Redação Pragmatismo
Compartilhar
Capitalismo 26/Feb/2014 às 21:55
20
Comentários

A maior mansão do Brasil

Maior casa do Brasil: Nova mansão do dono da RedeTV! é uma homenagem aos salários atrasados de seus funcionários

maior mansão do brasil
A maior mansão do Brasil (Reprodução)

O presidente da RedeTV!, Amilcare Dallevo Jr, terminou finalmente a construção de sua casa. Ela possui, de acordo com a Veja São Paulo, 17 800 metros quadrados de área construída. Pode ser a maior mansão do país. Deve estar entre as maiores do mundo. “Xanadu”, onde Bill Gates mora, tem 6 100 metros quadrados.

A residência de Dallevo tem 18 quartos, hangar para quatro helicópteros, heliponto em cima da suíte do casal, estacionamento subterrâneo para 50 carros, spa, cinema e um quintal cujo modelo são os Jardins de Luxemburgo. Fica em Alphaville. Segundo o iG, Dallevo e sua mulher, a apresentadora Daniela Albuquerque, recusaram um projeto de Oscar Niemeyer.

Noves fora a cafonália ostensiva — tudo bem, é problema dele, mas quem precisa de 17 mil metros quadrados? –, é um assombro que Dallevo tenha se dado ao luxo de gastar uma bala incalculável num palácio enquanto sua empresa não pagava salários e colecionava pepinos na Justiça.

Abre parêntese: Jordan Belfort, o homem cuja história é contada no filme “O Lobo de Wall Street”, deve 100 milhões de dólares a investidores que caíram em sua lorota quando ele era dono de uma corretora.

Atualmente palestrante motivacional, Belfort prometeu que todo o dinheiro estaria indo para um fundo para saldar suas dívidas com essas pessoas.

Era mentira. O Ministério Público dos EUA acionou a produtora de cinema, bem como as editoras que lançaram seus livros. “Nós estamos fazendo o possível para devolver o que ele deve às suas vítimas”, disse um porta-voz da promotoria do Brooklyn, Robert Nardoza, ao New York Times. “Seja quanto for que ele tiver, nós iremos atrás”. Fecha parêntese.

No ano passado, a RedeTV! teve uma verba de publicidade de 500 mil reais da Bombril bloqueada para que se pagassem 15 meses de salários ao jornalista Berto Filho. O processo durou 12 anos.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo chegou a exigir a suspensão da concessão pública, enviando uma carta para Dilma e os ministros Gilberto Carvalho e Gleisi Hoffmann. A acusação era de que a RedeTV! desrespeitava leis trabalhistas e prejudicava seus funcionários. Sob pressão, a empresa teria quitado esses papagaios.

Até Hebe Camargo teve os honorários atrasados, um dos motivos de sua mudança para o SBT (ela morreu antes de reestrear com Silvio Santos). Os humoristas do Pânico se mandaram para a Band pela mesma razão. Ratinho teria pensado em comprar a emissora, mas recuou por causa do receio com o passivo trabalhista.

Enquanto o pessoal ficava sem receber, Amilcare Dallevo Jr construía seu palacete e dava entrevistas triunfantes para o bobo alegre Amaury Jr, uma das “estrelas” da RedeTV!, e para a revista Caras, obviamente. Numa delas, referindo-se a Daniela, declarou o seguinte: “Quem é da família tem que trabalhar em dobro, provar o dobro de competência. Não tem moleza. Sei separar família e trabalho”. Daniela emendou: “Oportunidades têm [sic] na vida, mas você tem que agarrar”. Amilcare também gosta de falar sobre a “inveja do sucesso”.

A concessão da RedeTV! foi renovada até 2026.

Kiko Nogueira, DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. leokirotawa Postado em 26/Feb/2014 às 22:56

    1. Não entendi o que que o lobo de wall street tem a ver com esse caso. (Séria isso uma tentativa de induzir o leitor?) 2. Sendo ele presidente da Rede TV (dono), acho mesmo justo que se culpe pelos atrasos e descasos do mesmo com os seus funcionarios. 3. Ele se gabar do sucesso dele é algo ruim? Pela biográfia dele do wikipedia, ele ralou pra caramba pra chegar onde chegou. Enquanto muitos políticos e outros tantos pulhas usaram do jeitinho brasileiro, esse cara aí em questão subiu pela inteligência e criatividade. Eu , no lugar dele, me gabaria e bateria no peito todos os dias por ter chegado onde cheguei. Talvez por isso essa mansão exagerada. Mas é aquela coisa, ele tem dinheiro, pode, então que faça o que quiser. A gente tem que deixar de ser olho gordo da riqueza dos outros e lutar pela nossa. Nada cai do céu.

