Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 26/Dec/2013 às 10:42
37
Comentários

Professor repreende aluno negro vestido de papai noel

Garoto negro se fantasia de papai noel e professor diz que ele deveria ser branco

Um professor da cidade de Rio Rancho, no interior dos Estados Unidos, foi afastado temporariamente após supostamente fazer um comentário racista a um aluno. Segundo o canal Koat-TV, afiliado da rede ABC, um aluno do nono ano foi para a escola usando um gorro vermelho e uma barba para imitar o Papai Noel e um de seus professores questionou a fantasia. O garoto é negro e o professor afirmou que o Papai Noel deveria ser branco.

Segundo o pai do aluno, o comentário estragou o Natal. O jovem não quis decorar a árvore este ano, algo que sempre gostou de fazer. Ele afirmou em entrevista à reportagem que não soube da história pelo garoto, mas pelos pais de outros alunos.

“Papai Noel é asiático, mexicano, alemão, de qualquer país e qualquer sociedade que celebre o Natal como nós. Em nossa família, temos a Sra. Noel, que é negra, e Papai Noel, que é branco. Só quero que meu filho volte a ser o garoto que estava animado com o Natal”, afirmou o pai.

Segundo a escola, o professor admitiu ter cometido um erro e se apresentou. Por hora, ele está de licença remunerada. A pedido dos pais, o garoto foi colocado em outra sala.

Época Negócios

Recomendados para você

Comentários

  1. Fábio Postado em 26/Dec/2013 às 11:05

    Pior foi a mulher da Fox News: "A propósito, para todos vocês, crianças que estão nos assistindo em casa, Papai Noel é branco, mas esta pessoa está argumentando que talvez a gente devesse ter também um Papai preto. Mas, você sabe, Papai Noel é o que ele é". É mesmo? Existe Papai Noel, moça? auhauahau São Nicolau, que deu origem à lenda, era turco e, portanto, provavelmente branco. Mas o personagem da tradição não precisa ter cor, já que faz parte da cultura de negros, brancos, amarelos etc... A menos que haja um apego exagerado à raiz da lenda, o que me parece uma bobagem. Ainda mais se isso for usado para deixar triste uma criança.

    • Davenir Postado em 26/Dec/2013 às 11:15

      turcos branco?

    • Davenir Postado em 26/Dec/2013 às 11:16

      Turcos brancos...

      • Hugo Postado em 26/Dec/2013 às 12:16

        A maioria dos turcos é branca

    • Mari Postado em 26/Dec/2013 às 17:50

      FoX news eh a globo do EUA só fala merda a diferença eh aqui não tem o monopólio da mídia como no Brasil e tb tem mtos outros canais imparciais e estes alopraram a fox news por ter falado isso de papai noel branco, Jesus branco e outras paradas sem noção.

    • Pedro Postado em 26/Dec/2013 às 19:42

      Nicolau nao era turco... Era bizantino, ou melhor, constantinopolitano... E sim, era branco! Mas um branco encardido, assim como eu hahahahah nao rosado como o santa klaus

  2. vitor Postado em 26/Dec/2013 às 11:17

    O comentário do professor foi desnecessário, mas é tempestade em copo d´água ''O jovem não quis decorar a árvore este ano, algo que sempre gostou de fazer'' Por que diabos mudaria alguma coisa a ponto de deixar de decorar? Qual a importância de decorar a ponto de isso ser uma informação chocante?

    • Marcio Santos Postado em 26/Dec/2013 às 14:47

      vítor, se analisarmos que a atitude foi de uma criança, o fato do professor dele, que supostamente é uma figura de autoridade na vida dessa criança, e por conseguinte, de impor respeito, desfigura uma imagem que pra ele está associada à felicidade do natal, nao considero "tempestade em copo dágua" o comentário infeliz do professor ter tirado todo ânimo da criança em relação ao natal. é só ter sensibilidade.

    • nice Postado em 26/Dec/2013 às 15:03

      Tempestade em copo dágua pq não foi ctg!

    • Carla Kunze Postado em 26/Dec/2013 às 15:10

      Você nunca foi criança, Vitor?

