Redação Pragmatismo
Compartilhar
Curiosidades 03/Jan/2014 às 18:42
75
Comentários

As previsões de Isaac Asimov para 2014, 50 anos atrás

Escritor e professor Isaac Asimov fez, há 50 anos, surpreendentes previsões de como seria o mundo em 2014

isaac asimov previsões 2014
Professor Isaac Asimov fez impressionantes previsões para 2014… há 50 anos (Reprodução)

Em 1964, durante a Feira Mundial de Nova York, o New York Times convidou o escritor de ficção científica e professor de bioquímica Isaac Asimov a fazer previsões de como seria o mundo 50 anos depois, ou seja, este ano. Asimov escreveu mais de 500 trabalhos, entre romances, contos, teses e artigos e sempre se caracterizou por fazer projeções acuradas sobre o futuro. As previsões do escritor, que morreu em 1991, são surpreendentes.

Cozinha

Asimov prevê que os equipamentos de culinária pouparão a humanidade de fazer trabalhos tediosos. “As cozinhas estão equipadas para fazer “auto-refeições”. “Almoços e jantares serão feitos com comidas semi-preparadas, que poderão ser conservadas em freezer. Em 2014, as cozinhas terão equipamentos capazes de preparar uma refeição individual em alguns poucos segundos”. Só faltou mesmo ele usar a palavra “microondas”.

Computadores

O escritor previu um mundo repleto de computadores capazes de fazer as mais complexas tarefas. “Em 2014, haverá mini computadores instalados em robôs”, escreve ele, no que parece ser uma alusão aos chips. E garantiu que será possível fazer traduções com uma dessas máquinas, como se previsse a existência do Google Translator.

Leia também

Comunicação

As ligações telefônicas terão imagem e voz, garantiu Asimov em seu texto. “As telas serão usadas não apenas para ver pessoas, mas também para estudar documentos e fotos e ler livros”. E prevê que satélites em órbita tornarão possível fazer conexões telefônicas para qualquer lugar da Terra e até mesmo “saber o clima na Antártica”. Mas em Terra haverá outras soluções. “A conexão terá que ser feita em tubos de plástico, para evitar a interferência atmosférica”, escreve ele, como se já conhecesse a fibra ótica.

Cinema

Asimov previu que em 2014 o cinema seria apresentando em 3-D, mas garantiu que algumas coisas nunca mudariam: “Continuarão a existir filas de três horas para ver o filme”.

Energia

Ele previu que já existiriam algumas usinas experimentais produzindo energia com a fusão nuclear. Errou. Mas acertou quando vaticinou a existência de baterias recarregáveis para alimentar muitos aparelhos elétricos de nossa vida cotidiana. Mais ainda: “Uma vez usadas, as baterias só poderão ser recolhidas por agentes autorizados pelos fabricantes” — o que deveria acontecer, mas nem sempre acontece.

Veículos

Asimov erra feio nas suas previsões relacionadas ao transporte.

Ele acreditou que carros e caminhões pudessem circular sem encostar no chão ou água, deslizando a uma altura de “um ou dois metros”. E que não haveria mais necessidade de construir pontes, “já que os carros seriam capazes de circular sobre as águas, mas serão desencorajados a fazer isso pelas autoridades”.

Marte

Para o escritor, em 2014 o homem já terá chegado a Marte com espaçonaves não tripuladas, embora “já estivesse sendo planejada uma expedição com pessoas e até a formação de uma colônia marciana”. O que nos faz lembrar da proposta pública de uma viagem a Marte só de ida, feita recentemente, para formar a primeira colônia no planeta.

Televisão

Asimov cita a provável existência de “televisões de parede”, como se pudesse prever as telas planas, mas acredita que os aparelhos serão substituídos por cubos capazes de fazer transmissões em 3-D, visíveis de qualquer ângulo.

