Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 12/Mar/2014 às 11:51
10
Comentários

PMDB se rebela contra PT e aprova proposta do DEM

Rebelião do PMDB foi capitaneada pelo líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha, que exige do governo mais um ministério para o seu partido e é contra a aprovação do Marco Civil da Internet

dilma eduardo cunha pmdb
Eduardo Cunha (dir.) é o responsável pela rebelião do PMDB. Ele exige mais um ministério para o seu partido, pedido que foi negado por Dilma (Ilustração: Pragmatismo Politico)

Mesmo com todas as tentativas do governo de barrar a criação de uma comissão externa para investigar denúncias de pagamento de propina a funcionários da Petrobras, a Câmara dos Deputados aprovou ontem (11) a proposta do líder do DEM, Mendonça Filho (PE), em votação simbólica. O requerimento foi aprovado com apoio da bancada do PMDB, partido da base aliada ao governo.

Leia também: Deputado Eduardo Cunha é dono da Jesusbook, rede social gospel

O governo ainda tentou barrar a iniciativa da oposição por meio de um requerimento pela retirada da proposta, mas o plenário rejeitou o pedido. Por 267 votos a favor, 28 contrários e 15 abstenções, os parlamentares mantiveram em pauta a proposta da oposição.

Para tentar dificultar o alcance do quórum, entraram em obstrução as bancadas do PT, do bloco PP/Pros, do PCdoB, do PDT e do PRB. O PSD liberou sua bancada.

Com a criação da comissão, deputados deverão viajar à Holanda para acompanhar a investigação de denúncias relacionadas a irregularidades na Petrobras.

Deputados disparam contra Michel Temer

Na avaliação dos peemedebistas, o presidente licenciado do PMDB não funciona como interlocutor do partido com a presidenta e fecha os olhos para a insatisfação da legenda para continuar como vice na chapa da petista à reeleição. Para eles, o vice-presidente desprezou os parlamentares da sigla ao endossar a tentativa de Dilma de isolar o líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “O Michel não pode falar pela bancada”, sentenciou um deputado que participou da reunião de mais de três horas.

Em nota divulgada ao final do encontro, um item deixou claro o mal-estar entre deputados e Temer. “O único interlocutor da bancada é o Eduardo Cunha”, diz um trecho do documento, aprovado por 39 parlamentares. O isolamento do líder do partido na Câmara foi a principal aposta de Dilma na conversa que teve com Temer no final de semana para tentar conter a crise no PMDB.

com Agência Brasil e Congresso em Foco

Recomendados para você

Comentários

  1. mauricio augusto martins Postado em 12/Mar/2014 às 12:56

    O De Cujus, tá dando o troco pela "MP dos "Porcos"", deve ter sentado na mecha do Banqueiro Bandido...maumau

  2. Alexandre Lopes Postado em 12/Mar/2014 às 13:37

    A Dilma vai ter muito trabalho com ele , pois esse sujeito é um dos deputados mais influentes ( E MAIS CANALHA TAMBÉM ) .

  3. Rodrigo Postado em 12/Mar/2014 às 15:33

    E a proposta do DEM era... era... Qual mesmo? Investigar propina na Petrobrás? Não pode? Tem salvo-conduto? Então porque o PT não pede a investigação? Ô, Empirismo Político, dá uma forcinha aí.

    • Alexandre Lopes Postado em 12/Mar/2014 às 16:53

      hahahahahahaha que comentário idiotaaa !!!! OHHH imbecil, esse tipo de investigação é claramente político . Corrupção é uma prática corriqueira na política brasileira . Só uma coisa justifica uma investigação com mais de 10 ministros e a presidente da petrobrás, de antemão, convocados ou convidados pelo congresso. Insatisfação dos corruptos da base com a Dilma, que é mão de ferro e uma péssima articuladora política . Se essa análise pode ser considerada empirismo político, o seu comentário deveria ser considerado uma chupeta política . Boa noite anjinho ! Obs : A oposição foi malandra e oportunista, pois percebeu o clima de insatisfação de alguns partidos da base mais a tentativa do planalto de fomentar um esvaziamento político do Eduardo Cunha e meteu esse requerimento na pauta do congresso . Agora, a Dilma vai pagar caro por causa da sua mãozinha de ferro, pois ,quem quer governar em país corrupto , tem que ser vaselina , como o LULA .

