Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 19/Feb/2014 às 18:02
180
Comentários

Professor dá aula de Venezuela e passa pito na Globo, em plena Globo

Uma aula de Venezuela e um pito na Globo, em plena Globo. Em debate na Globonews, Igor Fuser, professor de Relações Internacionais da UFABC, explica a crise, derruba o mito da ‘falta de liberdade’ no país vizinho e desnuda a parcialidade da imprensa

igor fuser venezuela globonews
Professor Igor Fuser é doutor em Ciência Política pela USP (Reprodução)

Paulo Donizetti de Souza, RBA

O professor de Relações Internacionais da USP José Augusto Guillon e a apresentadora Mônica Waldvogel, do programa Entre Aspas, da Globonews, chegaram ao limite da gagueira, ontem (18), durante debate a respeito da crise na Venezuela com a participação do professor e jornalista Igor Fuser, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). O debate começa dirigido, ao oferecer como gancho para a discussão a figura de Leopoldo López, o líder oposicionista acusado de instigar a violência nos protestos das últimas semanas, e preso ontem.

Diz a narração de abertura: “Ele é acusado de assassinato, vandalismo e de incitar a violência. Mas o verdadeiro crime de Lopez, se podemos chamar isso de crime, foi convocar uma onda de protesto contra o governo de Nicolás Maduro. Protestos seguidos de confrontos que deixaram quatro mortos e dezenas de feridos”. E segue descrevendo que a violência política decorre da imensa crise no país – inflação, falta de produtos nas prateleiras, criminalidade em alta. Ainda no texto de abertura, na voz de Mônica, o governo é acusado de controlar a economia e a Justiça, pressionar a imprensa e lançar milícias chavistas contra dissidentes. E encerra afirmando que Leopoldo Lopez, na linha de frente, reivindica canais de expressão para os venezuelanos, e abrem-se as aspas para Lopez: “Se os meios de expressão calam, que falem as ruas”.

Do início ao fim do debate, com serenidade e domínio sobre o assunto, Igor Fuser leva a apresentadora e o interlocutor às cordas desde o início. Reconhece as dificuldades políticas do presidente Nicolás Maduro e a divisão da sociedade venezuelana. Mas corrige os críticos, ao enfatizar que o país vive uma democracia, e opinar que a campanha liderada por López é “golpista”, ao ter como mote a derrubada do governo legitimamente eleito com mandato até 2019.

Fuser informa que em dezembro se cristalizou um processo de diálogo entre governo e oposição, então liderada por Henrique Capriles, derrotado nas duas últimas eleições presidenciais por margem muito pequena de votos. E que a disposição ao diálogo levou a direita mais radical a isolá-lo, permitindo a ascensão de figuras como Leopoldo López. Indagado se não seria legítimo as manifestações da ruas pedirem a saída do governo, como foi no Egito ou está sendo na Ucrânia, o professor da UFABC resume que as manifestações na Ucrânia são conduzidas por nazistas, e no Egito a multidão protestava contra uma ditadura. Lembra que na Venezuela houve quatro eleições nos últimos 15 meses, que o chavismo venceu todas no plano federal, mas que as oposições venceram em cidades e estados importantes, governam normalmente e as instituições funcionam, e que a Constituição é cumprida.

Questionado sobre a legitimidade da Constituição – que teria sido sido aprovada apenas por maioria simples – informou que a Carta, depois de passar pelo Parlamento, foi submetida a referendo popular e aprovada por 80% dos venezuelanos – o que inclui, portanto, mais da metade dos que hoje votam na oposição. E à ironia dos debatedores, de que seria paranoia das esquerdas acusar os Estados Unidos de patrocinar uma suposta tentativa de golpe, esclareceu: os Estados Unidos estiveram por trás de tantos golpes da América Latina – na Guatemala nos anos 1950, no Brasil em 1964, no Chile em 1973, na própria Venezuela em 2002 – que não é nenhum absurdo supor que estejam por trás de mais um. E que também não é absurdo, em nenhum país do mundo, expulsar diplomatas que se reúnem com a oposição como se fossem dela integrantes.

O jornalista desmontou também os argumentos de que o país sofre de ausência de liberdade de expressão. Disse que o governo dispõe, de fato, de jornais, canais de rádio e de televisão importantes, mas que dois terços dos veículos de imprensa da Venezuela são controlados por forças oposicionistas. E que o que existe na Venezuela seria, portanto, a possibilidade de contraponto. E Fuser foi ferino no exemplo dos problemas que a ausência de diversidade nos meios de comunicações causam à qualidade da informação: “Sou jornalista de formação e nunca vi nem na Globo nem nos jornais brasileiros uma única notícia positiva sobre a Venezuela. Uma única. A gente pode ter a opinião que a gente quiser sobre a Venezuela, é um país muito complicado. Agora, será que em 15 anos de chavismo naõ aconteceu nada positivo? Eu nunca vi. Não é possível que só mostrem o que é supostamente ruim. Cadê o outro lado? Será que os venezuelanos que votaram no Chávez e no Maduro são tão burros, de votar em governo que só faz coisa errada?”

Vale a pena assistir aos 26 minutos de programa. Essa crítica à Globo em plena Globo está nos dois minutos finais.

E fecha aspas! Fecha aspas!

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 19/Feb/2014 às 18:12

    Que o digam os já cinco assassinados, dentre os quais Bassil Dacosta, Juan Montoya, Génesis Carmona (Miss Venezuelana) - aqui vale o mesmo em relação aos explorados do "mais médicos" e da "caros amigos": justificar o erro, suscitando o erro anterior, valendo tudo para se manter no poder, é a subversão completa dos ditamos éticos, da coerência. Por isso, sempre bato na tecla: vote, eleja no político de sua predileção particular, você tem direito a tanto, mas não se furte jamais de seu dever de cobrar a correção, a ética, a distância de alianças espúrias, de comportamentos contraditórios. Neste momento, Maduro está se arvorando à condição de Presidente, legislador e Juiz, determinando prisões de opositores (repetindo táticas do regime militar brasileiro, por exemplo), ao que a Human Rights Watch já pede a liberação. A quem tanto fala em manipulação, busque, no youtube, dois vídeos (surgirão muitos mais), um primeiro mostrando claras imagens de assassinos (no mínimo tolerados pelo governo), outro mostrando a invasão, pelo exército, de inúmeras áreas residenciais, derrubando portões e aterrorizando as famílias ali residentes. como palavras-chave, para o primeiro "Uniformados y civiles dispararon en Candelaria el 12F", ao que, para o segundo caso "GNB violan propiedad privada en la Res. Cardenal Quintero". Analisem com parcimônia e justiça, atentando para os direitos humanos, que tanto diz-se defender. Contestem, pois, a direita e todos os seus absurdos, mas não legitimem assassinatos, seja dos EUA, seja de Maduro!

    • Thiago Teixeira Postado em 19/Feb/2014 às 19:11

      Parece que os esclarecimentos do professor Guillon não serviram para nada. Alias, um reacionário de plantão nada importa, o discurso é bater sempre na mesma tecla do Mais Médicos explorados (Onde? Quem está sendo explorado? Ou melhor, quem te falou isso? O Reinaldo Azevedo? Um deputado do DEM?), mensalão, Venezuela teve fraude eleitoral, Cuba é um lixo, Lula é ladrão ... vira o disco.

      • Rodrigo Postado em 19/Feb/2014 às 19:39

        Thiago, uma pena seu desprezo para com a vida dos assassinados (viu os vídeos?), bem como para com os cubanos, os quais são rebaixados à condição de "nós-cegos" por você. E quem fala da exploração? Pena você não compreender a vigência e eficácia da Constituição da República, da CLT, bem como das normas de direito Internacional pertinentes. Se quiser, leia a todas, com a devida remessa à fundamentação de cada uma, ao contexto de luta e edição de todas. Busque entender a força, a validade, o imperativo de uma lei. Sobre a dignidade humana, a vida, direitos trabalhistas. Após tudo isso, quem sabe você perceba que poderá forjar senso crítico a permitir o raciocínio por si só, impedindo-o de seguir o raciocínio alheio, seja o de Paulo Henrique Amorim, seja o de Reinaldo Azevedo, v.g. P.S.: pelo raciocínio do professor, seguido por você, Hitler não pode ser questionado, vez que tinha aprovação popular altíssima, cabendo ainda lembrar que Hitler chamava de reacionários quem dele discordasse - na hipótese em tela, os soviéticos.

      • Thiago Teixeira Postado em 19/Feb/2014 às 20:06

        "Nó cego", pra mim, são os que atravessam o oceano e vem dizer que "vieram enganados". Não generalize. Vincular Hitler a esquerda contemporânea como faz os jornalistas da Veja é questionável. Se ele estivesse hoje aqui presente, ele apoiaria Maduro ou Leopoldo López? Dilma ou Aécio? PT/PCdoB ou DEM/PSDB? Reflita.

      • Rodrigo Postado em 19/Feb/2014 às 20:40

        Bom, você ainda não viu os vídeos. Vale a pena perder uns dez minutinhos, gastar um pouco de bateria do tablet/smartphone/pc. Depois me diga o que achou. Quanto ao mais, você me chama de repetitivo e eu digo que você está "dando murro em ponta de faca" - o imperativo da norma legal demonstra sua força sempre que a hipótese fática encontra-se com a descrição legal (exploração, discriminação, equiparação salarial, dignidade e, no caso dos assassinados, o inalienável direito à vida). Não adianta espernear, chamar Fidel, Obama, Putin, nem mesmo o Papa, pois a norma traz ou uma conduta vedada ou devida que, desrespeitada, tem por consequência a sanção legal. Já quanto a Hitler, fiz mais um alerta do que uma identificação. Alertei para o uso de chavões ("reaça" x "revoluça" / coxinha x pastel de vento"), bem como para que um discurso que se resume à "aprovação pela maioria" acaba por legitimar o governo nazista, bem como o de Bush filho (lembra-se da legitimação da eleição dele?), v.g. P.S.: não coloque palavras em minha boca, pois jamais declarei que Lula teria cometido este ou aquele crime, muito menos falei em fraude eleitoral na Venezuela.

      • Rodrigo Postado em 19/Feb/2014 às 20:49

        Adendo: Hitler, hoje, penso eu, riria muito ao ver que suas técnicas são copiadas não apenas por um ex-presidente, quanto à oratória e gestos, mas também ao ver que, no poder, todos os partidos defendem líderes que aplicam muito da cartilha nazista e stalinista (não estou me restringindo à esquerda e nem poderia) - principalmente as lições compiladas por Goebbels.

      • Flávio Loureiro Postado em 19/Feb/2014 às 21:04

        Não há muito ao que responder para alguém que taxa outrem de "reacionário" por discordar de assassinatos. Tenha um bom dia.

      • Nelinho Santos Postado em 19/Feb/2014 às 21:41

        Muito bem Thiago.

      • Lucas Junio Gonçalves Postado em 19/Feb/2014 às 22:33

        Pessoas como você que me da esperança no futuro do povo brasileiro amigo. Valeu por fazer eu perceber que não estou sozinho na questão da verdade política, não a que a mídia ou parte daqueles que acham que não são influenciados pela mídia, mas a verdade que nós vivemos.

      • Leonardo Manga Postado em 19/Feb/2014 às 23:28

        Impressionante mesmo! Vamos falar de um ponto: o golpe de estado que se está armando na Venezuela. Acredito que podemos tomar isso como fato! Agora, um pouco de reflexão: porque John McCain, senador apoiador de Bush e de todas as guerras do EUA disse: "o que Obama está esperando para mandar tropas para a Venezuela?" Outra dado que deve ser lembrado: Hugo Chávez se elegeu prometendo à população que devolveria a riqueza ao povo. Dado: aumentou o preço do petróleo; Lei de mercado: quer comprar, compre pelo preço do vendedor. Não quer? Consiga mais barato de outro. EUA são os principais compradores do petróleo venezuelano e o que aconteceu? Vejam os videos onde aparecem Bush e Chávez se xingando. Chávez chama Bush de demônio várias vezes na ONU. Aí, os índices sociais começam a subir. O que a elite ligada aos EUA faz? Começam as estratégias para demonstrar o quão danino o governo é. Sim, o mesmo governo que multiplicou o PIB do país por 3 pelo aumento das divisas. Os amigos conseguem entender o que é multiplicar a renda por 3? Agora, nota: por 15 anos a Venezuela foi burra para votar sempre nos mesmos erros? Galera... Leopoldo López é almofadinha filho de petroleiro... O cara aparece num video e a mulher não consegue conter o riso... e aquele abracinho totalmente ensaiado no final? Ele mesmo dá os sorrisinhos dele no meio do video. E vejam: ele faz frases afirmativas e bastaaaaaante genéricas sobre o objetivo dele, enquanto a cabeça nega... (já ouviram falar que o corpo fala?)

