Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 19/Mar/2014 às 16:18
28
Comentários

Organizador da "Marcha da Família 2014" deve responder por incitação ao crime

Se fosse só mais um maluco anticomunista falando bobagens, tudo bem. Mas Bruno Toscano é mais do que isso. Um apologista da violência com obsessão pela “ameaça socialista”, os gays, clamando por um golpe militar e pedindo sangue.

Qual o limite entra a liberdade de expressão e o incitamento ao crime? Qual a dosagem de ódio e insanidade que determina que alguém passou da linha?

Veja o caso do fotógrafo Bruno Toscano.

Bruno é uma das sumidades que apareceram num vídeo como organizadores da Marcha da Família com Deus 2, o Retorno. É ele de óculos escuros, despejando asneiras como “não votaria em alguém menos preparado intelectualmente do que eu”, “imagina eu tendo uma Ferrari, você tendo uma Ferraria, todo o mundo tendo uma Ferrari” e “quem é o dono do mundo é o barão Rothschild”.

Se fosse só mais um maluco anticomunista falando bobagens, tudo bem. Mas Bruno é mais do que isso. Um apologista da violência com obsessão pela “ameaça socialista”, os gays, clamando por um golpe militar e pedindo sangue.

Já era uma figura carimbada na internet, foi processado e denunciado algumas vezes no Facebook. Nascido em Belém do Pará e morando em São Paulo, era administrador de uma página no FB chamada Revoltados Online. No ano passado, convocou seus amigos para um ato contra o Foro de São Paulo que acabou em pancadaria. Skinheads e neonazistas partiram para cima de militantes de esquerda. Uma senhora de 56 anos apanhou.

Adora ameaças e bravatas: “Vamos lançar uma campanha: Cuspa na cara de um político, ministro e abutre togado… É o que 99% deles merecem… Já que cuspiram na cara de nossos bravos militares que impediram a comunização do Brasil na década de 60… Se eles podem, porque não podemos???”

bruno toscano marcha família
(Pragmatismo Politico / Reprodução)

Também sugere justiçamentos: “Está mais do que na hora dos PTraíras serem fuzilados em praça pública de preferência… Assim como os italianos fizeram com Mussoline (sic)”.

No pacote de imbecilidades entram também, claro, as doenças de sempre, como homofobia, racismo (há uma série inacreditável sobre nordestinos) e irresponsabilidade generalizada. O ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, do Psol, o processou depois de ser acusado de “roubar o leite das crianças” e de ter “enriquecido ilicitamente”.

Claro que quem o leva a sério são os fanáticos de extrema-direita que, no final das contas, não enchem um micro-ônibus, apesar do barulho que fazem. Mas basta um para uma besteira acontecer. Basta um palhaço, como Bruno. Um palhaço perigoso, que comete diariamente o incitamento de crimes de ódio e intolerância sob o governo que ele chama de ditadura.

Kiko Nogueira, DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Postado em 19/Mar/2014 às 18:56

    "imagina eu tendo uma Ferrari, você tendo uma Ferraria, todo o mundo tendo uma Ferrari" HAHAHAHAHAHAHAHA Capitalismo utópico.

  2. Thiago Teixeira Postado em 19/Mar/2014 às 19:06

    O mais triste, é que se esse cidadão candidatar-se a deputado federal certamente será eleito. Essa personalidade é adorada por muitos brasileiros, ele não é o único a ter estas convicções.

  3. José Ferreira Postado em 19/Mar/2014 às 22:24

    O rapaz está a falar aquilo que a sociedade diz a muito tempo, mas os políticos, com as suas roubalheiras e sede de poder, não ouvem.

    • Talita Postado em 20/Mar/2014 às 10:01

      Fale por você, porque eu e conheço MUITA gente que não engrossa o coro desse cara e não apoiamos as sandices que ele diz. Uma coisa é estar descontente com o governo e resolver isso votando conscientemente (o que eu duvido que ele e essa turminha que adora reclamar fazem — basta perguntar em quem eles votaram nas últimas eleições para deputados e senadores... Não vão se lembrar), através da democracia. Outra coisa bem diferente é inventar um rol de besteiras e malabarismos pra justificar o pedido de um golpe.

      • José Ferreira Postado em 20/Mar/2014 às 10:20

        A maior parte da população é burra, pois as políticas públicas querem que seja assim. Por isso estão a D.ilma, Calheiros, Sarney, Aébrio e Cia. nos lugares onde estão.

      • Luiz Postado em 20/Mar/2014 às 12:58

        Cara, vai estudar historia e para de falar besteira. Nao sabe nem o que é democracia e fala asneira. Totalitarismo e ditatorialismo nao se sustentam e nunca se sustentaram na historia. Cresce e se desenvolva amigo. Chama o povo de burro e acha que um governo militar vai resolver o problema do Brasil. Fala serio. O povo nao aceita mais isso ai, fale por voces e seus clubinhos dos reaças.

      • Luigi Postado em 20/Mar/2014 às 14:58

        gostei

      • Fábio Postado em 21/Mar/2014 às 00:54

        N sei se a maior parte da população é burra. Só sei q vc, Zé, está na parte burra.

  4. Adriana Postado em 20/Mar/2014 às 00:04

    Não poderia chamá-lo de palhaço em respeito aos artista do riso, mas um verme idiota.....

    • Aramis Postado em 20/Mar/2014 às 11:54

      Aí é falta de respeito com os vermes...