População

O escritor previu que a população mundial seria de 6,5 bilhões em 2014 (já passou dos 7 bilhões) e que áreas desérticas e geladas seriam ocupadas por cidades — o que não é exatamente errado. Mas preconizou, também, a má divisão de renda: “Uma grande parte da humanidade não terá acesso à tecnologia existente e, embora melhor do que hoje, estará muito defasada em relação às populações mais privilegiados do mundo. Nesse sentido, andaremos para trás”, escreve ele.

Comida

“Em 2014 será comum a ‘carne falsa’, feita com vegetais, e que não será exatamente ruim, mas haverá muita resistência a essa inovação”, escreve Asimov, referindo-se provavelmente aos hambúrgueres de soja.

Expectativa de vida

O escritor preconizou problemas devido à super população do planeta, atribuindo-a aos avanços da medicina: “O uso de aparelhos capazes de substituir o coração e outros órgãos vai elevar a expectativa de vida, em algumas partes do planeta, a 85 anos de idade”. A média mundial subiu de 52 anos em 1964 para 70 anos em 2012. Em alguns países, como Japão, Suíça e Austrália, já está em 82 anos.

Escola

“As escolas do futuro”, escreve Asimov, “apresentarão aulas em circuitos fechados de TV e todos os alunos aprenderão os fundamentos da tecnologia dos computadores”. O que ele não previu foi a possibilidade de os alunos ensinarem os professores quando se trata de uso de computadores — como, aliás, ocorre em algumas escolas públicas brasileiras.

Trabalho

Asimov previu uma população entediada, como sinal de uma doença que “se alastra a cada ano, aumentando de intensidade, o que terá consequência mentais, emocionais e sociais”. Depressão? “Ouso dizer”, prossegue ele, “que a psiquiatria será a especialidade médica mais importante em 2014. Aqueles poucos que puderem se envolver em trabalhos mais criativos formarão a elite da humanidade”.

Roberto Amado, DCM

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rubens Postado em 03/Jan/2014 às 19:37

    Acertando mais que a Bíblia

    • glauber Postado em 03/Jan/2014 às 23:04

      Cuidado com o que diz... a Biblia e um livro sagrado ;)

      • Lura Postado em 04/Jan/2014 às 11:04

        Sagrado?É um remendo de vários relatos históricos dos judeus com os relatos de uma seita que surgiu na época do Império Romano. As incoerências são tão grandes que não vale nem a pena discutir uma por uma aqui. Vários dos mitos e lendas da Bíblia não passam de histórias recicladas de outros povos,como os Sumérios.A idéia de deus (sic) tem origem em eventos que os seres humanos não eram capazes de explicar a milhares de anos atrás e como um conforto piscológico para o vazio da existência. E vc me diz que a Bíblia é sagrada?Uma coletânea manipulada no Concílio de Nicéia por um Imperador que tentava impor uma ideologia capaz de unificar/centralizar um Império em frangalhos? Não perca o seu tempo com essa bobagem religiosa.

      • Zé Ruela Postado em 04/Jan/2014 às 11:22

        cuidado com o que? mané....

      • Daniel Postado em 04/Jan/2014 às 11:40

        Uau, que medo. Acertou mais que a Bíblia. FATO.

      • Carlos Postado em 04/Jan/2014 às 12:52

        Quem garante que é sagrado,existem passagens absurdas na bíblia: "Bravo o que tomar os seus filhinhos e os esmagar contra uma pedra!" - Salmos 137:9 "Mas o copeiro-mór respondeu: Porventura foi ao teu amo e a ti que meu senhor me enviou para dizer estas coisas? Não foi antes aos homens que estão sobre as muralhas e que, como vós, terão de comer os próprios excrementos e beber a própria urina?" - Isaías 36:12 "não cortareis o cabelo em redondo, nem rapareis os cantos da barba. Não fareis incisões no corpo em sinal de luto, nem usareis tatuagem alguma no corpo. Eu sou o Senhor." - Levítico 19:27-28 [Moisés para os soldados dele:] "Agora, pois, matai todos os varões de entre as crianças e toda a mulher que tenha tido relações com homem; mas conservai com vida, para vós, todas as donzelas que não tenham conhecido varão." - Números 31:17-18

      • Kunde Postado em 04/Jan/2014 às 13:12

        Só que não!

