Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 13/Feb/2014 às 17:30
41
Comentários

Conselho de Medicina quer que cubanos trabalhem para médicos brasileiros

Conselho Federal de Medicina quer que cubanos “escravos” deixem de atender doentes e sirvam cafezinho para “médicos brasileiros livres”

Chega a ser nojenta a notícia de que o Conselho Federal de Medicina fará uma campanha entre os médicos brasileiros para que ofereçam “empregos administrativos” em seus consultórios e hospitais para os médicos cubanos que “desertem” e abandonem seus postos de atendimento na periferia e no interior do Brasil.

— Vamos dar apoio aos cubanos, mas eles não poderão trabalhar como médicos. Primeiro, eles terão de buscar refúgio e asilo em embaixadas não alinhadas ideologicamente com Cuba. Enquanto isso, com a rede de 400 mil médicos brasileiros, vamos conseguir contratos de trabalho administrativo, para que eles então tentem o Revalida — afirmou neste domingo o presidente do CFM.

médicas cubanas domésticas
Charge retrata o preconceito da elite e de boa parte da mídia brasileira com a chegada de médicos cubanos ao Brasil. Em 2013, jornalista disse que médicas cubanas pareciam empregadas domésticas (Relembre Aqui)

O que estes “doutores” querem? Não se contentam em ser desprezados pelo povo brasileiro, querem levar as pessoas pobres que viram um médico pela primeira vez na vida, de volta ao abandono total?

Afinal, quem quer reduzir quem à condição de escravos, de seres inferiores e incapazes senão de servir aos senhores?

Vão lhe servir cafezinho e vocês tolerarão, por isso, que usem a roupa branca?

Vão ser os seus “negrinhos”? Como aquela imbecil que disse que as médicas cubanas tinham cara de “empregada doméstica”.

E que beleza, não é, nem direitos trabalhistas terão, porque não têm visto de trabalho no Brasil para nada senão o que são: médicos de família, doutores em medicina social.

Ou será que os estão provocando até que um deles, em nome de sua dignidade, lhes esbofeteie?

E aqueles brasileiros que estão lá, onde vocês não querem ir, nem ganhando quatro vezes mais do que os cubanos?

É gente simples, que não tem ninguém que olhe por ela, que suplica, implora , se ajoelha, até, para que se cuide de um filho doente.

Os dirigentes destas instituições não fizeram o Juramento de Hipócrates?

Não é possível que tenham prometido nunca ”causar dano ou mal a alguém.”

A mesquinhez e a crueldade de parte da elite brasileira chegou ao extremo.

Já não lhes basta viver na abundância: é preciso que os pobres morram na doença e no abandono.

Fernando Brito, Tijolaço

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 13/Feb/2014 às 17:34

    Sou a favor desse programa "mais médicos" , mas me assusta uma coisa que vi hoje, Aqui em porto alegre abriu concurso numa rede pública para médicos . Salário de apenas 2174 reais . Por que o governo paga 10000 para estrangeiros e esse valor irrisório para os daqui ? fica difícil mesmo trabalhar no interiorzão do Brasil ganhando isso

    • Raquel Postado em 13/Feb/2014 às 17:39

      No interiorzao o salário é algo em torno de 10.000, para Brasileiros. Se informe. É exatamente o que o texto critica. Porto Alegre é uma capital, nossos """"medicos"""" só querem estar perto de capitais. Ir trabalhar em algum lugar que se precise mesmo, ninguém quer. Abraços

    • Vitor Hugo Postado em 13/Feb/2014 às 17:45

      Amigo, o governo paga os mesmos 10 mil para os Brasileiros. Fora outros benefícios, como auxílio para comida e moradia.

      • Carla Postado em 13/Feb/2014 às 19:47

        Para os poucos qie conseguiram se inscrever no site que bloqueava o cadastro dos médicos pra forjar a baixa procura. Experiência própria. Pros médicos que não estão no programa o salário é perto de 2 mil.

    • Junior Postado em 13/Feb/2014 às 17:45

      os profissionais brasileiros do "mais médicos" que aceitaram ir para o interior/periferia (e que inclusive tiveram prioridade durante a seleção do programa) também recebem os mesmos 10000

    • Administrador
      Moderação Postado em 13/Feb/2014 às 17:45

      Olá, Pereira. Sugerimos que leia os seguintes posts: 1. Cidade oferece R$ 10 mil e estrutura, mas faltam médicos - http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/cidade-oferece-r-10-mil-e-estrutura-mas-faltam-medicos.html 2. Medicina é a profissão com maior salário e menos profissionais - http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/medicina-e-profissao-com-maior-salario-e-menos-profissionais.html

    • Selton Postado em 13/Feb/2014 às 18:04

      É realmente uma pena que a medicina esteja sendo associada ao dinheiro e não a causa social.Estudantes pagam cursinhos de pré vestibular caríssimos,universidades caríssimas no simples intuito de ganhar dinheiro.Claro que ele é importante,quem disse que não? Mas não é essencial como diz o Mario Sérgio Cortella, e sim fundamental.