    • Waldimir Postado em 26/Dec/2013 às 17:20

      O comentário do Professor foi desnecessário (assim como o seu), equivocado, inadequado e incompatível com a profissão (e o público que atende - crianças). E se você não consegue compreender o inconsciente de uma criança e o que simboliza o Papai Noel e o Natal para elas, espero sinceramente que não seja um candidato a educador. E é de tempestades em copo d´água que se alimenta o Racismo

    • tatila Postado em 26/Dec/2013 às 17:49

      tempestade em copo d´água por que nao foi com 1 dos seus filhos queria ver se fosse ,como vc ia reagir.........

    • vitor Postado em 26/Dec/2013 às 19:25

      Entendo a parte da criança, não analisei por esse lado e revi minhas palavras quanto ao ânimo, de fato. Mas continuo achando que foi tempestade em copo d'água. Gostaria de saber o ''teor'' das palavras do professor, por que do contrário, vai ser achismo e vitimismo (de ambos os lados) e vai virar um julgamento moral. Tomei muitas duras quando criança e infelizmente é esse o sistema, adultos dificilmente tem ou sequer alimentam um pouco da visão que teria uma criança. O professor insensível não tem. Tenham filhos e criem seus filhos deste modo (sem repreender por coisas tolas assim) e eles crescerão, terão filhos e o ciclo continua. Esperem menos dos adultos de hoje.

      • Vera Alves Postado em 26/Dec/2013 às 20:51

        Concordo com você Vitor. Pior do que sofrer qualquer tipo de agressão é não estar preparado para supera-la. Mesmo sem saber o que o professor quis dizer eu ensinaria meu filho( aliás já ensinei) a não dar certos poderes a outras pessoas, como por exemplo o de faze-lo infeliz. O debate que quem e preto, branco ou cor de rosa vem depois.

      • Ramon Postado em 27/Dec/2013 às 10:28

        Vitor, sou capaz de apostar que voce é branco? E é contra as cotas.

    • Paulo Roberto Postado em 26/Dec/2013 às 20:07

      Você não entendeu. A importância não está em decorar a árvore ou não decorar. Está no fato de que o comentário do professor impactou negativamente a psique do menino. Ele se sentiu excluído da comunidade que valoriza a instituição do Natal e do Papai Noel.

  3. Samuel Serafim Postado em 26/Dec/2013 às 12:06

    Turcos não são geralmente morenos?

    • HTSR Postado em 26/Dec/2013 às 14:20

      Não confunda turco com árabe (que tem a pele mais morena por conta de demasiada exposição solar - geralmente os menos abastados)! Para americanos "brancos" e racistas, nem os espanhóis, nem portugueses e nem italianos são "brancos". Esses são chamados de hispânicos. Daqui a pouco somente os escandinavos serão brancos, como pensam muitos russos. Mais adiante será usado um espectrômetro para avaliar as devidas nuances de cor e satisfazer as insanidades "puristas" de alguns.

    • Marina Postado em 26/Dec/2013 às 14:32

      Sim. Turco na é "Branco". Turco é meio pArdo. Mas é que no Brasil existe esse costume de chamar todo mundo que nao é negro, de Branco.

      • Marcello Postado em 26/Dec/2013 às 14:54

        E desde quando chamar de "pardo" não é a mesma coisa que a política de embranquecimento que você cita? Como correção, vejo que negro é tudo o que "não é branco"...

    • gabriel Postado em 27/Dec/2013 às 00:39

      Turcos tem em sua maioria a pele parda, nariz grande, e cabelos negros

  4. Fernando Postado em 26/Dec/2013 às 12:17

    Sim Turcos também são brancos. Tem várias etnias lá.

  5. Daniel Postado em 26/Dec/2013 às 12:22

    Eu podia jurar q são Nicolau era da Lapônia. Mas de qualquer forma, turcos não são brancos, eles possuem a mesma tonalidade de pele dos árabes.

  6. Fábio Postado em 26/Dec/2013 às 12:58

    Bem, eu disse "provavelmente", pq creio q a maioria, sobretudo no século III, tivesse a pele mais clara. Evidentemente, não são brancos como os alemães, mas vcs hão de concordar que é plausível supor que São Nicolau não se parecia com um africano. De qq modo, eu msm disse q isso não seria relevante para discriminar a criança.

