Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ditadura Militar 21/Mar/2014 às 12:35
5
Comentários

Frei Betto: Marchas da Família com Deus foram financiadas pela CIA

CIA utilizava o padre Patrick Peyton para vir ao Brasil e organizar as Marchas da Família com Deus pela Liberdade que prepararam todo o terreno para o golpe de 1964

frei betto marcha família deus
Frei Betto: CIA financiou Marchas da Família com Deus (Reprodução)

Em entrevista ao portal UOL, Frei Betto, que foi preso e torturado durante a ditadura, conta que as Marchas da Família com Deus pela Liberdade eram patrocinadas pela CIA. Betto conta que na véspera do golpe militar de 1964 a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) estava dividida entre apoiar ou não os militares.

“Em meados de abril de 1964, numa reunião no Rio da qual participei como membro da direção nacional da Ação Católica, houve uma furiosa discussão entre bispos conservadores e progressistas, tendo ganhado o setor conservador. E a CNBB oficialmente apoiou o golpe por ter livrado o Brasil da ameaça comunista”, disse o frei dominicano.

Posteriormente, o religioso revela que o clima de golpe já era alimentado pela CIA a partir do padre Patrick Peyton, “que era o pároco de Hollywood” e que vinha ao Brasil “pago pela CIA para fazer as Marchas da Família com Deus pela Liberdade”. De acordo com Betto, Peyton “promovia grandes mobilizações nesse sentido. Portanto, quando veio o golpe, a igreja agradece a Nossa Senhora da Aparecida ter livrado o Brasil da ameaça comunista”.

Após o AI-5, em 1968, Frei Betto relata que setores da igreja apoiadores do  golpe perderam espaço. “Alguns foram morrendo, outros foram aposentados por razão de idade ou de doença, mas eles foram perdendo a hegemonia da CNBB, que passou para as mãos dos progressistas, que eram críticos contundentes da ditadura e, portanto, defensores dos direitos humanos. Você vê surgir uma igreja progressista, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), das pastorais populares, assumindo uma posição bastante consequente, contundente, contra a ditadura militar”.

Está agendada para este fim de semana, em algumas cidades brasileiras, a reedição da Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

Revista Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Densibaldo Postado em 21/Mar/2014 às 13:12

    Marcha da Família com Deus pela Liberdade pela Ditadura??? mais paradoxal impossível

    • Gabriel Cardoso Postado em 21/Mar/2014 às 15:57

      Depende do que cada um considera liberdade. Os organizadores não consideram uma contradição porque acham que terão, nos militares, o apoio para forçar sobre outros as suas regras morais, como em questões como o homossexualismo ou abortos, por exemplo, visto que o setor militar costuma ser mais conservador e sendo esse um desejo antigo desses grupos religiosos. Eles acham que com a concessão de suas liberdades democráticas para um governo conservador e autoritário, poderão ter a "liberdade" de viver e forçar os outros a viverem da forma que consideram a mais correta. É simples assim. Só espero não ter que explicar o porquê de isso ser um absurdo...

      • Denisbaldo Postado em 22/Mar/2014 às 11:26

        você com certeza não é a pessoa que vai me explicar algo. só repetiu o que eu disse. um paradoxo sem sentido.

  2. leandro Postado em 21/Mar/2014 às 21:00

    os idiotas usam a violência urbana como desculpa para "convocar" os militares... faltaram às aulas de geografia da sexta série, foram os militares nas décadas de 60 e 70 que criaram as favelas, com a superconcentração dos investimentos em SP e RJ e transformaram o brasil nesse país de merda que é... e tem mais... os militares não estão nem aí pra esses idiotas, mas estes imbecis acham que estão jogando do mesmo lado deles rsrs...

  3. john Postado em 22/Mar/2014 às 20:37

    Esse Frei Betto é um merda vermelhinho!!