Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 26/Mar/2014 às 15:38
45
Comentários

Feliciano pode ser preso por crime de preconceito contra religião

Feliciano será investigado por crime de preconceito contra religião. Em culto, deputado “profetizou” o “sepultamento dos pais de santo”; se condenado pela Lei do Crime Racial, pode pegar até três anos de reclusão

marco feliciano pai de santo
Marco Feliciano “profetizou” o “sepultamento dos pais de santo” (Reprodução)

Na última sexta-feira (21) o Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de inquérito para investigar se o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) cometeu o crime de preconceito contra religião. A ação foi movida a partir de um vídeo no qual o pastor diz que no futuro haverá “o sepultamento dos pais do santo” e o “fechamento de terreiros de macumba”.

Na autorização assinada pelo ministro Gilmar Mendes, o magistrado estabelece que a Policia Federal tome depoimento de Feliciano no prazo de 30 dias. Como o parlamentar tem foro privilegiado, ele só pode ser investigado em inquérito comandado pela Procuradoria Geral da República autorizado pelo Supremo.

Leia também: Marco Feliciano ataca católicos: ‘religião morta e fajuta’

O procurador Rodrigo Janot disse que, no vídeo, Marco Feliciano pratica crime previsto no artigo 20 da Lei do Racismo. O texto tipifica como crime de preconceito “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A punição prevista é de um a três anos de prisão e multa.

De acordo com a Procuradoria Geral da República, duas ações foram encaminhadas ao STF contra o deputado do PSC: uma do Ministério Público de São Paulo e outra do MP do Distrito Federal. Consta também um pedido de apuração da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.

A seguir, você pode conferir o vídeo onde Feliciano prevê o “sepultamento dos pais de santos”:

Revista Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Joselito Postado em 26/Mar/2014 às 15:59

    Cara... que vídeo mais louco! Esteticamente uma macumba é muito mais agradável para os olhos e para os ouvidos. Não vi diferença entre o pastor brincando de "pião-bailarina" e uma pombagira baixando num pai de santo. E essa gritaria? totalmente sem noção. Os caras ainda colocam que é só ligar e aproveitar pois vão dar 50% de desconto no curso de pastor! Esses senhores deveriam ser processados por charlatanismo.

    • Sergio Postado em 22/Jun/2015 às 20:55

      Teatro Templo e Mercado Leonildo Silveira de Campos, um ótimo livro para entender esta palhaçada.

    • sidney Postado em 19/Jul/2015 às 22:51

      Quando vc precisar de um conselhinho procura o "exu caveira" que ele te dar. Hipocrisia pura essa idéis de processo.. Sem mais comentários...

  2. Pereira Postado em 26/Mar/2014 às 16:06

    Que bobagem !!! o local de culto é inviolável ! .... se ele fosse condenado em tudo que ja foi acusado acho que o cara ja tinha sido banido do Brasil...ahhh não pode a constituição não deixa banir ninguém do Brasil. Não que eu simpatize com esse daí, acho o cara meio radical demais, mas isso ai é efeito do vitimismo e do coitadismo de alguns grupos.

    • Amanda Marques Postado em 26/Mar/2014 às 16:20

      Com todo meu respeito, mas, Feliciano só continua a dizer essas barbaridades porque pessoas como você continuam a ''passar'' a mão em sua cabeça. Por favor, o cara é um grande ignorante e bota a culpa em sua religião. Todos podemos ver que o mesmo só está interessado em estar se envolvendo em polêmicas, nada mais. Ser religioso não significa ser um idiota, nisso só se transforma quem quer.

      • Amanda Marques Postado em 26/Mar/2014 às 16:24

        Botar a ''culpa'' em sua religião: com coitadismo barato dizendo que não é ignorante, mas que só prega o que sua religião diz.

      • Pereira Postado em 26/Mar/2014 às 16:25

        olha amanda , não acho que o que 70% do que ele diz sejam barbaridades, embora eu acho que ele não usa o direito de falar em momento adequado . Não concordo teologicamente com o que ele diz. Acho a teologia dele é muito fraca ,como diz malafaia ele é adepto do "besterol teológico" que está em moda hoje. O que esse aí diz choca apenas alguns grupos que são adeptos do coitadismo, do contrário naõ daraim a menor pelota pra ele.