      • Loxa Postado em 04/Jan/2014 às 13:28

        Pq se está na biblia está certo! Seu sodomita!

      • sandro Postado em 04/Jan/2014 às 13:35

        Concordo plenamente. Sempre tem um ignorante falando besteira.Além do mais tudo o que ele ""'''previu""""" eram coisas que poderiam ser presumidas ainda no seu tempo.

      • marcelo Postado em 04/Jan/2014 às 13:43

        a biblia é uma besteirada sem tamanho. só tem merda.

      • pablo Postado em 04/Jan/2014 às 14:29

        KKKKKKKKKK ↑

      • André Postado em 04/Jan/2014 às 14:59

        Tanto sagrado quanto papel higiênico. Crente é assim mesmo - quer impor pelo MEDO.

      • Paulo Postado em 04/Jan/2014 às 15:32

        o capeta cuidará dele Glauber

      • Marcelo Postado em 04/Jan/2014 às 16:21

        Huahuahua... alienado. Roma agradece sua crendice.

      • Douglas Postado em 04/Jan/2014 às 17:57

        sagrado para quem, afinal? vai fazer papel higienico com ela?

      • Paulo Postado em 05/Jan/2014 às 01:59

        Uuuuh, que medo!

      • alex Postado em 05/Jan/2014 às 04:32

        misericórdia da sua vida douglas cuidado com as palavras....respeito é bom e nunca é demais!

      • Marcelo Maurício Postado em 05/Jan/2014 às 22:39

        A Bíblia é um livro "rotulado" como sagrado, mas isso não quer dizer que não seja um livro comum como qualquer outro.

      • Thiago Teixeira Postado em 06/Jan/2014 às 19:01

        Douglas, está sendo desrespeitoso da mesma forma que um homofóbico, rascista ou machista.

      • Gabriela Postado em 08/Apr/2014 às 14:50

        Gente, ótimos comentários, também acho que a bíblia é uma contradição, contos para boi dormir (ou qqr um dormir!), etc. Mas sejamos educados e observadores. Acredito, na minha experiência de internet, que esse smile = ;) = que o Glauber colocou foi um leve sinal de ironia. "Cuidado ao dizer que Asimov acertou mais que a bíblia, o deus todo poderoso misericordioso amoroso poderá se vingar ;) hehehe" Grande Asimov, acertou muito mesmo. infelizmente, algumas coisas são tristes, mas assim é a vida, quem sabe um dia deus se compadeça e venha nos ajudar ou mande outro filho, anjo, bastardo, Jon Snow ou dragões! ;) hahahaha

      • Luís Postado em 17/Apr/2014 às 12:34

        se é sagrado eu já nao sei, mas o papel é ótimo pra acender churrasqueira :)

      • Josean Ricardo Postado em 02/Dec/2014 às 23:06

        Porra, Glauber é o nome do meu filho. A bíblia tem uma única página importante, é a última que é branca e serve para fazer um.

    • Renata Postado em 04/Jan/2014 às 13:22

      Claro. Ele era um cientista e não um charlatão vestido de profeta.

    • James G. Postado em 04/Jan/2014 às 14:51

      desnecessário criar conflitos...

    • ismael Postado em 05/Jan/2014 às 13:07

      As profecias ainda não se cumpriram totalmente...

      • sandro Postado em 08/Apr/2014 às 00:49

        Nao eram "professias". Eram previsoes baseadas no conhecimento e estudo da tecnologia e velocidade de seu avanço. As pessoas adoram profecias, premonições e esse monte de coisas que são apenas chutes, a biblia ou escritor acima? Ambos escreveram o que apostavam pro futuro. Independente da base utilizada, ainda são suposições sem a obrigatoriedade de se concretizarem.

