Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 14/Feb/2014 às 14:12
16
Comentários

Caio culpa Fábio e envolve Sininho

Em depoimento, Caio Silva de Souza disse que "partidos que levam bandeira nos protestos são os mesmos que pagam os manifestantes"; ele associou a informação a "bandeiras do PSol, PSTU e Fip (Frente Independente Popular)"; jovem responsabilizou ainda o tatuador Fábio Raposo, que o teria incentivado a acender o rojão, e envolveu a ativista Sininho na organização dos protestos

caio silva sininho cinegrafista band
“Partidos que levam bandeira são os que pagam”, diz Caio Silva (Divulgação)

No depoimento que prestou aos policiais da 17ª Delegacia de Polícia (São Cristóvão), Caio Silva de Souza, preso pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, citou os partidos Psol e PSTU como alguns dos possíveis responsáveis por pagar manifestantes para promover atos de violência e vandalismo durante manifestações. A repórter Carolina Heringer, do jornal Extra, teve acesso ao depoimento (veja aqui).

Caio diz acreditar “que os partidos que levam bandeira [nas manifestações] são os mesmos que pagam os manifestantes”. O jovem de 22 anos informa ainda em seu depoimento já ter visto “bandeiras do PSol, PSTU e Fip (Frente Independente Popular), sendo esta um dos grupos que organiza reuniões plenárias”.

O jovem disse também que acredita que a ativista Elisa Quadros, conhecida como Sininho, seja uma das organizadoras dos protestos. “Não acho que ela seja líder, mas manipula a forma como a manifestação vai acontecer”, disse. Segundo ele, Sininho chegou a repassar a um amigo, certa vez, um papel em que era registrada a contabilidade do dinheiro pago aos manifestantes.

sininho psol protestos
Elisa Quadros – Sininho (Divulgação)

Depois do depoimento publicado pelo jornal Extra, o Jornal Hoje, da TV Globo, procurou respostas dos partidos. O Psol e a FIP não responderam, assim como a ativista Sininho. A resposta do PSTU segue abaixo:

“Sequer sabemos quem são os jovens presos acusados de lançarem o rojão que vitimou o cinegrafista Santiago. Esse jovens não fazem nem nunca fizeram parte da nossa organização. Nosso partido é mantido através da contribuição voluntária da nossa militância, nos orgulhamos disso e fazemos questão de reiterar essa prática política em nossos documentos, panfletos, artigos e notas. Exigimos que se explicite, apure e comprove o mais rápido possível quem financia e financiou esses jovens e quem financia e financiou quem defende o acusado e o delator. São acusações grave e que exige cobranças políticas e judiciais. Não compactuamos com as ações isolados nos atos e manifestações como já deixamos claro em diversas notas políticas em polêmicas públicas travadas com os black blocs”.

Ainda em seu depoimento, Caio de Souza responsabilizou o tatuador Fábio Raposo, preso antes dele por ter passado o rojão para Caio durante manifestação da quarta-feira 6, por ter acendido o artefato explosivo.

fábio tatuador cinegrafista band
Fábio Raposo (Divulgação)

Ele contou que Fábio o atiçou para acender e disparar o rojão que atingiu Santiago na cabeça. “Solta, solta”, teria dito o tatuador a Caio. “Acende aí”, incentivou, ainda. Segundo Caio, ele teria apenas segurado o artefato e o colocado no chão, já aceso. Ele conta que chegou a pensar ser um sinalizador.

Caio contou que nem sempre pode participar de manifestações, porque trabalha, mas que já “teve a oportunidade de ver a chegada de até cinquenta quentinhas para alimentar os ativistas”. Ele disse também que algumas pessoas nas manifestações são responsáveis por distribuir pedras e apetrechos. Caio ser taxativo, diz acreditar “que os partidos que levam bandeira são os mesmos que pagam os manifestantes”.

Rio 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Thaís Postado em 14/Feb/2014 às 14:44

    Essa última frase ta errada. Deveria ser: "Caio NÃO É TAXATIVO mas diz acreditar 'que os partidos que levam bandeira são os mesmos que pagam os manifestantes'."

  2. Roger Postado em 14/Feb/2014 às 15:07

    Direita maldita querendo manchar a imagem dos poucos partidos decentes que ainda restam no país com mentiras estúpidas.

    • Rafaela Postado em 17/Feb/2014 às 18:26

      Verdade... E outra, sses partidos nao tem a minima condiçao de ficar pagando gente pra ir pra manifestação... Direita acha que Psol, pstu e Fip tem o dinheiro do Psdb

      • Pereira Postado em 18/Feb/2014 às 11:17

        Eles não pagam ...eles dao 50 reais para um grupo de 100 pessoas fazerem baderna e matar jornalistas. Depois eles posam de coitadinhos como a esquerda gosta. Coisas do tipo : "mas eles não tiveram oportunidades,pois a direita elitista não deixa" , aí eles arrumar um "emprego" com os black blocks.