      • caroline Postado em 17/Jul/2015 às 08:43

        Pelo visto o Pereira não concorda com a religião que o Feliciano prega mas sim com o besteirol.

    • Sérgio Sales Postado em 26/Mar/2014 às 18:40

      Vitimismo??? Coitadismo??? Então denunciar alguém que prega o fim de uma religião é errado? São posturas como a sua e de Feliciano que possibilitaram que o mundo conhecesse o holocausto e os massacres religiosos do mundo islâmico. Então só devemos tomar uma atitude quando acontecer uma "guerra santa" no Brasil? Combater o preconceito e a estupidez não é coisa de "coitadinho"; é obrigação de quem luta contra o preconceito e, sobretudo, de quem tem um mínimo de respeito e amor ao próximo.

    • Galatico Postado em 27/Mar/2014 às 11:47

      "acho o cara meio radical demais" ??? Acho que vc está assim como ele, no meio do muro !

    • Thamires Postado em 24/Jun/2015 às 00:11

      Vitimismo e coitadismo, colega? Sério que você fecha os olhos para as barbaridades que acontecem com outras religiões brasileiras (como Umbanda) ou não? Terreiros são queimados, criança é apedrejada por ser do Candomblé, santos católicos são quebrados. Sério mesmo que VC acha que é vitimismo?

      • Alexandre Bolfarini Postado em 25/Jun/2015 às 22:59

        O que acho mais deprimente nisso tudo, é que boa parte desses pastores se consideram livres de qualquer origem africana, porque a repudiam. Esse mesmo Marcos Infeliciano sugeriu, certa vez, que os africanos sofrem porque o povo negro está condenado cf, consta do velho testamento, o que explicaria a pobreza na África negra e no Haiti. Tamanho absurdo soa tragicômico visto sair da boca de um cara que, claramente, tem sangue africano. Trata-se, em suma, de um perfeito idiota, que desconhece o básico das tradições religiosas genuínas e que, mais do que um fundamentalista, é um oportunista, por fazer a cabeça de pessoas psicologicamente frágeis e socialmente desassistidas. A saída pra isso, é, sempre, a educação de qualidade, universal e pública.

    • caroline Postado em 17/Jul/2015 às 08:41

      Nossa, quanta besteira. Então as pessoas falam o que bem entendem e fica tudo certo?

    • Gislaine Postado em 27/May/2016 às 01:46

      O que é vitimismo pra você? Alguém defender o direito de manter o direito de confessar sua fé é vitimismo? E não há teologia nas confissões neopentecostais. Há fundamentalismo! Teologia faz exegese e hermenêutica do Texto Sagrado e dos dogmas e doutrina de uma religião nas perspectivas da filosofia, sociologia, antropologia, história, economia, política, ética... Esses caras fazem curso de teologia de banco de igreja e dizem que são teólogos... Aí eu fico pensando pra que eu estudei tanto? Afff !

  3. Samuel Postado em 26/Mar/2014 às 16:32

    A inviolabilidade do local de culto é constitucional, mas não é um direito absoluto. Não pode ser usada como escudo para praticar crimes. A melhor interpretação para a inviolabilidade do local de culto é que deve ser garantido o exercício da crença, desde que esta não colida com a lei.

    • Paulo Marin Postado em 28/Mar/2014 às 11:50

      Se a constituicao nao for absoluta o que será entao.

  4. Pinheiro Neto Postado em 26/Mar/2014 às 17:46

    Há altos elementos de animismo e mistificação nesses ditos cultos. Elementos esses presentes em cultos de umbanda e candomblé. Acho que eles são mais parecidos do que gostariam. E o preconceito do dito cujo é insofismável. Pra ele a lei.

  5. carlos regianldo pereira Postado em 26/Mar/2014 às 17:53

    que se cumpra a lei em seu rigores

  6. Thiago Teixeira Postado em 26/Mar/2014 às 17:54

    Ele é do PT? Então esquece cadeia ou maiores repercussão.

    • Daniel Postado em 27/Mar/2014 às 11:13

      Você sabe o tamanho da merda que você falou?

      • Thiago Teixeira Postado em 29/Mar/2014 às 13:02

        Que político que fez compras de voto foi preso nesse país? Ou você acha que só o Genoíno fez isso?

