Redação Pragmatismo
Compartilhar
São Paulo 25/Feb/2014 às 09:32
20
Comentários

Tropa do Braço bate em jornalistas e manifestantes

'Tropa do Braço' da PM-SP bate em jornalistas e usa extinta tática de polícia alemã para cercar manifestantes

caldeira de hamburgo pm sp
Tática conhecida como “Caldeira de Hamburgo” foi utilizada pela primeira vez em manifestações na Alemanha em 1986 (Reuters)

A manifestação contra a Copa que aconteceu em São Paulo, no sábado (22), terminou com 260 feridos. O ato foi organizado através da internet e contou com pouco mais de mil manifestantes.

Desde o início da manifestação esteve presente um forte aparato policial, em número igual ou superior ao número de manifestantes. Antes do ato, o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), havia anunciado que iria utilizar uma nova tropa para acompanhar as manifestações, a “tropa do braço”. Segundo a corporação, os policiais deste destacamento são treinados especificamente para combate corpo a corpo, e não atuam com balas de borracha ou bombas de gás.

Segundo manifestantes e jornalistas que estavam presentes, depois de um começo de manifestação pacífico, a polícia utilizou bombas de gás para dividir o grupo de pessoas que marchavam pelo centro e começou a cercar indistintamente os grupos que se dispersavam. Os policiais utilizaram uma tática conhecida como “Caldeira de Hamburgo”, utilizada pela primeira vez em manifestações na Alemanha em 1986.

Caldeirão

A tática consiste em prender os manifestantes dentro de um cordão de policiais para retirá-los e detê-los aos poucos. Na Alemanha ela foi utilizada pela primeira vez em uma manifestação contra as usinas nucleares no país. Na época, a ação foi justificada porque o governo entendia que o grupo de manifestantes compunha-se de “indivíduos com passado de violência”, “simpatizantes da Fração do Exército Vermelho” e “integrantes do movimento de ocupação urbana da Hafenstraße e os tais autônomos”. Hoje a polícia justifica sua necessidade pela presença de “mascarados”, “vândalos” e “Black Blocs”.

Na Alemanha, os manifestantes chegaram a ficar presos durante 17 horas sem poder comer, beber, o que levou os policiais que coordenaram a ação a serem processados por cárcere privado e a própria ação a ser considerada ilegal. Em São Paulo, no entanto, a conclusão foi bem diferente e a polícia comemorou o que considerou uma ação bem sucedida: “A operação foi um sucesso. Houve menos danos, menos policiais e civis feridos e menos confrontos”, afirmou o coronel Celso Luís Pinheiro. O governador também fez uma avaliação positiva: “A operação ‘tropa do braço’ foi muito bem sucedida. Nós tivemos menos confronto, menos violência, menos depredações, menos pessoas feridas, menos estragos de uma maneira geral. Acredito que a tática usada pela Polícia Militar teve êxito sim”.

Antecipação

O coronel também afirmou que a polícia agiu por antecipação, “antes que a ordem fosse quebrada”. Além das imagens de agressão gratuita com cassetadas e chaves de braço, o ato também foi marcado pela obstrução do trabalho dos jornalistas, e muitos dos repórteres que estavam no local foram impedidos de filmar o que acontecia ou até mesmo detidos.

Os manifestantes saíram às ruas contra os gastos com a Copa do Mundo e contra a situação precária do transporte, moradia, saúde e educação no Brasil. O grupo que organiza as manifestações pelo Facebook, “Contra a Copa 2014”, convocou uma nova manifestação contra a Copa para o dia 13 de março.

Assista abaixo ao vídeo da emboscada da PM contra manifestantes:

Caros Amigos

Recomendados para você

Comentários

  1. Osvaldo Postado em 25/Feb/2014 às 09:45

    Esse coronel Celso fala como um imbecil quando diz que a operação foi um sucesso. Será que ele não entende que as pessoas que ele espanca estão buscando melhorias para todos nós, inclusive para a família dele mesmo? Mais vale uma medalha que senso crítico, inteligência e humanidade?

  2. Duarte Postado em 25/Feb/2014 às 09:48

    ...Agora q esta quase tudo pronto, é q eles querem manifestar contra a copa? Acabar com evento? Depois de todo dinheiro gasto e desperdiçado, eles querem desperdiçar mais? Um grupo de jovens birrentos, é isso q eu vejo. n agimos na hora certa, é agora n é hora de agir contra a copa mais. quer manifestar, vá as ruas exigir melhores qualidades de vida pra população, é mostrar para os q vem de fora, q o brasil n é aquela maravilha toda q o governo mostra. A copa já está ai, de nada adianta querer acabar com ela. Isso é Burrice!!!

    • Claudio Postado em 25/Feb/2014 às 10:05

      Concordo com você, porém, não há como deixar de reconhecer que a manifestação é legítima. As pessoas tem o direito de manifestarem sua insatisfação com a Copa, que aliás, tudo indica que será só um ponto de partida para uma série de insatisfações que serão levadas às ruas este ano. A polícia não tem qualquer direito de impedi-las. A tática acima foi claramente utilizada para acabar com a manifestação, sem direito algum de fazer isso.

      • Rafael Martini Postado em 25/Feb/2014 às 12:04

        Concordo plenamente contigo, Claudio.

      • Duarte Postado em 25/Feb/2014 às 14:02

        Eu entendo essa insatisfação pela copa do mundo. Eu também tenho esse pensamento. Mas acho um pouco tarde, pra chorar pelo leite derramado. Só penso q as manifestações poderiam ocorrer, focando algo deferente, q n fosse acabar com a copa. Poderia focar toda essa insatisfação q temos, n só com esse governo, mas também com os anteriores. As manifestações devem ocorrer, mas n dizendo n queremos a copa do mundo, mas sim dizer: teremos a copa do mundo, mas antes, queremos q o mundo inteiro saiba, o quão cara isso nos custou!!!" E assim divulgassem as manifestações em frente aos estádios, com cartazes contendo informações sobre a nossa revolta e insatisfação. Agora... querer chegar nos estádios, e impedir q o evento tome processo, eu acho isso uma burrice...