      • Rodrigo Postado em 12/Mar/2014 às 17:55

        Levantou o porrete, perdeu a razão. Mas, não se preocupe, pois instigo-o à racionalidade, a abaixar o tom de voz e melhorar seus argumentos. Você é inteligente e sei que os tem. Não se dê, pois, como tantos a seguir um empirismo político, o mundo das idéias, em vez de deixar o comodismo obscuro da caverna; não seja como tantos, a julgar a política como um mundo "Power Ranger" (aqui, todos que não te afagam sendo seus "inimigos"). Estes, sim, colocam sua chupetinha, prontos a abraçar prontamente o mundo onírico. Se há denúncia de corrupção, prezado, deve ela ser investigada, não importando se da Alstom/CPTM ou ainda contra a Petrobrás. Não me venha com essa de "é intriga da oposição", apenas, pois esse era o discurso em voga quando o PT era oposição (a cada denúncia, o denunciado se escondia atrás do chavão, sendo aplaudido pelo incauto). Ao fim, em que pese tanto etiquetamento, tantas palavras de efeito (abandone-as, pois combinam mais com Collor, o neo-companheiro, com influência justamente na Petrobrás...), percebo perfeitamente a jogada política do PMDB. Mas torço para que se dê apuração e que sejam condenados os culpados, neste e em qualquer outro caso. Em tempo, hoje Barroso já sinalizou a apresentação de seu voto no mensalão mineiro. O que lamento é que a defesa dos aqui acusados já está prontinha, valendo-se de todas as brechas encontradas pelos petistas (infelizmente, pela porteira em que passou boi, passará boiada). Mas, reitero: ante a gravidade das acusações, o maior interessado, após o povo brasileiro, é o PT, quanto à apuração de tais denúncias. Então, que peça a apuração, assim como reclamo que, também os tucanos, são interessados e têm o dever de pedir apurações quanto a todos os recentes escândalos. P.S.: antes que você venha falar de mundo ilusório, eu te aconselho a exercitar, como contrapartida do voto, ou melhor, de sua condição de cidadão, a reclamação, a crítica devida, cobrando a correção, o bom governo, mas não apenas o "quanto pior, mais eu justifico meus erros com os dos outros, em vez de cobrar punição para todos."

      • Alexandre Lopes Postado em 13/Mar/2014 às 15:15

        Rodrigo, não se iluda . Cobrar correção ,nas investigações, e punições rigorosas não irá melhorar, nem um pouquinho, a qualidade da política nacional . Isso é pura demagogia . Talvez, precisemos ( para melhorar a representativa política desse país ) colocar o lema desse site ( pragmatismo político ) em nossas vidas. (Somente a cidadania plena conduz à democracia. Não há outra forma de ser cidadão que não seja através da educação ideológica e política. ) No mais, esqueça investigações pente-fino e punições exemplares, pois tudo isso não passa de DEMAGOGIA . Não se trata de um manifesto do Alexandre Lopes favorável à corrupção, mas tão somente a pura realidade .

      • Rodrigo Postado em 13/Mar/2014 às 17:43

        Então, prezado, não se resigne. Persisto acreditando que a melhoria é possível, bastando ser buscada.

    • Luiz Postado em 12/Mar/2014 às 20:43

      Nada contra o PMDB querer investigar pagamento de propina na Petrobras. Aliás se o líder da legenda e os representantes acreditam que há indícios para abrir uma investigação é o que se espera que eles façam. Só que a situação chega a ser cômica: o PMDB ameaça apoiar a abertura de investigação porque não recebeu mais um ministério. Se a Dilma tivesse cedido o ministério e ele tivesse voltado atrás na abertura de investigação quem é que estaria recebendo 'propina'? É muito óleo de peroba.

  4. renato Postado em 12/Mar/2014 às 20:20

    É este cara que esta contra "nois" na Internet, que quer que eu pague por comentário ao PRAGMATISMO, o cara que quer tirar minha alegria de compartilhar os conhecimentos do ALEXANDRE e do THIAGO, nunquinha.. Este cara esta de mutreta, não voto mais no Requião...nem eu nem meus amigos, irmãos, cunhados, filho (depende de mim), sogra, mulher..mãe, vizinho, todos ao meu redor. Na reunião de pais e mestres do colegio estadual, vou falar o que este cara quer... Me revoltei.!!!!!!!!!!

  5. Maria Aparecida Jubé Postado em 12/Mar/2014 às 22:32

    Sr. Eduardo Cunha é bom o sr. pegar um boa grana para fazer lobby contra o marco civil da internet, pois o povo vai cassar o seu mandato nas urnas, trair o país, se aliando a aqueles que querem desestabilizar o governo e em seguida trair os seus eleitores, se aliando às empresas que já exploram tanto o povo é o fim de sua carreira, pode ter certeza, nos encontraremos nas urnas no dia 05/10/14.