  7. Thiago Teixeira Postado em 26/Mar/2014 às 18:01

    Engraçado, aqui no Mato Grosso a principal notícia é a prisão do vereador de Cuiabá, que também foi presidente da câmara, acusado de fraudes em licitação. Toda a mídia enfatiza "VEREADOR DE CUIABÁ", VEREADOR EMANUEL". Mas nenhuma delas cita o nome do partido do vagabundo. Agora descobri que ele é do PSD. E se fosse do PT? A chamada seria outro e com direito a destaque no Jornal Nacional de cada emissora: "VEREADOR DO PT", "POLÍTICO DO PT", "EX-TESOUREIRO DO COMITE DE CAMPANHA DE CUIABÁ DA PRESIDENTE DILMA", "MAIS UM CORRUPTO PRESO, O VEREADOR DO PT EMANUEL ...".

    • João B Postado em 27/Mar/2014 às 00:00

      Ótima colocação, para os metidos a intelectuais agora a moda é falar que todos os males são causados (e criados) pelo PT, você tem o direito a falar a merda que quiser, desde que possua ofensas ao partido e seus integrantes, que daí você é recebido sob chuva de aplausos Só não enxerga quem não quer, a diferença entre PT e PSDB é quase nula, não existe direita ou esquerda, existe é um conjunto de partidos e pessoas prontos pra roubar nossos dinheiros, isto por quê somos coniventes em nossas pequenas práticas do dia-a-dia, em que percebe-se que 90% das pessoas ao seu lado fariam o mesmo se ocupassem o poder.

  8. David Postado em 26/Mar/2014 às 19:34

    Ele pode ofender quem quiser e vive falando besteira porque sabe que não vai dar nada. A bancada evangélica garante isso.

  9. Diego Postado em 26/Mar/2014 às 20:25

    A religião dele não lhe dá direito de atropelar a Constituição Federal, nem o Código Penal. Que a Lei se cumpra.

  10. Carlos Santos Postado em 26/Mar/2014 às 20:35

    Muito bem doutor Gilmar! Agora faça o favor fazer andar aí no supremo o recurso contra a decisão do STJ que anulou a investigação que a PF fez sobre um certo BANQUEIRO, antes que os crimes de que ele é acusado prescreva! http://bit.ly/1kHEOeQ

  11. marcos gouvea Postado em 26/Mar/2014 às 21:15

    Besteira...

  12. Emiliano Adson Postado em 26/Mar/2014 às 21:41

    Não existe supremo que toque nesse homem,porque O Deus Todo poderoso tem negócio com ele!

    • Júnior Brasil Postado em 28/Mar/2014 às 01:57

      Nunca vi um filho de Satanás ter proteção divina...

  13. Pereira Postado em 27/Mar/2014 às 08:52

    Então quer dizer que se o cara dento do local de culto disser que homossexualismo é pecado ,,,cadeia !!! é isso ???? que ignorância retumbante!!!!

    • ralfs Postado em 28/Mar/2014 às 00:45

      deveria

    • Slash Postado em 21/Apr/2014 às 10:38

      Se dissessem que é apenas pecado, não teríamos esse problema. O que ferra mesmo é abominar pessoas por práticas e escolhas pessoais. É pregar que elas não devem ter direitos regulamentados pelo estado. E tem gente que faz isso sim. Com base no Velho Testamento, diga-se de passagem. Agora pq não usam o Novo Testamento, que apenas diz que homosexuais não herdaram o reino do céu? Pq no fundo, esse radicalismo religioso quer promover e praticar segregação na sociedade. E ISSO SIM, deveria ser crime.

  14. eu daqui Postado em 27/Mar/2014 às 09:42

    TUDO FARINHA DO MEMSO SACO. Toda religião tem servido historica e histericamente como ferramenta de dominação.

  15. Alberto Postado em 27/Mar/2014 às 10:28

    A culpa não é da RELIGIÃO, assim como naPOLÍTICA, pessoas más usam a religião para conseguir poder. Temos problemas em todos os campos, ciência, política, cultura, etc... Nada aqui está bom ainda, mas vem melhorando muito.