  7. Thiago De Menezes Postado em 26/Dec/2013 às 13:08

    São Nicolau não era turco, era bizantino., portanto GREGO. Viveu numa região que hoje faz parte do território turco, mas antes da conquista turca de Bizancio.

  8. Paula Postado em 26/Dec/2013 às 13:47

    De qualquer modo, um turvo não é ariano ou caucasiano, como esses racistas querem que o papai noel, símbolo capitalista, seja. O problema da branquitude é esse.

  9. Antonio Palhares Postado em 26/Dec/2013 às 13:50

    Daniel boa tarde. Os Turcos são brancos sim. Eles não árabes, a única coisa que tem em comum com os árabes é a religião. Como os Iranianos, que apesar da religião em comum também não o são . São Persas.

  10. Marcelo Postado em 26/Dec/2013 às 13:53

    Só queria saber se uma criança branca, fantasiada de Saci e recebendo o mesmo comentário iria virar noticia.... Esse "coitadismo" as vezes irrita Brancos também são pobres, indiginas também sofrem preconceito e principalmente sofrem com estereótipsos de preguiçosos. Mas porque só negros viram notícia???

  11. Vitória Postado em 26/Dec/2013 às 14:50

    esse professor é um imbecil o importante é a mensagem que o garoto passou.

  12. Vitor Oliveira Postado em 26/Dec/2013 às 15:09

    Os turcos da Turquia atual são multi-étnicos, isso se deve ao fato de terem conquistado muitos países vizinhos quando eram o Império Otomano. Então você vai turco descendente de grego, de macedônio, sérvio, árabe, judeu, dos próprios turcos mamelucos descendentes da ásia central etc..., mas como alguém disse sabiamente acima, aqui no Brasil todo mundo considera não-negro como branco. Então, poderia se considerar o Papai Noel branco sim, já que o São Nicolau que supostamente tido como origem do Papai Noel, nasceu num lugar que hoje é Turquia mas que na época dele era habitada por gregos (portanto brancos) mais de 1.000 anos antes dos turcos chegarem na então ásia menor e hoje Turquia. Mas de qualquer jeito esses conhecimentos pouco importam, o que importa é que Papai Noel é só um símbolo capitalista da Coca Cola!

  13. Maristela Postado em 26/Dec/2013 às 16:49

    Fiquei sem entender...a discussão é sobre a cor do turco ou sobre a abominável atitude do professor? Desviou-se da discussão principal e importante para uma que nem deveria existir, pois a conversa é que não deveria haver diferenciação de cor, não é?????

  14. leandro Postado em 26/Dec/2013 às 18:20

    Comentário infeliz do professor... mas enfim, papai noel é branco sim, por acaso há algo de errado nisso? Um papai noel negro é tão estranho quanto sei lá... um orixá africando interpretado por um branco... nem tudo é racismo, as pessoas estão neuróticas demais.

    • Carlso Postado em 27/Dec/2013 às 14:53

      Considerando que as religiões africanas se encontram dominadas por brancos aqui no brasil, logo logo não fará sentido esta sua do orixá.

  15. Thiago Teixeira Postado em 26/Dec/2013 às 18:39

    Papai Noel = Porco Capitalista = Coca Cola = Branco rico = Patifaria.

    • Elias Postado em 27/Dec/2013 às 21:29

      O melhor país do mundo para um negro viver hoje é os USA.

      • Thiago Teixeira Postado em 30/Dec/2013 às 15:09

        É bom para negros que falam inglês sem sotaques, pois tenho um primo de 1,95 de altura, azulão (pele muito preta) que sofreu discriminação dos próprios negros americanos. Ele entrava na quadra pra jogar basquete, todos cruzavam os braços até ele sair do local. Procure informações de quem esteve na região de Los Angeles ou até mesmo Queens em NY. São xenófobos ao extremo.

  16. pedro Postado em 26/Dec/2013 às 19:57

    Sao nicolau nao era grego... ele falava grego... viveu em constantinopla... o imperio bizantino eh muito pouco estudado apesar de ter durado mil anos e ter sido s salvaguarda da cultura classica... aos que se interessam, vejam engineering an empire -- bizantine... tem no youtube...