Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mundo 06/Mar/2014 às 15:34
4
Comentários

Crimeia aprova adesão à Rússia

Parlamento da Crimeia vota por adesão à Rússia e agrava crise na Ucrânia. Marinha dos EUA anuncia envio de destróier com mísseis de controle remoto

crimeia rússia ucrânia
Adesão à Rússia tem apoio da população da Crimeia (AP)

O Parlamento da Crimeia aprovou na quinta-feira a adesão da região à Rússia, e o governo local, apoiado por Moscou, marcou um referendo sobre o tema para dentro de dez dias, numa dramática escalada da crise na península ucraniana do mar Negro.

A repentina aceleração das manobras para colocar formalmente a Crimeia sob o controle russo ocorre enquanto os líderes da União Europeia se reúnem para uma cúpula emergencial, buscando formas de pressionar a Rússia a recuar e aceitar a mediação.

A Crimeia, no sudeste da Ucrânia, tem população de maioria étnica russa, e na prática foi ocupada por forças russas. Segundo a agência russa de notícias RIA, o Parlamento regional aprovou por unanimidade “a entrada na Federação Russa, com os direitos de um súdito da Federação Russa”.

O vice-premiê regional disse que o referendo sobre o status da região acontecerá em 16 de março.

Diplomatas dizem que esse anúncio provavelmente não foi feito sem o aval do presidente russo, Vladimir Putin, numa situação que eleva o tom do mais sério conflito leste-oeste desde o fim da Guerra Fria.

Os líderes da UE parecem inclinados a alertar a Rússia por sua intervenção militar na Ucrânia, mas sem impor sanções a Moscou. Não está imediatamente claro qual será o impacto das decisões na Crimeia.

Ao chegar para a cúpula, o presidente da França, François Hollande, disse a jornalistas que “haverá a mais forte pressão possível sobre a Rússia para começar a reduzir a tensão, e dentro da pressão há, evidentemente, o eventual recurso a sanções”.

Durante discussões na quarta-feira em Paris, o chanceler russo, Sergei Lavrov, se recusou -apesar da pressão dos EUA e da UE- a se reunir com seu novo homólogo ucraniano ou iniciar um “grupo de contato” para buscar uma solução para a crise. Os dois ministros voltarão a se encontrar novamente na quinta-feira em Roma.

Ofensiva dos EUA

A Marinha dos EUA enviou um destroier equipado com mísseis para o Mar Negro, para “exercícios de rotina”. A medida eleva as tensões na região da península da Crimeia, pertencente à Ucrânia e onde a Rússia tem uma importante base naval.

Segundo o comunicado da Marinha, o destroier USS Truxtun deixou o porto da Baía Souda, na Grécia, para fazer exercícios conjuntos de treinamento com forças navais da Romênia e da Bulgária. “Enquanto estiver no Mar Negro, o navio vai conduzir uma visita a porto e exercícios de rotina previamente planejados com aliados e parceiros na região”, diz o comunicado, que insiste que a missão “foi marcada com bastante antecedência da partida dele dos EUA”.

O USS Truxton é parte do grupo de ataque liderado pelo porta-aviões George HW Bush, vinculado à 6ª Frota da Marinha dos EUA, que atua no Mediterrâneo. O único navio de guerra norte-americano atualmente no mar Negro é a fragata USS Taylor, que está em reparos no porto de Samsun, na Turquia, depois de ter encalhado no mês passado.

Reuters

Recomendados para você

Comentários

  1. Elias Postado em 07/Mar/2014 às 01:00

    https://www.youtube.com/watch?v=Om-uji3bKq0 Um bom vídeo.

  2. Paulo Galliac Postado em 07/Mar/2014 às 13:39

    Este vídeo postado é uma das coisas mais patéticas e ridículas coisa de olavette que adora misturar alho com bugalhos. Achar que socialistas, comunistas e afins são iguais à extrema direita ou é piada ou burrice. Coisa de imbecil que nunca estudou a História direito ou faltou nas aulas. Desde quando esquerdistas são racistas seu esquizofrênico? Desde quando pregam raça superior em sua ideologia? Pirou? Muito provável que Olavo de Carvalho é o seu patrono ideológico. A propósito ele é “comuna fascista” (como muitas olavettes dizem) sendo seu "mentor" um fascista enrustido adora o General Francisco Franco (fascista da Espanha). Olavo e seus seguidores são caso de manicômio. Perda de tempo discutir com vocês que idolatram um cara que vê esquerdismo em tudo. Um cara que acha que a Pepsi é feita de embriões, acha que terra não gira em torno do sol, ele tenta questionar e ridicularizar Isaac Newton sem base científica para tal e outros cientistas renomados. Enfim insanidade e teorias da conspiração em nível máximo. E para a sua informação a Rússia de hoje é capitalista jumento. A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) acabou em 1991. http://www.olavodecarvalho.org/semana/120117dc.html

    • Collides Postado em 19/Mar/2014 às 13:17

      BOOOOOOOOOOOOOOA !!!

  3. Paulo Galliac Postado em 07/Mar/2014 às 14:25

    Olha aqui no endereço do site abaixo os crimes de guerra da ditadura do General Francisco Franco. O ser grotesco de "uma idoneidade pessoal exemplar " de acordo com a mente doente de Olavo de Carvalho: http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2002/not20021022p50036.htm