, artistas e intelectuais, e que a infeliz avaliação feita por ele, atinge a todos os brasileiros que não comungam com a falta de educação e respeito ao próximo.Como uma nordestina que tem orgulho de suas origens, repudio por total essa declaração.

  16. Leandro Postado em 28/Mar/2014 às 15:13

    É realmente lamentável tudo o que ele disse, mas isso me gera uma duvida... INFELIZMENTE essa é a opinião dele, o cara não encostou em ninguém nem nada, apenas defecou pela boca, queria saber se isso é motivo para ser preso ou processado. Alguém poderia explicar?

  17. Renan Postado em 28/Mar/2014 às 15:19

    João Pessoa foi uma das capitais que mais me impressionaram no Nordeste, gostei muito de visitá-la. Espero que a empresa tome providências e não fique apenas nessa notinha de repúdios.

  18. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 28/Mar/2014 às 15:21

    Pessoal um cara igual a esse nós podemos comparar qualquer um, o chamado sem noção. Pois umas colocações desse tipo em uma rede social é uma pessoa que para mim é totalmente desequilibrada e sendo ele aviador é até perigoso voar com esse cara pilotando, pois um cara que fala umas coisas dessas, com eu disse, em uma rede social; imagina oque um babaca desse pode fazer pilotando uma aeronave? Eu é que não quero ser tripulante desse sem noção.

  19. Rudi Postado em 28/Mar/2014 às 15:43

    Eu observei aqui, em alguns comentários, poucos é verdade, que as mesmas pessoas que criticaram esse cidadão e o chamaram de preconceituoso, tem preconceito contra os brasileiros que moram no sul do pais. Como são hipócritas! Deveriam ter permanecido calados.

    • lisete Postado em 28/Mar/2014 às 17:06

      Perfeito, Rudi. O preconceito é uma coisa tão inconciente que a pessoa que o tem sequer percebe. É como um peixe nadando em seu aquário de verdades. Eu sou do sul e me sinto agredida pelos comentários preconceituosos dos comentaristas aqui, tanto quanto me sinto como ser humano e brasileira pelos comentários deste piloto sem noção.

  20. Thiago Teixeira Postado em 28/Mar/2014 às 16:40

    "... mora em São Paulo", está explicado, nem vou continuar lendo. Paulistanos, mas migrantes de outros estados, com síndrome de superioridade. Piloto de voos domésticos ainda? Muda de profissão para piloto de helicóptero e fique sobrevoando a marginal Tietê o dia inteiro, pois um piloto de avião comercial no mínimo deve ter flexibilidade em conviver nos mais diferentes lugares.

  21. Felipe Postado em 28/Mar/2014 às 17:59

    Não tem desculpas. São nessas ações que os preconceitos se afloram. Não tem argumento, generaliza e ataca uma cultura. Filhinho de papai que estudou aviação. Baita de um zé ruela.

  22. Mauricio Postado em 28/Mar/2014 às 18:48

    Sinto muito, mas tem um pouco de razão, brasileiro é porco mesmo, as cidades retirando algumas ruas estratégicas parecem uns lixões, se esquecer um guarda chuva na rua é furtado, a esquerda não está acostumada com países sérios e com uma população educada, visitem o Canada, Austrália e depois tentem não concordar com o piloto. Ahhh mas vc não pode falar assim do seu país, infelizmente essa é a verdade, os americanos mais antigos são patriotas ao extremo, extremamente organizados, com um sentimento cívico muito alto, a juventude de hoje de lá não é mais a mesma coisa são mais relaxados não é atoa que os democratas estão em alta, isso nos USA porque no Brasil tirando algumas cidades nada se salva.

