Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 24/Jan/2014 às 16:55
42
Comentários

Delegado muda de sexo e pode assumir Delegacia da Mulher

Após mudar sexo, delegada pode assumir cargo na Delegacia da Mulher. Antes da operação, Laura de Castro, 33 anos, atuou no cargo de delegado em municípios próximos a Goiânia, Trindade e Senador Canedo

delegado muda sexo goiânia
Delegada postou foto no Facebook em 13 de dezembro. Antes da operação, Laura de Castro, 33 anos, atuou no cargo de delegado em municípios próximos a Goiânia (Reprodução)

A Polícia Civil de Goiás confirmou nesta quinta-feira que a delegada Laura de Castro Teixeira, que passou recentemente por uma cirurgia de mudança de sexo, mostrou interesse de atuar na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Goiânia, após retornar de licença médica. Segundo o delegado adjunto Daniel Felipe Adorni, da Diretoria da Polícia Civil de Goiás após remanejamento de pessoal, há vagas no plantão da delegacia da Mulher. A delegada, que conseguiu na Justiça mudar seu nome de Thiago para Laura, pediu a licença há poucos meses, para se submeter ao procedimento. A Polícia Civil, porém não informou a data exata da operação.

O delegado desmentiu, porém, que Laura seria efetivada como delegada titular, como chegou a ser divulgado na imprensa. “Essa informação é errônea, a nossa titular é a delegada Ana Elisa (Gomes), uma servidora excepcional, e que também quer contar com a doutora Laura na sua equipe”, disse. “Estamos oferecendo vagas a vários servidores, dentre eles a doutora Laura. Ela manifestou interesse de ir para o plantão e assim que ela tiver condições – ela está resolvendo problemas burocráticos – nós poderemos contar com esta servidora na Deam”, disse.

Segundo o delegado, as mudanças de sexo e de nome da delegada não alteram seu vínculo com a Polícia Civil. “A mudança é de foro de registro civil, isso é determinado por lei. Ela já entrou com os trâmites. Para nós, ela é uma delegada constituída, uma servidora que teve na Polícia Civil uma vida de honradez, lisura, competência. A gente acredita quer não há nenhum motivo que vá mudar essa situação a partir de agora”, afirmou, assegurando que a polícia goiana vê o caso e sua repercussão com “naturalidade”. “Isso para nós não é problema. A gente entende isso como um ato de coragem. Para nós da Polícia Civil, problema é policial corrupto, truculento, omisso”, declarou.

Antes da operação, Laura de Castro, 33 anos, atuou no cargo de delegado em municípios próximos a Goiânia, Trindade e Senador Canedo. Era discreta, usava roupas masculinas. Por isso, com a divulgação do assunto em um jornal local em Goiânia, a mudança pegou muitos colegas de surpresa. Na assessoria de imprensa da Polícia Civil, a informação é de que a delegada ainda se recupera da cirurgia e está avaliando se falará publicamente sobre a mudança em sua vida pessoal.

“Há pouco mais de um ano a doutora Laura informou o chefe imediato. Ela foi absolutamente transparente”, disse o delegado, revelando como a Polícia Civil soube o processo que culminou na mudança de sexo da delegada. “A administração entendeu a sua situação, nós oferecemos o serviço de psicologia e assistência social da polícia para ela tratar desta questão com a família e com ela mesma”, afirmou, reafirmando que a instituição acompanhou tudo, informada pela própria delegada da evolução de seu tratamento. “A todo o momento a gente se manifestou em apoio a essa decisão de caráter absolutamente pessoal, de foro íntimo da servidora.”

Laura, porém, já se transformou – pelo ineditismo do seu caso – em exemplo de luta contra o preconceito. Chyntia Barcellos, vice-presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da Seção de Goiás da OAB, vê motivos para se comemorar a novidade na Polícia Civil. “Sinto uma alegria imensa de poder presenciar esses avanços, especialmente por ser na minha cidade, Goiânia, e em um momento em que notícias e mortes homofóbicas têm se sobressaído”, disse.

A advogada lembra que a mudança de sexo não afeta a situação jurídica de Laura e, por isso, a delegada poderá continuar com o cargo na Polícia Civil. “O que muda é o comportamento da sociedade em relação ao caso. Acredito que essa história incrível servirá de exemplo para outras pessoas que têm o mesmo desejo, mas preferem não mudar de sexo por convenções sociais.”