    • Leal Postado em 06/Jan/2014 às 00:41

      Não é tão difícil prever coisas quase obvias após analisar as informações do mundo há 50 anos. Asimov não fez previsões em uma caverna na árida e marginalizada Palestina do século I. Suas "previsões" são fruto de dados coletados por diversos estudiosos na Nação mais rica do mundo. Romancistas dos mais variados calibres previram o mesmo em épocas ainda mais remotas (de Oscar Wilde a George Owell). Basta ler "1984" ou "O retrato de Dorian Gray" ou qualquer outro romance em que o autor utilizava de um pouco mais de perspectiva para ver quanto eles "previram"o futuro. Acho muito fácil criticar um livro que é sagrado para muitos só porque "parece" ser retrogrado e irrelevante. Isso demonstra a completa ignorância em relação a Bíblia e a avidez imbecil de criticar algo que está além do próprio campo de conhecimento.

      • Luis Postado em 16/Apr/2014 às 05:53

        Apoiado

      • Terra Postado em 04/Dec/2014 às 13:52

        Mas ele usou como ironia.

    • Leonardo Postado em 09/Jan/2014 às 12:11

      Aff....só considere que a Bíblia tem 2 mil anos.

    • Lucas Postado em 10/Jan/2014 às 15:29

      Inclusive ele poderia fazer a "bíblia" dele e começar a se intitular algum espécie de ser sobrenatural porque já acertou mais previsão do que muitos aí auto intitulados deuses ou filho deles kkkk

    • Fred Postado em 08/Apr/2014 às 13:01

      É pq ele se baseava em algo muito mais concreto e real.

    • bruno Postado em 02/Dec/2014 às 18:27

      A bíblia serve apenas pra bolar maconha. Apenas!

  2. Adalberto Postado em 03/Jan/2014 às 20:14

    Os espiritualistas ou reencarnacionistas diriam que ele já viveu em outro mundo ou dimensão séculos a frente do nosso.

    • mr jhon Postado em 04/Jan/2014 às 11:10

      E viveu... a mente permite que vc viage a milenios a frente ou atras... e ele explorava isto... nao tem nada de espiritual nisto... simples e obivio como dizer que vc nao estara mais aqui em 50 anos...

    • Creex Postado em 08/Apr/2014 às 22:15

      reencarnacionistas nao dirão isso! Informe-se antes de falar asneira. Reencarnacionistas acreditam em reencarnação( vidas sucessivas), não no filme "De volta para o futuro".

    • Bruno Postado em 04/Dec/2014 às 10:42

      Na verdade os espíritos reencarnam no mesmo planeta. A diferença é que alguns necessitam de mais estudos no plano espiritual, outros precisam reencarnar mais vezes, e alguns vêm ao plano material apenas uma vez em toda a sua existência milenar. Jesus Cristo é um espírito com uma faixa vibratória muito elevada, e teve que baixar essa vibração pra encarnar neste planeta, com a missão de trazer as mensagens do espirituais que poderiam salvar o mundo da desorientação, pois a evolução necessária não estava acontecendo. Jesus Cristo falava o que era necessário sabendo que poderia ser mal interpretado. É claro que muita coisa foi distorcida, mas isso serviu pra reprimir a libertinagem e as atrocidades movidas por sentimentos materialistas e raivosos. Nada é por acaso e somos nós humanos terrestres através do livre arbítrio que definimos a nossa história. Deus não escreve certo por linhas tortas, porque não é aquele velho barbudo. Deus é a energia infinita e inesgotável que move o universo.

  3. Maria Conceicao Postado em 03/Jan/2014 às 21:11

    Maravilhoso e surpreendente

  4. Edmilson Cavalcante Postado em 04/Jan/2014 às 01:09

    O cara acertou praticamente quase tudo, simplesmente fantástico...

  5. Ninah Fleur Postado em 04/Jan/2014 às 02:18

    Surpreendente.

  6. Fernando Barbosa Postado em 04/Jan/2014 às 08:16

    Na série Fundação (se não me engano foi em Limites da Fundação), Asimov também fala sobre a perda da privacidade na sociedade, de forma que o leitor hoje consiga associar facilmente às redes sociais. Sou fã desse grande gênio da literatura mas que por vezes é esquecido pelas pessoas.