    • Slash Postado em 21/Apr/2014 às 10:39

      Embora o Velho Testamento promova segregação, machismo, preconceito e outras coisas ruins neh? Religião é parcialmente responsável, por nunca ter corrigido coisas como essas. Mas as pessoas tb são. Afinal, eles tem o Novo Testamento que trata dessas questões de uma forma mais branda, mas cadê que alguém o usa?

  16. leandro Postado em 27/Mar/2014 às 23:00

    Olha pessoal... vou falar uma coisa pra vocês... sei que corro o risco de ser atacado por esquerdistas/ateus com ódio pois sou religioso e vou chamar atenção pra uma coisa no vídeo... mas vamos lá.. Esse Feliciano aí... que é um bom dum picareta, nesse vídeo, ESTÁ COM 100% DE CERTEZA INCORPORANDO UMA ENTIDADE, eu conheço isso de longa data, já vi, em terreiros de candomblé, a língua embola e ele fala um idioma estranho, fecha os olhos e sai girando, igualzinho a num terreiro! Já ví pomba gira mais discreta! rsrsrs... Já passou da hora do governo enquadrar esses marginais, estelionato entre outras acusações caía direitinho, só falta coragem. Quanto aos posicionamentos dele sobre homosexualismo... não são OPINIÕES dele, nem do papa, nem dos islâmicos, nem do dalai lama etc... não se trata de opinião, é uma "verdade" ou "dogma" religioso, não é "opcional"... mas infelizmente a abordagem desses líderes religiosos acaba mais afastando os homosexuais do que chamando eles pra perto da igreja... pra que possam se libertar desse mal. E não se trata apenas de escrituras, o buraco é bem mais embaixo... Ok, que comecem os ataques ateístas/esquerdistas... PS: Sou eleitor do PT (é sério), peguem leve!

    • daniel Postado em 28/Mar/2014 às 15:25

      vai se converte a jesus todos querem ser sabio mas nao conhece a jesus que e o principio da sabedoria a maioria nao sebe nada nuca provou o que e ser de jesus e so fala bosta

    • Thiago Teixeira Postado em 29/Mar/2014 às 13:08

      Uma coisa você tem razão e o José Ferreira também comentou: Dentro de um culto religioso deve haver liberdade. Tanto é que existe leis que permite fumar ou queimar incensos em lugar fechados somente na prática religiosa. Como o líder religioso vai lidar com a questão homossexual cabe a ele.

  17. Hollan Jr Postado em 28/Mar/2014 às 07:36

    Este Feliciano é um lixo!

  18. francis Postado em 28/Mar/2014 às 11:09

    Esses caras são patéticos

  19. rubens Postado em 29/Mar/2014 às 10:12

    O local de público é inviolável. O que ele disse foi dentro de um templo da religião dele. Pais de santo, Espíritas, Católicos e qualquer outra religião podem expressar suas opiniões dentro de suas liturgias e cultos do jeito que quiserem. Se formos gravar o que muitos padres têm dito nas missas, então a Igreja Católica vai fechar de tanto processo. As minorias precisam ser ouvidas, mas também devem ser criticadas como qualquer outro grupo. Isso não vai dar em nada. No meio dos protestantes, para quem os conhece, é comum esse negócio de decretar isso, determinar aquilo, profetizar isso... Vamos arranjar o que fazer!!!

  20. Roger Postado em 29/Mar/2014 às 12:43

    Os comentários são tão aloprados quanto o Feliciasno. Quanto à tosquice de ficar falando que os outros são adeptos do coitadismo, lembremos o que Hitler, quando obteve o poder, fez com os coitados do judeus, ciganos, negros, comunistas, etc. Vai deixando o zé-ruela falar! Depois aguenta as consequências.

  21. joelson Postado em 26/Jun/2015 às 19:22

    Enquanto atacarem essa ou aquela religião, defenderem essa ou aquela religião e esquecerem de defender que todos devem ter os mesmos direitos e o dever de respeitar os direitos dos outros, a unica coisa que vai existir, é a "bruxa" da vez.

  22. Ronaldo Postado em 22/Jul/2015 às 10:25

    Farsante! Tem que ser punido! Estelionato religioso! Preconceito!

  23. Marco Sousa Postado em 02/Jul/2016 às 00:42

    Pode é????. Na verdade, já deveria ter sido preso!.