Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 08/Jan/2014 às 22:04
36
Comentários

Vídeo mostra as faces do assédio sexual

Em dezembro, uma adolescente indiana sofreu dois estupros coletivos em ataques separados e depois morreu queimada viva. O Whistling Woods International Institute, uma escola de artes localizada em Mumbai, coincidentemente, lançou no mesmo mês uma campanha para promover o debate sobre o comportamento masculino no país.

O Instituto criou o filme Dekh Le, que tem como objetivo celebrar o aniversário de outro estupro coletivo cometido no país. O vídeo já tem mais de 2 milhões de views em apenas três semanas no ar.

O vídeo mostra a face do assédio sexual se voltando para o homem. O olhar do abuso é refletido por objetos localizados no corpo das mulheres, deixando os homens desconcertados.

Como o homem que reagiria se o olhar perverso fosse voltado para ele? A resposta você vê abaixo.

Assista:

B9

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilherme Postado em 08/Jan/2014 às 22:13

    qual o problema de ver?

    • Kênia Postado em 30/Jan/2014 às 12:06

      É constrangedor, a pessoa não se sente a vontade no lugar, se sente vigiada, invadida, sem privacidade, sem liberdade, um pedaço de carne, uma vagina ambulante. Porque se você se sente no direito de ficar olhando os outros também sentem, imagine um ambiente com vários homens e poucas mulheres. O problema não é olhar uma vez, é sim ficar olhando, desejando, fazendo cara de tarado, olhando para as partes genitais, isso é nojento e desgastante, é uma falta de educação, é um desrespeito com a presença da mulher.

      • Thiago Teixeira Postado em 02/Feb/2014 às 09:17

        Tenho certeza que se um dia os homens pararem de olha pra você, ficará se olhando no espelho para ver o que está errado. Sem hipocrisia por favor. Eu não sinto nojo quando uma moça que não me agrade fique olhando pra mim, e não acharia ruim ficar num ambiente cheio de mulheres me "vigiando". A diferença é que homem não se incomoda com a presença de uma mulher não importa se é atraente ou não, caso que não ocorre com as mulheres.

  2. Thiago Teixeira Postado em 08/Jan/2014 às 22:18

    Esse vídeo retrata bem a nossa realidade, pois Homem bonito (na concepção da mulher) olhando ou desejando uma garota é flerte e aumentara a sua auto estima. Quando é um cara que não a agrada, é assédio.

    • Raquel Postado em 08/Jan/2014 às 23:28

      E você, Thiago, o que acharia de um homem, bonito ou feio, lhe olhando e lhe desejando? Consideraria flerte ou assédio? Mais empatia, por favor.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Jan/2014 às 00:16

        Simplesmente ignoro pois não tenho interesse em viadagem. Sem escândalos e sem me achar a última bolacha do pacote. Quer viver num mundo perfeito sem pessoas feias te olhando? Entre no BBB, por favor.

    • Marina Postado em 09/Jan/2014 às 00:31

      É sempre o homem que é vítima, não é mesmo? Ver comentários assim é muito triste. Isso é um assunto sério que sempre é tratado como uma besteira, um exagero. A questão não é o olhar e sim a forma de se olhar que é nojento, isso quando eles não abrem a boca. Não importa se achamos a pessoa atraente ou não, mesmo porque não saio na rua para flertar, logo nem na cara do sujeito eu olho. Mas isso é algo que você nunca irá entender. Beleza interior é algo inexistente em você como deve ser sua beleza exterior.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Jan/2014 às 10:31

        Você e milhares de mulheres não olham na cara de ninguém pois não gostam e homem, e sim do dinheiro nosso. Homem gosta de mulher, das curvas, do cheiro, do cabelo, dos olhos, da boca, e ao ver, sentem vontade de "engolir". Assédio na minha concepção é quando a pessoa extrapola para palavras de baixo calão, ou na tentativa de vulgarizar uma mulher, isso sim deve ser repreendido e até preso. Mas impedir que uma homem "olhe" para uma moça, é ridículo.

