Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 27/Feb/2014 às 16:26
5
Comentários

Mujica poderá mediar conflito na Venezuela

José Mujica está disposto a mediar conflito na Venezuela: "Tenho de fazer minha parte. E vou fazer oportunamente falando com os venezuelanos"

mujica maduro venezuela
Presidente uruguaio José Mujica se colocou à disposição para mediar crise na Venezuela (Reprodução)

O presidente José Mujica afirmou à revista uruguaia Búsqueda que está disposto a oferecer sua ajuda à Venezuela, com o objetivo de diminuir a tensão no país vizinho. Nesta quinta-feira (27), o mandatário do Uruguai recebe o chanceler venezuelano Elías Jaua, que pretende visitar os países integrantes do Mercosul para “levar informação sobre os acontecimentos violentos” ocorridos na últimas semanas, segundo informou ele, por meio de um comunicado.

Mujica disse que está disposto a colaborar com tudo que estiver a seu alcance, mas que o fará apenas se houver um pedido das duas partes. “Tenho de fazer minha parte. E vou fazer oportunamente falando com os venezuelanos”, assinalou à revista.

Contudo, o presidente do Uruguai mantém a ressaltou que sua intenção não é “intrometer-se” e que, por isso, se negou a falar com a imprensa sobre as manifestações. “Mas, para evitar que um conflito desta natureza se aprofunde, vou a qualquer lado se for necessário”, afirmou.

Informe venezuelano

O chanceler venezuelano Elias Jaua visitou a Bolívia, o Paraguai e a Argentina. Ainda nesta quinta-feira (27) ele deve ir viajar para o Uruguai e para o Brasil.

Na noite de ontem, o ministro venezuelano de Relações Exteriores se reuniu com o seu homólogo paraguaio, Eladio Luizada, em Assunção, a quem entregou um informe sobre a realidade vivenciada pelo país. O documento detalha também a violência dos grupos opositores ao governo de Nicolás Maduro.

Jaua solicitou a Loizaga o apoio do governo paraguaio para que a situação venezuelana seja tratada em reunião pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Portal Vermelho, com AVN

Recomendados para você

Comentários

  1. Alexandre Lopes Postado em 27/Feb/2014 às 16:50

    Espero que o envolvimento de países e líderes latinos , como o do grande Mujica , nessa luta contra o imperialismo tenha muita eficácia . Nenhuma pessoa esclarecida e de bom-caráter aguenta mais ver essa merda dos EUA imiscuindo-se em questões relativas a outros países .

  2. claudio Postado em 27/Feb/2014 às 16:56

    acho que o Brasil não vai melhorar nunca, assim como os EUA jamais deixarão de explorar outros povos e países.

  3. renato Postado em 27/Feb/2014 às 17:06

    Alexandre, eu fico enjoado com nossos canais de TV, os jornais e até em programas como Caso de Familia se envolvem, colocando sua opinião....tão desabestada que dá raiva, por pessoas que deveriam ajudar a educar, deseducam por interesses ou total falta de boa vontade... Me filio a sus palavras.

  4. Alexandre Lopes Postado em 27/Feb/2014 às 18:27

    Renato, se fosse falta de boa vontade não seria tão ruim assim . Aposto que é muito mais difícil vencer interesses do que a ausência de boa vontade . De qualquer forma , seu comentário deve ser objeto de reflexão , afinal de contas, qual é o papel da mídia ? A nossa mídia presta, realmente , um bom serviço à sociedade brasileira ? Eu acho que não , pois o que eu mais vejo é a divulgação de opiniões como se fossem fatos, mentiras e distorções ou valorações tendenciosas dos fatos . Em suma, penso que a nossa mídia presta um desserviço à nossa sociedade e o brasileiro merece muito mais do que isso .

  5. Fred Postado em 28/Feb/2014 às 09:58

    Venezuela não é país vizinho do Uruguai, "com o objetivo de diminuir a tensão no país vizinho." Esse trecho ficou estranho. No mais, longa vida ao Muijca!