Na internet, entidades de defesa dos direitos gays se manifestaram também. Liorcino Mendes, presidente da Articulação Brasileira de Gays (Artgay), disse que o movimento LGBT de Goiás fica feliz com a notícia e vê um avanço importante no caso da delegada Laura. “Parabéns, Goiânia tem a primeira delegada de Polícia Transexual do Brasil. Viva as mulheres transexuais”, publicou na sua página do Facebook.

com agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Rafael Martini Postado em 24/Jan/2014 às 19:09

    Dra. Laura, parabéns! Parabéns também à Polícia Civil de Goiás, por todo apoio oferecido, mostrando aos ultra-conservadores e preconceituosos que é um órgão que respeita seus servidores.

  2. Adalberto Postado em 24/Jan/2014 às 21:15

    A justiça e a honestidade não tem sexo.

  3. Leandro Coelho Postado em 25/Jan/2014 às 13:37

    Sou hétero, mas achei isso muito bom. É a prova que o Brasil está progredindo. Que sirva de exemplo de liberdade.

  4. Leandro Postado em 25/Jan/2014 às 16:10

    Isto não é uma mulher. NÃO EXISTE CIRURGIA DE MUDANÇA DE SEXO. Ele é apenas um homem amputado. A mulher é um ser maravilhoso, dotado de órgãos especiais, como o útero e encerra em seu ventre um laboratório capaz de gerar uma vida, coisa que a ciência está longe de entender. A natureza da mulher é outra, é algo muito mais profundo do que a pobre mente materialista de esquerdistas bitolados pode entender. Aberração. A humanidade está louca e doente. Horror, agressão à natureza. Já faz alguns anos que há filmes pornográficos de pessoas transando com animais, e há psicólogos dizendo que isto é maravilhoso e tudo deve ser feito em nome da "liberdade". Pessoas que comem fezes durante o ato sexual, orgias, sadomasoquismo e todo tipo de bizarrices. Pobres diabos... Triste fim de nossa humanidade.

    • naiane andrade Postado em 25/Jan/2014 às 19:15

      O que faz uma mulher ser uma mulher meu caro? Se reduzirmos o "ser mulher" a uma questão meramente genital conseguiremos dar conta da complexidade deste conceito?É esta sua visão limitada? Você sabe o que significa bitola?Ela é uma medida, um padrão que define dimensões. É um a medida entre os lados internos da parte de cima dos trilhos de trem, onde as rodas se apóiam. Você traduz como patológico um fato social complexo e ainda faz uma associação ( livre?) disso com uns exemplos ( infelizes) de parafilia... Bizarro mesmo é o modo como você defende suas idéias. Você genitaliza uma questão de direitos sexuais e humanos de maneira grosseira e estreita. Se você for hetero, use camisinha... não quero nem imaginar que tipo de educação vocẽ poderia passar para seus filhos. A humanidade precisa de mais alegrias e menos lamentações vazias.

    • Uma mulher? Postado em 26/Jan/2014 às 10:56

      Na minha certidão de nascimento consta sexo feminino, mas não tenho útero, ovários, nem trompas. Portanto, não sou um ser maravilhoso, dotado de órgãos sexuais especiais. Então, na sua opinião, o que sou eu?

    • Andressa Postado em 26/Jan/2014 às 11:02

      Na certidão de nascimento consta feminino, mas a pessoa não tem útero, trompas nem ovário. Portanto, de acordo com os seus argumentos, não é um ser maravilhoso, dotado de órgãos especiais. Não é mulher. Neste caso, na sua humilde opinião, o que essa pessoa é?

    • Eduardo Postado em 26/Jan/2014 às 21:17

      Uma mulher estéril é o que pra você, Leandro? homem, E.T ou NDA?

    • ricardo Postado em 26/Jan/2014 às 22:34

      viva a liberdade da alma..do ser...e de ser!!!!

    • Fábio Postado em 27/Jan/2014 às 16:40

      Leandro, baseado em que fontes você está falando essas MERDAS?

    • Adriana Postado em 28/Jan/2014 às 00:04

      Leandro, você está precisando de uma lobotomia!!!!!

    • Rafael Postado em 28/Jan/2014 às 09:43

      Segundo sua lógica, então uma pessoa que nasce mulher, mas não é capaz de engravidar, ou como você disse, gerar uma vida no laboratório de seu ventre (kkk), então essa pessoa não é mulher? Cara, seu pensamento é retrógrado, eugenista e totalmente idiota, eu até falaria pra você rever seus conceitos, mas acho que deve ser da sua natureza imutável ser babaca.