  7. Julio Alvarenga Postado em 04/Jan/2014 às 09:47

    De forma alguma desmerecendo a obra de Asimov, mas um homem que escreveu 463 livros pode ter acertado muito e errado mais ainda.

    • mr jhon Postado em 04/Jan/2014 às 11:13

      vc nao escreveu nem um... quer desdenhar... #seupanaca.

    • Marcelo Postado em 04/Jan/2014 às 16:25

      Sim, só que eram obras de ficção. Para avaliar a capacidade dele de predizer tecnologias futuras a análise deve ser focada nesse trabalho especificamente, pois o objwtivo era justamente imaginar o mundo real após 50 anos.

    • Arthur Campos Postado em 04/Jan/2014 às 18:31

      Interessante seu ponto de vista mas mesmo assim, ainda é surpreendente.

    • alex Postado em 05/Jan/2014 às 13:06

      Verdade (digo o mesmo como um assíduo leitor de Asimov).

    • Argeu de Leão Postado em 05/Jan/2014 às 14:27

      Este é o legitimo pensamento de não fazer nada para não errar, quem bota o peito na agua certamente tomará alguns goles mas atravessará o rio ao contrario dos que não fazem nada nunca por medo de errar. não conheço nem uma das 463 obras dele mas se com a coragem de publica-las eles acertou 1% parabéns a ele. O cara é fera.

    • Carlos Prado Postado em 05/Jan/2014 às 21:26

      Ele projetou o que já se existia. O que temos hoje é extensão do que houve no passado e passou-se um momento de diversos acontecimentos que puderam explicitar melhor o caminho que seguíamos.

    • Marina Levy Postado em 06/Jan/2014 às 19:32

      Verdade. Mas no caso visto aqui, parece que ele escreveu um artigo somente sobre 2014.

  8. Ericson Prado Postado em 04/Jan/2014 às 09:54

    Quanto aos veículos, não está de todo errado. Ainda andamos sobre quatro rodas única e exclusivamente por causa da 'máfia' dos Petroleiros.

    • Marcela Postado em 07/Apr/2014 às 23:59

      pensei a mesma coisa...

  9. Fabricio Silva Postado em 04/Jan/2014 às 10:24

    Isaac Asimov era um escritor de ficção científica. Nessa condição, ele tinha "obrigação" de estar por dentro da tecnologia e das tendências e previsões tecnológias para poder desempenhar seu trabalho da forma magistral que sempre fez. Ao meu ver, a matéria deixa no ar Asimov como um "profeta", quando na realidade o que ele tinha era um vasto conhecimento na área de tecnologia. Entretanto, seus livros impressionam pelas informações futuristas, muitas precisas, o que ratifica o status de um dos maiores escritores do gênero na História.

  10. Luciana Postado em 04/Jan/2014 às 13:14

    O cara era bom mesmo!

  11. Carina Christinna Postado em 04/Jan/2014 às 15:36

    o que ele não acertou está por vir.....

  12. Fernando Postado em 04/Jan/2014 às 19:57

    Só não falou nada de como seria a economia pq essa nem os economistas conseguem adivinhar

  13. ALEXANDRE Postado em 05/Jan/2014 às 01:05

    Tudo o que ele previu, ja estava em estudo na decada de 60. O grande merito dele foi acertar quando estas invencoes sairiam da teoria e seriam usadas pelas pessoas comuns. O forno de micro ondas por exemplo foi inventado em 1946.

    • Bruno Postado em 04/Dec/2014 às 10:29

      Essa é a questão. Não foram previsões, mas projeções muito coerentemente utilizando embasamento científico. Mas é um espírito muito evoluído.

  14. Josandra Postado em 05/Jan/2014 às 01:43

    Surpreendente, parece que ele foi um grande vidente...

  15. José Ferreira Neto Postado em 05/Jan/2014 às 16:50

    Deve ter sido assim que endeusaram Jesus. Podemos chamar Isaac Asimov de mestre também!