      • Leonardo Manga Postado em 19/Feb/2014 às 23:28

        Video com diferentes datas em que McCain fala da "dificuldade na invasão" e de não ter feito parte do apoio à invasão: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FltLzeyACzY McCain apoiando invasão a Falluja novamente (2014) http://www.juancole.com/2014/01/lindsey-graham-falluja.html Fallujah é uma cidade histórica, e produzida como polo industrial por Husseim. Foi um dos primeiros alvos dos EUA, com direito a tiro na multidão e fósforo branco como arma. http://pt.wikipedia.org/wiki/Falluja Hoje esta cidade tem uma ponte com o nome de Blackwater (antigo nome da rebranded ACADEMI). É uma empresa privada, que fornece mercenários para as atividades mais controversas que o governo americano pôde executar. O nome foi trocado como marketing para apresentar a empresa como especializada em treinamento para policiais etc. Nesta cidade, guardas da empresa atiraram contra uma multidão (2007) e inclusive se entregaram (manobras legais para diminuição de penas). http://www.wired.com/dangerroom/2008/12/feds-issue-indi/ Tudo é muito sério. E sim, estranhamente confuso de se entender sem dúvidas. O que me parece, é, sim, uma manipulação geral para um golpe de estado de um governo legítimo. Maduro está se defendendo do próprio povo, pelas articulações financeiras que a elite adotou. Não me causa estranhamento o John MacCain, eterno apoio de Bush e incentivador de todas as guerras afirmar que vai mandar homens para Venezuela. E provavelmente este movimento deve ter uma resposta que justifique a presença americana para finalizar o golpe de estado à Venezuela. --------------------------------------------------------------------------------------------------- Lembrete: McCain é o mesmo que apoiou a quebra de leis internacionais (ONU) para entrada no Iraque. Entraram, destruíram as estatais todas, enfraqueceram a força financeira do estado Irquiano (qualquer que seja o sistema político). Ele apoiou a retirada dos homens com o governo Obama e agora (2014) critica Obama dizendo que ele retirou os homens cedo demais. Porque quer voltar! ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- Aí, eu termino minha noite com essa pérola! Não deixem de assistir. Logo, logo tiram do ar... http://g1.globo.com/globo-news/entre-aspas/videos/t/todos-os-videos/v/especialistas-debatem-perspectivas-politicas-da-venezuela-apos-prisao-de-lider-da- oposicao/3157867/

      • Juracy Postado em 20/Feb/2014 às 09:23

        Ao meu ver os dois lados agem de maneira ultra ante-democrática, os chavistas e os anti-chavistas. Rodrigo, as mortes são um triste resultado, mas não pense que as mortes são culpa apenas dos chavistas, são de ambos, e não duvido (acredito fortemente) que os próprios ante-chavistas fizeram isso. No golpe de 2002 ficou claro isso, foi televisionado por emissoras da Europa e dos EUA, os próprios anti-chavistas mataram seus companheiros para incriminar o Chavez. A oposição na Venezuela é asquerosa, ultra golpista, mas reitero, os chavistas são ultra ante-democráticos, realmente eles ganharam as eleições, mas usam a máquina pública de maneira anti-democrática. Para mim mais de 95% dos políticos venezuelanos (governistas e oposicionistas) precisam ser substituídos. E se fosse votar hj na Venezuela, acho que votaria nulo, sendo que nunca votei nulo...

      • Pablo Postado em 20/Feb/2014 às 10:55

        Faz-se um circo com uma médica que é contra o programa mais médicos e se esquecem de ouvir a maioria. Vai ter os que digam, "estes médicos sofrem lavagem cerebral", mas não pensam que quem pode estar sofrendo lavagem cerebral são eles mesmos. Cuba não é o Brasil, eles pensam de forma diferente, há quem seja contra à forma de governo que lá existe, assim como há oposição aqui. Mas a maioria das pessoas que vivem lá não se sente explorada por ter parte de seus rendimentos repassados ao governo que irá fazer investimentos para a população. A lógica deles não é pensar que alguém vai embolsar este dinheiro e usar em proveito próprio, como se pensa no Brasil. As pessoas adoram julgar os outros de acordo com aquilo que vivem, sem pensar que as coisas podem ser diferentes; daí vem toda a intolerância e o preconceito com aquilo que é diferente.

      • Pablo Postado em 20/Feb/2014 às 10:59

        A direita fala em direitos trabalhistas, como se estes não tivessem sido conquistados por pressão popular no passado. Pensam, de forma ingênua, ou não, que os patrões levantaram em algum dia iluminado e resolveram ser caridosos. Além de conhecer a CLT e as leis trabalhistas, deve-se conhecer a história das conquistas dos direitos pelos trabalhadores e como se deu a organização desta luta.

      • Aristóteles Postado em 20/Feb/2014 às 21:23

        Parabéns, Tiago. Até agora ninguém desses reaças nos disse o que é que realmente interessa aos senhores tucanos com essa estória de que os Médicos cubanos estão sendo enganados. Não dá mais para aguentar esses caras falando pelos cotovelos.

      • Matheus Postado em 21/Feb/2014 às 12:48

        Ok, Rodrigo. Mas talvez uma política externa imperialista e uma "tendência" ao genocídio sejam grandes diferenças entre o que ocorreu na Alemanha nazista e o que se passa na Venezuela hoje, daí a impertinência da comparação.

      • Marcio Tavares Postado em 03/Mar/2014 às 01:48

        Pablo, você não sabe o que está falando sobre Cuba. Conheço alguns cubanos, trabalhei com 2, além da minha prima jornalista já ter ido lá. A situação lá é surreal. O povo vive de maneira precária e existe dificuldade para se conseguir tudo, até sabonete para tomar banho. Eles não têm parâmetros de comparação, por não terem acesso a nenhum tipo de notícia de fora. Por isso muito não se incomodam, pois vivem na ignorância. Quando conseguem sair de lá, mesmo que temporariamente, ficam maravilhados com o contraste do mundo no exterior. O ganho mensal médio lá é de 20 dólares. Se você acha que isso é bom, por que não vai morar lá?

      • Vânia Postado em 08/Apr/2014 às 14:48

        É sempre isso, parecem robôs programados, é assustador!

      • Tania Postado em 05/Jun/2014 às 22:39

        concordo Thiago esse estardalhaço é porque a Venezuela tem petróleo que exporta para os EUA que são dependentes deles. Um golpe é a solução para abrir a bomba de combustível para os EUA às custas do povo venezuelano.

      • amilton Postado em 03/Nov/2014 às 23:26

        Cara, não discuta com analfabetos políticos... provavelmente ele defenda o genocídio de milhões de pessoas praticado pelos americanos... o discurso americano, tão bem trabalhado, tão bem esculpido... na medida certa para contaminar mentes e corações é extremamente eficiente... veja o estrago que fez no cidadão...

    • Jorge Postado em 19/Feb/2014 às 23:26

      O exemplo de Hitler como forma de desqualificar a aprovação popular de maduro na Venezuela não é sólida. A eleição de Hitler se deu de forma totalmente diversa, em uma Alemanha que sofria as sequelas da Primeira Guerra mundial, a liberdade de imprensa era altamente questionavel. Alie-se a isto a poderosa máquina de propaganda Nazista. Na Venezuela o caso é diferente, há liberdade de imprensa e as eleições foram acompanhadas por fiscais internacionais. Todavia, qualquer análise neste momento, no calor dos acontecimentos, é precoce. O que há de ser feito agora é olhar de perto qualquer violação dos direitos humanos. Por fim, com todo respeito, acreditar na eficácia da nossa constituição ou outra lei como a mencionada CLT é ingenuidade. Basta pensar em direitos como acesso à educação, saúde e bem estar como descrito lá estão longe de serem reais, o imposto sobre grandes fortunas aguarda lei complementar desde 1988. Aliás, se tem algo que a CF não é, é eficaz, quase tudo depende de lei complementar para regulamentar as matérias. A clt é sistemática e reiteradamente violada todos os dias em maior ou menor grau, isso quando não é burlada a última modalidade de contratação que ouvi falar foi a 'CLT flex', que é do ramo da informática sabe do que estou falando. O argumento de que você pode procurar a Justiça do trabalho também não se mostra sólida, primeiro pela morosidade e dificuldade que a lei e o sistema impôe, segundo pela 'black list' que o reclamante passará em compor.

      • Rodrigo Postado em 20/Feb/2014 às 11:11

        Leia de novo meu comentário, pois tratei, sim, de um argumento mostrar-se em muito raso, ao basear-se unicamente no "ele tem aprovação popular, foi referendado". O contexto geral mostra uma realidade totalmente diferente daquela pintada pelo crítico - o que me entristece, por sinal, pois preferia ver o sucesso de algum regime dito socialista, ao menos sendo nisso que Lula me levou a crer e, então a nele votar. Quanto à ingenuidade por acreditar nas leis, creio que você esteja confundindo a ação do ser humano na busca de mitigar ou evitar a eficácia da norma com suas efetivas vigência, validade e eficácia. Isso ou eu devo fechar as portas de meu escritório e parar de advogar, pois, realmente, o sistema jurídico tem muitas falhas e caminhos tortuosos, percorridos por quem busca brechas, mas vejo uma realidade um pouco melhor do que a trazida por você. Claro, o ser humano sempre se dará à "Lei de Gerson", buscando a vantagem pessoal, o que não pode, em verdade, paralisar a todos os demais mediante um argumento tal: é sempre assim, nunca vai mudar; falo contra a resignação.

      • rui lopes Postado em 11/Apr/2014 às 10:26

        Opa, ele não comparou Maduro, Lula, nem os partidos desses lideres com o partido nazista, ele só fez a comparação da conduta, da propaganda politica.

    • Carlos Ramires Postado em 20/Feb/2014 às 08:24

      Rodrigo, leia o texto outra vez.

      • Rodrigo Postado em 20/Feb/2014 às 11:04

        Leia meus comentários outra vez. A repetição do erro passado não o torna um acerto. O norte é a melhoria, mas não igualar-se ao que critica.

    • Cli Che Guevara Postado em 20/Feb/2014 às 09:47

      Ainda bem que o Brasil não é Venezuela... A esquerda tem que sentar e comer na mesma mesa dos "reacionários", senão na mão de oligarcas como Sarney e Cia Ltda.... E se piar demais, o bicho pega.... Mas tem que ser meio estrábico pra não ver semelhanças com a Venezuela de hoje e a URSS, o Timor ou a Alemanha Oriental de ontem....

    • Hugo Tavares Pinto Postado em 20/Feb/2014 às 13:45

      SAI DAE, POBRE DEFENDENDO O NEO-LIBERALISMO, BURRO.

      • claudio rocha Postado em 03/Jul/2014 às 16:19

        por ser pobre tem que ser comunista e ladrão?

    • Antonio Palhares Postado em 20/Feb/2014 às 14:15

      Qual o ponto de equilíbrio? É verdade que os Estados Unidos estão por tras de todos os golpes na AL. É verdade também que estão por tras de toda matança na Líbia, na Tunísia e na Siria. Eles apoiam terroristas contra o governo Sírio. Ou é mentira ? Para os americanos do norte é melhor um testa de ferro travestido de presidente que lhes entregue as reservas de petróleo do povo Venezuelano. Foi so nacionalizar os hidrocarbonetos para começar o problema. Para aqueles que falam em democracia eu pergunto. Quem responde pelas torturas em Guantánamo e o genocídio no Iraque?

    • Rodrigo Postado em 21/Feb/2014 às 10:13

      Leonardo, não sou ingênuo. Conheço a história dos EUA por detrás de ditaduras de direita (assim como da URSS, China, Camboja e Cuba, por detrás de ditaduras de esquerda). Não acho que os EUA seja o "xerifão da liberdade mundial". Muito pelo contrário, lembrando-me muito bem de invasões ao Iraque e Afeganistão e respectivas motivações petrolíferas (extração e escoamento), discordando ainda da postura de se achar, os EUA, no direito de assassinar quem quiser, via Drones; adicione-se, atualmente, toda a questão em torno do gás de xisto, extremamente degradante para o meio ambiente. Meu ponto é: a esquerda diz saber todos os erros da direita. Diz que o socialismo é melhor que o capitalismo (este, claro, não é perfeito, sendo cabíveis as críticas). E, ainda assim, iguala-se em tudo o que há de pior, em tudo o que mais critica. Se é para ser diferente e melhor, que o seja, assumindo erros e buscando a correção, sendo realmente algo melhor e mais justo, mas não ficando no eterno "é culpa deles"/"eles também roubaram".

      • eduardo Postado em 11/Mar/2014 às 13:15

        Rodrigo, concordo 100% com seus comentários.

    • Rodrigo Postado em 21/Feb/2014 às 10:14

      Já Pablo, achei extremamente revelador, por que não confessional, seu comentário no sentido de que: "os direitos humanos são nossos e damos a quem quisermos e pronto!".

    • Bruno Garcia Postado em 22/Feb/2014 às 11:54

      O Que te faz pensar que suas conclusões são as certas? O senhor mora na Venezuela? Ah o senhor viu uns videos e leu algumas noticias e o seu lado é o que é certo? Parabéns!

    • Karla Lipp Postado em 25/Feb/2014 às 21:12

      Sempre vejo o programa, que investe no antagonismo, realmente nem sempre é fácil para um mediador em muitos momentos. As reações as vezes são ásperas. Achei difícil de acompanhar, a serenidade e a competência em discutir não são do domínio de todos, neste caso faltou a escuta.

    • Bolívar Gomes de Almeida Postado em 25/Feb/2014 às 21:48

      Rodrigo, pelo jeito só costumas ler Veja e quejandos. Talvez não lembres (ou não saibas) que em 2002 houve uma tentativa de derrubada do Chávez, da qual participaram quase todos os canais de TV. Na ocasião, os meios de comunicação do mundo foram inundados por notícias elaboradas pelas distribuidoras estadunidenses, mostrando fotos de atiradores de elite, contratados pelos golpistas, alvejando manifestantes favoráveis a Hugo Chávez, com legendas dizendo que eram governistas atirando na oposição. É só um exemplo de centenas, de como se manipula sempre para favorecer os EUA e seus aliados. Leia sobre a derrubada de Perón, em 1955, através da ação da embaixada dos EUA, em especial Spruille Brauden. Ler faz bem...

    • Gil Souza Postado em 16/Mar/2014 às 22:19

      quero lembrar que Hitler obteve muito mais que 80 % de apoio na época e nem por isso deixou de ser o facínora que foi . Está claro que na venezuela está sim dentro uma enorme ditadura travestida . Este jornal tb deve achar democracia o que existe em Cuba !!!!

    • Gerson S. Postado em 07/Jun/2014 às 17:18

      Obrigado pela lembrança. Tenho certeza que você se referiu ao massacre de Ponte Llaguno. Um precioso documentário que mostra o quão sanguinários são os partidários da direita venezuelana. http://www.youtube.com/watch?v=nfSGCS40fJg Aproveita e divulgue o vídeo.... OOps, será que sou muito "inocente" e acredito que você critcaria a direita, tão boazinha?????? O Pentágono contrata regularmente mercenários digitais para difamar nações que se opõe a tirania ideológica das elites americanas. Palavra deles mesmos como política de estado.

    • Fernando Camacho Postado em 23/Jun/2014 às 09:01

      Os cinco assassinados não dizem nada. Já estão mortos. Se você quiser, venha aqui na Venezuela e veja de perto. Nem tudo que aparece na imprensa brasileira é verdadeiro. Nosso país tem problemas como qualquer outro. Nós temos capacidade de resolvê-los. Tem muita gente falando de nosso país sem o mínimo de conhecimento. Desculpem se cometi alguns erros de portugués.