    • Alexandre Postado em 26/Feb/2014 às 23:54

      A referência ao Jordan Belfort foi meio forçada mas nem tanto. Acho que a ideia foi relacionar os dois casos que tem certas semelhanças. Ambos prejudicaram um grupo de pessoas financeiramente. Quanto a "inveja do sucesso" acho que depende muito do que exatamente o articulista quis dizer, ás vezes quando se critica um rico pelo seu estilo de vida muitas vezes eles respondem que é "inveja", caso for esse o caso eu concordo que essa atitude é ridícula. Existem muitas pessoas que realmente não tem vontade de serem ricas e ás vezes é difícil para alguns entenderem isso. Quanto a questão da mansão em si, acho que se ele conseguiu o dinheiro por meios legais ele realmente PODE- fazer o que quiser desde que não prejudique os outros (não vou entrar em detalhes mas acho que essa visão seja muito egoísta) , a questão é que isso não quer dizer que outros não podem criticar o que a pessoa faz com o dinheiro. Nada me faz compreender por que alguém precisa de uma casa desse tamanho é simplesmente sem sentido. Se é o caso de se querer mostrar o próprio sucesso a própria posição dele já me parece mais que suficiente, além disso de qualquer forma acho qualquer bem de luxo dessa natureza não é comprado pelo bem em si mas pelo suposto status que el dá, e isso é outra atitude ridícula na minha opinião..Acho que as pessoas superestimam ascensão econômica. O cara era pobre (?) teve boas ideias, às vezes sorte, e ganhou dinheiro, não acho isso tão relevante e não faz dele alguém especial.

    • Marco Aurélio Postado em 27/Feb/2014 às 01:32

      Meu caro, você entendeu a matéria ? Leu a parte que diz que ele não paga o pessoal corretamente? Quer dizer que você no lugar dele estaria se gabando do sucesso , e qualquer um que questione isso é tão e somente um invejoso? Parabéns pelo teu ponto de visita

    • Mari Postado em 27/Feb/2014 às 08:38

      Ele tem esse dinheiro às custas de quê? Da falta de pagamento dos salários alheios? Assim até eu fico milionária, abro uma empresa, escravizo pessoas e todo dinheiro que entra é meu. Olha, sou publicitária e muito me admira uma rede de tv dessas com níveis de audiência (se comparado à globo) relativamente baixos gerar um lucro tão astronômico. É algo irreal se pararmos para analisar, se já não paga os funcionários em dia imagine impostos então? Mas no Brasil é assim, há inúmeros empresários que agem da mesma maneira, meu pai é auditor no BC e se você visse a lista de empresas que devem impostos e nunca pagam (mas continuam dando lucro e funcionando normalmente) você iria se impressionar.

    • Roni Postado em 27/Feb/2014 às 09:35

      Riqueza sob esse conceito somente existe com muita miséria. Lembre-se disso, um dos miseráveis pode ser você.

    • júlio Postado em 27/Feb/2014 às 11:45

      Fala sério, tu não lestes a matéria completa né?

  2. Dâmocles Postado em 26/Feb/2014 às 23:28

    Sucesso é esbanjar riqueza e pavonear-se enquanto se rouba o salário dos seus próprios funcionários, Mr. Leokirotawa?

  3. Marcelo Postado em 27/Feb/2014 às 00:22

    Biografia no Wikipédia? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Hugo Postado em 27/Feb/2014 às 00:26

    Você não entendeu a relação entre ele e o "lobo de wall street" porque não sabe interpretar um texto.

  5. Ana Braga Leal Postado em 27/Feb/2014 às 08:00

    Querido, nao acredite muito nas informacoes fornecidas pelo wikipedia, muitas delas sao feitas e elaboradas pelos proprios (autobiografia). Ademais, saiba que trabalho honesto nao deixa ninguem milionario. Sabe como uma familia italiana tradicional paulista acumulou tanta riqueza?Mediante furtos e desvios de mercadorias no porto de Santos, alem da exploracao de trabalhadores, a epoca, desprovidos de direitos trabalhistas. Eu vivo no Jardim Europa, convivo com pessoas ricas e lhe garanto, salvo raras excecoes, a regra consiste em apenas uma: por tras de toda grande riqueza ha algum tipo de crime (trabalhista, tributario, civil, penal, etc). Mas o pior de tudo é ver pessoa pobre e desprovida de riqueza defendendo como um fiel escudeiro alguem que certamente o despreza. Quer uma dica? Defenda alguem pertencente a sua classe social!Defenda um trabalhador.