  16. Letícia Postado em 06/Jan/2014 às 14:48

    Sr. Roberto, será realmente que professores necessitam tanto do conhecimento de tecnologia pra ensinar? O Sr., em sua colocação, deprecia por demais a categoria que, em nosso pais, já e tratada com muito descaso. Talvez, por isso, nosso pais nao vá para frente. Falta de educação em todos os sentidos.

  17. Marina Levy Postado em 06/Jan/2014 às 19:30

    Incrível! A parte sobre a psiquiatria, então? Hoje a depressão e a ansiedade podem ser consideradas epidemias, com toda certeza. Há um estudo feito a alguns anos atrás que afirma que o Rivotril/clonazepam, um remédio tarja preta, é o segundo mais vendido no Brasil. No resto do mundo, principalmente EUA, também. Eu mesma tomo para dormir.

  18. Zeca Postado em 07/Jan/2014 às 00:29

    provavelmente o cara ja havia estudado projetos da época e fez essas projeções, se perguntar pra algum grande professor do mesmo nível hj, fará projeções para daqui alguns anos até melhores que este ai

  19. valcenira Postado em 07/Jan/2014 às 02:14

    Ele so não acertou que teriamos governantes sem escrúpulos e que países como o Brasil seria uma eterna colonia com analfabetos e seca no Nordeste , caus na saude e violencia com massacres de jóvens diariamente em acidentes e assassinatos

    • OSTROGODO Postado em 18/Jan/2014 às 19:09

      Que melodrama heim, tia!? Tá lendo Veja demais.

    • Igor Postado em 27/Jan/2014 às 20:15

      Só falta você falar que ele devia ter dito só sobre o Brasil, e que isso é exclusivo no país apenas no século XXI

  20. João Marcus Postado em 08/Jan/2014 às 13:36

    Prefiro quer na Bíblia, quem estuda aprofundadamente sabe como as profecias tem sido cumpridas.

  21. Jucazinha Postado em 15/Jan/2014 às 15:03

    O melhor autor de ficção científica.

  22. SAMOEL Postado em 20/Jan/2014 às 16:46

    TEM VARIAS PESSOAS Q NÃO ACREDITAM NA BIBLIA Q É INSPIRAÇÃO DIVINA E ACREDITA EM 1 CARA Q É 1 SIMPLES COMEDOR DE FEIJÃO RESPEITO COM O Q DIZ E COM A ESCOLHA DAS PESSOAS POIS ESTAMOS EM 1MA DEMOCRACIA COM DIREITOS A ESCOLHER NOSSOS PROPRIOS CAMINHOS

  23. Alex Kodrovsk Postado em 26/Jan/2014 às 03:41

    De nada adianta o conflito desordenado e carente de objetivo sinérgico. Recordem o iustre mestre Zevóclates da Mecília. Certo dia um grande samurai disse ao seu discípulo durante uma lavagem matinal: - Pelicano pedra sempre caminha quando tem penas que flutuam em rio que jacaré nada de frente. Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o Samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o local estava vazio, o Samurai disse novamente: - Pelicano pedra sempre caminha quando tem penas que flutuam em rio que jacaré nada de frente. O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. E assim concretizou-se todo este conhecimento pelo resto de sua vida. E assim sempre será. Porque o imutável sempre alcança.

  24. Otamilo Postado em 29/Jan/2014 às 23:42

    Saiu o número de analfabetos do Brasil em relação ao mundo. Estamos em oitavo lugar, aliás vergonhoso lugar. Isso nem Isaac Asimov e nem Nostradamus previram. Leia as 3 leis da Robótica escritas por Isaac Asimov, daí já se tem uma ideia desse grande escritor e pensador. Coisa difícil de encontrar hoje em dia..

