Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 10/Mar/2014 às 17:53
15
Comentários

OEA barra intervenção externa na Venezuela

Por 29 votos a 3, OEA barra intervenção externa na Venezuela. Em posicionamento vergonhoso, boa parte da grande mídia brasileira ficou ao lado dos 3 países que votaram pela intervenção

eua venezuela invasão
Grande mídia brasileira defende intervenção dos EUA na Venezuela (Ilustração)

Num duro editorial publicado neste domingo, o jornal Estado de S. Paulo ataca o “vergonhoso apoio a Maduro”, dado pelo Brasil. Na Folha, a colunista Eliane Cantanhêde fala de um “Itamaraty à sombra”. Nos dois textos, o alvo principal é o assessor especial Marco Aurélio Garcia, que liderou a posição brasileira de não ingerência na Venezuela. Posição, diga-se de passagem, vitoriosa na Organização dos Estados Americanos, onde uma iniciativa de intervenção dos Estados Unidos foi barrada por 29 votos a 3 – ao lado dos Estados Unidos, só o Panamá e o Canadá.

Embora a posição de Garcia tenha prevalecido, ele não escapou das críticas.

‘Vitória da dignidade’

O governo da Venezuela comemorou nesta sexta-feira como uma “vitória da dignidade” a declaração de solidariedade do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), que pede a continuação do diálogo e lamenta as mortes no país, com 29 votos a favor e 3 contra, de EUA, Canadá e Panamá.

“Mais do que da Venezuela, acho que é uma vitória da dignidade da América Latina e do Caribe”, disse o chanceler venezuelano, Elías Jaua, durante um contato telefônico com o canal estatal “VTV”, no qual também afirmou que essa declaração é “a favor da paz, do diálogo e da institucionalidade democrática” no país.

O ministro das Relações Exteriores disse que ‘todo o aparelho de propaganda montado contra a Venezuela foi sendo desmoronado pela moral e pela verdade do povo venezuelano’.

Acrescentou que agora o mundo sabe que o país sul-americano “não enfrenta manifestantes pacíficos”, mas uma “corrente violenta que tenta derrubar o governo legítimo e constitucional de Nicolás Maduro”.

com informações de Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Fabiano Farias Postado em 11/Mar/2014 às 10:34

    "Mas... mas..."

  2. Alexandre Lopes Postado em 11/Mar/2014 às 12:07

    É uma vergonha para o Brasil a nossa mídia burguesa e porca !

  3. Thiago Hermes Postado em 11/Mar/2014 às 13:01

    Nem a Colômbia votou a favor, fomos surpreendidos novamente.

  4. tINA Postado em 11/Mar/2014 às 14:22

    O MESMO QUEREM FAZER NO BRASIL

  5. Aken Postado em 11/Mar/2014 às 15:49

    Panama e Canada deveriam ser 2 estrelas a mais na bandeira dos EUA

    • Diogo Postado em 11/Mar/2014 às 16:54

      Boa Aken

  6. Paulo Seibel Postado em 11/Mar/2014 às 18:53

    Intervenção na Venezuela? Com que direito? Quem propôs essa vergonhosa afronta ao direitos de autodeterminação dos povos?

  7. Victor.T.F.Neves Postado em 11/Mar/2014 às 20:06

    Panama = Neo Colonia Canadá = Puxa Sacos EUA = Narcisistas

  8. Alexandre Postado em 11/Mar/2014 às 20:56

    Intervir na Uganda que esta matando LGBTs nada, No Sudão do Sul, na Síria nada, só porque o governo da Venezuela é de esquerda essa afronta, eu não são nem a favor nem contra o Maduro ou o Chavismo, porém acho uma hipocrisia do C....o, falar de violação de DH e outras, quando países que estão cagando e andando para o DH e ninguém fala p...a nenhuma, essa gente deveria lavar a boca com cloro e criolina antes de falar em democracia e DH.

  9. Antonio Palhares Postado em 12/Mar/2014 às 11:25

    Este vagabundos tentaram a mesma coisa na Ucrânia. Resultado, perderam a Criméia. Chupa Obama.

  10. jose luis Postado em 12/Mar/2014 às 15:05

    Não sou a favor da intervenção, nem da solidariedade do governo brasileiro, ao governo venezuelano em oprimir o seu povo.

  11. Paulo Leone Postado em 13/Mar/2014 às 15:00

    Fala de dignidade para o manifestante, que foi assassinado com um tiro na nuca: quando tentava se afastar do local da manifestação . . . !!! Morto pelas costas !!!

  12. João de Souza Costa Postado em 13/Mar/2014 às 21:20

    USA e seus capachos só querem as ricas reservas de petróleo da Venezuela, por sinal o maior produtor mundial. Agiu bem a Rússia, que corria risco de perder parte de seu arsenal atômico e acesso livre ao Mediterrâneo.

  13. Eduardo Alves Postado em 19/Mar/2014 às 17:29

    O que me assusta e que Maduro e Chavez transformaram ela em um pais de quinta categoria. o Atual presidente manda e desmanda como quer, diz um monte de asneira, mais forcado que propaganda comunista, e ainda tem gente aqui que o defende com unhas e dentes.... Que Deus nao permita que o Brasil fique igual.

  14. Junipero Postado em 19/Mar/2015 às 07:35

    essa é a famosa politica intervencionista norte americana, que vem com planos bem orquestrados para toda a América do sul, e mal se pode saber sobre isso através da mídia brasileira tão grande é a desinformação que ela oferece. O país é praticamente ao lado, mas como ele está no time avesso aos interesses norte-americanos (assim como Russia) mas sabemos sobre a realidade politica do país. Se o Brasil não fosse uma fonte múltipla de recursos naturais diversos e globalizada, que adora ser parasitada pelo resto do mundo dolarizado, e por isso estar sempre em foco na gazeta internacional, entrariam aqui sem as menores satisfações para pegar tudo que querem, petróleo, recursos minerais diversos, (aí, nosso nióbio...), alimentícios, farmacológicos, e matéria-prima diversas. Bom na verdade praticamente já fazem isso? Que necessidade há de se por um lobo numa coleira, se suas patas estão quebradas e ele está cego e surdo? A deturpação é tão grande que vemos brasileiros hostilizados em qualquer lugar do mundo enquanto qualquer um pode entrar aqui, quando, como, porque e onde quiser. há alguns orgulhos nisso claro, como abominar a guerra e acolher gente que sofre, mas a mídia simplesmente ama esse colar elizabetano que conseguiu colocar no pescoço do povo brasileiro. E o povo responde a altura quando Imperialismo Norte americano diz: deita, rola, late. Muito bom, agora aqui seu osso. É o que sobra para o povo brasileiro: osso. E há muita gente que rói abanando o rabo, sentado na frente de uma tv, enquanto assiste futebol e novela.