      • Angelo Frizzo Postado em 14/Nov/2014 às 18:18

        Não liga Fernando. Aqui a globo (monopolista da imprensa)formou , junto com revistas de extrema direita , FORMOU os chamados "globidiotas". São imbecis que não leem NADA fora do que a globo lhes propõe. NÃO temos debates políticos na TV nem no rádio em horário nobre pois eles NÃO permitem. O Povo, depois de uma ditadura capitalista, NÃO sabe nem a diferença entre socialismo e capitalismo ou entre ditadura e democracia. Porm isso tudo, somo obrigados ouvir/ler globidiotas o dia inteiro.

    • So óio Postado em 08/Jul/2014 às 00:21

      Engraçado Rodrigo, voces olham tanto o pais dos outros, mas não prestam atenção o que se passou embaixo de seus olhos sob o pretexto de proteger o Brasil do comunismo, eu não sei qual, apenas queriamos a distribuição das terras, o direito de usufruir o que uma minoria possui. Vo ce acha que mesmo hoje em que ainda engatinhamos em uma democracia que patina na corrupção em todos os niveis, ou seja, de alto abaixo. Uns roubam o dinheiro público, outros matam os pais por dinheiro, outros vivem a explorar os velhinhos, outros que furam filas, outros que bebem e saem matando, tudo pra passar na frente dos outros, outros que fazem caixa 2 nas empresas publicas e privadas, outros que sonegam impostos, outros que colocam familias inteiras no serviço publico sem concurso, enquanto outros gastam dinheiro estudando para melhorar de vida, enquanto outros não estudam não trabalham e usufruem do dinheiro publico. E por aí vai. Que tal olhar para o proprio quintal.

    • Bela Antonia Postado em 06/Nov/2014 às 23:59

      Voce não sabe nada de Venezuela.! Rodrigo, nada!! Ficar vomitando o esgoto que ouve, de Globo, Globo News, Band e etc. é medieval...!

    • Bela Antonia Postado em 07/Nov/2014 às 00:05

      Se... depois... de todas as explicações coerentes, verdadeiras, reais, dadas pelo Prof. Fuser, o sr.Rodrigo, continua batendo naquela tecla vazia, do lugar nenhum, só podemos pedir socorro ao grande escritor alemão Schüller : " Contra a estupidez e a ignorância, nem os Deuses podem.. ".

    • paulo angelo do vale Postado em 20/Nov/2014 às 17:34

      A Venezuela é um estado que tem muito petróleo e de ótima qualidade e os índice de IDH mais baixos do mundo! Que o Maduro prossiga a tarefa de Chavez e instaure o bolivarismo na Venezuela que há de ser dos venezuelanos.

    • Nsh Narahara Postado em 22/Apr/2015 às 22:10

      Pô! Não consigo ver o video. Cliquei no link, o video aparece, mas não passa. Será que a Globo tirou do ar? Fico chateado de não poder participar da discussão, mas a Waldvogel costuma gaguejar quando a entrevista sai so "script", isso gagueja. Lembram de entrevista com o especialista em petróleo? Aliás, esse video também saiu do ar

  2. Alexandre Lopes Postado em 19/Feb/2014 às 18:20

    Sensacional!!! mega contundente . Finalmente, uma voz intelectualmente honesta no meio de um mar de mentiras e manipulações chamada organizações Globo .

    • Leopoldo Lopez Postado em 20/Feb/2014 às 01:43

      Curioso que o mar de mentiras e manipulações chamada organizações Globo dê espaço justamente para quem fale sobre as "coisas boas que aconteceram na Venezuela", não é? Claramente elas se redimiram de seu passado e agora aderiram à sinceridade, à exaltação de valores democráticos, ao compromisso com a verdade...

      • Alexandre Lopes Postado em 20/Feb/2014 às 13:13

        hahahahaha Sr. Fake , para quem não sabe ( ingênuos como você não sabem ) , é comum que instituições espúrias , como a globo, coloquem , eventualmente , intelectuais ideologicamente contrapostos à sua ideologia manipuladora para que se faça concessões e dar um ar de legitimidade e pluralismo ideológico à instituição .Portanto, boa noite queridinho , durma com os anjos . Ahhh, se ouvir um barulho estranho no seu armário, eu estarei com sua mãezinha , no quartinho do papai e da mamãe , tá bom ? Pode dormir com a gente se você estiver muito assustado .

    • Drica Postado em 20/Feb/2014 às 06:21

      Também me alivia que haja lucidez nesse caos!

    • Daniel Alves e Silva Postado em 20/Feb/2014 às 09:17

      Alexandre, se veio da USP já coloco um pé atrás. Para começar ele não explicou as milícias criadas por Hugo Chavez. Não explica uma Constituição na qual o executivo tem poder quase absoluto sobre todas as instituições. Não falou que na Venezuela praticamente não existe separação dos poderes. Que o povo esta sem suprimentos básicos, faltava inclusive papel higiênico até pouco tempo. Acredito que o viés ideológico esta presente na explanação deste professor, estes mesmos que consideram Cuba um exemplo de país, e qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que não passa de uma ditadura de esquerda.

  3. EDSON MILTON RIBEIRO PAES Postado em 19/Feb/2014 às 19:02

    A meu ver e notem faço questão de informar que a minha opinião não uma verdade absoluta e sim a minha verdade, a minha maneira de pensar. A meu ver a Venezuela passa pelo mesmo problema que o Brasil, manipulação Internacional, talvez os EUA tenham deixado de ataques incisivos e explícitos de manipulação e tenham partido para a sutileza, talvez urnas fraudadas ou mesmo produtos manipuladores de massas. Nossa Nação agoniza sofrega em uma mar de lama que corroí a família e as riquezas de nosso empresariado. A familia Brasileira vê o futuro de seus membros ser ceifados pela corrupção sistemática e cruel. Setenta e dois dos oitenta e um Senadores da Republica estão envolvidos em investigações de corrupção, o Presidenrte do Senado é um Réu confesso, a Presidente é um ex guerrilheira, o ex presidente e seus filhos acumularam em oito anos de Governo uma fortuna incalculável. O que mais precisa acontecer para que o Brasileiro acorde???

    • LOURDES SAMPAIO Postado em 20/Feb/2014 às 00:39

      Qual ex-presidente vc. se refere..... porque há um grande diferencial entre eles e se rferir a LULA deve comprovar o que diz por ser totalmente MENTIRA.. Ao falar de DILMA deveria lembrar q é quem lhe deu oportunidade de levar a público sua ideologia sem ser censurado, perseguido ou até torturado e morto. O brasileiro perdeu direitos na CLT, na aposentadoria e perdeu emprego, escolas etc. sendo obrigado a apertar cintos para FHC retirar verbS ATÉ O APAGAR DAS LUZES DE SEU DESGOVERNO, ao FMI.... e ninguém gritou nem por causa do mensalão e nem nos desvios de verbas e de empresas mais rentáveis do país...... Isto sim, era motivo para o povo protestar e não hoje q obtém melhor condição de vida com milhões de novos empregos, centenas de novas escolas e univerdidades, PROUNI, PRONATEC, cursos no exterior etc.... ORA !!!

      • iryna flane wladyka Postado em 02/Mar/2014 às 15:26

        vc tem razão, sou vítima do inescrupuloso governo fhc (escrito assim em minúsculo), nada era investigado, escândalos e mais escândalos, cpi's e mais cpi's entre outras coisas, ficavam por debaixo dos panos, empresas MEGA rentáveis praticamente doadas, existia o ministro dorneles, num país que ñ tinha emprego, e nada era falado na midia, foram 8 anos de total silencio na tv, jornais revistas etc. ninguém foi protestar nas ruas, qd. a vale foi doada, a telerj vendida com moedas podres como dizia o Sr. Leonel de Moura Brizola, o povo só se movimenta qd a midia bate o chicote.

      • Rosane Postado em 31/Jul/2014 às 18:20

        O mais interessante de ler esses comentários todos e ver que tem gente morando em outros Brasis, não sei em qual deles tu moras LOURDES SAMPAIO, eu moro num em que a saúde não funciona, a educação é uma vergonha, a violência mata mais que muitas guerras existentes pelo mundo a fora. É só parar pra ver esse trânsito assassino que temos. E olha que já fazem 12 anos que os salvadores da pátria estão aí. Mas.... Cada povo tem o governo que merece!!!!

    • pauloribeirojunior Postado em 20/Feb/2014 às 12:00

      tantas palavras prá escrever tantas besteiras, um idiota pensando em convencer todos ao irreal e depois de tantos desmentidos e provas ainda bate na tecla do Lulla e seus filhos, coitado acho que chegou agora e esqueceram de avisar-lhe que essa já foi pro lixo e estamos atualizados enfrentando outras mentiras de idiotas da sua laia...

      • José Carlos Postado em 01/Jun/2014 às 02:24

        A maior desgraça de um povo é a ditadura da informação, vivemos isso e viveremos por muito tempo, a não ser que se mude a lei que hoje vigora, o grande PIG quer proteção para que possa informar um monte de mentiras e não ser punido. Jornalistas são pagos para mentirem, já li quem tem um da Globo que a mulher é secretária do Serra, ainda bem que existe a Internet (Blogs) para sermos mais bem informados.

    • Antonio Palhares Postado em 21/Feb/2014 às 16:21

      Sr Edson. Boa tarde. Gostaria que o senhor me falasse mais da venda de empresas do povo recebendo moedas podres. A privatização do Banespa. Venderam tudo e não pagaram um centavo da divida e mesmo assim quebraram o país três vezes. Atualmente o que mais se fala aqui em São Paulo é sobre a corrupção nos trens e metrô, que vem ocorrendo há mais de vinte anos. Me ajuda nisto por favor. Um abraço fraterno.

  4. Thiago Teixeira Postado em 19/Feb/2014 às 19:24

    "dois terços dos veículos de imprensa da Venezuela são controlados por forças oposicionistas". Aqui são 99,9%.

    • NEMILSON BASTOS Postado em 19/Feb/2014 às 20:26

      não perca seu tempo com a quantidade de míope que existe nesse país... como diz Malcon x ": cuide bem dos meios de comunicação, senão os oprimidos serão odiados e os opressores admirados... as coisas estão aí... Mas tem gente que insiste em não querer enxergar... abraços..

  5. leda maria lopes perez ma Postado em 19/Feb/2014 às 19:38

    Mônica, que saia justa hein?????

  6. renato Postado em 19/Feb/2014 às 19:45

    Assisti o programa. Não assistir é o mesmo que contarem a você o gol do Neymar. Ou o nocaute do Cigano.

  7. Larissa Postado em 19/Feb/2014 às 19:45

    Pessoas e principalmente, formadores de opinião assim, me fazem acreditar em mudanças...parabéns ao prof. Igor, orgulho dele!

  8. felipe Postado em 19/Feb/2014 às 20:12

    Gosteria de uma explicação para a conclusão de que quem lidera os protestos na Ucrânia são nazistas.

    • renato Postado em 06/Mar/2014 às 11:11

      Ich denke, das ist, weil es eine schlechte Sache ist und schlechte Sache ist, der Teufel und der Teufel wird von Neo-Nazi vertreten

  9. Fernanda Postado em 19/Feb/2014 às 20:18

    Nem direita nem esquerda. ... Precisamos do surgimento de um novo posicionamento político, o do meio! Quem sabe assim todos lutaremos pelo mesmo ideal.

    • Julio Postado em 20/Feb/2014 às 00:07

      Fernanda,acho que primeiro você precisa saber discernir melhor o que é ser de esquerda e de direita, só para lembrar, ser de esquerda não é necessariamente ser marxista, e nem tudo que se propaga como de direita, ou esquerda, geralmente o é... Outra coisa, um mega empresário não vai lutar pelos mesmos ideais de um simples proletário de um país subdesenvolvido...

    • gesse Postado em 20/Feb/2014 às 08:43

      são pessoas comuns que sabe o que e o comunismo, mas sua cabeçinha de vento nao entende isso

    • Jairo Postado em 22/Feb/2014 às 01:14

      disse tudo, é o mais sensato a se esperar, um povo, um foco, uma nação.

      • Ricardo Postado em 19/Dec/2014 às 16:41

        Não há nada mais ultrapassado do que a ideia de nação.

  10. Felipe Postado em 19/Feb/2014 às 20:50

    E porque "cargas dagua " tanto interesse no País Venezuela ? só porque lá é supostamente de esquerda ? o que estaria por trás disso ? porque a mídia critica tanto o governo de Chaves e agora de o fato de lá ter a maior reserva de petróleo do mundo e o governos de esquerda incomoda os poderosos eternos exploradores do mundo , o G7? qual o nome do presidente do Paraguai , lá é lindo e maravilhoso ? perú ? a globo vai todos os dias no Haiti ? ... quem gosta de ser manipulado pelas 5 familias que dominam os meios de comunicação do pais , entre elas a família Marinho , precisa ir ao anos noventa e ver o Brasil quebrando 3 vezes, e pedindo arrego ao FMI após vender o páis todo e achar massa porque pelo menos nao era esquerda que estava lá.

  11. Elias Postado em 19/Feb/2014 às 21:31

    O país mais corrupto e violento do mundo, não preciso escrever mais nada.

    • Murilo Postado em 19/Feb/2014 às 21:58

      Fonte?

    • Marcos Postado em 20/Feb/2014 às 07:50

      Brasil?

    • Wesley Postado em 21/Feb/2014 às 02:44

      Você está falando do seu próprio país, não?

  12. Rosenilton Cunha Postado em 19/Feb/2014 às 21:38

    mesmo com programas sociais e políticas estruturais que reduziram a desigualdade social na Venezuela, mesmo em um país com eleições legitimas e com veículos de comunicações livres para se posicionar, a direita venezuelana e as forças reacionárias do Brasil, tentam classificar o governo Maduro de autoritário e ditatorial, mas o povo da Venezuela, sobretudo os setores populares, estão atentos e dispostos a defender esse o governo democrático !

  13. Poeta. Postado em 19/Feb/2014 às 21:45

    Aê Elias: prim prim... KKKKKKKKKKKKKKKKk

  14. Alan Pires Ferreira Postado em 19/Feb/2014 às 22:11

    Precisamos superar o maniqueísmo tolo de limitar democracia a ELEIÇÕES DIRETAS. Democracia é o regime político onde há um Estado de Direito, igualdade perante a lei, liberdade de consciência, liberdade de expressão (incluindo liberdade de imprensa), eleições livres, representatividade, alternância de poder, inclusão social, participação política da sociedade, instituições libertárias fortes etc. A eleição direta é apenas UM DOS elementos democráticos e definitivamente não esgota o assunto.

