Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mercado 17/Mar/2014 às 16:32
27
Comentários

Nutricionista da Friboi pede desculpas

Nutricionista do comercial da Friboi pede desculpas à Sociedade Vegetariana Brasileira: "não quis ofender, não escolho a fala da propaganda", afirmou a profissional

tony ramos friboi nutricionista
Tony Ramos contracena com nutricionista em comercial da Friboi (Reprodução)

Entre outubro e novembro de 2013, a Friboi veiculou comercial televisivo em que uma nutricionista afirma que “carne é essencial”. A Sociedade Vegetariana Brasileira então acionou o Conar (Conselho de Autorregulação Publicitária), alegando que o comercial seria “enganoso”.

A SVB acionou ainda o Conselho Regional de Nutrição. Segundo a Sociedade Vegetariana, “inúmeras publicações acadêmicas e e pareceres de instituições como a American Dietetic Association, carne não é ´essencial ´. O que é essencial é proteína, mas esta pode ser obtida (em quantidade adequada) de diversas fontes de origem vegetal”.

Em resposta, a a nutricionista foi questionada e agora enviou à SVB um pedido d desculpas pelo ocorrido. Ao pedir “desculpas pela fala do comercial da Friboi”, a nutricionista Roberta Ferreira alegou: “De maneira nenhuma quis ofender os vegetarianos, o que acontece é que eu não escolho a fala da propaganda”.

Na mensagem, ela disse ainda que estava “muito nervosa em fazer a cena”, que não se atentou ao que estava escrito e que sabe que proteínas também estão presentes em fontes vegetais.

O Conar afirma ter instaurado um processo ético mas, até agora, não publicou nenhum parecer sobre o caso.

CartaCapital

Recomendados para você

Comentários

  1. Adriano Postado em 17/Mar/2014 às 16:52

    Carne é Alimento. E não queremos ser "evangelizados" quem quer come, quem não quer não come!

    • Bruna Postado em 17/Mar/2014 às 19:21

      Claro...quem come carne não quer ser "evangelizado"...mas o vegetarianos devem aturar esse tipo de propaganda enganosa que anuncia que carne é essencial...quando os vegetarianos falam sobre nutrição, são chatos e controladores. Mas quando uma empresa frigorífica mente que carne é essencial, tudo bem.... Se a maioria acredita, não importa se é mentira?

    • Pedro Henrique Postado em 17/Mar/2014 às 19:36

      Discordo profundamente, carne é um cadáver e comer ou não é uma escolha ética. Se você acha que não tem nenhum problema em comer carne não há lei que te impeça. Mas nem toda questão ética se encerra na lei. A reflexão ética é necessária, porque para matar e fazer sofrer um ser que sente dor e tem uma rica experiência da vida apenas em nome de um prazer, há de se ter uma boa justificativa (que eu acredito não existir). Há menos de 150 anos neste país alguém poderia dizer algo muito parecido: "Escravo é Propriedade. E não queremos ser "evangelizados" quem quer tem, quem não quer não tem!".

    • raphael Postado em 17/Mar/2014 às 20:15

      Tem razão. Porém, quando você coloca um especialista numa propaganda, declarando algo que está comprovadamente errado por estudos científicos da própria área em que o mesmo é especialista, trata-se de um incidente grave.

  2. Abreu Postado em 17/Mar/2014 às 17:01

    Churrasco é bom demais, mas não precisa ser Friboi

  3. Pereira Postado em 17/Mar/2014 às 17:15

    qualquer coisa tranformam em polêmica !!! além do vitimismo e coitadismo, agora tão inventado o polemismo. Haja paciência.

    • Vinicius Escano Postado em 17/Mar/2014 às 18:00

      Não há nada de "ismos" nesta atitude da Sociedade Vegetariana, afinal, uma inverdade foi veiculada em um comercial de grande alcance. Existem preconceitos para com o estilo de vida de vegetarianos e vegans, e uma propaganda mentirosa como esta, apenas legitima tais preconceitos. Infelizmente, vivemos em uma sociedade em que opções e estilos de vida menos comuns, são motivos de chacota e/ ou preconceitos e infelizmente, na falta de respeito e bom senso, resta apenas acionar os meios legais para se ter o mínimos de respeito.

      • Ana Maria Postado em 17/Mar/2014 às 18:28

        ia dizer alguma coisa, mas você disse tudo colega! Obrigada por postar um comentário inteligente no meio de tanta besteira.

      • Joaquim Postado em 18/Mar/2014 às 13:59

        Perfeito Vinicius.

      • Alexandre Postado em 18/Mar/2014 às 20:03

        Perfeito o seu comentário. Parabéns!

    • Bruna Postado em 17/Mar/2014 às 19:24

      Concordo com o Vinicius. Além disso, essa propaganda é enganosa, o que é vedado por lei. Essa questão diz respeito também aos direitos dos consumidores de não serem enganados. Essa propaganda me lembrou as antigas propagandas dos cigarros Camel, em que médicos recomendavam fumar Camel. Proteínas são encontradas em diversos alimentos. Proteínas são essenciais, não a carne (considerando que a carne é apenas uma das diversas fontes de proteína). Além disso, há pesquisas que demonstram que o consumo excessivo de carne é prejudicial à saúde.

