Redação Pragmatismo
Compartilhar
Internet 07/Mar/2014 às 17:43
20
Comentários

Células Anonymous rompem com o AnonymousBrasil

Divergentes acusam grupo AnonymousBrasil de desfigurar o ideário original ao se aliar a grupos conservadores e demagogos de “combate à corrupção”

anonymousbrasil direita conservadora
AnonymousBrasil é acusado de deturpar ideais originários do grupo (Reprodução)

Em manifesto publicado no dia 3 de março (segunda-feira), o Anonymous Curitiba declarou rompimento com o Anoymous Brasil, comunidade com mais de um milhão de seguidores. Entre os principais motivos estaria um suposto desvirtuamento da ideia originária do Anon (diminutivo para Anonymous), que é apartidário, antiliberal, contrário ao sistema representativo e a favor do participativo. Outra questão é que a célula em questão se aliou a grupos conservadores de “combate à corrupção”.

No manifesto, os integrantes da célula curitibana afirmam que um “grupo que reproduz noticias da grande mídia não pode ser levado a sério” e que apenas “se reproduz e cospe o senso comum”. Outro fator que pesou no rompimento é que, segundo os integrantes do Anon Curitiba, a página do Anonymous Brasil virou “mais um movimento contra a corrupção”, o que contraria o ideário do grupo, que não luta contra a corrupção partidária ou individual, já que estes problemas estariam atrelados a uma questão sistêmica muito mais profunda do que o senso comum prega, de acordo com o ideário.

“Isso quer dizer que nós não repudiamos a corrupção do poder público? Não, de forma alguma. Só entendemos que ‘corrupção’ é um conceito muito vago, além de ser apenas um reflexo de um problema que é muito maior”, diz a nota do Anonymous Curitiba. Na sequência eles atentam que “Anonymous é a hiperdemocracia, tecnocracia e total liberdade de expressão” e chamam a atenção para o fato de que a página Anon BR não faz nenhum destes debates.

Eles também explicam a relação do Anonymous com o sistema democrático e fazem críticas por conta da página do Anon BR apenas criticar o PT. “Não acreditamos no sistema representativo, então, pouco importa qual partido está no poder, ele não nos representa. É importante deixar claro que apartidarismo não é apenas não militar por partido algum, mas também é não militar contra um partido específico. Logo, podemos desconfiar do apartidarismo de algumas páginas apoiadas pela Anonymous Br4sil”, critica o manifesto.

A nota de repúdio também é assinada pelo Anonymous FUEL Br, que complementa, em sua página do Facebook: “Na verdade, a FUEL teve início como célula justamente em função desse problema. Para quem não sabe ou não se lembra, mais da metade de nossos membros “fundadores” se retirou da AnonymousBrasil (a.k.a. TV Globinho) por entender que aquele espaço era corrompido e realizava um contra-serviço para a Ideia”.

Revista Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Crioulo Postado em 07/Mar/2014 às 19:48

    É bem isso mesmo, o AnonymousBrasil é uma direita disfarçada. Eles postam umas matérias bem reacionárias e sempre tomam muito cuidado pra não deixar claro seu posicionamento político. Quando começaram as manifestações fascistas na Venezuela, publicavam notícias tendenciosas que mais pareciam vir do portal G1, é só dar uma pesquisada no site deles que vocês vão ver. Esses são os típicos "revolucionários" do Brasil, querem fazer política sem se interessar por ela e combatendo a direita e a esquerda ao mesmo tempo, é por isso que o país não vai pra frente, falta ideologia.

    • Administrador
      Administrador Postado em 08/Mar/2014 às 16:57

      Olá, Crioulo Pedimos desculpas com relação aos comentários pendentes. Houve um problema no nosso próprio sistema. Att.

    • Flávio Loureiro Postado em 12/Mar/2014 às 22:37

      anon NÃO é antiliberal. anon somos todos nós naquilo que temos em comum.

  2. Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2014 às 19:58

    Anonymous pra mim é e sempre foi o PiG + Demotucanos ocultos e blindados pelos jovens modinha com complexo de revolução contra a Dilma.

