Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 22/Mar/2014 às 19:01
14
Comentários

“Anêmico desgraçado. Morre seu negro”. Jovem convulsiona após ler mensagem racista

Jovem sofre convulsão após ler mensagem preconceituosa: “Anêmico desgraçado. Morre seu negro”. Pichação no banheiro da Universidade Regional do Cariri atacava estudante com anemia falciforme por sua cor e doença

preconceito-anemia

O estudante Pedro Victor Araújo, que sofre de anemia falciforme, convulsionou após encontrar pichado no banheiro da Universidade Regional do Cariri (Urca) uma mensagem racista que dizia: “Anêmico desgraçado. Morre seu negro”. A manifestação preconceituosa ocorreu no último dia 13.

O Grupo de Mulheres Negras do Cariri, Pretas Simoa, realizou uma manifestação na manhã desta sexta-feira (21) no campus Pimenta da Urca, protestando contra o racismo na universidade. Após o ato, Araújo voltou a convulsionar, sendo socorrido pelas manifestantes. No protesto, as ativistas do Pretas Simoa questionaram a falta de assistência da instituição para o universitário que, devido a seu problema de saúde, requer amparo médico e psicológico.

Este não é o primeiro caso de racismo que acontece na Urca. Em 2013, uma professora do curso de História teve sua companheira chamada de “macaca”, também por meio de uma pichação na universidade. O Pretas Simoa tem prestado assistência ao aluno, que foi acompanhado por integrantes do grupo para registrar o boletim de ocorrência. Segundo as ativistas, esse acompanhamento deveria ser oferecido pela própria instituição, que “tem a obrigação de conceder amparo médico e psicológico e efetivar, com urgência, medidas educacionais em combate ao racismo”, afirmou uma das integrantes do coletivo.

Assista cenas do protesto:

Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Eliane Boschi Postado em 22/Mar/2014 às 19:34

    Eu creio na lei do retorno.A resposta sempre vem.Não duvide.

  2. Rafael Teodoro Postado em 22/Mar/2014 às 23:02

    Acho que o Racismo é o que existe de mais ridículo em um ser humano. Se sentir superior ao outro SÓ por causa da cor da pele. Isso é muito fútil e infantil, muito primitivo. Os racistas são primitivos.

  3. Thiago Teixeira Postado em 23/Mar/2014 às 07:04

    Fico feliz ao saber que á manifestações anti-racismo nas universidades do nordeste, pessoas preocupadas com a causa, algo que que não vejo no sul-suldeste, muito pelo contrário. Mas cá entre nós, levar a sério frases de banheiro masculino?

    • Wilson Postado em 23/Mar/2014 às 09:38

      Thiago, a frase foi direcionada para o cara, que acima de tudo está doente. Talvez a gente tivesse a mesma reação, não sei. Na dúvida acho melhor a gente ser solidário ao rapaz e sempre estar disposto a brigar para eliminar a doença do racismo e preconceito. Abraço

    • Luis Lima Postado em 23/Mar/2014 às 09:40

      Thiago Teixeira... seu comentário foi muito infeliz...

  4. Alexandre Lopes Postado em 23/Mar/2014 às 10:45

    Que atitude extremamente agressiva ! Vejo isso como uma patologia social ! As pessoas estão ficando doentes , com graves distorções na personalidade .

  5. Fe Pinheiro Postado em 24/Mar/2014 às 10:02

    O que eu acho interessante é que quando um negro fala sobre o preconceito que ainda existe, mesmo maquiado, as pessoas ao redor dizem que o maior preconceito vem do próprio negro. Ha ha ha!!!!! Só quem é negro sente na pele o peso desse preconceito maquiado, por uma sociedade hipócrita que tenta abafar tudo com panos quentes. É por isso que sou a favor de manifestações. O maior problema é que algumas pessoas que deveriam colocar a cara na rua e lutar pelo seu povo não faz isso. A punição tem que ser severa, enquanto medidas não forem tomadas, teremos que assistir diversas vezes esses episódios....

  6. eu daqui Postado em 24/Mar/2014 às 11:41

    Eu simplesmente responderia, à altura, bem embaixo da frase racista.

  7. Francis Postado em 24/Mar/2014 às 20:12

    Pelo jeito o Cesar Souza é um desses trabalhadores que não trabalham, 10hs da manhã escrevendo asneiras na internet, muito ocupado esse rapaz para sugerir que os outros arrumem um a pia pra lavar.

    • José Ferreira Postado em 24/Mar/2014 às 21:54

      Hahahahaha. Perfeito!

  8. José Ferreira Postado em 24/Mar/2014 às 21:53

    80%? Esse povo deve estar escondido na Nigéria. É melhor você ver o sítio do IBGE.

  9. Felipe Postado em 25/Mar/2014 às 09:09

    O único comentário que posso fazer direcionado à tua pessoa é: BURRO.

    • leandro Postado em 25/Mar/2014 às 10:51

      essa neurose de dizer que no brasil todo mundo é preto já passou dos limites.

  10. Edna Postado em 25/Mar/2014 às 14:59

    Do que você está falando, Cesar? O texto não fala disso. Mas, ok, vamos falar de gente que não trabalha. Me diga, o que você faz na internet às 10:14 da manhã de 24/03? Não deveria estar trabalhando? Gente vadia e sem nada na cabeça realmente está na internet a uma hora dessas...