      • Gisele Postado em 10/Jan/2014 às 02:07

        O que o Thiago diz já prova que ele não enxerga mulher como um ser pensante, dono de si e de seu corpo, que deve ser respeitado. "sentem vontade de 'engolir'", que absurdo. Não sabe qual é o seu espaço e o de outra pessoa, muito menos que o que ele vê como "homem gosta" nada mais que é uma cultura desprezível, alimentada por tanta gente que não pensa por sí só e que acha que comportamento deste tipo é "coisa de homem". Vai cópia!

      • Thiago Teixeira Postado em 10/Jan/2014 às 17:14

        É proibido então olhar uma mulher e sentir desejo? Só porque ela é inteligente, pensa e está protegida pela constituição de 88? Mude-se para um país Xiita e ande só com os olhos a vista que nem ninja.

    • Marina Postado em 09/Jan/2014 às 14:08

      Do dinheiro de vocês? Ah meu querido, se enxerga. Sou muito bem de vida. Não graças a nenhum homem, te garanto isso. Você pelo visto é um desses nojentos.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Jan/2014 às 16:16

        Nojento no sentido de ser "feio" ou de gostar de mulher? É essa a discussão. O vídeo deixa explícito que olhar com ar de desejo é Assédio. O fato de ser bem de vida explica também o seu desinteresse em olhar para Homens nas ruas.

      • Gisele Postado em 10/Jan/2014 às 02:10

        Marina, ele não conhece mulher e pessoas para distinguir entre o que é vontade de um e de todos.

    • Gisele Postado em 10/Jan/2014 às 02:01

      Thiago, não generalize. Não tem cabimento. Do mais, nem todas as mulheres gostam de ser vistas como um pedaço de carne disponível apenas para sexo, independente da aparência física de quem está olhando. Há diferença entre um flerte e um olhar descabido e desrespeitoso.

      • Thiago Teixeira Postado em 10/Jan/2014 às 16:48

        Se o Brad Pitt (sei lá se o cara é bonito, mas tem mulher que acha) olhasse pra você com um olhar desrespeitoso? Iria chamar a polícia? Duvido, ia se derreter toda e postar no seu feici buqui. Se fosso um favelado ou cortador de cana (conceito de feiura para a maioria das mulheres)? Ai seria Assédio. É isso que estou debatendo, você está entendendo que sou machista, e machismo não é isso.

    • Leandro Coelho Postado em 11/Jan/2014 às 10:57

      Perfeito, Thiago. Uma coisa é o assédio invasivo, com toque, ameaça ou chantagem. O simples olhar não é machismo. A mensagem é chauvinista. Não é esse tipo de conduta que vem destruindo as mulheres. É a falta de educação e formação moral dos homens enquanto crianças, de que a mulher não é um objeto para ser tocado sem permissão, quebrado ou brincado ao sabor do desejo. Que a mulher que se veste de uma forma mais livre não se insinua sexualmente, e que não significa estar se disponibilizando para o sexo. É isso que os homens de hoje não sabem, e que gera a violência contra a mulher. Agora, querer me convencer de que sou um monstro por olhar uma mulher bonita no ônibus, não tem nada a ver.

      • kÊNIA Postado em 30/Jan/2014 às 12:09

        É constrangedor, a pessoa não se sente a vontade no lugar, se sente vigiada, invadida, sem privacidade, sem liberdade, um pedaço de carne, uma vagina ambulante. Porque se você se sente no direito de ficar olhando os outros também sentem, imagine um ambiente com vários homens e poucas mulheres. O problema não é olhar uma vez, é sim ficar olhando, desejando, fazendo cara de tarado, olhando para as partes genitais, isso é nojento e desgastante, é uma falta de educação, é um desrespeito com a presença da mulher. Imagina ter que passar por isso, sentir essa sensação em qualquer lugar que se vá?

  3. Caio Postado em 09/Jan/2014 às 11:40

    Eu queria então uma sugestão de como um homem deve fazer caso se interesse por alguma mulher, já que não pode apenas olhar (nem nos olhos, nem sorrindo amigavelmente, como mostra a parte do passageiro do trem em frente à mulher de burca), vai ficar meio difícil o relacionamento entre pessoas. Existe uma grande diferença entre assédio sexual e olhar de admiração.