  2. Arthur Postado em 13/Feb/2014 às 17:38

    Charge machista!

    • Bruna Postado em 13/Feb/2014 às 18:11

      Arthur... Oi?

    • Bernardo Postado em 13/Feb/2014 às 18:24

      Arthur, não entendi porque disse que a charge é machista. Serio, não estou lhe atacando só não entendi mesmo, não enxerguei isso na charge.

      • Geegee Postado em 13/Feb/2014 às 21:11

        A Charge é extremamente sexista porque ataca um preconceito fazendo uso de outro. Ela critica a ofensa racial, mas faz uso de elementos que são amplamente usados como elementos para ofender mulheres: chamam-nos de "vaca" quando nosso comportamento não corresponde às expectativas da sociedade sexista, criticam nossos decotes e as roupas que escolhemos, querem limitar o uso do nosso corpo decidindo o que é (in)decência.

  3. Rudny Dos Anjos Postado em 13/Feb/2014 às 18:02

    O que vocês da página tem a dizer sobre o valor (convenhamos, muito baixo) recebido pelos cubanos? E sobre a suposta alegação de que eles trabalham sem direito algum, chegando a ser escravidão?

    • Administrador
      Moderação Postado em 14/Feb/2014 às 15:37

      Olá, Rudny. Já tratamos sobre o tema em mais 20 publicações. Segue uma delas: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/08/medicos-cubanos-nao-sao-escravos-entenda.html

      • Rodrigo Postado em 18/Feb/2014 às 12:02

        Ganhar um décimo do salário; terem de ser eternamente gratos pela oportunidade de contribuírem com "la revolución"; não poderem receber a visita de familiares; deixar a localidade em que estiverem; notícias dando conta de que estão sobrevivendo graças à ajuda, mediante cestas básicas, moradia em repúblicas etc. Qual o próximo passo? Exportar os jornalistas da caros amigos, sumariamente demitidos após greve em prol de respeito ao piso salarial, depósitos/recolhimento de INSS e FGTS, bem como registro em CTPS (que me conste, todos são bandeiras sempre devidamente defendidas pela esquerda)? Ou importar trabalhadores chineses, a fim de que contribuam com "la revolución", sendo explorados aqui igualmente o são na China? Tá "serto"... É a esquerda que defende o "já que 'eles' roubaram, escravizaram, tiveram suas ditaduras e torturas, nós também podemos, valendo tudo para nos mantermos no poder, mesmo sermos uma contradição ambulante".

  4. paulocorrea Postado em 13/Feb/2014 às 18:37

    a medicina deixou de ser feita por pessoas que acreditam em ajudar o proximo.para ser um meio de enriquecer.a ganancia ea inveja dos profissionais que vendem suas almas por um pouco de ouro. não esqueçam ,que nos EUA os pobres morrem por não poderem pagar um plano de saude.esse lindo e maravilhoso pais exportou esses valores para nossos queridos medicos.

  5. Aleluia Postado em 13/Feb/2014 às 18:43

    Não entrando no mérito do que foi feito, mas sim no mérito de como foi feito: Do ponto de vista jurídico, o contrato de trabalho dos médicos cubanos é uma completa aberração, uma anomalia, é queimar a Constituição Federal.

    • renato Postado em 13/Feb/2014 às 19:31

      Aleluia, não quero discordar de você. Mas vejo assim. Quando iniciamos nossa fabrica de papel. Alguns funcionários da empresa Sueca que vendeu seus serviços ganhavam em dolar e infinitamente mais do que nós. E faziam o mesmo que alguns de nossos profissionais. Assim se passa com os Médicos Cubanos ou Portugueses, apresentaram um preço, e estamos pagando pelo seu conhecimento. Se ganham mais ou menos, não foi nós que assinamos o contrato. O Governo paga o que foi acordado é Contrato. Um médico ganha 30.000, 00 por mes, um professor ganha 4000,00, um PRáTICO ganha 200.000,00. ( ou mais, mas ai vai ter que conversar com o sindicato) Se formos ver assim tem alguma coisa errada com nossos salários. E isto porque temos CLT, se não tivessemos seria igual a China, a direita não perdoa se pudesse ainda estariamos assinando caderneta no mercadinho..