  6. Alti Postado em 27/Feb/2014 às 08:15

    Dono rico empresa pobre!

  7. Samyra Postado em 27/Feb/2014 às 09:00

    Acho uma balela esse papo de "ralei muito, portanto, posso me gabar". Grandes merdas ralar muito. Essa e a maior desculpa pra exploração, corrupção e aproveitamento que existe. Um cara que trabalha na lavoura por 50 anos também rala tanto quanto um executivo, mas o primeiro não terá como construir uma mansão de 16 mil metros quadrados. Assim, gabar-se por ter "sorte" ou por conhecer melhor os meandros desprovidos de ética do capital não te dá direito de ficar cantando de galo. Mansões e outras bizarrices dessas proporções não tem absolutamente nada a ver com mérito. Tem a ver com uma coisa bem mais estreita e egoísta como "lamber o próprio rabo".

    • Pamela Moreno Postado em 27/Feb/2014 às 11:14

      Isso mesmo Samyra! Você nasce na favela, estuda nas piores escolas, seu primeiro emprego é como operador de telemarketing, ganhar um salário merreca. E se for fazer um curso de graduação ou técnico tem que se privar de tudo que é divertimento e cultura, porque, custa caro! E mesmo assim, ainda quando formado, ainda ganha mal, não consegue mudar para uma casa melhorzinha, muito menos de bairro. E aí você os ricos, com mansões, ou mesmo casa de no mínimo quatro quartos, com suítes, estudando nas melhores escolas, não pagam faculdade, pois estudam na USP e mesmo que paguem, não precisam se matar de trabalhar, nem deixar de se divertir... E fica uma pergunta no ar "O que ele fez para merecer tanto?" Por que eu não tenho nada do que ele tem?" Assim, meus pais não trabalharam o suficiente como os pais deles... HAHAHA... Reacionários!

  8. José Postado em 27/Feb/2014 às 10:28

    Beijinho no ombro recalque.

  9. Thiago Teixeira Postado em 27/Feb/2014 às 10:40

    O brasileiro não dá a mínima para isso, mas ficam corroídos quando um beneficiário do bolsa família entra na fila da mercearia com o cartão.

    • julio Postado em 27/Feb/2014 às 11:46

      É bem isso...

  10. Eduardo Oliveira Postado em 27/Feb/2014 às 12:42

    Que o sr;Deus faça ele pagar tudo centavo por centavo a cada funcionário,e por cima ensine a ele que o sr;é justo e sabe punir a cada uma pessoa injusta com justiça,e quando isso acontecer todos vão saber que foi o sr;que fez isso porque vai ser algo divino ou seja além da capacidade humana.Pois de ante mão eu quero vos dizer que ele vai perder tudo podem ter certeza disso ele vai pagar e caro por tudo que fez as pessoas sofrer,pois Deus é justo e se cada um de nós entregar nas mãos dele ele faz o que agente menos esperava fazer,mais que é bom para todos em geral porque a vontade dele é soberana sobre todos com ele não há meios termos com ele é sim ou não por isso que ele se chama o DEUS VIVO E VERDADEIRO E JUSTO O TODO PODEROSO E NINGUÉM ESCAPA DE SUAS MÃOS.

    • Professor Postado em 27/Feb/2014 às 14:08

      Cara... na boa... com todo respeito... Não há, em toda a história da humanidade, um caso sequer em que o "DEUS VIVO E VERDADEIRO E JUSTO O TODO PODEROSO" tenha feito alguém pagar suas dívidas. Ou, melhor, que os credores tenham recebido do devedor. Se não for a justiça dos homens, nada acontece. Esse seu Deus não tá com nada.

  11. Alexandre Lopes Postado em 27/Feb/2014 às 16:28

    Seria possível traçar um paralelo entre essa imagem surreal e várias casas no tijolo e com esgoto a céu aberto , no mesmo país ?

  12. Adalberto Postado em 01/Mar/2014 às 18:20

    O lucro da Rede! vem das igrejas e canais de venda que alugam quase todos os horários, ou seja, é uma tv de aluguel. Ela é tão ruim que em Fortaleza nem o sinal digital presta. Se saísse do ar, não faria a menor falta.