Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ditadura Militar 31/Mar/2014 às 17:28
23
Comentários

Empresários que apoiaram golpe de 64 ficaram milionários com dinheiro público

Empresários que apoiaram o golpe de 64 construíram grandes fortunas com dinheiro público. Pesquisador afirma que no golpe dos empresários, a “mais beneficiada foi a Globo”

roberto marinho acm ditadura brasil

Com mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo sobre os empresários e o golpe de 64 e em fase de conclusão do doutorado sobre os empresários e a Constituição de 1988, o professor Fabio Venturini esmiuçou os detalhes de “como a economia nacional foi colocada em função das grandes corporações nacionais, ligadas às corporações internacionais e o Estado funcionando como grande financiador e impulsionador deste desenvolvimento, desviando de forma legalizada — com leis feitas para isso — o dinheiro público para a atividade empresarial privada”.

Segundo o pesquisador, é isto o que nos afeta ainda hoje, pois os empresários conseguiram emplacar a continuidade das vantagens na Carta de 88.

Venturini cita uma série de empresários que se deram muito bem durante a ditadura militar, como o banqueiro Ângelo Calmon de Sá (ligado a Antonio Carlos Magalhães) e Paulo Maluf (empresário que foi prefeito biônico, ou seja, sem votos, de São Paulo).

Na outra ponta, apenas dois empresários se deram muito mal com o golpe de 64: Mário Wallace Simonsen, um dos maiores exportadores de café, dono da Panair e da TV Excelsior; e Fernando Gasparian. Ambos eram nacionalistas e legalistas. A Excelsior foi a única emissora que chamou a “Revolução” dos militares de “golpe” em seu principal telejornal.

Sobre as vantagens dadas aos empresários: além da repressão desarticular o sindicalismo, com intervenções, prisões e cassações, beneficiou grupos como o Ultra, de Henning Albert Boilesen, alargando prazo para pagamento de matéria prima ou recolhimento de impostos, o que equivalia a fazer um empréstimo sem juros, além de outras vantagens. Boilesen foi um dos que fizeram caixa para a tortura, e comparecia pessoalmente ao Doi-CODI para assistir a sessões de tortura. Foi justiçado por guerrilheiros.

Outros empresários estiveram na mira da resistência, como Octávio Frias de Oliveira, do Grupo Folha, que apoiou o golpe. O que motivou o desejo da guerrilha de justiçar Frias foi o fato de que o Grupo Folha emprestou viaturas de distribuição de jornal para campanas da Operação Bandeirante (a Ultragás, do Grupo Ultra, fez o mesmo com seus caminhões de distribuição de gás). Mais tarde, a Folha entregou um de seus jornais, a Folha da Tarde, à repressão.

“Se uma empresa foi beneficiada pela ditadura, a mais beneficiada foi a Globo, porque isso não acabou com a ditadura. Roberto Marinho participou da articulação do golpe, fez doações para o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ipes, que organizou o golpe). O jornal O Globo deu apoio durante o golpe. Em 65, o presente, a contrapartida foi a concessão dos canais de TV, TV Globo, Canal 4 do Rio de Janeiro e Canal 5 São Paulo”, diz Fabio Venturini.

Ainda segundo o pesquisador, “na década de 70 a estrutura de telecomunicações era praticamente inexistente no Brasil e foi totalmente montada com dinheiro estatal, possibilitando entre outras coisas ter o primeiro telejornal que abrangesse todo o território nacional, que foi o Jornal Nacional, que só foi possível transmitir nacionalmente por causa da estrutura construída com dinheiro estatal. Do ponto-de-vista empresarial, sem considerar o conteúdo, a Globo foi a que mais lucrou”.

“A Globo foi pensada como líder de um aparato de comunicação para ser uma espécie de BBC no Brasil. A BBC atende ao interesse público. No Brasil foi montada uma empresa privada, de interesse privado, para ser porta-voz governamental. Se a BBC era para fiscalizar o Estado, a Globo foi montada para evitar a fiscalização do Estado. Tudo isso tem a contrapartida, uma empresa altamente lucrativa, que se tornou uma das maiores do mundo (no ramo).”

Venturini também fala do papel de Victor Civita, do Grupo Abril, que “tinha simpatia pela ordem” e usou suas revistas segmentadas para fazer a cabeça de empresários, embora não tenha conspirado.