  3. renato Postado em 07/Mar/2014 às 21:24

    Não entendo estes caras, acho que teria que entrar num destes clubes par entende-los. Será que eles dão carteirinha...

  4. André Briant Postado em 08/Mar/2014 às 17:15

    E tem bem mais páginas ! TV revolta, MCC e por aí vai ! Tudo de faixada, só sabem criticar o PT o tempo inteiro (afinal pra eles só o PT rouba) ! Patético ! Pior que conseguem levar uma galera junto !

  5. Rafael Postado em 08/Mar/2014 às 18:29

    Quem viu a participação e deturpação que fizeram diante dos protestos de junho do ano passado sabe como eles acabaram por cooptar com aquilo que a mídia queria pregar. Aliás, ser apartidário é uma coisa (lutar por um sistema diferente de representação), mas querer coibir o partidarismo naquele momento seria cooperar com os partidos de oposição que queriam deslegitimar, enfraquecer e também não deixar os partidos envolvidos terem empatia da população mediante a um clamor comum.

  6. luiz benedito ponzeto Postado em 08/Mar/2014 às 22:31

    É muito comodo lutar por qualquer causa sem mostrar a cara. Posso estar errado, mas sempre me sinto mais seguro quando sei com quem estou falando. E anônimo é até deixar de ser.

  7. RogérioCBJ Postado em 09/Mar/2014 às 08:34

    Se lançarem uma nova liderança me candidato. Chega de conservadorismo e partidarismo político!

  8. Mauro Ribeiro Postado em 09/Mar/2014 às 09:05

    Anonymous antiliberal? Quem que escreveu esse texto? Aposto que nem sabe o que é o anonymous direito. Anonymous é completamente libertário, no mundo inteiro. Só no Brasil que eles não sabem direito o que são, estão mais preocupado em ficar invadindo site do que qualquer outra coisa.

    • Samyra Postado em 09/Mar/2014 às 16:40

      Antiliberal é uma corrente que se posiciona contra o liberalismo econômico, livre de qualquer tipo de intervenção coletiva e não contra ideais libertários.

      • João Postado em 10/Mar/2014 às 12:26

        O liberalismo econômico é um dos ideais libertários. Você está se contradizendo, Samyra!

  9. Anon Postado em 09/Mar/2014 às 14:18

    Mauro, Libertário é diferente de liberal. Liberal está relacionado a liberalismo econômico, libertário está mais relacionado com a ideologia anarquista. A ideia Anonymous é libertária, não liberal.

    • Paulo Galliac Postado em 17/Oct/2014 às 14:44

      Pura extrema direita com pele de ovelha. Não me façam rir os "libertários" estão na contramão de "liberdades". A liberdade tem um significado. Só trocaram uma palavra por outra. No final são só palavras as ações não se alinham as suas palavras. A realidade é que eles são até responsáveis pela criação do grupo mais reacionário e conservador lá nos EUA do MovimentoTea Party. http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Tea_Party

  10. Douglas Postado em 09/Mar/2014 às 17:30

    Ainda bem que o pessoal de Curitiba resolveu romper com isto. Espero eu, que o verdadeiro grupo Anon mostre pra que veio e desmanche essa bagunça que fizeram. É uma pena que a maioria dos entusiastas estejam alheios a toda essa armação.

  11. Fatima medeiros Postado em 09/Mar/2014 às 19:18

    Anonymos do dem do Brasil nada ver com o movimento internacional, nem sabem de quem e a cara da mascara e o que significou este cara, sao um monte de coxinhas escondidos , filhotes de papai e mamae que tem medo de mostrarem de cara as suas ideias facistas.

  12. Neto Postado em 09/Mar/2014 às 23:11

    Anonymos é antiliberal?!?

  13. luiz mattos Postado em 12/Mar/2014 às 11:59

    Suas máscaras não conseguem ocultar o bico tucano e o chifre dos demos.

  14. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 14/Mar/2014 às 21:20

    Legal bela postura e ponto de vista desse pessoal que resolveu romper com esse grupo. Gostei muito de seus pontos de vista.

  15. Mário Postado em 31/Mar/2014 às 03:48

    Querem protestar? Ótimo, mas mostrem a cara!!!!!