  25. maria luiza mendes Postado em 02/Dec/2014 às 16:24

    Só quem não estudou e não conhece realmente a bíblia para dizer que ela é contraditória e erou em alguma profecia . se aqueles que acreditam nisso estudasse esse livro veriam como a bíblia é exata, até certas coisas que já foram ditas na bíblia e em outros tempos ninguém acreditava, foram provadas cientificamente .E até os cegos e os surdos que tem conhecimento real da bíblia sabem oque eu to dizendo.Oque esta acontecendo no mundo de hoje foram preditas na bíblia e mais oque foi escrito que ainda não aconteceu, podem ter certeza que vai acontecer.Porque Deus cumpre com oque promete no tempo dele e não no nosso!

    • Ricardo Postado em 03/Dec/2014 às 09:42

      A maior (e insuperável) contradição é o fato de estar dividida em dois Testamentos; no primeiro, Deus promove massacres (Ex 11; 4-7), depois, manda perdoar. O que houve para que isso ocorresse?! Deus mudou de ideia?!?! "Ah, sim, o que pensei não deu certo... Esqueçam tudo o que mandei escrever e acreditem no novo testamento!". Nada disso: é a volubilidade dos valores humanos ao longo da História. Será que ninguém se dá conta disso?!?! E o famoso caso do sacrifício exigido de Abraão, para que matasse o filho (Gn 22; 2-13)?! E há quem diga que era para "testar a fé" de Abraão; ora, se Deus é onisciente, por que precisava de alguma prova da fé?! Não saberia ele já, de antemão, que Abraão era fiel?! Nada disso faz o menor sentido! E há tantas outras contradições!!!!! E, desculpa, é muito fácil dizer "ah, a Bíblia acertou coisas cientificamente comprovadas somente muito tempo depois...". Afirmação vaga; o que, precisamente, ela acertou?! Que a Terra era o centro do Universo?! Assim como é bem fácil dizer que as coisas previstas pelo texto simplesmente ainda não aconteceram (ou seja, não há como verificar a correção da previsão); ora, se ela é tão precisa, porque não deu sinais do tempo em que as supostas previsões ocorreriam?! Ademais, não se pode perder de vista que NÃO EXISTE um texto único, uniforme, elaborado de forma sistemática: é um conjunto de textos religiosos escolhidos, assim como tantos outros foram rejeitados. Qual foi o critério de escolha dos textos que fariam parte da Bíblia?! A inspiração divina?! Acho que não... Por fim, sempre haverá uma saída retórica: "vc não entendeu o significado das escrituras!". Então tá. Obs.: sou de família protestante. "Veritas vos liberabit"

  26. Zé Roberto Postado em 03/Dec/2014 às 08:29

    CARACA!!!

  27. Antonio Pereira Postado em 04/Dec/2014 às 15:10

    Eu dou pulo de alegria e de gozo quando um zé mané (desculpe os zés e manés...kk) espuma pelos cantos da boca quando se fala na bíblia. Os caras choram de raiva...MAS isso apenas mostra o que ela é REAL..., POIS AS MESMA diz: "DIRÁ O TOLO em seu coração: não existe Deus, não existe bíblia...."kkk. Nada, mas absolutamente nada que aconteceu até hoje..., FUGIU dos preceitos escritos no livro dos livros, a bíblia sagrada. Terremotos, fomes, brigas, guerras, climas..., egoísmo, ganância, correria, crescimento da ciência..., maldade, pedofilia.... QUANTO AO texto acima, do senhor ricardo,,,,retardado...kkk..., mostra CONTRADIÇÃO num texto de exodo..., não sabe que foi o próprio Deus que fez o inferno. Não sabe que a vingança pertence a Ele. O verdadeiro sinal dos tempos finais, A BÍBLIA É CLARA EM AFIRMAR... "...ENTÃO quanto ouvires ou veres estas coisas..., ainda não é o final, mas o começo dele..."

  28. Leonardo Postado em 22/Oct/2015 às 02:50

    Só achei mal colocado quanto ao "referindo-se"... se ele não tinha parâmetros para comparação na época ele não se refere, por que não sabia... Mas que nem disseram aí... acertou mais que a bíblia kkkk