Continue lendo em: Viomundo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Abreu Postado em 01/Apr/2014 às 11:08

    Judas Iscariotes vaga pelo mundo até hoje, e as 30 moedas de prata valem do mesmo jeito, de tempos em tempos vemos irmão traindo irmão por elas....agora uma coisa é crime de pessoas físicas onde a lei de anistia abraçou, outra é crimes de pessoas jurídicas, se for provado o que a matéria diz, estas teriam que devolver o que foi ilegalmente ou por formas pouco legais,aos cofres públicos.

    • ellysson Postado em 08/Mar/2016 às 23:25

      creio que esse professor deveria ter dito a verdade, afirmando que a elite brasileira queria salvaguardar o estado de direito, estado democrático esse conseguido a duras penas pelos militares, apoiado pela grande maioria do povo brasileiro. Vale salientar que o pedido de intervençao e posterior formação de um governo militar , foi pedido pelo próprio povo. não podemos desconsiderar que a ditadura militar nasceu do anseio do povo brasileiro de ter uma vida digna, longe do comunismo. Nesse periodo foram feitas as maiores obras que esse país ja viu, que impulsionaram o crescimento econômico e a integração do território nacional. Vale lembrar que nesse período, a educação foi supervalorizada, sendo que no atual governo comunista, o sistema educacional vem sendo levado a bancarrotas e a completa falência, dada a falta de investimentos corretos e a doutrinação marxista-leninista pseudo -trabalhista

      • Samuel Cruz Postado em 12/Apr/2016 às 17:12

        Você estava indo muito bem até chegar na parte 'sendo que no atual governo comunista, o sistema educacional vem sendo levado a bancarrotas e a completa falência' acreditas mesmo nisso? Comparando os últimos 25 anos é isso que você percebe? FHC gosta de Educar? SP gosta de bater em professor, Paraná também.

  2. fernando tranquilini Postado em 01/Apr/2014 às 18:33

    Isso não ocorre em todos os governos? ou esqueceremos do Lulinha? sou contra a ditadura mas a corrupção continua presente e não vejo esse site a questionando...

    • Tchekowski Postado em 02/Apr/2014 às 10:48

      O quê tem o Lulinha? Chegou ao poder através de golpe? Distribuiu redes de TV para seus parceiros? É o culpado pela corrupção no Brasil?

      • Lilian Postado em 10/May/2016 às 15:17

        AH! É culpado sim. Alguem acredita ainda que ele nunca soube de nada, de mensalão, de petróleo! E de onde vem sua fortuna? Do trabalho é que não foi visto que ele nunca trabalhou. E de onde vem a fortuna dos filhos? Do trabalho? Só cego não enxerga isso. Eu sou apartidária. Mas sou Brasileira e minha bandeira é verde amarelo.

    • lucy ribeiro Postado em 02/Nov/2014 às 08:31

      Que que tem o Lulinha??? que falta de argumento!

      • eliezer lopes dos passos Postado em 02/Nov/2014 às 11:07

        Argumente,então, Dona Lucy Ribeiro, "Que tem 0 LULINHA?"

      • Julio Postado em 05/Jun/2015 às 10:04

        hhahah povo continua achando que o Lulinha é dono da Friboi, do avião e etc É tão simples fazer uma pesquisa na internet pra comprovar, mas não, deve ser divertido fazer papel de idiota por aí

  3. José Junot Duarte Postado em 18/Apr/2014 às 18:05

    Dane-se o comunismo, e que queimem no fogo inferno: Che Guevara, Lenin, Stalin,Marx,Mao Tse e outros lixos do gênero.Queremos liberdade em nosso país e não essa ideologia de governo controlar a propriedade privada.Que publiuem meu email:[email protected]

    • lucy ribeiro Postado em 02/Nov/2014 às 08:35

      Eita Zé burro!! quem está controlando a sua "propriedade privada"? pelo contrário, está dando propriedade privada para os que não as tem!!!