    • Tchekowski Postado em 24/Mar/2014 às 14:28

      Falando do Brasil: Estado de Direito (ok), igualdade perante a lei (não - vide mensalão), liberdade de consciência (ok), liberdade de expressão incluindo liberdade de imprensa (ok), eleições livres (ok), representatividade (ok), alternância de poder (ok - mas depende da vontade popular), inclusão social (ok), participação política da sociedade (ok), instituições libertárias fortes (???). É melhor resumir em eleições diretas.

  15. jair soares Postado em 19/Feb/2014 às 22:34

    Não querer enxergar o quanto os EUA intervém nos destinos de outras nações é, no mínimo, manobra de espertalhões que ae passam por asnos. Se tivéssemos só um pouquinho de sangue no olho já teríamos ido às ruas para desmontar a rede globo, editora abril e tantos outros veículos de comunicação que ousam ditar como devemos pensar. Lamentar a morte de quem vai às ruas para derrubar um governo legitimamente eleito? Lamentar a morte de burgueses golpistas, que enquanto se refestelavam em festas e banquetes, a maioria do povo venezuelano padecia? E é a isto que chamamos democracia? Quanto às leis citadas, Rodrigo, servem apenas como aparato para vermes inchados com o dinheiro público. Vermes com a boca e ganância sem fim, quanto mais têm, mais sugam. O povo, seja na Venezuela, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, já não quer somente liberdade. Quer, tambem, poder desfrutar da tal liberdade. E é justamente isto que o povo reconhece em governos com políticas sociais mais igualitárias, com promoção de justa distribuição de renda... emblemático foi o caso da reação da burguesia brasileira, TÃO DEMOCRÁTICA, impedindo os jovens da periferia de fazer o rolézinho nos shoppings. O direito de ir e vir, na nossa República Democrática, vale somente para imbecis como você, não é verdade?

    • Caco Postado em 12/Apr/2014 às 11:31

      Muito democrático, Jair. Ou seja, se pensar diferente, que seja fuzilado. melhor do que respeitar a propriedade privada, do que respeitar o direito de opinião e a veiculação dela. Trocamos uma ditadura por outra. Que se estimule a troca de canal, afinal, é para isso que serve o controle remoto. Que se compre ou assine outra publicação, ao invés de tentar extirpar uma. Que se reúnam em locai de fato públicos, e não em espaços que são, sim, privados. Shoppings Centers são espaços privados, usados para exploração comercial e custeados pela iniciativa privada. Não são locais de manifestação disso ou daquilo. E a conversinha cansativa sobre preconceito é inaplicável aqui. A ordem deve ser mantida, pois é um ambiente que foi construído para ser mantido sob controle. Vermes inchados com o dinheiro publico e banquetes: porque será que as pessoas só enxergam o crime da ideologia alheia? Enquanto a ideologia se sobrepuser a administração pública, sempre vai ter um pelotão de fuzilamento e uma linha de fuzilados. Muitos exaltam o sistema de Fidel, mas nenhum se submeteria ao sistema ditado por ele, a não ser que fizesse parte pelotão de fuzilamento, assim como muitos exaltam a qualidade de vida na Suécia, mas ninguém quer pagar 75% de IR ou se submeter a lei enquanto administradores púbicos com a obrigação de prestar serviços decentes ao cidadão, seja ele de esquerda, direita, centro, etc., sob pena de ser exemplarmente punido, além de ter consciência de que não tem poder, e sim obrigações.

  16. Hilton Wagner Teixeira Postado em 19/Feb/2014 às 23:26

    Sabe o que é engraçado, a maioria dos críticos da política Venezuelana se baseia em fontes que são claramente manipuladoras. São inúmeros os exemplos no facebook da grande mídia manipulando informações, fatos e notícias. Agora como pode uma oposição convocar manifestações com o intuito de derrubar um governo eleito, com maioria em todas as esferas políticas, não se um golpe? E vamos lembrar aqui que a oposição agora dividida, teve como um dos principais representantes afastado pela ala mais radical. Sinceramente, não entendo como pessoas podem defender uma prática dessas. O governo pode estar uma merda, mais agora, a oposição esta pior ainda. E são uns idiotas os que não associam os EUA a golpes de direita, não estou dizendo aqui que é o caso hoje na Venezuela, mais oras, é justificável a dúvida. Os EUA estiveram envolvidos na quase totalidade dos Golpes aqui na América Latina. Tem dúvidas ? Pergunte a história.

  17. Eduardo Postado em 19/Feb/2014 às 23:34

    Venezuela, em minha opnião, é tudo manipulado sim, vi uma boa parte da minha vida venezuelanos reinvindicando e protestando contra chavez. E outra, uma questão muito lógica, você vendo seu país entrando em uma crise a cada ano mais profunda, indices de inflação, violência, saúde e educação caóticos, vocês manteriam o mesmo governo por 15 anos ou votariam em satisfatório em plebiscitos? Sem mais!

  18. Andacéus Postado em 20/Feb/2014 às 00:43

    A desinformação é uma das armas mais eficazes na tentativa de derrubar um governo. Atualmente, sofremos uma crise de credibilidade de informações. Não seria absurdo supor que há elementos infiltrados em qualquer órgão de atuação internacional incluindo o Human Rights Watch. Este tipo de operação de infiltração já foi feito no passado e não há nenhuma razão para acreditar que atualmente não seja mais feito. A idéia de que é possível captar o "Zeitgeist" de uma nação apenas através de uma manifestação envolvendo 1 milhão de pessoas (?) nas ruas é muito inocente. O que me chama a atenção é a perfeição com que as coisas estejam acontecendo. Uma ex-miss acaba de ser morta, o líder da oposição heroicamente se entregando... o enredo está muito perfeito. Seria um regime irracional suficiente para atender a todos os requisitos para legitimar a sua derrubada quando (supõe-se) que ele já possui a legitimidade das urnas? Ver aquele corpo da mulher sem vida é de enjoar o estômago. Minhas condolências à família das vítimas. O caos é a verdadeira arma de destruição em massa de uma eventual coalizão das elites internacionais. A única escolha sensata contra o caos é a segurança, que frequentemente é assegurada por aquelas pessoas com o menor senso de humanidade.

  19. Guilherme Postado em 20/Feb/2014 às 01:07

    Brilhante o comentário e a postura do professor Igor. A apresentadora estava sem saber o que fazer, interrompendo-o a todo momento, enquanto o outro convidado, que deve ter se inteirado sobre o assunto nos jornais da própria Globo, ficava sem argumentos, apelando para ironia.

    • Emrehliug Postado em 22/Feb/2014 às 11:45

      Ridiculo o comentário e a postura do professor Igor. A apresentadora estava se segurando para não rir, interrompendo-o a todo momento na esperança de que parasse de se comportar como um psicótico paranóide. Já o outro candidato não tinha tanta paciência e acabava apelando para a ironia ao perceber que estava lidando com um cérebro infantil.

  20. Ivo Postado em 20/Feb/2014 às 01:08

    Estamos num pais onde a corrupção tem superado todos os limites ,um pais em que sociedade se encontra sitiada por políticos totalmente afastados de interesses pelo bem de um povo tão sofrido que é o povo brasileiro onde não temos saúde ,nem educação e segurança só em Jesus Cristo ,isso é resultado de políticos que estão fora dos planos de Deus ...

  21. Francisco Roni Postado em 20/Feb/2014 às 01:16

    To aqui pensando, o dito cujo que convidou e o que permitiu a entrada de um Professor sensato como esse em território PIGano, com certeza já esta demitido!

  22. Antonio Silva Postado em 20/Feb/2014 às 01:23

    Eu vi o debate. Não é bem o que vcs estão dizendo, viu? O Prof. Igor Fuser deixou transparecer que defende cegamente o chavismo (fazendo colocações enfáticas pró-chavistas - por exemplo ao dizer que "existe democracia e justiça livre na Venezuela"...o que de fato NÃO é verdade). O outro debatedor (professor da USP José Augusto Gilhon) mostrou-se muito mais centrado e razoável... Este não defendia nem atacava o Nicolas Maduro, mas apresentava argumentos muito mais embasados (ao invés do Prof. Igor Fuser, que defendia o chavismo tentando se impor "falando mais alto"...por exemplo ao dizer algumas asneiras, como alegar que a oposição Ucraniana seria "Nazista"). Por duas vezes o outro debatedor, Prof. Gilhon, questionou: "Qual a fonte dessas suas alegações??", no que o Fuser NÃO soube dizer... E, ao final, o Prof. Gilhon deu um "tapa com luva de pelica", ironizando de forma bastante inteligente o Prof. Igor Fuser, e dando a entender que o debate era prejudicado, por ser o Prof. Fuser um chavista "cego". Enfim, assistam todo o debate, que entenderão...

    • Anderson Postado em 20/Feb/2014 às 12:23

      É aquela tal história do copo meio cheio ou meio vazio. A ironia, na maioria das vezes, se presta como arma dos vencidos. Na Ucrânia, sim, há participação de um grupo nazista, e não é tão fraco quanto quis argumentar o Gilson. Nos demais citados, sim, são ditaduras e não podem ser comparadas. Mais do que defender o chavismo e a Venezuela, Igor enfatiza o grande problema que vivemos aqui no BR, com uma mídia controlada, manipuladora e comprometida. Mas, como o assunto é Venezuela, isso passou batido no debate.

      • Tiago Postado em 22/Feb/2014 às 11:49

        Pô, o nazismo é bem forte na Ucrania então não é? já que pelas imagens são multidões de pessoas se posicionando contra a subserviência ao imperialismo russo.

    • Guto Postado em 20/Feb/2014 às 22:52

      Perfeito. Quem acha Maduro um líder equilibrado e defensor dos direitos humanos, sugiro ler mais e conversar com venezuelanos, quem vive de fato a realidade desse país arrasado por um populismo nefasto.

    • diddo braga Postado em 21/Feb/2014 às 13:24

      na ucrania nem tem manifestantes, são ongs instaladas e financiadas pelo eua p/ parecer que sejam manifestantes revoltosos c/ a situação e querer a queda do governo p/ que enfim faça o acordo de livre comércio c/ a união européia, e assim fazer todas a suas operações c/ sua moeda e enriquecer do seu petróleo.

    • Max Magno Postado em 04/Mar/2014 às 21:16

      Na Ucrania não são apenas os chamados "nazistas". Existe uma força israelense que vive disso, de criar e apoiar golpes pelo mundo. Se estão os israelenses, estão os Estados Unidos. Um sustenta o outro. Fácil verificar na midia internacional, espanhola, alemã, francesa entre outras. E não digo a midia só de grandes jornais mais de todas as correntes... as informações estão lá... basta querer ver,,, Com certeza os Estados unidos estão por trás aqui na Venezuela tb. Vieram atrás de seu quinhão de petróleo.

  23. Fábio Postado em 20/Feb/2014 às 04:44

    Muito difícil saber quem está tentando manipular mais a informação nessa entrevista, não confio em nenhum dos dois, não existe mais imparcialidade e compromisso com a verdade, a esquerda manipula a informação para o seu, lado e a direita, para o lado dela, e nesse interim, a verdade deixa de existir.

    • Marcos Postado em 20/Feb/2014 às 07:56

      Poxa parceiro, "ta" ruim mesmo pra você "eim". Se o professor da UFABC estava manipulando as informações, aonde estão as notícias relacionadas ao desafio que ele fez? Por que a apresentadora e o outro convidado não falaram "você esta errado", tendo eles a razão nessa hipótese, por que o Fuser estava correto, por que não se pode usar informações genéricas ou parciais com alguém que realmente conhece e estuda o assunto, quando se tenta fazer isso, como a apresentadora fez na abertura, você leva uma "coça intelectual".

    • Thiago Teixeira Postado em 20/Feb/2014 às 08:09

      Então na sua concepção o professor é de esquerda? E se ele falasse que o Maduro tem que morrer, ai as coisas estariam nos seus devidos lugares?

      • Fábio Postado em 20/Feb/2014 às 11:55

        O problema é que você tem ou a rede globo que sabidamente manipula informações ou tem blogs, e professores que defendem de forma irrestrita a Venezuela. Uma cobertura imparcial jornalística mostrando os fatos como efetivamente estão acontecendo, isso não existe.

  24. maria celeste piva Postado em 20/Feb/2014 às 04:53

    Precisamos de mais vozes lúcidas e corajosas como do professor e jornalista Igor Fuser e mudar a correlação de forças de nossa mídia conservadora. Assistam a entrevista até o seu final.

  25. José da Silva Postado em 20/Feb/2014 às 05:19

    Nao se iludam. Querem guerra civil na Venezuela, pelo mesmo motivo que querem no Brasil. O poder. Elitistas, reaças e direitistas nao se conformam com a perda do poder e querem dar golpe. Em vez de debater na internet, é melhor se preparar para resistir em armas. A tentativa de golpe ja está em curso no Brasil. A internet e redes sociais levaram todos os setores políticos golpistas a sonharem com a possibilidade de tomar o poder pelo golpe. Assim, assisimos a um estranho casamento entre neonazistas, psicopatas, esquerdistas, tucanos, neoliberais e os ridículos psol e pstu, todos a berrar "nao vai ter copa". Vai ter copa. Nao passarão. Vai ter eleiçao. Dilma vai ganhar e vocês vao ter que engolir calados. É melhor para vcs. Se tentarem uma aventura goipista para valer, levarão bala na cara e nós, o povo, vamos nos aliar às forças da legalidade. Não derrubarão Dilma. Precisarão disputar e vencer eleiçoes, se quiserem o poder. Qualquer outra alternativa resultará em mortes e sangue. Nao passarao.

    • James Santos Postado em 20/Feb/2014 às 10:27

      Eu sou centro esquerda, mas me chamam de reacionário, direitista e elitista quando critico o açambarcamento da economia pelo estado.... vai entender!!!

    • Felipe Postado em 21/Feb/2014 às 02:17

      É impossível alguém com o seu nível de escrita escrever tanta besteira, pior, sem nenhuma simetria. É impossível vc acreditar que temos uma esquerda no poder, por isso a direita o quer de volta... Então vou achar que a ideia era apimentar o debate.

