Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 06/Feb/2014 às 13:24
21
Comentários

Jogador Marcelo sofre racismo na frente do filho na Espanha

Lateral Marcelo é alvo de racismo na Espanha e filho de quatro anos presencia insultos

marcelo racismo espanha
Lateral Marcelo sofre insultos racistas na frente do filho (Arquivo)

Mesmo sem atuar na vitória por 3 a 0 do Real sobre o Atlético de Madri, na última quarta-feira, o brasileiro Marcelo foi xingado pelos torcedores colchoneros no Santiago Bernabéu. Segundo o jornal espanhol “Marca”, o lateral foi chamado de “macaco” enquanto fazia aquecimento próximo ao setor destinado à torcida visitante antes do jogo válido pela Copa do Rei.

Ainda de acordo com o diário, os torcedores rivais teriam imitado sons de um macaco e ainda provocado quando o brasileiro abraçou o filho Enzo antes de entrar em campo. “Marcelo não é seu pai” […] “Esperamos que o seu pai morra”, gritavam para a criança de quatro anos. O jogador reagiu balançando a cabeça negativamente.

Quando o lateral entrou no gramado os torcedores do Atlético passaram a imitar sons de macacos. Segundo o fotógrafo Pablo García, do Marca, torcedores gritaram “Marcelo é um macaco”.

Contraditoriamente, o grande destaque do Atlético de Madrid na temporada é o centroavante Diego Costa, que também nasceu no Brasil. O artilheiro naturalizado espanhol tem total apoio das organizadas do clube, que ainda conta com os brasileiros Filipe Luis, Miranda e Diego no elenco.

com agências espanholas e ESPN Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. eu daqui Postado em 06/Feb/2014 às 14:33

    Na frente de uma criança, quase bebê, não tem liberdade de expressão e nem nada que alivie ou justifique.

  2. Thiago Teixeira Postado em 06/Feb/2014 às 15:06

    Gente pelo amor de Deus ... Torcida adversária em frente ao clube visitante fazendo aquecimento é absolutamente previsível os xingamentos mais depreciativos possíveis. Pegaram até leve pelo fato de serem nórdicos. Estádio é lugar de vagabundo, lugar pra falar palavrão, brigar, cuspi, jogar saco de mijo na torcida adversária, dá e leva umas porrada ... pelo menos no meu tempo éramos assim.

    • Eu esmo Postado em 06/Feb/2014 às 16:34

      thiago... vc é curintia ou vascaínos?

      • Rogério Postado em 06/Feb/2014 às 17:11

        Idiota, qualquer torcida organizada é cheia de gente ignorante e sem educação. Deixe de ser mais um hipócrita preconceituoso. Não tem espelho em casa, babaca?

      • Thiago Teixeira Postado em 06/Feb/2014 às 17:18

        Guarani!!!!!!!! Bugrãoooooooooo êêêoooooooooooo Mas já levei umas cacetadas no lombo no Maracanã, Pacaembu e Morumbi também!kkkk

      • Aken Postado em 07/Feb/2014 às 16:56

        Agora o quebra quebra do bugre é contra o Velo Clube. Que decadência do futebol da minha cidade...

    • Ello Oliveira Postado em 06/Feb/2014 às 21:29

      Que boa pessoa vc é, Thiago! Precisamos sempre agradecer por pessoas assim, que praticam e apóiam a violência nos estádios...

      • Thiago Teixeira Postado em 07/Feb/2014 às 22:11

        Estádio pra mim acabou, não existe mais, é coisa da elite. Só vai quem pode. A CBF segregou a classe D e E dos estádios e aquele espetáculo bonito dos anos 70, 80 e início de 90 acabou.

    • Martam Postado em 07/Feb/2014 às 08:35

      Os nórdicos não são povo do Norte da Europa? Porque pelo que me consta a Espanha fica no Sul!