  6. renato Postado em 13/Feb/2014 às 19:18

    Meu prefeito, (não votei nele, mas ele é o prefeito de minha cidade). Disse que aqui haveria contratação de 35 médiocs Cubanos. E no posto de minha vila vem um. Será aguardado com muita alegria.. Já estão reformando o Posto de saúde, onde aqui é palavra de ordem... Tem gente enganando o Povo..........a direita não enganjada com o bem do POVO BRASILEIRO.

    • fernando Postado em 14/Feb/2014 às 15:39

      sei...

  7. Elias Postado em 13/Feb/2014 às 21:48

    Já fugiram 100, o problema não são os médicos o problema é Cuba.

    • Felipe Postado em 13/Feb/2014 às 22:09

      Foram 89 que desistiram do Mais Médicos. Desses 89, apenas 4 ou 5 cubanos e 3 ou 4 de outras nacionalidades. O resto são o "dotores" brasileiros. O problema não é o Mais Médicos, ou os médicos cubanos, ou Cuba, mas sua desinformação...

    • Daniel Postado em 14/Feb/2014 às 01:56

      Dos 89 que desistiram até essa semana (entre os quase 7000 do programa) apenas 9 eram cubanos. Pode procurar outro argumento, porque esse é fraquíssimo. (E já respondendo seu possível: "Vai para Cuba então!", pode ter certeza que essa é uma viagem a ser marcada em breve, passar bem).

      • Thaís Postado em 14/Feb/2014 às 09:46

        Hahahahaha...Gostei muito, Daniel. :)

      • Pereira Postado em 14/Feb/2014 às 10:51

        Eu também gostaria de conhecer Cuba, mas apenas como turista e nada mais....até a Coréia do norte e o afeganistão devem ter belas paisagens.

  8. José Ferreira Postado em 13/Feb/2014 às 23:02

    A esquerda a defender a escravidão? Se o português recebe 10000, então o cubano deve receber também. Não há a necessidade de teorizar tanto. É só pagar o salário ao médico que está a trabalhar (os 10000) e não para o governo. Fora que esse tipo de contrato dos cubanos são considerados "estágios"...

  9. Pereira Postado em 14/Feb/2014 às 08:39

    Fui procurar concursos no Brasil para médicos, muitos não pagam 10000 , uns poucos pagam até mais, mas a maioria oferce salarários entre 4000 e 6000 reais para 20 a 24 horas de jornada semanal , acho que os 10000 é pra joranda de 8 horas . 6000 reais para uma pessoa que passou de 6 a 8 anos numa faculdade dificilima como medicina merecia mais. mesmo assim ainda so favorável ao programa devido ao tamanho do Brasil, mas oque se paga é mesmo uma mixaria, tem as excessões mas ainda assim a maioria é mixaria. 6000 reais de salaraio se consegue tendo um curso técnico.

  10. Thiago Teixeira Postado em 14/Feb/2014 às 09:19

    Esse papinho já esgotou. O governo importou médicos para ajudar na saúde. Médicos são seres humanos, alguns dão nó cego e regressam, a mesma coisa ocorre num recrutamento para corte de cana. Diferença salarial existe em TODAS as profissões, esquecerem que vivemos num regime capitalista? Não existe salários iguais, não somos um país socialista como muito reacionário teme. E agora os reacionário de plantão pagos pelos tucanos para inflamar a internet querem igualar os salários?????

    • Pereira Postado em 14/Feb/2014 às 10:47

      Heheheheheheheh é Demais !!!!! então quer dizer que nem todos merecem salários iguais ? O que eu to questionando é : Se os médicos estrangeiros ganham 10 mil ...por que os médicos brasileiros em sua maioria ganham menos para trabalhar na saúde pública.

      • Thiago Teixeira Postado em 14/Feb/2014 às 11:28

        Ué? E a filosofia do liberalismo? Capitalismo? Esquerda, comunismo não é uma droga? Não entendi essa agora ... ou você é simplesmente CONTRA, pelo fato de partir as ações do governo federal? Ahhhhh .... agora entendi .... é inútil debater então.