    • André Postado em 02/Mar/2014 às 01:20

      Kkkkkk. Você entendeu tudo errado. Quem quer golpe aqui no Brasil é a esquerda, para instituir aqui um regime socialista. Espero que você sobreviva bem aos péssimos anos que o esperam caso isso realmente aconteça. Já eu, vou me embora antes para não ter que sair fugido depois.

    • Max Magno Postado em 04/Mar/2014 às 21:26

      Cara, o que vc escreveu foi a coisa mais reacionária e imbécil que li de tantos textos aqui. Vc acha que o país é o PT. Vc está enganado. A nação, é o povo e o povo não são vcs, petistas. Nenhum presta pra limpar meus sapatos. petistas, pmdbistas, psol, fhc fdp, etc, nenhum. Tentativa de golpe já está em curso sim e dado pelo atual desgoverno. Não vai ter copa, é um grito das ruas para situação atual e que a PresidANTA, ignora, esquecendo seu passado. a Filha Dilma P... não vai ganhar, pode estar certo disso. "Forças da legalidade". vc anda vendo mt tv. rss Quem são esses? Os X-men? "levarão bala na cara"... paro aqui. Uma mente doente que escreve um texto como esse não merece consideração. Tds os políticos, de tds os partidos merecem a Guilhotina. E tds os imbecis que apoiam a podridão que existe aí, merecem o mesmo fim. De um rolezinho pelos hospitais e deixe a venda cair dos olhos. Veja o SEU país maravilhoso. Veja as escolas e as ruas; as pessoas que perambulam sem ter onde viver de maneira minimamente digna. Vc não sabe realmente do que está falando!!

  26. George Ayres Postado em 20/Feb/2014 às 07:05

    A turma do "comovido com a Venezuela", "pray for Venezuela" invadiu não só a mídia de massa como determinado senso comum tão humano que no Brasil profere ditos comuns da tv como "bandido bom, bandido morto", "Tá com pena, leva pra casa", "direitos humanos para humanos direitos" e outras vomitadas de merda. Também não se pode exigir muito raciocínio de quem acompanha os noticiários por mídias suspeitas.

  27. George Ayres Postado em 20/Feb/2014 às 07:11

    e o pessoal com peninha da modelo baleada (uma fatalidade), o mesmo pessoal que apoia operação em favela, que polícia tem é que meter bala, fez pouco caso com o que ocorreu com o Amarildo. Simplesmente patético, essa pena aí não me convence, trata-se de HIPOCRISIA!

  28. wilhans Postado em 20/Feb/2014 às 07:15

    Os manifestantes tem o " direito" de incendiar predios publicos, tem o " direito" de na marra derrubar um presidente eleito pelo voto popular e todos devem assistir e ainda aplaudir. Partiram para o confronto. As mortes sao consequências das suas próprias ações.

  29. Paulo Hase Postado em 20/Feb/2014 às 08:47

    O que fazer com os pobres monoglotas alienados e manipulados pelo PIG: TV Globo, Folha, Estadão, O Globo, Veja, entre outros,? Quem ainda não sabe, aprenda ingles e leia jornais honestos para ter uma visão real do que acontece no resto do planeta.

    • Arivaldo Mendonça Postado em 14/Feb/2016 às 17:58

      Um mídia obscurantista. Serviçal do poder econômico.

  30. Vinicius Postado em 20/Feb/2014 às 09:10

    Todo o "debate" é guiado, pela apresentadora, para o mesmo caminho. Fica difícil "criar" opinião tendo um programa desse como base. Os professores defendem seu ponto de vista, onde a verdade de cada um é exposta e por isso é um debate, mas a apresentadora sendo totalmente parcial pra um lado é difícil..

  31. Prof. Edu Moura Postado em 20/Feb/2014 às 09:33

    Alguém aqui falou em míope. Estudos mostram que o comportamento humano está associado ao sistema visual (percepção, visão e cognição). Não é necessário recorrer ao noticiário internacional para entender a manipulação da mídia. Por favor, busquem pela reportagem - Ótica faz exames de vista e receita óculos em Goiânia - a principio a reportagem não parece ser direcionada, até o momento do direito de resposta, na reportagem - Optometristas rebatem críticas feitas pelo Conselho Regional de Medicina em Goiás – E daí? Daí que ao investigar a gênese que motivou a reportagem, descobre-se que a premiada jornalista é casada com um oftalmologista. Pesquisem e assistam a reportagem para analisar os desdobramentos na resposta do Ministério do Trabalho e Vigilância Sanitária. Esse exemplo pode ser educativo para entender a ignorância do povo, sob doutrina da REDE BOBO. Porque será que as manifestações aqui são hostis a imprensa nacional?

  32. Roberto Postado em 20/Feb/2014 às 09:37

    Esse professor Guillon chega a ser engraçado de tão ingênuo... acha que no EUA não expulsariam diplomatas se armassem contra o governo... É só ver as restrições pra um simples visto de visita, eu também duvido que algum país deixaria tranquilo diplomatas incitarem um golpe no governo...

  33. James Santos Postado em 20/Feb/2014 às 10:06

    "Agora, será que em 15 anos de chavismo naõ aconteceu nada positivo? Eu nunca vi. Não é possível que só mostrem o que é supostamente ruim. Cadê o outro lado? Será que os venezuelanos que votaram no Chávez e no Maduro são tão burros, de votar em governo que só faz coisa errada?” Que outro lado, cara-pálida? Será que em 150 anos de erros teóricos e experimentais catastróficos o socialista ainda não aprendeu nada? Anão! Me diz se o que vemos na Venezuela não é a mesma coisa que vimos em outras senzalas do mesmo tipo?? Um daqueles milhões que virou adubo na senzala comunista soviética, talvez tivesse algum lampejo de consciência antes de ser fuzilado... Azar daquele que sobreviveu e tinha que enfrentar filas quilométricas para conseguir um par de meia, e só tinha na cor cinza!! Meu avô já dizia: o sufrágio é uma arma apontada na cabeça de um povo inconsciente... Falta mais sociologia e menos socialismo. Falta mais imparcialidade e menos ideologia. Nego precisa urgentemente se apaixonar mais pela ciência, pela educação, pela sociologia e pela integridade científica na mesma medida que deveria se matar menos em nome de um ideário que não passa de uma hecatombe na prática e uma graciosidade ilógica na teoria...

  34. Juracy Postado em 20/Feb/2014 às 10:19

    Me parece que o Igor exagerou quando disse que as manifestações na Ucrânia são nazistas, podem até ser, pois não me aprofundei no tema. Porém concordo plenamente com o Igor que os meios de comunicação brasileiros nunca falaram nada de positivo sobre o governo atual da Venezuela. Estive na Venezuela antes e durante este governo, e as mudanças sociais são gigantes, e isso nunca foi dito pelos meios massivos brasileiros. Porém, por mais que este governo mudou positivamente a questão social do país, tenham ganho tantas eleições, este governo usa a máquina pública de maneira extremamente ante-democrática. Ao meu ver os oposicionistas são realmente golpistas, isso se viu claramente no golpe de 2002, e não duvido que eles estejam matando estes manifestantes. Assim, me abstenho nessa disputa, pois ambos os lados erram demais. Acredito que a melhor opção seria ter um referendum para abrir novas eleições, assim diz a constituição.

  35. Nivardo Postado em 20/Feb/2014 às 10:58

    Uma armação ridícula da Globo! Nunca ouvi tanta tergiversação dos fatos! Claramente esse Professor defendeu os podres do Maduro, como se o povo venezuelano fosse o culpado pela catastrófica situação econômica do país e até pelas mortes dos manifestantes. Coisa absurda!

  36. Nivardo Postado em 20/Feb/2014 às 11:00

    Não fiz nenhum comentário ainda, como poderia estar igual ao anterior? Isso é uma forma de negar a publicação?

  37. Maduro Caprilles Lopez Postado em 20/Feb/2014 às 13:27

    Muita liberdade mesmo...só não entendo os amigos venezuelanos reclamando de falta dela pelo twitter e facebook, fazendo relatos mentirosos que os coletivos bolivarianos são violentos e que há perseguição e violação de direitos humanos...eles até entregam flores e doces aos que se opõem ao governo maduro que exagera na democracia...é muita democracia...mas muita mesmo! Maduro deve pensar em repetir o que o general Joao Batista Figueiredo disse: è pra abrir mesmo, quem não quiser abrir, eu prendo e arrebento!

  38. Gustavo Postado em 20/Feb/2014 às 16:00

    Poooxaa, a Globo tão mestra em manipulação e em ver somente um lado sempre, quase sempre escorrega chamando caras como esse em seus programas...

    • Helvio Postado em 20/Feb/2014 às 19:07

      Gustavo, vc foi muito sutil para a inteligência dessa turma... Para eles, a Globo, Veja, EUA são isso e aquilo e blá, blá, blá! Os argumentos deles não são guiados pela lógica e muito menos pelo sentimento de respeito ao outro. Eles são puramente dogmáticos, ou trocando em miúdos: só usam "chavões", extraídos da sua "bíblia" e desprovidos de sentido real! Não tem como debater com essa turma.

  39. Fátima Daubermann Postado em 20/Feb/2014 às 16:56

    O professor da USP demonstra claramente não conhecer a realidade venezuelana. Moro num estado que faz fronteira com a Venezuela e por diversas vezes já estive lá. Para nós, brasileiros radicados em Roraima é muito vantajoso fazer turismo naquele país com uma moeda muito desvalorizada: 1 real está valendo 31 bolívares no câmbio paralelo. Acompanhamos de perto, tenho amigos venezuelanos. A situação está complicada naquele país, milhares de pessoas nas ruas se manifestando por liberdade. Pelo fim de um regime ditatorial que trouxe o mesmo que sempre trouxe onde foi aplicado: falta de comida e de produtos básicos de higiene, censura dos meios de comunicação (não existe essa "possibilidade de contraponto" que o professor mencionou, não há liberdade de expressão, já não existia na época do Hugo Chaves e piorou agora com Maduro). O povo está sofrendo, há mortes e a repressão é violenta. A realidade venezuelana é mais feia do que os brasileiros do sul/sudeste imaginam.

    • Luis Sergio Postado em 21/Feb/2014 às 00:55

      Se você esteve lá muitas vezes deve ter uma razão bem convincente de que lá é uma ditadura. Talvez você nem saiba o que é uma ditadura. Vou te lembrar, na ditadura brasileira jornais eram censurados diariamente a ponto de alguns deles colocarem receitas de bolo na primeira página. Na Venezuela a imprensa é tão livre que arma golpe como o de 2002 para derrubar o Hugo Chaves. Procure se informar melhor, não é o fato de "fazer turismo lá, por que mora na fronteira", que você sabe politicamente o que está acontecendo no país. Se um turista vier ao Brasil e se direcionar pelo que dizem os grandes jornais, ele concluirá que o país está uma porcaria desde o governo Lula. Além do mais é bom te lembrar que por ser uma democracia e existir uma oposição e interesses contrários é que o presidente pode estar sofrendo todo tipo de boicote. Se lá houvesse uma ditadura como a brasileira, de 1964, o Leopoldo Lopez não conseguiria se quer ir para a rua, quanto mais pedir a queda de um presidente eleito, com eleições legítimas garantidas por observadores do mundo todo. Não sei se você é ingênua ou defende interesses, já que está tão perto da Venezuela. Daubermann o que está em jogo é o petróleo que saiu das mãos de famílias, que sempre se apropriaram dele e vendiam baratinho para os irmãos do norte, e passou para as mãos de quem quer distribuí-lo para toda a população. Como no Brasil com a tentativa de criar Petrobrax, lembra? Você sabe muito bem do que estou falando.

    • Elias Postado em 21/Feb/2014 às 21:42

      O problema que a esquerda domina ideologicamente todas universidades e áreas culturais do nosso país, vemos idiotas uteis defendendo ditaduras em toda parte, sorte ao povo Venezuelano.

  40. Victor Carvalho Postado em 20/Feb/2014 às 17:12

    Esse texto está recheado de ideologia. Em qualquer democracia do mundo o Estado controlar 1/3 da imprensa é algo crítico. Não deveria controlar nada. Outra coisa é que é notório que a exposição oferecida aos meios de comunicação do Estado são muito maiores que os meios de comunicação livres, que sofrem uma série de censuras. Ele não cita também o fato de que o governo chavista se sustenta em políticas populistas e assistencialistas e que a Venezuela passa agora por um processo chamado doutrinamento ideológico da população. Um passo importante da conhecida Revolução Cultural para o comunismo ou socialismo. Duas características vitais da democracia se encontram afetadas: as liberdades individuais (liberdade à manifestação, liberdade à informação, entre outras) e as liberdades econômicas (com a limitação de lucro imposta pelo Estado e com o processo de estatização feito obre diversas empresas). Isso tudo sem contar a corrupção. Dentro deste quadro a Venezuela vive a chamada Democracia impura, também chamada de Demagogia no Rousseaunismo. Por essas e por tantas a população está nas ruas. Não se trata de um golpe, e sim de um contra golpe.

  41. Marcio S. Lacerda Postado em 20/Feb/2014 às 17:50

    Segui a sugestão e assisti o vídeo.Aproveitei para ler os comentários.O do Antonio as 1:23 me pareceu o mais sensato. A maioria enxerga os Estados Unidos como o grande Satã e responsáveis pelas mazelas mundiais. Acham normal o aparelhamento do judiciário, o afastamento da oposição dos veículos de comunicação na Venezuela (segundo Igo isso não existe e a renda dos pobres até melhorou). Deve ser mentira que 75% dos alimentos hoje são importados, que não há filas, que o aumento da violência é invenção da imprensa golpista etc. Aliás não há motivo de insatisfação , o povo está feliz e as elites é que estão indo para as ruas com intenções de derrubar o governo.Parece que a ideologia emburrece as pessoas. E, não vi o Igo passar um pito não, apenas vi alguém comprometido com o Chavismo defendendo o boliviarismo ou seja o socialismo do século 21.

  42. Rosi Postado em 20/Feb/2014 às 18:49

    Os comentários são assustadores sobretudo por evidenciarem o desprezo por um diálogo respeitoso e construtivo, são só acusações e afirmações sem provas. Um diálogo de pessoas que só ouvem o que querem, que não se dão ao trabalho de efetivamente refletir sobre as informações fornecidas pelo outro. Assustador!