      • Weslei Prado Postado em 21/Mar/2014 às 08:46

        ASEAUSAHUHSAESHAEHSAHSHAHS

  5. Júlio Postado em 20/Mar/2014 às 00:06

    José Ferreira...O maior pé no saco que comenta no pragmatismo. De novo te digo, vai carpir um terreno rapaz que tu ganhas mais.

  6. Luiz Fernando Postado em 20/Mar/2014 às 00:17

    Felizmente, apesar de a nossa sociedade estar em queda livre cognitivamente, ela ainda não chegou ao nível de Toscano - nem, consequentemente, ao de José Ferreira, um dos maiores boçais a comentar no PP desde sua abertura - de tal forma a se tornar tão raivosa e sedenta por sangue ao ponto de ansiar por uma era de carnificina que sucateou o nosso país.

  7. Olga Postado em 20/Mar/2014 às 00:29

    parece uma humoburrada de mão gosto, para humorada passa de preto e para burrada é demasiado, como pode uma pessoa tomar a serio um violento insolente como esse? como pode esse cara falar e para quem? como um psicopata desse tamanho esta solto nas ruas?...hummm a coisa esta fedendo!!!

  8. Edileusa Postado em 20/Mar/2014 às 02:04

    Eu tenho uma sugestãozinha para este e seus seguidores idiotas!!!... Levá-los para um breve passeio no pau-de-arara!!! Uns 10 minutos para cada já estaria ótimo!!! Provar do próprio veneno, pode curar doenças crônicas!!! Bando de hipócritas!

  9. lucas Santos Postado em 20/Mar/2014 às 07:58

    Eu so imagino oq caras como esse fazem qdo ninguem esta olhando...imagina as barbaridades que ele ja nao cometeu por ai Fico com receio de marchas assim acabar em merda , ja pensaram se por azar esses skinheads e neozistas esbarram em uma manifestaçao de verdade com varios black block?? Gente querendo motivos para dar um golpe e o que nao falta

  10. Emanuella Postado em 20/Mar/2014 às 08:26

    Não sei, tô com a impressão de que essa galera tá começando a encher mais do que um micro-ônibus. E, se ele vota em pessoas intelectualmente superiores a ele, a julgar por quem grafa corretamente o nome de ditadores, estou a concluir que a lista também é longa...

  11. Sandro Canto Postado em 20/Mar/2014 às 09:03

    Uma pessoa que nasceu no norte, como diz o artigo e é contra os nordestinos? Vamos fuzilar os Ptraíras em praça pública como os Italianos fizeram com Mussoline, utilizar uma condenação de um ícone fascista para justificar uma atitude fascista? O que é impressionante é como uma pessoa tão alienada consegue mobilizar e organizar alguma coisa.

  12. Junior Postado em 20/Mar/2014 às 09:13

    Olha, eu acho que fizeram com essa galera a mesma coisa que foi feita com o "Rei do camarote": Todo mundo sabia que eles estavam fazendo vergonha, mas o jornalista foi dando corda.

  13. eu daqui Postado em 20/Mar/2014 às 11:13

    Por isso nasceu brasileiro. Por puro mérito. Bem feito ! A gente pode ter desgraça, só não pode merecê-la.

  14. eu daqui Postado em 20/Mar/2014 às 11:13

    Por isso nasceu brasileiro. Por puro mérito. Bem feito ! A gente pode ter desgraça, só não pode merecê-la.

  15. Walter Postado em 20/Mar/2014 às 11:17

    bando de almofadinhas piás de prédio chupa cabras , homofóbicos , xenófibos , fascista e o pior saiu na FOLHONA NA VEJINHA E NA TV CULTURA que lastima.

  16. Marcos Postado em 20/Mar/2014 às 11:27

    Pois acho que ele esta coberto de razão, não pela violência, mas mesmo a violência que corre solta em todos os lugares e ninguém fala ou faz nada. A justiça deixou de existir, o governo é roubalheira pura e só não enxerga quem não quiser e para quem critica a postura dele, é porque é conivente com a situação e, caso isso seja radicalismo de direita, acabei de me descobrir como radical porque quero um país melhor para meus filhos e não sou como essa grande massa de manobra, que é o povo brasiliero...

  17. Joana Costa Postado em 20/Mar/2014 às 13:16

    Esse psicopata é um câncer para a sociedade brasileira. É uma pena que tem gente que ainda dá corda. Isso prá mim é um verme.

  18. Vera Lu cia Macedo Postado em 20/Mar/2014 às 17:32

    Assim como vc Marcos todos nos queremos um BRASIL melhor,mas com certeza nao sera com a volta dos Miltares ao poder q isso vai acontecer...ja vimos esse longo filme e ele durou.vinte anos.Ditadura Militar nunca mais.FORAAAA!!!!!

  19. Silvia Postado em 20/Mar/2014 às 18:20

    Dejeto humano, alie nado , psicopata . Vá se informar seu imbecil antes vomitar merda.

  20. Fernanda Abarca Postado em 21/Mar/2014 às 09:31

    "No pacote de imbecilidades entram também, claro, as doenças de sempre, como homofobia, racismo (há uma série inacreditável sobre nordestinos) e irresponsabilidade generalizada." E o PRÓPRIO CARA é nordestino... Cômico se não fosse trágico...

  21. Pedro Carlos Postado em 22/Mar/2014 às 14:04

    Todos apoiamos a Marcha da família, não são militares da reserva ou patricinhas e mauricinhos que engrossam o coro , são os ex-cara pintadas de atrás, ex- militantes de esquerda que cairam na real, ex- ativvistas estudantis que cresceram e viram a roubalheira tomar conta.... Chega!!!! Vamos as ruas!!!! Vem pra rua!!!!!