    • joão bosco alexandrino Postado em 07/Feb/2014 às 09:33

      Só o Thiago poderia pensar assim. Estádio não é nada disso. Estádio é lugar de confraternização e de disdputa cultural - cultura nos dois sentidos: intelectual e antropológica - despotiva civilizada. O Thiago deve pertencer a uma das duas torcidas organizadas, envolvidas nos entreveros do Jogo Vasco da Gama/Atlético do Paraná, pela última rodada do campeonato brasileiro. O que tem a ver a cor da pele com a questão desportiva, ou com a questão da dignidade humna? A civilização Ibérica/espanhola, apesar de perto da Portuguesa - perto em sentido cultural - é extremamente arrogante e preconceituosa. Não pretendo nunca, se resolver fazer um tour internacional, visitar a Espanha. E todo brasileiro deveria evitar passar por lá. Vira e mexe, brasileiro são retidos - e olhem, apenas em passagem - nos aeroportos espanhóis e humilhados.

  3. Felipe Postado em 06/Feb/2014 às 15:37

    Nordicos thiago? Aula de geografia cade vc? Hahaha

    • Angelo Postado em 06/Feb/2014 às 16:48

      Tomara que teu tempo termine logo Thiago e, realmente, espanhóis de nórdicos não tem nada...cinco minutinhos de google resolvem teu caso em relação aos países nórdicos. Quanto a parte de achar normal essas atitudes talvez nem cinco décadas resolvam.

    • Elvis Postado em 06/Feb/2014 às 16:51

      Pois é, os vikings se contorcem nos seus túmulos! hahahaha

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Feb/2014 às 21:54

      Podia ter ficado sem essa hoje ... kkk

  4. Edgar Pantoja Postado em 06/Feb/2014 às 15:51

    Sabia não Felipe? Os vikings surgiram em Madrid...onde inventaram as touradas.

  5. Paco Carro Postado em 06/Feb/2014 às 16:05

    Vi o jogo pela tv e não ouvi comentários de jornalistas a respeito de atitudes racistas.....acho que nenhum jogador do REAL MADRID .....( nem do BARÇA) deve ser maltratado....pq TODOS eles têm um carro GRATUITO cedido pela AUDI.... e não é dos carros de " baixo preço".

  6. Alexandre Lopes Postado em 06/Feb/2014 às 16:24

    Que coisa monstruosa !! Cheguei à conclusão de que o ser humano é uma experiência que não deu certo . É que a visão normativa do outro não permitiu , não deixou . Muito triste ! Esse episódio é um luto ético .

  7. OLHO NO OLHO Postado em 06/Feb/2014 às 19:39

    não são o ser humana são vcs , alguma fez vc ja escutou que um branco foi discriminado na África , claro que não , os africanos gostam se fazer de bonzinhos isso só vai acabar quando os africanos começarem a fazer retaliação , eu nunca vi em Africa um negro chamar um branco de ' PORCO" gostaria que os africanos tomassem consciencia e começassem a retaliar essas situação , se a gente continuar a se fazendo de coitadinho isso não vai mudar.

  8. renato Postado em 06/Feb/2014 às 22:29

    Esta ensinando bem o filho, afinal ele não vai mudar o mundo, e o filho tem que saber como rola as coisas neste planeta. Ele ouviu isto num estádio... Outros ouvem isto na cadeia, nas ruas, nas casas, em seus países...

  9. Rodolfo Postado em 06/Feb/2014 às 22:34

    Los Vikings são o terror!!

  10. Eduardo Guimarães Postado em 07/Feb/2014 às 06:47

    O salário deve compensar, o cara sair do nosso país e ir pra Madri, lugar que desde antes da Idade Média foi ocupado pelos Vikings, segundo postagens anteriores. O certo é que Vikings ou não, o salário dele deve compensar, porque não é de hoje que isso acontece, o Samuel Eto'o sofreu isso, o Marcos Aurélio, que jogou na seleção espanhola, sofreu também.