  43. Ernandi Postado em 20/Feb/2014 às 19:31

    No fundo , no fundo, não passa de mais um teatro sangrento onde muitos estão morrendo, lutando, sem saber que é apenas para ver como vão mandar o petróleo para fora do país e ser dividido entre poucos e o povo como sempre a ver navios. Isso é aqui, é na venezuela e em qualquer lugar do mundo onde tenham reservas estratégicas. Aqui é bem mais facil, visto a formula de venda do pré sal

    • diddo braga Postado em 21/Feb/2014 às 13:20

      correto e na ucrania e na síria p/ derrubar o governo deles p/ o livre acordo c/ a união européia e negociar c/ a moeda deles p/ os bancos mundiais obterem mais lucros.

  44. ohfmann Postado em 20/Feb/2014 às 21:26

    Interessante, o professor Igor dizer que o movimento na UCRANIA é nazista! Ele não deve conhecer a história da extinta URSS para falar tamanha asneira. Não deve saber que cerca de 9 milhões de ucranianos morreram de fome,a mando de JOSEF STALIN, por ocasião da revolução comunista que anexou, não só este país, como muitos outros à RUSSIA. Visto isto, não é de estranhar que, grande parte dos ucranianos sejam contra acordos com a RÚSSIA, com receio de que as coisas se repitam. Nos comentários acima, a maioria comprometida com um ou outro lado, apenas dois podem ser considerados. O da FERNANDA, que foi taxada de ignorante e cabecinha de vento por dois imbecis, e o da FÁTIMA DAUBERMANN, que reside na fronteira da VENEZUELA, e naturalmente por isso deve conhecer bem a realidade daquele país, sem a necessidade de basear-se em reportagens desta ou daquela emissora.

  45. Rosana Postado em 20/Feb/2014 às 21:55

    Não vou me manifestar ideologicamente , porém darei minha opinião de minha vivência tanto na Venezuela como aqui no Brasil.Vivi o momento da aprovação da nova constituinte da Venezuela e a eleição de Chavez realmente um exercício de democracia e de preferência nacional.Venezuela im país muito corrupto e com vícios partidarios muito acentuados , o governo de Chavez olhou o povo que realmente precisava e deixou que os "privilégios"da minoría chegasse a ser reduzido ,digamos que para um terço, e isso causou e causa uma revolta de burguesia enfurecida que tenta de toda formas desestabilizar plantando e claro boicotando todo um sistema.Por que não se fala da massiva saída de venezuelanos para fora e forjar transações comerciais com o propósito de especular o câmbio , e isso através de um programa social que o governo que tanto criticam implantou ? a corrupção está à solta e os primeiros a usufruírem desse programa são os inocentes estudantes burgueses que estão nas ruas protestando.

  46. Marcos Postado em 21/Feb/2014 às 02:18

    ...se não entender o que é o sionismo financeiro internacional, vamos ficar falando de pontas de icebergs (sem trocadilhos) sem saber o que está embaixo, e não raramente as partes de um conflito estão ligadas pelo financiamento do mesmo bolso como foi o caso da II WW, onde estranhamente um paiseco se declarou neutro e foi estritamente respeitado o seu "desejo". Era o bolso do sionismo financeiro internacional, a Suíça. Esse cartel controla a maioria das corporações em diversas indústrias (Petróleo, guerra, alimentos, etc.) assim como os bancos centrais dos EUA e Europa. A equação é simples se vista por essa perspectiva: - onde têm riquezas? Já nos apossamos dela? - Não. Então tratemos de elaborar um plano para que a tomemos. A pirâmide financeira internacional está ruindo rapidamente fazendo com que as plataformas política, econômica e bélica do sionismo financeiro, EUA_Israel_Inglaterra, abrissem várias frentes para desestabilizar política e economicamente os países que ainda teimam em governar sem fazer continência para eles. Se Uruguai e Bolívia tivessem as mesmas riquezas que Brasil e Venezuela, certamente estariam vivendo o mesmo processo.

  47. Afonso. Postado em 21/Feb/2014 às 09:15

    Fico feli em perceber o quão rico é esse debata sobre o Brasil, Venezuela e esquerda/ direita. Lamento não ter visto o programa, mas vou procurar na net. Apenas quero contribuir com o debata, não dando a "minha" opinião, mas desafiar a percebção de todos os debatedores sugerindo algumas leituras , as quais passo os dítulos a seguir, que confesso, me abriram os olhos para muita coisa sobre nosso País e de toda AL. Leiam: " A Genese Da Ditadura - Golpe dos Empresários."; " A Conquista da Amazonia dos ROCKEFFELER"; " A Familia ROTSHILD E O PARAGUAI" ; " A CIA faz Devassa no SUB-SOLO do Brasil".; e para fechar: "Hisória Rede Globo" e " A Privataria Tucana" Confesso a Vcs amigos, que está realmente na hora do Povo brasileiro acordar. Fiquei preocupado. Boa leiura a todos. abraços

  48. Jose de Almeida Postado em 21/Feb/2014 às 09:41

    Não sou de maneira nenhuma a favor de governos ditatoriais mas faço aqui uma reflexão analisando alguns governos chamados governos de esquerda como exemplo Cuba. Um pais que sempre foi boicotado pelos governos capitalistas a ponto de ter que se manter em alguns aspectos precariamente (como ex: vejo falar que a frota de automóveis em Cuba e bem antigo), mas onde eu quero chegar é que pelo pouco conhecimento que tenho observo uma sociedade praticamente sendo influenciada por nações que mantem o controle financeiro do mundo que quando observa seus interesses sendo ameaçados fazem suas intervenções com o rotulo de "nações do bem". os mesmos têm sobre controle as grandes redes de comunicação e com isso uma facilidade de formar opiniões. Fechando meu raciocínio, quero dizer que este professor sabe muito melhor que eu e todos nós que não estamos vivendo a realidade deste país de perto e acho tem suas razões para fazer a critica a emissora Rede Globo.

  49. Manel Bomfim Postado em 21/Feb/2014 às 11:42

    Hehehe... Tanta gente se esforçando pra explicar o inexplicável. Uns acreditam na Veja, outros na Globo, outros em nada e ainda tem os que acreditam em tudo... Vou deixar só esse comentário que li, tempos atrás e achei bem hilário: "Se for da Globo é boato. Se for da Veja é mentira". E assim caminha nossos meios(fins) de comunicação. E parafraseando, um "esquizofrênico" de plantão. É tudo uma vergonha.

  50. Ivanor Postado em 21/Feb/2014 às 12:56

    Gostei de ler suas palavras, Fátima, não pelo conteúdo em si, mas por ser de alguém que conhece "in loco" o pais em questão. É muito cansativo ler coisas de amantes de Cuba, Venezuela, Estados Unidos ou outro país, mas na hora de morar preferem o Leblon. Aqui no Brasil há manifestações, mas a imprensa não consegue ou não quer chegar ao cerne da questão, pois isso desnudaria o quão os endinheirados donos das emissoras estão implicados com benesses do governo de plantão (seja de esquerda falsa como a atual, seja de direita envergonhada como o anterior). Pobre povo venezuelano, brasileiro, argentino. Em todos os casos não é o governo que interessa por ele mesmo, mas quem manda no governo.

  51. Inah Postado em 21/Feb/2014 às 13:06

    Obrigada ! Há tempos não via uma discussão baseada em fatos . Pouca opinião e cheia de dados!

  52. diddo braga Postado em 21/Feb/2014 às 13:18

    os americanos derrubaram obama,saddam,khadafi, e estão a derrubar na síria,ucrania e venezuela agora...estão levando a sério demais aquele jogo de tabuleiro war, querendo conquistar o mundo inteiro.

    • luis Almir Fonseca Postado em 22/Feb/2014 às 11:49

      A melhor maneira de avalair as discusões existentes sobre o assunto é possuir vivência in loco do que Chaves e seu pupilo Maduro transformaram esse magnifico País. No momento em que a imprensa registra que Maduro está recebendo mensagens telepáticas ou espirituais de Chaves, começamos a perceber que a massa crítica da sociedade Venezuelana precisa melhorar seu nível de lucidez. Quando alguem defende causas sem conhecer in loco o que acontece, fica muito parecido com as políticas sociais brasileiras que nao conseguem diferenciar um País de imensurável grandeza como o Brasil onde registra-se grandes complexidades soioambientais , culturais e econômicas receber o mesmo tratamento. Como sociológo e amante apaixonado da democracia, lamento, mais respeito a posição de cada rfeflexão inteligente desde que haja uma fundamentação clara sem sombras ideológicas que nos permitiram perceber na declaração so Ilustre Professor. Viva Chaves, Viva Fidel, Vivca Morales, Viva Lula, Sarney, Dilma e Viva o Tinhoso. ...

  53. Alex Gama Postado em 21/Feb/2014 às 21:52

    Em 5000 anos de história a humanidade não aprendeu nada. A não ser o requinte para matar. A exploração do homemXhomem continua governoXgoverno, e, om povo que tem a ilusão de que esta livre continua na ilusão. A escravidão continua a todo vapor. te pago um salario de fome, faço vc arcar com tudo, continuo te cobrando impostos escorchantes, não te dou nada em troca a não ser mais e mais penalidades. Nada mudou. E fica ia um bando de imbeciis ditando regras que não sevem para nada. Não disso que a humanidade precisa. O pior inimigo do homem são os governos.

  54. Ednaldo Vieira costa Postado em 21/Feb/2014 às 23:37

    Eles não vão descansar, o alvo principal é o Brasil. Já escravizaram o México, na Venezuela após morte de Chaves ficou mais fácil. Tio sam e a elite burra brasileira acreditam fielmente no" Distinto Manifesto".

  55. APOLONIO Postado em 22/Feb/2014 às 05:56

    Encarar um debate com este Sr. Rodrigo é o que se pode chamar de uma perda de tempo.

  56. Tuca Rodrigues Postado em 22/Feb/2014 às 11:02

    Igor Fuser, professor de Relações Internacionais da UFABC, foi ao programa a mando do governo ditador de Dilma , sem a presença dele o programa não poderia ir ao ar, esta é a esquerda democrática brasileira , só falou absurdos , defendendo o indefensável, a Venezuela esta nas mãos de Cuba e China, o Brasil esta indo para o mesmo caminho levado por estes terroristas que tomaram o poder enganando nosso povo inculto e tem a intenção explicita no Foro de São Paulço de tornar a America Latina America Central e Caribe numa copia da antiga e ultrapassada União Soviética uma ditadura genocida .

  57. Marcelo Resende Postado em 22/Feb/2014 às 12:32

    Só vou responder a ultima indagação do "maravilhoso" professor e jormalista. Realmente acho que não são burros os eleitores do chavismo eles são é espertos e ao mesmo tempo enganados e usados para a perpetuação no poder através de talvez: Bolsa-família, Bolsa-presidiário, Bolsa-prostituta, bolsa-vagabundagem entre tantas outras bolsas-enganação. Logo-logo aqui também no Brasil teremos o dia da "Alegria Nacional".

  58. Eduardo Linares Postado em 22/Feb/2014 às 16:58

    Cuando se e da esquerda e fácil defender procesos desde tipo. Pelo visto acredita na legitimidade de tantos procesos eleitorais (18) gahnos pelo governo de Chavez (um verdadeirio fenomeno a nivel mundial que alguem fazendo-o tao mal continue se reelegindoi indefidinidamente) Abra os olhos e Deus livre o Brasil de algo semelhante.

  59. Astolfo Postado em 22/Feb/2014 às 17:31

    Já começou errado. Eleições democráticas na Venezuela para presidente? Se a população reclamar ou mostrar os poderes daquele país, morre.

  60. Nélia Postado em 22/Feb/2014 às 21:44

    Acho melhor vces lerem Revolução Planetária e os editados após , de autoria de Divaldo Franco que vces vão entender o que acontece no mundo...

  61. Vó Lu Postado em 22/Feb/2014 às 23:49

    Desculpem minha falta de conhecimento, preciso saber! Fidel Castro está a 50 anos governando um país de partido único, de um jornal único, uma TV que só fala o que ele quer, aplicando calote onde pode, disse que não é comunista, mas sim marxista-leninista (rs), dizem matou mais de 72.000 pessoas, exporta escravos para países governados por amigos camaradas,etc. Errado? Então é um ditador comunista??? Esses seus amigos unidos a 25 anos pelo Foro de São Paulo, unidos pela mesma ideologia, o mesmo esquema, as mesmas mentiras, são democratas? Respeitam o resultado das urnas? Não cerceiam a liberdade de expressão e protestos contra seus governos? Quem concorda com as ações destes pústulas pode-se dizer democrático?? Só queria entender, porque pessoas que tive a oportunidade de conhecer que idolatram estes carcamanos não conseguem me explicar nem porque usam camiseta de Guevara! Achavam Chávez uma coisa espetacular mas não sabiam o que é Bolivarianismo. E conheci pessoas quando estive na Bolívia que diziam "no puedo hablar de Evo" por medo. Enfim, que há de errado nestes países é culpa dos EUA? Argentina, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela. Alguns destes em situação de miséria extrema, quebrando estatais, com dívidas públicas internas e externas horrorosas, com altos índices de corrupção, problemas graves de saúde e educação, segurança pública medonha, impunidade, a maioria com índices de saneamento básico vergonhoso, mas todos com terras produtivas, e todos governados por membros do Foro de São Paulo...É culpa dos EUA o que lhes acontece ou é porque são governados por fdp's? Só queria entender! Entender por que a culpa sempre é dos outros. Até a Terra por ser redonda já levou a culpa. Por que??

  62. Adriano Postado em 23/Feb/2014 às 01:12

    Gostei mais das últimas palavras do Prof. José Augusto Guilhon: " Toda oposição é necessariamente golpista. Quem faz oposição a um governo 'tão democrático', só pode ser golpista!" Isso vcs não ouviram, né?

  63. Marcelo Postado em 24/Feb/2014 às 03:29

    Eu entendo perfeitamente que as esquerdas defendam cotas, assistencialismo, etc. São coisas que permitem debates. Agora defender totalitarismo, defender ditadores, defender assassinos não tem cabimento. Não cabe discussão. Quando brasileiros querem defender cuba e venezuela, isso significa que estão doentes, que a cegueira ideológica não os deixa mais pensar. Não existe brasileiro NENHUM que tenha autoridade pra falar algo de cuba ou venezuela. Quem tem autoridade é o povo que mora nestes países. E o povo venezuelano e cubano em sua maioria estão descontentes (pra não falar outra coisa) com os regimes a que estão submetidos. Logo a conclusão óbvia é que não está bom, que citar maravilhas destes lugares é uma mentira, mentira que as atitudes do povo local desmentem. Deixem de ser cegos ideológicos. Cuba e Venezuela são um fracasso em todos aspectos.