      • Maria Salete Silva Postado em 29/Dec/2014 às 00:50

        Parabéns Lucy! É incrível ! Como é possível que pessoas com formação de nível Superior, fiquem a engolir tanta abobrinha dos fascistas eternos, e como papagaios fiquem a repetir surrados refrões de 64: que o Brasil está caminhando p/o Comunismo, que já viramos uma ditadura do proletariado, que a Imprensa vive amordaçada e outras bobagens, asneiras! Esse povo não sabe o que realmente seja o COMUNISMO, inclusive para se dar conta de que em nosso PLANETA, ainda não foi devidamente estabelecido esse SISTEMA de governo! Isso porque, a HUMANIDADE não ainda condições MORAIS para estabelecer em nossas sociedades esse que seria MODUS VIVENDIS por EXCELÊNCIA, pois implica apenas em que todos tenham direito e oportunidade de ter uma vida digna, sendo que a riqueza jamais pode gerar a miséria a pobreza, sendo mantida num equilíbrio, de sorte que seu patamar nunca propiciaria o surgimento das desigualdades acachapantes, letais, pela divisão injusta da mesma! De repente o brasileiro resolveu deixar cair a máscara, e mostrar o quanto lhe é cara ainda a saudosa CASA GRANDE, em que a caridosa SINHÁ, faz coisas altamente cristãs, com agradinhos nas épocas propícias, garantindo assim a reconhecida fidelidade de um povo que se diz temente a Deus e que pobreza é filha dileta desse Ser Criador. Entonces, comunista deve ser banido, execrado, porque é ateu, mata criancinhas, invade e se apropria da propriedade privada! Então, loas ao cavaleiro da Justiça, defensor das tradições da Família e dos bons costumes!.... Esse cara deve rir muito com seus fâmulos, da sandice, da ignorância dessa nossa gente que sabe da HISTÓRIA BRASILEIRA, através da GLOBO e ponto final!

    • Alex Postado em 02/Nov/2014 às 09:43

      liberdade também é eu poder ter essa ideologia que você questiona. Não lhe questiono poder acreditar em Adam Smith, Malthus, Stuart Mill,Von Mises, Friedman,Hayek, entre outros (para ficar apenas no campo da economia) ao defender a sua amada propriedade privada, aliás conquistada com o nosso suor de trabalhador brasileiro. Sim eu também sou trabalhador e eu também sou brasileiro.

    • Zemauro Postado em 01/Mar/2015 às 00:56

      Onde o PT é comunista ou cara pálida? mais um sem argumento!!!

    • Consuelo Fernanda. Postado em 07/Mar/2016 às 02:22

      Minhas propriedades privadas não estão sendo controladas. Acho que vc sim, esta sendo controlado por meio de comunicações on line que não têm compromisso com a verdade. Uma aulinha de história para vc se situar. O PT foi criado por intelectuais, padres e trabalhadores, incluindo profissionais liberais e empresários. Como o PT pode ser comunista se a maior parte de seus fundadores eram padres.

    • Consuelo Fernanda. Postado em 07/Mar/2016 às 02:22

      Minhas propriedades privadas não estão sendo controladas. Acho que vc sim, esta sendo controlado por meio de comunicações on line que não têm compromisso com a verdade. Uma aulinha de história para vc se situar. O PT foi criado por intelectuais, padres e trabalhadores, incluindo profissionais liberais e empresários. Como o PT pode ser comunista se a maior parte de seus fundadores eram padres.

  4. Cristina Rizzini Postado em 31/Oct/2014 às 00:13

    José.... "Comunismo" José??? Esse povo não pára de passar vegonha não??? Afff Que gente ridícula esses zé povinho que nem sabem o que é comunismo. BURROS

  5. mary Postado em 14/Nov/2014 às 09:18

    Pessoal estas pessoas são analfabetas funcionais e que não articulam um diálogo profundo e coerente Ouviram alguma palavra de ordem em algum lugar e agora a repetem,repetem, repetem. ...Não teem consistência nenhuma ! A melhor definição pra eles é: geração do copia e cola e compartilha. Um Zé Mane lá atrás falou uma bobagem qualquer e este povo , que tem conhecimento de política da profundidade de um copo de água( quase vazio) fica compartilhando. Kkkkk A melhor tática é deixar que se afoguem na sua mediocridade e boçalidade pois eles ficam ladrando e a nossa caravana vai passando...