    • John Postado em 17/Mar/2014 às 20:01

      Uma empresa usa a credencial de um profissional pra veicular uma mentira em rede nacional visando lucro e você acha que reclamar disso é bobagem? Haja paciência….

      • Joaquim Postado em 18/Mar/2014 às 14:00

        Exatamente, John.

  4. Luiz Postado em 17/Mar/2014 às 17:25

    Como é difícil aceitar os novos rumos do mundo. Acabar com pensamentos obtusos é trabalhoso, mas é o caminho certo. Normalmente quem reclama desses novos tempos é quem gosta de repetir preconceitos. Burro ou mal intencionado. Ela é uma profissional, certificada por uma instituição reconhecida e que tem obrigação moral, ética e principalmente LEGAL de se pronunciar corretamente, em acordo com o que estudou. Portanto não é polêmica. Mas o início das mudanças é o mais trabalhoso.

    • Bruna Postado em 17/Mar/2014 às 19:26

      Exatamente. Ela não precisa pedir desculpas por ofender vegetarianos. Ela não ofendeu apenas vegetarianos. Ela ofendeu a inteligência dos consumidores. Carne não é essencial, e ela, como nutricionista, sabe disso. Ela deveria pedir desculpas ao conselho dos nutricionistas, por representar uma nutricionista espalhando desinformação via propaganda.

  5. Dema Postado em 17/Mar/2014 às 17:44

    Credo, esses veganos são uns chatos mesmo.. 90% da população come carne e ponto... E vamos combinar que outras fontes de proteínas não tem o sabor tão agradável quanto ao de um belo churrasco!

    • BrunA Postado em 17/Mar/2014 às 19:29

      Em uma analogia: credo, esses religiosos da umbanda são uns chatos! 90% da população é cristã e ponto....vamos combinar que outras religiões não cristã não tem a mesma importância e não são essenciais a uma vida agradável. Ser cristão é a religião da maioria, portanto vamos dizer que ser cristão é essencial para se ter uma vida boa, e azar que isso seja uma mentira, pois a maioria é cristã mesmo...

    • Sergio Aires Postado em 17/Mar/2014 às 23:18

      Dema, 1) quantidade não é qualidade; 2) Muitos veganos já comeram carne alguma época da vida. Acredite, tem coisa melhor.

  6. Carlos Postado em 17/Mar/2014 às 18:22

    Nunca tinha ouvido falar nessa Sociedade Vegetariana, e a culpa é de vocês, deviam era divulgar as vantagens de ser vegetariano, quais são os benefícios para o corpo e mente, que são muitos. Deviam deixar de bobagens, sabe o que vai acontecer?, depois desse episodio ninguém vai mais ouvir falar de vocês, porque vocês não vão reclamar de mais nada. Então divulguem o vegetarianismo. Só pra lembrar: os mensaleiros vão ser soltos ainda este ano.

    • Bruna Postado em 17/Mar/2014 às 19:32

      Claro! A culpa é da sociedade vegetariana. Por que será que uma sociedade vegetariana, uma associação de pessoas, não faz tanta propaganda nas tvs jornais e revistas como uma indústria gigante da pecuária??? Afinal, os vegetarianos lucram bilhões de reais por ano...o mínimo que eles deveriam fazer é ter mais propagandas do que as pobres empresas pecuárias, que fazem um serviço à comunidade simplesmente porque são boazinhas.

  7. Thiago Teixeira Postado em 17/Mar/2014 às 19:18

    Agora a moça tem que dar satisfações de seu trabalho aos vegetarianos? Não vi repercussão alguma dos comerciais de cerveja onde o babaca abre uma lata e derrama no rio (para refrescar o pensamento dos peixes), ato de pura falta de respeito com o meio ambiente.

    • John Postado em 17/Mar/2014 às 20:08

      Dar satisfação do trabalho dela a toda população, uma vez que ela mentiu e sabe disso. Eu não sou vegetariano e acho que não só ela deve se retratar, como a Friboi deveria ser obrigada a lançar um comercial corrigindo o erro.

  8. Pereira Postado em 18/Mar/2014 às 11:09

    Ué ....mas na TV e nesse site os caras despejam o ódio e o preconceito contra os cristãos e judeus ...e eu não vejo ninguém pedindo desculpas...também não vejo cristãos assumindo o vitimismo e o coitadismo ...como quase todo o mundo que se sente "ofendido" faz.

    • Marcelly Postado em 18/Mar/2014 às 15:10

      kkkkkkkkk...isso foi uma piada neh?..kkkkk preconceitos contra judeus e cristãos???? colocar o dedo na ferida dos erros cristãos não eh preconceito baby..

      • Pereira Postado em 18/Mar/2014 às 16:50

        Assim como ser contra a pratica do homossexualismo também não é . Nunca houve ódio contra judeus no mundo é claro !!! isso sim é piada! digna do daniel gentil aquele. E é claro que ninguém ofende evangélico por aqui tentando imputá-los a pecha de "ignorantes" . Isso sim é piad ade circo.

      • Pereira Postado em 18/Mar/2014 às 16:52

        A diferença é que cristãos e judeus não são covardes,e não se escondem atrás de vitimismos e coitadismos como fazem... essa turminha gay .

  9. Pereira Postado em 18/Mar/2014 às 16:54

    Cristão e judeu não precisa de "pedidinho de desculpinhas" ... quer falar mal fala ...liberdade de expressão menina