      • Pereira Postado em 14/Feb/2014 às 12:26

        Quem foge do debate é a esquerda. Eu ja cansei de dizer que sou favorável aos programas do governo (bolsa familia,mais medicos,entre outros), mesmo que sejam feitos de maneira tortuosa, nós cristãos apoiamos a igualdade, mesmo que a bíblia fale que internamente possamos ter diferenças e personalidadades diferentes(uns preferem trabalhar mais, outros preferem trabalhar menos). Diferenças essas que impedem de nos igualarmos no campo sócio econômico. O socialismo que você conhece quer que todos sejamos iguais na pobreza, ja o cristianismo quer que todos sejam iguais na fartura.Mas para isso regras tem que ser seguidas,padrões tem que ser obedecidos. tu acha que homossexuais querem seguir padroes ? tu acha que feminista cabeça oca quer defender a vida humana? O mundo está como está porque todo o mundo quer resolver os problemas a sua maneira(daí você ve atos deploráveis como o do assaltante preso no poste). Querem viver numa falsa liberdade , liberdade verdadeira têm regras,pra tudo têm regras, pois onde termina a sua começa a do outro. Aí vêm um monte de baderneiros, esquerdistas com ideologias retrógradas, gays , feministas tendo impor a força as suas idéias ultrapassadas e notoriamente desprovidas de êxito.

      • Gabriel Postado em 18/Feb/2014 às 05:22

        Pereira: "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus". sua religião não prega o que você pensa não. leia a bíblia melhor, amigo...

  11. José Ferreira Postado em 14/Feb/2014 às 10:00

    Oras. E os direitos iguais?

  12. Matheus B. Postado em 14/Feb/2014 às 10:13

    Procuro ler todas as fontes de informação, mas este site está elevando a tal ponto a canalhice jornalística que a tarefa de lê-lo está se tornando penosa. Se os cubanos não podem exercer normalmente a medicina no Brasil, é porque o governo não permitiu que fizessem o Revalida. Se não possuem visto de trabalho no nosso país, é porque o governo contratou-os sob a alegação de estarem fazendo um curso de aperfeiçoamento. Cada vez mais, nota-se que os textos procuram atingir apenas o lado emocional das pessoas, sem qualquer compromisso com a verdade e com a informação.

    • Pereira Postado em 14/Feb/2014 às 10:48

      Matheus, Este site está chegando as raias da loucura. Eles querem forçar a barra de qualquer maneira .

      • Matheus B. Postado em 14/Feb/2014 às 11:07

        Sim, infelizmente há um número enorme de pessoas que acreditam que tudo que vem de um lado é mentira, e tudo que vem de outro lado é verdade. Está na hora do pessoal acordar e passar a ler sites de esquerda com a mesma desconfiança aplicada à qualquer outro meio de comunicação.

      • Pereira Postado em 14/Feb/2014 às 11:50

        Eu particularmente não gosto do jornalismo da globo , não gosto da emissora em si, mesmo porque, sua programação só tem jornal e novela. Embora tenha alguns profissionais que eu gosto como o wilian bonner que parecem mais confiáveis, já na globo news eu gosto da cristina lobo. Gosto da Record,pois simpatizo com os evangélicos(é o mais próximo de cristianismo verdadeiro que se tem hoje) , embora haja umas maluquices la. tem coisas que se aproveitam em outras emissoras também. Acho que tem coisas boas e ruins em tudo....até mesmo na esquerda, um cara de esquerda não ta proíbido de fazer uma coisa boa. Só acho que essa esquerdopatia que está aí,não quer debate, quer impor através do sensacionalismo barato do tipo "eu processo todo o mundo!!!" ou então tentando cercear a liberdade de expressão. Eu so da seguinte opnião: Quer descer o pau nos evangélicos ? desça, é direito seu. Quer descer o pau no judiciário ? desça, é direito seu , Quer Descer o pau na esquerda , desça, é direito seu , Quer descer o pau no governo ? desça é direito seu.... Agora essa esquerdopatia fica braba quando o cacete cai nas costas dela. Falam a M que querem e quando levam o revide ,ameaçam processar todo o mundo.

      • José Ferreira Postado em 14/Feb/2014 às 12:59

        Falou bonito... É o ditado: "Pau que dá em Chico tem que dar em Francisco também...

  13. ana claudia Postado em 14/Feb/2014 às 12:59

    Outro preconceito que vejo na charge é caracterizar o papel de jornalista com a imagem de uma "vaca", loira e peituda. Seria sexismo, machismo ou misoginia?

  14. Pereira Postado em 14/Feb/2014 às 13:09

    Mais um amarrado no poste_____ http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/02/suspeito-de-assalto-e-amarrado-em-poste-em-itajai-litoral-norte-de-sc-4418708.html

    • José Ferreira Postado em 14/Feb/2014 às 23:29

      Esse sítio não vai falar nada porque o cara é branco. Se fosse negro, eles estariam fazendo mais uma reportagem com a mesma verborragia de sempre...

      • Pereira Postado em 18/Feb/2014 às 10:50

        pior José ferreira .... fizeram uma "matéria" sim .... E pasme: Estão apoiando a população. Falta de coerência é mato por aqui