  3. Regina Postado em 14/Feb/2014 às 15:11

    Atente este depoimento está sendo contestado pelo Adv, já que o mesmo não estava presente.

  4. Alexandre Lopes Postado em 14/Feb/2014 às 15:55

    Deve ser um mensageiro da direita infiltrado nas manifestações . A direita golpista pratica atos desleais como esse, sistematicamente . Sei que é muito subjetiva a minha opinião; porém , esse preconceito contra a direita , para mim, já se tornou posconceito .

  5. Sandra Postado em 14/Feb/2014 às 16:06

    Chegaram a um desfecho tão rápido e sem dúvidas, muito suspeito, daí vem o suposto criminoso ACHAR que os partiidos que levam bandeiras estão financiando o black block, ora as passeatas sempre tiveram a participação dos partidos, o advogado de defesa vinculou o nome do deputado do Psol ao tal Caio, a verdade ainda vai aparecer e surpreender. Essa história está muito a favor da direita e incriminando a esquerda, o pior é que sem prova nenhuma.

    • Thiago Teixeira Postado em 14/Feb/2014 às 20:55

      Tive a mesma percepção sua. A direita elitista amancebada com a mídia golpista empoçaram o direito de formar opinião e condenar as pessoas sem provas.

    • rosely Postado em 17/Feb/2014 às 03:01

      Provar os fatos???? Me poupe. Agora sao tds bonzinhos... nao basta ser anarquista, tem que ser dissimulado tb?

  6. renato Postado em 14/Feb/2014 às 16:37

    Ainda estou em luto por Santiago!

  7. Thiago Teixeira Postado em 14/Feb/2014 às 16:53

    O que a Globo está fazendo é pura covardia, estão formando opinião e jogando a culpa no PSOL.

  8. ademar Postado em 14/Feb/2014 às 17:14

    A acusação do Caio dizendo acreditar “que os partidos que levam bandeira são os mesmos que pagam os manifestantes”. não é possível ser comprovada no momento, mas gera uma suspeita plausível de ser verdadeira, que deve ser investigada. Curioso como a militância de esquerda sempre encontra um caminho, um argumento, para não assumir os erros, a culpa, isso não é demérito nenhum, ao contrario, deve-se ter bom senso para enxergar e corrigir os erros, equívocos, dizer como o Alexandre Lopes : "Deve ser um mensageiro da direita infiltrado nas manifestações . A direita golpista pratica atos desleais como esse, sistematicamente." É um argumento vergonhoso, o rapaz , é militante de esquerda, conduzido, e orientado, por partidos ou movimentos de esquerda, e talvez até financiado como ele diz, agora vão colocar carteirinha do DEM no peito dele?? Estes métodos não fazem da esquerda melhor, desvirtua a luta pelos ideais sociais e de igualdades, causa descrédito. O rapaz cometeu um ato involuntário, porém sabia do risco, e a consequência foi muito grave, era um militante de esquerda e ponto, todos podem errar, a esquerda não está excluída disto, mas precisa ter a honestidade para assumir.

    • Arão Postado em 14/Feb/2014 às 19:31

      Verdade, Ademar!

  9. garoto antipropaganda Postado em 15/Feb/2014 às 08:23

    que bando de mentira mas sem vergonha. Logicamente o tal de caio é um fantoche da elite, bandeira falsa total! Tem já denuncias desse maluco como um cooptado, não tem nada a ver com quem se diz ter acendido o bagulho. O especialista de sala com ar condicionado só falou merda também! https://www.facebook.com/photo.php?fbid=574491345973579&set=a.574494935973220.1073741828.100002381552308&type=1&relevant_count=1

  10. João Luis Bertoli Postado em 15/Feb/2014 às 15:44

    Olha, este caso é muito suspeito. Primeiro como que os partidos, que são expulsos das manifestações agora são os que financiam; segundo, conheço muitas pessoas que são militantes destes partidos e eles trabalham com um orçamento bem limitado não entendo como eles possam agora financiar manifestantes; e terceiro vocês viram o vídeo mostrando a pessoa que solta o rojão? Não se parece nada com esse, para mim a cor da pele é mais branca, ele aparenta ter mais peso e mais cabelo também. Acredito que o melhor é se apegar aos fatos e não o que a mídia diz, sinceramente acho que isto parece mais uma tentativa de enfraquecer os partidos de esquerda e manter o modelo político econômico vigente, que é muito confortável para mídia corporativa e a indústria tradicional brasileira. Mas isto só é o que me parece, é preciso mais informações desse caso para formar uma opinião consensual, por enquanto não esta nada claro.

  11. Pereira Postado em 18/Feb/2014 às 11:13

    Olha a cara do marginal ! A cara da esquerda: Coitadismo,vitimismo, talvez eles pessam direitos humanos para esses assassinos aí, como pediram por assaltante preso no poste do rio.Ja ficou provada a prestação de assistência jurídica pelo tal de freixo.