  64. Paulo Postado em 24/Feb/2014 às 22:16

    O professor Fuser não seu mostrou um intelectual mas unicame nte um militante ideológico a favor do Governo Maduro. Revelou absoluto desconhecimento do que é democracia, limitando-a eleições. Tentou impedir o professor Guillon. este sim um verdadeiro intelectual, de falar, mas Guillon deu uma aula ao Fuser sobre o assunto. A Venezuela é um regime de transição de autoritário para ditatorial, onde o Executivo controla c ada vez a Justiça, o Parlamento, o Exército e os meios de comunicação de forma institucional e ideológica da mesma forma gradual que, sim. Hitler, fez para ocupar o poder absoluto.

    • So óio Postado em 08/Jul/2014 às 00:35

      NAO SEI SE É PIOR UM MILITANTE OU UM REACIONÁRIO FALSO. DEMOCRACIA SÓ EXISTE PARA POBRE. RICO NÃO DIVIDE NADA, AO CONTRARIO QUER NO PODER TODAS BENESSES DO ESTADO, MESMO OS QUE DEFENDEM A LIVRE INICIATIVA. LIVRE SO SE FOR PRA ELES.

  65. Paulo Postado em 24/Feb/2014 às 22:16

    O professor Fuser não seu mostrou um intelectual mas unicame nte um militante ideológico a favor do Governo Maduro. Revelou absoluto desconhecimento do que é democracia, limitando-a eleições. Tentou impedir o professor Guillon. este sim um verdadeiro intelectual, de falar, mas Guillon deu uma aula ao Fuser sobre o assunto. A Venezuela é um regime de transição de autoritário para ditatorial, onde o Executivo controla c ada vez a Justiça, o Parlamento, o Exército e os meios de comunicação de forma institucional e ideológica da mesma forma gradual que, sim. Hitler, fez para ocupar o poder absoluto.

    • Johnny Postado em 18/Apr/2014 às 12:39

      Acho que você assitiu a outro debate, meu caro. E apelar à comparações com Hitler, claramente significa que você não tem nenhum argumento. Perdeu.

  66. Amália Dias Postado em 27/Feb/2014 às 15:44

    Quando se perde a razão apela-se para a ironia. Ridículo o desempenho dos jornalistas da Globo News.

  67. Elias Aranha Postado em 02/Mar/2014 às 07:20

    Bom dia a [email protected], vou tentar ser bem comedido nas palavras e vou economizar o máximo de tempo. Nós tivemos uma oportunidade que há muito tempo não acontecia, que era não renovar os contratos de concessão de tv à mídia maior do PIG, infelizmente o governo do LULA teve essa. Já o Chaves teve a oportunidade e pôs ponto final na questão. É fato que existem conspirações dos EUA através do PIG de tentar desestabilizar os países da américa latina, principalmente onde há governos que não compactuam da cartilha do tio sam, tentam pelo menos serem independentes.

  68. GILSON Postado em 02/Mar/2014 às 21:54

    GOSTARIA DE PERGUNTAR AO PROFESSOR FUSER, QUANTAS VEZES VISITOU A VENEZUELA? PALAVRAS ESTAMOS CANSADOS DE OUVIR, ESTIVE NA VENEZUELA 14 VEZES NOS ULTIMOS DEZ ANOS E A CADA ANO O PODER NEUROTICO DE CHAVES E SEUS MARIONETES, IMPRESSIONAM TAMANHA VIOLENCIA E ESCASSEZ GENERALIZADA DE PRODUTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE, A GUARDA NACIONAL INSTALADA EM TODO O TERRITORIO VENEZUELANO EH ARBITRARIA E VIVE AS CUSTAS DE ARRANCAR PRODUTOS E PROPINAS DOS TURISTAS. SR. FUSER NAS ULTIMAS ELEICOES CAPRILES, NAO LEVOU PORQUE DIANTE DE SUA CASA TANQUES DO EXERCITO FAZIAM AS HONRAS. QUE DEMOCRACIA EH ESTA, QUE MAIS OU MENOS, 30 MIL PESSOAS FORAM TREINADAS E ARMADAS PARA MANTER A SEGURANCA DE SEU GOVERNANTE? TERIA MIL COISAS A FALAR DA VENEZUELA UM LINDO PAIS, TOTALMENTE VIOLADO E ACABADO LITERALMENTE . EH UMA PENA, PENSO EU, QUE NAO CONHECA A VERDADEIRA VENEZUELA.

  69. Marcio Tavares Postado em 03/Mar/2014 às 01:59

    O conteúdo do vídeo é bastante diferente do que o texto do artigo tenta passar. Muitos caem nesse discursinho unicamente por causa do apelo emocional, tão comum no socialismo. Não houve aula alguma, houve apenas um "militante" esquerdista tentando jogar panos quentes nos problemas graves de um governo autoritário e apoiado pelo petismo. O discurso dele é bastante conveniente, aliás, para abafar a impressão em um público que aos poucos vai percebendo os mesmos problemas ocorrendo aqui. Tenho um primo que mora na cidade de Valência, onde grande parte dos conflitos ocorrem, então é alguém que vê os fatos in loco. Além disso já li diversos relatos de outros brasileiros que lá moram e de venezuelanos. Várias informações passadas pelo Prof Igor Fuser são incorretas. A situação já era altamente instável, antes mesmo dos protestos. A inflação é altíssima há bastante tempo, problemas de abastecimento graves. No entanto, nenhuma menção do prof sobre isso. Não há 2/3 de imprensa de oposição. A imprensa lá é majoritariamente estatal. Vários veículos da oposição foram fechados arbitrariamente nos últimos anos (obviamente, sem menção sobre isso também). A democracia lá é apenas de fachada. Domínio do poder legislativo e judiciário. O fato do Nicolás Maduro ter sido eleito pelo voto popular não significa que o governo não cometa abusos, justamente os motivos dos protestos. Eleições, aliás, sempre sob a sombra de fortes indícios de fraudes. Curioso que eu li aqui comentários dizendo que o Guilhon bate sempre nas mesmas teclas, quando eu vi justamente o contrário, o Prof Fuser fazendo exatamente a mesma coisa alegada. É a velha retórica emotiva do esquerdismo, onde quem aponta o dedo primeiro ganha a razão. Não me surpreende, ainda mais vindo de alguém que tem artigos com conteúdo inflamado em sites do naipe de vermelho.org, usando sempre os mesmos clichés: protestos populares sendo chamados de golpe (exatamente o que o Guillon indicou no final, mas só escutaram a suposta "aula" do Fuser), sempre a mesma história de certeza de apoio dos EUA (ou, conforme o prof fala em um dos artigos no vermelho.org, de "Império" rsrsrs). Não muda nunca rsrsrs.

  70. Mayara Postado em 03/Mar/2014 às 21:37

    "Será que os venezuelanos que votaram no Chávez e no Maduro são tão burros, de votar em governo que só faz coisa errada?” Ué, vá saber né, já que aqui foi exatamente isso que aconteceu! E a coisa complica um pouco em saber-se que o voto lá não é obrigatório! Vá saber lá quantas pessoas votaram realmente! O que cargas d'água é a oposição? Pode ser que estejam revoltados contra os dois lados.

  71. Eduardo Postado em 05/Mar/2014 às 19:58

    Gostei do debate. E fico feliz que em nosso país, ainda tenhamos a liberdade de fazer isso. Sendo que aqueles que são contrários à "situação", não sejam perseguidos. Vamos torcer que continue assim né? Agora, sobre a Venezuela: quando você tem um pleito em que o vencedor ganhar por uma margem mínima de votos, inflação galopante, escassez de produtos básicos, violência, isso gera um desconforto na população. E, convenhamos: Maduro não tem carisma, não acho que tenha capacidade de gerir o país nesta crise. Mas sair do poder, acho difícil.

  72. Alan Postado em 05/Mar/2014 às 20:55

    Caramba!!! Fiquei sabendo desse programa no dia seguinte, mas, só hoje pude ver. Desde a morte de Chávez a elite e sua porta-voz oficial aqui no Brasil a Rede Globo comemoraram o início do que eles achavam que seriam a "redemocratização" da Venezuela, onde o pano de fundo seria entregar novamente o País a elite que deixou o povo na mais profunda miséria até a chegada de Chávez ao poder. Sinto muito que no Brasil ainda temos essa mídia golpista dando, ainda, o norte nas relações políticas, sociais, culturais e na própria justiça, de-formando opinião onde milhões de brasileiros ainda caem nessas armadilhas invisíveis das entrelinhas. Tenho esperança ainda, que esse quarto poder não institucionalizado, passe por uma "mudança" aos moldes Venezuelanos, pois trata-se simplesmente de concessão púbica.

  73. adhemir martins da fonsec Postado em 10/Mar/2014 às 23:22

    ghilon e a monica foram massacrados pelo professsor fuser uma aula de democracia e conhecimento de politica internacional.chupa globo que é de uva

  74. Oreste Basem Postado em 11/Mar/2014 às 01:23

    Não sou especialistas nas causas dos Venezuelanos. Mas sei da história da Ucrânia. Prof. Igor Fuser, mostra-se tendencioso, comunista ao afirmar: "as manifestações na Ucrânia são conduzidas por nazistas". Prof. Fuser, a Ucrânia independente só quer exercer sua soberania, coisa que a Rússia nega deixá-la fazer. Nazistas são os Russos, que aprenderam fácil como se faz um holocausto. Prof. Fuser conhece o Sr. o "Holodomor" ? Para quem não sabe, é a morte de aproximadamente cinco milhões de ucranianos pela fome, quando Stalin-soviético (mesmo povo dos Russo de hoje), promoveu esta barbárie, mandando retirar todo e qualquer manimento/alimento do povo ucraniano, em 1932/1933. Quem é nazista? A Ucrânia que tenta ser democrática, soberana, ou os russo e outros governos socialistas, cujos membros corruptos, enriquecem, roubando fortunas de seus governados.

  75. Dirceu Zanchi Postado em 11/Mar/2014 às 11:53

    Sei não ein... Quando falamos de BRASIL, temos uma massa ignorante que vive a clamar por mais ESTADO. Provavelmente teremos mais medidas PRÓ ESTADO. Que o pobre vê como algo positivo em sua completa ignorância. Mas que basta fazer contas e análises para provar que ele toma na bunda 2x, 3x, 5x. ... Cuidado com números... Com o uso da massa como argumentação... Geralmente não saem boas coisas ou são completamente maquiadas deturpando a verdadeira realidade!

  76. Rosalina Postado em 11/Mar/2014 às 13:18

    Gente!!! a repórter se comporta como uma verdadeira "Anta". Juro, e estou estudando jornalismo e ver isto dá uma verdadeira ânsia de vômito, será que ela não se prepara para discutir um assunto ? ?? gente , uma jornalista tão conceituada como ela , jamais deveria se manifestar com tão pouco conhecimento sobre o tema.

  77. Ismael R. Filho Postado em 17/Mar/2014 às 16:02

    Será que os venezuelanos que votaram no Chávez e no Maduro são tão burros, de votar em governo que só faz coisa errada? Resposta a pergunta que li no texto: Não votam em um governo que só faz coisas erradas porque são burros, de jeito nenhum!!! Votam em um governo que faz coisas erradas, porque tem a esperança de fazer parte da panela!!! E já que se falou no texto no programa Mais Médicos, no primeiro governo do Lula, menos de um mês após a sua eleição, passaram uma lei proibindo o surgimento de novos cursos de medicina, bem como o aumento de vagas nos existentes, por 10 ANOS!!! A alegação na época era de que pretendiam defender a classe dos médicos, de um provável aumento de ineficiência devido ao alto número de cursos de baixa estatura. Conversa pra boi dormir. Criaram com isso a demanda que hoje lhes permitiu vir com o programa Mais Médicos, alegando a falta de médicos, por eles mesmos criada. Vão estudar Antonio Gramisc, comunista italiano e vão entender do que estou falando: Revolução Cultural Marxista. Já vem acontecendo aqui, nos EUA e na Europa há muitos anos. Aqui no Brasil, só se tem uma falsa oposição, já que a dita oposição, na verdade é o Fabianismo de Fernando Henrique Cardoso e outros. Aqui como na Venezuela, Argentina e outros países da América Latina, os socialistas da esquerda caviar, manipulam um bando de bobos funcionais que acreditam na utopia do socialismo, num futuro que nunca chega em lugar nenhum, usando-os como massa de manobra, pra impingir sobre uma grande maioria da população, a vontade de uma minoria sociopata. O resto, é tudo uma tergiversação pra tirar o foco: sociopatas comunistas aliados e financiados por Cuba, tentam mais uma vez, dominar o Brasil, só que dessa vez, disfarçados de democracia. Quem pensa o contrário disso é por pura falta de inteligência!

    • Tchekowski Postado em 24/Mar/2014 às 15:24

      Conta a lenda que, certa feita, um repórter tentou constranger Lula, que descia de um avião, perguntando a ele se ele tinha comido caviar. Lula disse: "Comi. Eu preferia arroz, feijão e ovo frito, mas não tinha". Ser de esquerda não é só comer pão com ovo e querer implantar o comunismo. Pode haver esquerda no capitalismo, como há no Brasil, mas o PT não é nem de esquerda, no máximo de centro-esquerda. Bastou esses governos do PT tirarem mais de 30 milhões de famílias da pobreza extrema para serem taxados de comunistas, coisa que não são. E na Venezuela que, segundo o Ismael aí em cima, a população não é burra, mas elege seus governantes pensando em fazer parte do governo?!?! E Cuba financiando sociopatas comunistas que querem dominar o Brasil??? E o pior de tudo: descobri hoje que sofro de "pura falta de inteligência".

    • So óio Postado em 08/Jul/2014 às 00:30

      QUER DIZER QUE SÓ QUEM PODE COMER CAVIAR É RICO.