      • arão Postado em 25/Feb/2014 às 20:09

        Porque não há manifestação contra o rombo da previdência que ta custando 6 TRILHÕES de reais?Dava para fazer 5 COPAS DO MUNDO POR ANO. Essas manifestações são articuladas para encobrir gastos maiores e silenciosos.

    • Lexx Postado em 25/Feb/2014 às 11:26

      Burrice é você ainda achar que a Copa vai trazer algum benefício para a população. Antes das obras acontecerem, foi falado que os estádios seriam construídos com verba privada. Além do povo ter que pagar por todas as obras que foram feitas nas coxas, a maior parte do lucro não será nosso.

      • Rafael Martini Postado em 25/Feb/2014 às 12:01

        Se aceita uma sugestão de leitura: http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Vai-ter-Copa-argumentos-para-enfrentar-quem-torce-contra-o-Brasil/30090 É bastante elucidativa, garanto.

      • Duarte Postado em 25/Feb/2014 às 14:18

        Em momentos algum, eu disse q a copa iria trazer benefícios. Eu apenas estou dizendo, q agora é um pouco tarde para acabar com evento. Essas manifestações, deveriam ser feitas com foco em outra coisa. Digamos q eles consigam acabar com a copa. O dinheiro já foi gasto, tudo já foi feito e nada mais vai acontecer. É como pagarmos para uma festa q n queremos. e só vamos reclamar da festa, na hora q ela acontece. Poderíamos ter tentado cancelar ela bem antes dela começar. mas ficamos calados e simplesmente deixamos para bater o pé no dia. Em fim... a festa é cancelada e o nosso dinheiro é desperdiçado do mesmo jeito. E as pessoas q foram convidadas para festas, irão o quão idiota foi nossa postura. É isso q estou tentando dizer!!!! Eu n apoio a copa do mundo, mas também n apoio o fim dela agora!

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Feb/2014 às 13:46

      Aposto Duarte, que direta ou indiretamente algum desses manifestante participou de alguma obra referente a Copa, comeu, arrotou, defecou, e agora sai na rua se sentindo revolucionário e lógico, aproveitar para fumar uma maconha de graça.

  3. guilherme Postado em 25/Feb/2014 às 09:53

    burrice é o seu comentario meu caro amigo

  4. mauro Postado em 25/Feb/2014 às 10:56

    Desde quando o BraZil resolveu se candidatar a sede do mundial eu fui contra, sempre achei desnecessária e sem sentido, se estas manifestações tivesse iniciado desde a escolha do país como sede eu estaria dentro com toda certeza, porem, na atual conjuntura isso me lembra muito aquele movimento fora Collor, massa de manobra apenas!

  5. Pereira Postado em 25/Feb/2014 às 10:56

    Não há vandalismo !!!! isso é coisa da direita !!! nõa há ajuda política do psol para os black blocks !!!! Em que mundo essa gente vive ?

  6. Thiago Teixeira Postado em 25/Feb/2014 às 12:07

    O Estado está muito respeitoso com os manifestantes. Esse negócio de Tropa do Braço não existe, tem ser o choque. Um governante não deve permitir que a mídia ou meia dúzia de vagabundo desocupado ditam as regras sobre como a polícia deve agir. As manifestações vão aumentar se a Tropa de Choque em sintonia com as Forças Táticas não retornarem as ruas.

    • Vanderson Postado em 25/Feb/2014 às 13:27

      Sabe um bom motivo, entre tantos outros, para as manifestações continuarem? Para que no futuro, as pessoas possam ter tido acesso a uma educação de qualidade, não escrevam textos com erros como os do seu, e nem tenham um pensamento tão raso.

      • arão Postado em 25/Feb/2014 às 20:12

        que país vc vive. Noruega tropical?kkkkkkkkkk E o rombo da previdencia:6 trilhões de reais. Dá pra fazer 5 copas do mundo por ano

  7. Danilo Henrique Postado em 25/Feb/2014 às 15:43

    Meus parabéns a polícia, realizou um perfeito trabalho de contenção sem o auxílio de um armamento mais "pesado". Usaram de tática e força de forma competente.

  8. Juniperos Postado em 25/Feb/2014 às 17:07

    Um dia, talvez isso de fruto, e quando ele vier, se vier, para o povo. O que se dirá, que você lutou a favor, ou contra o povo. para quem esses policias trabalham? Se os políticos trabalham para o povo, e a policia para os políticos, então porque isso. muito simples. dona presidenta não levará seus parentes doentes para os estádios para receber atendimento médico, mas nós temos duas opções: agonizar em hospitais públicos, ou em estádios. valeu Dona D. Sua cegueira esta custando a vida e a dignidade de centenas de brasileiros.

  9. Elias Postado em 25/Feb/2014 às 21:34

    Esse tipo de manifestante possui probabilidade 0% de realmente mudarem alguma coisa, geralmente são esquerdinhas, alunos e professores doutrinados e por ai vai, cometem crime e geram um prejuízo enorme a vários inocentes devem ser detidos e presos, simples assim.

  10. Felipe Postado em 26/Feb/2014 às 04:30

    Tive familiares removidos de suas casas por causa da copa/olimpíadas, não tenho educação de qualidade, não tenho saúde, não sou respeitado pelos que me governam, eu vou incomodar e não vou dar sossego pra eles. Simples assim