    • Vitor Oliveira Postado em 28/Jan/2014 às 17:20

      O fanatismo religioso que você segue é uma doença para a humanidade também. Leia Nietzche e cura-te!

    • Renan Postado em 29/Jan/2014 às 11:44

      Tenho certeza que esse lixo é fanático religioso, segue tudo que o livrinho mágico fala para ele.

  5. José Ferreira Postado em 25/Jan/2014 às 17:04

    O título da matéria deve ser corrigido para "Delegado faz cirurgias se parecer com uma mulher e pode assumir a Delegacia da Mulher". Pode se amputar, tomar muitos hormônios, modificar a voz, mas mulher nunca será. XY sempre XY.

    • Marco Postado em 25/Jan/2014 às 18:16

      Então qualquer homem pode assumir a delegacia da mulher ( abaixo o preconceito) certo?

      • José Ferreira Postado em 29/Jan/2014 às 15:09

        Certo. Um homem pode assumir a delegacia da mulher, ainda que amputado.

  6. renato Postado em 25/Jan/2014 às 18:35

    Excelente, Vamos trabalhar.

  7. Maria JO Lopes Postado em 25/Jan/2014 às 23:58

    Parabéns à Dra Laura por sua coragem em optar viver sua vida como desejar e continuar cumprindo seu dever como delegada!!! Parabéns também à Policia Civil por seu apoio! Grande exemplo!!!! Abaixo a homofobia!

  8. Ari Kailash Postado em 26/Jan/2014 às 00:13

    Parabens, Laura! Sucesso a frente da Delegacia da Mulher.

  9. isaac Postado em 26/Jan/2014 às 01:42

    Ele já tinha sido casado e tem dois filhos, isso me fez vir uma dúvida na cabeça, como ele pode ter ereção com uma mulher se ele não se sente atraído por mulheres? Eu como hétero jamais conseguiria ter uma ereção com um homem.

    • Andressa Postado em 26/Jan/2014 às 10:58

      Quem disse que ela é hetero? A matéria não é sobre orientação sexual, mas sobre identidade de gênero.

      • José Ferreira Postado em 26/Jan/2014 às 17:49

        Quer dizer que ele "mudou de sexo" só para virar lésbica? Ele está praticamente implorando para sofrer preconceito.

      • Fábio Postado em 27/Jan/2014 às 16:43

        Acho que o rapaz não entendeu que a matéria não fala nada sobre a orientação sexual dela e no mínimo não sabe o sequer o que é isso, para insistir na asneira.

  10. eduardo Postado em 26/Jan/2014 às 21:22

    José Ferreira. A pessoa não escolhe o corpo que nasce! Você pode ter um corpo de homem, se sentir atraido por mulher, mas não se sentir confortável com o seu corpo! Sim, existe transexuais que são homossexuais, ou seja, homens q viram mulheres mas mesmo assim sentem-se atraídos por mulheres... logo, são MULHERES homossexuais. Sei que é difícil de entender, mas só quem passa por isso tem total entendimento do que é se sentir trancado no corpo errado.

    • José Ferreira Postado em 29/Jan/2014 às 15:11

      O delegado é um homem amputado heterossexual. Ponto...

  11. Marcos Postado em 27/Jan/2014 às 08:10

    Pura palhaçada! Estamos nos fins dos dias mesmo, onde já se viu, ridículo, fique cada qual em seu sxo que Deus deu, perdeu-se todos os valores morais, cristãos e éticos nesta vida mesmo.

    • Renan Postado em 29/Jan/2014 às 11:47

      kkkkkkkkkkkk só pode ser religioso mesmo para exprimir esse tipo de comentário, vai dar 10% para a sua igreja vai.

  12. eu daqui Postado em 28/Jan/2014 às 15:14

    Que faça um bom trabalho rumo ao interesse público e dentro da legalidade. Estamos precisando !

  13. Paulo Seibel Postado em 28/Jan/2014 às 16:19

    Só um pequeno detalhe: Delegado(a) não é Doutor, a menos que tenha Doutorado. Faça-me o favor!