    • Janaína Postado em 09/Jan/2014 às 12:55

      Eis a minha sugestão, Caio: caso você se interesse verdadeiramente por alguma mulher, olhe para ela de maneira amistosa, nunca com malícia, nunca com cara de tarado. Cumprimente-a educadamente e demonstre que gostaria de conhecê-la, SE ela tiver interesse vocês trocarão os contatos ou algo mais dependendo do que ela quer e aceita. Mas se ela disser NÃO é NÃO mesmo! Não existe isso de que um não pode significar um talvez. Não cometa o erro de insistir. Isso vale pra qualquer situação em qualquer lugar, até mesmo a noite na balada quando todos querem se divertir sem compromisso. Pode estar certo de que homens gentis e educados são muuuito mais atraentes para a maioria das mulheres que qualquer galã machista.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Jan/2014 às 13:05

        Gostei das dicas!!!! Show de bola!

    • Gisele Postado em 10/Jan/2014 às 02:11

      Exatamente. Tem um abismo entre o olhar uma mulher com ar de interesse e o olhar de perversão. Isso é o que condemos e o que mais vemos acontecer.

      • Rodrigo Postado em 22/Jan/2014 às 19:36

        infelizmente só tenho um olhar

  4. renato Postado em 09/Jan/2014 às 13:47

    Eu gosto de mulher....mais gosto muito... E olho...olho muito....mais nunca sem óculos escuro! E quando eu consegui conquistar minha mulher....... tive que olhar para ela...principalmente quando ela deixou a mesa e foi ao toallhete. E me apaixonei pelo conjunto da obra. Agora é o seguinte, um dia eu assoviei para uma mocinha que passava do outro lado da rua......adivinha o que aconteceu. Levei uma porrada na boca...por traz...do meu pai... Não mexa com a filha dos outros.....nunca mais!!! Pegaram a mensagem. Que Deus ilumine s cultura da India e outras...

    • Thiago Teixeira Postado em 09/Jan/2014 às 13:56

      Pô Renato!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • renato Postado em 09/Jan/2014 às 14:13

        Thiago!!! Para as mulheres tão valiosas para nós. um poema de Zeca Balero! Eu quero ser exorcizado Pela água benta desse olhar infindo Que bom é ser fotografado Mas pelas retinas dos seus olhos lindos Me deixe hipnotizado pra acabar de vez Com essa disritmia

  5. Marcos Postado em 11/Jan/2014 às 02:53

    Renato isso foi gravado Pelo Zeca, mas é do Martinho da Vila. Errou feio, errou rude....KKKKKK

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Jan/2014 às 09:18

      Ta ai um assunto que gostaria de discutir, os "músicos" SOM LIVRE (Globo) não produzem nada de novo, só copiam músicas prontas e são enfiadas goela abaixo ao cidadão Globo através das novelas e seus programas de auditório. E o Dudu Nobre? Regrava música que fez sucesso, de um pagodeiro Globo que também regravou a letra do pagodeiro que cantou pela primeira vez a letra escrita por um verdadeiro sambista dos anos 70. Sou mais aqueles que escrevem suas próprias letras independente do estilo: Caribó, Death Metal, Moda de Viola, Rap Nacional, etc.

  6. Mariana Postado em 13/Jan/2014 às 14:31

    O grande problema é que perdemos a liberdade. Sou engenheira, trabalho dez horas por dia em uma fazenda (cheia de cortadores de cana, aliás, Thiago, com os quais nunca tive ou soube de outras funcionárias que tenham tido problemas), e o calor é simplesmente infernal. Vou e volto de ônibus coletivo.Todos os dias de manhã preciso pensar na roupa que vou vestir e não pelo conforto ou pela sensação térmica, mas sim para evitar maus momentos nos trajetos de ida e volta. É deprimente ver nesse mesmo trajeto, os olhares nojentos e invasivos de homens para mulheres que estão ali, com nenês de colo, ou garotas de no máximo 13 anos. Enfim, talvez alguns homens nunca entendam essa situação e continue a se justificar com a teoria do Thiago, que se o homem for bonito gostamos, senão, não.