    • Müller Postado em 29/Mar/2014 às 10:07

      Acho que você não leu direito o que ele disse, ou leu e não deu a mínima. Ele não falou do Brasil, ele delimitou a ofensa ao Nordeste brasileiro de forma claramente ofensiva, ele disse - " porco, NOJENTO, relaxado, medíocre ESCROTO de TUDO NO NORDESTE como SEMPRE". Além do mais, ofender não é comportamento verificado em lugares e pessoas desenvolvidas, muito menos concordar com tais atitudes. Se você concorda com a atitude desse cara, categoricamente você então está agindo igual ou pior do que você está criticando. E outra, Austrália e Canadá, apesar de serem civilizados não são os melhores modelos de cidadania e civilidade. Os países escandinavos, hoje, são os que têm um comportamento sócio-político, cultural e educacional mais, digamos, relativamente ao contexto mundial, almejável.

    • Thiago Teixeira Postado em 29/Mar/2014 às 13:26

      Canadá e Austrália ... olha o critério de comparação. É o mesmo de comparar a capacidade de um aluno do ITA em fazer contas de matemática em relação a um interno da FEBEM. O aluno do ITA teve preparação desde cedo, estrutura, base para se desenvolver em física e matemática, mas e o garoto da FEBEM? Como ele foi criado? É a mesma analogia. Não se compare países que receberam uma colonização estruturada, organizada para a formação de uma nação forte, com países que foram explorados até o limite extremo, séculos e século seres humanos explorados e trabalhando de graça, sem remuneração, sem indenização das terras por parte dos exploradores, e depois do desinteresse dizer: Pronto, agora esta ai a sua terra, a sua liberdade, está livre, se vira. Não é a toa que hoje temos uma gigantesca população pobre, sem educação como você e o piloto pregam, e que no Canadá é tudo lindo maravilhoso. Ótimo, mas guarde o desprezo para vocês e suas rodas de amigos "porcos, nojentos e preconceituosos".

  23. Fernando Postado em 29/Mar/2014 às 01:42

    Tem muita gente dizendo que a atitude do piloto é criancice. Não é não. É falta de caráter, de educação e é crime e mesmo depois de alguns internautas terem postado comentários em sua página ele só reforçou sua posição preconceituosa e doente generalizando o estigma que muitos sulistas tem contra nordestinos, porque, vamos deixar de demagogia, sulistas - e eu sou sulista - adoram se achar superiores, "europeus" e mais um monte de babaquices. Acham que cantar aquelas musiquinhas ridículas de folclore e comer um monte de comidas cheias de colesterol os farão mais europeus do que o restante do país. Não é bem por aí que a banda toca. Tem muito fascista, racista, secessionista no sul, escondidos ou não e esse daí, pelo jeito, deve se achar um herói do arianismo puro ao desfazer de toda uma população desta imensa região nordestina. Ah! E antes que venham com mimimi vou esclarecer: sou mais branco e mais alemão do que esse arremedo de chucrute mal curtido e não acredito nessa patavina de superioridade racial. Afinal, os cemitérios estão bem aí para mostrar onde e como terminam todos independente de cor, raça ou grana.

  24. Leal Postado em 01/Apr/2014 às 22:31

    Preconceito todo mundo tem basta só definir qual é o seu. Eu também tenho impressões e opiniões de todos os lugares que eu vou, já achei muito lugar nojento, já achei muitas pessoas mau educadas, o fato de eu achar não significa que é a verdade, as vezes foi só a minha impressão, o que é nojento pra mim muitas vezes não é pra você, agora não da pra ter opinião negativa sobre um lugar somente positivas senão o tribunal dos politicamente corretos da internet acusam, julgam e condenam sem nenhuma chance de defesa, isso é opinião publica quando é mais fácil ir pela maioria e ser os certinhos salvadores do mundo desprovidos de qualquer preconceito.

  25. Generino Postado em 19/Mar/2015 às 04:23

    O sudeste se julga melhor porque tem mais montadoras estrangeiras. No mais é subdesenvolvido e corrupto como todo este país.

  26. Zeca Rodrigues Postado em 02/Mar/2016 às 19:44

    Esse aí deve amar Miami

  27. Luciano Postado em 07/Jun/2016 às 20:56

    Escolhi viver na região norte do Brasil e amo o povo nordestino gente bacana, humilde sempre aberta a um dialogo, só não fui dar um passeio pelo nordeste por falta de tempo.