  14. Cleston Landgraf Postado em 28/Jan/2014 às 18:55

    Caro Dr. Thiago, que agora por força da Lei se denomina Dra. Laura. Não tenha dúvidas, você É HOMEM! Mesmo com todos os seus esforços para se "transformar" em uma mulher (diga-se de passagem, foram excepcionais e de uma grande coragem), mesmo assim você é um homem. Estrutura óssea masculina, produção hormonal masculina, doenças típicas masculinas. Mas sem dúvidas, aparência feminina, (exposta ao máximo com a cirurgia de mudança de sexo), possivelmente uma mentalidade feminina e quem sabe, se assim pudermos dizer, uma psique feminina. Mas não se engane, meu caro Dr. Thiago que agora Dra. Laura, você ainda é um HOMEM. Nunca vai ter TPM, tão pouco menstruação. Pelo menos um lado bom. Espero que você encontre o que está procurando. Boa sorte.

  15. thalia Postado em 29/Jan/2014 às 02:21

    fico observando como tem pessoas tolas nesse mundo... sou travesti e professora, dou aula de geografia a pouco tempo em uma pequena cidade e meus alunos me respeitam, isto por que eu respeito todos, porém, enquanto alguns religiosos que me disseram que sou uma pessoa endemoniada, estou seguindo em frente e muito mais forte e feliz... detalhe , essas pessoas que me xingaram estão com problemas com a policia (assim se consideravam "pessoas honestas") . Gente!!! quem cuida muito da vida do outro nunca consegue resolver a própria vida, só mentiras, falsidades e inveja. Cada um deve seguir sua vida sem olhar para esses ignorantes... parabens Laura, é mais um exemplo para todos.

  16. Antonieta Postado em 29/Jan/2014 às 02:57

    Leandro quer úteros kkkkk

  17. Thiago Teixeira Postado em 29/Jan/2014 às 12:58

    Pra mim não interessa se o delegado (a) é transexual, homossexual, homofóbico, simpatizante, afim, heterossexual, tucano, petista, católico, macumbeiro, o que interessa é se essa pessoa vai realmente sentar a mão na cara desses covardes que batem em mulher ou melhor, atender com excelência as denunciantes.

  18. Irres Ponsável Postado em 29/Jan/2014 às 12:59

    Ficou muito bonita. Se ela fosse 'original de fábrica' eu pagava fácil fácil.

  19. Pereira Postado em 30/Jan/2014 às 11:39

    Ele poderia assumir a delegacia de defraudações, já que é a fraude em pessoa. Mas ele ainda pode pedir licença saúde para exame de próstata aos 40 anos. "troca de sexo" é uma da maiores fraudes que essa sociedade doente e decadente ja conseguiu inventar. e ainda tentam empurrar goela abaixo um "normalismo" quando o assunto é homossexualismo. Pobre gente.

  20. Pereira Postado em 30/Jan/2014 às 11:45

    Destaquei esse comentário . "José Ferreira. A pessoa não escolhe o corpo que nasce! Você pode ter um corpo de homem, se sentir atraido por mulher, mas não se sentir confortável com o seu corpo! Sim, existe transexuais que são homossexuais, ou seja, homens q viram mulheres mas mesmo assim sentem-se atraídos por mulheres... logo, são MULHERES homossexuais. Sei que é difícil de entender, mas só quem passa por isso tem total entendimento do que é se sentir trancado no corpo errado." e quanto aos cromossomos sexuais xx e xy como fica ??? então quer dizer que: existe um homen, que quer virar mulher e sente-se atraído por mulheres, no caso uma "mulher homossexual que era homen" ...heheheheh isso só pode ser palhaçada... então esse indivíduo supracitado seria o que em termos biológicos xxyyx seria isso ????

  21. Pereira Postado em 30/Jan/2014 às 11:49

    existe xx e xy .... homen e mulher .... o homossexualismo não tem nenhuma origem genética de qualquer ordem , apenas para psudo-ciência. homossexualismo é aprendio ou imposto e isso é fato, não passa de um mero comportamento assim como a pedofilia.

    • Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2014 às 11:01

      Existe também a síndrome de Down e Klinefelter ... ou eles não são filhos de Deus?

  22. Pereira Postado em 30/Jan/2014 às 11:54

    Uma mulher estéril que tenha um problema físico e não pode enfravidar , é muito diferente que uma "mulher" que tem próstata e não menstrua .

    • Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2014 às 10:50

      Falou Silas Malafaia. Então porque o cara dá a bunda? É desvio de comportamento? É problema mental?

      • Pereira Postado em 31/Jan/2014 às 11:49

        Não entendi o que Silas malafaia e Deus tem haver com isso .