  78. Ademar do L. L. Vila Nova Postado em 18/Mar/2014 às 11:32

    José Augusto Guillon e a apresentadora Mônica Waldvogel são claramente manipuladores de opinião a serviço da Globo! Isso ficou claro na entrevista! Dá nojo a cara de pau de tal professor e da apresentadora que deveria ser imparcial e não é! Isso é golpismo!

  79. Clovis Pacheco F. Postado em 19/Mar/2014 às 10:42

    Pau neles, Igor, que eles merecem!

  80. anti-coxinhas Postado em 29/Mar/2014 às 17:08

    esse nunca mais vai ser convidado pro clubinho da mônica... que está já pronta pra suceder o coxinha jô suado... ele por sinal estava falando com os golpistas da venezuela outro dia... e dando o maior apoio...

  81. Marcos Postado em 12/Apr/2014 às 01:45

    No Brasil há esquerda sim, mas por favor... não diga que o PT é esquerda. Isso não cola mais, PT esquerda seria Heloísa Helena, Babá e outros que não fazem mais parte dessa quadrilha... que dominam até o judiciário e escaparam das condenações.

  82. NORMANDIO LEONE Postado em 01/May/2014 às 14:42

    PALAVRAS BONITAS DE UM LADO E DE OUTRO. FATO É, QUE A VENEZUELA NÃO É O PIOR PAIS DO MUNDO, MAS TAMBÉM NÃO PRECISA SER UM ESPECIALISTA PRA VER QUE ELA NÃO É UM EXEMPLO DE DEMOCRACIA.

  83. Riobaldo Postado em 16/May/2014 às 22:16

    Esse vídeo mostra como a Globo, os americanos, a elite, e os assassinos que trabalham para eles atuam: http://www.youtube.com/watch?v=nfSGCS40fJg

  84. Vicente Postado em 21/May/2014 às 02:37

    Não vi nada disso na entrevista, que assisti inteirinha! Vi um professor da UFABC distorcendo todo o contexto durante toda a entrevista e no final faz uma crítica óbvia, na qual sinceramente, não vejo fundamento: Desde o início da era Chavez, A Venezuela é um país onde as pessoas não sabem a diferença entre Justiça, Governo, Leis. Pois é tudo uma coisa só, tudo manipulado pelo governo. Não existem 3 poderes na Venezuela, só existe o regime Chavista e faz tempo. O Professor Igor Fuser fez uma crítica à Rede globo e todos levantam para aplaudir. Aí é que está o golpe! E pelo jeito muita gente caiu nessa armadilha por aqui. Senhores e senhoras, A Venezuela hoje sofre com um regime autoritário e ditatorial: e esse hoje já tem alguns anos. E O professor Igor quer convencer, e por aqui parece que conseguiu, que o regime chavista é uma maravilha e que sempre cumpriu a constituição venezuelana. Por favor! se o cara faz uma crítica à globo, que é um lixo de emissora no que diz respeito a jornalismo, então tudo que ele falou é verdade e pronto?!?! o cara falou um monte de asneira defendendo uma "visão" que não é só dele, é a mesma visão defendida por Lula, Dilma, Raul Castro. Meus amigos tenhamos Bom-senso: Despertemos !

  85. Rogerio Postado em 21/May/2014 às 15:39

    Eu vou à Venezuela a trabalho com bastante frequência (cerca de 3 a 4 vezes por ano) desde 2009 e o que vejo lá é a situação se degradando a cada dia que passa. A cada vez que vou lá as prateleiras dos supermercados estão mais vazias, menos opções de produtos, o custo de vida subindo a olhos vistos e os meios de comunicação só mostram o que o governo deixa. Sinto dizer aos partidários do Chavismo que a situação no país só piora e não vejo investimento algum em infra-estrutura ou o que quer que seja. Também existe polícia política nas ruas e eles abordam os cidadãos os instigando a falar mal do governo. Já fizeram isto comigo: Um camarada sentado em uma mesa ao lado da minha em um restaurante dentro de um shopping viu que eu não era de lá e puxou conversa e em determinado momento me perguntou o que eu pensava do Chavez. Como já tinha sido avisado por amigos eu dei uma resposta neutra e evasiva. Logo depois eu paguei a conta e sai. Rodei um pouco pelo shopping e quando estava dentro do taxi indo embora eu vi o tal camarada conversando com alguns policiais. Quem vive defendendo o governo da Venezuela é porque ou está levando vantagem ou então NUNCA foi lá para ver o que realmente está acontecendo. Manifestações reprimidas com violência pela polícia, racionamento de água e energia que já duram vários anos e por aí vai. Se alguém não gostar do meu comentário é problema dele porque o que estou escrevendo aqui é o que vejo quando vou lá. Em tempo, um debate destes jamais aconteceria lá. Você não vê nenhum comentário desfavorável ao governo. A censura é uma coisa real por lá. Quem fala que a Venezuela é uma democracia ou não está a par do que acontece ou então age de má fé e está mentindo ou por interesse político ou alguma outra vantagem.

  86. Javier Postado em 02/Jun/2014 às 17:44

    Vamos por partes. É uma falsidade dizer que 2/3 dos meios de comunicação da Venezuela estão nas mãos da oposição, a verdade é ao contrário, estão na mão do governo. Aliás, faz pouco menos de um mês a Colômbia enviou papel à Venezuela porque não tinham papel para imprimir jornais. Esquecem também que os "diálogos" com a oposição nunca chegaram, até hoje, a parte nenhuma, porque o governo não tem intenção de ceder em nada. Esquecem que o governo entregou armas a uns grupos de paramilitares, chamados de "defensores de la revolución". Esquecem de dizer que a tal constituição que defendem, proibia que o Maduro fosse candidato à presidência, mas nada disso importou. E finalmente, esquecem que durante o chavismo, foram enviados até 2012 mais de 17 bilhões de dólares a paraísos fiscais, tudo por meio de empresas do governo, enviados por quem? pela nova Boliburguesia. Esse senhor José Augusto já foi na Venezuela? eu estive antes e depois do chavismo, aumnetou só a pobreza, insegurança e autoritarismo do governo, nada mais.

  87. J. Junior Postado em 24/Jun/2014 às 03:12

    Pelos comentários deste site, posso ver que a guerra de classes avança a passos largos no país, uma pena poderíamos estar fazendo coisa bem mais útil pra nação. Esquerdistas de um lado com suas bíblias gramscianas, direitistas de outro com suas bíblias empresariais, e nós que somos 90% da população somos obrigados a se agarrar na Bíblia de Cristo pra nos livrar de vocês dois, fala sério. Em vez de ficar nesse papo furado de Venezuela, EUA, vão trabalhar e fazer alguma coisa pelo nosso país. Ninguém aguenta mais esse papo de comunista, que no fim vocês todos são, esquerda ou direita? Todos vocês que falaram até agora, só querem mesmo é um bom carguinho na carreira pública, ganhar estabilidade, e defender seus líderes e seus intelectuais de meia tigela. Sabemos bem quem são vocês...por isso que meus filhos, seus filhos cada vez mais leem atentamente sobre o anarquismo, sabem porque? Porque vocês ficam nessa conversinha sem fim, e não resolvem nada. Comunistas de direita (FHC) e de esquerda(Lula), capitalistas de direita(Lula) e esquerda(FHC) se atentem, seus filhos vão derruba-los. os dois juntos e todos os seus seguidores...depois não digam que não foram avisados.

  88. Lesley Malheiros Postado em 03/Jul/2014 às 16:16

    Eu assisti este programa e fiquei indignada ... com a Monica Valdvogel por ter levado ao ar gente desta extirpe ... Minha indignação foi tamanha que pela primeira vez em minha vida perdi meu tempo enviando um email a Globo reclamando , depois ainda coloquei a Reclamação no Facebook . Após denunciar no facebook soube que muitas pessoas que assistiam fizeram o mesmo que eu havia feito.

  89. JOÃO CELIO TIMBONI Postado em 16/Jul/2014 às 19:01

    Se convidassem os Professores das áreas de Sociologia e História da USP, não seriam tão Chavistas. Não aceitar que Chaves mudou totalmente o judiciário para alterar a Constituição Venezuelana a bel prazer é estar cego. Pensando como esse professor podermos então afirmar que o Lula está certo, não houve mensalão. Professor desse naipe deve dar aula em Cuba, lá a democracia impera.

  90. wilson maejima Postado em 06/Nov/2014 às 14:37

    DEBATE NA OXFORD UNION SOCIEDADE – OXFORD UNIVERSITY] George Galloway, político contemporâneo Inglês, respondendo com VERDADES as perguntas e posicionamento de um ativista gay , americano ,estudante da Universidade de Oxford... George respondendo ao aluno - Pouco conhecimento é perigoso...seu problema é que você tem pouco conhecimento sobre tudo,das coisas que você falou,você distorceu tudo completamente... Você distorceu completamente minhas posições sobre os direitos dos homossexuais, você distorceu completamente o que eu disse sobre a questão dos direitos... -Você acha que eu disse tudo bem sobre alguém ser enforcado ? Quando na verdade eu sou contra a PENA de MORTE em qualquer país, seja qual for o motivo em qualquer tempo? -Você acha que eu disse “tudo bem” quando eles enforcam alguém em público? Pense no que você esta dizendo jovem! Antes de denegrir as pessoas em público desta forma. Veja bem o que você acabou de dizer sobre a VENEZUELA...é tão distante da VERDADE! Eu tenho que imaginar você pensando por aqui,você não é um verdadeiro estudante da Universidade de Oxford, você não pode ser um aluno da Universidade de Oxford, e dizer o que acabou de dizer sobre a Venezuela. HUGO CHAVES É O POLÍTICO MAIS ELEITO DO PLANETA, DO PLANETA ...ELE TEVE AS ELEIÇÕES MAIS HONESTAS E LIVRES DO QUE QUALQUER POLÍTICO DO PLANETA. Jimmy Carter, ex presidente americano, o bem conhecido revolucionário islâmico, homofóbico,misógino, tirano- descreveu as eleições na Venezuela, e eu testemunhei, como a eleição mais perfeita que ele já acompanhou, melhor do que qualquer eleição realizada nos EUA. Isso foi Jimmy Carter que disse, e não eu !!! HUGO CHÁVES , ganhou com uma vitória esmagadora sobre trinta partidos de Oposição, você disse que o Chaves não permitia oposição...30 partidos de oposição tentando derrubar um candidato presidencial... Você disse que CAPRILES o opositor, nunca saiu na tela de televisão, eu o assistia todos os dias em que estive na Venezuela, não agite as tuas mãos...95 % das estações de TV na Venezuela são de propriedade PRIVADA e apoiaram e apoiam CAPRILES. O próprio CAPRILES reconheceu que foi derrotado em uma eleição LIMPA e JUSTA !!! Já ouvi falar em ser mais católico que o PAPA, e você esta sendo mais CAPRILES que o próprio CAPRILES, é completamente absurdo o que você esta dizendo, completamente absurso. E é uma desgraça que você se sinta que pode dizer estas coisas com tão pouco conhecimento das coisas reais. AS PESSOAS RICAS DA VENEZUELA ODEIAM O HUGO CHAVES... Porque Hugo Chaves transformou totalmente o destino das massas pobres, por isso foi reeleito , e elegeu o MADURO. A pobreza foi reduzida em 75% nos 14 anos em que CHAVES esteve no Poder, ele construiu 22 Universidades, transformou a Venezuela no 5º maior corpo discente do mundo, em um País com apenas 26 milhões de habitantes, 98% do venezuelanos hoje fazem 03 refeições ao dia, quando antes ninguém contava, pois não valeria a pena contar... Quanto comiam 03 vezes ao dia antes da REVOLUÇÃO VENEZUELANA ? CHAVES é considerado pela maioriadas cabeças pensantes do mundo, como um dos grandes lideres do terceiro mundo...e você deveria estar aí, identificando com ele, se você é o campeão dos direitos homossexuais, você acha que o FASCISMO que era a Venezuela foi melhor para os direitos homossexuais do que o governo de HUGO CHAVES? CHAVES liberou os homossexuais na Venezuela...os homossexuais marcharam em grande número por Chaves, as MULHERES estavam lá marchando em grande número por CHAVES na Venezuela, ele é um CAMPEÃO dos direitos das mulheres, ele é um campeão dos NEGROS,ele é um CAMPEÃO dos povos indígenas...E POR ISSO TODOS VOTARAM NELE !!!

  91. paulo angelo do vale Postado em 20/Nov/2014 às 17:30

    Em 75 anos de vida, nunca vi uma presidente, ordenar à PF que vá fundo nas investigações doa a quem doer. Desde o Rui, que tinha vergonha de ser honesto, ao Vargas que se matou porque o seu homem de confiança o deixou num mar de lama,nas vasouradas de Jânio que só surtiram efeito em SP, vinte anos da história do Brasil que a Anistia apagou, (um dia saberão e se horrorizarão), o caçador de Marajás que acabou caçado pelo povo, ainda assim não vi os corruptores e corruptos pagando pelo que vem fazendo no nosso querido país há séculos. Dilma vai prosseguir na faxina: "doa a quem doer". Esta guerreira nada tem medo de ninguém. Acusam a quem ela confiou. A ela ninguém acusa porque não há o que acusar. Ela ofereceu a sua vida pela pátria.

    • Carlos Postado em 19/Dec/2014 às 06:33

      Não acredito que vc tenha 75 anos de idade. Mas como quase td o que publicado aqui é pura fantasia, vou entrar na brincadeira e dizer que, pena, sua idade está afetando suas faculdades mentais. Querido, a Dilma ñ mandou fazer nenhuma investigação. Ela se aproveitou da iniciativa da PF, que, aliás, está chegando às portas do Palácio, para tentar reverter a saia justa em que verdadeiros patriotas a colocaram e ao seu partido.

  92. João Batista de Assis Postado em 18/Dec/2014 às 21:26

    A REDE GLOBO usa e abusa da mentira e da calúnia para destruir seus adversários, sejam políticos, empresários ou militantes sociais ou sindicais. A pretexto do dispositivo constitucional que garante o sigilo da fonte, as cria a seu bel prazer sem dar oportunidades as pessoas mencionadas eu ou "denunciadas" nas suas tramoias de se defender. O grande e cruel exemplo disso foi o episódio da ESCOLA BASE em São Paulo, destruíram a vida dos donos da escola se pedir uma vírgula de desculpas pelo grave erro que cometeram ao chamar pessoas inocentes de degenerados.

O e-mail não será publicado.