    • Pereira Postado em 13/Jan/2014 às 18:06

      E qual a soulção que vc propõe ? que todos que olharem de forma "nojenta" como você acha, sejam presos e trancafiados em presídios ??? ou que a lei furada maria da penha - que até agora não deu resultado algum - preveja punições para "olhares não desejáveis" ??? .

      • Kênia Postado em 30/Jan/2014 às 12:15

        Bom senso, respeito e educação seria um bom começo. Usar da mesma força de vontade que usamos quando por exemplo: tem uma pessoa com alguma deficiência ou deformação física e fazemos um esforço para não ficar olhando toda hora para não constranger.

  7. Mariana Postado em 14/Jan/2014 às 13:55

    A mesma do vídeo: que os homens se enxerguem. E você, o que sugere em substituição à "Lei Furada Maria da Penha"?

    • Pereira Postado em 14/Jan/2014 às 16:48

      Esse vídeo é Rídiculo .... por que as mulheres do vídeo se sentem incomodadas com os olhares ??? Resposta : Porque as olhadas vêm de rapazes feios,sem boa aparência , sem colocação social de boa qualidade (motoboys,desempregados,funcionários de cargos menores e etc.) , provavelmente com renda muita baixa e em locais sujos e públicos(sinais de trânsito,tranporte coletivo e etc), portanto esses rapazes seriam integrantes das classes C para baixo. Se a situação fosse : Rapaz de boa aparência , elegante , com roupas da moda , alto ,aparentemente educado e divertido , deixando a entender que se trata de um homen com um bom cargo ou uma boa colocação profissional ,integrante das classes B e A , em locais como um balada VIP , um vernisage , um show acústico para convidados , um coquetel chique ...pode ter certeza que as mulheres não classificariam as olhadas como "nojentas", mas no máximo como "um carinha me azarando" .... esse vídeo mostra um preconceito velado contra rapazes pobres que não podem estar a "altura" das rainhas da cocada preta que o vídeo mostra, preconceito velado dizendo: "tu é pobre e não pode conquistar uma mulher bonita como essa, tu não tem nível social para tanto, tu não tem estudo e por isso apenas pode ficar na olhadinha nojenta " vídeo preconcituoso.

  8. luiz carlos ubaldo Postado em 15/Jan/2014 às 08:06

    Constrangedor, abusivo, desrespeitoso, coisa de canalhas, até quando os homens vão se portar desta forma?

  9. marcio ramos Postado em 23/Jan/2014 às 21:43

    Um dia ouvi isso de uma amiga: "... o problema é o cara se achar, pensar que a gente ta a fim...". Ela se referia a um "homem pobre, feio e de classe desprivilegiada". Eu perguntei, mas e se o cara estivesse nun carrão, tipo palyba? Ela disse que se fosse educado tudo bem. Uma outra amiga, que mora na favela detesta ser olhada por playbas, pois entende que eles so querem sexo e eu sei que ela ja foi esculachada pelos Maurcinhos. mas a garota paga pau pra turma armada da biqueira e gosta de ser acediada ali. No fim nem tudo se resume a como vc olha alguem, este alguem, homem ou mulher tem la seus preconceitos, traumas e afins. O problema é colocar os seus problemas como sendo problema de todo mundo ou que todo mundo deveria ter os seus problemas.... sacou? Olhar pode e deve, o olhar é o primeiro contato entre dois seres humanos. Normal. Olhar de forma desrespeitosa deve ser punido, mas como?

  10. Iva Santiago Postado em 30/Jan/2014 às 14:11

    É o tipo de coisa que não adianta explicar para esse tipo de homem. Eles não tem a menor noção de comportamento em sociedade, de educação, de boas maneiras. São uns macacos. É invasão, é falta de educação, é "feio ficar encarando as pessoas", como toda boa mãe, pai, responsável, ensina. É constrangedor, é invasivo, para qualquer pessoa.

    • Thiago Teixeira Postado em 02/Feb/2014 às 09:08

      "esse tipo de homem" que o define como "macacos", são os homens feios que olham pra você? Duvido que você se incomodaria com o olhar invasivo do Júlio Rocha.