Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 04/Feb/2014 às 17:21
19
Comentários

Socialite é acusada de racismo após sentar em manequim de mulher negra

Socialite russa posa para foto sentada sobre manequim de mulher negra. Dasha Zhukova usou a "cadeira" durante entrevista; imagem foi criticada e a socialite, acusada de racismo

A fotografia de uma socialite russa publicada em um site de moda do país despertou a ira de usuários de internet ao redor do mundo nas últimas horas. Para ilustrar o texto de uma entrevista concedida ao blog Buro 24/7, Dasha Zhukova, nome conhecido no meio artístico internacional, aparece tranquilamente sentada sobre o manequim de uma mulher negra, disposto e contorcido de forma a simular uma cadeira.

Internautas de diversas redes sociais protestaram contra a publicação da foto, recheada de elementos racistas. Na imagem, o manequim da mulher negra aparece nu, com as pernas contorcidas sobre o tronco para servir de assento; calçando longas botas de salto e cano alto para servir de encosto. Nesse cenário, Zhukova, que é dona de uma galeria de arte, posa para a fotografia: sentada sobre o manequim, apoiando seu corpo contra as botas do manequim da moça negra.

socialite russa sentada manequim negra
Socialite posa para foto sentada em manequim negra. Por conta do ensaio, a publicação russa recebeu uma enxurrada de críticas na internet denunciado o racismo (Reprodução)

Após a polêmica, o site Buro 24/7 disse ser “categoricamente” contra a noção de racismo, opressão e humilhação de pessoas em qualquer forma. “Vemos essa cadeira estritamente em um contexto artístico. Pedimos desculpas a todos os nosso leitores que ficaram ofendidos com a fotografia”, afirmou um representante do site russo.

Contribuiu para aumentar o clamor contra a publicação o fato de que na última segunda-feira (20/01), os EUA celebravam o feriado anual em homenagem a Martin Luther King, símbolo da luta contra o racismo e pelos direitos civis no país.

A fotografia foi amplamente condenada por blogueiros de moda e tuiteiros, fazendo com que o site “cortasse” a imagem, de forma a omitir da cena o manequim da mulher negra. A foto também foi removida da conta no Instagram de Miroslava Duma, jornalista de moda e dona da revista que publicou a foto.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Sam BH Postado em 04/Feb/2014 às 17:37

    Infeliz é quem criou a cadeira, mal gosto

  2. mauricio augusto martins Postado em 04/Feb/2014 às 18:19

    Sentar em cima de um formigueiro, tipo Lava-pés, é super artístico...maumau

  3. mauricio augusto martins Postado em 04/Feb/2014 às 18:19

    Sentar em cima de um formigueiro, tipo Lava-pés, é super artístico...maumau

  4. Thiago Teixeira Postado em 04/Feb/2014 às 19:13

    Desnecessário.

  5. renato Postado em 04/Feb/2014 às 19:41

    Imaginem se é um NEGRO servindo de cadeira. Em outra posição é claro... Daí os Negros não iam achar ruim, não...

    • Victor Postado em 04/Feb/2014 às 19:59

      Que comentário oportuno! Parabéns!

    • Alexandre Lopes Postado em 04/Feb/2014 às 20:41

      Renato, me desculpe , mas que comentário mais estúpido . Em relação à foto, ela , lamentavelmente , é muito ilustrativa do pensamento da maioria dos russos .

      • renato Postado em 05/Feb/2014 às 09:39

        Sim, dai os Russos iam achar muito ruim, la vinha eles.. com os seus banquinhos!!!

  6. José Ferreira Postado em 04/Feb/2014 às 23:52

    Se fosse um inverso ninguém iria falar nada...

    • Thiago Teixeira Postado em 05/Feb/2014 às 13:39

      Iria sim, seria um assunto para as feministas dai: Exploração da Mulher.

      • José Ferreira Postado em 05/Feb/2014 às 13:57

        Exploração da mulher pela mulher?

    • Alexandre Lopes Postado em 05/Feb/2014 às 14:07

      José , você tem capacidade premonitória ?

      • José Ferreira Postado em 05/Feb/2014 às 15:35

        Não. É que contra fatos não há argumentos.

  7. Michelli Haro Postado em 05/Feb/2014 às 00:21

    se fosse o inverso acho q tbem daria pano pra manga. sei q o conceito pode ter sido outro... mas, pensem, a cena é ridícula mesmo se fosse uma japonesa, indiana... já pensou se fosse uma mulher com a bandeira americana pintada no corpo? isso tbem seria péssimo. A imagem, independente de quem estivesse em baixo sendo do manequim, estaria fazendo o papel de quem "se desdobrar "para servir, por enquanto q a pessoa de cima fica bem a vontade. nao gostei

  8. Fernanda Postado em 05/Feb/2014 às 10:20

    Se colocarem manequim branca, vão reclamar as feministas! Se colocarem homens brancos, será super criativo! Se colocarem homens negros, será um atentado contra a moralidade além de enfatizar que a sexualidade dos mesmos são superestimadas! Se colocarem um animal, os protetores dos animais vão reclamar! Moral da história: melhor fazer uma cadeira com pernas de pau e mesmo assim alguns carpinteiros não vão achar legal. O mundo tá ficando bem chato...

  9. José Carlos Postado em 05/Feb/2014 às 11:20

    Laranja Mecânica?

    • Pereira Postado em 06/Feb/2014 às 12:24

      hahahaha legal, parece mesmo os manequins do filme !!!

  10. jaspion Postado em 05/Feb/2014 às 16:40

    não existe racismo nenhum na foto, afinal ambas ACEITARAM DE COMUM ACORDO participar da foto que com certeza as beneficiou. a mulher ou homem negros tem o direito de escolher trabalhar e ganhar dinheiro com o que quiser. E se eles quiserem tirar fotos imitando uma cadeira, que seja! é direito deles! cada qual deve aproveitar sua liberdade para fazer o que quiser. ...

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Feb/2014 às 22:29

      É uma manequim sangue bom!