Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 05/Mar/2014 às 20:38
4
Comentários

Mujica sobre Chávez: "Vazio difícil de preencher"

José Mujica lamenta ausência de Chávez: “Vazio muito difícil de preencher”. Presidente uruguaio afirmou que Chávez era seu amigo e o classificou como “um homem importante e grande”

mujica chávez
José Mujica e Hugo Chávez (El País)

“Chávez não foi outra coisa que um grande amigo que ajudou em tudo o que pode”, afirmou Mujica ao ressaltar a solidariedade do ex-presidente venezuelano com o Uruguai. Desde que a esquerda chegou ao poder no Uruguai, com a presidência de Tabaré Vázquez (2005-2010), o governo venezuelano liderado por Chávez iniciou um processo de aproximação social, política e econômica que se consolidou com a eleição de Mujica em 2010.

“Ele abriu o mercado para alguns setores da nossa economia, como a indústria de laticínios. Fez o melhor que se poderia pedir”, exemplificou o mandatário uruguaio.

Mujica falou ainda da tristeza pela ausência do amigo venezuelano: “Considero que perdi um amigo. Mais de uma vez o consultei para pedir conselhos, com suas características, com sua fervorosa personalidade e sua alegria de viver. Acredito que na América Latina sentimos muito sua falta”.

mujica-chavez1

Chávez, que presidiu a Venezuela de 1999 a 2013, morreu em decorrência de um câncer há exatamente um ano. O governo venezuelano lembra nesta quarta-feira sua morte com um grande programa de atos que incluem desfile militar e cerimônia no Quartel da Montanha, em Caracas, onde repousam os seus restos mortais.

com Agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Vini Zan Postado em 05/Mar/2014 às 20:55

    Grande Mujica ! Grande Chavez ! E pensar que quando eu era um analfabeto político o criticava e nem sábia o que falava .

  2. Pereira Postado em 06/Mar/2014 às 11:47

    Meu Deus, o retrato da falência da esquerda essa foto. Um conseguiu levar ao caos a venezuela berrando e o outro um "doce velinho" populista que ta levando ao caos o uruguai.

    • Elias Postado em 07/Mar/2014 às 01:21

      7000....

  3. Stefani Postado em 06/Mar/2014 às 22:03

    hahaha boa, Vini Zan "E pensar que quando eu era um analfabeto político o criticava e nem sábia o que falava." Vários por aí...