  6. L. Souza Postado em 11/Dec/2014 às 10:09

    O pior é ver a família Marinho apodrecendo a nossa sociedade para se manter no poder. Manipulam o funcionamento de milhões de brasileiros, através de seus fantoches, como Luciano Huck, Faustão e Xuxa, esses tristemente iludidos por recompensas financeiras que os fazem crescer material mas não moralmente . Juntos, eles se empenham em atrair multidões com programas de entretenimento vazios, ou, o que é pior, impregnados de preconceitos com mulheres, anões e gordos ou recheados de violência disfarçada de comédia, com pessoas recebendo punições truculentas e pegadinhas perigosas com crianças e animais. O povo, então, na falta de opção assiste a esses absurdos interiorizando-os e levando para suas próprias relações. Além de provocar essa lavagem cerebral, os mecanismos midiáticos de manutenção do Ibope mantem seus telespectadores presos à esse pacote de deterioramento mental durante duas, três, quatro horas ou mais, impedindo a diversidade da informação.

  7. Luiz Parussolo Postado em 20/Feb/2015 às 18:39

    Ao Dr. Fabio Venturini e demais hóspedes do território brasileiro: O pessoal do presente não sofrem de cognição e por isso podem descansadamente ficar brincando de bárbaros e zumbis, eu li e você não; estou no ápice da pirâmide parasitária e você ainda é hospedeiro meu e parasita da massa. Os cognitivos não possuem essas oportunidades os homens cognitivos pelo contrário sofriam muito porque a cognição e a sabedoria inflavam-lhes o espírito dos quais eles eram portadores e com isso pressionava os órgãos e o tórax ,como querendo libertar-se, e aí criavam, produziam, amavam, criam, pelo excesso de inspiração. Pobres diabos geniais pelo preço que pagam terem nascidos metafísicos Tendo isso em conta retruquei num site sobre a realidade que percebo atualmente em minhas reminiscências da experiência vivida: Será que a Constituição verdadeira não seria a de 1891, dado o período ainda colonial e imperial e consubstanciar os ideais da constituição americana. Eu, particularmente, tendo em conta ter sido uma constituição política e elaborada por eruditos e político. Não elaborada por cognitivos e a sustentação de todos os princípios da verdadeira ciência jurídica,.enterrada há várias décadas. Os elaboradores da constituição, em minha ridícula opinião, não servem, ou serviriam para lamber os calcanhares daqueles após a retirada da botina cinco dias depois de uma imensa caminhada, sem ao menos ter a oportunidade de um banho em algum manancial. Até acredito que nem para fazer uma gostosa em seus órgãos libidinais utilizando os dedos maiores em cruz como suporte, para não os agredir, servem ou serviriam, nas mesmas condições acima. Acho que só uma intervenção militar temporária e com estado de sítio poderá limpar os Três Poderes, as instituições, as atividades e a sociedade. Se precisar, matando. Os militantes do direito e da prática judiciária têm interesse no impeachment da Presidente Dilma. Acredito que seja em defesa dos cartéis e quadrilhas e das regalias proporcionadas para mais de 80% dos praticantes, indubitavelmente estéreis e entre esses muitos picaretas e destituídos de um mínimo sequer de razão e sabedoria e que infestaram até a magistratura, lugar de conhecedores e sábios e não de eruditos, não querendo perder o osso contra o território brasileiro e a sociedade vitimas pela estrutura que passou a viger a partir de 1995, onde os burocratas da área jurídica passaram a parasitar e construir seu mundo dentro dos Três Poderes e Instituições. Daí, quererem o impeachment da Presidente para contemplar o Michel Temer, São Ivo e São Justiniano do império burguês e burocrático funcional que impõe sua arbitrariedade néscia sobre o país. O Temer e o PMDB são as escórias bem escolhidas para perpetuação dessa dinastia predatória. Os verdadeiros senhores das ciências jurídicas e da razão, perdoem-me porque não fazem parte das alusões acima.

    • Luiz Parussolo Postado em 20/Feb/2015 às 18:53

      Coisa maravilhosa, gente, é a evolução humana. No Brasil, por exemplo, a partir de 1985 fomos absolvidos de criar e produzir individual e coletivamente. Até a verdade, porque tudo está no processador interno de cada um. Imaginem daqui a 100 anos que paraíso deverá ser.

    • Zemauro Postado em 01/Mar/2015 às 01:20

      Caro Luiz eu compartilhei seu magistral texto, espero contar com vossa compreensão...

    • antonio lourival alves de Postado em 07/Apr/2016 às 21:08

      Perfeito,esse comentário é 100,parabéns!