Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 10/Mar/2014 às 17:18
4
Comentários

Patrão não pode obrigar funcionária a usar roupa sexy, diz projeto

Projeto proíbe patrão de obrigar funcionária a usar roupa sexy. De acordo com a autora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), “lamentavelmente, é comum a coisificação da mulher, cujo corpo é exposto como apelo comercial, utilizado em anúncios ou estratégia de vendas”

O Projeto de Lei 6124/13 proíbe os empregadores de exigir de suas funcionárias o uso de roupas que coloquem em risco a saúde ou a segurança, ou ainda que tenham como objetivo a exposição de seu corpo.

De acordo com a autora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), “lamentavelmente, é comum a coisificação da mulher, cujo corpo é exposto como apelo comercial, utilizado em anúncios ou estratégia de vendas”.

Sandra Rosado argumenta ainda que, “em pleno século XXI, a sociedade brasileira continua impregnada de preconceitos e a depreciação da mulher persiste em muitos setores, inclusive nas relações de trabalho”.

Por isso, a deputada considera que é “fundamental estabelecer limites para o poder diretivo do empregador, que não pode ferir a dignidade da mulher, tampouco colocar a sua saúde ou segurança em risco”.

Tramitação

Em caráter conclusivo, o projeto foi encaminhado às comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 10/Mar/2014 às 20:22

    Precisa agora explicar isso as "mulherzinha" (como diz o Luiz Carlos Prates) a recusarem esse tipo de abuso. Algo que eu acho difícil. (Existe um abismo entre o conceito de "mulherzinha" e Mulher, Mulher não se sujeita a essas coisas).

    • Carlos Prado Postado em 10/Mar/2014 às 21:21

      Bem, obrigar é uma coisa. E já ia dizendo me espantar precisa de um projeto banindo isto. Porém se a pessoa aceita como parte do trabalho e não está sendo obrigada a nada contra a vontade então não vejo onde está o problema. Isto vai atingir modelos também? Só as modelos femininas?

      • Guilherme Postado em 11/Mar/2014 às 10:35

        No mundo de vocês, todas as pessoas tem esse poder de escolher onde trabalham?

  2. grazi Postado em 10/Mar/2014 às 21:34

    Thiago, em primeiro lugar mulherzinha só existe na sua cabeça machista. Em segundo lugar, muitas mulheres utilizam roupas que não se sentem confortáveis para trabalhar pq precisam do emprego para sustentar a família. Ou seja, pessoas que muitas vezes estão sem alternativas e por isso aceitam trabalhar nestas circunstâncias.